Como é viajar no novo trem da Vale de Vitória a Belo Horizonte, na classe executiva

Denis Carvalho 21 · outubro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Diz o ditado que o bom mineiro jamais perde o trem e a avaliação de hoje foi escrita por um leitor nascido no estado. Natural de Ipatinga, Cleidison Rezende já usou o Trem da Vale que liga Vitória a Belo Horizonte inúmeras vezes e foi conferir as mudanças com o novo trem, que estreou em agosto, no trecho do Esípírito Santo à sua cidade natal. Confira como foi sua experiência e as novidades no novo trem da Estrada de Ferro Vitória Minas nessa avaliação exclusiva para o MD!  

Assim que a Vale noticiou o investimento para melhorias nos vagões de sua linha Vitória-Minas surgiu o interesse em refazer a viagem de trem. Sempre fui usuário da linha, desde o tempo da faculdade quando estudava Turismo pela UFOP (Ouro Preto) e utilizava o sempre o trecho Belo Horizonte x Ipatinga (pois sou natural desta cidade) pelos bons preços se comparado às empresas de ônibus. Agora vivendo em Vitória, aproveitando a primeira oportunidade de fazer uma visita à cidade natal, pude utilizar o novo serviço apenas por curiosidade, uma vez que a ligação entre Vitória e Ipatinga também pode ser feita por ônibus e avião. 

avaliacao-trem-vale

Compra

O processo começou quando realizei a compra duas semanas antes de o novo trem da Vale começar a operar (05/08/2014), sendo facilmente realizada pela internet e pagamento efetuado com cartão, podendo ser dividido em até 3 vezes. Existem duas classes (econômica e executiva), sendo novidade agora que a classe econômica também possui todos os seus vagões com ar-condicionado. Viajei pela classe executiva pagando R$72 entre Vitória x Ipatinga, lembrando que os preços permanecem os mesmos do antigo trem.

Site de compra

Assim que é realizada a compra deve-se imprimir o voucher para retirada do bilhete definitivo. No exemplo abaixo pode-se visualizar o voucher:

Passagem

Assim que cheguei à estação tive que identificar esse pequeno balcão, localizado bem ao lado da bilheteria, onde se encontra um funcionário da Vale. Esse procedimento foi realizado na Estação Pedro Nolasco (Vitória/Cariacica) e é o mesmo para a de Ipatinga, não sei se essa regra é a mesma para todas as estações, uma vez que existem muitas bem pequenas e sem grande estrutura como das cidades maiores.

Sala de espera
Sala de espera

Embarque

A estação Pedro Nolasco/Vitória fica localizada na cidade de Cariacica (Região da Grande Vitória) embora bem localizada e de fácil acesso. Localiza-se bem próximo ao centro e à rodoviária de Vitória, sendo essas (rodoviária e ferroviária) ligadas por uma ponte (Segunda Ponte), fácil de chegar de ônibus ou táxi. A estação Pedro Nolasco é bem organizada, limpa e também possui sala de espera. Funcionários bem ágeis e corteses no que diz respeito a qualquer dúvida do passageiro.

Estação Vitória
Estação Vitória

Viagem

A viagem é extremamente tranquila, aconteceram duas paradas de alguns minutos por falta de energia nos trilhos mas que não passaram de 15 minutos cada, comumente ocorridas no trem antigo também.

Interior

O atendimento da empresa que faz o serviço de bordo é muito bom, passam com carrinhos cheio de produtos para vendas (com preços bem camaradas). O almoço custa R$ 12, muito bem servido. O atendente que passa nos vagões para vender os produtos passa também por volta das 11 horas perguntando o interesse no almoço e você adquire o ticket, que por volta do meio dia é trocado por um marmitex.

Vagão restaurante
Vagão restaurante

No geral o trem se tornou bastante sinalizado e possui agora um Guia de Bordo, com informações importantes sobre o trem, a viagem e informações de segurança.

Guia de bordo

Quanto a esse quesito, o novo trem está de parabéns, possui vagões adaptados com saídas de segurança, todas vagões com tomadas 220V, e um vagão especial para cadeirante e todos os vagões disponibilizam elevador de acesso para as cadeiras de rodas.

Câmeras de segurança
Câmeras de segurança

Entretenimento

Os vagões são extremamente modernos como pode ser observado. Bem distribuído, com painéis externos indicando a classe, e possuem coloração diferente dentre os vagões da Classe Executiva para a Turística. Possuem telas de TV em todos os vagões, embora ainda não tivesse nenhuma programação disponível, pelo menos durante essa viagem/trecho de Vitória a Ipatinga.

Entre vagões
Entre vagões

Incidentes

Como já mencionado o único incidente foram duas paradas obrigatórias mais ou menos de 20 minutos já no estado de Minas Gerais, que de acordo com o maquinista era por falta de energia nos trilhos.

Chegada

O desembarque ocorreu muito bem e sem nenhum percalço, apenas um pequeno atraso de 30 minutos da hora prevista na cidade de Ipatinga. A estação é muito bonita e bem conservada, fica numa localização estratégica na BR-381, próxima ao Shopping Vale do Aço e com fácil acesso para o centro da cidade e/ou outros bairros. Possui ponto de táxi fixo, sendo de maior movimento no embarque/desembarque do trem de passageiros. Também possui um ponto de ônibus (municipal e intermunicipal) logo na sua saída:

Estação de Ipatinga
Estação de Ipatinga

 

Conclusão

Essa viagem sempre foi encatadora, principalmente pelas belezas naturais avistadas em todo o seu trajeto, não só em Minas como no Espírito Santo. Agora com o novo Trem da Vale ficou imprescindível tanto para quem já conhecia o antigo trem como para quem nunca utilizou desse meio de transporte no Brasil!

3403

Agradecemos ao Cleidison por esta brilhante avaliação, que com certeza despertará em muitos a vontade de fazer o trajeto entre as capitais mineira e capixaba (ou vice-versa) apreciando as belezas do caminho entre os dois estados. E você, já viajou com o trem da Vale? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Se fez alguma viagem de trem dentro ou fora do Brasil e quiser enviar uma avaliação para nós entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br ou clique no botão verde “Enviar dica” no menu lateral aqui do site!

Todas as fotos da avaliação:

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe