Como é voar na Hawaiian Airlines

Denis Carvalho 23 · janeiro · 2013

Aloha! O Melhores Destinos traz hoje uma avaliação da principal companhia aérea do Havaí: a Hawaiian Airlines. Com base em Honolulu, ela opera voos para 26 destinos com uma frota de 44 aeronaves e certamente estará na rota de quem visitar as paradisíacas ilhas norte-americanas, seja para chegar até lá ou em um voo entre as ilhas. Foi esse o caso do nosso leitor Thiago S. Cavalcante, que fez o percurso entre Honolulu e o aeroporto de Hilo, na Big Island. Acompanhe seu relato e saiba um pouco mais sobre a companhia havaiana:

Decidimos conhecer o Havaí e tivemos poucos meses pra decidir o que fazer e o que visitar, mas era certo que eu queria conhecer um vulcão ativo e ver a lava. Porém, isso não entrou no planejamento. Chegamos a Honolulu e, após alguns dias, percebi que só veria um vulcão ativo na Grande Ilha do Havaí, mais conhecida como Big Island. Lá está localizado o Parque Nacional dos Vulcões, onde poderia ver o vulcão Kilauea, que está ativo desde 2008.

 

Após muita pesquisa, a forma mais rápida de chegar até a ilha seria por avião. A Grande Ilha possui dois aeroportos. Como foi apenas um day trip, escolhi o aeroporto de Hilo. Quanto à aérea, escolhi direto a Hawaiian Airlines, pois já sabia de sua existência. Não pesquisei no dia em que comprei as passagens, mas existem outras empresas que fazem a mesma rota.

Para comprar o bilhete acessei o site da empresa. O processo foi muito simples, achei o preço justo para um voo de 50 minutos e comprei sem nenhuma complicação.

Embarque

Ao chegar no aeroporto, percebi que o processo do check-in era um pouco diferente do padrão adotado pela United ou American Airlines, por exemplo. Primero passo: usar um dos computadores disponíveis para informar seus dados, pesar sua bagagem e imprimir seu cartão de embarque e as etiquetas de bagagem. Mais uma vez tudo foi bem simples e sem dificuldades. O segundo passo é despachar suas malas com o auxílio de um dos funcionários da empresa. Como não tínhamos nada pra despachar, fomos direto para o portão de embarque.

Após passar pela inspeção de segurança da TSA, aguardamos nosso embarque e então puder ver em qual avião faríamos o voo. Foi em um Boeing 717-200 com capacidade para 115 passageiros (informação da comissária). Não sei o motivo, mas fiquei com certo receio em voar nessa aeronave. O voo, porém, foi tranquilo e sem incidentes.

Avião

O avião estava configurado para oito lugares em primeira classe (2+2 por fila) e o restante em classe econômica (2+3 por fila). O embarque foi rápido e o push back ocorreu no horário previsto.

Achei o assento confortável e o espaço para as pernas muito bom. O avião não tinha entretenimento de bordo, a não ser pela revista Hana Hou. Eu sempre leio os cartões de segurança quando viajo, e foi com o que estava na minha poltrona que percebi que o avião tinha cinco saídas de emergência, sendo uma delas no fundo do 717, embaixo do conjunto de estabilizadores.

Atendimento

Três comissárias trabalharam naquele voo. Era parte do uniforme elas usar uma flor em suas cabeças como adorno. Quando o comandante autorizou, elas iniciaram o serviço de bordo, que foi muito simples. Para começar, não utilizaram trolleys. As comissárias estavam segurando uma caixa de papelão (!) com água, suco, copos e queijo (!!).

O passageiro que optava por café recebia um copo e, alguns minutos depois, elas voltavam com um bule e serviam a bebida. Eu pedi um suco e uma água apenas para tirar a foto, e fiquei muito surpreso com o que recebi. Após recolherem o lixo foi distribuído um mapa da Grande Ilha.

Chegada

O pouso em Hilo foi suave, dentro do horário previsto, e o desembarque também foi rápido e sem complicações. Se for apenas fazer um day trip para conhecer os vulcões, escolha este aeroporto pois fica a 45 minutos do Parque Nacional. O outro aeroporto, Kona, fica a mais de três horas. A experiência foi boa e recomendo os serviços da Hawaiian Airlines caso decida fazer um voo entre as ilhas no Hawaii.

Agradecemos ao Thiago pela ótima avaliação, que certamente será útil a muitos leitores. E você, já voou pela Hawaiian? Deixe suas impressões nos comentários!  Fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos? Ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste postNão esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar as empresas e ler as opiniões dos demais leitores.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • André L

    Bacana o relato!

    Apenas uma sugestão. Tenho percebido em muitas avaliações que as pessoas não colocam o preço que a passagem custou. Acho que seria uma informação bastante interessante pra acompanhar o flight review!

    • Thiago Brondani

      Comungo dessa sugestão.

      • Thiago Cavalcante

        André e Thiago, viajei em novembro de 2012 e gastei em torno de 370 dólares, ida e volta, já com as taxas. Mas comprei dois dias antes do voo.

        • Thiago Cavalcante

          370 dólares pra duas pessoas.

  • Luiz Cunha

    Valeu Thiago, otimo relato.

    Obrigado por compartilhar com os leitores do MD!

    • Thiago Cavalcante

      É um prazer poder compartilhar no MD!!!!!!

  • Thiago Gonzalez

    Voei em 2010 e ja indiquei muitas pessoas;. fui de LAS x HNL > Las Vegas Honolulu acho que 9 horas de voo se não me engano. o interessante é que tem sempre promoções neste trecho por U$299 bagagem deve ser até 25kg acima disso 50 dólares até 35kg o Round Trip as taxas são mínimas. compensa muito este trecho.

    Entre as ilhas as taxas giram em torno de U$99 quem não conhece o hawaii vale muito a pena, mesmo que for apenas a ilha de Oahu. vc aluga um Jeep e faz um tour maravilhoso em apenas um dia. da pra dar a volta na ilha. pela rodovia H1

    outra coisa é que os impostos no hawaii são de apenas 5% não é como em ny 12% então vc economiza 6% comprando no hawaii, outra coisa pra quem for comprar eletronicos apple. em Honolulu tem tudo tem 2 lojas da apple em honolulu e nunca o estoque está vazio como em ny miami, que sempre estão em falta os produtos, tem um outlet fantástico em honolulu além disso tem uma das únicas lojas da ferrari no mundo.

    façam um mergulho e se possivel compre ingresso pra um show na waikiki shell no fim de semana, sempre tem otimos cantores como jack jhonson, Celine Dion, Deem uma pesquisada antes de ir.

    • André L

      Thiago, que legal ler suas sugestões de passeio e lembrar daquele lugar! Fui pro Hawaii em 2008, passei 1 semana onde fiquei apenas em Oahu, mas deu pra conhecer a ilha de ponta a ponta. Foi uma excelente viagem, o Hawaii realmente é um paraíso que deixou saudades!

      Mas essa viagem me trouxe também uma das maiores tristezas em se tratando de viagens: acredita que eu perdi 95% das fotos que tirei?! Puxa, só de lembrar disso já bate a tristeza novamente…

      Diamond Head, Kualoa Ranch, Hanauma Bay, North Shore… que paraíso!! E que tristeza de não ter muitas fotos pra recordar…!

      • Thiago Gonzalez

        Amigo.. eu tenho uns 80gb de fotos e videos aos poucos estou revelando as fotos por medo de perder tbem do meu hd externo apesar de ter uns 3 backups destas fotos, do hawaii ia pra ficar uma semana fiquei 15 dias. pra quem gosta de sair. e la tem varios luais legais na ilha alem de um dos maiores shoppings do mundo acoh que chama ALA MOANA PACIFIC SHOPPING. tem um pub muito bom em waikiki O'Neal tem musica ao vivo todos os dias da semana, entrada free ia todos os dias tomar algumas Guiness Beeem gelada. legal tbem é que de 15 em 15 dias os marinheiros voltam pra cidade e a cidade inteira fica de branco. tem lugares legais pra comprar pranchas além da quick silver ter uma linha toda só "HI" que quer dizer estado do Hawaii é muito bom só tenho boas recordações se puder agregar vegas e o hawaii melhor ainda;

  • juliano

    Já voei 5 vezes com a Hawaiian e sempre deu tudo certo, nenhum atraso.

    Recomendo passar pelo menos uma semana na Big Island, pois a ilha é muito bonita e tem muitos atrativos além do Parque Nacional dos Vulcões.

    No meu blog escrevi um post sobre a Big Island, se o Melhores Destinos achar legal poderia publicá-lo!! viajandoeviajando.blogspot.com

  • Jean Patrick Olinto

    Pessoal,

    Eu vou ficar 2 semanas no havai. Sendo 1 semana em Honolulu e a outra que vocês recomendam Big island ou maui ?

    aguardo comentários

    obrigado

  • Jean Patrick Olinto

    Se puderem enviar roteiros ou sugestoes agradeço.

    Estou indo em abril

  • juliano

    As duas são legais, dependerá muito do seu gosto. Maui tem mais praias, a estrada para Hana que é muito bonita e o Haleakala National Park. Já a Big Island tem praias de areia preta, excelentes pontos para snorquel (incluindo uma praia na qual é possível nadar com golfinhos!) e o Volcano National Park…

    No meu blog tem dicas dessas duas ilhas: viajandoeviajando.blogspot.com

  • Tassiane Sampaio

    Só uma correção relativa ao relato: Estive em Hawaii semana passada e fiz este roteiro que o Thiago Cavalcante também fez, porém, pela companhia aérea "Go". O vulcão Kilauea está ativo desde 1983 (faz 30 anos de atividade agora em 2013) e não desde 2008, como foi dito. Infelizmente, eu não consegui chegar perto da lava, como gostaria, visto que fiz o passeio por uma companhia de turismo e isto não estava nos planos da empresa. Além disso, este é um passeio à parte. Você pode fazê-lo de barco (onde a lava encontra com o mar) ou helicóptero. Não lembro exatamente os preços mas, se não me engano, o de helicóptero custava US$150/pessoa, com 40 minutos de passeio.

    • Tassiane, você não fez fotos deste voo? Daria uma boa avaliação!

      • Tassiane Sampaio

        Pois é, Denis… Infelizmente eu não fiz. Nem da aeronave nem dos aeroportos. O nome correto da companhia é Fly Go. Eu posso fazer a avaliação, mas não tenho as fotos. 🙁 Mas a aeronave era do mesmo tipo que a do Thiago. Mudou só o atendimento, que não foi tão bom como o dele. Rs…

      • juliano

        Além de voar pela Hawaiian, na última viagem voamos o trecho Maui – Kona com a Pacific Wings…

        Para ver a lava de perto na Big Island é preciso fazer um passeio de helicóptero. Fizemos com a Safari, tenho lindas fotos desse passeio.

        A Big Island é muito legal, tem muitas atrações. Mas ela é muito grande, é preciso estar de carro e ter pelo menos uma semana para conhecer as principais atrações.

        No meu blog tenho algumas dicas desses destinos: viajandoeviajando.blogspot.com

        Denis, se você quiser posso escrever uma avaliação da Pacific Wings e da Safari Helicopters.

      • juliano

        Denis, já voei também com a Pacific Wings de Maui Para Kona… O passeio de helicóptero fiz com a Safari, que sai do aeroporto de Hilo.

    • Thiago Cavalcante

      Tassiane, tb não consegui chegar perto da lava… Me imaginei com um pedaço de madeira na mão "encostando" nela rsrsrsrsrs Quando fui, em novembro, tinha um passeio de helicóptero 160 dólares, mas não o fiz. De fato o vulcão está ativo há mais tempo do que falei. Se me lembro bem, teve uma explosão em 2008 e confundi as idéias. Tarefa pro sr. Google daqui a pouco! Mas obrigado pela informação.

      E definitivamente quero voltar na Big Island e ficar mais tempo. Apenas um day trip foi muito pouco.

      • Thiago Cavalcante

        Informações sobre o vulcão: http://www.nps.gov/havo/planyourvisit/lava2.htm

        • Tassiane Sampaio

          Isso foi porque ele deu uma leve trégua durante um curto período de tempo, e reativou em 2008. Mas, até onde eu sei, o tempo foi tão curto, que eles não o consideram… Principalmente, considerando uma escala de tempo geológica. Na verdade, é apenas como se o vulcão estivesse adormecido um pouco "por fora", ou seja, não expulsando lava, mas por dentro estava a todo vapor.

      • Tassiane Sampaio

        Eu ainda pretendo voltar na Big Island também, Thiago. E vou fazer esse passeio, de helicóptero ou de barco. Outro lugar que pretendo ir, mas não pude desta vez, nesta mesma ilha, é na Papakulea Green Sand Beach. A areia de lá não possui quartzo e, como o nome diz, é verde devido a presença da olivina, um dos primeiros minerais a se cristalizar na câmara magmática, devido a sua alta temperatura de cristalização.

  • juliano

    Dois passeios são imperdíveis em Maui: estrada para Hana (estrada com mais de 600 curvas e dezenas de cachoeiras pelo caminho) e assistir ao nascer do sol no Haleakala National Park (é preciso chegar ainda no escuro para assistir ao espetáculo do nascer do sol do topo do vulcão).

    • Thiago Cavalcante

      Deve ser lindo!

  • Thiago Gonzalez

    Fiz os dois Maui é mais bonito, quanto ao vulcão tbem não consegui ver lava. o que brochou um pouco meu passeio. mas Honolulu pra festar é o lugar mais fera e North Shore anoite.

  • Tassiane Sampaio

    Jean, eu só fiquei um dia em Big Island, não tenho muitas sugestões. Em Mauí eu não fui. Em Honolulu, sugiro que vc visite a Ala Moana Beach, uma praia excelente, com água azulzinha e cristalina, além de extremamente calma e, se você curte snorkeling, não deixe de ir na Hanauma Bay Nature Preserve. O lugar é encantador! Diamond Head Volcano Crater também é uma boa pedida num dia bonito. Se puder, tire um dia pra visitar as praias de Northshore. A caminho, você passará pela Dole Plantation, a enorme plantação tradicional de abacaxis.

    Aproveite cada minuto em Hawai'i e divirta-se! 😉

  • Daniel Matos

    Voar de 717 é guerreirão! Bacana o relato.

  • Vanessa Helf

    Olá!

    Estou indo para Honolulu de American Airlines e depois farei Honolulu – Kauai pela Hawaiian Airlines. Tenho dúvidas em relação a minha bagagem.. Quantas malas a Hawaiian deixa eu levar? Eles fiscalizam mesmo isso?