Como é voar com a Condor – mais uma avaliação

Denis Carvalho 5 · março · 2012

A Condor opera voos para a Europa com saídas do Nordeste e sempre oferece ótimos preços e promoções divulgados pelo Melhores Destinos. Com o anúncio de que a partir de novembro ela chegará também ao Sudeste, com voos no Rio de Janeiro, ainda mais  leitores se interessaram pelos serviços da companhia alemã. Nós já publicamos uma ótima avaliação no ano passado, mas como ficamos devendo as fotos e recebemos o excelente relato da nossa leitora Karla Araújo Meira decidimos repetir a dose para que todos possam conhecer um pouco mais sobre os serviços da Condor. Acompanhem:

Nossos planos eram ir aos Estados Unidos na Semana Santa de 2012, porém, ao ver no Facebook e aqui no Melhores Destinos a promoção Recife – Frankfurt por R$ 954 no período do Carnaval, mudamos de ideia. Compramos as passagens no final de Novembro de 2011. Foi super tranquilo a compra das passagens pelo Submarino Viagens, um dia após a compra, já recebi o e-ticket por e-mail e agora era só esperar a data da viagem.

Check-in
O check-in no aeroporto internacional do Recife foi tranquilo, chegamos com duas horas de antecedência, não havia fila. O voo de ida foi pontual. As orientações no aeroporto foram dadas em português, chegando ao avião, porém, apenas inglês e alemão. Uma dica importante, é fazer o cartão do programa de fidelidade utilizado pela Condor, que é o Miles&More, também foi fácil pontuar no programa, apenas com o número provisório do cartão. A reserva do assento é realizada na hora do check-in.

Avião 
Nosso avião foi um BOEING 767-300 novo e agradável. Ao chegar nas poltronas já estavam o cobertor e o simpático travesseiro com personagens do Snoopy, que também estampavam os copos usados no voo. Dentro da aeronave, como disse, os comissários falam alemão e inglês.

O espaço entre as poltronas é pequeno, homens e pessoas mais altas sofrem. Eles também disponibilizam uma revista da Condor em alemão.

O jato da Condor não oferece televisores individuais e os filmes tem áudio em alemão e inglês, sem legendas. Pelo tempo de voo, passaram uma série de TV, um desenho do mister Bean e três filmes: Meia Noite em Paris, Larry Crowne e 500 dias com ela. Os fones durante o voo são vendidos, como sabia disso, levei um de outra empresa aérea e serviu direitinho.

Serviço de bordo

O serviço dos comissários é ótimo e bastante atencioso. Os comissários não falam português mas são bastante atenciosos – o único problema que tive foi que pedi COKE e me deram COFFEE, mas eu já estava tão cansada que nem pedi para trocar.As comidas são razoáveis. Logo no começo do voo, eles passam com o serviço de bordo. As bebidas não alcoólicas são gratuitas e o lanche (batatinhas, chocolates, etc) pago. Pouco tempo depois começam a servir o jantar que também foi gratuito.

Não havia opção de jantar, apenas strogonoff de frango. Na volta, o almoço foi uma lasanha de queijo e molho de tomate e na hora do lanche passaram com um chocolate grande com amendoim, uma delícia por sinal. Os comissários passavam muitas vezes oferecendo água com gás, mas vi que algumas pessoas iam lá pegar água sem gás. Meu esposo conseguiu ler tranquilamente no voo e eu dormir. A chegada ao aeroporto e a passagem pela imigração em Frankfurt foram super tranquilas. Seguimos o fluxo e, apesar da enorme fila, foi rápido

Volta
O check-in de volta foi bem tranquilo. Não havia filas e um amigo nosso que mora lá e fala alemão fluente nós ajudou. Nosso voo, porém, ao Brasil atrasou três horas. A empresa informou, porém, que só disponibiliza voucher para atrasos maiores que 5 horas. Então, ficamos lá pelo aeroporto mesmo. A Condor forneceu um lanche para todos os passageiros do voo.

Conclusão
A experiência foi bastante válida, o valor da passagem é bem diferenciado, por isso, dependendo da promoção, toparia viajar novamente pela Condor. Espero ter ajudado a todos que ainda não conhecem a companhia.

Agradecemos à Karla por este relato de sua viagem, que certamente será importante para que outros leitores optem ou não pela Condor. E você? Já viajou pela companhia alemã? Deixe sua impressão nos comentários abaixo! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Bruno Willames

    Tenho curiosidade em voar Condor…

    • ingrid

      gente minha passagens foram comprada em frank estou tentando resolver a qui no recife e estou com uma dificuldade, pois fui ao aeroporto dos guararapes e não conseguir resolver nada. no saite, tambem nada. alguem ai sabe como faço para saber como fazer chekin oline

      • hosana

        Va ao aeroporto novamente em dia de vôo da condor. Só assim conseguirá resolver

  • Victor

    Voei com a Condor ano passado, fiz SSA-FRA com uma promoção postada aqui no MD. Gostei muito da cia pelo valor pago (R$ 850,00) que incluía o trecho GRU-SSA pela GOL, voaria denovo com certeza!

  • titobosco

    aguardando uma nova promo dessa…

  • Andre

    A minha experiencia foi pessima.

    O voo de volta atrasou 3 horas, perdi o voo que tinha de recife para BH, e nao tem na pagina um call center para a condor no brasil.

    Perdi uma grana para conseguir hospedagem em recife em uma noite de carnaval e ainda gastei com taxi. E agora nem sei como ser reembolsado desse dinheiro, que acabou superando o valor de passagens compradas diretamente para BH.

    • Amanda F.

      Entra com uma ação de danos materias no juizado de defesa do consumidor!

  • Carol Vieira

    Ótimo relato! Parece um excelente custo benefício! Vou ficar no aguardo da próxima promoção!!

