Como é viajar no novo trem da Vale de Vitória a Belo Horizonte, na classe executiva

Denis Carvalho 21 · outubro · 2014

Diz o ditado que o bom mineiro jamais perde o trem e a avaliação de hoje foi escrita por um leitor nascido no estado. Natural de Ipatinga, Cleidison Rezende já usou o Trem da Vale que liga Vitória a Belo Horizonte inúmeras vezes e foi conferir as mudanças com o novo trem, que estreou em agosto, no trecho do Esípírito Santo à sua cidade natal. Confira como foi sua experiência e as novidades no novo trem da Estrada de Ferro Vitória Minas nessa avaliação exclusiva para o MD!  

Assim que a Vale noticiou o investimento para melhorias nos vagões de sua linha Vitória-Minas surgiu o interesse em refazer a viagem de trem. Sempre fui usuário da linha, desde o tempo da faculdade quando estudava Turismo pela UFOP (Ouro Preto) e utilizava o sempre o trecho Belo Horizonte x Ipatinga (pois sou natural desta cidade) pelos bons preços se comparado às empresas de ônibus. Agora vivendo em Vitória, aproveitando a primeira oportunidade de fazer uma visita à cidade natal, pude utilizar o novo serviço apenas por curiosidade, uma vez que a ligação entre Vitória e Ipatinga também pode ser feita por ônibus e avião. 

avaliacao-trem-vale

Compra

O processo começou quando realizei a compra duas semanas antes de o novo trem da Vale começar a operar (05/08/2014), sendo facilmente realizada pela internet e pagamento efetuado com cartão, podendo ser dividido em até 3 vezes. Existem duas classes (econômica e executiva), sendo novidade agora que a classe econômica também possui todos os seus vagões com ar-condicionado. Viajei pela classe executiva pagando R$72 entre Vitória x Ipatinga, lembrando que os preços permanecem os mesmos do antigo trem.

Site de compra

Assim que é realizada a compra deve-se imprimir o voucher para retirada do bilhete definitivo. No exemplo abaixo pode-se visualizar o voucher:

Passagem

Assim que cheguei à estação tive que identificar esse pequeno balcão, localizado bem ao lado da bilheteria, onde se encontra um funcionário da Vale. Esse procedimento foi realizado na Estação Pedro Nolasco (Vitória/Cariacica) e é o mesmo para a de Ipatinga, não sei se essa regra é a mesma para todas as estações, uma vez que existem muitas bem pequenas e sem grande estrutura como das cidades maiores.

Sala de espera
Sala de espera

Embarque

A estação Pedro Nolasco/Vitória fica localizada na cidade de Cariacica (Região da Grande Vitória) embora bem localizada e de fácil acesso. Localiza-se bem próximo ao centro e à rodoviária de Vitória, sendo essas (rodoviária e ferroviária) ligadas por uma ponte (Segunda Ponte), fácil de chegar de ônibus ou táxi. A estação Pedro Nolasco é bem organizada, limpa e também possui sala de espera. Funcionários bem ágeis e corteses no que diz respeito a qualquer dúvida do passageiro.

Estação Vitória
Estação Vitória

Viagem

A viagem é extremamente tranquila, aconteceram duas paradas de alguns minutos por falta de energia nos trilhos mas que não passaram de 15 minutos cada, comumente ocorridas no trem antigo também.

Interior

O atendimento da empresa que faz o serviço de bordo é muito bom, passam com carrinhos cheio de produtos para vendas (com preços bem camaradas). O almoço custa R$ 12, muito bem servido. O atendente que passa nos vagões para vender os produtos passa também por volta das 11 horas perguntando o interesse no almoço e você adquire o ticket, que por volta do meio dia é trocado por um marmitex.

Vagão restaurante
Vagão restaurante

No geral o trem se tornou bastante sinalizado e possui agora um Guia de Bordo, com informações importantes sobre o trem, a viagem e informações de segurança.

Guia de bordo

Quanto a esse quesito, o novo trem está de parabéns, possui vagões adaptados com saídas de segurança, todas vagões com tomadas 220V, e um vagão especial para cadeirante e todos os vagões disponibilizam elevador de acesso para as cadeiras de rodas.

Câmeras de segurança
Câmeras de segurança

Entretenimento

Os vagões são extremamente modernos como pode ser observado. Bem distribuído, com painéis externos indicando a classe, e possuem coloração diferente dentre os vagões da Classe Executiva para a Turística. Possuem telas de TV em todos os vagões, embora ainda não tivesse nenhuma programação disponível, pelo menos durante essa viagem/trecho de Vitória a Ipatinga.

Entre vagões
Entre vagões

Incidentes

Como já mencionado o único incidente foram duas paradas obrigatórias mais ou menos de 20 minutos já no estado de Minas Gerais, que de acordo com o maquinista era por falta de energia nos trilhos.

Chegada

O desembarque ocorreu muito bem e sem nenhum percalço, apenas um pequeno atraso de 30 minutos da hora prevista na cidade de Ipatinga. A estação é muito bonita e bem conservada, fica numa localização estratégica na BR-381, próxima ao Shopping Vale do Aço e com fácil acesso para o centro da cidade e/ou outros bairros. Possui ponto de táxi fixo, sendo de maior movimento no embarque/desembarque do trem de passageiros. Também possui um ponto de ônibus (municipal e intermunicipal) logo na sua saída:

Estação de Ipatinga
Estação de Ipatinga

 

Conclusão

Essa viagem sempre foi encatadora, principalmente pelas belezas naturais avistadas em todo o seu trajeto, não só em Minas como no Espírito Santo. Agora com o novo Trem da Vale ficou imprescindível tanto para quem já conhecia o antigo trem como para quem nunca utilizou desse meio de transporte no Brasil!

3403

Agradecemos ao Cleidison por esta brilhante avaliação, que com certeza despertará em muitos a vontade de fazer o trajeto entre as capitais mineira e capixaba (ou vice-versa) apreciando as belezas do caminho entre os dois estados. E você, já viajou com o trem da Vale? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Se fez alguma viagem de trem dentro ou fora do Brasil e quiser enviar uma avaliação para nós entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br ou clique no botão verde “Enviar dica” no menu lateral aqui do site!

Todas as fotos da avaliação:

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Frederico Leite

    Se não fosse a duração da viagem, só viajaria de Trem. É uma delícia…
    Prefiro Trem do que Ônibus, mesmo o trem demorando um pouco mais… O preço é semelhante mas o trem é muito mais confortável e menos entediante.

    • Se não tem pressa pra chegar, o melhor é o trem mesmo. Pode aproveitar a viagem e belas paisagens.

    • Henrique Schroder

      Qual a duração Frederico?

      • Marco Modesto

        13-14 horas de viagem bh-vix. Sai as 7:30 chega por volta das 20:30. De ônibus são 8:30h (aprox 522 km).
        Sou de Vitória e morei 12 anos em BH. Fiz este trecho dezenas de vezes de carro/ônibus/avião e como sempre estava com pressa, nunca optei pelas 13-14 horas de trem… Mas está nos meus planos.

    • Kennedy Aguiar

      Qual a duração?
      #Curioso

      • Frederico Leite

        Viu ai em cima, Kennedy?

    • Paula

      Frederico qual a parte mais bonita da viagem Minas ou ES? quero fazer o passeio mas nao inteiro nao tenho tempo….

  • Diogo

    Ótimo que se tenha trem no Brasil, agora fazer ele circular a 60km/h é uma péssima ideia e desperdício do recurso.

  • Tito Bosco

    Aqui em Salvador, estao querendo reativar o trem de passageiros saindo da cidade baixa (Calçada) até Alagoinhas – BA como fora antigamente. Se até hoje a ponte Salvador x Itaparica nao saiu, pior ainda este projeto.

    Mas ainda pretendo fazer essa viagem pelo trem da Vale! o de CWB para Morretes é bem legal também!

