Como é voar na Korean Air

Denis Carvalho 13 · fevereiro · 2014

A Korean Air é a companhia de bandeira da Coreia do Sul e também a a maior empresa aérea do país. Ela voa para mais de 115 destinos, incluindo São Paulo, de onde tem um voo para Seul com conexão em Los Angeles – até o fim do ano passado ela era a única companhia que fazia a rota direta do Brasil para a cidade da Califórnia. Nosso leitor Lucas Haither fez o voo com a Korean de São Paulo a Los Angeles e relata como é voar com a empresa, que é considerada uma das melhores do mundo!

Sempre fui e voltei de Los Angeles pela Korean Air. Na última vez foi minha estreia no avião Boeing 777-300ER (77W). 

avaliacao-Korean-air

Estava planejando um passeio até Los Angeles para minhas férias e vi que a Korean estava em promoção aqui no Melhores Destinos. Decidi comprar pelo Submarino Viagens, e ocorreu tudo certo e sem qualquer problema. Já comprei direto pelo site deles, na época só era em inglês e foi tudo bem também, a diferença é que já se escolhe o assento na hora da compra.

Check-in e embarque

O check-in foi bem rápido e fácil de achar, a fila levou uns cinco minutos e o processo em si cerca de dois minutos. Só precisei apresentar o passaporte e o cartão de milhagem da Korean Air e já acharam: coisa de segundos e sempre bem educados.

Jpeg

Na bagagem, a Korean Air é um pouco complicada, pois na econômica eles não aceitam a terceira mala despachada e também não deixam passar qualquer coisa dos 32 quilos, nem se quiser pagar pelo excesso ou implorar! Já tive grandes problemas com isso, pois descobri em uma outra viagem a LA. Não teve jeito: tive que comprar uma mala no aeroporto e desfazer de coisas no meio do terminal. Sorte que minha irmã estava no aeroporto comigo e iria ao Brasil em outra data, ficando com a mala que “desfiz”.

Só consegui marcar assento no site da Korean Air na passagem comprada pelo Submarino no voo de volta, para o de Ida não consegui, teve de ser feito no aeroporto.

Jpeg

O embarque foi como costumeiro, o pessoal acima da econômica primeiro, com direito a fila separada. Quem faz parte do programa de milhagem tem direito a embarque prioritário se atingir um certo número de milhas, coisa grande!

O embarque da econômica é dividido em duas partes em São Paulo, baseado na posição do assento em que você está, sendo assim, o pessoal do fundo entra primeiro e depois os da frente. Já em Los Angeles, não teve nada disso, econômica era uma fila única. Porém, isso deve ter ocorrido porque o voo de GRU-LAX estava lotado, sem nenhum assento livre e já o de LAX-GRU estava 70% ocupado.

Jpeg

Avião

O avião, um 777-300ER, estava limpíssimo, e já contava com travesseiro, cobertor, garrafinha de água e um nécessaire com escova e pasta de dente, fones de ouvido e um chinelo descartável. Os assentos já contavam com porta USB para se plugar o cabo dos smartphones para recarga.

Jpeg

Muito espaço para as pernas e tudo bem organizado, estão de parabéns na limpeza. Tem luz individual para quem gosta de ler durante o voo, os assentos reclinavam e tinham aquelas “orelhas” dobráveis para segurar a cabeça durante um cochilo e outro.

Jpeg

A configuração dos assentos é a 3-3-3, bem decente quanto a espaço e disposição dos banheiros.

Serviço

Sempre me encantei pelo serviço da Korean, pois todos estão sempre sorrindo e tentando te ajudar ao máximo, mesmo quando há algum problema de comunicação. Aliás, é onde pecam, pois só falam inglês e coreano – quem não fala inglês sofre um pouco. Um casal de senhores sentados na minha frente não falava e passou um aperto no começo até que a comissária perguntou se eu podia ajudar, o que fiz.

Eles têm uma comissária que “fala” português, mas não cheguei a achá-la, devia estar ocupada, pois eu via sempre as comissárias pedindo em inglês mesmo (para quem não falava inglês/coreano) um minuto que eles iam chamá-la para ajudar.