  • Rodrigo Souza

    Otimo ver esse relato, comprei uma passagem SSA x Frankfurt saindo na quarta feira agora pela condor… Agora é só torcer para dar um overbooking e ganhar um upgrade para a primeira classe =)

    • Ricardo Pascotini

      Além de pegar a promoção do MD na semana antes do carnaval e não ter um minuto de atraso no vôo de ida nem de volta, ganhei o upgrade.

      A única ressalva que faço diz respeito a bagagem de mão no retorno. Na ida pude levar sem problemas uma mala de mão e uma mochila. Na volta, após o check in, já na sala de embarque, apareceu uma funcionária da empresa pesando as malas de mão e cobrando 20 Euros por Kg acima dos 6 permitidos, e alegando que somente poderíamos entrar com uma mala de mão e querendo despachar minha mochila, além de cobrar 120 Euros pela minha mochila (com 6kg regulamentares).

      Fiz um escândalo, pois está escrito no contrato: 20kg de bagagem despachada e DUAS malas de mão até 6kg. Por incrível que pareça eu li o contrato… foi um GOLPE que a companhia tentou dar nos clientes, e alguns passageiros tiveram realmente que pagar por não ter onde carregar os seus pertences, ou como dividir uma mala de 9kg em duas menores…

      Recomendo demais a companhia… só não deixem de ler o contrato (só a parte das bagagens) e respeitar o que tá escrito, porque qualquer kg extra é caro…

      • Nanna

        Como é que você ganhou o upgrade?

      • Alex

        No site, no contrato e em qualque informação da condor é escrito que a bagagem de mão pode ter 6 kg no máximo.

        Isso já vale mais do que 10 anos e nunca foi diferente.

        Explicado até em português:
        http://www.condor.com/pt/infos-de-voo/bagagem/bag

        O seu "escândalo" foi uma grande vergonha, né.

      • jaqueline

        Oi Ricardo onde vc encontra essa parte do contrato que informa que seriam 2 malas de mäo? Todos os vôo da Condor partindo do Brasil dá 2x 32kg e uma de mäo de 6kg. E, partindo da Europa 1x 23kg e uma de mäo de 6kg. Realmente vc pode até ter consigo passar sua bagagem de mäo. Mas o Foto é simples, näo exite isso no contrato. Moro na Alemanha e sempre viajo de Condor. Acho que uns 6 anos e a norma em relacäo a bagagem sempre foi essa.
        MAs gotaris sim de ver essa cláusula no contrato.

        • NiDe

          De acordo com o site da Condor bagagem de porão é só 1x 20 kg. Os 23 quilos não é em viagem para o Brasil.

          • NiDe

            retificando: 1×20 kg quando a passagem é só de ida.

        • maria

          não entendi. 2 vezes 32 ou seja 64 kg? mais 6 kg de mão

  • Rodrigo Souza

    Só uma coisa que é bom saber da Condor, hoje ela é a única Companhia aérea que atual no Brasil com voos para Europa que o custo do bilhete de ida é metade da ida e volta. Infelizmente, a pratica do mercado é o bilhete de ida custar mais do que o de ida e volta. Vale muito a pena para quem precisar só ir e não tem volta definida, como é o meu caso. Paguei 860 reais pela passagem de ida.

    • Guilherme Ortale

      É verdade isso, muitas vezes só a ida custa o dobro, triplo ou até mais que ida e volta.

      A única empresa que tem flexibilizado isso além da condor é a Alitalia, que cobra ainda caro, mas muito menos que as outras.

  • Eli Moreira

    Eu estava nestes mesmos voos.

    Nunca tinha viajado de 767 – todas as minhas viagens internacionais até então tinham sido de A330. Posso dizer que a estabilidade da aeronave me impressionou.

    O serviço de bordo também foi muito bom, exceto pela rispidez do comissário quando tentei pagar uma garrafinha de vinho, que custava 5 euros, com uma nota de 50. Paguei a minha e duas de uma amiga e resolvi o problema, em parte causado por mim mesmo e por meu agente de câmbio, que só me deu notas grandes.

    Quanto ao atraso do voo de volta, ele teria sido bem mais duro de enfrentar não fosse o tamanho absurdo do aeroporto de Frankfurt e as muitas coisas a se fazer por lá. E a Condor não nos deixou totalmente na mão: foi disponibilizado, junto ao portão de embarque, um lanche caprichado, com três opções de sanduíche e várias de bebida. Além disso, o vinho da volta foi de graça, também por conta do atraso.

    Concluindo: estou só esperando a próxima promoção da Condor para escolher um novo destino! Obrigado, MD!

    Abraços,

    E.

  • Jr Ibagy

    Fiz esse voo no ano passado, não mudou muita coisa, nem os filmes..

    Gosto de voo assim, simples, objetivos e pontuais. valeu muito a pena. Ah, apenas uma ressalva, na volta, eles estavam cobrando excesso de peso nas bagagens, não perdoavam nem um kilo a mais.

    Jr

  • Prefiro a promo da TAM por pouco mais de 1300 reais mais taxas, que além de fornecer assistência em caso de imprevistos, gera 12 mil pontos multiplus. Evitaria a todo custo a Condor.

  • Portela

    Fiz SSA/Frankfurt em agosto passado e gostei muito dos serviços da CONDOR. Recomendo.

  • Jean

    Já voei pela condor, REC-FRA, voo bastante agradável, comissários simpáticos e atenciosos, pontuais e aeronave que não apresentando muito conforto, passa bastante segurança. Enfim, já fiz o trecho Brasil/Europa diversas vezes com a TAP e o que posso dizer é que a condor não fica devendo quase nada, chegando a ser superior em vários aspectos, incluindo preço da passagem, voo direto para a Alemanha, simpatia dos comissários, etc…

  • Igor – Poa

    Ainda fico inseguro de voar nela por ter poucas informações, alguém sabe quem faz manutenção desta empresa ou aonde fazem?

    • Kaique S.

      Ela faz parte do grupo Lufthansa, talvez por isso seja um pouco segura.

    • Eli Moreira

      Igor, a manutenção é padrão Lufthansa. Somente.

      Leia:

      "A Condor voa com os aviões tipo Boeing 767-300ER, Boeing 757-300 e Airbus A320-200. A manutenção de todos os aviões Boeing é feita pela Condor Technik GmbH, a manutenção dos aviões Airbus é feita pelo departamento técnico da Condor Berlin GmbH, ambas filiais a 100% da Condor Flugdienst GmbH, sendo a manutenção feita de acordo com os padrões da Lufthansa, garantindo desta forma a melhor qualidade possível.

      A Condor Technik GmbH, a empresa técnica da Condor para a frota da Boeing, com 160 funcionários altamente qualificados, é responsável pela manutenção operacional e conservação, bem como pela resolução de avarias na base de Frankfurt/Main e também nas bases exteriores individuais.

      As inspecções técnicas de maior importância são delegadas e monitorizadas para garantir a máxima qualidade na sua execução.

      A Condor Berlin GmbH, operadora da frota Airbus A320-200, dispõe em Berlin de uma empresa de manutenção própria. O departamento técnico da Condor Berlin GmbH emprega cerca de 80 funcionários altamente qualificados. As inspecções técnicas de maior importância são executadas na base de Berlin-Schönefeld, em cooperação com a Lufthansa Technik. As inspecções diárias nas bases exteriores são realizadas por técnicos da Condor Berlin GmbH e nas bases individuais pela Lufthansa-Technik."

      Pode confiar.

      Abraço,

      E.

    • Bruno Willames

      Igor, a Condor é uma subsidiária da Lufthansa… Por aí, você tira a qualidade da empresa.

    • Gilberto P Filho

      Quanto a manutencao nem precisa se preocupar, a Condor e' um braco, tipo low-cost da Lufthansa, veja a semelhanca nas cores e ate mesmo no passaro que serve como logotipo. Viajei ano passado REC/FRA/Paris, tudo escrito na experiencia acima foi igualzinho, so que nao tive nenhum tipo de atraso. Os voos de conexao para Paris foram feitos pela propria Lufthansa. O programa de milhagem tambem e' da Lufthansa. Boa viagem sem medo!

    • Leonardo

      Olá Igor,

      Pelo que sei, a Condor é da Lufthansa. A manutenção é feita em Frankfurt.

      Quando se fala em Lufthansa se dispensa qualquer outra apresentação. Quem já esteve no aeroporto de Frankfurt (seu principal HUB) e arredores sabe do que estou falando. A companhia impressiona pela estrutura e organização.

      Já voei Condor quatro vezes e indico. Só tenha cuidado na hora de fazer as malas, pois a franquia de bagagem é bem restrita, mas compensa no custo-benefício.

      Voaria de novo se eles fizessem meu próximo destino: New York.

      Vou esperar as promoções da Copa saindo de Recife a partir de junho.

      Abraços.

    • Filipe

      Depois de Voar KLM – (Gru – Ams), tenho medo de tentar qualquer outra Cia. Aérea… A KLM é a melhor, DISPARADO.

    • Alexandre

      ela como uma filial 'econômica' da alemã Lufthansa.. Como se fosse a Webjet em relação à Gol, mal comparando.

  • Thiago Castro

    Fiz o mesmo vôo uma semana antes do carnaval (voltando na sexta, vespera de carnaval). Gostei do custo/benefício do vôo, mas sinceramente esperava um pouco mais de um 767. Achei as poltronas bem apertadas e o ar condicionado deu umas vaciladas, tanto na ida quanto na volta (não sei se desligaram por um tempo ou se falhou mesmo).

    Mas o avião era limpinho, a comida razoável e o fato de não ter entretenimento individual não chega a atrapalhar. Em suma: voaria de novo se o preço fosse no mesmo nível. Mas pra pagar preço normal, escolheria outra, talvez a Lufthansa ou KLM.

  • Isabella

    Eu moro na Alemanha desde janeiro desse ano, e sempre que eu vinha visitar meu noivo eu voava com a TAP, até que em julho do ano passado 'descobri' a Condor e arriscamos comprar o bilhete que estava bem mais barato do que a TAP. Näo me arrependi, achei o trajeto menos cansativo, uma vez que eu voava BSB – SSA – Frank

    A comida e o todo o servico é típico da Alemanha e teve um voo que tinha uma comissária que falava português (de Portugal). Fiz 3 voos pela Condor e todos pontualmente. Eu super recomendo.

  • Recomendo a Condor.Qualidade condizente com o preço cobrado.

    Segue o relato da minha experiência com a empresa, no blog do meu esposo:
    http://www.viajarfazmuitobem.blogspot.com/2011/06

    Aproveitamos a inacreditável promoção de inauguração do voo REC-FRA e por pouco mais de R$100,00 esticamos até Paris.

    Não houve atraso,nem problema algum com as bagagens.

    Em resumo,voaria novamente com a Condor sem hesitar!

    • Esclarecendo: por pouco mais de R$100,00 a mais do que a passagem REC-FRA ida e volta.Com taxas incluidas, o total ficou por volta de R$800,00.

  • Raíssa

    Estou super ansiosa para novas promoções Condor, pois parece que realmente vale a pena. Estou atenta às dicas do MD. Abraços!

  • Alexandre

    boa resenha, parabéns. Também voei pela Condor, senti um pouco de falta de traquejo dos comissários comparando com os da KLM, que foi outra empresa com que viajei recentemente.

    Poltronas são realmente menores que da KLM, mas eu tenho quase 1m90 e não sofri.

