Como é voar na LOT Polish Airlines

Marcel Bruzadin 5 · junho · 2015

Para encerrar bem essa semana de feriadão, vamos publicar hoje a nossa primeira avaliação da LOT Polish Airlines, feita pelo leitor Arthur Leão que voou de Dusseldorf à Cracóvia durante sua viagem pela Europa. 

Fundada no início de 1929, a LOT Polish Airlines conseguiu grandes feitos desde então, se tornando hoje a maior companhia aérea da Polônia. Em 1989, a LOT foi a primeira companhia aérea do Leste Europeu a voar com um Boeing 767.

avaliacao-lot-polish-arilines

A rota de voos da companhia se baseia praticamente em todo continente europeu e alguns destinos nos Estados Unidos e Canadá. A frota é composta de aeronaves brasileiras modelo Embraer e Boeing, incluindo o novíssimo Boeing 787 Dreamliner.

Confira o relato completo do Arthur Leão, e, caso você já tenha voado também pela LOT Polish Airlines, não esqueça de deixar suas impressões nos comentários, eles serão importantes para complementar a avaliação.

Em meados de 2013, eu e um amigo planejamos ir a um dos maiores festivais de música eletrônica da Europa, o Tomorrowland. Como o festival ocorre na Bélgica, iniciamos nossa viagem por lá e, depois do festival, seguimos viagem para o Leste Europeu. Apesar de haver aeroporto em Bruxelas, visitamos um outro amigo nosso que mora nos arredores de Düsseldorf, na Alemanha e, então, partimos de lá, em direção à Polônia.

Sempre que busco passagens aéreas dentro da Europa, utilizo o site www.ebookers.com. Não é uma OTA (agência online), no qual você compra as passagens diretamente. Ele apenas exibe todas as alternativas possíveis (incluindo empresas “low cost”), e te direciona para o site da companhia escolhido para que você realize a compra.

Compramos a passagem para o mês de junho e pagamos 81 euros por pessoa em um voo de ida para Cracóvia, com escala de uma hora em Varsóvia, voando pela LOT – Polish Airlines, que é a maior companhia aérea polonesa.

Check-in

O check-in da LOT no aeroporto de Düsseldorf é realizado nos balcões da Lufthansa. Primeiramente é necessário fazer o check-in nos computadores para, depois, despachar as malas nos balcões, da forma tradicional.

Tudo muito rápido, sem qualquer transtorno.

Nota: 10

Voo

Tanto no voo de Düsseldorf para Varsóvia (hub da LOT), que durou 1h40, quanto no voo de Varsóvia para Cracóvia, que durou 50 minutos, utilizamos as aeronaves brasileiras modelo Embraer 170.

como-voar-lot-aeronave-exterior

Eu já havia viajado com aeronaves da Embraer antes, com a Azul. No entanto, diferentemente da companhia brasileira, a polonesa não oferece qualquer entretenimento a bordo. Tudo bem que não sou tão exigente a ponto de querer algo assim em um voo tão curto, então não foi nenhum incômodo.

como-voar-lot-aeronave

Em relação à distância entre as poltronas, acredito que siga os padrões internacionais para viagens curtas (eu, com 1,83 m de altura, não passo tanto sufoco).

como-voar-lot-poltrona

O serviço de bordo, por sua vez, foi bem pobre. A única opção de bebida que a LOT ofereceu foi água e nada mais. Para comer, serviram uma pequena barra de chocolate que parece um “BIS”, porém, maior.

Se quiser comer algo mais, os passageiros têm a opção de comprar lanches por 10 zlots (moeda polonesa) ou 3 euros. Como era hora do almoço e estava com fome, resolvi comprar um. Em relação às bebidas como refrigerantes ou sucos, não existe nem opção para comprar.

como-voar-lot-lanche

Outro inconveniente foi que, em Varsóvia, nosso voo para Cracóvia atrasou cerca de uma hora e ninguém da companhia soube explicar o motivo. Não que uma hora seja algo tão ruim, mas para quem não tem tempo a perder e pagou por um voo rápido, esse atraso pode ser praticamente o tempo de voo e uma hora a menos para conhecer o próximo destino.

Nota: 6

Aeroportos

O aeroporto de Varsóvia, capital da Polônia e HUB da LOT, é moderno, mas nada surpreendente. Me lembrou muito a parte nova do Aeroporto de Brasília.

Por sua vez, o aeroporto de Cracóvia, nosso destino final, é minúsculo. Tão pequeno que, enquanto os passageiros aguardavam as malas na esteira, seus familiares já estavam a poucos metros vendo todo mundo (havia apenas uma pequena cerca de ferro). 

Conclusão

A LOT Polish Airlines é uma companhia satisfatória para viagens curtas, e dá um pingo de orgulho do Brasil quando vemos companhias europeias utilizando aeronaves Embraer. Cheguei a notar no aeroporto de Varsóvia que a LOT também possui modernos 787 Dreamliner, mas com certeza para rotas bem mais longas.

Não tenho muito o que reclamar, voaria novamente com a LOT Polish Airlines, inclusive porque achei o preço da viagem satisfatório para alta temporada e tendo-se em vista a pouca antecedência para a compra na ocasião. 

O único inconveniente realmente foi o serviço de bordo, cuja única opção de bebida era água, e o atraso (na conexão) sem nenhum posicionamento por parte da companhia. 

Nota geral: 7,0

Muito obrigado pelo seu relato de voo Arthur Leão, ele será muito importante para novos viajantes que procuram viajar pelo Leste Europeu ou outros países da Europa. Caso você, leitor, também tenha voado com a LOT Polish Airlines, deixe seus comentários abaixo também.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Ernesto Lippmann

    Já voei com a Lot, e achei um padrão médio. Agora, a polonia, vale a pena. Cracóvia é uma das cidades mais bonitas da Europa, e a parte de Ausvitz é inequecivel. Também gostei de Wroclaw e Lodz. Uma dica: deivdo a religiosidadde do povo polonones, a cerimonia de páscoa e a benção nas irgejas são uma parte interessante da cultura polonesa, e é uma boa época para ir. Se puder, faça como fiz e emende com a Holanda, que está em plena temporada de flores.

    • Dennis da Śliwka

      Alguem que gostou de Lodz!!! Ficou até emocionado rsrs

  • Sergio K. Augusto

    Fiz um voo pela LOT de Berlim para Vilnius na Lituânia e o serviço de bordo foi muito bom…serviram até cerveja….

  • Eduardo

    Poxa, que sorte a sua… Pegou logo a pintura retrô da LOT, muito legal tua avaliação!

  • Costumo fazer vôos pela LOT e preciso dizer que ela tem um baixíssimo nível de pontualidade. Apenas no trecho que viajo mais frequente, entre Gdanks e Warsaw é que esta pontualidade é um pouco melhor. Já para os vôos entre países europeus, é raro não ter um atraso.

    Além disto, como notado na avaliação, as opções de lanche são fracas. E fujam do wrap e da tortilla, que são caros e secos, especialmente nos vôos de retorno à Polônia. Prefiram os sanduíches frios e as saladas. Já os comissários de bordo costumam ser atenciosos.

    Para o check-in, eu costumo utilizar o aplicativo da Lufthansa e assim ter o boarding pass instalado no meu Passbook do iPhone. O app da LOT é simplesmente um shell do browser e é muito limitado.

    Os B787 (Dreamliners) costumam ser utilizados nos vôos intercontinentais, especialmente para os EUA. E na Europa, se não me engano, a LOT é uma das maiores operadoras do E170 e E175.

    A sala VIP em WAW é boa, e a sala VIP em Gdansk costuma ser calma além de abastecida com uma deliciosa seleção de cervejas artesanais da região.

  • Ana Paula Ziulkoski

    Já voei com a Polish Airlines e meu serviço de bordo foi bastante satisfatório, pois além desse chocolate também foi servido pierogui, que é uma comida típica polonesa. A Polônia é surpreendente, não imagina que seria tão bonito, mesmo sendo descendente de poloneses. Em Cracóvia além de Auschwitz tem outro ponto turístico muito frequentado que é a mina de sal, acredito que umas das maiores do mundo, o passeio é muito bonito e vale muito a pena.

  • Bruno

    Nunca voei na LOT, mas conheço quem já o fez e falou que é uma companhia bem razoável.
    Outro detalhe: já perceberam quantas empresas européias – principalmente – usam os aviões brasileiros EMBRAER?
    Isso eu acho um ponto bem favorável pra nossa indústria aeronáutica.
    Pena o governo não investir mais nela…

    Outro dia eu quase fiz uma matéria sobre a TERRÍVEL Air Nostrum, low cost espanhola do grupo Iberia.
    Nunca peguei um avião tão velho, tão barulhento, sem serviço de bordo algum – nem água serviram em um trecho de mais de 2 horas entre Madrid e Bolonha! – e um avião hiper mal conservado, todo rasgado, poltronas desconfortáveis, etc.
    Quem já voou nela, sabe do que estou falando.
    A pior por onde já voei.
    Contando até a GOL….

  • Andrei

    Voei duas vezes com a LOT em 2013. Frankfurt para Gdansk e depois Varsóvia para Frankfurt. Em linhas gerais, concordo plenamente com o relato acima, exceto, que nos meus casos não tive atraso algum.

  • Dennis da Śliwka

    Eu já voei algumas vezes com a LOT (pois moro na Polonia). O serviço é basico, mas para voo de 2h horas é excelente. Os avioes parece sempre estar bem conservados, sempre tive voos tranquilos e sem atrasos. A tripulaçao pareceu-me ser bem atenciosa também

  • Antonio Silva

    O governo não investe mais na Embraer,pois ela já não é mais pública e sim privada. Aliás é por isso o seu sucesso no mundo !!! Abraços.

    • Bruno

      Sim, verdade.
      Por isso não sou contra as privatizações. Mas bem que o governo podia dar uma forcinha, pois, por força da nossa legislação vigente, o governo detém uma parte considerável das ações da empresa, mesmo após privatizada.
      A não ser em casos específicos, como foi o das teles.
      E o sucesso da EMBRAER é cada vez maior.

      Pena não enxergarem dessa maneira…