Como é voar na Croatia Airlines

Marcel Bruzadin 7 · agosto · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Hoje vamos publicar uma avaliação de companhia inédita aqui no Melhores Destinos, a Croatia Airlines. Fundada em 1989 e até então a primeira companhia aérea do país, a empresa cresceu ao longo dos anos e ligou a Croácia com diversos outros países da Europa. Hoje a Croatia Airlines conta com uma frota total de 12 aeronaves e tem como objetivo principal fortalecer o turismo do país, além de transportar milhares de passageiros anualmente para vários países europeus.

A avaliação da companhia foi feita pelo nosso leitor Eliziel Ferreira, que voou no trecho Split – Zagreb, ambas cidades da Croácia. Será que vale a pena usar os serviços da companhia croata?

como-e-voar-croatia-airlines-report

Confira o relato na íntegra e tire suas próprias conclusões. Se você também já voou com a Croatia Airlines, não deixe de comentar ao final do post. Boa leitura!

1. Introdução

Roteiros definidos, procuramos uma forma de deslocamento desde Split para Zagreb, na Croácia, de forma satisfatória. O trajeto de ônibus, embora muito em conta, levaria em torno de 11 horas de deslocamento entre as cidades o que não seria nada amigável para um final de viagem.

Pesquisamos por trem e seriam mais de 6 horas de deslocamento. Também não encontramos nenhum relato de alguém que tivesse feito essa mesma viagem de trem, então ficamos um pouco receosos. Depois de algumas pesquisas, encontramos a Croatia Airlines fazendo o trecho por 49 euros em um voo de 50 minutos, o que nos permitiria aproveitar o finzinho do dia em Zagreb. Seria o melhor a escolher, considerando o custo x benefício.

Não conhecendo nada das companhias aéreas da Croácia, pesquisei muito a fim de encontrar algum relato de voo pela Croatia Airlines para facilitar a tomada de decisão e não tive muito sucesso. Contudo, o fato de que a companhia tem 25 anos e é membro da Star Alliance nos deu mais segurança em fechar o voo.

Dados do voo:

Trecho: Split (SPU) X Zagreb (ZAG) – OU381

2. Compra

Compramos as passagens pelo próprio site da empresa com quase 3 meses antecedência. O site é bastante limpo, oferece várias opções de idiomas e é de fácil navegação. Após simular os trechos, eles informam os preços em outras datas próximas, assim como nas companhias brasileiras. O preço é informado em kunas (moeda local), mas o site lhe dá a opção de converter em euros, dólares e outras moedas para ter um comparativo melhor.

como-e-voar-croatia-airlines-website

A tarifa que pegamos era considerada promocional pela companhia. Considerando os custos da Europa, eu achei o valor justo. Na hora de finalizar a compra, o site solicita o itoken (Verified by Visa/MasterCard Secure Code) para a utilização do cartão de crédito, o que pode ocasionar certa dor de cabeça na hora de finalizar a compra, dependendo da administradora de crédito. Felizmente, eu não tive problemas. Não é necessário se cadastrar para efetuar compras, o que facilita bastante.

3. Check-in e embarque

Chegamos com 1h10 min de antecedência ao aeroporto de Split. O balcão do check-in estava vazio e fomos atendidos de imediato. O atendimento no balcão do check-in foi estritamente sério. Não chegou a ser rude, mas foi totalmente profissional. A bagagem de mão também foi pesada e etiquetada, confirmando que atente aos padrões de transporte da companhia. Passei alguns minutos na frente do check-in e observei que todas as bagagens de mão estavam sendo pesadas.

como-e-voar-croatia-airlines-embarque

O embarque ocorreu dentro do horário previsto e logo embarcamos no ônibus que nos levaria à aeronave. O padrão profissional continuou pela atendente que passava os códigos de barras dos cartões de embarque no scanner e orientava os passageiros a entrar no ônibus.

4. Aeronave

Ao comprar a passagem, o voo estava programado para ocorrer em um turboélice Bombardier/ De Havilland DHC-8 400. Mas, para minha surpresa, o voo ocorreu e um Airbus A-319 adesivado com a logomarca da Star Alliance, provalmente por ajustes na malha aérea da Croatia Airlines.

como-e-voar-croatia-airlines-aeronave-embarque

O avião estava bem limpo e conservado. Não era recém-adquirido, mas era bem novo. As poltronas eram configuradas de forma tradicional (3 de um lado e 3 de outro com um corredor central), e na frente da aeronave, havia um separador de classes, por uma cortina, não pude ver nada pois viajamos bem no final da aeronave.

como-e-voar-croatia-airlines-poltronas

As poltronas eram revestidas de couro, estavam bem conservadas e eram confortáveis. O espaço entre elas era satisfatório, aproveitei e tirei uma foto ( tenho 1,79 m).

como-e-voar-croatia-airlines-poltronas-espaco

5. Serviço de bordo

A tripulação também seguia o comportamento do pessoal de solo, estritamente profissional, apenas observava os passageiros entrando, mas não falava nada. Eram educadas, mas “sem intimidade” com os passageiros. Em apenas 3 momentos do voo, ocorreram interações com os passageiros: momentos antes da decolagem, no momento do serviço de bordo e ao chegar a Zagreb.

Os avisos eram dados pelo comandante e comissários em croata e em inglês. Somente na chegada em Zagreb, os comissários deram um aviso em espanhol, destinado a um grupo que faria conexão naquele aeroporto.

Por se tratar de um voo bastante curto, foram apenas 33 minutos voando, foi servida água aos passageiros. Vi que a companhia possuía itens para compra a bordo, porém, nada foi oferecido.

Como entretenimento havia uma revista da companhia aérea e, durante o voo, havia uma programação coletiva de vídeos.

como-e-voar-croatia-airlines-revista

como-e-voar-croatia-airlines-entretenimento

6. Chegada

O voo chegou 20 minutos antes do horário previsto. O piloto fez um pouso excepcional, boa parte dos passageiros aplaudiu o pouso. Na saída da aeronave foi o momento que as comissárias foram mais simpáticas. Todas as etapas do voo seguiram sem problemas ou atrasos.

Tanto o aeroporto de Split, como o de Zagreb, que é capital da Croácia não possuem pontes de embarque. A ausência das pontes de embarque, principalmente em Zagreb por ser maior e bem mais movimentado, achei um fato, no mínimo, curioso.

7. Conclusão

De modo geral, foi interessante voar pela companhia e voaria novamente. Acredito que o ponto principal para melhoria seria o atendimento, pois o modo profissional que atuam, chega a ser intimidador.

Agradecemos ao Eliziel por enviar o seu relato de viagem para o Melhores Destinos e compartilhar o voo com a Croatia Airlines com milhares de outros viajantes. Se você também teve a oportunidade de fazer um voo com a companhia aérea croata, não se esqueça de deixar seus comentários abaixo, eles serão importantes para complementar essa avaliação.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel