Avaliação da LAN Airlines

Leonardo Marques 6 · dezembro · 2010

Durante o mês de novembro, a equipe do Melhores Destinos fez quatro voos pela LAN. Além disso, Jörg Bliesener, leitor do Melhores Destinos desde 2008, fez outros quatro voos pela companhia. Baseado nesses oito voos, estamos publicando uma avaliação da LAN Airlines.

Os voos realizados pela equipe do Melhores Destinos foram entre Brasília, Lima e Cuzco no Peru. Já os voos do Jörg foram entre São Paulo, Lima, Los Angeles e Brasília.

Lan Airlines

Abaixo está a avaliação baseada nos oito voos. No final tem o relato enviado pelo leitor Jörg Bliesener e a ficha dos voos realizados.

Check-in
O Check-in no balcão foi simples e rápido. Na Internet teve uma limitação, mas depois foi explicado que foi devido a necessidade de verificar alguns documentos no Check-in do voo internacional que partia do Brasil.
Nota 9.5

Aviões
Nos voos dentro do Peru e nos voos entre Brasília e Lima a LAN utiliza jatos A319 com capacidade para 144 passageiros, esses aviões possuem aproximadamente 4 anos. Um avião com 4 anos é considerado novo. Eles possuem bancos de couro e tela coletivas.
Nos trechos entre São Paulo e Lima e entre Lima e Los Angeles, são utilizados jatos Boeing 767-300ER de última geração. Esses têm capacidade para 189 passageiros, são mais novos que os A319 e possuem interior bem mais interessante.
Nota 9

Entretenimento
Nos voos realizados nos A319 era possível assistir a programação nos monitores coletivos e ouvir música ou a programação da “tv” no fone de ouvido. Além disso foram distribuídos jornais do Peru e a revista de bordo da LAN.
Já nos voos nos 767 o sistema de entretenimento é bem mais completo e as telas são individuais.
Nota 9

Alimentação
Em todos os voos a alimentação foi na medida certa era saborosa, porém o Jorg não gostou muito da combinação. Para a realidade de 2010, nos pareceu ser bem adequada.
Nota 9

Atendimento
Todas as vezes que precisamos do atendimento dos funcionários da LAN, eles cumpriram seu papel e foram solícitos.
Nota 9

Pontualidade
Dos 8 voos, 6 chegaram no horário marcado, um deles atrasou 30 minutos e outro atrasou 12 minutos. Este atraso de 30 minutos foi causado por problemas de tráfego em Brasília.
Nota 9.5

Relato enviado por Jörg Bliesener

Compra

Comprei o vôo na Internet. Na época (em Setembro), a LAN tinha uma promoção BSB-LAX, mas o site da empresa não mostrou preço promocional na data em que eu queria viajar. Pesquisando em outros sites, a Expedia (www.expedia.com) achou a conexão mencionada, que envolveu o primeiro trecho com a TAM via São Paulo por US$ 700 + US$ 100 de taxas. Alguns dias depois, o mesmo preço, (se não me engano até com vôo direto BSB-LIM, sem conexão em São Paulo) apareceu no site da LAN, mas aí eu já tinha comprado. No site da Expedia não consegui reservar poltrona para o trecho GRU-LIM (os outros trechos deram certos). Não me preocupei e deixei até chegar no aeroporto.

Check-in (três vezes)

Para facilitar as coisas e garantir a minha poltrona, tentei fazer o check-in pela Internet. Não deu problemas no primeiro trecho da TAM, nem no segundo trecho (GRU-LIM) com a LAN. Porém, não foi possível fazer o check-in do trecho LIM-LAX via Internet. Outra coisa para deixar até o aeroporto.

Como o primeiro trecho era com a TAM, me direcionei no balção deles aqui em Brasília para completar o que faltou (poltrona GRU-LIM e check-in LIM-LAX). Despachei a malas até LAX e reservei a minha poltrona no trecho que faltou. A TAM não consegui me informar sobre o impedimento do check-in via Internet e me avisou que isso seria resolvido com a LAN em Guarulhos. Perguntei se não seria possível esclarecer isso logo com o pessoal da LAN em Brasília, mas fui indicado para o pessoal da LAN em São Paulo. Embarquei com um pouco de receio, mas, o que seria uma viagem sem algumas emoções adicionais?

Conexão em São Paulo

Grande elogio pelo pessoal da LAN em Guarulhos: Trilíngue (ou mais), super gentil. A moça explicou que a empresa aérea tem que garantir a validade dos documentos dos passageiros para entrar nos Estados Unidos. E como isso é complicado por Internet, eu tive que comparecer no balcão.