    Importante falar que não há os serviços de entretenimento individuais (telas individuais). Então uma boa dica é levar um tablet, livro, revistas, ipod, enfim algo que você possa aproveitar se o filme que estiver passando não agradar. Eletronicos sempre no modo de vôo, ou desligado durante decolagens e aterrissagens.

    Mas pelo preço que consegui numa super promoção (R$ 700 passagem e + R$250 de taxas), em junho/2011, valeu demais, quase igual a uma passagem ida e volta da minha cidade para o Nordeste na alta temporada.

  • Marcos Sobral

    Gente, eu gostei mto do relato. Bem detalhado e com fotos. Eu to indo no fim deste mês. Só uma brincadeira. Ainda bem que deram pra você café porque você pediu "coke" que é mais conhecida como cocaína em inglês kkk. Mas valeu mto bom o relato.

  • Rubia

    Engraçado, minhas amigas que já voaram com a Condor só contam histórias horríveis, de cancelamento de vôos, não pagam hospedagem, uma teve até que pagar para remarcar o vôo que foi atraso PELA COMPANHIA… 🙁

    Talvez se ME PAGASSEM eu voaria pela Condor…

  • Juliana

    Viajei pela Condor recentemente. Passei 2 meses na Alemanha, fazendo um curso e viajando. Saí de Salvador dia 01 de Janeiro, sem nenhum problema devido a Ano Novo ou coisa do genero, acredito que a aeronave seja a mesma acima. A compra das passagens foi via uma agencia de viagens, por isso não sei informar nada sobre compra via site da empresa… A ida foi super tranquila, voo tranquilo, comida (a mesma citada no relato) estava bem gostosa, na ida dormi o voo inteiro, por isso acho que nao acrescento muito. Na volta também não tive problemas, foi tudo no horario, lanches e refeição gostosos, fiquei no computador um tempo e não estava com muito saco pra filme, mas achei uma companhia MUITO agradavel, com um serviço bacana considerando que ela é low cost. No meu voo de volta tinha comissários brasileiros, e acho relevante comentar que fiz uma conexão frankfurt-munique / munique frankfurt com a lufthansa e nao tive nenhum problema com bagagem. Ainda em relação a bagagem, tive as mesmas preocupações quanto a peso extra, mas o que li em muitos sites é que essa recomendação de uma bagagem de 20kg só é válida para voos saídos da Europa, quando você sai do Brasil prevalece a regra de 2 de 30 ou 32kg (não sei se é verdade, mas minha mala tinha 25kg e sequer pesaram minha bagagem de mao – uma mochila nada modesta, na minha opiniao…rs). Como falei, comprei passagem via agencia de viagem, e no e-ticket q eles me enviaram tinha la 2pcs de bagagem. Enfim, fiquei muito satisfeita com a empresa, paguei 1000 dolares e achei que o investimento valeu a pena, viajaria de novo tranquilamente pela Condor!

  • Marcio

    Igor, não sei quem faz, mas a Condor é um braço da gigante Lufthansa. Acredito que não haja problemas, inclusive estou com vôo reservado nela para maio.

  • Renata

    Também fui de Condor Recife- Frankfurt e tudo foi super tranquilo… Não teve atraso na volta, mas disseram que estavam tendo atrasos na saída de Frankfurt em razão da greve dos controladores de vôo (na Alemanha) no período pré- carnaval. Grande parte dos võos tinham sido cancelados ou estavam atrasados, ou seja, o problema não era da Condor… Até na Alemanha se passa por isso…

  • carla lacorte

    putz, mas ficar umas 24 hs dentro d um aviao sem televisaozinha particular eh osso, neh? =/

    • Thiago Castro

      24 horas????? Só se vc for pro Japão!!! Rs..

  • Marcelo

    A Condor pertence a Lufthansa.Precisa dizer mais??

    • Leonardo Marques

      Já não pertence mais.

  • Anderson Brito

    Olá;

    Recentemente consegui pegar a promoção de R$ 470,00 aqui pelo Melhores Destinos. Segue uma pequena avaliação da Condor, para complementar a já existente no site.

    Este foi o voo nº 5072, saindo de Frankfurt em 27/05/2011 às 09:05 e chegada em Recife às 14:15 (horário local). O tempo de voo foi de 10 horas.

    O embarque é feito por prioridades, depois por classes e em seguida pelas fileiras. Primeiramente o pessoal dos últimos lugares e em seguida os demais. Isso é respeitado. Então fique sentado enquanto não chamam você.

    A aeronave é um Boing 767-300 ER, com configuração, na Economy Class, de 2 x 3 X 2 lugares por fila, tendo, portanto, dois corredores. A aeronave possui 4 banheiros para a Economy Class e Premium Economy (estão juntas) e um banheiro para a Confort Class, separada do restante da aeronave por duas cortinas. Devido ao tamanho, a aeronave é muito estável, e não se sente os solavancos e arranques comuns dos voos aqui no Brasil. E olhe que passamos por turbulências.

    A tripulação é composta por uns 8 tripulantes, todos fluentes em alemão e inglês. Então se você quiser alguma coisa, peça em inglês, ou na pior das hipóteses aponte o que quer na hora do serviço de bordo.

    As instruções de voo são passadas em um vídeo, em alemão e em seguida em inglês. Logo depois escuta-se uma gravação com as instruções em português (de Portugal).

    São servidas três refeições, todas fartas, e repetida duas vezes o oferecimento de bebidas, composto por água, com ou sem gás, refrigerantes e café ou chá. Se quiser bebidas terá que pagar.

    A aeronave tem um bom serviço de entretenimento, com 14 canais, o 1º passa o áudio do que estiver disponível nas telas (não são individuais) em alemão e o 2ª em inglês. Os demais são canais de música. Leve seu fone comum para usa-lo. Se esquecer, tem-se a opção de compra-lo por €3,50. Os filmes são bem atuais, todos recentemente no cinema. Tem-se ainda uma revista de bordo e jornais (em alemão).

