Como é voar na Cambodia Angkor Air – a centésima companhia aérea avaliada pelo Melhores Destinos!

Denis Carvalho 7 · março · 2014

Hoje é mais um dia especial na história do Melhores Destinos. Com muita alegria, chegamos à incrível marca de 100 companhias aéreas do mundo todo avaliadas no site! São mais de 150 avaliações publicadas e há muitas por vir! A honra de ser a centésima companhia coube à Cambodia Angkor Air, companhia aérea nacional do Camboja. Criada em 1999, ela pertence ao Governo do Camboja (51%) e à Vietnam Airlines (49%) e voa para 12 destinos e quatro países, com uma frota de apenas sete aeronaves. Após ter se encantado com as belezas do Camboja, nosso leitor Nei Alves escolheu a companhia para chegar a Bangkok e não se arrependeu. Veja como foi sua viagem:   

Cambodia-avaliacao

Fiz uma viagem aos Emirados Árabes Unidos e também à Ásia, combinando lazer e estudos, e passei por Dubai, Hong Kong, Macau, Cingapura, Malásia, Camboja e Tailândia. Mas o que realmente eu queria era conhecer o Camboja, mais precisamente Angkor Wat em Siem Reap, ao norte do país.

O contraste entre os turistas com os bolsos cheio de grana e a pobreza presenciada em Siem Reap é algo que não esperava muito, enquanto se anda pelas ruas da Pub Street, famosa por bares e vida noturna, pode se ver crianças e mulheres nas ruas, não pedindo dinheiro, mas sim algo para comer ou beber. Por outro lado, a cidade e seus templos são algo de deixar qualquer um deslumbrado. Após três dias no Camboja, nosso destino seguinte seria Bangkok na Tailândia,

Compra

A compra foi realizada pelo próprio site da companhia http://www.cambodiaangkorair.com e foi bem tranquilo. Realizamos a compra com um cartão de crédito internacional sem maiores problemas. Havia outras companhias aéreas que operavam esta rota, mas para isso com paradas na Malásia ou Cingapura, mas a ideia de descer no mapa e – depois de um longa conexão – subir para Bangkok não estava no meu plano, uma vez que já tinha voado demais nos dias anteriores e de REP para BKK são apenas uma hora de voo.

IMG_4489

 

Não havia nenhuma promoção em andamento e comparando com a Bangkok Air, outa companhia que opera o mesmo trecho sem escalas, optamos por provar uma empresa aérea do próprio país. Após a compra é informado que para a realização do embarque o portador do cartão de crédito que realizou a compra seja um dos passageiros e que na hora do check-in se não for fornecido o mesmo cartão da compra os passageiros serão impedidos de voar, na Emirates também foi informado isso, mas em nenhum momento me pediram na ida, volta e muito menos no check-in com a Cambodia Angkor.

Na primeira tentativa de compra o meu cartão foi recusado e mandei e-mail pra companhia. Prontamente fui informado que o problema era no meu cartão, com isso apenas trocamos de cartão de crédito, uma vez que acabara de comprar duas passagens no site da Malaysian Airlines.

Preço em médio de 180,00 dólares com taxas inclusas.

Check in e Embarque

IMG_4483

Chegamos ao aeroporto de Siem Reap REP com duas horas de antecedência e tudo foi muito tranquilo, o aeroporto é pequeno e bem simples mas muito bem organizado, existe somente um saguão onde concentra-se todas as companhias aéreas que voam para lá de lá.

IMG_4487

O check-in foi realizado para duas pessoas em menos de cinco minutos e fomos muito bem atendidos pelos funcionários, que falam um inglês muito bom, o que não é o caso em alguns países da Ásia. O limite de bagagem era de 20 quilos e a minha mala foi de 21 quilos, mas não houve qualquer questionamento sobre o peso excedente. Em outra vez, com a Copa Airlines, me fizeram abrir uma mala no guichê de check-in lotado por conta de um quilo. O Embarque foi super organizado e o voo partiu EXATAMENTE no horário, sem um minuto a mais.

IMG_4491

Avião

O voo foi realizado num ATR-72, prefixo XU-235; A companhia conta com aviões maiores, como Airbus A320 que opera voos para o Vietnã e também agora para algumas cidades na China e outros destinos.

IMG_4501

IMG_4505Na recepção há dois funcionários bastante simpáticos e atenciosos. A aeronave não era das mais novas, porém bem limpa e organizada. A organização das fileiras é distribuída em dois assentos por fileira.

O espaço não era lá dos melhores para mim que tenho 1,88 metro, mas como o voo era curto não tenho reclamações há fazer quanto a isso. Tentei descobrir há quanto tempo a Cia trabalha naquela rota com o avião mas um funcionário não soube me informar.

 

Serviço

IMG_4514Das duas comissárias a bordo uma era muito simpática e sempre atenciosa a outra já estava com uma cara mais fechada e quase nunca sorria, nem mesmo na hora de agradecer pelo lanche a mesma respondeu “you’re welcome”, todos os avisos eram na língua local e num bom nível de inglês. Pelo tratamento que tive com a aeromoça simpática diria que fiquei satisfeito com o atendimento, mesmo em um voo curto de uma hora.

Refeições

Confesso que não achei que viria qualquer tipo de refeição, pois era um voo curto de uma hora apenas. Se você for pensar nas nossas companhias daqui do Brasil, achei que nem água teria… Mas para a minha surpresa foi servido um kit muito melhor que a GOL nossa rs,

IMG_4508

Serviram um sanduíche fresco e muito bom, água, bolinho de chocolate e uma barra de chocolate numa caixa muito bem elaborada. Caso estivesse com muita fome você poderia pedir outra sem problemas que eles trariam, o que não foi o meu caso, mas quis saber se caso o passageiro quisesse poderiam fornecer mais um lanchinho.

Entretenimento

Neste voo havia apenas uma revista que falava sobre alguns acontecimentos no país e a famosa sickness bag. Mesmo em voo curto, creio que poderiam melhorar um pouco a opção de entretenimento, como ainda estava encantado com o país preferi ficar olhando minhas fotos e admirando o país como uma vista aérea.

IMG_4513

Incidentes

Não houve qualquer incidente no voo, apenas algumas turbulências devido ao mal tempo em alguns locais em que a aeronave passou.

Chegada

Chegamos ao aeroporto de Bangkok ( BKK ) no horário previsto e nunca vi um desembarque tão rápido e ágil, o ônibus que nos levaria ao terminal para fazer todo o trâmite de imigração, saúde e malas já nos esperava e quão logo o último passageiro entrou o ônibus já partiu.

IMG_4519

Após a passagem pela imigração e aquele som do seu passaporte sendo carimbado já saímos em direção à nossa esteira, onde estaria nossas malas e até achei que ia demorar bastante por conta do tamanho do aeroporto e onde a aeronave estava localizada. Outro engano meu, nossas malas já estavam prontas para serem levadas ao nosso hotel e confesso que detesto esperar por malas.

Conclusão

Acho que vale muito a pena voar com a Cambodia Angkor Air. A empresa é pequena, porém está expandindo suas rotas por conta também do forte crescimento de turistas por lá, seja da Ásia como da Europa. Como a maioria dos turistas praticamente voam de Bangkok para seus países de residência ou outros locais voar com eles é muito útil e há quatro voos diários entre Siem Reap e Bangkok.

IMG_4517

Com certeza voltarei à Ásia e visitarei o país todo. Consequentemente, voarei com eles com certeza.

Agradecemos ao Nei por essa ótima avaliação e também deixamos nosso muito obrigado de coração a todos os leitores que colaboraram com seus flight reports para que chegássemos a essa marca de cem companhias aéreas avaliadas no MD! E você, já voou com a Cambodia Angkor? Deixe sua opinião nos comentários! Você pode conferir todas as 100 companhias avaliadas pelo MD e seus leitores neste post, não deixe de ler e participar também do Guia de Companhias Aéreas

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Excelente relato. Viajei na Ásia pela AirAsia, Bangkok – Ho Chi Minh ida e volta, também não tive nenhum problema.

  • Dênis Colli

    Excelente review!
    Parabéns pelo relato, contando em detalhes… Deu até para viajar um pouco… rs
    Não sei vocês, mas odeio voar em aviões pequenos (turbo-hélice)

  • Demerson Zounar

    Adorei a menção a sickness bag como 'opção de entretenimento'! Épico!

  • Usei essa airline para ida e volta Bangkok- Siem Reap e gostei bastante. Confesso que estava com um pouco de medo pois nunca tinha ouvido falar dessa airline, mas foi tudo bem tranquilo e me surpreendi com o serviço!

  • nato

    Tb nao gosto de aviões desse tipo. Na verdade uma AZUL ASIATICA, rs

  • Mateus

    Opa, muito bom! Quase voei com esta cia ano passado, mas os preços da Air Asia estavam imbatíveis.

  • Muito bom o seu relato.

    Voei com eles de Phnom Penh para Siem Reap. Vôo de 45 minutos. Tive um pouco de atraso, mas nada que prejudicasse o vôo. Fui receoso com o tipo de avião que seria apresentado (uma vez que o Camboja é um dos países mais pobres do mundo), mas me surpreendi com a qualidade do serviço. Voaria de novo, com certeza. Voei depois com a Bangkok Airlines, de Krabi até Bangkok e achei bom também…

  • Ricardo

    Voei este ano pela Cambodia Angkor e a minha impressão foi a mesma relatada aqui. Companhia muito boa, sem luxos (apesar de que um lanche desses num voo de 1 hora pode ser considerado um luxo), mas muito eficiente.

  • Rejane

    Vou voar com essa cia em maio. Alguém sabe me dizer onde fica o balcão de check-in da Cambodia Angkor Air no aeroporto de bangkok (suvarnabhumi)?

  • Marcelo

    180 dólares só ida? Absurdo, imagino que a Bangkok Airways também tenha preços semelhantes, mas voei com ela(Bangkok-Koh SamuI) e ela é muito boa, mesmo assim não pagaria nenhuma das 2, 180 dólares pra um vôo de 1h só de ida já é muito, considerando o que 1 dólar te compra seja no Camboja ou na Tailândia, pior ainda.

    Fiz a mesma rota de ônibus, não foi confortável e não me senti seguro durante boa parte do tempo, tive que encarar a fronteira em Poipet que é um dos lugares mais sujos e fedidos que já vi na vida, mas valeu a pena pra economizar esses 170 dólares que te garantem muita coisa pra fazer por lá.

    • André França

      No caribe não tem concorrência, paguei quase 200 dólares em um voo de 20 minutos com a LIAT!

  • Thiago

    Fiz Bangkok / Siem Reap com a Cambodia Angkor Air neste turbo hélice agora em fevereiro, sem problemas, com o mesmo kit de lanche, etc.. Foram atenciosos e pontuais. De fato não poderiam trocar por um jato, uma vez que o percurso de 50 min se tornaria curto demais para um trecho comercial, suponho (aqui falando como leigo!). Já de Siem Reap pegamos a mesma companhia para Ho Chi Minh City no Vietnam e era um Airbus novinho.

  • Ciro

    Pra começar, Siem Reap é a cidade mais desenvolvida do Camboja e você deveria se informar mais sobre a situação econômica do país. Não creio que ninguém que more lá passe fome. Um dos "scams" mais famosos do país são essas crianças que pedem aos turistas para comprar leite ou comida para elas e, depois de receber, os devolvem à loja em que foram comprados e ganham uma quantia em dinheiro do dono em troca. Além disso, a Cambodia Angkor Air é, na verdade, operada por uma companhia aérea vietnamita e isso explica o fato de eles se comunicarem em inglês tão bem, já que o nível de inglês no Vietnã é muito melhor do que no Camboja. Não sei se você percebeu, mas todos os funcionários (tanto do check-in, quanto no vôo) são vietnamitas.

    • André França

      Isso é relativo Ciro, em dubai que é uma cidade riquíssima com muitas oportunidades, vi muita gente pobre, vivendo de migalhas….

  • Gabriel

    Olá, queria saber se no Camboja faz frio ou não? Como foi nessa época do ano? Aliás, ótimo relato!