Assim, o check-in adicional em São Paulo ocorreu sem problemas, porém ainda foi um pouco corrido (outra emoção extra). Isso porque me lembrei que eu tinha levado uma garrafa de cachaça para o meu amigo nos Estados Unidos. Para não quebrar, coloquei na bagagem de mão. Já sabe, né? Durante o vôo para SP me lembrei das regras de líquidos nas bagagens de mão: 100 ml máximo, embalados em saco de plástico transparente, etc… Felizmente em Brasília eu tinha despachado apenas uma mala, mas tinha franquia de duas.

Renovo o elogio do check-in da LAN: A moça, com a maior gentileza e vontade de ajudar sugeriu despachar a bebida numa caixa de papelão mais tarde. Só que a LAN não tinha caixa, mas ela me indicou as lojas no aeroporto, que já estavam acostumados com este pedido dos passageiros que se lembram no último momento… Consegui achar na loja da Kopenhagen (ainda comprei um chocolate absurdamente caro) e despachei o meu cachaça 45 minutos antes da decolagem.

Os trechos com a LAN

Em São Paulo enfrentei um probleminha operacional no avião: a minha poltrona (aquela que eu não consegui reservar por Internet) já foi ocupada. A verificação da documentação mostrou que realmente a mesma poltrona foi alocada duas vezes. Entendo que isso aconteceu na comunicação entre a TAM e a LAN. Mas, os comissários resolveram rapidinho e me arrumaram uma outra poltrona (na primeira fileira, com ainda mais espaço do que a outra).

Nos três primeiros trechos (GRU-LIM, LIM-LAX e LAX-LIM), a LAN usa aviões Boeing 767-300ER da última geração. Tudo novo, bonitinho. O sistema de entretenimento é bom e oferece filmes sob demanda (20 ou mais), séries de TV (montes), jogos (são os mesmos em todas as empresas) e o mapa que mostra o posicionamento do avião. Não oferece a câmera externa que a gente encontra nos A340 da Air France. Parece que a funcionalidade de mapa ainda tem alguns probleminhas, pois nos meus vôos mostrou a trajetória de vôos anteriores ou faltaram as informações sobre a chegada no destino, mas isso são detalhes.

Os 767-300 também têm uma tomada para ligar a fonte de um computador Notebook. Muito legal, mas me parece que na prática funciona apenas para os pequenos Netbooks. Isso porque fica difícil abrir a tela do notebook na mesinha. Se o vizinho na fileira anterior inclinar o acostamento da poltrona dele, não sobra espaço. Quem viajar muito conhece o problema que até pode estragar o computador, se o vizinho decidir inclinar o acostamento e a tela do notebook trava na fechadura da mesa.

A LAN coloca as poltronas no espaçamento padraõ de 32 polegadas (81 cm). Não é excepcionalmente grande, mas tem empresas que usam ainda menor (por exemplo, a Lufthansa que nos 747-400 ou nos A340-600 usam apenas 31 polegadas). Pessoalmente, achei o espaçamento da LAN adequado, até bom.

Todos os vôos saíram pontualmente. Na ida, na chegada em Lima tivemos que aguardar a liberação do nosso portão, mas não causou grande atraso.

O último trecho Lima-Brasília é um trecho recentement inaugurado pela LAN Peru e ainda pouco explorado pelos passageiros. Consequentemente, o avião é menor, um A319. E ainda tinha tantas vagas que eu consegui uma fileira inteira para deitar e dormir. Por um lado, é bom para o passageiro, mas por outro lado, a empresa também precisa de uma rentabilidade básica para manter a rota. Neste sentido, espero que a ocupação neste trecho melhore, pois não quero perder a oportunidade desta conexão.

A (única!) crítica é em relação à comida. Não é ruim, mas acho que faltou bastante capricho. Pode ser o meu gosto pessoal, mas não acho que os sabores combinam, não percebi que a empresa tentou dar um toque pessoal. Neste ponto, acho que a empresa pode aprender da Lufthansa e especialmente da Air France. Assim, não senti muita falta de ter perdido o café de manhã no último trecho.

As conexões em Lima

Me supreendi positivamente com o aeroporto de Lima: Novíssimo e limpo. Relativamente pequeno (um pouco maior do que Brasília) e bem organizado. Me supreendi também com o grande movimento por volta da meia noite, mas provavelmente é por causa dos slots (horários de vôo) que a LAN tem no exterior, pois chegaram e saíram muitos vôos de e para fora do país neste horário.

Nas duas conexões tivemos que passar pelo cheque de segurança que é rápido e eficiente. Embarcando para Los Angeles, houve outro cheque de segurança diretamente na porta do embarque que era muito profissional e eficiente também.

Na volta, chegamos em uma ponta do aeroporto e a conexão para Brasília saiu no lado oposto. Chegando lá, o embarque já tinha começado.

Chegada e saída em Los Angeles

Como eu sou europeu, não preciso de um visto para entrar nos Estados Unidos. Preciso apenas preencher um formulário pela Internet que é aprovado quase imediatamente. Mas isso não quer dizer nada sobre o procedimento na hora da imigração. Tenho que entrar na mesma fila e passar pela mesma entrevista. Ou pior: Parece que o fato de um alemão viajando sozinho do Brasil aos Estados Unidos tocou as campainhas lá: Depois de passar pelo balcão da Polícia Federal de lá, me “convidaram” para uma outra sala em que parece que fizeram uma varredura adicional da minha documentação. Mas não me perguntaram nada e depois de cinco minutinhos falaram “Welcome to the United States”. Foi tudo muito profissional e não posso reclamar, considerando a mera quantidade de pessoas que chegaram no mesmo horário.

A saída foi ainda mais tranquila: Sem fila na LAN, mais uma vez um atendimento muito profissional e gentil. Também não enfrentei fila grande ou demora excessivo no cheque se segurança. Impressionante, pois este cheque é bravo: Todo mundo teve que tirar o notebook e qualquer outro equipamento eletrônico da bagagem de mão, tirar os sapatos, o cinto e a jaqueta. Isso demora! Mas, de alguma forma, pessoal lá de Los Angeles conseguiu direcionar todo mundo para fazer isso rapidinho. Gostei.

Resumo

Gostei da viajem. Ótimo custo/benefício, equipamentos e instalações novos. Pequenos probleminhas que podemos considerar normais e gerenciáveis e que são tratados com grande profissionalismo, preservando os interesses do passageiro. Nenhum atraso ou transtorno significativo. Nota 9,5. Se a comida melhorar, dou nota 10.

Voos realizados pelo Melhores Destinos
Brasília – Lima LA 2772 A319 25/11/2010 BSB-LIM
Lima – Cusco LP 0395 A319 25/11/2010 LIM-CUZ
Cusco – Lima LP 0016 A319 29/11/2010 CUZ-LIM
Lima – Brasília LA 2773 A319 30/11/2010 LIM-BSB

Voos realizados por Jörg Bliesener
São Paulo – Lima LA 8224 767-300ER 09/11/2010 GRU-LIM
Lima – Los Angeles LA 600 767-300ER 10/11/2010 LIM-LAX
Los Angeles – Lima LA 601 767-300ER 14/11/2010 LAX-LIM
Lima – Brasília LA 2773 A319 15/11/2010 LIM-BSB

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Aglailton

    Também fiz o trecho bsb mia bsb con a LAN via Lima! A Lan está aprovada! Concordo com o que nosso amigo disse: tanto no trecho bsb lim quanto lim bsb muito vazio! Será que essa linha continua? Temos agora Taca, Delta, AA e Tam!!!!Alguém sabe a taxa de ocupação da Lan?

  • MLP

    Boa. Vou voar LAN em janeiro. Aliás, emiti com milhas na TAM. Voo Poa-Lima e Cuzco-Poa. Sem problemas.

  • Sergio Luis

    Ja voei 2 vezes a Los Angeles com a LAN e só tenho elogios para eles. Os avioes sao novos, o sistema de entretenimento a bordo é muito bom e eles tem um tratamento muito profissional. Inclusive na ultima viagem eu me surpreendi porque por problemas em Lima, eu fui realocado num voo da AA, entao fiz o trecho SP-LA via Dallas, ao inves de SP-LA via Lima. Eles me informaram dessa mudança com menos 24 hrs de antecedencia por email(pois era um problema pontual) mas ao chegar no balcao da AA já estava tudo reservado e pronto para meu embarque, nao tive um probleminha sequer!

    Indico a LAN para quem precisar, podem voar tranquilos!

  • Florisvaldo

    gostaria muito de fazer uma viagem,pela lan,meus amigos disseram-me que estar a bordo da lan,é como se estivessem na sua sala de tv,uma sensação de bem estar e tranquilidade.

