Como é voar na Norwegian – em busca da aurora boreal

Denis Carvalho 15 · maio · 2013

A aurora boreal é um dos fenômenos mais fantásticos da natureza. Para apreciá-la, contudo, é preciso estar disposto a encarar os extremos gelados de nosso planeta, o que não é de todo ruim, dadas as paisagens fantásticas que eles reservam aos visitantes. Nosso leitor Marco Brotto é um apaixonado pela aurora polar e da última vez em que se aventurou em busca dela – apenas a quinta! – preparou um relato sobre a Norwegian Air Shuttle, a segunda maior companhia aérea da Escandinávia e uma das maiores low costs europeias. Com sede em Oslo, ela serve a 116 destinos com uma frota de 73 aeronaves Boeing 737, mas está adquirindo jatos 787 para iniciar rotas de longo curso. Além do relato do voo, ele fez questão de compartilhar algumas imagens da aurora com os leitores do Melhores Destinos. Espetacular!

avaliacao-norwegian

Se você esta pensando em ir para a Escandinávia te dou os parabéns: você visitará um lugar simplesmente inesquecível. Os voos para o país podem ser feitos por varias companhias aéreas, como a Norwegian, SAS, Finnair e Wideroe entre outras. Nas minhas aventuras atras da dama da noite, a aurora boreal, já utilizei a Norwegian várias vezes. Trata-se de uma companhia  super organizada, na qual você sente total confiança em viajar.

Compra

Todas compras eu fiz pelo site da Norwegian e foi sempre super tranquilo. Os preços são competitivos e o cancelamento é possível até 24 horas após a compra. Errei um trecho uma vez e consegui sem nenhum problema cancelar o errado e refazer com data correta. Voamos com a Norwegian de Trondheim para Tromsø e depois Tromsø para Oslo. Em outra ocasião já havia voado de Milão a  Copenhaguen, Bodø e Tromsø.

Norwegian_aeroporto

Check-in e embarque

foto 2Como é de praxe em voos internos nos países nórdicos, para o embarque não é necessário apresentar nenhuma  documentação e corre tudo muito automaticamente. O check-in, etiquetagem e despacho das malas são feitos em máquinas no sistema self service, pelo próprio passageiro, sem complicações ou grandes filas.

Para quem nunca usou essas máquinas é facílimo fazer o check-in e despachar as malas com ela. Mais tranquilo até que fazer com atendente! Tudo é feito com código barras e leitura automática.

O embarque é formal , sem atropelos mas com muita rapidez. Todos os passageiros embarcam junto, mas de forma muito rápida. A companhia é organizada demais!

Norwegian_737,

Voo

O Boeing 737 no qual voamos não era novo, mas o cuidado com a manutenção é evidente. Todos os jatos estavam muito limpos e em ótimo estado conservação, apesar de não serem zerados. O espaço entre as cadeiras é excelente, mesmo sendo uma low cost – deve ser  porque os escandinavos são altos.

Norwegian-detalhes

Não havia nenhum monitor de entretenimento, nem serviço de bordo. A maioria os passageiros compra suas batatinhas e sanduíches antes de embarcar. Com relação aos comissários, todos são profissionais e bem formais – ainda mais para  nós latinos. A língua deles tem uma fonética muito rígida que ressalta isso.

Dicas

Se estiver indo na direção norte, procure se sentar à direita e de for para o Sul, à esquerda da aeronave: o deslumbre pela paisagem começa já na vista que se tem do avião!

800px-Norwegian_Air_Shuttle_Boeing_737-800_under_landing_Gardermoen_Airport_Oslo

Uma curiosidade sobre a Norwegian é que os aviões são pintados com o rosto de escandinavos famosos. Há desde Greta Garbo a Celsius e Nobel . Vale pena observar!

Conclusão

Sempre que puder usarei Norwegian. Ela tem tudo o que procuro em uma companhia aérea: pontualidade, segurança e conforto sem frescuras. A última foto é minha e da minha noiva em uma paisagem inesquecível, que gostaria de compartilhar com os nossos amigos dos Melhores Destinos!

IMG_3582

Agradecemos ao Marco por essa avaliação bacana da Norwegian e por estas imagens da aurora boreal que certamente deixarão muitos leitores com vontade de pegar um avião para a Escandinávia agora mesmo. Não deixe de ver as outras fotos no fim desse post.  Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras

Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Jé Silva

    Nossaaa que foto!!! Parabéns… Show mesmo…

  • Giuliana Iuliano

    Para mim é a melhor low cost que eu já viajei…..

  • Cristiano Alencastro

    Parabéns pelas fotos. Qual é o período mais indicado para se tentar ver a aurora boreal na Noruega? Ouvi falar em novembro e fevereiro. E aonde?

    • Thiago Castro

      Inverno do himesfério norte. Onde? Alasca, Canadá, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Porém, desses todos, o melhor seria a Noruega, onde além da estrutura excelente, o clima é mais ameno que nos demais.

      • Márcio Sampai

        Thiago, o melhor período é no inverno mesmo? Pelas fotos, parece que a viagem não foi no inverno! Claro que há neve o ano todo no norte da Escandinávia, mas no inverno a paisagem seria branca, e fotos de dia seriam raras.

  • Gilberto Florencio d

    Parabéns pelas ótimas imagens. Tb tenho essa vontade de conhecer a Aurora Boreal com a minha esposa. Como foi tirada a foto de vcs juntos ? Foi um guia que tirou. Poste dicas para quem quer fazer o mesmo roteiro, guias, cidades, épocas do ano para ir, etc. Abraços.

  • Thiago Castro

    Sou louco pra conhecer a Escandinávia, principalmente a Noruega e Islândia. Qualquer dia faço isso.

  • Dênis Colli

    Impressionante…

    Há alguns dias estava comentando com uns amigos que para o ano que vem, Março ou Setembro iremos para a Noruega ou Finlândia… Ambos os melhores lugares para se avistar as famosas Northern Lights….

    O problema de se programar uma viagem para paises escandinavos é o preço de tudo! Um dog+cafe custa R$12,00.

    Preço dos voos entao nem se fala…

    Parabens pelo excelente relato!

    Abs

    • Melissa B

      noruega e o pais mais caro da europa..um mcdonalds custa mais ou menos uns 13 euros….comida em restaurantes entao um abusrdo.ate so supermercados..uma vez fiz um compra pra 2 dias e peguei 7o euros…aprossimadamnte 500 coroas norueguesas…pra lees que ganahm muito bem nao e nada..mas pra um turista que esta sempre convertendo o dinheiro e um absurdo..

  • Ana Maria Araujo

    Pessoal, desculpa estar escrevendo sem ser o tópico mais adequado. Mas é para informar para os interessados em viajar para a Europa em Setembro que a Air Europa está com o preço acessível (R$1.850,00) com as taxas já inclusas, porém a passagem deve ser emitida em SSA para quem compra pelo site. Pelo submarimo/decolar o preço é o mesmo. Como eu não sou acostumada com esses sites paguei um pouco mais caro, mas optei pela compra direto na CVC. Espero ter ajudado!

  • Fernando

    Márcio, na verdade a temporada vai de setembro a comecinho de abril (equinócios de outono e primavera). Em Tromso (Noruega), já tem 'tour' local de caçada saindo da cidade a partir de 03/set, por exemplo.

    Não é preciso ser pico de inverno, e sim já estar devidamente escuro nos lugares situados no cinturão da aurora.

    Não tem mês mais indicado pois as tempestades solares independem disso, e sua intensidade que vai gerar auroras fracas ou fortes é imprevisível com tanta antecedência assim. Você pode ir em dezembro, passar 3 dias e não conseguir ver.. e alguém que vai em março ver 4 dias seguidos, por exemplo. A natureza é que manda.

    • Marco Brotto

      oi pessoal , esse ano esta fantástica. a partir de setembro teremos o prazer de ver a " dama da noite" novamente.

      Setembro a marco sao melhores meses, mas realmente a natureza que manda. A cidade de Tromsø na Noruega eh o melhor local por diversas razoes mas principalmente pelo clima mais ameno que outros países .abraços e vejam as fotos no meu face ou do meu amigo Daniel Japor.

  • Igor Akhnaton Kardus

    Fiquei emocionado com o relato e com as fotos. Isso porque eu fui em 2011 pra Tromso via Norwegian. A experiência de estar embaixo de uma Aurora Boreal é marcante para o resto da vida.

    Marco, você que já caçou a Aurora por 5 vezes, se for mais uma, me chama que vou junto!

    • Marco Brotto

      Igor, é inesquecível mesmo. estamos indo em setembro e outubro novamente . Ficamos em contato , marcobrotto@hotmail.com

      Grande abraco

      • Henny Tuleu

        Que gostoso ver que tem outras pessoas com a mesma fascinação… Nunca pude ver pessoalmente, mas estou me programando para o final desse ano.

        Sempre vejo as luzes maravilhosas no site http://www.auroraskystation.com/live-camera/9/

        Quero ir para a Finlândia, no hotel Igloo Village, mas… vocês devem ter dicas melhores, e, lendo… vi que existem grupos…

        Gostaria de manter contato… Tenho loucura por uma experiência dessas… Face disponível.

        Abraços.

  • Igor Akhnaton Kardus

    Cristiano (e demais).

    Para ver a Aurora você precisa de 4 coisas/fenômenos.

    1. Uma tempestade Solar apontada pra Terra. (a variação magnética do Sol tem ciclos de 12 anos, em que a quantidade e nível das tempestades variam. Este ano estamos num máximo Solar, por isso de 3 anos atrás e até daqui a 3 anos serão épocas ideais para ver Auroras. Senão só daqui a 12 anos)

    2. Você estar no Polo. Pode ser o polo norte com sua Aurora Boreal ou o polo Sul, com sua Aurora Austral. Isso porque quando a tempestade magnética solar atinge a Terra, o campo magnético da Terra faz que com as partículas vão para os pólos (lembra da experiência com limalha de ferro no colégio?).

    Qual pólo escolher? Depende de seu espírito aventureiro. Você pode chegar de Norwegian até Tromso, uma cidade linda, aconchegante e quente (chega a -5graus enquanto em outros lugares na mesma latitude estão a -20) ou enfrentar um navio, tempestades, e frio de -40 na Antártica, Groenlândia ou Alasca.

    3. Estar Noite. Não dá pra ver Aurora de dia (até dá, mas é melhor a noite). E como aprendemos na escola, nos pólos é noite no inverno e dia no verão, chega a ter dia sem sol e sol da meia-noite (outra atração dos pólos). Ou seja, meses de inverno ou que pelo menos façam 'noite'. Eu fui a Tromso em Abril e vi Aurora. Quando sai da cidade, a noite tinha apenas 3 horas de duração.

    4. CÉU LIMPO. Não pode ter nuvens. Então escolha um local que não seja famoso por suas chuvas e tempestades ou tempo fechado. E fique pelo menos uma semana pra garantir que pelo menos um dia vai abrir o tempo.

    • Marco Brotto

      Igor, perfeito seu comentário.

      Além disso eh importante vc estar muito bem equipado , vc estará sujeito a temperaturas mortais.

      Abraços e vamos juntos em setembro

    • João Rodrigue

      Aproveitando o gancho, vocês que manjam do assunto saberiam me dizer qual a melhor época para se ver uma Aurora Austral? Eu sei que lá pela Patagônia tem de vez em nunca, e como vou pra lá ano que vem, queria saber se tem uma época mais propensa!

      • Marco Brotto

        Oi João, nao tenho conhecimento de aurora na Patagônia. aurora austral ,somente,no continente antártico e nova zelandia ?

        em razão de termos a imagem do globo na forma retângular do mapa mundi perdemos referencia da distancia dos continentes ate os pólos. A aurora eh vista com muito mais freqüência nas localidades com graus acima de 66 de latitude. Obviamente em raras excessos poderemos ver na Patagônia ou ate mesmo em latitudes menores,estudiosos dizem que esse ano existe possibilidade de vermos em berlin. Abraços

        • Fernando

          Pois é, Marco. Deve ser raro na Patagônia apesar de ter registros, por conta da latitude. Estava vendo o Google Earth aqui e Ushuaia (Tierra del Fuego) ainda está longe do círculo polar antártico… mais ou menos a 55°, ou seja, em comparação é como se a aurora aparecesse na fronteira da Dinamarca com a Alemanha (já bem lá embaixo).

        • Vitor

          O motivo pra auroras serem raras na Patagônia não é a latitude, e sim o fato do campo magnético ser fraco na America do Sul. Tecnicamente falando o melhor lugar pra se ver a aurora é o Canadá, mesmo em latitudes não tão altas (auroras são relativamente comuns em Edmonton, na mesma latitude de Ushuaia), mas como é insuportavelmente frio no inverno, a Noruega é o destino mais popular.

        • Vitor

          Vou até ir mais longe no meu comentário: vá a Nova York e torça pra ter um blecaute de proporções bíblicas que você vai ter mais chance de ver uma aurora que na Patagônia.

  • Luiz Carlos Machado

    Fica a dica para o MD publicar um roteiro para algum lugar para frio extremo.

  • Evandro Sperandio

    Praticamente os preços da comida em aeroportos brasileiros. Nossos aeroportos já têm padrão escandinavo mas ainda tem gente que reclama. 😀

    • Dênis Colli

      Pois é Evandro, preço escandinavo, qualidade baixa e pouca opção.

      • Marco Brotto

        realmente pessoal os preços de comida prontas sao absurdos, Burger ling. 40,00 reais. Porém se vc comprar supermercado fica mais tranquilo e tem cachorro quente em todo lugar bem baratinho 12,00 rsrsrsrs

  • Marco Brotto

    Obrigado, se quiser ver mais fotos entra no meu face … Qualquer duvida sobre aurora pode ficar a vontade. Abracos

    • Raquel Gimenez Celes

      Nossa!!!meus parabéns isso e um sonho meu ver a Aurora Boreal sou uma eterna apaixonada por este fenômeno suas fotos estão lindas parabéns mesmo

    • José Roberto

      Marco Brotto, tomei a ousadia de lhe adicionar no meu facebook. Eu não tive ainda a oportunidade de ver a aurora boreal (que, certamente, será a melhor viagem da minha vida). Por várias razões devo ir somente em 2015. Mas, organizar esta viagem para mim não será nada fácil. Poderia lhe pertubar depois pedindo umas dicas? Valeu muito a dica do cia aerea. Abraço

  • Marco Brotto

    oi, nao foi guia. Para tirar essas fotos só com tripé e temporizador…

    Recomendo a primeira vez vc ir com alguém que conheça ou pegue um guia na cidade.Tem uma empresa especializada Geotrip que sai com tudo pronto do Brasil. Prepare se para o frio com roupas alimentos e guias. Fui convidado pelo Daniel Japor ( ele esta no meu face) para compor a expedição de setembro e outubro para ajuda lo em uma cacada especial que faremos. O mais importante eh vc ter o espirito aventureiro e sonhador. A aurora eh um espetáculo único e surpreendente.Fique a vontade para perguntar quando quiser.abraços

  • Marco Brotto

    thiago…. A Islândia é fabulosa , fiz o anel todo sozinhomde carro atras da aurora. quando for te dou umas dicas.abracos

    • Thiago Castro

      Vlw. 🙂

  • Daniel Japor

    Fala pessoal, sou um caçador de aurora boreal desde 2006, organizo grupos e levo brasileiros ao àrtico em 2 temporadas por ano. Se digitarem meu nome no google devem chegar ao meu blog e site, caso queiram ver fotos ou se interessar pelo tema. A temporada começa agora em setembro, nosso roteiro percorre o norte da Noruega e a Ilha de Svalbard, onde fica a cidade mais ao norte do mundo, em pleno polo norte. Muito boa a matéria. Abs

    • Thiago Castro

      Sério q vcs vão a Svalbard??? Nossa, deve ser incrível!!!!

      • Daniel Japor

        Vamos sim, são 4 noites em Tromso, 2 noites no norte da Lapônia Finlandesa e mais 3 noites em Longyearbyen, a cidade mais ao norte do planeta, Ilha de Svalbard. Esse roteiro é sem dúvida um dos mais exóticos do mundo, vale conferir. Se quiser procura meu nome lá no google, abs

        • Marco Brotto

          Pessoal eu sou caçador,mas o Daniel é exterminador de aurora. só escuto elogios dos grupos dele. em setembro,e outubro estarei com eles na cacada

      • Marco Brotto

        Thiago , svalbard eh surreal….

  • Fernando

    Provavelmente com tripé (item obrigatório) + uma DSLR (câmera profissional) ou similar.

    Telefones celulares e câmeras compactas simples NÃO captam a aurora.

    • Marco Brotto

      Isso mesmo fernando, usei 7d com tripé. na próxima já estarei melhor preparado com Mark III e lente mais clara. Abx

  • Kelly Conceiç

    Nossa, deu sorte, hein?

    Volta e meia fazia voo BGO-OSL com a Norwegian e os aviões eram de dar medo na hora de entrar. Velhos e desgastados, urgh! A vantagem eram as promoções (299 kr, mais ou menos uns R$100 entre Bergen e Oslo é vantagem, o mesmo preço do trem por bem menos tempo). Mas a última viagem que fiz com a Norwegian, para Berlin, os aviões eram novos.

    Aliáááás… reza a lenda que um dos lugares que a Norwegian almeja voar é o Rio de Janeiro! Espero que o Bjørn Kos não tenha desistido da idéia!!!

    • Marco Brotto

      Oi kelly ,como eu disse nao eram novos porém vc consegue verificar que sao bem cuidados e revisados. nao me senti inseguro voando norwegian. meio difícil Oslo/copenhagem Brasil , também gostaria de um vôo lol coast direto rsrsrs

      • beto

        Focando na Norwegian, pois outro dia apareceram alguns voos dela quando buscava trechos dentro da Europa (parece que ela tá expandindo bastante).

        A política de preços é no estilo Ryanair/Easyjet/etc? Pergunto já que, muitas vezes, depois de levar em conta todas as taxas pra bagagem, para pagar com cartao, para isso e aquilo, o preço acaba não tão vantajoso nessas cias pra quem faz uma viagem mais longa, onde necessariamente tem mais que 15kg. Já me valeu mais a pena colocar tudo junto no mesmo bilhete com o trecho saindo do Brasil para ter direito à franquia brasileira de bagagem e não ter que pagar excesso em muitos trechos internos na Europa.

        Sobre voos longs low-cost. Será que a Norwegian consegue quebrar esse tabu? Nenhuma cia conseguiu até agora operar com sucesso repetido voos com mais de umas 5 horas no esquema low cost.

  • Ricardo Ortoni

    No começo do ano passado fui em busca da Aurora Boreal também. Peguei um voo para Oslo com conexão em Frankfurt pela LH. Depois um vôo para Tromso pela SSA. Em Tromso alugamos um carro e dirigimos ate Sommeroy, uma pequena vila de pescadores quase na borda final da Noruega. Fiquei 3 noites por la, e apreciei a Aurora por 2 noites. Uma experiência indescritível e essencial para qualquer viajante.

  • Daniel Matos

    Fotos bacanas de fato e o serviço parece ser decente. Mas as aeronaves são feias demais. rs

    • Melissa B

      essa aeronave no caso a que o marco viajou e um 737-300 que esta em fase out na companhia.a maioria dos voos agora sao operados pelo boeing 737-800 sky interior que e a ultima palavra em tecnologia e designer para voos domesticos,.

  • Melissa B

    nossa marco vc roubou a minha avaliaçao…hahahaha.brincadeira..interessante o seu relato e uma pena so que vc nao teve sorte de viajar nos novos boeings 737-800 sky interior da norwegian que sao um espteaculo aparte no que diz respeito a voos domesticos.com aquelas luzes led que mudam de cor de acordo com as fases de pouso ,cruzeiro e decolagem.estes 727-300 estao em fase out na empresa.estranho o seu voo nao ter tido serviço de bordo,nem a pagamento?..normalmente todos os voos que eu peguei tiveram seviço de bordo,inclusive voos curtos de aproximadamente 40 minutos.essa aeronave tambem possui wi-fi free em todo voo o que ajudar a passar o tempo,pois o entretenimento e coletivo,porem de qualidade com desenhos animados e documentarios sobre as cidades europeias que a norwegian opera voos.vale lembrar que a norwegian para quem viaja constantemente coma compagnia ou nao.possui um programa tipo de milhas ..porem nesse caso vc economiza cash points com 2% do valor do seu bilhete com uma tarifa base,e 10% se a sua tarifa for flex..que podem ser usados na compra de outro bilhete sempre que vc quiser sem muita historia e taxas a mais.adorei ter visto esse relato dessa excelente compagnia que e a melhor low-cost que viajei na europa..scandiavia em absoluto pois SAS finnair sao muito caras e nao tem o mesmo serviço da norwegian..abraços..

    • Melissa B

      737-300 e o seu aviao quis dizer..

      • Melissa B

        ou tb poderia ser o 737-800 no antigo modelo.

        • Marco Brotto

          não roubei não! rsrsrs

          pode ser pq peguei vôos curtos com escala em bodo!

          os lanches tem pagos mas são aqueles sandubas com chips!

          com aquelas Sandwichinhos maravilhosos Fresh xxxx? que tem nas salas de embarque eu já chegava avião abastecido

          que bom que vc gostou, se quiser ver mais fotos entra face!

          boas viagens

  • Melissa B

    noruega e o pais mais caro da europa..um mcdonalds custa mais ou menos uns 13 euros….comida em restaurantes entao um abusrdo.ate so supermercados..uma vez fiz um compra pra 2 dias e peguei 7o euros…aprossimadamnte 500 coroas norueguesas…pra lees que ganahm muito bem nao e nada..mas pra um turista que esta sempre convertendo o dinheiro e um absurdo..

  • Rafael

    Sem querer ser off topic, mas alguém já viu esse fenômeno no Canadá? Pois apesar da exigência do visto, acredito que seria mais perto e/ou fácil que a Escandinávia.

    • Thiago Castro

      Creio que seria mais barato, já que a Naruega é um país bem caro. Procure por referência às cidades de Yellowknife e Whitehorse (de preferência primeira que está numa latitude um pouco mais alta).

      Agora, uma coisa q vc deve pesar é que as passagens dentro do Canadá são caras. Talvez, se vc tiver o visto americano, valha mais a pena ir até o Alaska (Fairbanks). Não é tão difícil achar vôos internos por milhas, por exemplo, ou a preços melhores.

      • Marco Brotto

        pessoal

        Noruega melhor lugar,Finlândia eh bem mais barata!

        estive no Alasca e durante uma semana não tive sucesso na cacada!

        canada as temperaturas são desumanas e um lugar seria churchill mas os preços são Maia salgados que Noruega!

        pensem o seguinte , Tromsø eh uma cidade que tem universidades , Shopping , hospitais e toda infra estrutura. Esses lugares no canada e Alasca são inóspitos demais.

        abraços

    • Ricardo Nogueira

      Fui atrás da Aurora em Tromso e passei o maior frio, e nada de vê-la. Fui ver na Islândia, em outra ocasião. Mas o mais surpreendente, é que pude ver a Aurora em Chicago, em Outubro de 2011, numa época de agitação fortíssima de tempestades solares, onde fenômenos puderam ser vistos até na Carolina do Norte. Pena que estava sem câmera no dia, mas foi extremamente documentado pela imprensa local. Então, dependendo da magnitude das tempestades solares, ela pode, sim, ser vista no Canadá.

    • Daniel Japor

      A diferença é q a geografia de fiordes e montanhas da Noruega, somadas a aurora boreal, tornam a experiência mais fantástica Além de ser bem menos frio, graças a corrente de agua quente do golfo do Mexico. Abs

  • Melissa B

    tive essa mesma opiniao..nada aver com easy jet,ryanair,wizzair ,vueling..um outro nivel…e a unica que oferece wi-fi a bordo nos voos operados por boeings 737-800 sky interior…

  • Melissa B

    nesse ponto a norwegian nao tem nada de low cost..ja consegui despachar um mala de 23 kilos..e ainda entrar no aviao com uma pequena de 10..minha bolsa de mae e bolsa com o pc dentro..e ninguem me falou nada.prova a fazer isso na rayanair ou na easyjet .. e o maior constrangimento pois permitem so 1 bagaem de mao.todo bagaem excedente custa 50 euros,ai o barato sai caro.

  • Thiago Castro

    hahahaha, curti seu comentário Vitor!!

  • Daniel Japor

    Sommaroy é periferia de Tromso, 60 km, muito bonito mesmo, principalmente durante o dia, é fantástico. Para ver a aurora tem locais melhores, só gosto do início da estrada, no vale escuro, o resto tem postes demais, muita luz artificial. Abs

  • Kelly Conceiç

    Olha, tem taxa para pagar com cartão e despachar mala sim – mas elas são bem pequenas.

  • Beto Borja

    Alls,

    Janeiro de 2012 estive na Finlândia para ver a aurora, cidade de Kitila, foi uma experiência maravilhosa e por ser Finlândia os custos nao foram astronômicos como Noruega.

    Fiz voo de Estocolmo/Helsinque/Kitila pela SAS, a única coisa que me lembro do voo nao muito agradável foi da dificuldade em pousar em Kitila, onde o avião arremeteu por 2 vezes, foi terrível e estressante, e tb na volta minha mala nao veio. Chegou no dia seguinte.

    Fiquei por 4 dias na cidade em pleno inverno, onde nao havia sol, a única claridade era da estação de esqui da cidade, foi uma experiência única, aventuras e fantásticas.

    Abs e fiquem com Deus.

  • Marco Brotto

    obrigado Raquel!

    José fique a vontade para me perturbar rsrsrsts

    Da uma olhada nas fotos do face acho que ficara com mais vontade!

    abraços

  • Marco Brotto

    boa Vitor!

    NY blecaute seria lindo com prédios em contraste com aurora!

    Mas não se enganem Tromsø melhor lugar mundo para ver aurora!

    pensem que tem que enfrentar facilmente menos 20 graus!

    a diferença da Noruega para a Finlândia já eh normalmente 10 a menos na Finlândia devido a cadeia montanhas da divisa e a corrente do golfo México que aquece costa Noruega

  • Marco Brotto

    quando precisar pode perguntar henny!

    tem lugares maravilhosos mesmo! tipo papai noel mesmo rsrd

    abraços

  • Thiago Castro

    Daniel, ontem te mandei uma mensagem lá no site. Nossa, que fotos incríveis!!!!!!!!!! Aguardo retorno. Abs

  • Marco Brotto

    Legal Ricardo. Perto de sommaroy eh a foto que estamos com fogueira acessa. Daniel,estrada de sommaroy eh quase uma auto estrada ne? rsrsrsrs tem cada estradinha show que eh tao escuro que se vc apagar as luzes do carro fica claro srrsrsrsrsrs