  • Eu viajei BH > Ipatinga / Ipatinga > BH em Setembro. Estava preparando uma avaliação para o MD, mas enrolei e o Cleidison foi mais rápido.
    heheh

    Ótima avaliação!
    A viagem realmente ficou bem confortável, pena que ainda é bem devagar e tem parado muito. Na ida para Ipatinga, ficamos parados uns 30 minutos por falta de energia em um ponto mais a frente da viagem.

    • Clei Rezende

      Hahahah… foi um passatempo durante a viagem Felipe! eheheh

  • Dica importante: Planejar e comprar as passagens com antecedência. Principalmente no final de semana, fica bem complicado achar passagem disponível.

    Dica 2: Para fugir de engarrafamentos nas estradas durante os feriados, o trem é uma ótima opção.

  • marcos

    pra quem se interessar o link para informações e aquisição de bilhetes é o http://www.vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/Passenger-Train-Vitoria-Minas/Paginas/default.aspx

  • Frederico Leite

    Esse papo de FALTA DE ENERGIA é história. O TREM DE CARGA TEM PRIORIDADE. Quando ele ta vindo de outro canto, tem que esperar ele passar pra alimentar o porto. N dá pra agarrar os navios em Vitória.
    Os passageiros se lascam, mas esses atrasos são bem normais…

    • Felipe Marinho

      Tive um professor que era da Vale. Segundo ele, o trem de pax tem prioridade. Só que não dá pra deixar a linha 100% livre pra ele né?

      • Mauro

        De fato o trem de passageiros tem prioridade. São dezenas de trens de carga por dia, e somente um de passageiros, Trata-se de uma das malhas ferroviárias mais movimentadas e eficientes do mundo na verdade, é impressionante a logística.

  • paulo renato

    Não vi no relato o tempo total de viagem. Qual foi?

  • Ricardo

    Brasil deveria ter mais ferrovias de passageiros. Pensa uma ferrovia de passageiros às margens da BR-101? Ou uma saindo de Belém até São Paulo passando por Brasilia! Seria um sonho para o sistema de transporte terrestre de passageiros. Claro, com velocidade maior e com mais subsidio. Porque todo mundo prefere avião para longas distâncias.

    • Pedro

      Construir uma ferrovia na amazônia seria um inferno logístico e operacional, apesar de bem vindo, consumiria uma quantidade vultosa de dinheiro. Melhor investir no aeroporto de Belém e ligá-lo com o resto do Brasil, além do aeroporto das médias cidades do Pará.

    • Fábio

      Que viagem

  • José

    Qual a duração da viagem?

  • Nanda

    Quanto tempo dura a viagem?

  • Mariana

    Viagem de trem é mais seguro e confortável, principalmente a viagem Ipatinga-BH que tem que pegar a BR381 (famosa Rodovia da Morte) que seeempre tem acidentes gravíssimos. E quando acontece, bloqueia todo o transito por horas. Já cheguei a ficar 11 horas para fazer este trecho que são de 220 km. Enquanto a viagem de trem dura 5 horas e meia.

  • Cesar Romero

    Até Agora Ninguém Disse Qual é O
    Tempo De Viagem De Vitória A Belo Horizonte

    • Thelma PR-Assistência

      Cesar Romero, disse sim: 13-14 hs bh-vix, abçs

  • Renan Santos

    Essa viagem é muito boa. Um pouco antes de BH, para quem vem de Vitória, a paisagem é sensacional.

  • Davidson Guedes

    Olá amigos do MD! A duração prevista de Cariacica para BH é de 13 h e 10 min, a viagem feita pelo Cleidison entre Cariacica e Ipatinga tem duração prevista de 8 horas e 9 min porém teve atraso conforme ele descreveu. Trabalhei na supervisão do atendimento telefônico da Vale durante algum tempo, por isso me identifico com essa rota, abraços!

  • Rosi Lucas

    Moro em Vitória e em breve vou embarcar neste trem. Linda matéria.

  • Délio C Souza

    Fiz a viagem de BH a Valadares e gostei. Demora 1 hora a mais que de ônibus. Mas os riscos de acidentes e atrasos pela BR 381 são imensos, principalmente em feriados. O voucher da passagem já deveria permitir o embarque, sem necessidade de troca na estação.

  • ThiagoPM

    Parece que a ferrovia Norte-Sul foi inaugurada há pouco tempo, porém somente o trecho até Anápolis, Goiás, mas a intenção é levá-la até SP. É uma obra que já se arrasta há mais de 30 anos. E mais um porém, não há intenção de colocar passageiros.

  • Pieter

    E se não tivessem privatizado, seria que teria toda essa estrutura?
    Apenas para refletir….

  • Frederico Leite

    A duração BH X VITORIA é de 13/14hs…

  • MTorres

    Muito tempo. Um absurdo um trem ir a 60km/h. No mínimo 80 deve dar total segurança.

    Se fossem 10 hs seria muito melhor. Ou então 12 hs mas NOTURNO.

  • Clei Rezende

    8h30 de Vitória a Ipatinga-MG, o que foi o trecho avaliado. Normalmente entre 12 a 13h total (BH x VIX / VIX x BH)

  • Clei Rezende

    VIX x IPATINGA +-8h
    VIX x BH (Vice-versa) +-12h

  • Luciane

    Muito bom, mas não vi a duração da viagem?

  • Felipe Ruas

    A viagem é maravilhosa, e com segurança. O q sempre me irrita é o fato de que os usuários não tem educação nenhuma. Toda vez q saímos pra lanchar têm alguém sentado em minhas cadeiras qdo voltamos do carro restaurante. Fora isso, tudo excelente! O Brasil é um país rico em ferrovias que ao longo dos anos foram abandonadas, uma pena!

  • Eduardo

    Será que toda essa gente tá falando sério quando pergunta quanto tempo dura a viagem? Já responderam umas 300 vezes! Leiam os comentários, por favor!

  • Jacquerline

    Qual o tempo de duração de BH para Ipatinga? Existem outras rotas dentro de MG?

    • Clei Rezende

      Creio que BH x IPA deva durar em torno de 5horas Jacqueline.

  • Bernardo

    O problema é a infraestrutura brasileira que não permite o trem andar mais de 60km/h com segurança, essas linhas são muito antigas e pra chegar a 80km/h, 100km/h, teriam que fazer um upgrade nos trilhos e trens o que elevaria o custo, mas mesmo assim ainda é uma boa alternativa, poderia reativar o trem de prata ligando Rio x SP, mas as empresas de onibus e empresas aereas fazem pressão contra.

  • Vinícius Lima

    Achei muito legal. Esse trem me lembrou o da Inglaterra, que tive a oportunidade de conhecer. Bem legal. Tenho vontade de fazer essa viagem

    • Clei Rezende

      Vale muito a pena Vinícius!

  • Clei Rezende

    Obrigado Davidson!

  • Thaís Rodrigues

    O Brasil tinha mesmo é que investir bastante no transporte ferroviário. Estamos muito atrasados neste quesito.
    Deve ser maravilhosa mesmo esta viagem! pretendo fazê-la em breve.

  • Tassio

    Gostei bastante do modelo do trem. Esse modelo é o mesmo de alguns trens utilizados na Europa. Nota 10!

  • Jaqueline

    Gostaria de saber qual é a diferença hoje da classe executiva para a econômica.

  • rildo

    o vagao de restaurante ou lanchonete tem bebidas para venda,? tipo cervejas ou destilados?

  • Giselle

    Qual a diferença entre a classe econômica e executiva? Vale a pena ir na econômica para economizar na passagem?

  • gabriel

    qual preço da passagem bh x vitoria ? nao consigo achar o valor so outras informaçoes

  • Alexandre

    Qual a cidade mais próxima que posso parar indo de trem de Colatina ES á Ponte Nova MG?

  • Alexandre

    A cidade que me refiro, seria a mais próxima de Ponte Nova!
    Na qual eu poderia pegar um ônibus para chegar á Ponte Nova!

  • arthur

    Qual a melhor poltrona de si viajar ?