Como é voar na Iberia

Leonardo Marques 24 · fevereiro · 2011

Davi e Bárbara, um casal de leitores do Melhores Destinos, viajaram do Brasil para a Espanha na semana passada pela companhia aérea Iberia e nos mandaram uma avaliação. O texto e as fotos abaixo são de autoria dos dois, apenas a foto externa do avião é uma foto de divulgação da Iberia.

A Ibéria é uma empresa Espanhola de aviação que atua há mais de 80 anos no mercado. Em janeiro deste ano ela se fundiu com a British Airlines, criando a terceira maior companhia de aviação da Europa e a sexta do mundo. A Ibéria também é membro da aliança Oneworld, que conta com empresas como a American Airlines, LAN, Quantas, entre outras. Nossa avaliação foi feita com base nos vôos IB6820 e IB6825, entre São Paulo (Guarulhos) e Madri (Barajas), nos dias 11 e 20(retorno) deste mês.

Check-in

O check-in em Guarulhos foi bastante demorado (não havia muitas pessoas na nossa frente e esperamos 50 minutos para sermos atendidos). A Iberia tem mais de um vôo diário para São Paulo e, quando chegamos lá, somente dois atendentes faziam o procedimento, bem como o despacho das bagagens. Depois, mesmo com a fila aumentando, esse efetivo foi reduzido para um atendente, no meio do check-in. Todavia, quando fomos atendidos, fomos muito bem recepcionados (em Madri a atendente até nos explicou como chegar ao centro da cidade e mostrou-se preocupada por estarmos de mangas curtas, disse para nos agasalharmos mais, pois estava frio). Outro exemplo; sempre peço um assento na saída de emergência, pois tenho mais de dois metros de altura, e fui atendido prontamente (sem a cobrança de qualquer taxa, nem complicação). No Brasil, passamos pelo balcão de atendimento algumas horas mais tarde, quando o horário do vôo estava mais perto, e notamos que, neste momento, existiam mais atendentes no check-in (em torno de quatro), diminuindo um pouco o tempo de espera.

Brasileiros, esqueçam a língua mãe

Nos vôos da Ibéria a língua espanhola impera. Os comissários e os avisos do piloto são falados na língua hispânica e em inglês. Pela proximidade das palavras, pode-se comunicar em português. Além disso, algumas palavras os comissários sabem falar, desde que sejam sobre assuntos bem corriqueiros, como a escolha entre as duas opções de refeição.

Espaço do avião

A frota da Ibéria, pelo menos nos vôos que pegamos, é bem antiga. Viajamos com um Airbus A340, que possui classe executiva e econômica. Na econômica, a formatação de assentos é do tipo 2-4-2, e o espaço entre os bancos é pequeno, mas não difere das outras companhias. Os aviões mostram sinais de uso, com algumas avarias estéticas nos plásticos da cabine. Apesar disso, o vôo foi muito tranquilo, sem muita turbulência, o que se deve, em grande parte, ao tamanho da aeronave (quanto maior, mais estável).

Entretenimento

A Ibéria possui uma revista de bordo, chamada Ronda, com textos em espanhol e inglês. Além disso, o vôo entre São Paulo e Madri apresenta um documentário, dois filmes e outro programa de variedades. A programação é transmitida em inglês e espanhol, sem legenda. Também existem alguns canais de áudio. A classe econômica é dividida em duas seções e, quem se interessa por assistir às programações de vôo, esqueça as últimas fileiras, deve procurar sentar-se bem na frente porque a tela é pequena.

Serviço de bordo

Os comissários de bordo da ibéria são “experientes” (quase na dita melhor idade). Mesmo assim, cometem algumas gafes imperdoáveis. Isso se percebe em alguns cantos dos bancos do avião, que estão um pouco quebrados, tamanhas vezes o carrinho de comida se choca com eles. A comida é simples, mas satisfatória. Sempre há duas opções de cardápio e após a refeição (quente), é servido café e chá aos passageiros, por algumas vezes. Quase ao final da viagem, também há um segundo serviço de café da manhã, só que desta vez com pratos frios. Ponto alto são as bebidas, sendo que até espumante é servido, se o passageiro pede. Também há vinho, cerveja, refrigerantes e sucos.

Um grande problema da Ibéria é a escassez de banheiros no avião. Na classe econômica, acredito que são somente seis ou sete. Depois das refeições, bem como no início da manhã, quando as pessoas acordam, chega a formar uma fila de cinco pessoas por toalete. Além disso, eles não são limpos regularmente pelos comissários.

Pontualidade

Os vôos não foram pontuais, tendo, em média, uma hora de atraso. Não sei se esta falha pode ser atribuída à empresa, devido à situação dos aeroportos na atualidade, mas um simples aviso sobre os motivos da demora teria sido agradável.

Curiosidades

A Ibéria oferece geralmente, pelas pesquisas que fizemos, o preço mais baixo entre as companhias que voam para a Europa. Também anunciam que possuem a maior frequência diária entre Europa e Brasil (agora também voam para Madri partindo direto de Fortaleza e Recife). Entretanto, ficamos em dúvida se a diferença de valores compensa, pois algumas empresas proporcionam muito mais conforto, por poucos dólares a mais. Numa pesquisa feita em um site de viagens, a diferença de valores, por exemplo, ficou em 69 dólares, com o preço da KLM, que até oferece telas individuais de entretenimento (com uns 80 filmes e seriados). Fica ao gosto (e bolso) do passageiro a decisão.

Uma dica que achamos importante é que todos os vôos da Ibéria, partindo do Brasil, aterrizam em Barajas (Madri). Este aeroporto é enorme, com imigração complicada e, portanto, os passageiros devem destinar um bom tempo para conexões com outros vôos, para evitarem problemas. A Ibéria tem vários guichês para resolver perdas de vôo, como ocorreu com vários passageiros do nosso vôo, mas é importante cuidar disso quando as passagens não são compradas juntas.

Outra coisa interessante é que o avião tem uma câmera na cauda, que filma o momento em que estamos aterrizando, tornando a experiência diferente.

O Melhores Destinos agradece ao Davi e à Bárbara pela disposição em fazer essa excelente avaliação da Iberia. Aproveitamos para convidar você a deixar suas impressões sobre a Iberia nos comentários abaixo. Caso você vá viajar para o exterior e queira fazer a avaliação de alguma companhia aérea, entre em contato com o Melhores Destinos, sua avaliação será muito bem vinda.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Eliza

    Eu também voei para Madrid com a Ibéria partindo do Rio e concordo com tudo que o casal relatou.

    A comida realmente é simples, os comissários um pouco grossos e as bebidas são ótimas.

    Também achei os banheiros poucos e sujos.

    A chegada a Madrid foi tranquila e dentro do horário.

    • Rafael

      Voei a cerca de 1 ano e meio para Madri partindo de São Paulo. Pela foto do interior do avião, posso dizer que no meu caso (tanto na ida quanto na volta) o mesmo era pelo menos uns 10 anos mais velho.

      Não tive problemas com o serviço de bordo, mas achei apenas razoável.

      Não houveram atrasos.

      Um ponto de destaque foi a tranquilidade dos voos. Não houve qualquer tipo de turbulência, que talvez possa realmente ser atribuído ao tamanho da aeronave (A340).

  • igor – poa

    Os preços da Ibéria são atraentes, e me parece ser cansativo ficar tantas horas nesta aeronave, que parece velha!Aliás todas que vi em GRU não parecem novas e sim bem usadas!

  • Fabiana

    Penso que a Iberia nao tem respeito algum com seu cliente pois pra se tentar uma informaçao no telefone, demora-se mais de 01 hora para atendimento, nao te respondem ou te transferem para outro numero que demora o mesmo tempo para ser atendido.

    Simplesmente, o fim !!!

    • Joyce

      Isso é muito verdade! A única razão pela qual eu não fiquei esperando 1h porque depois de 30minutos de espera eu desligava e ligava em outro horário. Foram 4 tentativas, somadas resultando em 2h para conseguir falar com eles.

      • Creio que devem ter melhorado o serviço de call center porque esta semana precisei ligar 2 vezes uma para tirar dúvidas e outra para remarcar um bilhete e fui prontamente atendido no primeiro minuto.

  • Rodrigo

    Fico feliz por este casal ter conseguido entrar na Espanha. Este mes de fevereiro eu e minha esposa fomos a passeio para Madrid pela Air Europa, chegando na migração, mesmo com carta convite, dinheiro, cartão e tudo mais o que pediram, fomos impedidos de entrar lá por implicância da Federal de lá. Fomos mandados de volta ao Brasil depois de ficar um dia e meio presos em uma sala no aeroporto, sala esta sem janelas, portas, sem contato com o dia ou noite! Situação humilhante essa que muitos brasileiros como nós passam naquela nação!!!

    Se alguém se interessar posso mandar o relatório de como foi tudo.

    Abraço a todos!

    • Igor

      Implicância da Federal de lá ? Como assim ?

      O que alegaram ?

      Achi que quando é passagem por conexão, é diferente o tratamento.Mas parece que não pode sair da sala de embarque!

      • Frederico Naves

        Quem perde é a ESPANHA e a IBERIA! Em junho eu, minha esposa e minha irmã iremos para Europa e optamos em pagar BEM mais caro para entrar por Paris, ao ariscar ser barado em Madrid. É como disse o amigo acima, mesmo estando com carta convite, dinheiro, cartão, seguro…. prefiro não ariscar.

        • Igor – poa

          Bom saber disso, quero ir a Lisboa, mas então passar por Madrid, nem pensar! Vi na internet os problemas com brasileiros em 2008 e 2009! Pelo visto Lula não conseguiu resolver isso, já que tinha se empenhado em resolver!

    • RABUGENTO

      Passe mais detalhes.

    • Debora

      Em 2008 eu tb viajei pela Iberia e concordo com tudo. No meu assento tinha ate um tufo de cabelos. Mas o pior mesmo é o atendimento da imigracao. Sao estupidos, eu quase fui barrada. So me liberaram quando mostrei documentos dos meus irmaos, que possuem a cidadania italiana.

      O mais engracado foi que uma das perguntas que me fizeram foi de quanto tempo eu ficaria. E como eu ia para Italia e depois viajaria pela Europa eu questionei "Tempo na Italia ou tempo na Europa como um todo?" So vi a agente olhando para o outro e dizendo em espanhol "Burra, nao sabe que Italia fica na Europa". Eu entendi tudo, mas dei um sorriso como se nao tivesse entendido nada.

      Pela Espanha nunca mais, melhor pagar pouco mais e ir de KLM, Air France ou Alitalia.

      Detalhe – com a crise a Espanha devia dar gracas a Deus que pelo turismo, mas….

    • Sandra

      Puxa, que chato hein.

      Eu e meu marido viajamos em setembro/2010 para Madrid e não tivemos nenhum problema. Aliás foi super rápido na imigração e a mulher que nos atendeu nem olhou direito a minha pasta com as passagens, reservas e outras coisas. Apenas perguntou quanto tempo ficaríamos viajando e se era passeio. Eu até brinquei pq fui preparada pra um interrogatório.

    • agnaldo

      estou indo pela primeira vez pra casa de minha tia pra passa 20 dias em sevilha o meu medo e o visto
      estou com a carta …. sera que u consigo o visto em brasilia ou so la que eles dao o visto

    • Susana Ramos

      Bom dia Rodrigo tudo bem? Acabo de ler o seu relato sobre não ter conseguido entrar na Espanha, RIDÍCULO. É um país que me encanta, quero conhecer, mas estou assustada. Porque eles agiram desta forma com vcs? Qual é a explicação lógica que lhes passaram? Poderia me passar o relatório? Me ajudaria muitooo respondendo a este e-mail. Obrigada desde já. Fique com Deus. Att. Susana Ramos

  • Grégori

    Bom, eu viajei com a Ibéria de Sao Paulo para Frankfurt, com escala em Madrid. Foi minha primeira viajem com a empresa. Ela tem um preço mais acessível e portanto tem uma qualidade inferior, comparando com outras empresas como a Air France, por exemplo. Se a difirença de preço não for tão significativa, eu fico com a mais cara mas que ofereça uma qualidade melhor (poltronas não tão velhas, telas individuais, comida melhor).

  • Achei ótima a avaliação da Ibéria e concordo plenamente. Trabalhei como pesquisadora, uma prestação de serviço para a Empetur, nos dias 11 a 17 de fevereiro, e as perguntas a serem avaliadas era justamente a opnião dos passageiros sobre a companhia aérea, muitos reclamaram da falta de entrenimento, de conforto e conservação da aeronave, e o que mais agradaram a muitos foram os preços das passagens. Perguntamos exatamente isso que vocês bem pontuaram, realmente voar pela Ibéria pode ser barato, mas a companhia deixa a desejar muito. Para vocês terem uma ideia, em um dos dias da pesquisa, os passageiros demoraram a descer, porque a porta da aeronave não queria abrir de jeito algum, isso é uma vergonha para eles.

  • No final de Janeiro, fiz uma viagem para Berlin (Alemanha) saindo do Brasil pela companhia aerea Iberia.

    Com relação ao check-in, o meu foi super rápido, se eu fiquei 5 minutos na fila foi demais, e o atendente foi rápido e eficaz liberando assim para o próximo.

    Como tenho afinidade com o inglês, não tive problemas com as atendentes (que confirmo a experiência, quase chegando na 'golden age'), mas uma coisa que devo falar é que se você apertar o botão de serviço de bordo (que encontra-se ao lado do botão da luminária), você pode dormir e esperar chegar ao seu destino, pois ninguem irá atende-lo. No meio do voo, tive muita sede e queria apenas um copo de agua, após esperar mais de 20 min, decidi que tinha que eu mesmo ir buscar o copo d'agua na copa com as atendentes.

    Em Barajas (Madrid), não tive problema algum com a imigração e quando cheguei na fila determinada, eu já era o próximo. Após uma conversa bem simples (Quanto tempo vai ficar? Vai ficar aonde? Qual o motivo da viagem?) fui liberado a entrar na Espanha. Realmente o aeroporto Bajaras é ENORME, com dois terminais e um metrô (sim, um metrô) que liga os dois.

    O problema do aeroporto ser muito grande é que, como sou fumante, eu tinha que sair para ir fumar. Tendo que passar pela fiscalização do aeroporto. Só achei constrangedor o fato de que para passar pelo detector de metais eu tinha que tirar até a minha bota, ficando assim, descalço (tudo bem que eles fornecem uma meia descartável, mas ainda assim), e para mim, a pior parte, é o fiscal nem pedir a minha permissão para abrir a minha mochila de mão e já ir abrindo os ziperes. Se me pedem eu abro sem problemas, mas não SUPORTO que mexam nas minhas coisas sem a minha permissão.

    No voo Madrid/Berlin, o voo foi realizado num A330, logo, um pouco mais apertado, a diferença é que os voos dentro da Europa as refeições são cobradas, ou seja, 9 euros por um sanduiche com coca-cola, mas tudo bem, estamos passeando para gastar. xD

    Na volta, a atendente no check-in foi muito solicita em me informar que se eu quisesse REALMENTE ir na saida de emergência (tenho 1,90m) eu iria ficar entre duas pessoas, falei que não tinha problemas com isso.

    • RABUGENTO

      Podia ter aproveitado a oportunidade de parar de "queimar" dinheiro. 🙂

  • rosana melo

    fui ano passado pra europa pela ibéria e foi uma péssima experiência. Os assentos são apertados, eu tenho 1,67 e peso 54 kg. Ou seja sou uma mulher pequena. Por ser voo internacional e durar muitas horas, penso que o espaço deveria ser maior. Fiquei diversas vezes com as pernas dormentes e com dores pelo corpo principalmente na coluna. Não viajo mais por essa companhia e não recomendo pra ninguém.

  • Marcos Toledo

    Já voei SP/Madrid via Ibéria 2x (4 voos no total) e minha experiência sempre foi idêntica a relatada, exceto talvez pela escassez/sujeira de toaletes.

    Importante ressaltar sobre a sugestão de voo KLM, é que se seu destino é Madrid você invariavelmente fará uma conexão em Amsterdã, aumentando o seu tempo total de viagem em ~6 horas.

    Já fui a Madrid através da TAP, realizando conexão em Portugal, e embora o avião fosse mais moderno e o serviço de bordo excelente, não sei se compensa as ~4-6h a mais de viagem. Para ir a madrid, voaria Iberia novamente sem problemas, e recomendo.

  • Jéssica

    Bem, viajei para a França pela Iberia em junho de 2009. Não tive problemas com a empresa a não ser o detalhe da minha conexão em Madrid com a imigração. Cheguei no aeroporto as 7 da manhã e meu voo era apenas as 9:35, ao passar pela imigração pediram para ver meu passaporte (que era o 2º, mas em mãos o 1º também) e me mandaram imediatamente para a tal salinha do lado. Tive que esperar até 9:15 quando finalmente me chamaram para a entrevista que por sinal foi super desagradável com perguntas como: porque seus pais te deram a viagem como presente de formatura de faculdade? (na época eu tinha 22 anos) e qual o meu salário e o motivo de eu ter 2 empregos. Eu tinha carta de recomendação do marido francês da minha amiga brasileira e mesmo assim falaram que não servia de nada. Minha entrevista terminou com a policial carimbando um papel e mandando eu sair da sala sem olhar para trás e rápido. (me senti como se eu fosse uma espiã) e as 9:30.

    Com o tamanho do aeroporto não consegui chegar a tempo, vi meu avião levantar voo e entrei em desespero. Minha amiga estava no aeroporto de Lyon-FR e eu estava sozinha.

    Corri no guichê da Iberia que fui super bem atendida mas me deram a noticia que o proximo voo para Lyon seria apenas as 9PM, passei o dia no aeroporto e aluguei as funcionárias do guich~e, sempre muito bem educadas e me liberaram o telefone para ligações no celular da minha amiga na França e pra o tel fixo da minha casa dno Brasil com meus pais em prantos. Fiz uma média de 15 ligações durante o dia e pagaram meu almoço no Mc Donalds e um café da tarde numa lojinha de donuts.

    Infelizmente meu voo ainda atrasou cerca de 40 minutos ainda mas assim que cheguei na França a minha mala esava com a minha amiga já, que também passou o dia no aeroporto me esperando. Ela, o marido dela e um amigo foram muito bem atendidos também pela Ibéria.

    Gostei muito da recepção da Ibéria nesse quesito "imigração", sei que não foi culpa deles mas infelizmente nunca mais viajo pela Iberia pelo fato de ter conexão naquele aeroporto.

    • RABUGENTO

      A higiene é estranha mesmo nesse país.

      Acredito que muitas vezes barram brasileiros por uma certa dor de cutovelo e por sermos muito mais alegres que eles.

      O clima de crise de lá há 3 anos está péssimo.

  • Tiago Colombo

    Já fiz essa mesma viagem e, sem dúvida, o bom dela é o PREÇO..

    O vôo foi pontual também..mas, de resto…nem minha mala (que quebrou) aceitaram arrumar…

    A Minha namorada também já fez essa mesma viagem…teve a mala extraviada e não recebeu nenhum auxílio da companhia..teve que sair do Aeroporto (enquanto esperava conexão) e ir até a um shopping na frente (passando frio) pra comprar um casaco (era inverno lá).

