Como é voar na classe Executiva da Copa Airlines

Denis Carvalho 31/01/2012 às 9:33h 62

A Copa Airlines é figura fácil aqui no Melhores Destinos pelas excelentes tarifas e boas promoções que ela realiza com frequência. Diante destas tarifas tentadoras, muitos nos perguntam sobre a qualidade dos serviços da empresa, a conexão no aeroporto do Panamá e a experiência de voos internacionais em seus Boeing 737. Já publicamos uma avaliação da companhia em nosso especial sobre Cancún, mas hoje trazemos a experiência de voar na classe executiva da Copa. Embarque com a leitora Anna Barbara que fez um excelente relato de sua viagem de Brasília a Cancún e veja o que a empresa reserva a seus passageiros na categoria top! A Anna, além de leitora do MD, mantém o excelente blog de viagens Nós no Mundo, vale a pena conhecer.

A viagem não foi programada. Tudo aconteceu meio que por acaso.

Certo dia resolvi procurar passagens áreas com boas tarifas e encontrei passagens da Copa Airlines na tarifa Executiva Promo para Cancún/México com bons preços, tanto na ida como na volta. Resolvemos então fazer a extravagância e bilhetamos a viagem na executiva.

O Check-in

Embarcamos pelo aeroporto de Brasília. Havia um guichê específico para passageiros da classe executiva, mas a atendente estava ocupada com outros afazeres… Na volta, no aeroporto de Cancún, aconteceu o mesmo. Em ambos os casos, tivemos que aguardar atendimento na fila comum. A fila especial de check-in, divulgada com um dos benefícios da classe executiva, não funcionou muito bem…

O voo

No trajeto de Brasília à Cidade do Panamá, com duração de 5h40, voamos no Boeing 737-700. A classe executiva é composta por 3 filas de 2 assentos, totalizando 12 lugares. Os assentos são em couro e têm como grande vantagem o espaço frontal e lateral. A distância entre os bancos é bem superior à dos assentos comuns da classe econômica. Ali é possível se mexer. Mesmo assim, não espere um assento que fique totalmente reclinado na horizontal. O encosto da cadeira reclina pouco e não é dá para ficar com as pernas completamente esticadas.

O atendimento dos comissários de bordo superou as expectativas. A aeromoça passava de poltrona em poltrona se apresentando e anotando os pedidos das refeições, chamando, inclusive, os passageiros pelo nome (ou melhor sobrenome, Mister Fulano…).

Há um cardápio que informa as refeições e as bebida alcoólicas disponíveis durante o voo. Uísque, cerveja, rum, conhaque, gim, vinho tinto e branco, espumante, sucos e refrigerantes são as opções.

No voo Brasília-Panamá foram servidas duas refeições: o café da manhã, logo após a decolagem, e um lanche, quase na chegada. O café da manhã incluía frutas, iogurte, cereais, pão acompanhado de manteiga ou geléia, bem como uma opção quente à escolha do passageiro: torta de ovo com queijo gouda e presunto ou french toast (rabanada) com maple syrup. Para o lanche, foram servidos frutas e frios. A comida estava boa, mas nada memorável. Era aquele padrão de avião…

Foram distribuídos kits com itens de higiene pessoal, máscara de dormir, meia e tampão de ouvido. Também havia disponível travesseiro e manta.

O trajeto da Cidade do Panamá- Cancun, com tempo de voo de duas horas, também foi feito em  Boeing 737-700. No voo foi servido almoço, mas, nesse caso, não havia opção de escolha. O prato era arroz, vagem e presunto defumado, além de uma saladinha e uma sobremesa de sabor não identificado.

Na volta, os trajetos Cancun-Panamá e Panamá-Brasília foram em aeronaves Boeing 737-800. Não notei muita diferença entre as aeronaves 737-700 e 737-800, à exceção da quantidade de lugares na executiva. Enquanto na primeira são 12 lugares, na segunda há 16 lugares.

No primeiro trecho foi servido café da manhã, com as mesmas opções do voo Brasília/Panamá. Já no segundo trecho, que foi no período noturno, depois de um conexão de cerca de 8 horas no Panamá, foi servido jantar e um lanche, além de salgadinho de aperitivo. O jantar foi creme de milho acompanhado de salada, além um prato principal a escolher entre o peixe com molho de maracujá e arroz de coco ou pasta com legumes.

Todos os voos decolaram pontualmente. Só tivemos problemas com atrasos na ida, ao chegar na Cidade do Panamá, porque o finger onde a aeronave iria estacionar estava ocupado. Ficamos em solo por cerca de 30 minutos aguardando a liberação.

Entretenimento

A grande crítica ao voo da Copa diz respeito ao entretenimento, praticamente inexistente. Em nenhuma das aeronaves havia TV individual, o que é um pecado! Apenas TVs compartilhadas que permaneceram desligadas quase todo tempo. Só no voo Brasília/Panamá foi exibido um único filme.

Conexão no Panamá

Devido à estratégica localização geográfica do Panamá, de lá a possível fazer conexões para o Caribe, América Central, do Sul, México, Estados Unidos e Canadá. A vantagem do Hub das Américas é a possibilidade de fazer conexões rápidas sem necessidade de passar pela alfândega ou imigração. Por conta disso, é possível fazer tranquilamente conexões de uma hora.

Em conexões mais longas, dá para visitar as várias lojinhas do aeroporto da Cidade do Panamá, onde você encontrará perfumes, cosméticos e eletrônicos. Dá até para sair e fazer um rápido city tour pela capital panamenha…

Malas

Passageiros da classe executiva têm direito a levar duas bagagens, cada uma com 32kg, além de uma bagagem de mão de 10kg. A bagagem é enviada diretamente ao destino final. Um dos benefícios é a prioridade na hora de despachar e receber as malas. Até que funcionou bem.

Sala VIP

Todos os passageiros da executiva têm acesso às salas VIP Copa Clubs e United Clubs. A sala VIP da Copa no aeroporto da Cidade do Panamá tem espaço amplo, mas mesmo assim costuma ficar bem cheia. Há cadeiras confortáveis, wi-fi, TVs, computadores e um pequeno espaço voltado para crianças, com brinquedos e filmes infantis. Fica o registro de que a internet  wi-fi não funciona muito bem…

Há à disposição dos passageiros bebidas – alcoólicas ou não – e comidas. O consumo é self service e ilimitado. A diversidade de bebidas agradou bastante. Já a de comida deixou a desejar. Na ida havia bagel, cereais, frutas, além de biscoitos e barras de cereais. Na volta, só biscoitos e cereias.

A sala VIP em Cancún tem um espaço reduzidíssimo. Apenas agradou pela tranquilidade e variedade de revistas. Já em Brasília nem sala vip da Copa tem…

Conclusão

No geral, a classe executiva da Copa é boa. O espaço entre as poltronas e o atendimento dos funcionários agradou. A decepção, contudo, ficou por conta da quase ausência de entretenimento. Não espere o conforto da classe executiva das grandes companhias aéreas europeias ou asiáticas, até porque o preço da Copa é bem inferior.

Considerando o preço e o relativo conforto, voaríamos novamente pela Copa. Isso sem contar que a companhia tem conseguido descentralizar os voos do caótico aeroporto de Guarulhos (SP), fazendo voos diretos de várias cidades brasileiras para a Cidade do Panamá, o que implica, na maioria dos casos, redução do tempo de viagem.

 

Agradecemos à Anna  pelo ótimo relato, que certamente será bastante útil para os demais leitores. E você? Já voou pela Copa? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Teremos prazer em publicá-la!

  • Lene

    Voei pela Copa para os EUA na classe normal há duas semanas e não vi tanta diferença do relato da executiva, com exceção do espaço ser mais amplo, claro. Também serviram wisky e vinhos, a comida também era boa, com opções de escolha e em grande quantidade.E o aeroporto é dos mais confortáveis que já estive, além de entreter com a enorme quantidade de free shops.

  • Verinha

    Muito bom o relato, Anna!!! Aproveitar as tarifas promocionais da Copa então, né?

  • http://umavoltapelasuica.com Aline

    Achei bem simples a Executiva. Cardápio com pouca variação e pratos bem simples.

  • http://www.nosnomundo.com.br Anna Bárbara

    Olá!!

    Adorei participar do Melhores Destinos!!!

    O diferencial da executiva é mesmo o maior espaço entre as poltronas e o tratamento preferencial no avião, no check in e na hora de despachar as malas.

    A quantidade maior de bagagem e a possibilidade de utilização das salas VIP também são outras boas vantagens.

    Abraços, Anna

  • Matheus

    Mes passado voei para Toronto pela Copa e os serviços superaram e muito minhas expectativas. Não tive qualquer problema com a companhia. Uma dica é fazer o web check-in, economiza-se mt tempo em filas. Tanto na ida quanto na volta, a fila de check-in normal no aeroporto estavam lotadas, na fila do web check-in da ida só tinha 1 na minha frente e na volta (que era o mais cheio) não tinha ninguém! Além do mais, web check-in evita de vc ser vítima de overbooking. Minha única preocupação era com as malas, afinal, na ida, ficaria 12 horas no Panamá e minhas malas iriam direto para o Canadá e na volta, a conexão era de 1 hora e 36 minutos. Minhas malas foram entregues intactas. Outra dica é, se for sair do aeroporto no Panamá para ir ao Albrook Mall, vá de ônibus. Paguei U$0,25 enquanto o taxi era 30 dólares.

  • Bárbara

    Fui de Copa na econômica para República Dominicana com conexão na ida no Panamá de 1 hora e meia e na volta por punta cana, fiquei 2 dias e meio no Panamá. Em nenhum dos voos houve atraso e sempre chegamos antes do horário marcado. O serviço de bordo é muito bom e realmente o entretenimento fica a desejar. Mas no final das contas, o custo-benefício vale a pena.

  • Aline

    Alguém aí tem dica das melhores poltronas pra viajar na classe econômica?Ou é tudo apertadíssimo mesmo?

    • http://www.twitter.com/brunao05 Bruno Renato Felicia

      Veja por esse site: http://www.seatguru.com

      As melhores poltronas variam de avião para avião e também variam conforme a configuração que a companhia usa no avião.

      • Aline

        Valeu!

    • http://www.rumbo.com.br Marco

      Aline, varias companhias oferecem uma economica plus (continental/united) ou assento conforto (tam) que sao os locais dentro dos avioes maiores (do tipo wide body ou com duplo corredor = os tradicionais grandoes de viagens internacionais) onde por uma tarifa adicional de US$ 50 ou a sorte da não cobranca vc ganha estes assentos. Outra dica é tentar marcar com antecedencia os assentos e estudar cada aviao pois as cadeiras logo atras das saidas de emergencia garantem tbm mais espaço e sem custo extra. Boa sorte !!

  • Gabriela

    Nossa, Anna, sorte a sua! Voei pela Copa para os Estados Unidos mês passado e foi tudo um desastre! Na volta, estava cheia de malas (como todo bom brasileiro em viagem nos EUA) e na hora do check-in me informaram que voos operados pela CONTINENTAL (trecho NY-Panamá), mesmo quando comprados na COPA, não dão direito a duas malas de 32kg, e sim apenas uma de 23kg. Paguei 240 dóláres de excesso de bagagem em cada mala extra. Pra mim, não vale a pena voar pela COPA.

  • jcraz

    Classe executiva de respeito é a que a AA oferece para o trecho REC-MIA. Poltronas eletricas que reclinam 180 graus, fone de ouvido Bose, entretenimento perfeito! Comida impecavel!

    • http://www.nosnomundo.com.br Anna Bárbara

      A classe executiva da Copa é realmente simples, se comparada com outras empresas americanas, européias e asiáticas. Em compensação, o preço da Copa tb é mais em conta.

      Gostei bastante do serviço da executiva da Lufthansa no voo que fiz para a Ásia. O assento fica totalmente reclinado e comida é de primeira. Mas o preço… só mesmo indo de milhas ou com uma baita promoção.

      Aqui estão as fotos: http://www.nosnomundo.com.br/2011/12/a-primeira-e

  • Flávio

    Ótimo relato mesmo!!!! Bem explicativo e MUITO ilustrado!!!! Sensacional!

  • Flávio

    Aguardo uma boa promoção pela COPA para NY há um bom tempo! E nas pesquisa qeu fiz no site da empresa as conexões são longas….

    • Leonardo Marques

      Postamos uma tem menos de uma semana.

  • RABUGENTO

    Espaço bom na "executiva" é nos A330.

    Nos menores as poltronas são como em ônibus leito…

  • Iza Razera

    Não vi nada de especial na executiva, então já penso que terei que ter paciencia e sair armada de entretenimento em voo que vou fazer dia 01/03 para Aruba. Alias a COPA pecou comigo e, por sorte consegui resolver. Comprei passagens on line e paguei. Ficaram de emitir os bilhetes e, após uns dias nada. Quando corri atrás as reservas tinham sido canceladas, não fui avisada e descobri isso por acaso.Ainda bem que o atendente foi legal, conseguiu os mesmos voos e o mesmo preço. Mas levei um susto….

  • Diogo

    Ótimo relato!!

  • Henrique

    Anna, o voo BSB/PTY estava cheio? Não queria ver esses voos de internacionais sendo descontinuados como o que aconteceu com o da LAN. Abraços!

    • http://www.nosnomundo.com.br Anna Bárbara

      Todos os assentos da executiva estavam ocupados. E isso em todos os voos que pegamos. Acho que a econômica tb estava bem cheia.

      Uma pena esse cancelamento do voo da LAN. Torço sempre para que tenha mais voos partindo de Brasília! Qto menos passar por São Paulo e Rio melhor!

      Abraços, Anna

  • Graziela

    Voei de Copa em outubro do ano passado saindo de Poa para Orlando e voltando por Miami. Estávamos em um grupo de 6 pessoas e não temos absolutamente nada do que reclamar. Os voos foram pontuais e o serviço de bordo suficiente considerando o preço que pagamos, com diversas opções de bebidas e refeições mesmo na classe econômica. Ficamos tão satisfeitos com o custo X benefício, que aproveitamos a nova promoção deles para Las Vegas e já garantimos nossa viagem deste ano!

  • Pamella

    Comprei a promoção Las Vegas com escala no Panamá…

    tenho direito a duas malas de 23kg e uma bagagem de mão – 10kg, é isso?

    Quanto é por mala extra??

    No site da Copa diz o seguinte:

    “Seu voo acontece durante o nosso periodo de restrição. A Copa Airlines não transportará peças adicionais além do limite de peso permitido, nem animais vivos ou alimentos perecíveis, bagagem com excesso de peso ou com dimensões excessivas, ou caixas registradas.”

    Isso significa que de maneira alguma posso ultrapassar o peso???

    Obrigada!

    • Ana Carla

      Pamella, acho que vc não pode transportar mala extra, isso aconteceu recentemente com minha prima num voo da AA MIA/SSA. Recomendo ligar para o call center da Copa para verificar.

  • ike ribeiro

    VOOEI COPA A 2 ANOS, DO PANAMA PARA CIDADE DO MEXICO, FOI ALMOÇO, TE DIGO QUE FOI MELHOR QUE A EXECUTIVA DA TAM DE LIMA PARA SAO PAULO

  • http://www.mercadodeoportunidades.com.br Matheus Ferreira

    Olá pessoal, costumo viajar bastante, se você comprou o trecho em conjunto, ele devem aceitar o acordo internacional de bagagem. Ainda mais a continental que é dona da Copa. Ocorreu o mesmo comigo que viajei de Tam e United aonde na volta informaram que eu estava acima do peso, mas depois de várias explicações eles aceitaram as minhas malas sem pagar mais.

  • titobosco

    O bom é que eles cobram mais caro para as poltronas nas saidas de emergencia e ainda nos dao trabalho caso haja alguma necessidade… Mas tá…

  • Lairton

    Eu viajei com minha esposa com a Copa o mesmo trajeto que a Anna, em maio de 2011 na classe econômica, os serviços são bem parecidos aos da Gol. Recebi um excelente atendimento dos funcionários da Copa. A Conexão no Panamá, no aeroporto, tem umas lojas interessantes pra que quer aproveitar excelentes preços, boas marcas de relógios(Rolex, Armani etc., Apple(iphone desbloqueado U$700,00)

  • Bárbara

    Compartilhei meu relato logo acima e esqueci de contar um detalhe, que só lembrei lendo a história da Iza: comprei online, a passagem foi cancelada e nada de solução no atendimento. Comprei e paguei com boleto. Adivinha o que descubro dias depois na fatura do meu cartão??? A primeira compra estava aprovada!!! O processo foi meio chato, mas o que posso dizer, é que me ligaram da matriz para resolver. O dinheiro foi devolvido e sem mais problemas. Da próxima vez, farei a compra via telefone.

  • Ana Carla

    Gabriela, entra com ação no Juizado Especial da sua cidade, não precisa de advogado e é causa ganha, pelo menos vc recebe os $240 de volta!

  • Ana Carla

    Ah, vale lembrar que isso de não aceitar o acordo internacional de bagagem é meio comum nas companhias americanas, ano passado fui 3 vezes para os EUA e tive esse problema em duas das 3 viagens, uma pela Continental e outra pela AA, nas duas vezes pedi para a mocinha do check in chamar o superior dela, expliquei o acordo internacional, mostrei a franquia de bagagem da minha passagem, disse que processaria a companhia se eles insistissem nesse absurdo e pronto, os superiores imediatamente despacharam minha bagagem sem confusao. Uma amiga minha teve o mesmo problema pela United num voo para a Asia, as passagens haviam sido compradas GRU/Xangai (se nao me engano), com conexao em LAX, aqui no Brasil ela despachou duas bagagens mas em LAX só aceitaram uma, depois de muita argumentação aceitaram as duas malas.

  • Cristiano Alencastro

    Muito próximo a realidade o relato mesmo. Eu já tive oportunidade de voar pela copa algumas vezes de executiva e economica. Tirando a questão do entreterimento a bordo que é inexistente, eu acho eles melhores que as grandes companhias aéreas americanas. No atendimento a bordo e na pontualidade. Vou viajar agora em março aos EUA e optei em ir de Copa. Principalmente pelo tempo de viagem, pois dependendo de aonde você vai nos EUA e com quem voa, você vai além do destino e tem que voltar.

    Já comprei inumeras vezes pela Internet, e nunca tive problemas. Só a marcação de assento que tenho que ligar, pois não consigo marcar. Eu já comi bem na executiva, e já teve vez da panqueca estar crua. =)

    Mas classe executiva de outro mundo é a da Virgin Atlantic (upper class), comida excelente, flat bad larga(estica 180 graus), lençol, edredon (não é aquele aveludado), travesseiro, mesa para reunião e trabalho com banco para uma segunda pessoa, etc etc etc

  • WILSON

    Anna Bárbara, Nos assentos da classe executiva a primeira fila é melhor que as demais? O espaço para as pernas é maior?

  • http://viagensdede.blogspot.com Adelaide Veiga

    Voei pela Copa na classe economica e achei excelente, tanto o serviço de bordo como o conforto da aeronave. A minha única preocupação é que a metade da aeronave estava vazia, e como já expressado nos comentários, a Copa terá condições de manter este voo? (Brasília/Panamá. Detalhes em http://viagensdede.blogspot.com/search/label/cone

  • maria alvim

    Já viajei de avianca para a colombia e pasmem, tinha tv individual em cada poltrona, e o espaço supera em muito o das outras companhia. Inclusive estou indo para Nova York em abril e vou de avianca.

    A Executiva da Copa, quando está apenas um pouco mais que a comum, compensa. Em janeiro, por exemplo, uma executiva da copa, comprada com antecedencia era o mesmo valor de comum de outras companhias, como TAM, LAN CHILE, AEROMÈXIVO. Mas meu filho resolveu ir de última hora e pagou executiva cheia e sinceramente o custo supera em muito o benefício.

  • Hudson Jr

    Leonardo, existem promoção em classe executiva??? Eheheheh, parabéns pelo relato da viagem a passageira da COPA, mas sinceramente, quem procura a COPA é porque quer preço baixo, então se você está disposta a pagar mais por uma executiva na COPA, eu acho muito melhor ir numa econômica de TAM, ja fiz o voo GRU para FRANKFURT e a econômica da TAM é um luxo, várias opcões de filmes/seriados, a comida é muito boa… Agora se você é daqueles que ganham mais de 50mil por mês, vale a pena pagar uma executiva..

  • Alessandra

    Ao voar pela Copa tome cuidado com a conexão no Panamá. A fiscalização das malas no aeroporto não é confiável, eles abrem a malas e coisas desaparecem, evitem deixar coisa de valor nas malas para evitar decepções. Portanto, cuidado pessoal!

  • http://+++ leopoldina

    Com a relação aos voos da copa concordo, ja voei varias vezes ,mas em relaçao aos preços descordo completamente, viajo sempre para san jose(costa rica) e nunca encontrei uma promoçao boa, sempre vejo promoçoes para outros lugares, menos para san jose , qdo tem alguma coisa é mto pequena a diferença. Deveriam pensar melhor em relação a costa rica.

  • petronio

    ô gente, peraí! estamos falando da mesma Copa??? viajei nela de Bogotá para Caracas. Pense numa aeronave velha, acabada, surrada. Talvez esses melhores que vcs estão a dizer são os que saem daqui do Brasil. A minha experiencia não foi muito boa.

  • tarcisio

    Fiz uma viagem pela COPA em Julho de 2011.Embarquei de Confins BH para MIAMI. Foi pela classe econômica, voltei pela COPA também. Foi tudo de bom, não tenho nada que reclamar, pontualíssimos nos embarques,recomendo. Viajo novamente pela copa, seus preços são mais interessantes que os vôos da tam, que não tem dó dos brasileiros e cobra um absurdo para viagens aos EUA.

    Abraços

  • Henrique

    Que boa notícia, Anna! Obrigado!

  • MARCÃO

    NA VERDADE VOCÊ GANHARÁ O QUE VOCÊ PAGOU INDEVIDAMENTE EM DOBRO (REPETIÇÃO DE INDEBITO)…

  • Guilherme Machado

    Vi o comentario da Sra Anna Barbara sobre a Copa Air, o aeroporto do Panamá e a classe executiva. Concordo com ela que a sal a Vip para quem usa classe executiva realmente é muito bom, embora a sala executiva do aeroporto de Guaruhos seja bem melhor que a do Panamá, que só tem chá, café e agua, além de biscoito e maçã.

    Já viajei 8 vezes pela Copa em classe executiva, tanto para Cuba, quanto para Panamá, República Dominicana e outros.

    Diferente da colega Anna, tenho os seguintes comentários:

    1) por infortunio, por 3 vezes tive problemas com a bagagem, seja extravio, seja roubo ou arrombamento de mala. Embora tenham demorado a resolver, sempre me deram outra mala substituta (ainda que menor que a mala originalmente avariada)

    2) cardapio: voo na Copa desde 2009 e o cardápio varia pouco (sempre com sementes de entrada, depois prato principal e uma sobremesa discutivel, embora às vezes tenha sorvete). Em geral, nao gosto muito do cardapio

    3) espaço na classe executiva: embora seja uma classe executiva, o espaço nao é bom, nao tem elevação para pernas e o angulo de descida do apoio das costas é igual da classe economica.

    4) aviao: sempre sao voos em 737, sendo que a TAM opera em trechos parecidos com 767 ou Airbus. Para voos de 6h de duração ou mais, nao é o aviao ideal.

    5) pontuação e uso de milhas: tem regras iguais às outras companhias, mas assim como a TAM e outras, na hora de usar as milhas de cobram absurdos como até 100 mil milhas por perna para ir aos EUA (com pouquissimas exceções de 40 mil em baixa estação)

    6)entretenimento: pouquissimo entretenimento a bordo

    7) sossego durante o voo: oferecem comida na madrugada, luz acesa, muitas mensagens inaudiveis, divisao de banheiro com classe economica…. Tudo isso faz com que voce nao consiga efetivamente descansar na classe executiva

    • Thomas H

      Perfeita análise. Essa é a situação das "business" classes de cias. que operam aviões de corredor único como a Copa, Taca, Tam (A320), LAN (A319/320) aqui na Am. Latina.

      Logicamente é bem melhor que viajar na economica, mas compensa somente se for upgrade com milhas ou por causa do status de fidelidade.

  • Lene

    Henrique, nos voos que peguei a econômica estava lotada. Na conexão do Panamá para o Rio anunciaram até overbooking, mas logo resolveram.

  • Lene

    Aline, eu escolhi meu assento pelo site da Copa, pequei a saída de emergência (pelo mapa do avião no site você localiza esse assento), eles não têm as poltronas A e F na frente, então quem fica na A e na F da fileira de trás tem com todo o espaço livre para as pernas, é ótimo.

  • Lene

    Eu marquei a saída de emergência sem custos adicionais. Só tem que ouvir toda a explicação do procedimento de abertura da porta, que eles levam bem a sério e até assusta um pouco hehehe

  • Lene

    já fiz esse GRU-Frankfurt em econômica da Tam, comparando com a econômica da Copa acho que a tam só ganha no fato de ter as tvs individuais, pois o espaço dos bancos é menor e o avião bem maior.

  • Hudson Jr

    impossivel ir para os EUA e não voltar com a mala cheia de coisas.. qual seria a dica? você acha que protect bag resolve?

  • Thomas H

    Sim Wilson, se vc tiver na janela dá pra passar sem a pessoa do lado ter que sair da poltrona.

  • http://www.facebook.com/bernardjeanbraun Bernard Braun

    Ótimo relato! Viajei de COPA em Setembro de 2011, num voo entre Bsb x Ny com escala de 9 horas no Panamá. Como tinha me programado para essa conexão, agilizei rapidinho os trâmites na alfândega, e cerca de 40 min depois que o avião pouso eu já estava dentro de um táxi indo para o Albrook Mall. Passei umas 5 horas nesse shopping, e posso dizer que os preços nesse lugar são simplesmente fantásticos! Retornei ao aeroporto, gastei mais 30 min para passar pela alfândega, e embarquei tranquilamente para NY. O avião que fez o trajeto Bsb x Panamá era um 737-700 e realmente muitoooo apertado as poltronas da classe econômica. Tenho 1,90 e realmente me senti um pouco incomodado. O maior problema é para quem está na janela, pois toda vez que tem q ir ao banheiro, as duas pessoas da poltrona ao lado têm que levantar. Já no trajeto Panamá x Ny, o avião era um 737/800 Next Generation. Totalmente mais moderno, e com muito mais espaço e poltronas mais novas. Realmente o entretenimento é quase zero, mas ao lembra que tinha pagado R$1.200,00 pela passagem, não tive nem coragem de reclamar..Hehehehe

    Na volta ocorreu tudo ok, fizemos uma escala de 4 horas, e GRAÇAS A DEUS minhas 2 malas chegaram intactas em Brasília.

    Minha opinião sobre a COPA é que é uma companhia honesta, que cobra um preço justo em seus trajetos, mas em compensação não oferece muitas mordomias. Porém, olhando pelo lado do custo-benefício, a viagem compensa muito!

    Estou me programando e quero passar 12 dias de minhas férias em Agosto no Panamá. Fiquei encantando com o desenvolvimento desse país, e mais ainda com as infinitas opções de compras de produtos com qualidade, e preços quase 4x mais baratos que os praticado no Brasil.

    Ainda estão olhando as passagens, e confesso não encontrei nenhuma promoção saindo de Brasília. Será que compensa em esperar até Julho para ver se sai alguma promoção???

    Um abraço!

    • http://www.facebook.com/bernardjeanbraun Bernard Braun

      Outra coisa que esqueci de dizer, é que o governo panamenho (ministério do turismo) está a cada ano aumentando ainda mais os laços com o Brasil. No mês passado o programa Claquete (Otávio Mesquita) passou 2 semanas nesse país, e foi matéria para vários dias de programa. Quem quiser conhecer um pouco da história deste país, e dar uma olhada geral é só Procurar no youtube: Claquete vai as compras no Panamá.

      Valeu!!!!

  • Thais

    Gostaria de saber se os assentos das saídas de emergência, no caso do Boing 737-800, possúi restrição de inclinação do banco, pois pelo que fui informada, há duas fileiras com saídas de emergência e a primeira fileira possui restrição de inclinação.