    • Simeon

      Gostaria de saber como e a volta por brasilia, o sistema de alfandega e fiscalização. é como SP?

      obrigado

      • OFS

        Realizei esse vôo em outubro (BSB/LIM/BSB) e, quanto à alfândega, posso dizer que é MUITO mais rigoroso que em São Paulo. Tenho amigos que estiveram em vôos em datas diferentes no mesmo trecho e afirmaram o mesmo. Entretanto, os funcionários da Receita/PF encarregados são extremamente polidos e gentis.

        Acrescentando, meu vôo realizado em outubro tinha alta ocupação, 100% dos lugares ocupados na ida e, pelo menos, acima de 80% na volta.

        Já o avião usado, apesar de novo, achei um pouco apertado, inclinação do assento das menores que já presenciei.

        Por fim, refeição e serviços do pessoal da LAN foram excelentes, das melhores que já tive em cias. aéreas.

        • Jörg Bliesener

          Bem, considerando os comentários dos outros leitores, declaro a minha observação sobre a comida como comentário pessoal. Se vocês gostam da comida, aceito este voto e não vou reclamar mais. Bem, gosto é uma coisa pessoal mesmo, né?

      • Aglailton

        Simeon,

        realizei BSB – MIA – BSB via Lima. Cheguei em um sábado e a alfândega de BSB não parou ninguém. Isso varia muito, mas teoricamente tende a ser mais rigorosa por ainda ter poucos vôos em BSB.

  • Aglailton

    Ah, só mais uma coisa: o que me salvou das filas da LAN do check in em Miami foi ter feito web checkin. Fiquei 10 minutos na fila, caso contrário ficaria umas 2 horas….

  • Sara Cota

    Gostaria de narar a minha experiência com a Lan, o contrario da matéria só tivemos problemas (grupo de 5 pessoas), saimos de confins no dia 31/10/2010 com destino a bariloche-argentina. o trecho confins-buenos aires foi operado pela tam (transito normal, troca de aeronave em sao paulo, alfandega novamente em sao paulo)mas nao estamos aqui para falar da tam.Continuando, em seguida tivemos que fazer o check-in em buenos aires para bariloche via lan. A diferença dos voos eram tranquilas chegamos 12h em buenos aires(aeroparque) e o outro voo sairia as 17:10.Porem tinha uma fila gigantesca para o check in da lan em buenos aires, ficamos 2h e 48 minutos em pé na fila esperando para fazer o check-in , quando chegamos ao balcão nos informaram que o voo estava atrasado e só saimos 18:50 (quase 2 horas de atraso)sem lugar para sentar no aeroporto ficamos literalmente em pé na fila.

    quando foi no dia 14/11/2010 foi a temida volta, saimos de bariche num voo lan para buenos aires. Check-in normal, filas normais.

    quando chegamos 01:13 em buenos aires nosso voo lan previsto para 05:55. O voo não constava no painel de decolagens. Procuramos a lan,e que por sinal não tinha ninguem lá trabalhando. Por sorte estava chegando um voo da tam e como compramos o voo da lan em parceria com a tam o atendente nos informou que esse voo da lan foi cancelado por falta de numero de passageiros minimos e que por tam/lan terem parceria voariamos num voo tam para sao paulo. ou seja , não nos ligaram, nem mandaram e-mail e nem nada avisando da mudança. total descaso.

    Comida :Nos voo de buenos aires/bariloche e bariloche buenos aires, foi servido suco/refri e para comer somente biscoitinhos 1 doce e 1 salgado (tipo gol ou pior), nada desse lanche bonito da foto. Acho que fomos muito azarados então???!!! ouuu vcs tiveram muita sorte!!

  • Renata

    Essa matéria só pode ser brincadeira.

    Eu estou tentando conseguir algum tipo de cooperação da Lan Chile há um mês e não consegui nada ainda.

    Minha experiência:

    Meu vôo para NY atrasou 3 horas para sair de São Paulo, o que fez eu perder a minha conexão em Lima, Peru. Ao chegar lá, várias pessoas foram direcionadas ao hotel para pegar o primeiro vôo da manhã para NY, e me mandaram para SAN FRANCISCO (outro lado da costa, jesus) para pegar um vôo da Delta para NY. Eu cheguei a NY 5 horas depois das pessoas que ficaram no hotel, além disso eu tive que pagar despesas como check in de bagagem da Delta, pois eles não fazem check in de bagagens sem pagar, o que me custou 50 dólares. além disso, tive que mudar minha passagem de volta, pois não tem condições de uma pessoa pagar tanto por uma passagem aérea e ficar lá apenas 3 dias, o que resultou em uma multa para mudança de retorno e uma bronca do meu chefe.

    Eu não sei porque me mandaram para San Francisco. Não sei porque não me puseram em um vôo da TAM direto para NY (porque tinha lugar, eu chequei TODAS as companhias aéreas quando estava esperando as 3 horas para voar). E não sei porque não me responderam até hoje. Eu abri um chamado com a Lan quando ainda estava nos EUA (31/10). Eles me mandaram um e-mail que não fazia sentido algum, o que me fez escrever um e-mail enorme em resposta explicando exatamente o que aconteceu comigo, porque acredito que eles não tenham entendido direito, e ainda não recebi resposta alguma. Além disso, fui tratada com absoluto desprezo pelos funcionários da Lan, mesmo quando eu estava chorando querendo saber porque eu tinha que ir para San Francisco. Odeio o descaso da Lan Chile, e nunca mais viajo pela companhia, mesmo que eu tenha que pagar um pouco mais para não viajar com eles.

  • Danillo

    Ia fazer o trecho BSB-LIMA em janeiro e mandaria para vcs… mas que bom que já fizeram hehehe

  • Danillo

    Não acredito!! Vou fazer meu primeiro voo internacional e imaginei que ia naqueles grandes aviões, e acabo de saber q é um A319 que nem tela individual tem… fala sério!

  • Leonardo (Melhores D

    Renata, nós apenas relatamos a nossa experiência em 8 voos. Mas é claro que nem sempre é assim.

  • Letícia

    Pelos relatos, parece que é um bom vôo. Fiz o vôo inaugural da AA, Bsb-Miami e achei péssimo. Os aviões são velhos, o serviço deixa muuuuuito a desejar. Voei de Miami a LAX com a própria AA e o avião era melhor do que os aviões que eles colocaram para fazer a rota Bsb, é um descaso. Na volta foi um tumulto, o vôo atrasou quase 2 horas prá sair de Miami, deu overbooking e eles ofereceram bônus para os passageiros viajarem em outro dia, alguns passageiros aceitaram e tiveram que retirar as malas desses passageiros, resultado, atraso no vôo. Agora a TAM comecou a voar direto de Bsb, teremos mais opções. Vamos ver!!!

  • Júlio

    Leonardo,

    Muito bom o relato. Já viajei de Lan umas 6 vezes e em todas tive bons voos.

    Apenas uma correção: a idade média da frota de B767 da Lan é de 8,8 anos, sendo portanto, mais antigos que os A319, em média. No entanto, os B767 tiveram o seu interior renovado recentemente, e por isso, aparentam ser mais novos.

    Abraços

  • Vitor

    Muito legal, a LAN é uma empresa muito boa.

    Recentimente voei pela LAN de primeira classe. Tirei umas fotos bem legais. Se você quiser posso te passar e contar melhor como é.

    • Rodrigo

      Você fez qual rota? Escreva o seu depoimento sobre a viagem, coloque fotos e envie para o site.

  • Rafa

    a argentina enfrentou um mini caos aereo nos ultimos 2 meses devido a greves de aeroportuários e reforma do AEP. então, temos que ser compreensivos e não dá pra julgar a lan por esse episódio pontual. a lan é com certeza a cia aerea mais profissional da america latina. num voo EZE-SCL que fiz 2 anos atras, a decolagem foi atrasada em 1h por causa de ventos desfavoraveis e o pessoal da lan imediatamente distribuiu aos passageiros vale-alimentacao e cartao telefonico internacional. no brasil acontece coisa parecida??

  • Rafa

    é preocupante o baixo load dos voos internacionais em bsb. mas esse bsb-lim sendo operado por 2 cias aereas, nao podia dar outra coisa. a lan deveria deixar essa rota com a taca e abrir um bsb-scl ou bsb-eze/aep. mas o complicado eh que apesar de bsb ser um hub natural do centro do pais, fica mais barato fazer conexoes em gru do que em bsb, entao o pessoal do resto do pais faz conexao lah e nao aqui

  • carlos

    Leonardo

    Gostaria muito que publicasse em MELHORES DESTINOS, o signicado das abreviaturas das cidades, usadas pelas companhias aéreas. Sou neofito no assunto e não poucas vezes me perco nessas abreviaturas, por não saber a quais cidades se referem. Creio que isso possa ajudar os viajantes novatos como sou. Muito grato pela gentileza.

  • igor

    Quer um vôo Internacional? Faça GRU – Hong Kong pela Qatar ou China Air lines/Emirates… bem melhor

  • igor

    Acho que essa linha não continua, tem muito vôo pra LIMA num lugar só !

    Aqui em Porto Alegre temos somente 3 voos semanais para LIMA pela TACA! Até agora a ocupação está boa, pois a TACA pretende manter os vôos que já têm 1 ano no trecho!

    Ancioso pra COPA AIR estreiar aqui e voar POA-GUADALAJARA!

  • Gisele

    Também já voei de Lan por 2 vezes: LAX-SCL-GIG, gostei muito do atendimento, do avião, das opções de filmes, até da comida. Assino embaixo e recomendo

  • Vitor

    Eu fui de São Paulo até Santiago. Aqui não tem como postar, mas se o Leonardo quiser eu mando pra ele. Para eu não precisar mandar a toa. Eu se alguem quiser saber também posso mandar.

  • carlos

    Leonardo

    Muito obrigado pela gentileza de enviar a relação dos aeroportos do Brasil.

  • Lycurgo Tostes

    Fiz um vôo Miami/Brasília recentemente e cheguei pela manhã. A fiscalização da receita federal me pareceu mais rigorosa, ainda que pouquíssimos passageiros fossem parados para verificação manual das bagagens. Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de que TODAS as bagagens de TODOS os passageiros passaram por aquelas esteiras com raios-X ! Será que estavam procurando eletrônicos com note/net-books?

  • Paulo Bernardes

    Minha experiencia com a LAN foi pessima…voo atraspu, perdi conexao, pagaram jantar em Santiago de 10 dolares e me colocaram num hotel onde a agua era 5 dolares, solicitaram que estivesse pronto as 6 am e so chegaram as 8am para buscar no hotel. Num outro voo cheguei no aeroporto em Lima com 1:30 antes do voo, com webcheck in realizado, e ja tinham fechado o despacho de bagagem, tive que entrar com todas as malas e dispensar todos canivete suico e bebidas que tinha comprado…tive tb meu relogio roubado na Ilha de Pascoa. Achei a LAN horrível…bonitinha mas ordinária

  • carolnl

    Ai, nem brinca! Eu vou voltar nesse vôo dia 1o agora – ia voltar dia 2, mas como preciso MESMO estar no trabalho dia 3, preferi antecipar a volta em 1 dia. Se tiver algum problema, vou ter que brigar pra estar aqui!

    Leo, eu tirei fotos e etc no meu vôo BSB-MIA. Posso escrever minhas impressoes, mas a volta é só em janeiro…

    • Leonardo (Melhores D

      OI Carol, tem um leitor que voltou na semana passada e me disse que vai fazer. Vou conversar com ele pra confirmar.

  • ana

    há alguma diferença entre a Lan Chile e a Lan Peru?

    • Leonardo Marques

      Explicando se forma simplificada, a LAN Chile é a dona das outras LAN entre elas a LAN Peru.

  • thiago

    COlegas, qual o avião que faz o trecho lima-miami?

    • Leonardo Marques

      767

  • Fabiano Santos

    A grande maioria das empresas têm estrutura e condições de fazer voos corretos. O importante é ver como é a gestão quando há um problema. Neste ponto a LAN é uma tragédia!

    O voo Sao Paulo – Lima do ultimo dia 28 de janeiro teve um atraso superior a 8 (oito) horas. Somando as duas horas que somos obrigados a chegar com antecedência, foram mais de 10 (dez) horas de aeroporto. No check-in informaram um atraso de 3 horas e deram um merou voucher para o pior restaurante de Guarulhos, e depois só foi aumentando a previsão na tela, sem qualquer informação por parte da empresa. Um descaso total. Mas isso era aperitivo… a volta foi bem pior. Duas horas antes do horario previsto para check-in recebi telefonema da LAN informando que o voo estava com 3 horas de atraso. Voltei a ligar para confirmar se o check-in também estava com atraso e fui informado que sim, que poderia fazer o check-in à 1:40 para o voo, que seria às 3:40 (já com o atraso). Resultado: houve overbooking e informaram que nos transfeririam pro mesmo voo do dia seguinte, ou seja, com 24 horas de atraso. Tudo isso com um tratamento mal educado e mal humorado por parte de todos os atendentes. Ofereceram vouchers de hotel e restaurante, além de uma compensação financeira irrisória diante de toda a situação. Em nenhum momento se esforçaram para resolver o problema, que era nos mandar de volta a Sao Paulo na 1ª oportunidade, uma vez que deixamos claro que nao poderiamos esperar 24 horas, pois teríamos que trabalhar. Fomos obrigados a comprar bilhetes e fazer o retorno em outra companhia, sob custa de perdermos dia de trabalho e evento familiar. Enfim, impossível viajar por essa empresa novamente. OBS.: já havia passado por situação de overbooking com a Air France. De qualquer forma é horrível, mas a gestão do problema lá foi feita: conseguiram nos colocar em outro voo quase no mesmo horario (com a diferenca que foi preciso fazer conexao) e deram uma compensaçao financeira decente pelo inconveniente.

  • Henrique

    Engraçado, tenho alguns amigos que fazem esta rota BSB-LIM e me disseram que os voos estão cheios!

    E discordo com o amigo ali em cima, o load de passageiros em BSB é altíssimo!

  • Renata

    Bom, há opiniões e opiniões. Eu sempre ouvi falar bem da Lanchile, tanto que, principalmente por causa dos preços baixos, acabei programando minha viagem BSB/MIA pela Lan. Viajo dia 12 de março e retorno (ou retornaria) dia 27 de março. No entanto, hoje, resolvi verificar minha reserva pelo site da Lan e fui surpreendida. Meus voos fazem conexão em Lima e o voo da volta foi alterado para 24 horas depois sem que ninguém tivesse me comunicado. Detalhe, estou viajando em família, somo um grupo de 11 pessoas, sendo que 5 são do Rio de Janeiro e perderão o voo de volta ao Rio pelo cancelamento do voo da Lan. Liguei para tentar encontrar uma solução, os atendentes foram muito solicitos, me deram a opção de escolher ficar mais uma noite e um dia em Miami ou em Lima, mas que não podem fazer nada com relação ao voo BSB/SDU perdido. estou tentando conseguir com eles que coloquem essas 5 pessoas num voo direto MIA/GIG.

    Espero que após a viagem possa postar um outro relato aqui, mas de satisfação e não de decepção.

    Obrigada a todos pelas informações, são muito úteis.

  • jorge panayotis

    Minha avaliação geral da Lan é nota 7(de 1 a 10)viajei nela de BSB-Lima em Dezembro passado (17)voo 100 % lotado,no aeroporto de Brasilia espera de 2 horas para abrir cheque pela dignisima Policia Federal pois sendo o primeiro voo intl saindo nao tinha plantao. o Check in da Lan sem problemas(eu fiz web checkin previo)chegada e estadia em Lima sem problemas,a seguir fiz conexao de Lima-Tacna pela Lan Peru,tambem sem problema algum ,porem o aeroporto de Tacna parece com o meu aqui de Vitoria,sem sanfonas e pequeno sem acomodações suficientes,voo lotado 99%. O retorno 30 dias apos (janeiro 2011)alguns problemas,o voo Tacna-Lima atrasado 2 horas,voo lotado 100%,em chegando em Lima meu voo Lima-Bsb ja estava na ultima chamada,pedi auxilio ao pessoa da Lan em Lima e nao moveram uma palha,tive que enfrentar fila para a Policia de Imigraçao Peruana(ligeiro bateboca)e consegui pegar o voo de retorno Lima Bsb ,voo lotado 100% pois aqui encheu com brasileiros vindo de Miami,por tud isso minha avaliaçao é 7.Outrossim a rota Bsb-Lima de dia é linda e com tempo bom passa por cima do Lago Titicaca (o mais alto do mundo). A passagem ficou em conta pois peguei promoção(noticiada no Melhores Destinos)aprox R$900 ida e volta Bsb-Lima-Tacna-Lima-Bsb

  • Olha, foi o pior voo de ida e de volta em toda a minha vida. Resumindo a história, um voo de 17 horas, demorou quase 30 horas ainda fomos para São Francisco que não era nosso destino final, e tivemos as malas extraviadas (chegaram depois de 2 dias no aeroporto).

    A volta foi cheia de atrasos também e eu deveria chegar no Rio de Janeiro domingo, cheguei apenas segunda a noite. A LAN falou que a conexão não nos esperou e fomos forçados a dormir em Buenos Aires, resumindo. Não aconselho a LAN nem este trecho para ninguém.

  • Claudio

    Renata, tive exatamente o mesmo problema que você. Atraso de vôo em SP, perdi a conexão em Lima para NY e me mandaram para SFrancisco onde de um voo da Delta cheguei ao destino, perdendo praticamente um dia do feriado. Na volta novamente tivemos atrasos e trocaram meu voo em Santiago sem me informar. Da mesma forma fiz reclamações com a LAN que nunca respondeu.

  • Marcos Loureiro

    Vitor, eu tenho interesse. Vc poderia postar? Obrigado.

  • jair gomez

    pelo menos 5 x por ano viajo ao Peru pela LAN e nunca tive problemas em relação a atrasos na partida de GRU, mas ja enfrentei inumeros problemas de conexão de Lima para as cidades de meus destinos, principalmente nas conexões de chegada a Lima

    faço os trechos: GRU/LIM/CUZ e GRU/LIM/AQP

    e os voos entre Lima a Cuzco e Lima a Arequipa sempre saem com atrasos do Aeroporto Jorge Chavez, ja fiz este mesmo trecho GRU/LIM com a TAM pra pegar a conexão Lan para os meus trechos de destino finais, mas não adianta, o problema é operacionall no aeroporto de Lima. na volta entre CUZ ou AQP para Lima não ha estes atrasos, gostaria de saber porque acontece isso, pois as conexões para estas cidades só acontecem quase 5 ou 6 hrs depois que o avião chega a Lima e ainda por cima acontecem estes atrasos é de doer. Esse é meu protesto, no mais como cordialidade dos funcionários, avioes e alimentação são bem razoaveis bem melhores que a TAM, COPA ou TACA que fazem este trecho GRU/LIM

  • Fernanda

    Amigos, estarei indo de São Paulo para Orlando agora em Fevereiro (13) pela LAN CHILE, queria saber dos amigos, se existe alguma dica de qual poltrona poderia ser mais espaçosa.

    Obrigada.

    Fernanda.

  • Ciro Trindade

    Olá. Estou tentando a comprar o trecho GRU-MIA pela LAN. Como é a descida no aeroporto de Lima? Digo, a alfândega lá revista as malas? Há notícia de extravio de bagagens naquele aeroporto?

  • Claudia

    Sou chilena e moro no Rio ha mais de 5 anos. Juro que não é porque seja uma companhia da minha terra, mas viajo pelo menos duas vezes por ano, já experimentei tooodas as companhias e sempre a melhor em todos os aspectos foi a LAN. Existe uma informação que não é plausível de ser avaliada e é a qualidade dos pilotos, a maioria foi treinada na força aérea do Chile e logo passam ao mercado comercial… isso me da uma confiança absurda. Enfim, fã total.

  • Daniele

    Ola! Eu e meu marido compramos passagens da LAN de Buenos Aires para Bariloche, e volta. Alguem ja fez esse trajeto e sabe dizer se e bom ? Me preocupo com os horarios, pois chegaremos em Buenos Aires as 17:45 e 19:20 hs. temos que pegar outro voo no Aeroparque da Aerolineas Argentinas para SP.

  • jacinto ferreira nun

    estou viajando a buenos aires em novembro e sairei de joão pessoa com a tam e depois farei conexão na lan por isso gostaria de saber sobre atendomento aeronáveis e tripulação atenciosamente.

  • Beth

    Vou viajar em fevereiro para los angeles,com conexão no Panamá.Qual o tipo de avião da lan?

  • renata

    Voei pra Lima em julho. O voo de ida, com um 767 foi perfeito. Viajei com meu irmão e não conseguimos sentar juntos. Antes de embarcar uma aeromoça notou que estávamos separados e o rapaz ao lado do meu irmão também estava separado da namorada. Ela arrumou ali e aqui e nos colocou juntos e ajudou o rapaz também. A aeronave novinha, tudo limpo, muitos filmes novos, jogos, muitos cds pra fazer uma seleção musical personalizada. Cadeira confortável, cobertor, travesseiro, as aeromoças sempre sorridentes… O jantar foi ravióli de queijo/frango com molho. Uma torta deliciosa de sobremesa, pão e manteiga. Os talheres não eram de plastico, como em outros voos. Depois foi servido um vinho pra quem quisesse. NADA de turbulência o que foi muito bom, pra quem tem panico de voar como eu. Enfim… na volta, era o msm 767, mas quando estávamos sentados, prontos pra decolar, o avião voltou e pediram que ficássemos sem cintos pq o avião ia passar por um reparo. Depois de uns 15 min uma moça foi reclamar e com um principio de tumulto eles nos tiraram do avião. Esperamos uns 50 min e voltamos. Bom, voar depois disso é um pouco tenso. Mas apesar do problema, o voo foi tranquilo como o outro.

  • livia

    gostaria de saber como funciona o sistema