Jpeg

Sempre atenderam aos pedidos dos passageiros, e sempre, mas sempre mesmo, passavam servindo vinho, sucos, café, chá e água pelo corredor. Também passaram perguntando se queríamos aqueles plugues de ouvidos. As comissárias passam fechando as janelas para o avião ficar no escuro e o pessoal descansar.

Refeições

As refeições são duas completas, almoço e jantar, e amendoim e suco durante o voo. Sendo que foram as mesmas opções na ida e na volta.

Logo após a decolagem, já passaram servindo as bebidas e um pacotinho de amendoim. As bebidas eram sucos (laranja, tomate, maracujá), refrigerantes e vinhos, mesmo na econômica. Tudo era servido em copinhos plásticos, bem resistentes. Até um lenço para a higienização foi oferecido.

Jpeg

Depois, foi servido o almoço e bebidas, as opções eram frango ou bibimbap, prato típico coreano, para a comida. Eu escolhi o bibimbap e adorei! Realmente supera as expectativas, só vale avisar que se usar toda a chili paste (pimenta que vem no tubinho) fica bem apimentado, é legal ir experimentando aos poucos.

Jpeg

Com ele acompanha, laranjas para sobremesa, arroz, sopa de algas, picles temperados, um tubo de pimenta em pasta e um bowl com vegetais picados. O segredo é misturar tudo, menos as laranjas =). Após o almoço eles servem chá e café com creme.

Jpeg

No “jantar”, as opções eram massa, frango ou carne. Fui de frango e estava excelente novamente, ninguém diria que é comida de avião. Acompanhavam o prato iogurte de blueberry, um muffin delicioso com gotas de chocolate e frutas picadas. O frango era com cogumelos, devia ser portobello pelo tamanho, cenoura, cebola, molho e arroz. Detalhe é que os talheres são de metal em todas as refeições! Novamente, café com creme e chá.

Entretenimento

Antes de entrar no avião eles já distribuem jornais, tinha o Estado de SP, um coreano e Los Angeles Times. Dentro do avião temos as clássicas revistas, opções em inglês e coreano.

Entretenimento-korean

No monitor acoplado ao assento da frente temos filmes – alguns lançamentos já estavam lá, episódios de seriados como Two and a Half Men e Friends, documentários, reportagens e programação infantil. Alguns tinham as opções de serem dublados ou legendados em português e tudo on demand. Havia opções de jogos entre os passageiros, até Tetris Multiplayer havia para ser jogado!

Jpeg

Ainda tínhamos as opções de mapas, onde eram exibidos velocidade, altitude, bússola, mapa do fuso horário e imagens de duas câmeras, uma mostrando abaixo e a outra a frente do avião, tudo sem parar de funcionar. As opções para controlar eram touchscreen e um controle que tinha um gamepad na parte de trás. Som por fones de ouvido.

 Incidentes

O único incidente foi a ocorrência de turbulências perto da América Central, com direito a desvios de rota, tanto na ida quanto na volta. Voamos a maior parte a 39 mil pés. Não considerando o problema com as malas aqui.

Chegada

O pouso foi bem suave mesmo, tudo tranquilo e sem problemas. Nem dava para sentir a aeronave descendo. Só para destacar, uma vez, também pela Korean Air, o piloto descia de 3 mil pés por vez, aquilo foi um péssimo pouso nesse quesito, haja estômago!

Jpeg

Como sempre, em LAX, a demora na imigração com a chegada de vários voos internacionais. Demorou cerca de duas horas para ser feita, mas foi tranquila e com educação, não vi ninguém tendo problemas ou indo para a salinha.

As malas já estavam lá há séculos, a fiscalização também foi rápida, cerca de 15 minutos depois da imigração já estava do lado de fora do aeroporto.

Já em SP, no retorno, a imigração foi rápida, porém as malas levaram uma hora para aparecer, a Receita foi tranquila, só passando pela moça olhando as malas… Nenhuma mala danificada, rachada ou extraviada: excelente!

 Dicas

As dicas ficam quanto à bagagem: não pode levar mais de 32 kg em cada mala e não pode ter extra. A de mão não foi pesada, nem a mochila. Nenhuma mala foi medida.

Experimente o Bibimbap! As aeromoças ensinam a misturar caso tenham dúvida.

O voo é excelente, uma pena ter um preço um tanto salgado na maioria das vezes.

Korean_Air_Boeing_777

Conclusão

É realmente um voo cheio de mimos, comissárias sorrindo, avião limpíssimo e bem servido quanto ao número de funcionários. As refeições estavam todas ótimas, até o muffin estava delicioso! Só precisam melhorar no quesito português, pois até os anúncios (quando o piloto não é brasileiro, na ida geralmente) são feitos por uma gravação em português. As comissárias não falam nada mesmo. No final das contas é uma empresa muito boa para se chegar a LA, principalmente se tiver em promoção!

Agradecemos ao Lucas por essa fantástica avaliação, que certamente deixará muitos leitores ansiosos para voar com a Korean ou saudosos de suas viagens com a companhia. Veja todas as nossas avaliações de companhias aéreas nesse post ou no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde a Korean é a quarta melhor companhia, com média 9,2!   

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Otavio

    Turbulência e que se desceu a 3000 pés/ min não é política da compania aérea. Tem mais a ver com controle de tráfego aéreo, não dá pra influenciar na avaliação da compania…

    • Paula

      Negativo, amigo. A descida é por conta do piloto.

      • É por conta do piloto desde que o controle autorize, caso contrário o mesmo terá que seguir as ordens do C. de tráfego.

  • Claudia

    Lendo seu relato deu uma vontade de viajar nela… Realmente a Korean é muito elogiada.

  • Cristina

    Realmente uma companhia aérea para ser elogiada, pois voei do Japão ao Brasil e o atendimento e suporte no aeroporto de Seul foram todos perfeitos,..

  • Andre Brandao

    Muito legal. Alguem sabe se o voo da American Airlines para Los Angeles tambem tem esta restrição de bagagens?

  • Danielsson

    Bom relato. Gostei da parte do Tetris, sou viciado nesse jogo. hehehe

  • Mari

    Olha, a Korean é show de bola, dá um banho das cias americanas e na tam então, nem se fala kkk
    Só discordo do Bibimbap! ODIEI!

  • Giovanni

    Ótimo relato. Só um detalhe, como já dito pelo colega de cima, isso da Vertical Speed não tem a ver com o Comandante nem com a Korean, e sim o controle de tráfico aéreo. Quanto mais perto do aeroporto começa a descida, mais acentuada, consequentemente mais desconfortável, será a mesma. Fora isso, parabéns pelo excelente report 😀

    • Mark

      “Tráfico aéreo”? kkk

      • Giovanni

        Errei, AHAHA'

    • Paula

      Desculpa, gente, mas vcs estão viajando. A razão de descida empregada pelo comandante é a critério dele. No máximo o controle de tráfego aéreo questiona SE o piloto tem condições de empregar determinada razão de descida (e é raro isso ocorrer, visto que sabe-se que é desconfortável para os passageiros uma razão maior que 2000 pés), e o piloto pode aceitar ou não.

  • Bacana! Nao imaginava que a "Cia da PEPSI" era tao boa assim…rsss

  • André

    Acho ridículo isso de ficarem mandando fechar as janelas. Não é problema só da Korean. Se comprei assento na janela, certamente é porque quero ver o exterior. Se não quisesse, comprava na fila do meio…

    • Mari

      Brasileiro sem educação detected.

    • Yasmin

      Enquanto vocês acham que é um desrespeito para quem está ao lado da janela, acredito que é um forma de respeito para quem NÃO está na janela.
      Quase sempre tem alguém que adormece e deixa a porcaria da janelinha aberta, e daí quando nasce o sol, fica incomodando os outros e não tem como ir até lá e mandar a pessoa fechar a janela, sempre tenho que colocar algo nos olhos pra tentar dormir com a claridade. Tem que deixar de egoísmo nessa onda de "eu comprei na janela e faço o que quiser com ela", você não está sozinho no avião.

  • Felipe

    Também acho ridículo esse negócio da janela…sempre que posso viajo em janela, sou viciado em paisagens. Para mim isso é imperdoável…a companhia pode ser perfeita nos outros aspectos, mas a janela tem que ser livre! Emirates também faz isso, é muito sem noção! Já vou evitar a companhia só por causa disso. Deviam voar num avião sem janelas então, se é pra deixá-las fechadas justamente durante o vôo, que é o melhor momento de usálas!

    Obrigado pelo relato e por ter-nos alertado sobre essa questão das janelas.

    • Dênis Colli

      Depende muito, nos ultimos voos que fiz, cochilei durante um periodo, e quando acordei a janela estava fechada, acredito que fecharam para meu conforto…
      Pior a Avianca que durante pousos e decolagens obriga a deixar aberta a persiana… Minha mãe morre de medo de avião e sempre a coloco na janela para ir se acostumando, etc… Durante pousos e decolagens ela abaixa a persiana para nao ver e poder ficar mais "relaxada" se isso for possivel pra ela… Depois da decolagem ela abre e apreciana vista.
      Num voo longo acredito que muitos durmam, por isso fecham as persianas…
      Eu particularmente so viajo na janela, somente em raras excessões (familia, amigos, upgrade) viajo no corredor… Então janela sempre aberta 🙂

      • Felipe

        Sim, mas VOCÊ é que opta pela janela aberta…agora se os comissários saem fechando tudo e não deixam abrir daí complica…isso é que acho chato…se a pessoa optou pela janela ela tem que ter o direito de deixar aberta.

      • Clérison Santos

        A questão da obrigatoriedade da janela aberta nas decolagens e pousos é uma norma de segurança, é pra se caso ocorra uma emergência tripulantes e passageiros tenham uma clara visão do cenário no exterior do avião e possam tomar a melhor decisão

        • Dênis Colli

          Clérison é uma "recomendação" de segurança não uma obrigatoriedade.
          Todos nos sabemos que pousos e decolagens são tidos como os momentos mais perigosos de uma viagem.
          Para você ter ideia na asia a JAL permite decolar ate com a poltrona levemente reclinada, a United tem assentos que você senta de costas para o nariz do avião(voa de costas), nos estamos unidos é permitido o uso de celulares em todas as partes dos voos, e a Delta tem usado iPads em alguns voos para anotar os pedidos dos passageiros, etc. American Airlines já usa iPads no cockpit das aeronaves com informações diversas sobre as condições do tempo, liberação de esteira, passageiros a bordo, conexões, etc…
          Acredito que depende do "humor" da cia aerea.
          Felipe quanto ao caso de ter que manter fechada, se acontecer comigo, terei problemas, não por ser "brasileiro mal educado" e sim por direito de escolha, etc… Mas bom senso também viaja comigo, claro!
          Abs

        • Cookie monster

          janelas abertas em pouso e decolagens é prerrogativa de segurança. São momentos especiais do voo e requerem visualização da área externa… Janela fechadas no nascer do sol são apenas gentilezas aos passageiros ao lado que não precisam acordar pq o pax da janela está dormindo e não se importa com claridade… Bom senso e educação sempre, mas acho que brasileiro que tem janela tem o mundo aos seus pés… Rs desculpa galera na é tão pequeno… E outra nenhum comissário faz isso durante o voo todo, são momentos do voo… Falando nisso, Bora prestar atenção no que se fala e no que está escrito por favor! Vcs não são bebês!!!

  • Wagner Brito

    Também não entendi esse lance das janelas. É regra? Eles só fecham pelo fato de a maioria estar dormindo? Sempre que viajo de avião, opto por escolher um assento da janela, pois amo ver paisagens e ver essa maravilha da física criada pelo homem. Ta parei kkk… Enfim, gostaria que alguém respondesse, se possível. Ahhh… E parabéns pelo relato. Até agora, é a melhor cia aérea para vôos para os EUA e Ásia, com as respectivas conexões.

    • Depois de servido o almoço, eles passam fechando as janelas.
      Mesmo que todo mundo esteja acordado.

      O voo é muito longo, 11 horas, então eles ajudam o povo a dormir.

  • Fernando

    Sugestão ao MD: tenho lido várias avaliações de companhias aqui, e para mim a parte do "espaço para as pernas" é sempre subjetiva, pois muda com a altura do viajante. Tenho mais de 1,90 de altura e este quesito é importante, pois passar 8, 10h entalado não é nada bom. Sugiro que o pessoal coloque sua altura nas avaliações, pois dá uma noção melhor do espaço.

    Parabéns pelo ótimo relato!

    • Dênis Colli

      Fernando, infelizmente qualquer pessoa acima de 1,80m sofre em qualquer voo.
      De preferencia para assentos nas saidas de emergencia, reclinam muito pouco e em alguns casos nem reclinam, mas vc tera mais espaço para as pernas, ou quando for voar, no aeroporto geralmente as cias ofertam a "economica conforto" com preço mais camarada, em alguns casos até gratis ~ não custa tentar…
      Abs

  • Titobosco

    Otimo relato! É uma autonomia de voo incrivel essa do 77W. GRU x LAX non-stop e lotado entao, agora problema é esse desvio de rota, se fosse mais acentuado aí sim, comecaria a preocupar kkkkkkkkkkkk.
    Acredito que a 39k pés nao dê para ver nada além de muitas nuvens e como a iluminacao dos raios solares nao sofre muita interferencia pois a camada comum de nuvens está abaixo, clareia muito mais o interior da aeronave causando desconforto pra quem quer descansar.
    Vindo de Natal pra SSA num voo em pleno amanhecer, notei o quanto isso incomoda, pois tinha janelas abertas para contemplar o nascer do Sol enquanto os raios do mesmo batia sobre a face de quem estava paralelo a janela querendo tirar um cochilo… Usa-se o bom senso. Quer abrir, abra um pouco, mas nao precisa ser tao ëscancarada" e curta sua paisagem.

  • Thais

    Tive péssima experiência na Corean, avião fedido do início ao fim do voo, no horário do jantar então, nem se fala, além da comida horrivel….

    • Ronaldo Cruz

      Pelo jeito voou pela empresa da Coreia do Norte!!!!! Foi a ÚNICA a falar isso.

  • Sonia Conti

    A Korean tambem disponibiliza no site , o catalogo dos produtos a venda a bordo podendo fazer reserva no site mesmo ou no voo ce ida e te entregam no seu assento da volts. Demais.

  • Existe algum voo internacional que deixe passar dos 32kg por mala?

  • Marcus Mor

    Essa questão da janela é um pouco complicada, pois como muitos que relataram aqui, também gosto de viajar observando a paisagem, porém, entendo que muitos outros passageiros aproveitam o tempo para descansar. Acredito que essa medida de fechar as janelas seja baseada em pesquisas, pois a Singapore, uma das melhores companhias aéreas do mundo, também adota esse procedimento, como percebi no voo diurno de Barcelona para São Paulo.

  • José Eduardo

    Bom eu vim num voo de volta da Singapore de BCN-GRU e não havia essa recomendação de fechar as janelas.,em na ida e nem na volta que é um voo diurno.

  • Renata

    Fui para Los Angeles pela korean e fiquei absolutamente encantada com a cordialidade dos funcionários! Todos impecáveis, sempre tentando ajudar, sem cara feia qdo alguém pedia alguma coisa. Banheiros limpos, frequentemente oferecendo alguma bebida entre as refeiçoes… Eu acho que para o bem coletivo, sempre é melhor as janelas fechadas: assim não tem o risco de alguém ficar incomodado com a luz, é melhor para assistir filme. E quem quiser, liga sua própria luz. Só tenho elogios e gostaria que este fosse o padrão das cia aéreas.

  • lefa

    Ola MD, adorei o relato do Lucas, inclusive acabei de comprar uma passagem p LA, pela Corea Air. A passagem foi adquirida pela Submarino, no momento nao consegui fazer a reserva dos assentos. Gostaria que vcs me ajudassem, como fazer isto, direto com a Korea:
    Obrigada.

  • Elaine

    O sobre bagagem a bordo?

  • Matheus

    Que dias da semana são operados voos GRU-LAX?

  • Salvatore Carrozzo

    “adoro” que o povo arrota arrogância e nem repara. “EU comprei a janela”, “EU gosto de ver a paisagem”….dane-se os outros. Cambada de fela, como dizemos na Bahia.

  • Edgar

    Qualquer voo para os Estados Unidos, de qualquer cia aérea, permite apenas que sejam levadas duas malas de até 32kg cada