Como é voar na Korean Air

Denis Carvalho 13 · fevereiro · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Korean Air é a companhia de bandeira da Coreia do Sul e também a a maior empresa aérea do país. Ela voa para mais de 115 destinos, incluindo São Paulo, de onde tem um voo para Seul com conexão em Los Angeles – até o fim do ano passado ela era a única companhia que fazia a rota direta do Brasil para a cidade da Califórnia. Nosso leitor Lucas Haither fez o voo com a Korean de São Paulo a Los Angeles e relata como é voar com a empresa, que é considerada uma das melhores do mundo!

Sempre fui e voltei de Los Angeles pela Korean Air. Na última vez foi minha estreia no avião Boeing 777-300ER (77W). 

avaliacao-Korean-air

Estava planejando um passeio até Los Angeles para minhas férias e vi que a Korean estava em promoção aqui no Melhores Destinos. Decidi comprar pelo Submarino Viagens, e ocorreu tudo certo e sem qualquer problema. Já comprei direto pelo site deles, na época só era em inglês e foi tudo bem também, a diferença é que já se escolhe o assento na hora da compra.

Check-in e embarque

O check-in foi bem rápido e fácil de achar, a fila levou uns cinco minutos e o processo em si cerca de dois minutos. Só precisei apresentar o passaporte e o cartão de milhagem da Korean Air e já acharam: coisa de segundos e sempre bem educados.

Jpeg

Na bagagem, a Korean Air é um pouco complicada, pois na econômica eles não aceitam a terceira mala despachada e também não deixam passar qualquer coisa dos 32 quilos, nem se quiser pagar pelo excesso ou implorar! Já tive grandes problemas com isso, pois descobri em uma outra viagem a LA. Não teve jeito: tive que comprar uma mala no aeroporto e desfazer de coisas no meio do terminal. Sorte que minha irmã estava no aeroporto comigo e iria ao Brasil em outra data, ficando com a mala que “desfiz”.

Só consegui marcar assento no site da Korean Air na passagem comprada pelo Submarino no voo de volta, para o de Ida não consegui, teve de ser feito no aeroporto.

Jpeg

O embarque foi como costumeiro, o pessoal acima da econômica primeiro, com direito a fila separada. Quem faz parte do programa de milhagem tem direito a embarque prioritário se atingir um certo número de milhas, coisa grande!

O embarque da econômica é dividido em duas partes em São Paulo, baseado na posição do assento em que você está, sendo assim, o pessoal do fundo entra primeiro e depois os da frente. Já em Los Angeles, não teve nada disso, econômica era uma fila única. Porém, isso deve ter ocorrido porque o voo de GRU-LAX estava lotado, sem nenhum assento livre e já o de LAX-GRU estava 70% ocupado.

Jpeg

Avião

O avião, um 777-300ER, estava limpíssimo, e já contava com travesseiro, cobertor, garrafinha de água e um nécessaire com escova e pasta de dente, fones de ouvido e um chinelo descartável. Os assentos já contavam com porta USB para se plugar o cabo dos smartphones para recarga.

Jpeg

Muito espaço para as pernas e tudo bem organizado, estão de parabéns na limpeza. Tem luz individual para quem gosta de ler durante o voo, os assentos reclinavam e tinham aquelas “orelhas” dobráveis para segurar a cabeça durante um cochilo e outro.

Jpeg

A configuração dos assentos é a 3-3-3, bem decente quanto a espaço e disposição dos banheiros.

Serviço

Sempre me encantei pelo serviço da Korean, pois todos estão sempre sorrindo e tentando te ajudar ao máximo, mesmo quando há algum problema de comunicação. Aliás, é onde pecam, pois só falam inglês e coreano – quem não fala inglês sofre um pouco. Um casal de senhores sentados na minha frente não falava e passou um aperto no começo até que a comissária perguntou se eu podia ajudar, o que fiz.

Eles têm uma comissária que “fala” português, mas não cheguei a achá-la, devia estar ocupada, pois eu via sempre as comissárias pedindo em inglês mesmo (para quem não falava inglês/coreano) um minuto que eles iam chamá-la para ajudar.

Jpeg

Sempre atenderam aos pedidos dos passageiros, e sempre, mas sempre mesmo, passavam servindo vinho, sucos, café, chá e água pelo corredor. Também passaram perguntando se queríamos aqueles plugues de ouvidos. As comissárias passam fechando as janelas para o avião ficar no escuro e o pessoal descansar.

Refeições

As refeições são duas completas, almoço e jantar, e amendoim e suco durante o voo. Sendo que foram as mesmas opções na ida e na volta.