  • Karl

    O período de restrição é na alta temporada (verão no hemisfério norte). Nesse caso, vc só tem direito a 2 malas, não pode transportar mala extra mesmo que pague. Isso é porque os aviões (737) são pequenos. Fora da alta temporada, pode. Se bem que eu passei com três malas em julho (90 kg no total!), porque o pessoal da Copa acabou dando um jeitinho :)

  • Karl

    Se a origem ou destino é o Brasil, vc tem direito às duas malas de 32kg, não importa a companhia. Viajei pela Copa com toda essa bagagem sem problemas. O problema é se vc comprou trechos separados, por exemplo, só NY-Panamá. Nesse caso, o acordo não vale.

  • Karl

    Bom relato! Para mim, os pontos fortes da "Ejecutiva" da Copa são: tarifas baixas comparadas com outras companhias e o atendimento excelente. Não tive problemas com a fila prioritária, as salas VIP são razoaveis e todos os voos foram pontuais. Pontos fracos: poltronas quase não reclinam e o entretenimento a bordo é patético.

  • Karl

    Acho que há um engano. Os passageiros da executiva têm franquia de bagagem igual a todos os passageiros. Nos voos para o Brasil, 2 malas de 32kg mais a bagagem de mão.

  • Edison

    Acabo de chegar de uma viagem com a família do Rio para Washington com a famosa conexão no Panamá. Na ida ficariamos 8 horas a espera de nossa conexão. Como estava viajando com minha filha de 2 anos não achei uma boa ideia ficar esse tempo todo no aeroporto. Seguindo uma indicação da atendente ( que por sinal vale muito a pena ressaltar que foi um atendimento na loja da Copa, em Copacabana, primordial ) contactei uma agência no Panamá para fazer um passeio pelo Metromall ( Shopping excelente para compras ), um city tour e o famoso passeio ao Canal do Panamá. Tudo isso foi possível pois minha conexão foi durante o dia, a noite não sei se existem apsseios assim. Pagando pouco tive divertimento e conheci novos lugares com minha família ( quem não conhece o Panamá vale muito a pena esse passeio, vc faz a imigração rapidinho e esta pronto para passear, porém só é possível para quem for ficar mais de 6 horas no aeroporto ). Outra dica que dou é fazer o web checkin. Nela vc pode optar por fazer automaticamente o web checkin de volta, recebemndo em seu email suas passagens automaticamente na véspera de seu embarque. Sem contar que quando cheguei ao aeroporto tinha uma fila exclusiva tanto no Rio quanto em Washington para web checkin. Fila não, tinha um guiche que estava atendendo a fila normal, tendo em vista que poucas pessoas acreditam nesse serviço. Do início ao fim a pontualidade foi total, um atendimento nos aeroportos e nos voos um pouco acima da média que estamos acostumados aqui no Brasil, comida boa ( normal de avião ) e farta. O ínico " se não " fica para a falta de intretenimento individual. Como falei anteriormente estava viajando com minha princesinha de 2 anos, porém resolvi isso de forma fácil, levando um DVD portatil e muitos papeis para ela brincar. Quanto as malas não tivemos nenhum problema, chegaram intactas…kkkk Pelo preço e pela qualidade de serviço não troco a Copa por nenhuma American Airlines…

    • raquel

      Edson, qual foi a companhia de turismo que vc contratou e quanto custou???? Raquel

  • Betina

    Olá. Gostaria de saber qual o melhor assento na classe econômica da Copa. Vou viajar e estou grávida, então acho que não me deixarão sentar na saída de emergência. Mas ainda que deixem, não dá pra ver nada for por causa da asa, certo? E o barulho da turbina? Li em alguns sites, que o melhor lugar é o 14, mas no mapa de assentos disponível no site, não existe o 14…

    Agradeço desde já qualquer dica!

    Betina

  • Eduardo

    Olá. No trecho PTY-IAD vale a pena fazer um lance de até quanto pela classe executiva?
    Se é que vale.

  • Heverton Prates

    Alguem sabe qual a aeronave que faz o trecho porto alegre / Cancun direto?

    Sera que vale a pena trocar da econômica para a executiva? sera que é muita diferença ?

    Agradeço

    Heverton