  • Viajei pela Ibéria em Dezembro de 2009, para Paris com escala em Madri.

    Na volta minhas malas foram violadas e assim que percebi ao recebe-las, me dirigi ao balcão de atendimento da empresa e a atendente me disse que se eu quisesse reembolso, que deveria abrir minha mala no meio do saguão de desembarque e informar exatamente o que estava faltando, do contrário não aceitariam minha reclamação de avaria, mesmo com o cadeado da mala arrombado.

    Só este fato me fez desistir de viajar novamente pela Iberia. Como confiar em uma empresa que não se responsabiliza pelos maus funcionários que trabalham para ela?

    Fiquei no prejuízo, peguei minhas malas e fui para casa.

    • RABUGENTO

      Você ficou sem explicar se foi mesmo subtraído alguma coisa da mala.

      Há muitos furtos nos saguões de Barajas, isso é certo.

    • HENRIQUE

      Ei, se bem entendi, você percebeu a violação da mala na volta, no aeroporto do Brasil. Aqui os funcionários deles têm que seguir as leis do Brasil. Você devia ter pego ele pelo pescoço e começado a berrar que foi assaltada por ele.

  • Danielle Bispo

    Já voei com a Ibéria duas vezes e nas duas tive problemas. A primeira em 2008 em um vôo Rio-Madrid-Amstedam me senti mal depois de ter ingerido a comida a bordo.

    Em agosto do ano passado, atraída pelo baixo preço em relação as outras, e me precavendo de só ingerir pasta nas refeições, voei novamente por essa companhia.

    Meu vôo atrasou 1:30h aproximadamente e perdi a conexão para Istambul (comprado na mesma conpanhia). Fui atendida nos guiches da companhia no aeroporto de Madrid que providenciou a minha alimentação porém não me isentou de esperar por quase 6h (é o segundo vôo em Barajas tb atrasou) pata partir!

    Não sei se volto a voar pela Ibéria!

  • Ingo

    Não sabia dessa das bebidas. Deixei passar. A comida achei normal. Só um patê que parecia uma gelatina, estava nojento. Sei lá o que era aquilo. Alguma coisa típica da Espanha.

    • HENRIQUE

      Desculpe, mas comer patê, eu não como em lugar nenhum. O melhor patê do mundo já é uma porcaria de produto feito com os entulhos dos animais.

  • Gustavo Leão

    Voltei de Madri para o Brasil há 1 ano e minha mala ficou perdida 10 dias. Empresa irresponsável, sem atendimento on line, 0800 péssimo. Entrei na justiça e ganhei a ação – 5.000 reais pela raiva e falta de consideração. Pelo menos devolveram minha mala, toda estragada, mas não faltava nada dentro.

  • Guilherme

    A Iberia não é uma boa escolha. Da vez que voei com eles minhas malas foram extraviadas, o avião era velho e os atendentes mal-educados (infelizmente, falta de educação é comum na Espanha). Além disso, perde-se tempo demais na imigração em Madri, e sempre há chance de zebra.

    No ano passado fui para Barcelona pela TAP, via Lisboa. Atendimento excelente, pontuais, aviões novos (um A330 e um A320 – no trecho europeu). De quebra, não tive nenhum problema com a imigração, o atendimento foi bem rápido. O preço foi semelhante ao que pagaria para voar de Iberia.

  • Lysandra

    Já viajei para Espanha de Iberia e não recomendo. Não tem TV individual, a comida é péssima e a frota antiga.

  • Rafa

    Não tem essa de escolher a porta de entrada na Europa por causa de imigração. Nós, pobres brasileiros, estamos sujeitos à desconfiança dos agentes em qualquer país e aeroporto da Europa. Sei de relatos de complicações na França, em Portugal, Inglaterra, etc… O jeito é torcer pra tudo dar certo mesmo e viajar tranquilo

  • Pingback: Leitores do Melhores Destinos relatam como foi voar para a Rússia com a promoção de R$780 ida+volta.()

  • Sandra

    Nunca voei pela Ibéria, porém tive uma experiência muito boa pela Air China. Peguei uma promoção ano passado, a qual foi divulgada aqui no MD, e posso dizer que foi ótimo custo x benefício. Viajei pra Madrid, voo direto. O único problema foi que na ida o voo teve 5 hr de atraso, nos colocaram num hotel proximo ao aeroporto. Ainda bem que não iamos fazer nenhuma conexão. Mas no resto foi tranquilo.

    Fica a dica para as próximas cotações "Air China"

  • Flavia Machado

    DIRETO AO PONTO: eu nao viajo com a Iberia nem a pau. Pago uma diferenca de 100 dolares se for o caso, mas se eu puder escolher, Iberia de jeito nenhum. Por todos os motivos do mundo. PS: aqui em casa, por motivos varios, todos voamos para a Europa. Contando as viagens de cada membro da familia, sao pelos menos seis viajens/ano. E ja aprendemos: com a Iberia é torcer pra dar tudo certo, porque se der errado nao dá meio errado; da muito errado.

    • HENRIQUE

      Minha cara, se tu puder pagar 100 dólares a mais por uma passagem, quando vai para a Europa, é porque o mais longe que você pode ir é até o ponto de ônibus da esquina. Cuidado, pois no próximo desembarque em Barajas, os agentes vão te levar para a salinha do terror e te mandar de volta para o Brasil.

  • Pedro Silva

    Realmente voar Iberia com destino a Barajas ja aumenta e muito sua chance de voltar ao Brasil de cara…

    Por ser a empresa área mais barata normalmente os imigrantes ilegais optam por ela para ir a europa e nunca mais voltar… Quando chega voo da iberia vindo da america latina vira alvoroço na imigração

    Eu que perdi a carta convite durante o voo/check-in/saida da aeronave (realemente nao lembro onde a perdi) passei 8 hrs na famosa salinha ate ser re-entrevistado e liberado… tinha 16 anos na epoca. E foi facil de entender a real vontade de ir a europa das pessoas que estavam no mesmo voo que eu (brasileiras que vao se prostituir) e muitos peruanos, colombianos, venezuelanos etc… que iriam trabalhar

    Iberia nunca mais, e madrid só se for pra ir embora….

    • HENRIQUE

      Então tu explicaste tudo!! Os vôos que seguem para Madri, pela Iberia, estão cheios de trabalhadores ilegais, prostitutas e vagabundos. A imigração tem que adotar uma postura firme, para que essa turma nao queira bagunçar por lá.

  • Marcelo Yoshida

    Primeiro .. parabens Davi e Barbara pelo post..

    Em maio viajarei pra Paris com escala em Madri pela Iberia. A conexão de volta terá um tempo de 13 horas de espera, justamente para poder conhecer a cidade.

    Alguem sabe me dizer se é possivel a saida do aeroporto no periodo de conexão lá no Bajaras?

    Obrigado

  • Raphael Perez

    Também quero saber se após imigração podemos sair para dar uma volta na cidade e voltar para o aeroporto depois sem problemas:?

    • Bárbara Zwets

      O Davi e eu fizemos isso. Estávamos vindo de Moscou e tínhamos por volta de 10 horas de espera para o próximo vôo. No Barajas, obrigatoriamente, tivemos que passar pela imigração para pegar as malas e despachar para o Brasil. Achamos, inclusive, que é mais fácil de entrar no país, já que o motivo de saída é só para pegar as malas. Foi muito divertido as horas que passamos em Madri. Uma dica que damos é estar calmo no momento, pois eles parecem procurar alguma coisa para complicar (a mulher tentou nos confundir com umas perguntas meio irônicas para ver se nos contradizíamos). Estejam com as respostas sobre origem, destino e horário dos vôos na ponta de lingua. Procurem não se enrolar muito para dar respostas que é tranquilo. Boa viagem!

    • Davi

      Olha pessoal. Eu e a Bárbara conseguimos sair em Madri. Tínhamos 10 horas de conexão, e ficamos 6 na cidade. Acho que o que facilitou muito é que nossas malas foram destinadas ao Barajas, e não ao destino final. Para pegar as malas, tem que passar pela imigração. Foi o que a gente fez. Explicamos para a policial isso. Ela perguntou o horário do vôo que a gente tinha e deixou passar. Não conferiu passagem, dinheiro, etc. Mostramos o passaporte e entramos. Davi

  • Paulo Moreira

    suas malas provavelmente foram abertas não por funcionários da Ibéria, mas sim por funcionários da polícia espanhola.

  • Paulo Moreira

    Não concordo com você. Existem fiscalização em todos os países sim, mas ficar encrencando com quem possui todos os documentos necessários (seguro, valores para pagar as despesas, situação estável no Brasil, entre outros) é exclusividade de Madri.

    Claro, o sujeito que não tem emprego no Brasil, não tem seguro, nem um cartão de crédito internacional, nenhuma evidência de que realmente não vai vierar um imigrante ilegal, esse vai ter problemas mesmo em Lisboa…

    • Joyce

      Olha, eu morei em Paris por um ano e o que eu mais ouvi foi historia de brasileiro aleatoriamente enviado de volta pra ca! Uma tomou proporções ainda maiores porque era uma professora super reconhecida, ia dar palestra para doutorandos na França, tinha tudo certo e mais ainda a carta de convite da faculdade e teve que voltar do mesmo jeito.

  • Marcelo Yoshida

    Tiago,

    Eh possivel portanto, sair do aeroporto no periodo de conexão?

    Na minha viagem, que farei em maio, tenho quase 13 horas de tempo de conexão em Madri.

    • Henrique

      Dá sim, eu fiz isso. Meu voo pra Orly só sairia 13 horas depois. Fui a Madrid, visitei o museu do Prado e fiz umas compras. Tres horas antes do voo voltei pro aeroporto.

    • Débora

      Marcelo, eu conheci Madri por meio de uma conexão! Cheguei as duas da tarde e só tinha conexão as onze horas da noite, tem metro dentro do aeroporto de Barajas até o centro, mas na volta uma amiga que mora lá me deixou no aeroporto!!!

  • Ernani Chaves

    Viajar pela Ibéria e chegar em Madrid, só se eu estiver em surto!!!!!! E isso não é de agora! Há dez anos atrás já era assim, ou seja, aviões velhos e uma imigração sempre humilhante prá nós brasileiros. Por isso pergunto qual a razão efetiva desse incentivo em viajarmos pela Ibéria via Madrid, com passagens baratas e voôs a partir de diferentes cidades brasileiras, se podemos ser barrados na chegada? Quem souber, esclareça….

  • Renato

    Descrição perfeita e fiel de todo o vôo até Madri! Fui ano passado e fiz uma "viagem" lembrando. E gostei ainda mais da dica sobre a diferença de preço da KLM, além de ser mais confortável, ganha-se milhas nela. Minha escolha será a KLM da proxima vez. Mas pra fazer uma viagem barata, a Ibéria ta valendo!

  • Rita

    Acabo de voltar da Espanha pela Ibéria e achei tudo bem precário. A tripulação parecia sobrecarregada e mal humorada com os passageiros/as. Apesar de ter solicitado refeição vegetariana na agência Ibéria, o pedido nao foi encaminhado e não foi oferecida qualquer alternativa na primeira refeição. A opção de pasta acabou antes de atender a todos os pedidos. Só que não dá pra sair de lá e procurar uma lanchonete. Ao final, a sensação de descontentamento com o serviço também era evidente entre outros passageiros e gerou um acesso anormal à cabine de serviços, de muitas pessoas ao mesmo tempo em busca de bebida e comida, consumidas pelos corredores e na área de acesso aos banheiros. E pensar que em meio à responsabilidade de cuidar de tudo isso, a tripulação ainda tem de vender produtos durante o vôo.

  • thiago cagna

    Concordo com tudo que foi dito!!! E resumo em algumas poucas palavras…É uma das piores companhias que ja voei na minha vida! Fujam!!!

  • Rodrigo

    Débora, Madrilenho é a escória da espanha, é como ir à Buenos Aires e passar a odiar os brasileiros por causa da prepotencia dos argentinos.

    Se algum dia vc for a Barcelona irá perder esta impressão dos espanhóis, de uma forma geral eles são muito simpáticos e alegres, mas os de Madri realmente são intragaveis e olha que estou falando de pelo menos 90% dos madrilenhos.

    • Ruth

      Rodrigo e Debora, realmente Iberia é triste, viajaei agora para Europa via Madrid, sou argentina e fui muito bem atendida pela imigração, não perguntaram absolutamente nada apenas me desejaram feliz Estadia na Europa. fui outros anos via Paris e tambem são grossos. Eu acho que é mal de Europeus.. Sou argentina, mas não prepotente!

  • Carlos

    Eu também levei um bocado de documento numa pastinha, incluindo contra-cheque e crachá de funcionário público. Não pediram pra ver nada.

  • Ana Lúcia

    Fui em 2008 para Lisboa e entrei por Madrid e voando Ibéria. Estava com muito medo. Estava com a carta convite, euros exigidos para minha permanência lá e seguro viagem. Passei pela imigração sem problema algum. Tinha umas 5 pessoas na minha frente e todas passaram tranquilamente, sem ser feita uma pergunta. Aliás nao lembro deles terem olhdo para minha cara…rsss. M~Es q vem vou voltar a Lisboa, mas agora, depois de ler os comentáriso acima, já estou pensando em ir direto a Madrid pela TAP.

    • Ana Lúcia

      Errei no comentário anterior quando disse q vou direto a Madrid pela TAP. Quero dizer direto a Lisboa. Me desculpem.

  • EVERTON

    Não vôo com a Ibéria nunca mais. Me venderam uma passagem pra Copenhaguen com conexão em Madrid. O vôo do Brasil atrasou e cheguei a Madrid faltando 35 minutos para o fechamento dos portões pra Copenhaguen. Fiz tudo correndo: Imigração, trenzinho interno pra trocar de terminais e passagem pela segurança, mas não cheguei a tempo. Fui reclamar e, pasmem, a Ibéria pôs a culpa em mim, dizendo que eu fiquei olhando vitrines no aeroporto… Na viagem seguinte fui de KLM, 10 vezes melhor. Ibéria nunca mais!!

  • Lidia

    Voei de Ibéria saindo de MAdrid no dia 06/02/2011 com destino a Guarulhos, o vôo atrasou 1h30m ,e ficamos esse tempo todo esperando dentro da aeronave sem saber o motivo e pior ainda não deixaram eu usar o banheiro alegando que a aeronave iria decolar,e fiquei 1h30 precisando usar o banheiro. Depois percebi que meu cobertor cheirava mal, parecia cheiro de cachorro molhado, e quando imaginei que tudo de ruim já havia acontecido, achei bolor na minha salada de fruta, ate fotografei a laranja mofada….reclamei com a aeromoça que ficou muito sem garça e de consolo me ofereceu uma salada de fruta da primeira classe,mas nem sonhando que eu comi, minha nota pra companhia aérea Ibéria e ZERO, o preço um pouco mais baixo em comparação com as outras companhias não justificam todos esses problemas, muito incoveniente, estou muito desapontada!

  • Leonardo Marques

    Rabugento.. que tal começar colocar seu nome nos comentários?

  • Rodrigo

    A Ibéria é a Aerolíneas Argentinas da Europa!rsrs..Também comprei a promoção para Moscou! Já estou me preparando psicologicamente mas, por experiências anteriores com a companhia aérea supracitada, acho que nada me surpreenderá!

  • Haroldo Bruno

    Seria legal que os amigos informassem uma média de gasto de sua viagem fora a passagem.

  • Simone (Manaus)

    Minha viagem foi em outubro do ano passado e estou de acordo com a avaliação feita pelo casal. Foi a primeira vez que viajei pela Ibéria e me decepcionei. A aeronave nao oferece conforto para uma viagem tão longa e o atendimento dos comissários é muito ruim. Não adianta chamar que eles não vem. Viva o atendimento de bordo praticado no Brasil.

  • Fernando

    ai ai ai estarei viajando 5 de Abril com meus pais no novo voo que liga Fortaleza/Recife a Madrid. Vou preparado para o pior, ai quem sabe a Iberia não me surpreende né???

  • Marcelo Yoshida

    Nossa … q legal pessoal!!!

    Valeu pela ajuda!!!

    Estava com medo dps d todos esses relatos sobre a imigração. Agora vou mais tranquilo

  • Marcelo Yoshida

    Muito obrigado pelas informações Davi e Barbara.

    Meu voo virá de Munique … será que tem como saber se as malas serão despachadas direto pro Brasil, ou se eu mesmo tenho q despachá-las? Bom de qq forma eu posso alegar o mesmo que voces, independente de a mala ir direto ou não ne?

    Soh pra vcs terem uma ideia eu desembarco em Madri as 10:35 da manha e meu voo pra SP é só as 12:30AM … tenho mais de 13 horas de conexão.

  • Filipe

    Além do relatado pelo casal, os talheres não são descartáveis, e tanto copos como talheres estavam mal lavados, para não dizer "com pouco uso". A passagem é barata, mas cada um tem que avaliar o que tolera ou não.

  • Cristiane

    Se vc ficou incomodado com apenas tirar os sapatos e sua mochila passar por revista, não vá aos Estados Unidos ou Europa. Na maioria dos paises o padrão é bem pior.

  • Marta

    Um LIXO é você optar por viajar naquela companhia de ônibus com a frota velha, suja etc…

    Madrid só tem problema com mulher, porque muita brasileira vai trabalhar como prostituta, por causa disso nós mulheres brasileiras pagamos por essas vadias, não adianta se somos estudantes, bem de vida nada. Essas putas acabaram com nossa reputação, o jeito é ter cidadania européia.

  • Muito massa esse feedback. Eu e mais 3 amigos compramos a a passagem pra Moscow, iremos passar 15 e conhecer também: St Petesburg, Helsink (Finlandia) e Talim (Estônia).

    Em St Petesburg vamos participar da Maratona da cidade, uma eveto super importante no calendário da mesma.

  • Davi

    Acho que tu podes pedir para a companhia aérea que elas sejam despachadas para madri. Diz que tu precisas da mala pois vai ficar muito tempo em conexão.

  • Rodrigo

    Quem já realizou a viagem, como fez para adquirir os rublos? Comprou aqui no Brasil ou teve que comprar Euros/Dólares Americanos para depois trocar lá?

  • Tiago Colombo

    Olá Marcelo… dá sim..

    e vale muito a pena.. Madrid é uma cidade linda

    e muito bem organizada… o metro é um dos mais baratos da Europa e é muito bom…

    Sugiro um passeio pela avenida principal GRAN VIA

    ou se preferir…vá no PASEO DEL PRADO, onde tem o museu do Prado, museu Reina Sophia e o Jardim Botanico Real… ficam todos quase juntos e vale muito a pena conhecer..

    Abra;o

  • gevasio

    Na conexão em Madrid voce terá a oportunidade de trocar euros ou dolar por rublos.

    Em madrid troca euros/dolares por rublos e em Moscou faz câmbios complementares, de acordo com a necessidade.

    Observe que na volta voce deve se livrar dos rublos restantes ainda em Moscou, senão pegará uma taxa desfavorável em Madrid. Fora da Rússia ninguem gosta de rublos.

  • gevasio

    Legal o relato de Davi e Bárbara.

    Sobre a Ibéria eu acho que se paga pelo que se recebe. Viajei pela Ibéria e pela Air France. Paguei um pouco mais na Air France mas tive um conforto superior que na Ibéria. Então voce escolhe se quer preço, ou qualidade, conforto. Na aviação as duas coisas não andam juntas, exceto em situações especiais.

    As vezes na mesma empresa voce pode ter uma viagem mais ou menos agradável, dependendo da aeronave. Por isso que no ato da reserva, deve ser observado os detalhes do voo.

    Eu só viajo pela Iberia em promoções irresistíveis. E nesse caso nao adianta reclamar. É se encaixotar na poltrona, levar na esportiva, e esperar chegar ao destino.

    Ano passado viajei pela Air France, de Paris a Roma, e foi servido ótima refeição, além de champagne francesa, a vontade, durante todo o vôo !!!!

  • Ned de Bem

    O povo NUNCA está satisfeito com NADA, isso sim. só reclama, reclama, reclama…chega a ser HILÁRIO certos tipos de relatos. Gente: voem mais e reclamem menos e julguem-se privilegiados de ir a Madrid, por exemplo. Só por Deus, viu…

  • Elton

    Olá Sandra,

    Gostaria de saber mais informações sobre o serviço da ar china.

    Grato,

    Elton.

  • beto

    acho que a Iberia é para um público bem específico: aquele que quer economizar até o último centavo na passagem (nada errado em ser assim, mas melhor saber no que está se metendo). em troca, recebe o que é provavelmente o PIOR serviço em voos do Brasil pra Europa.

    ou seja, se vc pode gastar uns US$ a mais, provavelmente vai ficar bem mais contente com outra companhia.

    e uma correção: a companhia que tem MAIS voos do Brasil para a Europa é a TAP: ela voa direto sem escalas de Lisboa para SP, Rio, BH, Brasília, Recife, Salvador, Fortaleza, Natal e agora acho que Porto Alegre e Campinas tb. Sem contar que tb tem uns voos do Porto (excelente aeroporto, aliás) para SP tb.

  • auridia albino

    viajei para lisboa com conexão em madri pela iberia, chegando em lisboa a minha bagagem sumiu, foi uma frustração, fiz a reclamação e me disseram que estava em madri, chegou 3 dias depois com um buraco enorme lateral, fiquei a vestir roupas emprestadas nestes dias,ate agora nada fizeram.

  • Edinaldo Fernando de

    Madrid deve ser cortada do roteiro do povo Brasileiro. Mêsmo que venham oferecer passagens a prêço de banana, nós Brasileiros devemos evitar essa rota. Esses espanhóis metidos a merda, só merecem o nosso repúdio e desprezo.

  • Edinaldo Fernando de

    Cristiane, infelismente vou discordar do seu comentário. Já estive por duas vêzes nos estados unidos, e nunca tirei meus sapatos e nem nunca pediram para fiscalizar minha bagagem de mão. Quando cheguei em miami, fui para a fila dos não americanos, ou seja dos estrangeiros, e simplesmente mim foi perguntado ao motivo da viagem, quantos dias ia passar nos EUA, e em qual hotel eu iria ficar e mais nada, carimbou o passaporte e entrei tranquilamente e sem nenhum constrangimento.

  • Mariana

    Gente, esse é meu primeiro comentário aqui e faço questão de fazê-lo pois viajei no final do ano passado pela Ibéria para Portugal (atraída por uma diferença de preço considerável – de quase R$ 800,00 – para outras empresas). E foram muitos os percalços, principalmente na viagem de ida, o que (pessoalmente) me deixou o resto dos meus dias de viagem estressada só de imaginar como seria a volta! O check in, feito no galeão, realmente foi tranquilo. Já o embarque, que teve um atraso de mais de 1h, já demonstrava que nem tudo seria tão fácil. Apesar das poltronas apertadas, das poucas telas que não possibilitam uma boa visibilidade do que passa no monitor e da baixa temperatura durante a madrugada, o vôo não teve muita turbulência, sendo tranquilo. A minha opção pela "pasta" nem sempre era por preferência mas, muitas vezes, por não entender o que se dizia. Cheguei a perguntar algumas coisas em inglês porque em espanhol estava complicado. A tripulação realmente é das menos educadas que eu já voei.

    Por ser nosso primeiro voo para a Europa, não tínhamos noção de como seria a recepção. Não sei se foi um pouco de azar nosso, mas, no momento que desembarcamos, além do nosso avião lotado, o saguão estava repleto de pessoas! Aí sim, realmente, fiquei mal impressionada com os espanhóis: ao passar pelo detector, eles falavam rapidamente passando por nós solicitando que tirássemos botas, cintos… meu marido, que estava com uma maleta de mão com um notebook teve que abrir a maleta e separar em bandejas diferentes, o aparelho, a mala e os acessorios que estavam lá dentro, tudo isso em coisa de segundos e e com milhares de pessoas passando ao mesmo tempo e por cima de você. Eu me senti como se atravessasse do México para os Estados Unidos pela fronteira, como um ilegal! Ao passar pela imigração, o atendimento foi tão ruim quanto até o momento haviam sidos os demais. A mulher que nos atendeu parecia um general, nos fez diversas perguntas e solicitou todos os documentos possíveis, inclusive quanto dias nós ficaríamos lá; mesmo vendo em nossas passagens que iríamos para Lisboa. Ah, e a essa altura, o nosso voo, que tinha saído atrasado do Brasil, chegou bem atrasado lá em Madri e, em meio à juntar os trecos, passar na imigração, pegar o metro e tudo, tínhamos certeza de já ter perdido o avião. Para nossa "sorte", o voo que nos levaria a Lisboa também estava atrasado. Este que deveria sair de Madri às 10h45, saiu às 13h15 horário local. Ao chegar em Lisboa, mesmo sendo meu sonho conhecer a cidade, estava tão estressada com tudo o que havíamos passado que pra mim o dia acabou ali. Eu nem acreditava ter chegado! Por isso, faço questão de dizer, posso ATÉ voar mais uma vez com a Ibéria, pra tirar a prova dos 9, mas só se for para ficar na Espanha mesmo. Pra ir pra qualquer outro lugar, posso passar por onde for, menos por Madri! O aeroporto é lindo, muito bonito mesmo! A cidade pode ser encantadora, como disseram acima, mas não quero passar de novo por tudo isso, não.

  • gevasio

    Mariana:

    Sobre o que voce disse, ok. Faço somente uma observação. É comum nos aeroportos internacionais europeus, americanos, brasileiros, etc, ser obrigatório colocar seus pertences de mão em bandejas, incluindo sapatos, cintos, etc. É um constrangimento mas é assim.

    Quando eu passo com o netbook, mesmo depois do raio-x, ainda sou chamado a levantar a tampa, para que o oficial veja o teclado.

    Além disso ainda tem os scanners onde voce entra, levanta as mãos, e ele checa seu corpo inteiro. Dizem que o operador desse aparelho praticamente nos vê em estado de nudez.

  • renata

    em 2007 eu vim para a Italia, tambem passei pela imigracao em Madrid, nao me ocorreu nada.Agora em março estou indo visitar minha familia no brasil sopor um mes, vou pela Iberia,espero que corra tudo bem,se Deus quiser.Agora quando voltar vai ser mais tranquilo pois tenho documento italiano,o famoso PERMESSO de SOGGIORNO.O conselho que dou a todos antes de uma viagem, nao importa empresa ou por onde vai chegar, e que orem e peçam proteçao a DEUS.Pois Ele é o unico que se importa realmente com a gente. Eu ja moro na Italia ha 4 anos e nada de ruim me aconteceu.Provam rogarem por Deus e as coisas serao bem mais faceis ou quase sempre, porque quase tudo que vem facil, as vezes nao sao de Deus. Desejo boas viagens a todos. abracs e beijs.

  • Diogenes

    Edinaldo,

    Você deve estar confundindo os procedimentos, nos EUA no desembarque não há revista, apenas se um oficial da alfandega solicitar você devera abrir as malas isto depois de passar a Imigração.

    As revistas sõ feitas no embarque doméstico ou internacional, para todos Americanos ou não, e todos devem descalçar seus sapatos, retirar cintos,etc e caso desconfiem farão revista manual esta sim constrangedora.

  • Elisabete

    Nunca mais vou voar Iberia, endosso tudo o de ruim acima e destaco o atraso e falta de assistência (na ida) no destino para conseguir outro vôo, pois perdemos nossa conexão. Na volta, tive que ligar para casa para avisar do atraso e gastei 2 ligações de mais de 30 dólares cada (só vi isso qdo chegou minha fatura do cartão) para falar 1 minuto e avisar.Um absurdo!!! Para reclamar, não tem telefone, nem email, você tem que escrever uma carta,ir ao correio (com tanta tecnologia hoje em dia) para VER se consegue alguma resposta. E tem que que enviar para a Espanha. NUNCA MAIS IBERIA!!!!!!!

  • SINEIVA

    Boa … eu tb quero saber!! Ficarei 14horas no aeroporto na volta de Londres!

  • SINEIVA

    Rita, como faço para pedir refeição vegetariana???

  • Marcelo M.

    Olá.. à todos.

    Bom, tenho uma duvida que esta me matando. Eu pretendo ir a uma cidade que fica ao lado de Madrid, visitar uma amigo por 16 dias(Apenas visitar e voltar ao Brasil). Então, não tem escapatoria, terei que descer em Barajas de qualquer forma.

    A minha pergunta é.. Se eu comprar uma passagem que tenha a conexão em outro País, ex: Brasil ->Holanda -> Es – Barajas, Brasil ->Italia -> Es – Barajas, Brasil -> França -> Es – Barajas.. e etc..(Estou ciênte que perderei muito tempo, mas tudo tem seu preço), eu terei que fazer a tal bendida "imigração" no País que vou fazer a conexão, e caso fazendo a "imigração" no tal País "de conexão" (e passando, claro), terei que fazer a imigração de novo chegando em Barajas?

    Assumo. Tenho medo da imigração em Bajaras.

  • Marco Túlio

    Pessoal, só não estou entendendo a necessidade de ter que passar pela imigração quando se está fazendo apenas escala em Madri. Nào seria o caso de permanecer na area internacional e seguir viagem?

    Obrigago.

  • Diego

    Ola, me chamo Diego, sou de Porto Alegre e acabei de chegar em Madri… fazem dois dias para ser mais exato. Vim de Iberia e já havia lido os posts do pessoal. Para a minha satisfação o voo foi PONTUAL, os tripulantes ATENCIOSOS, a refeicao estava OTIMA. Realmente, eles pecam na aeronave. Eu prefiro, numa proxima, pagar pouco mais e ter no minimo entreterimento individual. Tive que assitir um documentario da cantora Ryana e um filme da Cher. Nada agradavel.

    Outra coisa que eu nao gostei, é a meneira com que o servico acontece. O serviço de jantar havia duas opcoes: pasta ou carne. Fui na pasta e acertei!, mas logo voce deu a primeira garfada, ja começam a servir chas, cafés… meio desconexo…

    Um ponto positivo foi a cordialidade a bordo. Todos foram bastante prestativo.

    Fica uma dica: o voo é longo, chato, evitem voar na janela!

    Boa viagem!

  • Carla

    Cheguei hj de Barcelona voando pela Iberia e o que a dizer seria que o check in em Guarulhos foi tranquilo, o servico de bordo foi bom (comidinha boa e bebida muito boa!!!!)os comissarios nao sao jovens, um pouco sem paciencia ( acho que o mal dos espanhois…kkk).Parecem ate que eles falam brigando!!! Vale a pena conhecer Madrid ou Barcelona com qq cia aerea!!!!

  • Pingback: Dicas para quem vai viajar para a Rússia na promoção da S7+Ibéria()

  • Diego

    eh…. akela maneira de oferecer café e cha eh meio "rigida" rs

  • Álvaro Hassan

    Odeio esta companhia aérea é suja os comissários são mal eduacados, bancos quebrados, ar condicionado a todo vapor, comissários gargalhavam em pleno horario de droemir no fundo da aeronave um Lixo TOTAL

  • Daniel

    Marco Túlio,

    A Espanha fica dentro da zona Schengen – essa zona permite viagens sem precisar passar pela imigração dos países integrantes.

    Então, quando você chega de um país fora da zona, você faz imigração no primeiro aeroporto, e depois pode viajar livremente pelos países da zona.

    Att,

    Daniel

  • Izabelle

    Everton, farei a mesma viagem em abril, terei 2.00 para trocar de avião e estu com medo de não dar tempo, principalmente pelo fato da famosa imigração em bajaras, como foi no seu caso? eles foram tranquilos? eu tenho tudo em mãos e mesmo assim estou insegura, obrigado.

  • Alguém sabe me dizer qual o valor da multa quando peço cancelamento de passagens pela Ibéria? Eles não informam por telefone, eu tentei!

  • Luciano

    Olá Fabyanne,

    Isso depende do tipo de tafifa que as passagens foram compradas, mas em geral são:

    Multa de 215US$ em vôos Iberia e 150 US$ em vôos da Bristish Airways.

    • Fabyanne

      Luciano, e como faço pra saber essa informação sobre o tipo de tarifa… no próprio bilhete? (É ibéria mesma, não vou fazer Briti….)

      E pra remarcar as datas , tem multa também? Quanto?

      Obrigada!!!

      • Luciano

        No próprio bilhete tem o tipo da tarifa que foi aplicada.

        Para realizar alteração das datas desde que nenhum trecho tenha sido usado, em geral a multa aplicada pela Ibéria é 175US$.

  • Valeu demais Luciano! Obrigada!

  • DIOGENES, se eu desembarquei por duas vêzes nos estados unidos, com certeza tambem embarquei duas vezes correto? em nenhuma das vezes eu tive que tirar sapatos, roupas, nem cinturão. Porém, na minha cidade em recife, no aeroporto internacional dos guararapes, aí sim, para eu passar no detetor de metais, mim pediram para tirar chaves, celular, moedas e o cinturão que era de metal, mas, nos estados unidos no aeroporto de Miami, não foi preciso de nada disso, eeu simplesmente coloquei a bagagen na esteira apresentei a passagem com o passaporte e pronto , fui direto para o setor de embarque, até porque eu não tinha bagagem de mão. infelismente se isso aconteceu com você, comigo não aconteceu. um Abraço.

  • Yuri Makdessi

    Concordo uma falta de respeito tentava dormir no durante o voo e não consegui devido as risadinha e gargalhadas dos comissário durante o voo um lixo total, vale a pena pagar um pouquinho mais caro e ir de Air France ou British pois pelos menos com essas cias existe respeito oque na Ibéria é desconhecido pela tripulação, umas comissárias jurassicas mal humoradas, ríspidas. Um lixo voador

  • José

    Só um detalhe ao narrador do texto, as gafes imperdoáveis ao que vc se refere, não são tão imperdoáveis. O choque do troller (carrinho de comida) com os repousa-braços das poltronas é normal, experimente arrastar um carrinho daquele em voo e terá a real noção da dificuldade de manobrá-los . Outra coisa é que tripulante de cabine não pode e não deve limpar banheiro, nós(comissários) manipulamos comida e por esse fato você dificilmente verá um comissário(a) limpando um banheiro, o procedimento sempre será interditá-lo para uso se não apresentar mais condições mínimas de higiene. Trata-se de um comportamento um tanto primitivo de alguns passageiros que sujam o toillete sem respeitar o próximo, não tendo a visão que aquela facilidade é para todos. Caso o numero minino de toilletes do avião estiver inoperante o procedimento é claro em pousar a aeronave no próximo aeródromo disponível para que a equipe de limpeza suba e extermine a falta de educação de alguns passageiros.

  • Pingback: Promoção da Ibéria tem passagens para a Europa por R$1136 ida+volta()

  • EDSON

    O pessoal é igual gato. Mamando e miando. Putz!

  • Lívia

    Confesso, que estou com acabeça a mil por hora, pq tem comntarios falando bem e outros mal tanto da imigração como da ibéria. Eu errei, comprei minha passagem p/ Madrid, pela ibéria, sem nem procurar na net opniões sobre a companhia, ou qualquer ourtra coisa, ai agora vejo esse bando de reclamações e to LOUCA, pq em um voo de 4h, eu fico enjoada, imagina um voo de 10h, sem ter nada p/ fzer e cadeiras desconfortaveis, e comissários mal educados, i'm so afraid!!!! Vou p/ MADRID em dezembro desse ano, vou fikr na casa da minha cunhada em Valladolid, ainda bem q o voo é direto e se demorarem cmg na imigração ñ vai ter tanto prob, mas orarei mtttt p/ q Meu Deus me proteja e ñ permita nenhum mal me acontecre, pq se ñ vou logo começar a chorar!! hehe Pior q é serio!!! Me ajudem, d q preciso, na hora da imigração, pensei q só a carta e o seguro fosse suficiente, precisa d q mais, e como devo reagir? E qnt a iberia acho q preciso de um tarja preta p/ só dormir td a viagem hwehehe!!

    • Fernanda Malta dos S

      Oi Lívia, to vendo sua indignação, mas fique super tranquila e não se desespere..é serio!ehehhee Viajei pela Ibéria no mes de março com destino pra dublin, mas fiz conexão no barajas madrid e não é assustador assim não!!O voo na ida realmente foi cansativo, primeiro pq eu tava ansiosa e não dormi direito e segundo q nenhuma poltrona de area economica é boa¹ Mesmo se optar pela tam vc noa vai dormir e nem descansar direito. O melhor q vc deva fazer é relaxar..se vai ficar na casa de prima q é legal no pais não teme! Achei a imigração super relax, só que uma coisa alerto: atenção total nas placas pra vc nao se perder, pq lá é mto grande..mto grande mesmo e até um trem existe la dentro pra as pessoas se locomoverem. Mas pra vc ficar segura e tranquila, leva uma carta convite de sua prima, com os dados dela, endereço e tal, pq se eles te indagarem vc ja tem ela em mãos. Se vc sabe falarf espanhol, tranquilo, mas não pense que é facil entende-los…falam rapidos demais e são super secos e sem educação..diferente de nós do brasil q somos bastantes receptivos. Não se desespere… relaxa… a companhia é barata e isso é bom pra quem quer economizar..eu mesma economizei 500,00 se fosse pela tam…entao achei q valeu a pena!! um abraço e boa viagem!

    • Edson

      Lívia, relaxe. Nem a Ibéria nem a imigração espanhola são páreos para nossas companhias aéreas e nossa máquina pública. Quem reclama são pessoas como uma senhora brasileira que encontrei em Barajas e estava revoltada por que nenhum funcionário queria acompanhá-la (e não simplesmente indicar) até a saída.

      Para essas pessoas sim eu recomendo Singapore + CDG ou então que fiquem em casa pois uma vez que você decidiu viajar, já saiu de sua zona de conforto.

    • mariangela

      Livia, eu tbm. vou viajar para a Espanha pela primeira vez, vou pela Ibéria e viajarei em dezembro, estou apreensiva, vou tomar remédio de tarja preta para dormir o voo inteiro, e quanto a imigração, além do que voce já tem de acordo com o tempo que voce vai ficar me parece que por dia são 60 euros voce multiplica pelos dias que voce irá ficar, ex. se ficar 30 dias são 1.800 Euros.

  • sandro

    Minha grande preocupação diz respeito único e exclusivamente à SEGURANÇA!!

    Depois desse trágico acidente da Air France aumentoui consideravelmente meu receio…

    Poderia tecer algum comentário sobre essa quetão em relação à Ibéria, principalmente por sua frota se de Airbus, similares à aeronave envolvida na catástrofe da AF?

    Obrigado..

    • Leonardo Marques

      Oi Sandro, como não sou tenho conhecimento técnico sobre o assunto prefiro não falar nada.

  • Rodolfo

    Estive em Madri em Nov/10, e o melhor é que vc vai rapidinho até a cidade usando o metrô que fica dentro do aeroporto… (e o retorno da mesma maneira)… Pegue o mapa do metrô e faça sua programação… Gostei de visitar o castelo (antigo local onde o rei/rainha morava) e o espetacular Mercado de San Miguel (funciona de dia, mas nao sei como é, pois fui apenas a noite).

  • marcelo

    Tenho trauma só de ouvir o nome IBERIA. Estava voltando de Paris com escala em Madrid e destino final Guarulhos. Tanto na ida quanto na volta o avião não estava tão cheio, cheguei a sentar nas poltronas do meio (4 lugares) com apenas outro passageiro do outro lado. Nesse ponto tudo bem, até o momento em que enquanto praticamente todos dormiam (era um voo noturno), uma turbulencia nos pegou de surpresa e algumas pessoas, como eu, chegaram a se despregar do assento, como se estivesse literalmente voando!! Foi uma gritaria dentro do avião, momentos de pânico mesmo. A tripulação nada fez e o único recado veio do comandante, pedindo calma e que todos atassem os cintos. O resto da viagem correu tranquila, passado o susto.

    Na volta o pesadelo foi maior ainda. Além do avião ser velho, as comissárias são todas velhas e mal educadas. Tudo bem. O problema começou mesmo quando comecei a ter uma febre repentina. Pedi para as aeromoças que me ajudassem de alguma forma, pois não estava nada bem: tonto, fervendo de febre e cabeça explodindo de dor. A única resposta que tive foi um: Não se preocupe, já estamos chegando. Detalhe, faltavam no mínimo 6 horas de voo até São Paulo. A minha sorte foi que dois anjos brasileiros perceberam o meu estado e me medicaram (até hoje não sei o que me deram).

    Ao pousar em Guarulhos, extremamente revoltado com a falta de atenção das aeromoças, não me exitei em chamar a mais grossa delas de VAGABUNDA, a qual entendeu perfeitamente o que eu falei e me chamou de GROSSO. Pra evitar confusão, fingi que não ouvi e fui embora.

    Sem falar que como sentei nas primeiras poltronas, 2 aeromoças estavam sentadas perto de mim também. Elas vieram a viagem inteira falando mal de São Paulo, comparando sempre com Buenos Aires, uma tremenda falta de profissionalismo!!

  • marcelo

    Livia, não se preocupe. A imigração não é esse monstro que todos falam. Fui super bem recepcionado, o agente me pediu apenas a reserva do hotel e a passagem de volta. Não me perguntou exatamente nada! Acho que isso vai muito da cara da pessoa, aparência diz tudo! Não digo pra vc viajar impecável, mas tb não vá esculaxada!! Arrumadas demais podem ser confundidas com prostitutas. Vista um casaquinho, escove o cabelo e use bons sapatos. Nâo fique nervosa, seja simpática e não enrole muito, responda apenas o que te perguntarem. Conheço uma travesti que passa direto pela imigração e nunca teve problemas. Boa sorte!!

    • Lívia

      Obggg, pelo help!! :*

  • Pedro Paulo

    Livia, vc ja ouviu falar na Luisa Marilac? Trata-se de uma transexual brasileira que mora na Espanha e agora está de volta ao Brasil (basta jogar no youtube o nome dela que vc verá a peça rara). Em uma recente entrevista á rádio Jovem Pam, perguntaram se por ser travesty, nunca teve problema na imigraçao (como todos sabemos, a Espanha adora deportar os brasileiros). Ela simplesmente respondeu que já foi barrada várias vezes, mas que sempre que era levada para a salinha da polícia, ela sic. "pagava um boquete e tudo tava resolvido". Desculpe os termos, mas acho que vale a dica.

    • Lívia

      Obg pela tentativa de ajuda, mas JAMAIS faria tal coisa 😉

  • Lívia

    hehe é mesmo!! Vou tentar viuuu, é só preocupação de marinheira de primeira viagem!! 😉 Valeu!

  • Lívia

    Meu espanhol ñ é nada bom heheh, só o inglês mesmo,mas tentarei compreende-los. Muita grata pela sua ajuda, ñ vou me desesperar mais eheheh!!

    Valeu, td d bom!!!

  • Lívia

    É se tudo isso aqui fosse divulgado antes, eu mesmo prefereia o mais caro, q o barato ruim desse jeito. Pq na TAP vc paga pouco mais, tipo uns R$230, e me falaram q é super confortável. E a bagagaem pessoal, vcs sabem qnts kilos é permitido só os 23kgs mesmo?? Achei q fosse 32kg, mas se entend bem vi no site q são 23 e mais q isso já paga excedente 🙁

  • Marcelo

    Lívia, deixa de ser louca, não vai transformar sua viagem em um martírio por conta da companhia aérea. Você vai chegar lá do mesmo jeito! São apenas 10 horas de vôo e quando chegar na Europa não vai sequer lembrar de qualquer eventual problema durante a viagem. Se estivesse indo a trabalho, e precisasse chegar lá íntegra, até entenderia sua preocupação, mas como está de férias, esqueça isso!! Tenho certeza que assim que descer da aeronave e conhecer o aeroporto Barajas, vai ficar tão encantada que qualquer dorzinha ou cansaço passarão (isso se vc conseguiur passar pela imigração neh). Mas no mais, sugiro que vc relaxe e esqueça esse assunto. A IBERIA é ruim, mas também não é nem um ônibus voador.

  • Lívia

    Se ser louca é me preocupar com minha saúde e bem estar deixo ñ de ser louca eheheh! Mas veja é minha primiera viagem internacional e além de tudo vou só, então estou apreensiva!!! Mas entrego td nas mãos de Deus msmo fikndo nervosa pq tenho esse defeitinhu hehe. mas obg pelo help 😉

  • sandro

    Olá, bom dia a todos,

    Apesar do tópico se referir á Ibéria, alguém poderia fazer algum comentário acerca da Britsh Airways tal como segurança das aeronaves, conforto, pontualidade, enfim alguma experiência pessoal?

    Digo isto porque diante de tantos relatos estou quase trocando meu voo da Ibéria pela Britsh..

    Obrigado a todos…

  • sandro

    Caro Marcelo,

    Quando foi este voo?!

  • Marcelo

    Pra mim vc é louca sim. Entra nesse avião, janta, toma um RIVOTRIL e peça para não ser incomoada!! Se bem que as aeromoças sao tao grossas que capaz de jogarem uma jarra de cafe na sua cara, te acordando!

  • Marcelo

    Foi em dezembro de 2009, pq?

  • Leandro

    Pra mim o importante é preço. Acho um absurdo pagar muito mais caro para fazer a mesma viagem. Quem precisa de tela individual quando você vai passar a noite dormindo??? E se eu quiser entretenimento, vou levar minhas coisas pra ler até cair no sono. Quanto à imigração, você pode ter problemas em qualquer país do mundo, até na Argentina! Cada caso é um caso e tem gente que pisa num avião para uma viagem dessas sem nem saber que precisa de seguro viagem! O povo faz o maior terrorismo aqui, isso assusta quem está com viagem marcada. Vocês deviam mesmo é ir de first class, já que fazem tanta questão de conforto assim! Tudo que eu preciso é meu assento seja velho ou novo e o avião funcionando bem. O resto que vier é lucro! Avião não é hotel!!!

  • Matheus

    Concordo plenamente. Eu também ja voei para Dublin com escala em Madrid e para Lisboa, também, com escala em Madrid. Tendo em conta o preço das passagens, só posso reclamar da falta de disposição dos comissários de bordo.

    P.S: Nunca tive problemas com a imigração e sempre fui como turista.

  • Matheus

    Concordo com você. A comida era razoável, e aproveitei bastante as bebidas chegando até a passal mal de tantas Coca-Colas e Fantas que bebi.

  • Phillipe

    Concordo. Em 2010, devido ao trânsito de São Paulo, perdi meu voo São Paulo-Madrid. Mantive a calma e fui ao balcão da Iberia, quando fui informado que tinha que pagar uma multa de 256 dólares. Estava sozinho no aeroporto, e não sou de São Paulo, e a Iberia não me forneceu nenhuma ajuda. Contrariado, paguei a multa e cheguei ao meu destino e @#$%.

  • Álvaro Hassan

    Como cair no sono??? Se os Malditos e Jurássicos comissarios desta infeliz cia aérea não nos deixam em pleno horario de sono dentro da aeronave na maioria das vezes essa gente mal educada que trabalha prara ibéria começa a dar gargalhadas no fundo da aeronave Como???

  • Álvaro Hassan

    Sim, é uam excelente companhia aérea, pontualissima, comida fenomenal, boa aeronave em excelente estado de conservação, boas poltronas o atendimento é nota 10. Esta trocando um Fusca por um Audi. Maravilha

  • Álvaro Hassan

    Oi Marcelo, tudo bem???

    Vi sua historia achei digno sua resposta para esses Exús que trabalham na Ibéria. Foi Digno!! Também odeio essa companhia aérea!!!!!

  • Lívia

    Isso pq elas ñ te conhecem nem vc estará lá, pq se estivesse qm mereceia uma jarra de café fervendo seria vc, por ser tão rude em suas palvras. AJUDA sempre é bem vinda mas crítica e destrutiva a uma pessoa q vc nem conhece. Fala sério cara!!

  • Marcelo

    Bom, sugiro agora suspender o RIVOTRIL e passar pro PROZAC.

  • jose luiz

    minha filha de 21 anos viajou sozinha pela iberia em dezembro/10 com retorno em fevereiro/11, para fazer curso de espanhol em salamanca. nos finais de semana, conheceu outros estudantes e viajaram para madri, londres, porto, lisboa, barcelona, paris, santiago compostela e nao houve qualquer problema na imigrição, apesar de ser fiscalizada com frequencia. entretanto no voo da volta ficaram 02 horas dentro do aviao da iberia em madri, com manche quebrado, sem ar condicionado, agua, lanche. paga-se o preço mais baixo. p.s. – estou indo com minha esposa em setembro para europa visitar 13 cidades pela frança, italia, espanha, alemanha e suica pela iberia. vamos começar a rezar ….

  • Claudinha

    Eu só quero 3 coisas…..

    que o avião não atrase, que as bagagens não sejam perdidas e que o avião não caia….o resto é lucro!

    jose luiz, quando voltar se puder dar o seu ponto de vista sobre a viagem seria ótimo! no mais é rezar mesmo!

  • andrei

    Estive em abril desse ano,indo para italia e faria uma conexão em madrid,e mesmo com td certinho,fui barrada,fikei presa por dois dias…detalhe estava gravida…fui tratada como uma marginal e meu passaporte carimbado como inadimitida…mandada de volta para o brasil,sem nem uma explicação…brasileiros não devem pensar de ir nakele lugar de m.

  • Mariana

    Gevasio, concordo que é necessário o máximo de segurança e percebi isso qdo fui para os EUA há uns 12 anos atrás. Não esqueço do tempo que perdemos na revista ao entrar no aeroporto e passar pela imigração (e olha que ainda não havia ocorrido os ataques terroristas). Mas o pessoal em Madri era muito grosso e mal educado. Já com relação à Iberia, só voo novamente na companhia se realmente a diferença for maior do que essa que paguei da primeira vez e, de preferência para a Espanha mesmo!

  • Pedro Soares

    Ano passado viajei para Barcelona, com conexão em Madrid, pela Iberia.

    Sendo bem sincero, não achei nem um pouco ruim. Há quem diga que a Iberia é campeã de perda de bagagens, mas a minha não perderam (ok, na volta, em Guarulhos, uma das rodinhas estava quebrada, mas pode ter acontecido no Brasil).

    Tampouco me importa se o plastico do canto da poltrona foi lascado pelo carrinho dos comissários de bordo, ou se a carenagem interna está amarelada pelo uso de produtos de limpeza. Me importa se o vôo foi tranquilo, e isso foi: Sem turbulências ou quaisquer outros problemas. Inclusive, na volta, o comandante informou que faria uma rota alternativa por cima do Marrocos, para evitar a região onde caiu o Air France, que estava complicada mais uma vez.

    A comida… bom, as únicas vezes que eu lembro de ter comido boa comida em avião foram há mais de 25 anos, na Vasp, Varig e Transbrasil. Hoje eu não espero muito de comida de avião. Mesmo assim, a da Iberia é honesta, apesar de não vir suficientemente aquecida.

    Atenção especial para aquela champanhota da foto. Aquilo ali sim é o ponto alto do vôo. Nem pensem em pedir a cerveja: é uma tal de Mahou, local, e vem quente. Horrível. Agora, a champagne… Na viagem volta, já esperto, eu tomei umas 8 ou 10. A cada ida ao banheiro eu ia por outro lado, e na copa mais próxima pedia mais duas pra um comissário diferente.

    Aliás, os comissários são realmente grossos, principalmente se você estiver dormindo na hora que eles estão servindo, e pede alguma coisa quando eles estão três fileiras à frente. Não aconteceu comigo, mas vi acontecer. Mas se você for simpático, eles retribuem. Vide as 10 champagnes.

    Agora, vôo traumático é Madrid-Barcelona. Não por causa da Iberia, mas pelo povo. Parece ônibus mexicano, aqueles de filme. O povo catalão fala alto, gosta de um bate-boca por qualquer coisa, e no avião não é diferente. O bom é que é rapidinho: uns 45 minutos.

    Com relação ao desembarque na Espanha, eu estava apreensivo. Fui a turismo e sabia das implicâncias entre as imigrações dos dois países. Mas eu comprei tudo aqui no Brasil: passagens de ida e de volta, saindo de Porto Alegre, através do site da Iberia. Reservei também o hostel que eu ficaria em Barcelona. Levei cartão de crédito internacional, uma quantia suficiente para o meu tempo de permanência em euros e só. Claro, alguns documentos curinga, tipo extratos de banco e carteira de trabalho, caso desconfiassem que eu fosse sumir por lá. Nada disso foi necessário. O agente olhou pra minha foto no passaporte, olhou pra minha cara pra ver se era eu, carimbou e me mandou seguir.

    Espero que meu depoimento os ajude a tomar suas decisões.

  • YuriBF

    Tinha um vôo marcado para as 00h30, pela Iberia, saindo de Madrid para São Paulo. Cheguei ao aeroporto às 21h e fui informado que o vôo havia sido transferido para às 7h. Deram voucher para pegar transporte para um hotel de Madrid (Meliá). O transporte só foi sair depois de meia-noite. Chegamos no hotel e foi aquele tumulto para fazer o check in. Fomos dormir depois de 2h, tendo que acordar às 5h para voltar ao aeroporto. Resumindo, foi bastante estressante embarcar.

    Em outra viagem, cheguei às 8h para pegar o vôo de 12h30, também Madrid x Guarulhos. Infomraram que o vôo estava lotado e que eu teria que esperar na lista de espera, no portão de embarque. Depois que todos tinham entrado, sobraram umas 30 pessoas na mesmas situação. Comunicaram que havia um erro no sistema de reservas e começaram a chamar o nome das pessoas aleatoriamente. Muitas pessoas ficaram, pois estavam em grupo e se recusaram a embarcar sem os companheiros. Como estava sozinho, consegui embarcar.

    Ou seja: Ibéria = fortes emoções para embarcar!

  • YuriBF

    Isso é verdade. Os comissários não zelam pelo conforto, mínimo que seja, dos passageiros. Para se ter idéia, as aeromoças, jovens senhoras beirando os 80 anos, derramaram café na pessoa sentada logo atrás de mim duas vezes durante o vôo, tamanha a delicadeza no atendimento. Concordo com o Leandro em tudo, avião não é hotel, mas também não precisa ser prisão para você ser mal tratado.

  • Marcus

    Uma boa opção de viajar para Europa na minha opinião é a TAP, os aviões são ótimos assim como o serviço de bordo e a imigração. Voos com conexão em Lisboa com várias horas de espera possibilitam ao viajante um passeio agradável pelo centro da cidade, uma vez que há ônibus saindo do aeroporto em direção ao centro a cada 30 min. A tarifa é 3,50 euros (valores de março/2011) e cada bilhete vale por 24h.

  • Ana Lúcia

    Viajei em 2008 para Lisboa pela Ibéria. Passei pela imigração no Barajas e na verdade nem olharam para minha cara. O rapaz pegou o passsaporte e carimbou. Simples.

  • Ana Lúcia

    Voei pela Iberia e hj prefiro viajar pela TAP. O atendimento é bem melhor nos aeroportos, a tripulação tbm é simpática . O entereteniento é bem melhor, pis temos uma tv para cada passageiro com várisos filmes. Só não gostei da comida da TAP. Prefiro a comida servida pela Ibéria.

  • Tulio Cezar

    Bom, acho que gosto de sofrer, rs

    Comprei novamente passagens pela Iberia. Voei de Barcelona para Madrid ano passado ida e volta. Os voos em si foram tranquilos. Não me lembro da comida servida, pois comida de avião para mim entra na categoria "não vale a pena engordar por isto", rs

    As tias da comissaria são pouco simpáticas ( termo ótimo né!!! ), mas as da TAP são muuuuitonpiores rsrs.

    Meu problema na ida e na volta foram as malas. Na ida elas apareceram na esteira de um voo que vinha do Marrocos, em outro setor do aeroporto, e na volto na esteira de um voo que chegava de Ls Palmas. Mas pelo menosceu as achei rsrs

    Não tive problema algum na imigração na Espanha.

    Agora, vamos ver como será em novembro no voo para Paris…

  • Izabel

    Estou no mesmo barco, vou viajar pela Ibéria e não me atentei pelos detalhes da CIa.. Estou até tendo crise de pânico ( rindo muito) .. Mas se os aviões são muito velhos, não serão também inseguros?? Alguém poderia me falar sobre a segurança deles?? MissericÓrdia!!

  • Izabel

    Fernanda o seu comentário para a Lívia me deixou mais tranquilia… eu já estava pensando em desistir do meu vôo

  • Izabel

    Putz Edson, vc me tranquilizou muito com o seu comentário.. Obrigada!

  • Izabel

    … mas o seguro viagem é obrigatório?? é sempre exigido??

  • Fabiana

    Yuri essa situação também ocorreu com a minha tia em julho. Na hora de embarcar de Madri para São Paulo várias pessoas ficaram, sem contar que o voo atrasou mais de 4 horas.

  • Má Anos80

    Fui e voltei da Itália pela Ibéria, agora (setembro/11). Fui com meu esposo, minha mãe e meu tio passar férias.

    Na ida fomos para Milão, com conexão em Barajas e na volta saímos de Roma também com conexão em Barajas.

    Ida:

    O check-in em Guarulhos foi hiper confuso. O avião estava com over-booking e não sei porque bem na nossa vez de fazer o check-in a atendente perguntou se não poderíamos viajar no dia seguinte.

    Eu respondi: "minha filha, esta passagem está comprada desde fevereiro, se vocês vendem mais do que podem atender, não é problema meu".

    Daí ela chamou a supervisora dela que me perguntou se aceitaríamos ir em um vôo da Tam, direto para Milão (sem conexão em Barajas) uma hora e meia mais tarde.

    Eu respondi: "desde que você me garanta que nós 4 possamos ir no mesmo avião da Tam, eu até prefiro.".

    Ela: infelizmente eu não posso garantir.

    Eu: "Então infelizmente eu não vou aceitar". Daí fizeram meu check-in meio a conta-gosto. Fala sério? Fui premiada.

    O vôo atrasou mais de uma hora.O avião era um pouco antigo, mas tudo estava funcionando bem, e ao chegar na poltrona, já tinha um travesseirinho e mantinha me esperando.

    Não tive problema com as comissárias, ou aerovelhas (rss) como alguns gostam de chamá-las.

    Falaram até em português (portunhol) as opções de bebidas e comida. Achei simpático da parte delas. Achei a comida satisfatória.

    As poltronas são menores do que os aviões da Tam e Gol (só conheço essas duas para comparar).

    Eu fui de classe econômica, na fileira do meio (aquela de quatro poltronas) e achei desconfortável, mas já esperava.

    O aeroporto de Barajas realmente é enorme e, somando isso com o atraso do vôo, perdi meu vôo de conexão para Milão. Só cheguei em Milão 8h depois. Só tinha um guichê da Ibéria para atender mais de 400 pessoas desesperadas que tinham perdido suas conexões, acho que fiquei

    umas duas horas na fila. Pelo menos eles pagaram refeição.

    Uma observação: a imigração na Espanha foi tranquila. O oficial viu que éramos uma família e só perguntou se estávamos de férias, carimbou

    nossos passaportes e nos desejou boas férias. Só vi duas pessoas sendo barradas, uma moça que estava sozinha e um rapaz meio "alternativo (mal-vestido, corte de cabelo esquisito, barba por fazer)".

    Para a moça pediram para mostrar dinheiro, documento, passagem de volta, fizeram inúmeras perguntas, mas ela foi liberada, agora o rapaz foi para uma salinha.

    Passadas as 8h de espera, finalmente embarcamos no avião que nos levaria até Milão. Era um avião de menor porte, que era horrívelmente apertado. Desculpa a grosseria, mas minha bunda mal cabia na poltrona (sou magra).

    Fora que o avião balançou pra caramba, até hoje tenho pesadelos com isso (rss).

    Volta: se eu reclamei do avião de Milão, esse então era pior ainda. Um avião minúsculo, menor que o Folker 100 da Tam. Nem cabia bagagem de mão (rss).

    Tinha só 14 fileiras de dois lugares cada, e um banheiro fedorentíssimo. Fui cheirando meu perfuminho a viagem toda (2h30).

    Chegando em Barajas, fomos informado que nosso avião para Guarulhos atrasaria mais de 2h. Novamente a Ibéria pagou refeição.

    O avião da volta era mais moderno, mesmo assim as poltronas apertadas. Dessa vez eram aerovelhos (rss). Só tinha comissário homem, mas todos simpáticos e também falando em portunhol.

    A Ibéria tem uma grande quantidade de clientes brasileiros, acho que estão se tocando disso e melhorando o atendimento.

    Conclusão: mesmo com esses contratempos, viajaria novamente pela Ibéria. A diferença para ir com a Tam ou Alitália era de quase mil reais, imagine isso multiplicado por quatro pessoas! Com a economia que fizemos, pudemos passear por lugares lindos na Itália. No fim das contas, esses contratempos ficaram pequenos diante da maravilhosa viagem que tivemos!

  • RODRIGO

    Edinaldo

    Voçe está redondamente enganado.Viajo com frequaencia para os EUA via Los Angeles e na chegada SEMPRE voçce tem de tirar os sapatos, relogio, cinto, e tudo de metal que levar,creio que a sua viagem debe ter sido nos anos 50 ou 60 na tualidfade isso não aconteçe

  • Hedilberto

    Izabel , o seguro é obrigatório para os países que fazem parte do tratado de Shenghen ( O Tratado de Schengen é um acordo assinado entre países da Comunidade Européia (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Finlândia, França, Grécia, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Áustria, Portugal, Espanha e Suécia) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas visitando esses países comprovem possuir uma Assistência a Viagens com valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica por doença ou acidente) …. mas alguns cartões de crédito dão o seguro (dependendo do tipo do seu cartão).

  • Hedilberto

    Bom , sou novo aqui mas vou deixar minha experiência com a Ibéria.

    Viajei pela Ibéria ( Galeão – Madrid – Roma ) ida e volta ( Roma – Madrid – GRU) em maio/2011. Estavámos em 6 pessoas.

    O check-in no Galeão foi tranquilo (fila grande , mas isso é normal) , felizmente as poltronas marcadas continuaram as mesmas , sempre ouvi falar muito mal da Ibéria (mesmo assim pelo preço compramos). O avião era aparentemente novo , mas a poltrona do meu cunhado estava com o encosto quebrado ( não consertaram). A comida da ida foi boa (simples mas satisfatória) as atendente realmente tem uma idade avançada ,algumas são gentis em compensação outras são serias demais. O lance da câmera na aterrisagem é legal (pra quem não tem fobia) , um detalhe que vi um grupo que havia marcado poltrona ficar chateado por terem as poltronas todas remarcadas… o vôo chegou no horário e fizemos a imigração (que foi muitoooooooo tranquila) … como estavamos em 6 pessoas nos dividimos por parentesco e uma das pessoas do nosso grupo tinha passaporte europeu , mas eu e minha esposa com o nosso azulzinho hehehe passamos sem nenhuma dificuldade.

    O barato do aeroporto de barajas é o tamanho ( impressionante e sua organização) digo isso porque tinhamos pouco mais de 1 hora para fazer a conexão para Roma e aonde vc estiver no aeroporto existem placas informando aonde vcs deseja ir e quantos minutos leva o trajeto a pé! e pasmem funciona. O avião Madrid-Roma era velho e o serviço de bordo só pagando (parecido com o que vemos aqui em algumas companhias) …. as malas chegaram normalmente no contrubado aeroporto de Fiumicino (Roma).

    A volta o check-in foi tranquilo , o problema foram os comissários de bordo (homens) extremamente estúpidos , de madrugada ouve uma discussão entre dois passageiros (brasileira e um europeu) por espaço na cadeira ( ela tentou deitar a cadeira e o passageiro que era muito alto não deixava já que seus joelhos prendiam a cadeira ) uma confusão. Outro ora um dos comissários discutiu com uma senhora que estava em pé no corredor e em outro momento uma brasileira discutiu (falou um monte ) para o mesmo comissário e ele só ficou olhando!

    Uma coisa engraçada (para não dizer constrangedora) aconteceu comigo. No voo eles oferecem duas opções de cardápio , quando chegou nossa vez eu pedi uma opção e antes de eu terminar de falar eles "jogaram" a comida na minha bancada (só depois descobri que tinha aenas uma opção quando chegou minha vez) e o pão infelizmente era intragável (muitoooo duro ) , não que objetivamos um hotel como um colega disse acima mas pagamos por um serviço decente , o grande problema é que nos acostumamos em ser mal atendidos e nos satisfazemos com muito pouco… Enfim não viajo mais de Ibéria não valeu apena a economia de 100, 200 reais já fui de TAM (muito melhor) , e meus pais de British (excelente)…

  • Como vou voar pela primeira vez de Ibéria em dezembro vim ler o que falam dela. De imediato fiquei assustada com as resenhas, ainda assim, acho que pelo preço compensa desde que chegue ao destino e as malas também.

    Uma coisa me chamou a atenção é que muita gente reclama do atendimento dos espanhois, que são grosseiros. Na primeira vez que estive na Espanha levei alguns duas para me acostumar com o jeito deles. Numa primeira impressão, sim eles parecem grossos, mas depois que passa um tempo você percebe que é a cultura deles falar sem fazer rodeios e floreios. Se você faz uma pergunta, eles te respondem sem muita delicadeza, mas é porque o tom do espanhol é imponente e isso faz parecer grosseiro. Mas se você analisar não é. É que nós brasileiros estamos acostumados com a receptividade brasileira, que se abre pra todo mundo, eles não. São muito patriotas e não veem necessidade de ser bacanas com turistas. É uma cultura diferente, mas que amo! Então, pelo menos quanto a isso, quem está preocupado não fique. Você pode estranhar, mas eles jamais vão xingar com palavras de baixo calão como certamente alguns brasileiros fazem.

    Depois que voar pela Ibéria volto contar como foi.

  • Denis Martins

    Leidinara, eu cheguei na segunda de Madrid pela Iberia e não tenho do que reclamar. O atendimento foi bastante simpático durante todo o voo e mesmo as refeições não estavam ruins. Mas a fama da Iberia realmente é das piores, então o pessoal tende a ser menos complacente com a companhia.

  • samuel alves de lima

    eu estou muito decpcionado com a empressa aeria iberia pois tive minha mala estraviada e ate agora não me apresentaram nenhuma so lução so problema a cada dia que eu ligo tenho uma resposta diferente me ofereceram ciqueta euro por dias mas eu tenho que pagar do meu bolço e depois eles me recasi quando bem entender a minha pergunta e para todos voces refretiram se eles não entregaram minha mala que estava no controle deles comovão recasir este valor. estou muito decpicionado com esta empresatodos reclamavam mas não acreditei agora eu experimentei e mas levei cinquenta pessoas comigo me arrependi que transtorno esta empresa me causou e continua me causando sem me dar uma ligação e nem sastifação eu acabo concluindo que na verdade eles não estão nem ai para que escolher voar pela iberia pense nisso

  • Ah que bom ler isso Denis. Eu embarco em Dezembro, espero dar a mesma sorte que vc!

  • MARCO ABDALLAH

    ODEIO ESSA CIA AÉREO … ODEIOOOO

  • Vera

    A minha primeira viagem à Europa foi para a Italia, com a Air Europa em 2007. Eu nunca vi um povo tao mal-educado e grosso como os espanhois. A imigraçao trata os brasileiros como prostitutas e bandidos. Eu tive muito medo em nao passar pela imigraçao, estava com todos os documentos necessarios, mas somente depois que mostrei a minha carteira de trabalho é que pareciam sodisfatos. Eu temia muito em entrar em Paris, pois nao falo nada em frances, mas na minha segunda viagem à Europa escolhi a Air France. Os franceses tem fama de serem mal-educados e nada gentis com quem nao fala frances mas esta é a maior mentira que jà escutei, basta um "bonjour" e um "merci beacoup" para as dificuldades desaparecerem. Boa viagem a todos e muita boa sorte para quem tem que entrar na Europa por Madrid.

    • Denis Martins

      Vera, as coisas mudaram muito, viu? Estive na Europa no mês passado e entrei por Madrid. O pessoal da imigração não olhou, perguntou, nem disse uma palavra na entrada ou na saída do País. Se limitaram a pegar os passaportes e carimbar! =)

  • José

    Gostaria de esclarecer uma coisinha: Comissário não limpa banheiro de avião. Não pode e não deve a ANVISA proíbe. Então banheiro sujo e causado pela falta de educação dos passageiros e não pela indolência da tripulação. O motivo é simples, além de um agente de segurança em voo o comissário manipula alimentos, por isso não limpa banheiro.

  • nadia vaz da silva

    tive minha mala arrombada no voo IB 6025 em 08/nov/2011,conforme ocorrencia GIGIB15740/08nov11/234GGMT.É impraticavel falar c/ o0888868266.Foi extraviado um relogio,presentes e 02 cadeados.aguardo contato c/ solução p/a este prejuizo.

  • pablo ferrari

    amigos, bom dia!! nos dias de hoje e muito melhor voces viajare dentro do brasila europa ta falida e um povo sem educaçao ao começar com as companias aereas,,

  • Juliana

    Denis, tomara que comigo seja assim também!

    Em fevereiro eu e uma amiga faremos uma escala em Madrid antes de seguirmos para Lisboa…

  • Wander Garbero

    Boa tarde!!

    Vejo muitos comentários com voos saindo de SP!

    E do Rio?? Qual aeronave?? A340 também? Alguém poderia me dar alguma informação?

    Grato.

  • Marcos

    Não sei se esse comentário contribuiu.

  • Marcos

    Perdoe-me, mas educação não ocupa lugar!

    Se não se pode dar um sorriso, não se pode abrir uma loja.

    Parabéns ao povo brasileiro pela simpatia!

  • Pronto.. fui e voltei pra Espanha pela Ibéria e não tenho do que reclamar também. Para tranquilizar quem vai viajar com essa companhia fiz um post no meu blog com uma avaliação. Quem quiser conferir está neste link: http://feriasnow.blogspot.com/2011/12/brasil-euro

  • Paullo

    Bom voamos com a Ibéria de São Paulo (Guarulhos) e Madri (Barajas)dia 01/01/12 retornando 15/01/2012 vôo de ida IB6824 Vôo de volta IB6825, chegamos em São Paulo com três horas de antecedência, pois vínhamos de um vôo de Florianópolis, sendo assim feito o despacho das bagagens com a Campânia TAM e a retirada no aeroporto de Madrid, o que nos poupou muito tempo, fizemos o chek-in na Ibéria apenas para pegar os bilhetes de embarque. No momento não havia ninguém no chek-in esperando para ser atendido, sendo assim a moça que estava sem fazer nada no chek-in executivo nos chamou, foi muito rápido e eficiente o atendimento, muito prestativa me tirou dúvidas sobre as bagagens (Fiquei com receio que as bagagens não chegassem). Feito isso ela nos pediu que fossemos logo para a sala de embarque que poderias pegar alguma fila na Policia federal, coisa que não ocorreu. Chegando à hora de embarcar não víamos filas formadas, fui me informar e me foi dito que a aeronave estava aguardando os tripulantes, pois eles estavam trancados na fila que foi formada pela inauguração de uma igreja em SP (Verdade, pois isso atrasou quase todos os vôos, como o vôo da Ibéria, Luftasa, Air Canadá. Air France e demais) pois acabou fechando a rodovia onde o ônibus que trazia a tripulação fazia a rota até o aeroporto, chegado a tripula demoramos mais 45 minutos para embarcar na aeronave, depois de duas horas de atraso finalmente conseguimos decolar. Bem um vôo muito tranqüilo, sem turbulências, depois de umas duas horas de vôo nos foi servido o jantar que era duas opções carne ou pasta, fiquei com a pasta que por sinal estava muito boa, logo serviram chá, café e pães.

    Quase chegando a Madrid foi nos servido café da manha com pão, presunto, queijo, café, suco e tal…

    Chegando com duas horas atraso descemos no aeroporto de Madrid Barajas, fomos seguindo o fluxo de pessoas e chegamos à imigração, estávamos bem tensos, mas foi muitooooo tranquiloooooo, muito mesmo, até eu achava que não era imigração de tão tranqüilo, o policial nos olhou e carimbou o passaporte, não nos perguntou absolutamente nada, continuamos seguindo, pegamos o metro dentro do aeroporto até as esteiras do vôo para pegar as bagagens, chegamos à esteira e recolhemos todas as nossas malas que chegaram sem nenhum dano.

    No vôo de volta saímos de Roma com conexão em Madrid, despachamos a bagagem em Roma e pegariamos em Floripa, vôo com vinte minutos de atraso, mas muito tranqüilo também, no aeroporto de Madrid embarcamos no horário previsto sem atrasos, vôo noturno, depois de mais ou menos duas horas nos foi servido jantar, e infelizmente havia somente a opção carne, pois pasta tinha acabado já que nós vínhamos sentados na ultima fileira, mas mesmo assim estava boa, depois o mesmo procedimento foi servido pães, café e chá. Chegando a SP foi servido café da manha também, e faltando meia hora para pousar fomos informados que passageiros em conexão (nosso caso, pois vínhamos para Floripa) teriam de pegar as bagagens e despachá-las novamente, pois tínhamos que passar na Aduaneira, bem em SP uma confusão para pegar as bagagens, esteira muito pequena para muitas bagagens, mesmo assim nossas bagagens chegaram em perfeito estado. Bom os banheiros estavam bem limpos, como em toda a aeronave, realmente as comissárias são mais velhas, demos muita sorte, pois em todos os vôos da Ibéria pegamos comissárias educadas e atenciosas.

    Peguei várias informações e até mesmo o nosso agente de viagem, nos pediu que levássemos tudo que poderíamos comprovar que era apenas turismo, então levamos três cartões de credito internacional, dinheiro acima do valor que ele nos pedem por dia, seguro viagem, contra cheque, a lista com telefone e endereço dos nove hotéis que ficaríamos, o roteiro todo impresso, e o localizador das passagens aéreas. E enquanto para as malas nosso agente disse que colocássemos cadeados, e de principal embalássemos todas as malas para dificultar se caso tentassem abril ás.

    Bom é isso, na minha opinião muito bom voar com Ibéria, voaria novamente!

  • Juliano

    Farei o mesmo percurso que o Paulo no dia 20 de fevereiro, saindo de Guarulhos- São Paulo à Madrid. Meu destino final é Porto, em Portugal. Tenho uma duvida que me incomoda: Comprei minha passagem aérea, com destino final em Porto. Chagando em Madri eu terei que fazer um novo check-in? Passarei pela migração, estou indo como estudante, então estou levando comprovante de renda, de moradia e carta de aceite da Universidade, é suficiente? Preciso levar euro em espécie? Extrato de cartão? algo do tipo?

    No momento que chego a Madri tenho apenas 1 hora, pois já tem o voo para Porto, será que dará tempo? É minha primeira viagem sozinho que faço, e ainda por cima internacional e num dos maiores aeroportos. Em madri fiquei sabendo que o aeroporto tem duas partes a continental e intercontinental, é muito difícil locomover? será que em 1 hora eu conseguirei?

    Espero que as pessoas com experiência me auxiliem, estou bastante ansioso e ainda mais por estar indo sozinho…. Aguardo comentários… Valeu o/

    • Denis Martins

      Juliano, a imigração em Madri está muito tranquila. Estive lá em outubro e o policial não nos dirigiu uma palavra, apenas carimbou os passaportes. De todo modo, confira todas as exigências do Acordo de Schengen. Eu levei euros e faturas de cartão de crédito, mas como te disse, ninguém pediu nada. Quanto à imigração, Barajas realmente é bem grande. Entra no site do aeroporto e simula o caminho que terá de fazer lá. Certamente terá de trocar do terminal 4 para o 4S e vice-versa e para isso terá que pegar um metrozinho. Um dica fundamental: logo que chegar confira nos grandes painéis de onde está saindo seu voo para o Porto. No nosso caso, haviam mudado o portão e se eu não vejo iria para o lugar errado! Ah, se levar notebook deixe ele fora da bolsa para passar no raio-X.

