Como é voar na LOT Polish Airlines

Marcel Bruzadin 5 · junho · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Para encerrar bem essa semana de feriadão, vamos publicar hoje a nossa primeira avaliação da LOT Polish Airlines, feita pelo leitor Arthur Leão que voou de Dusseldorf à Cracóvia durante sua viagem pela Europa. 

Fundada no início de 1929, a LOT Polish Airlines conseguiu grandes feitos desde então, se tornando hoje a maior companhia aérea da Polônia. Em 1989, a LOT foi a primeira companhia aérea do Leste Europeu a voar com um Boeing 767.

avaliacao-lot-polish-arilines

A rota de voos da companhia se baseia praticamente em todo continente europeu e alguns destinos nos Estados Unidos e Canadá. A frota é composta de aeronaves brasileiras modelo Embraer e Boeing, incluindo o novíssimo Boeing 787 Dreamliner.

Confira o relato completo do Arthur Leão, e, caso você já tenha voado também pela LOT Polish Airlines, não esqueça de deixar suas impressões nos comentários, eles serão importantes para complementar a avaliação.

Em meados de 2013, eu e um amigo planejamos ir a um dos maiores festivais de música eletrônica da Europa, o Tomorrowland. Como o festival ocorre na Bélgica, iniciamos nossa viagem por lá e, depois do festival, seguimos viagem para o Leste Europeu. Apesar de haver aeroporto em Bruxelas, visitamos um outro amigo nosso que mora nos arredores de Düsseldorf, na Alemanha e, então, partimos de lá, em direção à Polônia.

Sempre que busco passagens aéreas dentro da Europa, utilizo o site www.ebookers.com. Não é uma OTA (agência online), no qual você compra as passagens diretamente. Ele apenas exibe todas as alternativas possíveis (incluindo empresas “low cost”), e te direciona para o site da companhia escolhido para que você realize a compra.

Compramos a passagem para o mês de junho e pagamos 81 euros por pessoa em um voo de ida para Cracóvia, com escala de uma hora em Varsóvia, voando pela LOT – Polish Airlines, que é a maior companhia aérea polonesa.

Check-in

O check-in da LOT no aeroporto de Düsseldorf é realizado nos balcões da Lufthansa. Primeiramente é necessário fazer o check-in nos computadores para, depois, despachar as malas nos balcões, da forma tradicional.

Tudo muito rápido, sem qualquer transtorno.

Nota: 10

Voo

Tanto no voo de Düsseldorf para Varsóvia (hub da LOT), que durou 1h40, quanto no voo de Varsóvia para Cracóvia, que durou 50 minutos, utilizamos as aeronaves brasileiras modelo Embraer 170.

como-voar-lot-aeronave-exterior

Eu já havia viajado com aeronaves da Embraer antes, com a Azul. No entanto, diferentemente da companhia brasileira, a polonesa não oferece qualquer entretenimento a bordo. Tudo bem que não sou tão exigente a ponto de querer algo assim em um voo tão curto, então não foi nenhum incômodo.

como-voar-lot-aeronave

Em relação à distância entre as poltronas, acredito que siga os padrões internacionais para viagens curtas (eu, com 1,83 m de altura, não passo tanto sufoco).

como-voar-lot-poltrona

O serviço de bordo, por sua vez, foi bem pobre. A única opção de bebida que a LOT ofereceu foi água e nada mais. Para comer, serviram uma pequena barra de chocolate que parece um “BIS”, porém, maior.

Se quiser comer algo mais, os passageiros têm a opção de comprar lanches por 10 zlots (moeda polonesa) ou 3 euros. Como era hora do almoço e estava com fome, resolvi comprar um. Em relação às bebidas como refrigerantes ou sucos, não existe nem opção para comprar.

como-voar-lot-lanche

Outro inconveniente foi que, em Varsóvia, nosso voo para Cracóvia atrasou cerca de uma hora e ninguém da companhia soube explicar o motivo. Não que uma hora seja algo tão ruim, mas para quem não tem tempo a perder e pagou por um voo rápido, esse atraso pode ser praticamente o tempo de voo e uma hora a menos para conhecer o próximo destino.

Nota: 6

Aeroportos

O aeroporto de Varsóvia, capital da Polônia e HUB da LOT, é moderno, mas nada surpreendente. Me lembrou muito a parte nova do Aeroporto de Brasília.

Por sua vez, o aeroporto de Cracóvia, nosso destino final, é minúsculo. Tão pequeno que, enquanto os passageiros aguardavam as malas na esteira, seus familiares já estavam a poucos metros vendo todo mundo (havia apenas uma pequena cerca de ferro). 

Conclusão

A LOT Polish Airlines é uma companhia satisfatória para viagens curtas, e dá um pingo de orgulho do Brasil quando vemos companhias europeias utilizando aeronaves Embraer. Cheguei a notar no aeroporto de Varsóvia que a LOT também possui modernos 787 Dreamliner, mas com certeza para rotas bem mais longas.

Não tenho muito o que reclamar, voaria novamente com a LOT Polish Airlines, inclusive porque achei o preço da viagem satisfatório para alta temporada e tendo-se em vista a pouca antecedência para a compra na ocasião. 

O único inconveniente realmente foi o serviço de bordo, cuja única opção de bebida era água, e o atraso (na conexão) sem nenhum posicionamento por parte da companhia. 

Nota geral: 7,0

Muito obrigado pelo seu relato de voo Arthur Leão, ele será muito importante para novos viajantes que procuram viajar pelo Leste Europeu ou outros países da Europa. Caso você, leitor, também tenha voado com a LOT Polish Airlines, deixe seus comentários abaixo também.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel