Como é voar com Delta e Air France da Europa aos EUA

Denis Carvalho 7 · janeiro · 2013

Delta e Air France são duas companhias bastante conhecidas pelo público brasileiro. A primeira tem intensificado sua participação no país após compra de uma parte da GOL, se tornando sua parceira estratégica. A segunda, ao lado da parceria KLM, é uma das principais companhias aéreas na rota do Brasil à Europa. Ambas já foram avaliadas aqui no MD, mas o post de hoje, assinado pelo leitor Rudolf Guth, traz um olhar diferente: os serviços prestados pela companhia entre a Europa e os Estados Unidos e vice-versa. Será que os aviões e atendimento são iguais aos das rotas que saem do Brasil? Leia os relatos e tire suas conclusões!

Tive a oportunidade de ir para os Estados Unidos desde a Europa e acabei viajando por duas cias diferentes: Air France e Delta. Isso me permitiu comparar seus serviços e assim poder relatar para os leitores do Melhores Destinos, segue o relato:


Compras das passagens

Como estava indo fazer um curso, não precisei comprar minhas passagens, pois já estavam incluídas no valor do curso. Ao acessar o site, porém, pude perceber que a compra é mais ou menos parecida com todas as empresas, sem muitas dificuldades e fácil de entender.

Air France

A Air France libera para fazer o check-in online 72 horas antes do voo. Ao fazer o meu, tive a grata surpresa de que no trecho de Paris a São Francisco eu teria a opção de comprar o assento Economy Plus, que no meu voo (que seria de Boeing 747) seria no andar de cima, com mais espaço para as pernas e com sistema de entretenimento individual,  que não estaria disponível nos assentos normais da classe econômica do avião.

Aproveitei e reservei meu assento na Economy Plus, o valor é de 70 euros para trajetos acima de 5 horas, o que vale muito a pena já que meu voo seria de aproximadamente 12 horas. Além do espaço melhor principalmente para as pernas, pude escolher o assento na saída de emergência. Nas fotos dá para ver melhor: não havia nenhuma cadeira na minha frente, parecia que estava em um salão. Pude esticar minhas pernas sem problemas e aproveitar que como estava na janela, não precisaria incomodar os vizinhos na hora de ir ao banheiro! Realmente vale muito a pena!

Embarquei no aeroporto de Barcelona. Quando cheguei para fazer o check-in e despachar minhas bagagens  estava tudo muito tranquilo e vazio. Fiz o despacho em 10 minutos e o melhor: a atendente modificou o meu assento para a saída de emergência no voo até Paris (não sei se era porque tinha o assento economy plus), então alem de reclinar normal o assento, tinha espaço para minhas pernas!

Embarque

Em Barcelona o embarque foi rápido e começou 40 minutos antes da decolagem. Todos entramos rápido e sem problemas, decolamos com 10 minutos de atraso, mas conseguimos chegar no horário. O aeroporto Charles de Gaulle é muito grande e demoramos uns 20 minutos do nosso portão de chegada para a área de embarque de voos internacionais, inclusive passando pela imigração, uma fila imensa!

Na área de embarque, vi uma cena interessante: o A380 em frente ao 747, pude comparar os tamanhos e a impressão é de que o A380 não é tão maior que o 747, mesmo podendo carregar muito mais passageiros!

O embarque para esse voo foi rápido também, mas claro, devido à quantidade de passageiros demorou um pouco mais. Ainda assim em 40 minutos todos estavam dentro do avião!

No avião

Airbus A320 – BCN-CDG

Avião novo e muito parecido com o da TAM, a grande diferença é que aqui na Europa os aviões possuem quase sempre uma cortina separando a primeira classe da econômica. De resto, muito parecido, como estava na saída de emergência então tive um bom espaço para as pernas. Nas outras poltronas, o espaço era razoável e parecido com os das empresas brasileiras.

 

O serviço de bordo foi um croissant e água, café e chá a vontade.

Boeing 747 CDG-SFO

Estava um pouco entusiasmado em poder viajar em um avião que foi o maior do mundo durante muitas décadas, mas ao entrar me decepcionei um pouco com 747 da Air France, pois o avião era muito antigo e com claros sinais de uso, além de não ter os serviços de entretenimento individual disponíveis para todos.

Mesmo tendo a tela  individual, não era um grande sistema, pois a única diferença entre o sistema individual e o compartido era que eu poderia escolher qual filme eu queria ver: não podia escolher quando começava e as opções também não eram muitas e boas.

Uma coisa interessante na Economy Plus é que além do espaço acima para a bagagem quem viaja na janela ainda tem um espaço que cabe uma bolsa media, muito interessante! O atendimento foi sempre muito cordial e os comissários sempre estavam sorrindo.

Alguns companheiros de curso estavam na economy normal. Pude descer para ver a diferença e realmente os 70 euros valeram a pena, mesmo se eu não ficasse na saída de emergência, porque parecia que eles estavam em uma lata de sardinha. A disposição era 3-4-3 e os assentos muito próximos, até quem era baixo estava incomodado, enquanto no andar de cima a disposição era 3-3. Resumindo, o avião era antigo e o sistema de entretenimento não valeu muito a pena, mas só por poder ter mais espaço para as pernas já valeu a pena pagar um pouco mais, ainda mais em um voo tão longo como esse.

Ah, um ponto interessante é que no aeroporto CDG ainda é possível ver uma réplica do Concorde quando estamos taxiando para decolar! Muito bom!!

Serviço de bordo

As opções de pratos eram frango ou peixe, acompanhado de salada de frutas, maça e queijo, com direito a refrigerantes, água, cerveja, uísque e até um aperitivo de conhaque depois da refeição. Durante o voo, estavam sempre disponíveis picolés, sucos, refrigerantes e sanduíches, tudo na galley, então foi super tranquilo.

Saímos com 30 minutos de atraso, porque o voo anterior pousou atrasado então demoraram para limpar o avião o que não influenciou o horário do pouso, pois chegamos antes do previsto!

Conclusão

A Air France tem um atendimento muito bom, principalmente nos voos, onde sempre os comissários estavam sorrindo, vale a pena viajar com eles, só me decepcionei na idade do 747 e no sistema de entretenimento, mas no resto valeu a pena a experiência! E realmente vale muito a pena pagar os 70 euros a mais pela Economy Plus, por seu espaço e reclino de poltrona, claro! Ah, uma coisa boa é que quando se está no Charles De Gaule, você tem a oportunidade de ver um Concorde estacionado ali!

 

Não perca amanhã a segunda parte da avaliação, com os voos de volta com a Delta. E você? Já voou pela Air France? Deixe suas impressões nos comentários!  Não esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar a empresa e ler as opiniões dos demais leitores.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Wesley Barros

    Fiz a rota Rio-Paris pela Air France duas semanas atrás em um 747. A aeronave contava com sistema de entretenimento individual em todas as classes!

    Serviço de bordo excelente. Indico a todos, se tiverem oportunidade de escolher, nem pense duas vezes, vá de Air France!

  • Tito Bosco

    Sera q esses velhos e guerreiros 747 nao serao substituidos pelos novos 747-8? 12h numa lata de sardinha de renome internacional deve ser de doer o juizo.

    • Guilherme Ortale

      A partir desse ano até 2016 a Air France vai aposentar seus sete 747, colocando no lugar 777-W e A380.

      • Guilherme Ortale

        Ops, 77W (também conhecido como 777-300ER).

    • Theo Araújo

      Em outubro eu fiz CDG-LAX em um A380 achei que pra San Francisco tambem fosse de A380

  • Dann Souza

    Mês que vem vou para Paris parando em Atlanta (Delta), e na volta vou parar em New York. Estou ansioso para voar no A380 da Air France!

  • Leonardo Becker

    Muito legal o review. Mas só um porém: com toda a "parafernalha" eletrônica que temos hoje, já vou esperando que o sistema de bordo possa ser ruim e preparo meus entretenimentos de bordo. É a forma de não correr o risco de ficar sem fazer nada.

  • Fabio

    Mesmo com todos os problemas , ainda considero a AF a melhor grande cia européia.

    • Theo Araújo

      Eu prefiro a british airways, acho que é frescura por minha parte, pq amo a inglaterra

      • Fabio

        A BA tambem eh boa , mas fica em segundo para mim , seguida da LH em terceiro .

  • Rodrigo

    Essa foi uma promoção imperdível divulgada aqui no MD! Como queria ter aproveitado! 🙁

    • Rodrigo

      Na verdade esse comentário foi em relação ao post do Dann Souza logo acima. Não sei porque saiu aqui!rsrs

  • Danilo Fernando

    Eu gosto muito da Lufthansa e Swiss… para mim, imbatíveis na Europa (só para polemizar), rs.

  • Ariane Simas Prange

    Minha passagem para março já é em um boeing 777-220ER

    • Ariane Simas Prange

      ops… 777-200ER