Como é voar na classe Economy Comfort da Delta

Denis Carvalho 18 · setembro · 2012

Após o excelente post sobre o que fazer durante uma conexão longa no Panamá, trazemos hoje mais um texto da Anna Bárbara, autora do ótimo blog Nós no Mundo,  com um assunto que é sempre pauta de boas discussões aqui no MD: as taxas cobradas pelas companhias aéreas para viajar em assentos com mais espaço, como as poltronas da primeira fila ou próximas às saídas de emergência. Acompanhe a avaliação da Anna sobre a Economy Comfort da Delta, uma das empresas que adotam essa diferenciação dentro da classe econômica:

Ultimamente muitas companhias aéreas têm cobrado taxas adicionais para os melhores assentos da aeronave. São, em geral, os assentos localizados na primeira fileira ou nas saídas de emergência do avião. No mercado nacional, o exemplo clássico é o assento conforto da TAM.

A Delta Air Lines em alguns voos internacionais também oferece esse serviço, chamado por eles de Economy Comfort.

Em outras palavras, você viaja na classe econômica mas um pouquinho menos apertado.

Segundo o site da empresa, os assentos conforto oferecem de 7 a 10 cm a mais de espaço para as pernas, além de reclinação até 50% maior (só em alguns voos).

Descrição Economy Comfort no site da Delta

Na prática, é possível notar a diferença no espaço entre as poltronas. Os poucos centímetros de acréscimo permitem maior conforto durante o voo. Mas não se engane. A sensação de estar “enlatado” permanece, só que de uma forma um pouco mais leve…

Os assentos da economy confort abrangem as 3 ou 4 primeiras filas da classe econômica. Se possível, escolha os assentos da primeira fila, onde o espaço para as pernas é sempre maior.

Só cuidado com o assento que fica bem ao lado da saída da aeronave. Não sei se ali é considerado assento conforto, porém está mais para um dos assentos mais desconfortáveis do avião. O estofado da porta fica praticamente em cima do passageiro.

Quanto à reclinação, o assento efetivamente reclina mais do que o comum, mas está longe de reclinar como uma classe executiva.

Nos outros aspectos, não há diferença entre a classe econômica e a econômica confort. As refeições são as mesmas e o limite de bagagem também. O site da Delta informa que o embarque da economy confort é prioritário, mas, pelo menos no nosso voo, isso não foi respeitado.

A compra do assento conforto pode ser efetuada durante a compra on line do bilhete ou em momento posterior. Dependendo da tarifa, pode ser que o assento conforto seja gratuito. No nosso caso, pagamos R$ 221,77 por pessoa e por trecho, para utilizar a Economy Comfort.

Vale a pena? Se não for compremeter o seu orçamento de viagem, acreditamos que sim. Afinal, é sempre bom viajar com mais conforto, ainda que esse conforto seja (bem) limitado…

 

Agradecemos à Anna pelo ótimo relato e convidamos os leitores que já voaram pela Economy Comfort da Delta ou de outra companhia a deixar sua impressão nos comentários. Será que vale a pena pegar um pouco mais pelo benefício? Será que a venda pode comprometer a segurança dos passageiros?  Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Thiago Castro

    Esse relato está bem resumidão, fora dos padrões que estamos acostumados aqui no MD, mas valeu assim mesmo.

    Agora, esse assento do lado da porta é uma brincadeira de mau gosto. Inviável aquilo ali!!!!

    • É que não foi o relato da companhia, que já tem aqui no MD, mas sim dessa opção de assento apenas

  • Rodrigo

    A TAM, AirFrance e outras vendem apenas esses assentos nas saídas de emergência, 1ª fileira e outros lugares com um pouquinho mais de espaço.

    Pelo menos a United reserva várias fileiras de assentos (economy plus). Então são mais opções de assentos e não fica aquele desconforto do barulho (que próximo à porta é sempre maior).

    • João

      Eu viajei na Economy Plus da United e achei bem razoável! Desse mesmo jeito: um pouco mais de espaço, um tiquinho a mais de reclinação nos bancos… de resto, tudo igual.

      Mas sim, o número maior de assentos que ela oferece em relação a outras companhias pode ser uma vantagem mesmo. Mas não acho que seja nada indispensável pra viagem…

  • mariana ribeiro

    nao pago pela economy comfort, prefiro economizar meu dinheiro. O duro sao os espertinhos da classe economica que espera a porta do aviao fechar para se mudar para a classe economy comfort.

  • Laís

    Adoro os posts "Como é voar na…"

    Quando comprei minhas passagens, esses posts me ajudaram muito!!

  • Alisson

    Queria saber, apenas, qual foi o trecho realizado pela relatora.

  • Mario Arruda

    Voei Guarulhos – Atlanta com a Delta na Economy Confort e recentemente voei Paris – Galeão com a Tam também no assento conforto. Não há comparação! Na delta, continuei me sentindo uma sardinha enlatada. Sim a diferença é mínima. Já na TAM fiz o voo internacional mais tranquilo da minha vida.

  • Guilherme Ortale

    Na minha humilde opinião, das cias aéreas que voam para o Brasil, o único assento que pode ser considerado Economy Comfort é o da Turkish, que tem 40% mais de espaço e a poltrona mais parece de uma executiva, além do serviço de bordo totalmente diferenciado. Claro que o preço é maior do que esse 200 e poucos reais, mas comparado a British e Air France o preço é o mesmo sendo que a Comfort deles deixa muito a desejar.

    Gostei do relato, precisamos de mais desses mostrando como é essa opção nos vôos.

    Se em janeiro eu for pra Europa denovo, como pretendo, farei o relato desse tipo de assento da Turkish para o MD.

    Rezo agora para o Euro baixar um pouquinho 🙂 !

  • Luciana

    Acabei de voltar de ny pela United. Na ida, fiquei no assento Comfort e foi a pior viagem da minha vida. Era na primeira fileira, perto do banheiro. Imaginem o barulho, durante 10h ininterruptas do abrir e fechar da porta. A luz sempre acesa, mesmo com o resto do avião apagado. As pessoas passando por cima dos nossos pés para atravessar de um corredor a outro. Sem contar que, apesar do maior espaço para as pernas, a largura da poltrona é menor, pois a TV sai do braço da cadeira. Nao recomendo nem ao pior inimigo.

  • arlindo

    Comentario muito raso.Se alguem vivenciar situacao semelhante tente enviar o post para que possamos entender melhor sobre essa Economy confort,mas mesmo assim valeu.

  • solangemsf@gmail.com

    Estou nos EUA e viajei pela Delta e detestei, horrível , o banco da econômica nao reclina absolutamente nada, quase 90 graus, nunca viajei numa companhia tão ruim. Nunca mais….

  • Leandro

    Bem, paguei os R$ 200,16 por passageiro e escolhi os dois assentos do meio sem poltronas na frente, viajo agora dia 02/10 pela Delta para NY com conexão em Detroit. Resolvi arriscar para conferir o produto que segundo as informações do site promete ainda cerveja, vinho e cocktail liberados. Colocarei aqui as informções detalhadas posteiormente, tomara que sejam positivas. Abraços.

  • Breno Cavalcante

    Muito bom o comentário!

    parabéns MD!

  • Rosa Freitas

    Fiz um vôo pela Delta (SP-NY)no início do mes e, como estou gestante, me ofereceram gratuitamente o assento economy confort. Fiquei animada pois antes da oferta estava mesmo pensando em pagar pelo assento devido a minha gravidez. Fiquei bastante desapontada com o "conforto" oferecido pelo assento: apenas mais um pouco de espaço para as pernas. A poltrona me pareceu mais apertada (talvez pela mesinha ficar na lateral da poltrona) e ela reclinou no máximo 5 graus. Nunca viajei numa poltrona que reclinasse tao pouco. Fiquei aliviada de não ter gasto meu dinheiro por quase nenhuma vantagem.

  • Fernando

    O Guilherme está certo. Na ida pela Turkish voei de Economy normal. Tirando a ótima comida, desconfortável como todas as outras, especialmente pra quem é alto.

    Na volta paguei por um upgrade pra Comfort e foi a melhor coisa que fiz. Está mais pra uma executiva (obviamente o assento não vira cama, mas o espaço é fora do comum).Fora o cardápio e atendimento diferenciado. Das que voam pro Brasil, sem dúvida eu pagaria nela novamente sem medo, só que dessa vez, ida e volta.

  • Helvio

    Realmente a United reserva mais assentos na Economy Plus, para quando for fazer o check-in simplesmente dizerem que não tem 2 lugares juntos na econômica e te obrigarem a fazer upgrade. Não achei nada demais e me senti extorquido. Na minha modesta opinião, só vale upgrade para executiva, o resto é engôdo.

  • Bruno Gabriel

    Eu quando fui para Paris eu fui na simples, super apertucho, na volta vim na confort, mas não me cobraram nada a mais, apenas fomos uns dos primeiros a fazer o Chek-in no aeroporto, isso pela Turkish…foi outro novel a viagem de volta…

  • Daniel Bazetto

    Sempre viajei espremido, mas a viagem mais longa que fiz foi de 3h e meia tb…rs

  • Ricardo P. Moraes

    Voamos pela KLM para Amsterdam nos assentos Confort, a reclinação do assento era mínima. Em uma segunda viagem não optamos por pagar mais para ter o mesmo conforto/sofrimento da classe econômica.

  • Thiago A.

    Bah, 200 reais para isso? E ela ainda diz que vale a pena, se não comprometer o orçamento… Mesmo assim! Economizem essa grana já que a diferença é ridícula e gaste num restaurante, numa comprinha a mais ou qualquer outra coisa. Não joguem dinheiro fora. Relato meio estranho esse!

  • Henrique

    Opa Leandro boa viagem e quando voltar me da um toque aí se vale mesmo a pena eu tenho 1,94 e não vejo outra saída pra mim…

  • Bell

    Gostaris de saber sobre voar pela air france paris Rio air bus A330-200 gostaria de saber sobre classe economica fileira 36

  • Valcir Beraldo

    Voei do Rio de Janeiro para Atlanta em um Airbus A320-200 com a opçao Delta Confort. Achei o espaço bom. Porem, a inclinacao permitida na poltrona é absolutamente insuficiente. Acredito que menor que a das poltronas normais. Em um voo de mais que 9 horas foi impossivel cochilar e, no unico momento que o sono foi mais forte que o desconforto, acordei com a cabeca inclinada, podendo lesionar o pescoço. Dormi muito melhor no trecho seguinte em poltrona normal. Me arrependi completamenre de pagar mais de US$ 300 para ter tão pouco conforto. Me senti enganado e nao recomendo a opção. Ainda tenho que encarar a viagem de volta.

  • Karen Borges

    Ano passado ganhei uma corteria da Delta e fiz o trecho MCO-GRU na economy confort. Foi o melhor voo de todos (depois de perder a conexão em NY, ter que dormir uma noite no aeroporto de Orlando e outra em hotel). Apesar de todos os problemas de percurso, a comida foi diferente sim da econômica padrão e eles deram kit com escova de dente na economy confort. Comi salada de camarões, um prato principal com camarões também, enquanto a econômica comeu pasta e frango.
    Tive Sky priority e quando cheguei em GRU, minhas malas foram colocadas no carrinho pelos agentes da Delta, eu com certeza pagaria pelo serviço..