    É oferecido ainda uma almofada e uma manta para cada passageiro. A aeronave não oferece muito espaço entre as poltronas, mas isso é relativo, pois tenho 1,80 de altura. Não chega a ser desconfortável.

    Tem-se ainda o serviço de vendas a bordo, tanto de petiscos, bebidas, perfumes quanto de cigarros.

    Em resumo: vale a pena, principalmente pelas boas tarifas.

  • Rafael Carvalho

    Gostei muito, adoro estas avaliações de vocês! Abraços

  • Leonardo Marques

    Já foi da Lufthansa, não é mais.

  • Mauro

    Kg em portiguês se escreve com QU (QUILO)

    • Mauro

      Digo, português

  • Lumis

    Finalmente, são 2 malas de 20kg ou 2 de 32kg??? Vou viajar em abril pela Condor e não consigo saber essa regra, cada lugar diz uma coisa.

  • virginia evaristo

    Quando se tem atrasos se você comprou os bilhetes de todos os trechos de companhia aérea, esta é obrigada a reacomodar em outro vôo. deveria ter procurado os funcionários no desembarque pois eles cuidam desse tramite, se comprou separado a Condor não tem responsabilidade nenhuma com a sua conexao e você dificilmente será ressarcida. Se tiver dificuldades em entrar em contato com a companhia ela faz parte do grupo THOMAS COOK, e possui uma sede no Reino Unido. o atendimento do call center é feito em ingles e em portugues.

    • virginia evaristo

      Te aviso que eles vão verificar se os tickets foram emitidos em conjunto e devem te pedir comprovantes ou o localizador de sua reserva, verificarão também se teria a possibilidade de conexão imediata, ou se o teu pernoite foi ocasionado pela escassez de malha, se tinha vôos e vagas que evitariam o teu pernoite, tudo isso é levado em consideração.

  • Thiago Castro

    Nenhuma empresa se responsabiliza por perda de outros vôos que não sejam comprados juntos.

    Eu fiz a mesma coisa que o André (só que indo de Recife para SP) e estava torcendo para não atrasar. Até por isso, comprei um vôo para SP com a maior diferença possível de horário. Acabou que tive que ficar esperando, mas melhor que atrasar.

  • Thiago Castro

    Nunca voei nessas, mas a Emirates e Singapore devem ser melhores. Estou doido para experimentar.

  • Thiago Castro

    "Poltronas são realmente menores que da KLM, mas eu tenho quase 1m90 e não sofri."

    Desculpe Alexandre, mas então seu nível de exigência é super baixo quanto a espaço de poltrona. Eu tenho 1,70m e achei o espaço apertado para um trajeto de 9 horas.

    Claro que pelo preço que eu paguei valeu super a pena e faria de novo, mas que era apertado, isso era.

  • Thiago Castro

    Deram azar. Vc já reparou pelo relato de um monte de gente aqui que não é bem assim.

  • Danillo Magalh&atild

    Condor é uma ótima opção para quem reclama que do nordeste não tem promoção…

  • batera

    pq vergonha??? se ele esta certo, tem mais é q reinvindicar o seu direito!!! acho q ele fez certo….

  • Lenira HAZBOUN

    Qual o melhor site para comprar com a Condor?

  • Ricardo Pascotini

    Não sei, me chamarem e trocaram a passagem… 😀

    • Ricardo Pascotini

      chamaram…

  • Ricardo Pascotini

    Infelizmente, as 2 malas de 32kg são só pra vôos aos EUA… para os outros é só UMA de 20kg 🙁 e UMA de mão, como falou o Alex.

    Bagagem de porão (todos os destinos excepto EUA e Canadá)

    Todos os destino excepto os EUA e Canadá

    Economy Class/Premium Economy Class

    Comfort Class

    Adultos (e crianças com menos de 12 anos) têm direito a transportar gratuitamente

    20 kg

    30 kg

    Crianças pequenas (com menos de 2 anos)

    20 kg

    20 kg

  • Denis Martins

    O próprio site da Condor ou alguma agência virtual, como o Submarino Viagens, Decolar, Viajanet, etc. A gente costuma recomendar o Submarino porque ele tem o menor índice de reclamações no Procon e em sites como o reclameaqui.

  • Denis Martins

    Marcio, a Condor já foi um braço da Lufthansa, mas deixou de ser há alguns anos

  • Leonardo

    Olá Thiago,

    Também voei Condor algumas vezes. Tenho 1,87m e me sinto desconfortável na Gol e na Tam.

    Entretanto na Condor não senti isso não. E olha que foram mais de 10h de vôo.

    Ao chegar à Alemanha peguei uma conexão com a Lufthansa, que com um avião pequeno (acho que era A321) o espaço era bem maior.

    Essa foi a minha impressão.

    Abraços.

  • mth

    Comentar atitudes exessivas , dependendo do que está escrito , pode até ser.

    Mas erros de português, que podemos fazer na decorrer da digitação.

    Este site é para todos darem sua opinião, daqui a pouco as pessoas não expressarão mais, com medo de errar. Pois todo dia tem um que escreve fulano escreveu com G era J – K era Q…. Esta é a minmha opinião. O site é otimo acesso todo dia.

  • Karen

    Gostaria de saber se procede a informação de que a taxa de embarque da Condor deve ser paga no proprio aeroporto. A minha agencia de turismo me deu essa informação e eu achei um pouco estranha. Que eu deveria paga-la na INFRAERO diretamente no aeroporto, se eu nao me engano estaria custando 35 euros!

  • lemos

    olá! sou brasileira e moro na Europa. Posso dizer sem sombra de dúvida que vôos originados no Brasil – independente da Companhia aérea – o passageiro tem direito a 2 malas de 32kg e somente 1 bagagem de mão. No caso da Condor – (refiro-me a bagagem de mão) o passageiro tem direito somente a uma de 6kg. Caso o seu vôo originasse da Europa – independente da Companhia aérea – aí sim, o passageiro teria direito SOMENTE a 1 mala de 20kg.

  • Thiago Castro

    QUALQUER vôo que tenha origem no Brasil tem direito a levar até 2 malas de 32 kg cada.

  • Thiago Castro

    Tranquilo Leonardo. Cada um com seu gosto. 🙂 Eu achei diferente. Achei o espaço da Condor (MUITO) melhor que o da GOL e pior que o da TAM (nos voos da TAM que eu tenho pego).

    • Leonardo Marques

      Não entendi… a Condor tem mais espaço que a GOL e menos que a TAM? Isso não é possível…. bom… melhor eu não criar polêmica 🙂

  • Thiago Castro

    Eu não paguei taxa nenhuma no aeroporto!!!

  • Alexandre

    também não senti isso, não! Talvez a aeronave?! A 'minha' era um Boeing 767.

    Ou talvez porque eu estava indo com esposa do lado, aí fica mais fácil de se acomodar.

    Vai ver que foi isso?! 🙂

  • Thales

    Pela minha experiência com o Submarino, eles são ótimos mesmo. Uma vez eu não estava conseguindo encontrar meu e-ticket, e queria confirmar o horário do voo, cujo dia estava se aproximando. Aí eu mandei um email para eles e em pouco tempo uma moça do SAC ligou para o meu celular para resolver o problema!

  • Marcos Sobral

    Fica uma dica importantíssima. Comprem pelo Submarino Viagem. Na verdade o submarino é uma agência de viagem. Quando você com eles você recebe um telefone com atendimento em português onde é possível obter informações do voo, remarcar passagem etc. No caso da Condor é uma mão na roda porque eles não tem atendimento em português e o telefone é lá da Europa.

  • Marcos Sobral

    Em tempo. Eu comprei pra o fim de março. Liguei pra este número e a atendente disse que poderia marcar assento de graça com ela quando estivesse próximo. Isto é bom pq a condor cobra 30 euros pra marcar assento. To esperando chegar perto pra confirmar se dá mesmo pra marcar.

  • Marcos Sobral

    A única desvantagem é que não parcela. Tem que ser de uma vez só. Só parcela no cartão submarino mas ai vc perde o seguro Schengen do cartão de crédito.

  • Junior

    As regras Europeias e Americanas de segurança são bastante rígidas principalmente no que diz respeito a manutenção das aeronaves. A Condor para poder voar nestes espaços aéreos precisa ser certificada e atender a todas estas regras o que a torna uma empresa mais seguras do que aquelas que não atendem as certificações, entretando incidentes acontecem, a TAM por exemplo apesar de ser certificada nestes espaços e de a considerarmos segura é estatisticamente uma das empresas que mais sofreu incidentes aéreos e perdeu vidas em relação ao seu número de voos realizados e passageiros transportados.

  • Uruguaio

    Fiz a viagem Salvador – Frankfurt e na volta pedi para sair de outra capital, Barcelona, não foi cobrado nada a mais, peguei uma Greve grande na Espanha e o meu voo foi cancelado, eles providenciaram outro de Barcelona a Lisboa e de Lisboa a Salvador sem custo adicional.

    Na ida ganhei uma bebida alcoólica de boas vindas.

    Gostei da Condor e recomendo.

  • Ermeson Vianna

    Minha viagem pela condor ocorreu tudo bem na media fiz o vôo SSA_FRA e o que deixou a desejar foi o aperto na classe econômica que me incomodou a viagem toda, olha que sou apenas 1.61 imagino pessoas Altas.Eu hoje evito a qualquer custo.Não recomendo!Paguei 100 euros na Volta pela Econômica Premium

  • Lumis

    Obrigado pelas informações. No caso como meu voo e ida e volta – tenho direito a duas de 32kg nos dois voos, correto?

  • Marcelino Oliveira

    Comprei uma passagem para junho/2012, de Recife-Frankfurt e outra Frankfurt-Salvador, pelo site da Condor e o atendimento deles é uma total falta de respeito.

    Estou tentando reservar os assentos para o vôo, conforme o site diz ser possível fazer (mediante pagamento extra) mas o site é muito confuso. O site em português não disponibiliza os extras informados. No site em inglês ou no alemão, quando tento diz que devo entrar em contato com a central de atendimento (na alemanha).

    Enviei email pedindo ajuda mas os endereços informados no site (reservation.pt@condor.com e asr-erstattung@condor.com) não existem mais (se é que algum dia existiu)!!…

    Enviando para o email reservation.en@condor.com recebo apenas uma mensagem automatica dizendo que em breve será respondida, mas nunca mandam resposta alguma.

    Não tem qualquer canal de contato em português, só um telefone de contato na Alemanha, onde só falam inglês ou alemão…

    No final das contas, o valor da passagem sai o mesmo preço da TAM, mas com a desvantagem que você não pode marcar assento, não recebe o dinheiro de volta se quiser cancelar, não pode alterar o bilhete e paga taxa cara pra tudo.

    Pra quem acha que brasileiro é malandro, essa empresinha alemã vem aqui, viola nossas leis na cara dura, esculacha o consumidor e a gente é obrigado a ficar quieto. Não tem pra quem reclamar nem dá pra processar, já que eles não tem filial aqui…

    Pelo relato que vi aqui dos que voaram e disseram maravilha dos voos, acho que vou ter que me contentar em conseguir viajar numa poltrona apertada qualquer e chegar no destino. E vou torcer pra não espirrar no avião, senão acho que vão cobrar alguma taxa extra…

  • Carol

    Vou viajaar para o Egito em junho, e vou comprar minhas passagens. Monha rota é BSB-REC-FRA-CAI. Vou comprar pelo Submarino, mas ainda tenho dúvidas sobre a bagagem. com relação ao check-in, tenho que pegar e despachar minha bagagem em todas as conexões, ou do início ao fim da viagem será por conta da empresa? Meu voo bsb-rec é pela gol, rec-fra pela condor e fra-cai lufthansa. Alguém pode me orientar? fico preocupada, pois a conexao em Frankfurt será de apenas 1h:20min, entao será que dará tempo se eu tiver que pegar e despachar de novo? obrigada

  • italo

    Olá, Denis! A Condor ainda oferece café da manhã? Como não vi no relato, fiquei com a dúvida pois viajei com a companhia no fim do ano passado e voltei em fevereiro desse ano e tanto na ida como na volta teve jantar e café da manhã.

  • Euler

    Carol, se vc pudesse nos contar como foi a conexão em Frankfurt, eu agradeceria. Estou com o mesmo receio. 1h20 é um tempo curto, e já aconteceu de desviarem as malas de amigos em Madri, com conexão de 2h. Claro que Madri tem filas bem grandes, mas 1h20 em Frankfurt parece pouco também. Nos conte como foi, ou alguma outra pessoa que tenha passado pela experiência.

  • Cida Santos

    Vitor me diz por favor quanto se gasta em media com alimentação em Paris. Quero ir com minha mãe passar 15 dias e preciso me informar. As outras despesas eu já tô por dentro e me organizando. Obrigada!

  • Jorge Damasceno

    Cida Santos, fui para Paris e Passei uma semana lá, alguns amigos me fizeram pavor quanto a gasto com comida, mais vc encontra varios restaurantes de todo tipo de culinario que tem preços bem convidativos, sempre comi o Menu do Dia, que e a entrada , prato principal e as vezes tem ate sobremessa, da para comer muito bem, não existe isto de comida pouca, se forem em dois peça dois menus diferentes ai esta feita a festa na media de 15 a 25 euros , agua sempre e de graça bebidas ai e por sua conta garrafa de vinho varia de acordo mais tomei bons vinhos de 10 a 30 euros, mais nao se preocupe e demaisssss…

  • Vanderlei

    Pelo que li, não me animei muito em testar esta empresa, quando fui a Europa voei de Air France, parece nao ter como comparar…e consegui preço muito bom, comprar fone, vinho e ainda sem monitor individual….eu passo !!!! rs

  • Thiago

    Semana passada comprei uma passagem da Condor para o trecho GIG x FRA em julho/2013. Dois dias depois recebi um e-mail deles informando a alteração da data do voo para um dia antes do que eu havia comprado e de quebra o voo passou a ter conexão em Recife na ida e Salvador na volta, para o que seria direto. Já estou arrependido da compra.

  • Heber Cruz

    É preiso fazer o re-embarque das malas após chegar a frankfurt e pegar a conexão da Lufthansa para outro destino ou eles fazem isso automaticamente?

    Você tem acesso ao aeroporto ou imediatamente após o desembarque segue para a área de embarque da conexão?

    • Tiago

      as mlas vão diretamente para seu destino final Heber!

  • Passageiro da Condor

    Sairimos de Recife para Franfurt dia 27 de agosto as 19:23. O voo foi cancelado pois a bateria não funcionava. O caos completo no aeroporto, a Condor não sabiam informar nada concreto, os piloto Tobias (não lembro o nome) foi embora rapidamente com a tripulação e deixou todos no aeroporto sem nehuma informação. A uma hora da manhã sem providenciarem agua ou alimentação chegamos a um hotel providenciado por eles. Ficamos 36 horas no hotel sem comparecer ninguem da Condor para dar informação. Finalmente na quinta feira as 07:00 da manhã do dia 29 sairimos para Frankfurt. O voo só decolou as 08:38 da manhã. Quando estavamos para aterisar em Frankfurt em torno das 23:00 hora local de quinta feira dia 29 de agosto, o Piloto Tobias informou que não teríamos permiçào para aterissar pois o aeroporto de Frankfurt fecha as 23:00. Partimos para Colonia, ao aterrisarmos em Colononia niguem da Condor para dar informações, nada organizado para receber os passageiros….. Uma confuzão gigante da Condor. Nós enviaram de onibus outra vez para Frankfurt….. Ou sê mais de 40 horas de atrazo e uma falta de desorganização completa desta companhia horrivel. Nunca mais Condor…… O piloto Tobias deveria ter dado toda assitencia aos passageiros em Recife porem foi o primeiro a ir em bora para seu hotel.

  • marilia marques

    eu comprei a apassagem mas nao sei o quanto de mala e de peso eu posso levar de ljubljana,slovenia a recife,alguem pode tirar esta minha duvida,passagem economica.

  • João

    Estou querendo comprar uma passagem pela Condor Paris-Fortaleza. Alguém sabe se o preço dado no site já inclue a taxa de embarque do aeroporto? Está muito barato….

  • cirnia cabral

    Alguém sabe me informar a quantidade exata de bagagem que posso levar em uma viagem BRASIL-FRANKFURT?? É uma de 20 kg e 1 de mão de 6 kg ou são 2 de 32 kg? No site, em uma parte tem uma informação e em outra parte o outro dado! Obrigada!!

  • Tiago sousat

    minha primeira viagem com a condor foi um luxooo só,conforto qualidade otima recepção,dentro do avião eles são bastantes atenciosos,ja minha segunda viagem foi uma CATASTROFE!,NO VOO de volta a Salvador-ba minha terra natal minha mala foi extraviada comuniquei no balcão da condor no aeroporto de Salvador-ba,,isso foi em janeiro e ja se passaram 9 meses e nenhuma solução foi tomada não fui reembolsado pelo dano e pelas percas,fora isso a condor é a melhor empresa aerea que faz a linha brasil europa!

  • Frank Frederik P. Fonteles

    Gente, to querendo viajar em março de 2015.
    Pelo amor de Deus, promoção se tiver me digam.
    mandem um email pra mim. rsrs
    frankfrederik@gmail.com
    Valeuuu

  • Marco Modesto

    Voei no último domingo (5/10/14) pela Condor no trecho SSA-FRA. Saí de Confins pela Azul as 12:32, cheguei em Salvador as 14:00. O voo decolou pontualmente as 17:30 e chegou pontualmente as 09:00 em Frankfurt. O aviao era um 767 com cheiro de novo com telas LCDs individuais (acho que era um tablet – http://theairlines.net/wp-content/gallery/boeing-767/boeing-767-interior-cabin-08.jpg). O conteúdo grátis era composto por um filme, uma série com uns 20 episódios e vários álbuns de músicas de vários gêneros. O conteúdo Premium com mais filmes e series custava 8 euros. As cadeiras eram apertadas padrão cias low cost (tenho 1,80m). As bebidas alcóolicas eram pagas (5 euros uma cerveja). Como não peguei turbulência, não havia crianças chorando, apagaram as luzes a noite e ainda tomei 2 dramins consegui dormir praticamente a viagem toda. Fiz várias viagens para os EUA/Europa voando KLM/Air France/Delta/American/TAM e por incrível que pareça esta foi das mais confortáveis. Voaria pela Condor novamente com certeza!

  • Janete

    As vezes é um barato que sai caro. Prefiro viajar pela Tap, é um pouco mais caro mas, mesmo morando na Europa, tenho direito à 2 malas de 23 kg , mais uma bagagem de mão de 11 kg e a bebida e comida à bordo são de graça.

  • André

    Gostaria de saber qual a franquia de bagagens. Comprei ida e volta do Brasil para a Alemanha. São 2 de 32kgs tanto na ida como na volta?

  • Isso mesmo

  • Hosana

    Ja voei pela condor. Aliás foi minha primeira viagem aérea. Sai de
    Recife para Frankfurt e me senti muito bem. Serviram um lanche logo no começo da viagem e um tempo depois o jantar. Por serem 12 horas de vôo assistimos filmes e seriados pela TV. Enfim. .. como primeira viagem tudo tranquilo sem estresse. Apenas não gostei dos funcionários não falarem português. No mais amei tudo.

  • Rosa

    Voei Condor de Frankfurt a Recife (DE2074, 24 março 2015). Na chegada, minha bagagem não apareceu. Hoje, dez diias após minha chegada, não faço ideia de onde ela esteja. E o pior: absolutamente NINGUÉM da Condor me ligou, me escreveu, me procurou.

    A decepção é total! Imaginem se tivessem extraviado minha mala na viagem de ida! Minhas férias teriam sido irremediavelmente estragadas.
    Você, que diz ter curiosidade em voar Condor, pense direitinho…
    Eu sei, bagagens podem ser extraviadas em qualquer companhia, mas o que está me abalando é não receber nenhum comunicado, não ter nenhuma satisfação por parte da Condor!
    Para mim, a viagem ainda não acabou.

  • Mariana Catharina

    Galera que voou Condor: vocês fizeram conexão com a Gol operando o primeiro vôo? Se sim, emitiram código de reserva (localizador) da Gol pra vocês ou foi só o da Condor?
    Meu caso é: Apresentando meu comprovante de reserva Condor no check in da Gol estará tudo certo? Ou está faltando a reserva da Gol?
    Ab;s

  • Rodrigo Fagundes

    Pior companhia aerea que ja voei. Fiz uma viagem com a condor de Frankfurt para Male (nas maldivas), em fevereiro de 2016 e nunca fui tão maltratado por uma empresa aerea como fui voando com a Condor. Na ida Frankfurt – Male nao tive nenhum problema , mas a volta foi caótica. O voo de Male para Frankfurt foi cancelado por problemas tecnicos com a aeronave e somente no dia seguinte haveria voo de volta. Caso a empresa nos retornasse ao hotel de origem tudo bem, mas o problema foi que me colocaram num hotel horroroso sem nenhuma estrutura, sem voucher para comer e sem ninguém para orientar como seria o voo de retorno. Para piorar eu teria um outro voo para o Brasil no dia seguinte , mas fui informado por uma funcionaria da empresa em Male que eles se responsabilizaria por todos os danos. No dia que cheguei em frankfurt descobri que a funcionaria da empresa Condor em Male mentiu para mim e que eles nao poderiam se responsabilizar pelo meu voo perdido e que agora o problema era meu e eu teria que me virar para arrumar outro voo para o Brasil. Pedi que pelo menos eles me encaminhassem a Luftansa para ajudar a explicar a situação mas eles se negaram… nunca imaginei que fosse ser tao maltratado por uma empresa alemã. Nao desejo um voo com essa empresa nem ao meu maior inimigo…

    • André França

      rodrigo, nestes casos, coloca logo na justiça, fui vitima da greve da air france em 2014, gastei com os transtornos uns 1500 reais extras, ganhei 16 mil deles na justiça, demora um ano, demora, mas no final o sabor da vitória é indescritível!

  • Tatiana

    Péssima empresa!!! Leiam bem o contrato antes de comprar. Minha passagem não é reembolsável em caso de cancelamento, só posso levar 20 kg de bagagem e eles me disseram que mesmo eu tendo comprado meu pacote todo com eles, com os voos e conexões, preciso pagar excesso para a segunda mala (que custa 200 euros) para a condor e mais o valor dos seus parceiros que voarei nas conexões. Dificílimo falar com eles, telefones sempre indisponíveis.

  • Gabriel Arruda

    Vi os preços deles hoje.São menores que os da TAP.O único problema é que ela tem poucos vôos para Fortaleza.Espero que aumentem a quantidade.