  • Paulo

    Denis muito provável que a Ibéria já te de o cartão do embarque para o voo de Porto na hora que você fizer chek-in em SP , sendo assim sem necessidade de fazer um novo chek-in em Madrid,você descendo em Madrid é obrigatório passar na imigração logo que descer terá pessoal de solo do aeroporto te auxiliando, uma dica saia do voo com o passaporte na mão, pois quando você entrar um carinha pede para olhar o passaporte e te diz qual lugar pra você seguir, Logo na frente você verá guichês, isso é a imigração e em cima tem escrito europeus e não europeus, segue a fila de não europeus, na imigração comigo fui mais que tranqüila, no entanto que um pouco antes de sair do aeroporto perguntei pra moça que vendia chips de celular dentro do aeroporto se aquilo que eu passei era imigração e ela me disse se tu ta aqui é por que já passou hehehe, Bem quanto ao tempo é estimado que de tempo para vc fazer tudo, pois se a Ibéria lhe der o cartão de embarque para Porto vc terá mais tempo ainda sem precisar ir no balcão da Ibéria certo. Mesmo que ela não te de o cartão de embarque sendo que se as passagens foram compradas juntas as suas bagagens irão direto pro destino final, sem precisar pega-las e fazer novamente o despacho, a única coisa que vc irá fazer se a Ibéria não lhe der o cartão de embarque é se apresentar no balcão da Ibéria e pegar o cartão de embarque para Porto. É bom levar dinheiro (euro) cartão de crédito e tal, leve tmb extrato de conta bancária se vc tiver, o que puder comprovar que vc conseguirá se manter no pais. E quanto ao aeroporto de Madrid é muito grande mais muito fácil de achar, pois para cada lado que vc olhar vera telas informativas de voos e placas dizendo aonde ir, como nosso amigo falou talvez vc pega um metrozinho, não se assuste rs é rápido e muito pratico.

    Boa Sorte

    • Denis Martins

      Acho que era para o Juliano, né?

  • Priscila

    Vou para Valencia pela Iberia na proxima semana (19/02) com conexão em Madrid e mesmo já tendo ido para Madrid em 2010 e não ocorrido nenhum transtorno na imigração, esta noite perdi meu sono com medo da imigração, pois li que muitos brasileiros ainda são barrados no Barajas. Mas depois de ler os comentários sobre a imigração… estou mais tranquila!!! Estou com toda documentação pronta e organizada. Sobre a Ibéria, isso é o que menos me preocupa… na verdade nem me preocupa, pq o importante é chegar ao meu destino final.

  • Thais

    Vou para Londres com a Iberia.

    Nunca fui para Europa, mas já fui diversas vezes para os EUA. O passaporte carimbado com essas entradas ajuda na imigração?

    E que documentação devo levar? Carteira de trabalho, extrato de banco, contra-cheques??

    Estou indo com a minha mãe, que é aposentada (tenho 27 e ela 53). Que tipo de documentação ela deve levar?

    Estou com medo pois minha conexão é somente 2 horas. Tenho uma amiga que foi e não teve problemas de horário.

    Quanto ao serviço, viajar de AA para os EUA por exemplo vc tb pega comissarios velhos e mal educados, problemas com bagagem (meu ex teve a mala perdida). Problemas há na maioria.

    Se alguém puder me ajudar com as duvidas eu agradeço.

    Obrigada

    • Denis Martins

      Thais, fica tranquila que a imigração na Espanha está bem tranquila (deve ser a crise!) Leia os comentários desta página que respondem todas as suas dúvidas e se tiver mais alguma poste aqui novamente!

      • Thais

        Obrigada..já estou lendo !!!

  • Priscila

    Oi Thais

    Acabei de chegar da Espanha e a imigração foi super tranquila… fui para Valencia e só me perguntaram se eu tinha parentes lá, se eu tinha dinheiro e o que eu ia fazer… em 2 minutos passei pela imigração. Quanto a Iberia… achei agradavel, tanto na ida qto na volta foram atenciosos.

    Boa viagem!!!

  • Lilian

    Farei um voo para a Itália com conexão em Madrid.Alguém saberia me dizer se existe problema em sair do aeroporto? Há uma diferença de 10 horas entre os vôos.

  • Thayssa

    Olá!

    Estarei indo para Roma em maio.. mas ficarei uma semana em Madrid (irei comprar pela Decolar RECIFE-MADRID voltando por ROMA-RECIFE, sendo o trecho MADRID-ROMA pela RyanAIR)!

    É minha primeira vez que viajo pro exterior.. e to bem preocupada com a imigração.. to vendo pelos posts que ela tá mais tranquila, mas que documentos devo levar?

    Outra coisa, estou escolhendo entre a TAP e a Iberia.. confesso que odeeio turbulencias, então, os aviões da TAP será que oferecem a mesma estabilidade da Iberia?

    E uma última coisa, será que encontro mais barato que esses seguros de viagens de 200 reais que as empresas aéreas oferecem?

    Obrigada 🙂

  • Camila Mosqueira

    Olá, equipe Melhores Destinos! Adoro o site de vcs, mas fiquei decepcionada com a filtragem de comentários. Tinha a convicção que haveria moderação dos comentários, mas diferente do que é informado, existem comentários nesta página com LETRAS MAIÚSCULAS do início ao fim, palavras de baixo calão e até mesmo obscena, como o comentário do "Phillipe

    29 de junho de 2011 as 0:09".

    Peço atenção para melhorar o filtro do que vai ser exibido para não macular a fama tão boa deste site que tanto gosto!

    E quanto à avaliação do casal e os comentários dos amigos leitores, agradeço imensamente, pois estava pensando em comprar passagem pra Amsterdam pela Ibéria (com conexão em Madri) e temia a imigração espanhola. Procurei outras opiniões no Melhores Destinos e não deu outra. A grande maioria informou que passar por lá é furada na certa, então risquei definitivamente esta cia aérea da minha lista, apesar da grana estar curta e os preços deles serem atraentes, o "barato que sai caro" nunca compensa.

    Abraços.

    • Leonardo Marques

      Oi Camila, os comentários são moderados sim. Mas esse passou. Obrigado por avisar. Já editamos.

  • Gustavo Queiroz

    Viajei pela Iberia em dezembro de 2009 e foi uma das piores experiências da minha vida. Como disseram antes, o atendimento é ruim, os atrasos são frequentes e as aeronaves são velhas. Talvez devido a tudo isso junto, o clima entre os passageiros estava muito pesado. Entre Madri e São Paulo houve pelo menos 2 brigas entre passageiros, com direito a gritos e dedos apontados. Nunca tinha visto isso na vida. Nunca senti um alívio tão grande por chegar em São Paulo. Mas o alívio durou pouco. Perderam minha bagagem. E isso foi exatamente 1 dia antes do Natal. Para mim Iberia nunca mais!

  • Ermeson Vianna

    Bem viajei pela Iberia Ano passado, e tive uns pontos negativos, minha viagem deu inicio em Munique, onde tive que aguardar 3 horas na fila para fazer check-in, a atendente foi muito educada e atenciosa, e por sorte deixou eu passar com 3 malas de 35kg cada, ela anotou nas etiquetas 32 achei fiquei muito satisfeito, eu tinha pagado uma mala extra por 120 euros.Passando o check-in entramos no avião A321 com destino a Madri, o curioso que neste Vôo nao teve sirviço de bordo(Somente pago.Ao chegar em Madri tive que atravessar um mundo de aeroporto que particularmente achei muito mal sinalizado, pois tive que descer até uns andares abaixo acho que 3 e pegar um metrô para ir até o outro terminal e char meu portão de embarque.Isso é muito dificil para uma pessoa que viaja sozinho.Ao aguardar meu embarque uma funcionaria da Iberia iniciou Quando já estavamos se aproximando da porta da aeronave outra funcionaria gritou com todos os passageiros mandando voltar(Achei um descaso alguns passageiros revidaram e nao sairam resumindo ficamos parados dentro daquela ponte que não sei o nome certo.Depois de uns 22 minutos finalmente fomos acomodados na aeronave A340, como já tinha feito o chek-in pelo site tinha escolhido a saida de emergência que tinha um bom espaço para as pernas e uma tela na frente mas muito pequena.Tinha cobertores mas cheiravam mal e tinha até um fio de cabelo loiro.O que mais me impressionou foi quando fomos decolar o barulho e estralos que o avião fez, fiquei assustado pensei que a porta de emergência iria sacar para fora neste momento.Depois de um tempo foram servidos a alimentação muito boa, lembrando que a saida de Madri estava prevista para 12:05 com destino a Fortaleza mas o decolou apenas as 13:15 e a chegada estava prevista para as 15:25 mas para minha felicidade o impossivel aconteceu chegamos a Fortaleza as 14:26 chegamos adiantado.No Vôo da volta a Iberia cancelou suas operações para Fortaleza e recebi um E-mail pedindo para eu entrar em contato. Ao ligar ela me disse que meu vôo tinha que ter ma conexão em Sao paulo o que detestei mas fazer o que.Mas 2 dias antes da viagem de volta eles me ligaram novamente para dizer que o Vôo que iria sair de São paulo as 14:15 iria sair somente as 22:20 então nao aceitei e disse que não gostaria ela disse então ligue para a central de Frankfurt na Alemanha pois como sua passagem foi comprada lá deve resolver lá.Acabei por perder esta passagem e comprei outra pela Tap saindo de Fortaleza.Achei um descaso e tenho pavor desta Empresa Iberia não recomento a niguem!

  • Joana Vonlanten

    Oi. O seguro viagem é gratuito para quem paga INSS, se você trabalha com carteira assinada ou paga INSS de outra maneira então é só ir até o Ministério da Saúde e pedir o seu Seguro Saúde para viagem internacional, no caso da Itália que faz parte do Acordo de Schengen vc consegue esse documento lá; ou você pode pedir à sua operadora do cartão de crédito internacional, pois alguns cartões oferecem esse seguro sem custo adicional, verifique com o seu cartão de crédito.

    • Joana Vonlanten

      ops…qdo escrevi "vc consegue esse documento lá" eu quis dize lá no Ministéri da saúde tá, não na Itália, rsrsrs…..depois que li que eu vi que ficou estranho.

  • Márcia Machad

    Já viajei em algumas companhias entre elas, TAP, Ibéria e Lufthansa no percurso São Paulo – Porto, apesar de a Ibéria realmente ter uns aviões antigos e o serviço e comida não ser essas coisas compensa o peso com que podemos viajar. Nunca antes tive um problema com qualquer uma destas companhias. Mas em Novembro não foi bem assim, a Ibéria vendeu-me uma viagem em última hora promocional, que eu não utilizaria na data marcada, e que eu pediria o reembolso quando estivesse no destino. Acontece que as viagens promocionais NÃO TÊM reembolso e isso só me foi informado mais tarde quando entrei com uma acção contra a Ibéria no Procon. A Ibéria agiu de má fé… eu poderia ter comprado qualquer outra viagem e mudaria a data da mesma. A Iberia desrespeita os clientes, trata-os com números mas esquecesse que depende de nós para continuar a operar… eu nunca mais viajarei pela Ibéria, mesmo que pague mais caro na mesma viagem.

  • Anita Bisne

    Ola pessoal, eu farei uma viagem para a Itália (Veneza), com parada em Madrid no dia 09/05 agora. Iremos eu e meu marido e tanto eu como ele nunca fizemos nenhuma viagem internacional, na verdade nunca andamos de avião. Eu tenho 20 anos e sou estudante do 7 período de Administração e meu marido tem 21 e é empresário. Somos de uma cidadezinha do interior de Santa Catarina.

    Estamos um tanto preocupados com o que falam da imigração em Madrid e também com o atendimento prestado pela Ibéria.

    Outra coisa que me assusta é que não sabemos o que fazer quando chegarmos em Madrid, se temos que passar pela imigração, depois fazer check-in novamente…. Estamos bem confusos, gostaria que todos vocês que já tem mais experiência com isso me dessem algumas dicas sobre o que fazer e principalmente como nos virar em um pais diferente e totalmente sem experiência.

    Desde já agradeço a atenção e a ajuda…

    • Denis Martins

      Anita, por coincidência fiz esse mesmo trajeto com a mesma companhia no ano passado com minha esposa. Pode ficar tranquila que vocês não terão problemas. Veja na sua reserva onde você vai pegar o voo para a Veneza, certamente terá que fazer a troca entre os terminais 4 e 4S em Barajas. Chegando lá, você passa pelo raio-X (se tiver, deixe o notebook fora da bolsa) e pela imigração, que é muito tranquila no caso de conexões, eles nem perguntam muita coisa. Não perca tempo no balcão da Iberia: vá direto a um dos grandes painéis e veja se seu voo para Veneza está confirmado e em qual portão. Depois siga pela letra do portão: há indicações de quanto tempo vc vai demorar e o caminho a ser percorrido. Provavelmente terá que descer até o subsolo e pegar um metrozinho que leva até o outro terminal e depois subir até encontrar seu portão. Com certeza vão ter muitos brasileiros fazendo o mesmo e sempre um ajuda o outro além disso você pode checar no site do aeroporto de Barajas como fazer a conexão.Com relação à Iberia, a maior preocupação é com essa greve dela, sempre acompanhe o noticiário e entre em contato com a empresa para confirmar o voo e horários. Como pode perceber o atendimento dela não é igual aos das melhores companhias, mas como vocês nunca fizeram uma viagem internacional para comparar acho que vão gostar: as refeições não são tão ruins e às vezes até há comissários simpáticos – pegamos uma equipe bacana na ida. O pior é o avião meio velhinho e a televisão antigona e única para todos, mas eles oferecem jornais do Brasil e da Espanha, que são uma boa opção de entretenimento. O voo até a Itália deve ser em avião pequeno CRJ ou A320 – você pode confirmar na sua reserva no site. O aeroporto de Veneza é meio distante da cidade, portante veja as opções de transporte com antecedência. No mais, a cidade é… simplesmente fabulosa! Aproveitem bastante!!!

      • Anita Bisne

        Obrigada Denis pelas informações,ficaremos atentos as dicas… Tomara que dê tudo certo…

  • Mariana

    Vou em outubro desse ano para Itália e os preços das passagens da Iberia estão cerca de R$450,00 mais baratas que de outras companhias, é tentador, mas pelas fotos que vejo o entretenimento é quase inexistente.. o que fazer em 15h de viagem sem nem um fiminho pra assistir? Não sei se opto pelo conforto ou pela economia…

  • Denis Martins

    Não sei se serve de alento, mas eles disponibilizam jornais do dia do Brasil e da Espanha. Dá sim para assistir aos filmes que colocam, mas em espanhol. Bacana é quando colocam comédia e o avião inteiro começa a rir junto… Tudo tem seu lado bom, né? 🙂

  • Mariana

    Isso se eu conseguir entender as piadas em espanhol, né? heheheh

    Acabei optando pelo conforto.. nem sei é tão melhor assim, mas vou de Air France.

    De qquer forma obrigada pela atenção 🙂

  • Virna Ribeiro Paulin

    Cuidado pessoal a Ibéria é muito duvidosa.Estava voltando pro Brasil,saindo de Malaga passando por Madri..Antes de sair da Espanha coloquei um lacre na minha mala para proteção.Mais chegando no Rio De Janeiro percebi que faltava uma mala,esperei uma semana essa mala,e quando chegou na minha casa teriam arrombado a mala e roubado as minhas coisas mais importantes..Entrei em contacto com a Iberia e mandei meus documentos provando que a mala foi arrombada. Simplesmente me responderam que sentia muito,mais não poderia me devolver o que foi roubado…Até ocorrência policial foi feito,mais ficou por isso mesmo…Pois é gente a Iberia e duvidosa!!!Atenção não viaje pela Iberia.

  • Henrique

    Caros, pretendo viajar para Dublin em setembro deste ano, para ficar uns 15 dias. Minha primeira viagem.

    Já comprei as passagens pela Iberia. Terá uma escala (ou conexão) em Madrid (Barajas) de umas 5 horas. Tem algumas dicas para que eu não tenha surpresas, principalmente na imigração? Olhando os comentários, dá vontade de cancelar a compra das passagens (ida e volta) e pagar um tanto mais caro em outra companhia, e com escala em outro aeroporto da Europa…

  • laiana

    Rodrigo,

    Voce já feza viagem??

  • Maria Alice Arontegu

    Pessoal, partir para Madrid com a companhia Ibéria é ainda a melhor opção para quem vai visitar a espanha se tiver sorte de passar pela imigração ou para quem vai ser repatriado, pois os repatriados que forem passageiros da Iberia terão mais atenção que das demais companhias como a TAM por exemplo que não dá assistencia aos repatriados… Bom, viajei a Madrid ano passado com meu noivo espanhol e me casar! Ao chegar no aeroporto de Barajas meu noivo nao pode me acompanhar na entrevista com a imigracao e nao deixaram eu entrar! Meu noivo ficou desesperado, pois ele é espanhol de valencia e mostrava todas as garantias possiveis e impossiveis para eu entrar na espanha, inclusive meu convite de casamento… O agente da federal apenas dizia que ele tinha a decisão suprema da minha entrada e que ele nao deixaria eu ingressar na espanha e que nao acreditava que meu noivo tivesse ido ao Brasil para pegar uma mulher feito eu que as espanholas eram muito melhores!!! Falaram nesta palavras, pois eu falo e entendo muito espanhol…Me colocaram em uma sala que mais parecia uma sala de embarque cheia de cadeiras de aeroporto sem conforto e com algumas pessoas da ametica latina e central, brasileira era somente eu naquele dia! Quando fez meia-noite me chamaram e na oficina de imigracao novamente e lá estava meu noivo e um advogado me esperando… os ploliciaos que ja eram outros me trataram muito bem e ainda me deram um papel para eu assinar onde o advogado do meu noivo nao me autorizou, pois ali constava que eu assumia que nao tinha os documentos nescessarios para entrar na espanha… Mas depois de mais de 1 hora de conversas me liberaram… Hoje moro em Valencia e estou já quase pedindo a minha cidadania espanhola e posso grantir que o povo espanhol e maravilhoso, mas os agentes de Madrid sao terriveis, pois na cabeça deles eu era uma puta brasileira e meu noivo hoje meu marido meu cafetao… colocamos a federal na justiça e ja ganhamos em duas estancias, mas infelizmente aqui a justica e devagar como no Brasil, mas quero de volta todo o meu brio e respeito que eles me tiraram, pois fui muito humilhada. Sei que o Brasil tentou melhorar esta situacao hoje com a reciprocidade e hoje existe alguma melhora diante dos acontecimentos, mas assim que o consulado deixar de dar assistencia aos repatriados no aeroporto de Barrajas vai comecar tudo outra vez, pois els sao pagos para nao admitir estrangeiros e nao ao contrario, esta´é a lei da federal aqui na espanha infelizmente.

    • André França

      muito triste ler isso, ja passei por isso em barbados no caribe, mas deu tudo certo, mas me trataram como lixo mesmo.

  • Maria Alice Arontegu

    Herique te aconselho ir via Paris, Frankfurt,Lisboa ou Amsterdan… pois será estressante, mesmo com as chamadas melhoras… Mas ao chegar en Dublin vc terá que fazer uma nova imigracao pois o reino unido nao faz parte do tratado e exige imigracao e o eroporto de Dublin é uma imigracao muito rigorosa tb!!! E se der problemas te enviarão de volta a barrajas y entao vc com certeza será repatriado ao Brasil… O aeroporto de Frankfurt ainda é o melhor para se entrar na europa, acredite!