    • Olá marco!
      Td bem?
      Eu queria na vdd umas dicas de Svalbard. Vou para lá em maio, no caso não estou indo pela aurora boreal claro, mas estou meio perdida com quantos dias ficar e td mais.
      Vc ficou em Tromso e foi para Svalbard para ver a aurora ou vc chegou a ficar em Svalbard?
      Agradeço desde já

  • Thiago Castro

    Fala mais nada não, vc já me convenceu tem tempo!!!!! Só falta tempo e dinheiro. rsrs

  • Paulo Sombra

    Belo relato e principalmente, que foto, hein!

    Com relação ao equipamento pra registar essa maravilha da natureza, qual a melhor opção? Que câmera e lentes são mais recomendadas pra não perder a oportunidade de fazer um bom registro?

  • Salvatore Carrozzo

    Nao acredito!!! Estou em Estocolmo e no sabado voarei para Oslo pela Norwegian. Depois de meu relato da Iceland Express, estava aqui todo empolgado, ansioso para voar em uma nova cia aérea e, claro, anotar tudo para depois poder escrever um review para o MD! Pooooxa!!!!! E ai, faço mesmo assim?? Ou perdeu a graça? Pelo menos voei na Air Baltic de Roma para Talliinn com conexão em Riga (e pelo que sei nao ha ainda relato da Air Baltic). Farei um assim que voltar ao Brasil.

    • Salvatore Carrozzo

      Ops… Me confundi: o voo será Estocolmo – Bergen. Bergen-Oslo farei de trem

    • Salvatore, da Norwegian acho que não precisa porque já temos mais um na gaveta para ser publicado. Da Air Baltic sim, pode mandar que a gente publica. Obrigado pela contribuição! 😀

  • Salvatore Carrozzo

    Eheheheheg.. To ligado, nao faz sentido publicar mais um review da msm cia.tava tão empolgado! Mas pelo menos tenho na manga o review da air Baltic, escreverei no meu retorno ao Brasil. Abs!!!!!

  • Gidalti

    Acabei de chegar de Tromsø, a cidade é MARAVILHOSA a AURORA mais impressionante fenômeno que ja vi! Passei 4 dias entre 29 de dezembro e 04 de janeiro fjz a "caça" na noite de ano novo e tcharammmmm melhor réveillon da minha vida, aurora maravilhosa e na noite seguinte ao sair de um Pub na cidade pjde contemplar a Aurora domporto da cidade mesmo, confesso que o fato de ficar 4 dias sem sol, isto e, noite polar, sim é sempre noite e o organismo estranha muito, achei a coisa mais animal que ja fiz na vidaa, e tenho certeza que farei de novo!

    A Norweigian é uma low cost q surra de sinta muita cia grande aviões novinjos e limpos com WIFI free dentro dos aviões e tripulação simpática e educada viajei de oslo-trondheim trondheim-tromsø tromsø-oslo oslo-copenhagen e copenhagen-madrid sem nenhuma virgula pra colocar no serviço prestado!

    Por fim, Escandinávia é fantástica! Conheçam não percam tempo, mas vao preparados pois e tudo extremamente caro extremamente mesmo sem exageiros!

  • Celso Junior

    Voei de Helsink a Lapinia, além da paisagem linda a companhia e otima e oferecia wifi gratuito durante toda a viagem. Isso msmo celulares podiam ficar ligados e conectados for free. A melhor cia que ja viajei na Europa !!

  • deodoro gurgel filho

    Estou chegando em Oslo em 2/3/15. Como consigo comprar um pacote para ver as auroras boreais na Islândia? Posso viajar de Oslo para a Reykejavik em qualquer dia, a partir de 3/3/15. Quero passar pelo menos uma semana por lá.

  • marcinha

    wow;;;;estou querendo pegar JFK para CPH e sao os melhores preços sem duvida….melhor que a WOW AIR