Logo após a decolagem, já passaram servindo as bebidas e um pacotinho de amendoim. As bebidas eram sucos (laranja, tomate, maracujá), refrigerantes e vinhos, mesmo na econômica. Tudo era servido em copinhos plásticos, bem resistentes. Até um lenço para a higienização foi oferecido.

Jpeg

Depois, foi servido o almoço e bebidas, as opções eram frango ou bibimbap, prato típico coreano, para a comida. Eu escolhi o bibimbap e adorei! Realmente supera as expectativas, só vale avisar que se usar toda a chili paste (pimenta que vem no tubinho) fica bem apimentado, é legal ir experimentando aos poucos.

Jpeg

Com ele acompanha, laranjas para sobremesa, arroz, sopa de algas, picles temperados, um tubo de pimenta em pasta e um bowl com vegetais picados. O segredo é misturar tudo, menos as laranjas =). Após o almoço eles servem chá e café com creme.

Jpeg

No “jantar”, as opções eram massa, frango ou carne. Fui de frango e estava excelente novamente, ninguém diria que é comida de avião. Acompanhavam o prato iogurte de blueberry, um muffin delicioso com gotas de chocolate e frutas picadas. O frango era com cogumelos, devia ser portobello pelo tamanho, cenoura, cebola, molho e arroz. Detalhe é que os talheres são de metal em todas as refeições! Novamente, café com creme e chá.

Entretenimento

Antes de entrar no avião eles já distribuem jornais, tinha o Estado de SP, um coreano e Los Angeles Times. Dentro do avião temos as clássicas revistas, opções em inglês e coreano.

Entretenimento-korean

No monitor acoplado ao assento da frente temos filmes – alguns lançamentos já estavam lá, episódios de seriados como Two and a Half Men e Friends, documentários, reportagens e programação infantil. Alguns tinham as opções de serem dublados ou legendados em português e tudo on demand. Havia opções de jogos entre os passageiros, até Tetris Multiplayer havia para ser jogado!

Jpeg

Ainda tínhamos as opções de mapas, onde eram exibidos velocidade, altitude, bússola, mapa do fuso horário e imagens de duas câmeras, uma mostrando abaixo e a outra a frente do avião, tudo sem parar de funcionar. As opções para controlar eram touchscreen e um controle que tinha um gamepad na parte de trás. Som por fones de ouvido.

 Incidentes

O único incidente foi a ocorrência de turbulências perto da América Central, com direito a desvios de rota, tanto na ida quanto na volta. Voamos a maior parte a 39 mil pés. Não considerando o problema com as malas aqui.

Chegada

O pouso foi bem suave mesmo, tudo tranquilo e sem problemas. Nem dava para sentir a aeronave descendo. Só para destacar, uma vez, também pela Korean Air, o piloto descia de 3 mil pés por vez, aquilo foi um péssimo pouso nesse quesito, haja estômago!

Jpeg

Como sempre, em LAX, a demora na imigração com a chegada de vários voos internacionais. Demorou cerca de duas horas para ser feita, mas foi tranquila e com educação, não vi ninguém tendo problemas ou indo para a salinha.

As malas já estavam lá há séculos, a fiscalização também foi rápida, cerca de 15 minutos depois da imigração já estava do lado de fora do aeroporto.

Já em SP, no retorno, a imigração foi rápida, porém as malas levaram uma hora para aparecer, a Receita foi tranquila, só passando pela moça olhando as malas… Nenhuma mala danificada, rachada ou extraviada: excelente!

 Dicas

As dicas ficam quanto à bagagem: não pode levar mais de 32 kg em cada mala e não pode ter extra. A de mão não foi pesada, nem a mochila. Nenhuma mala foi medida.

Experimente o Bibimbap! As aeromoças ensinam a misturar caso tenham dúvida.

O voo é excelente, uma pena ter um preço um tanto salgado na maioria das vezes.

Korean_Air_Boeing_777

Conclusão

É realmente um voo cheio de mimos, comissárias sorrindo, avião limpíssimo e bem servido quanto ao número de funcionários. As refeições estavam todas ótimas, até o muffin estava delicioso! Só precisam melhorar no quesito português, pois até os anúncios (quando o piloto não é brasileiro, na ida geralmente) são feitos por uma gravação em português. As comissárias não falam nada mesmo. No final das contas é uma empresa muito boa para se chegar a LA, principalmente se tiver em promoção!

Agradecemos ao Lucas por essa fantástica avaliação, que certamente deixará muitos leitores ansiosos para voar com a Korean ou saudosos de suas viagens com a companhia. Veja todas as nossas avaliações de companhias aéreas nesse post ou no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde a Korean é a quarta melhor companhia, com média 9,2!   

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe