Como é voar com a CSA Czech Airlines – classe executiva

Denis Carvalho 20 · fevereiro · 2014

A CSA Czesch Airlines é a companhia aérea nacional da República Tcheca. Fundada em 1923, ela tem alguns marcos na história da aviação, como ter sido a segunda companhia do mundo a operar um avião a jato – um Tupolev TU-04 em 1957 – e a primeira a ter uma rota feita exclusivamente com jatos, entre Praga e Moscou. Hoje, a companhia voa para 43 destinos na República Tcheca e em países europeus – em muitas rotas ela é a única opção – com frota de 23 aeronaves. Nosso leitor Marco Aurélio Simonassi optou por voar com a companhia após aproveitar a promoção fantástica da Iberia para Roma no ano passado e conta como foi sua viagem. Acompanhe:

No ano passado fiz uma viagem a Praga e comprei as passagens para Roma, através da promoção da Iberia, que o Melhores Destinos divulgou. Acabou que decidi não fica em Roma e sim ir a República Tcheca, logo, comprei as passagens pela CSA Czech Airlines e conto minha experiência agora.

avaliacao-czech-airlines

Compra

Fácil e rápida pelo site da própria cia. Só não consegui marcar os assentos, pois eles só marcam no check-in. Um detalhe é que na ida apostei no sistema de leilão para fazer o upgrade e acabamos (eu e minha esposa) sendo contemplados com a executiva por um valor bem em conta (60 euros). Nosso voo de ida foi na executiva porém nosso voo de volta foi na SmartWings, companhia parceira da CSA e que faz as vezes de low cost mesmo tendo lanches a bordo de graça.

Check-in

Fácil e rápido no aeroporto de Fiumicino. A atendente também nos orientou a procurar a sala vip da Alitalia pois a CSA é da mesma aliança global.

20131129_165957Embarque

Prioritário. Entramos primeiro e o avião estava limpo e organizado.

Voo

O avião era um 737-800 novo, a executiva utilizava o sistema parecido com a Gol, deixando a poltrona do meio vaga, criando mais espaço para os ocupantes. O serviço foi excelente, com drinks antes da decolagem e serviços de revistas e jornais. O voo era curto (2 horas de duração entre Roma e Praga).

Logo após a decolagem nos foi servido uma salada com frios, pães e bebidas variadas. Serviram sobremesa também. O vinho era realmente muito bom.

20131129_164702

Mesmo sendo novo, no avião só existiam telas coletivas e somente a rota do avião foi mostrada ao longo do voo.

20131129_170404

Bagagens

Chegaram primeiro e em perfeito estado.

20131129_170444

Conclusão

O serviço foi excelente e realmente pelo preço pago valeu cada centavo optar pela executiva.

564843_464923536855969_617005693_n

Agradecemos ao Marco pela avaliação, que certamente vai ser bastante útil para leitores que planejam visitar Praga e outros destinos na República Tcheca. e você? Já voou com a CSA? Deixe sua opinião sobre ela nos comentários e participe! Já são quase 100 companhias aéreas do mundo todo avaliadas pela comunidade do MD! Confira todas neste post

 

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Gustavo Vaz

    Muito bom saber..no meio do ano vou de Paris para Praga pela Czech e estava meio receoso com a qualidade da empresa. Se bem que quem voa aqui no Brasil…..

  • Traveller

    Certeza que era um 737-800? A CSA não opera com esse tipo: http://www.csa.cz/en/portal/quicklinks/about-us/a
    A SmartWings é que opera com 737-800

    • Marco Aurélio Simonassi

      Corrigindo: Era um A320-200 bem novo.

      • Por isso não encontrei nenhuma imagem desse 737! kkkk

      • Marcelo Bichoff

        a foto acima nao é nem de um 737-800 muito menos de um A320 e sim de um 737-300 ou 500 no minimo . nota-se pelas turbinas e altura da fuselagem e por se tratar de um avião curto.

  • julio brandao

    Leo, Denis e pessoal do MD, eu enviei ha uns 6 meses um email com fotos de todo o passo a passo q voces orientam, descrições, textos, etc sobre esta cia, com este mesmo trecho, inclusive. vcs responderam dizendo que publicariam. Hoje, quando fui olhar, os créditos não estão como meus, mas como a avaliação de outra pessoa. O que houve? Decepcao.

    • Julio, vamos postar a sua também, fique tranquilo! Logo ela será publicada!

      • julio

        Obrigado pela atenção e disposição de sempre, Denis! Forte abs!

      • Dênis Colli

        Denis/Leo
        Já que vocês possuem bastante cias aéreas avaliadas, e consequentemente uma fila para publicação, seria interessante 2avaliações por semana…
        Todos nós adoramos ler sobre as experiências de bordo…
        último FDS fiz voo com a Aerlingus em um ATR72… pensa em um voo com emoção…
        Abs

        • Oi xará, então, são duas mesmo: terças e quintas-feiras. Se aumentarmos para três começamos a ter reclamações- já tentamos e não deu certo!

      • salvatore

        #liberadeniss

  • Carla

    Gostaria de sugerir a vocês um post com dicas de como se disponibilizar para o sorteio de cadeiras executivas. Sempre ouço falar da possibilidade, mas não sei de fato como é o processo. Obrigada e parabéns pelos textos

    • Thomas H.

      Sorteio de assentos na executiva? Nunca ouvi falar..

      • Carla

        Thomas, boa tarde. É a mesma coisa a que o texto se refere "Um detalhe é que na ida apostei no sistema de leilão para fazer o upgrade e acabamos (eu e minha esposa) sendo contemplados com a executiva por um valor bem em conta (60 euros)".

    • Dênis Colli

      Carla, este assunto é algo complicado, porque cada empresa segue um padrão, basicamente funciona assim:
      1º Passageiros Elite da empresa (que possuem status de passageiro frequente na própria cia – podem existir diversos níveis) podem receber o upgrade para executiva de graça ou usando vouchers de upgrade ou milhas
      2º Passageiros pagantes tarifa cheia (FULLFARE) um passageiro que pagou uma tarifa alta pode receber o upgrade para executiva de graça caso tenha o Status na Aliança da empresa que esta voando, ou mediante pagamento de "adicional" para isso.
      3º Upgrade no balcão mediante a pagamento (milhas ou dinheiro) depende da cia aérea, independente de ser um passageiro frequente nesta cia, etc.
      4º Overbooking seu voo foi lotado, você reservou janela, trocaram de avião e agora terá que voar no corredor ou até mesmo poltronas no centro do avião (se tiver como provar que estava marcada em X assento podes conseguir).
      5º Pedindo upgrade! Cordialidade, boa educação faz parte do dia a dia de todos, e quem trabalha em aeroportos e aeronaves tem uma rotina estressante, quanto mais gentil e educado for, mais chances de ter seu pedido aceito/lembrado…
      6º Algumas empresas usam o sistema de leilão para vender a preços camaradas o upgrade para a Classe Executiva, empreas como a CopaAirlines, CZech Airlines, Iberia, TAP, Thai, AirMalasya, etc…
      7º Sorte – bom, sorte é sorte!

  • Maria

    Viajei de Praga parabFrankfurt , o aviao era novo e o serviço foi decente. O interessante e que consegui a passagem bem mais barata no site do e dreams france. Eu coloquei praga – Frankfurt e eles me colocoram outro trecho paris-praga que nao solicitei mas ficou mais barato. Acho que coloquei no site Kayak para verificar os preços.

  • Marco Simonassi

    Carla e Dênis, vale ressaltar que a Iberia também já trabalha com sistema de leilão para UPGRADE de classe. E os preços são bem em conta, vale a pena dar o lance e ficar aguardando para saber se foi contemplado, o que geralmente ocorre cerca de 72 horas antes do horário de partida do voo.

    • Dênis Colli

      Pois é Marcos, por isso disse que é algo complicado… depende muito da empresa, do destino, do tipo de tarifa, etc…