    • André França

      Concordo com frankfurt, muito rapida a imigraçao la!

  • Maria Alice Arontegu

    Os piores aeroporto da Europa para entrada de estrangeiros em ordem são* Londres, Madrid, Dublin, Paris, Lisboa… entrar via suiça e maravilhoso, eles respeitam mesmo o estrangeiro.

    • André França

      negativo, depende de quem, londres foi ok pra mim, paris super ok, zurich a agente era um chata, pede isso pede aquilo por um momento achei que ela não ia me deixar entrar, mesmo com tudo em ordem, passei quase uns 20 minutos no interrogatorio ate carimbarem meu passaporte, horrivel.

  • Jones

    Boa tarde

    estou indo para Dublin para estudar…

    vou ficar 1 ano… e me ofereceram a iberia como

    compania aéria com escala em Madri

    e pelo que li aqui…

    é uma pessima escolha…

    vi que tem a KLM com escala em Amterdan tambem..

    qual queria a melhor opção para ir para Dublin

    é minha primeira viagem internacional..

    entao não quero q de nada errado

    obrigado

  • Daniel Bzrnovic

    Viajei com a Iberia no final de maio de 2012. Eu li os comentários aqui escritos e concordo com algumas opinioes. A Iberia näo é uma Swiss Air, mas é mais confortável que qualquer onibus coletivo em horário de pico no Brasil. As aeromocas sao realmente mais velhas e experientes e sorriem menos, mas sao super competentes e sabem o que estao fazendo, isso é o mais importante. Meu trajeto foi Frankfurt-Madrid-Säo Paulo e na volta Säo Paulo-Madrid-Frankfurt. Passei 2 vezes pelo controle de passaporte em Barajas, foi tranquilo. Nao me perguntaram absolutamente nada, pediram apenas passaporte e o ticket de embarque. No meu passaporte tem minha antiga permissao de residente da Suiça expirada e hoje em dia eu porto uma permissao de residencia na Alemanha. Isso deve contar como algum ponto pra eles, que eu nao tenho intencao de ficar pela Espanha. Uma dica importante é que se voce esta viajando pela primeira vez e está de passaporte "branco" sem visto de lugar algum, seja firme nas respostas e nao banque a "Maria do Bairro", porque gente exatamente nesse perfil é barrada por lá. Apresente seus papeis e respondam em espanhol, sempre!

  • Eduardo

    Bem, parece que a viajante Eliza está sendo generosa demais. Realmente, a comida é simples, mas sem restrições. Já o pessoal de bordo só não relincha por modéstia.As comissárias, com idade aparente superior a 120 anos, Meu Deus! Grosseiras, mal resolvidas. Os assentos dos air bus, 330 e 340, foram projetados para acomodar vietnamitas, com altura média de 1.50 e peso jamais superior a 50 kg.

  • maria emilia

    Bom dia a todos.

    Estou ficando receosa de viajar na próxima segunda feira (2 de julho de 2012), pela Ibéria, parando em Barcelona, com conexão para Bruxelas. Será que vão implicar comigo? Pela minha lógica, não farão isso, pelo fato de eu ter 60 anos, ser funcionária federal, mas como estou sabendo de que casais em viagem de turismo foram mandados de volta para o Brasil, fiquei bem preocupada. Será que alguém tem informações recentes sobre essa questão?

    Muito obrigada.

  • Vinícius

    Gostaria de informar que o airbus a340-600hgw no qual eu fui para Madrid em maio de 2012 é uma aeronave moderna e que teve o seu primeiro vôo de licenciamento em novembro de 2005. Ou seja por mais antiga que seja ela não tem mais que 7 anos. O que para uma avião não é nada. E lembrando que nestes 7 anos a sua maior concorrente não lançou nenhum modelo novo, a não ser agora o 787. O que a Iberia peca é no acabamento interno e zelo pelos detalhes. Mas como falado acima é um avião que tem uma estabilidade grande e pouco sujeito a turbulência.

  • Boa tarde!

    Irei viajar no dia 23 de agosto de 2012 e fiquei apavorada com os comentários sobre a companhia aérea Ibéria. Vai ser a primeira vez que viajo com está companhia e confesso que já estou super arrependida e completamente reciosa. Viajo sempre pela air france e estou acostumada com eles, mas como não havia mais lugar no vôo, resolvi ir pela Ibéria, mas se soubesse dos problemas deles, com certeza não tinha comprado meus bilhetes. Confesso que já estou arrependida e com bastante medo. Peço a Deus que dê tudo certo na minha viagem. Sairei do Rio com conexão em Londres, com meu destino final em Dusseldorf (Alemnhã). Farei conexão de Londres para Dusseldorf (Alemanhã) e estou com medo de atraso e do horário da conexão, pois sairei do Rio (às 20:40 h), com chegada em Londres (às 14:00 h), entretanto, meu próximo vôo será às 15:00 h de Londres para Dusseldorf (alemanhã).Confesso que estou com medo de haver atraso no vôo do Rio e eu perder a conexão de Londres para dusseldorf. Alguém já fez este trajeto e deu certo? Por favor,se puderem me informar. Agradeço desde já.

    • Márcia, a Iberia está longe de ser a quinta maravilha do mundo, mas também não precisa ficar tão preocupada. Não tenha grandes expectativas quanto a atendimento e entretenimento e você vai ficar bem. Depois da viagem deixe um recado aqui para dizer como foi!

  • Alessandra

    Pessoal,

    Vi os comentários na Internet sobre a Iberia depois que tinha comprado passagens para Paris… Fiquei apavorada… Mas se desistisse perderia muito dinheiro… Em fim, fui. SEM PROBLEMA ALGUM !!! Não foi a melhor companhia que já viajei, mas achei o espaço (classe econômica) maior do que das outras aeronaves e a comida foi boa… Recomendo pelo valor das passagens que realmente são uma das melhores e as viagens não tem nada de ruins…

  • Micgelly Rocha

    Olá, estou indo para Sevila nesta quarta-feira (22/08) pela Ibéria. Nossa, fiquei apreensiva depois que li os comentários sobre a cia aérea e sobre a imigração em Barajas. Minha conexão é em Madri, justamente neste aeroporto e espero que tudo dê certo. Estou com tudo em mãos, passaporte, carta-convite do meu amigo que mora em Sevilla, euros, cartão de crédito até minha carteira de trabalho estou levando pra evitar possíveis problemas já que vou viajar de férias. Volto aqui pra contar como foi.

  • Tatiane

    Irei para a Europa dia 3/9.Próxima segunda-feira e lendo os comentários,estou com receio.Iremos pela Iberia,São Paulo -Madrid(Conexão para Londres)Estou com algumas dúvidas.Se alguém puder me ajudar com alguma experiência,fico grata

    1*Irei ficar no aeroporto de Madrid para conexão a Londres por duas horas.Li diversos comentários que o aeroporto é grande e essas duas horas será que são suficientes?

    2* Imigração…estou com receio o que devo levar?Vouchers da viagem,passaporte,carteira de trabalho?Sou funcionária do Banco Santander…me disseram que por isso é tranquilo ..mas não sei pois eu n falo inglês..vou com meu namorado.Ele fala mas passaremos juntos na imigração?E sobre a Imigraçao DE LONDRES?Alguém sabe qto devo ter em espécie?

    3*Já marcamos os assentos existe algum erro nisso?

    4*Nunca viajei para fora do Brasil nem meu namorado e é tão ruim assim?

    5*O vinho é a vontade?

    6*Extravio de bagagem..já estou morrendo de medo disso..embalar a mala(aqueles plásticos verdes dos aeroportos) é uma boa opção?Ou chama mais a atenção

    Bom gente acho que é só isso..desculpe-me pelas perguntas..é q nunca viajamos assim e estamos com medo.

    OBRIGADA DESDE JA

    • wanda

      Também vou viajar pela ibéria de 14/03/2015, com escala em Madri depois Londres, gostaria de saber se esse tempo de 2 horas é o suficiente para pegar o avião pra londres, estou num pacote pela agencia Top Brasil. Como devo proceder pois é a minha primeira vez na Europa.

  • G Lima

    Então nesse A340 que vc voou a tela já é individual(nas poltronas) na classe Econômica (ou ao menos acima das poltronas, em intervalos reculares? Espero que sua resposta seja SIM! hehe

  • Silvana

    E verdade tenho que concordar com algumas pessoas os comissarios sao realmente grossos alias os espanhoes sao grossos esse e o problema.

  • Michelly Rocha

    Olá, estou de volta pra contar da minha experiência de voar com a Ibéria. Bom, gente viajei no dia 22/08 para Sevilla pela Ibéria e tudo correu muito bem. No aeroporto do Rio, o check-in foi super rápido e a fila estava enorme. O atendente foi bem educado e me passou todas as informações necessárias. Meu vôo não atrasou, a única coisa que não gostei foi de que o avião não havia telas individuais, então o filme que passava era muito chato. A comida estava boa, apesar de eu ser um pouco chata pra comer, pedi carne porque não sabia se o molho da massa ia me agradar. Os comissários foram bem atenciosos com todos, não vi nenhum engrossando com ninguém. Minha conexão foi em Madri e pra minha surpresa quando passei na imigração os agentes nem olharam pra minha cara. Me pediram o passaporte, carimbaram e pronto, PASSEI!!!E eu estava com muito medo, pois já tinha lido tanto aqui quanto em algumas reportagens sobre a imigração de Madri. Estava com tudo certo, mas sei lá né!!!! Enfim, cheguei a Sevilla, feliz da vida, curti demais a cidade que é linda, fui para Portugal e depois voltei para o Brasil. O vôo de volta também não teve problema algum. Saiu no horário e Graças a Deus não tive problema nenhum com extravio de bagagem. Enfim, essa foi minha primeira viagem de avião, não tive problema algum e tudo correu como devia. Voaria pela Iberia novamente sim, sem contar que a passagem é muito mais barata, mas a aeronave deveria ter telas individuais porque os filmes que eles passam….

  • Tânia

    Vou viajar para Lisboa, mas faço conexão em Madrid. Depois de ler tudo isso acima me deu medo. A Ibéria é tudo isso que dizem?

  • Ricky

    Claro que não ! Ja voei IB varias vezes e sempre fiquei satisfeito.

  • Carlo

    Cheguei a este site buscando o número de voos para a Espanha, para fins de uma pequena pesquisa de satisfação pessoal. Sou italiano e já fui parado na Espanha, mais especificamente, em Santiago de Compostela por ter um passaporte italiano expedido no Brasil, e por estar entrando na Espanha vindo do Brasil. Pois é….. a meca do turismo do tão badalado caminho de Santiago barrou um "europeu" só por ele viver no Brasil. Mas parece que as coisas mudaram muito desde que aquela senhora brasileira foi barrada, tratada muito mal e "deportada" (quantos bandidinhos espanhóis estão aqui e ninguém faz nada, não é mesmo?). Se o governo brasileiro não ajudou, não sei, o que ajudou foi a crise econômica em que eles estão enfiados. Abaixou a crista do espanhol, o povo mais arrogante, prepotente e xenófobo que eu conheço. Não se esqueçam: a Espanha nem país é. Catalunha, Pais Basco, Galicia, todos querem se separar … da Espanha! Trata-se de um povo ignorante, que não tem a mínima noção do Brasil e mete o pau. Curiosamente, o Brasil tem cerca de 3milhões de espanhóis, mas ninguém reconhece os números. Eles se creem primeiro mundo sem nunca terem sido. E não serão. É como o ditado sobre Paris, mudando os nomes: Madrid é esplêndida, o problema são os madrilenhos. Barcelona é fantástica; pena estar cheia de catalães. E para quem não conhece, a Galicia, bem a Galicia……300mil galegos no Brasil e eles acham que Brasil é, digamos, um pais de m…..E agora com a crise, todos eles querem vir para o Brasil buscar trabalho…. insultando o Brasil e os brasileiros. E a Iberia com isso? É reflexo de uma empresa estatal velha, que já passou por muitas mãos. Eu voo pela Iberia desde 1980 e a única coisa que mudou foi o aeroporto. E, honestamente, não tenho quase nada para falar contra a Iberia. Nestes 20 e lá vai anos, somente uma vez eles pisaram na bola com uma passagem e, acreditem, foi depois de eu ter ido e voltado. Em janeiro de 2012 voei para Madrid com o mesmo avião com o qual voei para Madrid…. em 2001…Somente uma vez minha mala foi extraviada, mas foi encontrada. Algum tempo depois fiquei sabendo que, nesse mesmo voo, mais alguns passageiros haviam tido o mesmo problema: as malas foram para Santiago do Chile enquanto um grupo de passageiros (eu incluído) íamos para Santiago de Compostela….a pessoa da Iberia que entregou a mala me olhou e disse: nem me pergunte….Quanto à tripulação da Iberia, nunca fui tratado com grosseria, má vontade ou mediocridade. Mas vale o oposto: o brasileiro não sabe se comportar dentro de um avião. Já tive problemas com um "brazuca" que achou que o assento fosse a casa de praia dele, tirou os sapatos, cruzou as pernas, apoiou um pé no encosto em frente e o outro no encosto em frente ao meu assento, cruzou os braços com o cotovelo nas minhas costelas…. um lixo de pessoa. Eu ganhei um assento na executiva e o passageiro da frente do assento dele foi posto em um assento mais confortável….Fora a má-educação da fila do banheiro, com o "povão" se achando o máximo se apoiando nos assentos e nos outros passageiros. Brasileiro precisa aprender um fato simples da vida: respeitar os outros. E, para todos os que vão voar, se não quer gastar mais com uma companhia melhor, vai a dica: todas são iguais e se o destino é Europa, o melhor mesmo é embalar a mala naquelas máquinas do aeroporto, pois elas ficam protegidas, inclusive de mão alheias. boa viagem e tenham em mãos os telefones dos seus respectivos consulados na Europa.

  • Viviane

    Olá, vou viajar para Portugal agora em novembro e as passagens foram pagas com cartão de crédito da minha mãe no site Submarino.com, sendo que ela perdeu e fez segunda via do mesmo. Ao ler em outros sites a respeito desta Cia Aerea, vi que eles pedem o cartão que foi efetuada a compra no momento do check in. Gostaria de saber se isso procede…Obrigada

    • Viviane, já voei com a Iberia e isso não procede. Aliás, nunca via nenhuma companhia aérea fazer nada parecido!

      • André França

        no mexico me pediram o cartao, aqui em manaus a TAP pedia, acho que depende da empresa,

  • marcos

    1)fique tranquila, tempo bom, merece ficar atenta, procurar logo o novo portao de embarque, mas nada de desespero.

    2)A imigração em Londres, ao menos nas 3 vezes que lá cheguei foi muito tranquila! Leve tudo que comprova sua vida no Brasil(documentos, contra cheques, voucher do hotel que vai ficar). Voces vão passar juntos sim, minha esposa não fala inglês e foi tranquilo…eu dei uma enrolada no Ingles e tudo certo..)

    Nunca pediram para ver grana ou comprovantes, mas sempre levei, 50 pounds por dia de estadia está bom

    3) nao existe erro em marcarem os assentos, fique tranquila

    4)Ruim?viajar para Europa é show! è que aparecem uns chatos por aqui que reclamam de tudo, claro que inconvenientes acontecem, mas isso rola em qualquer lugar do mundo…

    5) Nunca negaram vinho, sempre bebo umas 3 taças para dar sono heheh…

    6)Não custa investir e plastificar as bagagens, em algumas viagens, por estar poupando tudooo acabei não fazendo, nunca tive problemas, mas acho que vale a pena;

  • Kailash

    Olá, isso depende, algumas cias exigem a apresentação do cartão com que foi efetuado a compra, em caso de compra on line, pra evitar fraudes. Mas no site da Iberia, eles informam que somente se isso foi informado na confirmação final da compra, caso contrário não é necessário. E se foi solicitado a apresentação, não somente o cartão deve ser apresentado como o titular do cartão deve estar presente no check in. Sugiro que entre em contato com a própria cia. pra verificar isso corretamente.

  • Elisa

    No ano passado a Ibéria foi comprada pela British. Alguém tem viajado por ela mais recentemente para saber se mudou alguma coisa. Estou indo pra Europa (Paris e Itália) e o que está pesando é mais até os horários dos vôos do que o preço em si. Mas depois de tantos relatos negativos estou questionando se vai ser mesmo o melhor. Alguém pra me dar uma luz?!?

  • Felipe Paiva

    Pessoal, comprei uma passagem com o cartao da minha mãe e fiquei sabendo que vou ter que levá-la no aeroporto no momento do chek-in. Porém ela pediu uma segunda via do cartão e jogou fora o cartao que usei na compra. Já aconteceu isso com alguem? não sei que devo fazer. Caso alguem já tenha pasado por isso e puder me indicar como proceder. obrigado

  • Bia Louise

    Andei lendo bastante sobre a Ibéria e encontrei alguns depoimentos parecidos com a sua situação. No caso da pessoa que li, era que o cartão era dela mesmo, mas ela perdeu ou sei lá o que e pediu outro para a viagem… Mas na hora de embarcar teve problemas por conta da numeração do cartão. Ou seja, de acordo com o relato dela foi a maior dor de cabeça. Não sei como está agora. Liga na Ibéria e se informa para evitar estresses.

    No meu caso eu ganhei a passagem de um tio mas como compramos pelo decolar.com não terei que leva-lo, uma vez que acredito que a responsabilidade de fraudes fica por conta da agência então liguei na Ibéria e pela informação que me foi dada não terei necessidade de leva-lo comigo. Espero que seja assim realmente, pq pelo que já li sobre a Ibéria e a imigração a minha adrenalina mudou de ansiedade para medo!!!

  • Bia Louise

    Daqui dez dias estou indo viajar para Barcelona, vou com a Iberia com conexão em Madrid. Confesso meu frio na barriga de medo após ler tudo isso aqui! Volto para relatar minha viagem …

    Abraços!

  • Ricardo Soares

    Agradeço a todos pelos ótimos comentários sem ajuda de vocês nunca saberia a roubada que estaria me metendo.

    Tenho uma reserva para milão e iria pagar ida+volta R$ 1450.

    Preço ótimo, mas não estou afim de me estressar, já fui para Londres, pela British Airways e também não achei grande coisa.

    Mas, a Ibéria pelos relatos é o lixo dos lixos.

    Tudo bem que é viagem a passeio, mas sofrer maltratos e ainda ficar sem conforto nenhum não tem como.

    Vou deixar cancelarem minha reserva e que outra pessoa seja feliz. kkkkkkkkkkk

    Valeu mesmo pessoal agradeço de coração.

  • Giseli Gobbo

    A IDA: viajei para Madrid e Lisboa dia 8 de setembro. Porém, antes havia lido muitos comentários neste site, o que me deixou apreensiva – pois apesar de gostar de avião – não consigo relaxar na viagem – é medo sim – pois moro perto do aeroporto de Congonhas e os dois acidentes da Tam me deixaram traumatizadas. Mas depois de um ano intenso de muito trabalho e o sonho de conhecer Portugal e Espanha – eu pensei: na vida nunca temos certeza de nada mesmo, vou encarar os voos e seja o que Deus quiser. Aliás, foi minha 1ª viagem internacional e minha mãe foi comigo (ela tem 81 anos e encarou também).
    O check in em Cumbica foi rápido e eficiente. A funcionária foi muito educada e facilitou ainda mais a minha vida ao oferecer o serviço gratuito de cadeira de rodas para minha mãe, quando chegássemos em Madrid e também em Lisboa, pois o aeroporto de Barajas é enorme e precisaríamos fazer a conexão para Lisboa – minha mãe anda bem devagar.
    O voo saiu com 30 min de atraso – 15h30. O avião é imenso. Viajamos na classe econômica – as cadeiras apertadinhas – bem próximas a asa do avião. Os comissários homens foram simpáticos – já as mulheres nem tanto – mas espanhol é meio bronco mesmo. Almoçamos e a refeição estava gostosa e caprichada. Mais a noite veio outro lanche e quando estávamos chegando mais um lanche reforçado. O piloto foi maravilhoso – o voo tranquilo (de tanto que rezei, kkk) com pouca turbulência. Mas mesmo assim, cansa – 11horas de voo já não sabia mais a posição que ficava. Desembarcamos umas 6h30 mais ou menos. Lá já estava a cadeira de rodas e o funcionário do aeroporto nos esperando – muito atencioso nos levou até o embarque para Lisboa – tomamos uma vã para tal. O avião também da Ibéria para Lisboa era uma verdadeira sardinha – obeso não voa… Ainda bem que foi 1 horinha apenas. Em Lisboa novamente a cadeira de rodas e finalmente chegamos.
    A VOLTA: Novamente no imenso aeroporto de Barajas – fiz o autocheck in – bem tranquilo – despachei as malas e pedi novamente a cadeira de rodas para minha mãe. Dessa vez o voo foi direito Madrid – Cumbica. Saiu quase pontualmente 12h15. As poltronas pareciam um pouco mais confortáveis – mas a comida não estava tão boa quanto na ida. O entretenimento realmente precisa ser melhorado – tv bem pequena – e uma delas parou de funcionar. Os comissários homens muito mais simpáticos. O voo foi tranquilo (apesar de na decolagem o piloto disse que ocorreu um problema e que tentaria uma manobra evitando retornar e aterrissar – mas graças a Deus deu tudo certo – não sei o que realmente aconteceu). O fato é que o voo prosseguiu com pouca turbulência e em menos de 10h20 de voo chegamos em São Paulo.
    Voaria Iberia novamente – mas em qualquer cia aérea – classe econômica é desconfortável. Mas para mim o que mais importa é ter um bom avião e uma tripulação competente para um voo seguro.

  • Carlos

    Estou indo para Dublin dja 24/12 com conexão em Madrid Barajas e tô em pânico… Não pela aeronave ou atendimento, mas pela imigração. .. vou ficar 35 dias na casa de uma amiga em Dublin e nesse meio tempo vamos visitar outros países (Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Áustria, Hungria e República Tcheca?

    1- Que documentos preciso levar para imigração? Tenho a carta convite…e as passagens de volta…

    2- Preciso ter um limite mínimo de dinheiro em espécie? Pois tô com medo de levar aquele cartão pré pago

    3- Como sou estudante apenas, não trabalho, tenho medo que algo dê errado. .

    Me ajudem

    Grato

    • Fica tranquilo , se ficar nervoso na hora aí começam a desconfiar.

      Responda tudo com firmeza e nada mais nem prolongue o assunto nem puxe conversa.

      Leva um cartão de crédito internacional é uma boa garantia, andar com dinheiro é perigoso.

      Talvez nem te perguntem nada. Depende muito do horário sempre passo de manhã e não tenho problemas.

      Relax e boa viagem.

      Abcs.

  • Olá! Estou passando o maior sufoco com a Iberia. Comprei uma passagem Porto Alegre – Roma para o final de novembro. A Iberia vendeu as passagens com conexão em SP. Detalhe, chego em Congonhas e tenho que ir para Guarulhos. O detalhe é que o avião pousa em Congonhas e às 13:48 e o outro sai de Guarulhos às 16:55. Ou seja, entre um pouso e a outra decolagem eu terei 3 horas. Só que a Iberia disse que o traslado entre os aeroportos é por minha conta e se houver atraso eles não se responsabilizam. Outro detalhe é que o check in da Iberia encerra 45 minutos antes do embarque. Estou sem saber o que fazer pois já liguei para a empresa e entrei em contato pelo twitter mas foram irredutíveis. Disseram que não se responsabilizam por nada.

    • Qual companhia aérea fará o voo de sua cidade a Congonhas? GOL e TAM tem ônibus entre os aeroportos e vc pode tentar com elas

      • TAM. Minha preocupação é o tempo entre os dois aeroportos. Esse voo era para sair mais cedo e eles mudaram. Estou muito preocupada porque nunca fiz esse trajeto entre Congonhas e Guarulhos e algumas pessoas me disseram que eu corro o risco de perder o voo.

        • Você pode checar com a TAM o horário do ônibus. Mas uma boa dica é tentar antecipar o voo da ida junto à TAM. Tente fazer isso já, mesmo que haja uma pequena taxa, vale a pena. Se não conseguir, a TAM oferece a possibilidade de antecipar no mesmo dia, no aeroporto. Outra saída seria tentar alterar esse voo para Guarulhos. Em último caso, o jeito é encarar um táxi e rezar para o trânsito na Marginal estar bom!

          • Denis,
            Hoje liguei novamente para a Iberia e eles anteciparam meu voo para Congonhas. Chego em Congonhas 11:21 e o voo que pego para Madri em GRU sai às 16:55. Acho que agora dá tempo né? Meu voo será num sábado. Como é o trânsito normalmente nesse dia? A TAM me informou que eu posso pegar o ônibus com eles. Agora estou bem mais tranquila!

          • É, Gabriela, agora está mais tranquilo! Que bom, hein?

    • Fabio Seixas

      Gabriela isso é verdade mesmo este translado é por conta do passageiro algumas empresas fazem com ônibus da própria frota, mas são raras.

      Bem são paulo é uma cidade caótica o trânsito é horrível, se isso for numa sexta-feira ou estiver chovendo vai ficar bem preocupante.

      São 40 kms para vc percorrer se tudo correr bem é um trajeto de mais ou menos 1 hora.

      Uma dica para vc escapar do trânsito é vc pegar o metrô sentido tucuruvi e descer na estação armênia e caminhe até a rua Pedro Vicente 79 e pegue o ônibus 342 Ônibus em direção a Guarulhos (Jardim Cumbica/parque Brasilia).

      O trânsito ali de congonhas é bem pesado, mas o horário que vc vai passar é fora do rush então pode ser que flua bem.

      De todo modo está bem em cima eu tentaria falar com eles novamente e conseguir pelos menos uma hora a mais aí ficaria melhor.

      Abcs.

      • Boa dica Fabio. Outra poderia ser descer no metrô Tietê e pegar o ônibus Airport Service. A passagem pode ser comprada com antecedência no site da Pássaro Marron.

  • Fabio, obrigada pelas dicas! Acho que agora que eles anteciparam meu voo, será mais fácil. Minha preocupação era chegar antes de encerrar o check in (45 minutos antes do voo). Como chego em Congonhas 11:21 acredito que se tudo sair certinho devo pegar o ônibus da TAM às 12:00 e consigo chegar no aeroporto com até mais de 2 horas de antecedência. Minha preocupação é que não moro em SP e não sei como é o trânsito nesse trecho.
    Obrigada pelas dicas!

    • HENRIQUE

      Deus me livre!! Como você é fraquinha. Tu és a única responsável pelos transtornos criados. Já que até meus cachorros sabem que o transfer entre aeroportos em Sampa é algo que deve ser evitado e que não é gratuito. Agora a princesa quer ir para a Europa. Vai passear ou vai trabalhar por lá?!

  • Filipe Lázaro

    Se estes voos com aeronaves novas VEM para o Brasil MAD-GRU (geralmente no voo noturno 6827) eles são obrigados a VOLTAR para a Espanha, certo?

    Minha dúvida é, em qual horário estas novas aeronaves voam para a Espanha?
    Eu embarco GRU-MAD no voo 6824, que é de tarde (15h55) e espero que seja este!
    Já vi gente falando que voou na aeronave antiga no voo noturno GRU-MAD (19h20).

  • Antonio Vieira

    Viagem aérea é tudo a mesma coisa,! As refeições e atendimentos ficam meio padronizados( na classe econômica bem entendido) ou seja nota 5 de 0 a 10. Mas quem se liga em detalhes sofre com empresas que estão querendo sucatear, cheiro de mofo na poltrona, carrinhos nos serviços de bordo surrados e laterais próximas a janelas, riscadas, encardidas e até mesmo lascadas(quebradas). Mas o fator humano é determinante quando a empresa está mas bem calçada no aspecto financeiro, percebe-se nitidamente as diferenças até nas maneiras que os comissários pegam nos copos, escutam um pedido ou solicitam para colocar os cintos. Não querendo ser observador demais mas há empresas que as roupas de seus funcionários dá a impressão que foram adquiridas em leilão num brechó mais próximo ao aeroporto e as expressões faciais das atendentes tanto fora como dentro da aeronave, são de quem já deveriam estar em suas casas de pijamas assistindo a novela das 8!!!

  • Natalie

    Gente na boa….tem uns comentários aqui que só pode ser de gente que nao voa….reclamar de tirar o sapato? sério? Eu vou todo ano aos EUA, e dependendo do calçado, você precisa sim tirar o sapato, nao adianta chorar! Teve febre no avião e não foi medicado? Ah tadinho né…a cia área deveria te medicar, sem saber se vc é alérgico e correr o risco de te matar e responder um processo……se toquem!!!

    • André França

      verdade, uma passageira uma vez me disse um monte de grosseria porque estava estressada e eu deveria ter um calmante pra dar pra ela…. aham fofa….

  • Cristina Parra

    Em 2007 fui com minha família para a França pela Ibéria, com conexão em Madri. Foi um desastre. Já no check-in no aeroporto de Guarulhos a fila era gigante com poucos atentendes. O voo atrasou mais de uma hora sem nenhuma explicação. Na chegada a Madri, fazer a alfândega foi um inferno. As filas eram gigantes e pouquíssimos funcionários para atender. Resultado: perdemos nosso voo. Mas a saga não acaba aí. O aeroporto de Madri é gigantesco e não há ninguém para informar nada. Depois de muito rodar por aquele aeroporto e sermos tratados como cachorro pelos poucos funcionários, que chegaram a nos dizer que se perdemos o voo eles não tinham nada com isso e queriam até cobrar outra passagem. Foi um pesadelo. Depois de muita discussão e de horas andando de um lado para outro, conseguimos finalmente marcar nossa conexão para Paris. Perdemos um dia da nossa viagem, nos estressamos e fomos muito mal atendidos. Horrível. O preço baixo não compensou o stress.

  • Laura Fernandez

    Acabei de viajar com a Ibéria mais uma vez e infelizmente a compra dela pela British não mudou o comportamento do pessoal de bordo continua o mesmo super mal-educados olhando feio para os passageiros, quase derrubando a comida e as bebidas nas pessoas, falta paciëncia e bom trato as essas pessoas, os lugares reservados foram respeitados mas na volta a minha cadeira tinha mancha de bebida ou sabe-se lá o que derramado. Os horários foram respeitados, check-in rápido. Aeronaves antigas as mesmas que eu usei na minha primeira viagem a Espanha em 1990. Preço promocional foi o que me convenceu mais uma vez a viajar pela Ibéria mas esses detalhes acima devem ser levados em consideração para quem liga para o conforto. E levem livros e filmes porque a TV coletiva nem funciona direito.

  • joao

    joao Eu tambem voei para Madri partindo de sao paulo final de 2012, e vi como os brasileiros sao perseguidos..

  • Bruna

    Hoje completou o prazo legal de 21 dias que minha mala foi extraviada e, pasmem, ainda não a recebi. O mais incrível é que no dia da minha chegada no Brasil – somente minha, já que a mala não veio – é que ela foi encontrada ainda no aeroporto em que embarquei na Europa. Desde lá, a Iberia me prometeu o envio dessa mala e nada. Mas isso ainda não é o pior, o pior é ter entrado em contato novamente ontem e saber que a minha mala FOI PERDIDA NOVAMENTE! Ou seja, nem a Iberia sabe mais onde ela está! Volto a dizer que isso é o maior absurdo pelo qual passei em toda a minha vida. A Iberia deveria colocar isso nos comerciais que têm passado exaustivamente na TV aberta e alertar seus futuros clientes de que eles correm o risco de ter sua tão sonhada e cara, muuuito cara, viagem arruinada pela falta de capacidade de funcionários que são capazes de perder não só uma, mas duas vezes uma bagagem. A partir de agora a esperança começa a se acabar e vou gastar cada centavo que nem tenho para ir atrás dos meus direitos que a Iberia fez questão de ignorar. Meu segundo trabalho a partir de hoje será anunciar aos quatro ventos a palhaçada que essa empresa nada séria está me fazendo passar.

  • Mariza desmedt

    Quero comunicar aqui o meu desagrado e minha nota zero para iberia.
    Tenho 30 anos vivendo na Europa portanto não sou uma amadora em reservados de bilhetes de avião,hoje mesmo tive uma desagradável surpresa no aeroporto,iria embarcar para Madrid,com destino a São paulo.
    Na reserva me fizeram dar o nome de família dos meus pais,segui o sistema da iberia,qual foi minha surpresa na minha confirmação de viagem veio os nomes dos meus pais.sou naturalizada belga e tenho o nome do meu marido pois quando casei-me passei a usar o nome de casada que nada tem a ver com o nome dos meus pais.Pensei que faria parte de um controle na identidade errei,não deixaram-me embarcar,porque claro o nome estava incorreto mas havia belo e bem o meu nome que confirmaria minha identidade.Nem meu marido nem eu embarcamos, telefonamos para tentar arranjar as coisas nada,tínhamos perdido voo e por consequências o pagamento.
    Voo não reembolsavel,a solução perder tudo e comprar outro bilhete.Agora meu marido tem a carta do iberia onde nunca recebeu nenhum desconto,cuidado pois criaram isto de pedir o nome dos pais com segundas intenções desta vez ganharam mas não podem ganhar sempre,para nós e a pior compania de aviação a comida é péssima,o serviço nem se fala o atendimento pelo telefone simplesmente insatisfatório a cartão de fidelidade do meu marido será queimado nunca mais pisamos nestes aviões velhos e mal cuidados da iberia.

  • Sandra Venezio

    Saímos de SP rumo a Madrid, onde fariamos uma escala para Florença. Na ida foi tudo perfeito, comida boa, vinho maravilhoso, tripulação super simpática, espaço dos assentos até confortáveis. A parte de entretenimento muito boa, vários filmes e tal. Foi tudo muito bem. Na volta já no check in fizeram a maior confusão na hora de emitir os boarding pass. Estávamos em oito pessoas, tinhamos comprado previamente os assentos para que fossemos todos juntos. Na hora que vimos os boarding passes, estávamos todos espalhados, falamos com uma funcionária e felizmente ela consertou o erro. Quando entramos na aeronave, veio a surpresa: NÃO tinha tela na frente dos assentos, NÃO íamos assistir nenhum filme num vôo de 10 horas!!! Tinha somente 2 telas pequenas no avião onde passaram um filme que nem sei qual foi. E o jantar não foi lá grande coisa também como na ida.
    Felizmente as bagagens chegaram direitinho e sem danos também.

  • Ana Oliveira

    Fui à Europa agora em setembro (GIG-MAD-GIG) e nunca tinha ido de Iberia. QUE AVIÃO HORRÍIIIIIIIIIIIIVVEL!!! Poucos banheiros, que em pouco tempo ficam imundos, comida ruim, assentos desconfortáveis, comissários grossos, entretenimento inexistente, as telas no meio da cabine sequer funcionaram para passar o vídeo de segurança (o que deve de ser feito no melhor estilo 1980!). Realmente, vale a pena gastar uns reaizinhos a mais (às vezes nem tanto, vai ser só um tempinho a mais pesquisando) e ir com outra companhia. Ninguém ainda conseguiu superar a minha querida KLM!

  • Rosa Martinez

    Viajei diversas vezes pela Iberia. Pontos positivos: A companhia em si é muito pontual, pilotos costumam dar a rota do voo, o que considero muito bom e avisam com antecedencia quando entrarao em zona de turbulencia. Quanto à frota em si, nao é mais velha nem menos limpa que os da nossa TAM, pela qual tambem voei em 2015. A IBéria, para os que nao sabem, mantem aberto um bar ao final e no meio do aviao, onde as pessoas podem a qualquer momento, pedir água, cha, suco. Oferece tambem jornais do dia da imprensa espanhola. Quanto à comida, realmente é muito simples. Deixa a desejar na trivialidade… Quanto às bebidas, os vinhos espanhois sao oferecidos ate no café da manha em garrafas individuais. O aeroporto de Madrid, Adolfo Suárez, é imenso e …. belissimo. Terminais T4 e S4, do teto aos subsolos, surpreendem pela arquitetura e modernidade.Vale a viagem ! Pena que as agencias de viagem DO BRASIL nao dao a menor importancia ( explicaçao ) aos passageiros novatos e nao informam, sobretudo aos que vao em conexao, como proceder , mas, a própria Iberia, no momento em que estamos aterrizando, disponibiliza na tela das poltronas, as portas de embarque das conexoes. Poucos se dão conta disto….De qualquer forma, meu conselho para quem vai a Barajas pela primeira vez com voo de conexao é que tenha um prazo minimo de duas horas entre chegada e apresentaçao. No demais, a Espanha é linda. Desfrutem de todos os momentos. A vida é bela quando temos espírito de aventura.

    • André França

      essa do self service la atras ja nao acontece mais, fui atras de um suco e a comissaria quase me escurrassou de la…. hehe e cuidado no aeroporto de madri, os homens brasileiros sao separados pra inspecao anti-drogas, como tive que tirar tudo da bagagem, acabei esquecendo meu notebook la.

  • J.A

    Li tantos comentários ruins sobre a Iberia que estava até com medo de viajar…Fui com a esposa para Lisboa (Rio-Lisboa) em junho de 2016…Com escala em Madri…Realmente não tem como marcar os assentos sem pagar um absurdo…Então deixei por conta da sorte…Fiz o check in pela internet e os lugares foram marcados no meio do avião (pelo menos foi um ao lado do outro)…No Galeão foi tudo tranquilo…O vôo saiu no horário…O avião é antigo…sem entretenimento…somente um telão lá na frente…Mas os comissários eram muito atenciosos e simpáticos…Se esforçando para se comunicar em português…O serviço de bordo foi muito bom…Jantar saboroso…Passaram várias vezes com lanches…água, suco, refrigerante, vinho…Travesseiros e cobertores bem limpos…Chegamos em Madri na hora…O aeroporto é enorme mas é bem sinalizado…Estava com medo da imigração…Mas nem olharam para nós direito…Só perguntaram para onde íamos , quanto tempo íamos ficar e qual o motivo da viagem (turismo)…Não demorou nem um minuto…Na volta fiz o check in pelo celular e a Iberia nos colocou na janela…Mais um vôo sem problemas e voltamos ao Rio…Também não tivemos problemas com a bagagem…Enfim …Tudo ótimo!!!