Como é voar na uruguaia BQB Lineas Aereas

Denis Carvalho 23 · setembro · 2013

Se até hoje você nunca ouviu falar BQB se prepare, pois em breve ela pode se tornar uma conhecida ou mesmo sua opção de voos para o Uruguai e outras rotas na América do Sul. A companhia, que tem sede em Punta del Este pertence ao mesmo grupo da Buquebus, que faz a ligação fluvial entre Montevidéu e Buenos Aires. A companhia opera três turboélices ATR mas se prepara para um grande salto: receber seu primeiro Airbus A320 e com ele iniciar uma rota de Montevidéu a São Paulo, ainda neste ano. Enquanto aguardamos se a empresa conseguirá concretizar seus planos, que incluem ainda rotas para o Rio de Janeiro, Curitiba e Foz do Iguaçu, vamos conhecer um pouquinho da experiência de voar com ela, graças ao ótimo relato do leitor Ronan Pereira para o Melhores Destinos. Acompanhe! 

avaliacao-bqb-lineas-aereas

Como frequentador assíduo da ponte aérea POA-MVD, senti um certo baque financeiro após a falência da Pluna com o seu sempre útil e bem-vindo Martes Rojo, em que se podia comprar passagens por US$29. Desde então, as idas e vindas a Montevidéu diminuíram. Assim, neste último feriado de Corpus Christi resolvi experimentar os serviços da BQB Líneas Aéreas, que atualmente voa diariamente entre Montevidéu e Porto Alegre.

A empresa já tinha operado anteriormente em Porto Alegre em direção a Montevidéu com escala em Rivera em 2011, mas cessou as operações sem muitas explicações e este ano voltou, mas operando um voo direto.

Check-in 

foto0035O voo estava programado para descolar às 7:00. Cheguei com muita antecedência ao Aeroporto de Carrasco pois fui de transporte público (para chegar ao aeroporto de transporte público, é só tomar alguma linha que vá para o Departamento de Canelones, ao leste de Montevidéu. A maioria indica no letreiro que passa pelo aeroporto). A empresa pede para que os passageiros cheguem com duas horas de antecedência para o check-in. Entretanto, este só começou a ser feito após as 5:30.

Todo o procedimento de check-in foi feito rapidamente por dois funcionários. Pelo que percebi, ao atenderem outros passageiros falavam português (o que não é de todo raro no Uruguai). Após, segui à sala de embarque onde aguardei até cerca de 6:40 para embarcar pelo portão número 3.

 

Embarque

Como a aeronave utilizada pela BQB é um ATR-72 (no meu caso batizada de Ciudad de Punta del Este), o embarque foi realizado na posição remota, de maneira muito ágil e sem complicações. Os assentos estavam organizados em 16 filas com duas poltronas de cada lado e o pitch era muito bom (tenho 1,75m e meus joelhos não tocavam a poltrona à frente mesmo ao deslizar um tanto do meu corpo para frente).

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Fui um dos últimos a entrar, assim que instantes após sentar, a aeromoça já estava passando a checar os cintos afivelados. Logo após, iniciaram os avisos de procedimentos de segurança feitos em espanhol e inglês. Contudo, o áudio dos autofalantes era tão precário que era necessário uma leitura labial para compreender o que se passava. Ao fim dos avisos, iniciou-se o taxiamento e descolagem às 7:15.

Voo

Havia uma edição do dia do jornal La República, mas não para cada passageiro. Talvez houvesse uma por cada dupla de poltronas e este era o único entretenimento fornecido pela companhia.

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O serviço de bordo começou mais ou menos 30 minutos após que os avisos de atar cintos se apagaram. Constituía-se de um croissant com queijo, requeijão e presunto, um alfajor com recheio de doce de leite e, para beber, um copo de bebida à escolha (refrigerante, suco ou água). Vale-se mencionar que o sanduíche foi servido num recipiente de louça e a bebida era servida num copo de vidro.

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Instantes depois de finalizado o serviço, os comissários passaram para recolher o lixo e os recipientes. Nesse momento o piloto falou com os passageiros passando dados sobre o voo: 29 mil pés de altitude a 540km/h. Desejou-nos uma boa viagem e em seguida realizou o mesmo discurso em inglês. Desta vez o som estava um pouco mais audível.

Chegada

O resto do voo ocorreu sem problemas, havendo apenas uma ocorrência de turbulência devido à grande nebulosidade. Próximo das 8:20 foi anunciado que os procedimentos para pouso ocorreriam e às 8:44 a aeronave tocou o solo em Porto Alegre.

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A aeronave seguiu até uma posição remota para o desembarque. Fui o último a sair para poder tirar fotos (aliás peço desculpas pela má qualidade da câmera do celular, era a única que tinha no momento).

Aproveitei e mencionei à aeromoça qual o meu propósito com aquelas fotos e perguntei-lhe sobre abertura de novas rotas e aumento de frequências. Ela me disse que não tinha muito conhecimento sobre essas questões, mas que novas aeronaves estavam para chegar, e que com elas seria possível a abertura de novas rotas e incremento de frequências (coincidentemente, esta mesma informação aparecia numa das reportagens do jornal que havia a bordo).

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Por fim, saí da aeronave e segui ao transporte da Infraero que nos levou ao local do desembarque internacional. A Imigração ocorreu sem problemas com três agentes no momento. De aí, passei pelo Free Shop rapidamente e em seguida recebi minha bagagem, sendo uma das primeiras a passar pela esteira.

Conclusão

Pois bem, realmente gostei do serviço, os comissários foram simpáticos e a aeronave muito confortável, mais confortável que os Bombardiers da Pluna, apesar de a viagem ser mais longa (com o jato da Pluna, já tinha realizado o trajeto em 58 minutos).

Devo mencionar que o preço (US$69 + taxas) foi o mesmo que a companhia tinha anunciado ao retomar a rota, mesmo sendo num feriado. Entretanto, o ponto fraco está aí: a compra pela internet necessita ser feita em dólar (não sei como é se feita na loja deles no Salgado Filho ou pelo call center). Além disso, o sítio deles é um tanto complicado e seguidamente tem erros e a simulação tem de ser reiniciada, além de que nunca consegui simular um voo com conexão para Buenos Aires, por exemplo.

Para terminar, creio que a empresa deveria investir num marketing mais forte. Não sei como andam as suas tratativas com as agências de viagem, mas poucas pessoas têm conhecimento dessa companhia, ainda mais que os seus resultados não aparecem nos mecanismos de busca de passagens. E que venham mais frequências e rotas!

Agradecemos ao Ronan por esta excelente avaliação, que certamente será muito importante, sobretudo se a BQB conseguir os novos voos pelo Brasil a fora .E você? Já voou com a uruguaia? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Melhor que a GOL no serviço de bordo SP-BUE que oferece bebidas e amendoim, também no espaço que todo mundo já conhece e agora no programa "Smoneys", já que é medido pelo gasto e não pelas milhas Smiles, sendo que, não fazendo mais este último item tanta diferença, se a empresa melhorar o site e conseguir manter o padrão de atendimento, com certeza será minha preferência. Mesmo que eles continuem com preços baixos (que nem a Pluna) e sem serviço de bordo, para esta Rota compensa mais que a GOL que acabou de matar a única coisa que atraía os cliente O programa de milhas.

    Parabéns pela avaliação!

  • Rodrigo

    Voei de PoA para Montevideo de GOL (aeronave VARIG) e achei o serviço satisfatório.

    É claro que a GOL podia cobrar menos pelo trecho, que aparentemente não tem boa ocupação.

    Eles servem um pãozinho mixuruca que é 1/3 desse servido pela BQB. É um serviço de bordo sem glamour nenhum hehe, então por que um custo tão alto para o passageiro?

  • Rony

    Eu comprei uma passagem aérea da BQB para ir de Buenos Aires a Montevidéu, onde teria que pegar um voo da TAM com destino ao Rio de Janeiro. Ao chegar no Aeroparque, a funcionária da BQB me informou que não existia o voo que eles haviam vendido pela Internet! Entretanto, a funcionária foi super eficiente e nos colocou em um voo da Aerolíneas (operado pela Austral) que iria sair em meia hora para Montevidéu. Resultado: não voei de BQB, mas gostei da eficiência na hora da recondução. Porém, ficou o medo deste cancelamento inesperado. A dica é, caso tenha uma super promoção da BQB, fique sempre atento se eles não cancelaram a rota.

  • Alice Otero

    Fiz a rota POA-Rivera-POA em junho de 2011 e gostei muito do voo, do atendimento e do serviço – foi servido até champagne! No entanto, era um período de muita chuva e os voos da ida e da volta tiveram muito atraso. Inclusive na volta, devido a uma chuva forte, não havia taxis e avisei na loja da BQB (perto do meu hotel) que talvez eu me atrasasse. Eles avisaram o pessoal do aeroporto que havia passageiros atrasados.

    Concordo que o site é confuso e que falta marketing da empresa. Espero que não termine como a Pluna…

  • Oscar Luiz

    O telefone da BQB é 0800-8918218.

  • Ótimo relato…Simpatizei com a Cia. espero vê-la em breve em Gru…Me pareceu melhor que a Gol..rsrs

  • Luiz

    Viajei no ano passado de Rivera para Montevidéu. Foi tudo tranquilo na ida. Na volta houve atraso devido as condições climáticas. Como em Rivera os vôos só podiam chegar de dia, quase tivemos que ficar até o dia seguinte em Montevidéu. Os vôos em Rivera foram suspensos devido as condições de segurança da pista. Mas achei o serviço da Companhia justo e de acordo com o preço da passagem!

  • Ronan Kronbauer-Pereira

    Obrigado a todos os comentários sobre o meu relato de voo.

  • Rodrigo Otávio

    Eu e minha esposa retornamos de MVD agora em julho, utilizando o voo citado, na rota MVD-POA, e ficamos extremamente surpresos com a eficiência da empresa, apesar do pequeno porte. Houve um pequeno atraso na hora do embarque, mas nada que pudesse comprometer a nossa satisfação. A tripulação é muito atenciosa, com menção especial para o Paulo, que nos recepcionou e conduziu os serviços de bordo de forma exemplar. Realmente, o lanche é servido de forma mais elegante com a utilização da louça e do copo de vidro, achei muito legal a ideia. Muito barulho (ainda mais para quem vai ao lado da hélice), mas era de se esperar quando se voa numa aeronave dessas. Tudo correu tranquilamente, exatamente como o Renan relatou, exceto pela turbulência, pela qual não passamos. Que venham novas rotas, de preferência contemplando voos diretos a partir de Curitiba.

  • Rodrigo Otávio

    Me desculpe pelo erro na hora de citar o seu nome Ronan…

  • Eduardo Amaral

    Compartilho da opinião da Roberta. Já voei MVD com a Gol e a Pluna e não foi muito bom. Aliás, reputo as empresas Brasileiras apenas melhores que a Aerolíneas e a própria extinta Pluna. Todas as demais são melhores. Acrescento que já tive uma ótima experiência com a BQB de Barco, atravessando o Rio da Prata de Buenos Aires a Colônia. Que venha a BQB para GRU.

  • Rodrigo Otávio

    Também fizemos essa travessia que o Eduardo mencionou de Colônia-Buenos Aires-Colônia, e aí a qualidade do atendimento e eficiência da BQB ficam ainda melhores. Tudo muito organizado e nos horários determinados. Que venha a BQB para Curitiba!!

  • Henry

    O pessoal da Gol/Smiles deveria ficar mais esperto com a repercussão das mudanças que estão fazendo no programa “Smiles”…

    Só vejo criticas.. reclamações..

    Depois, não adianta gastar milhões com propaganda, que não limpa a barra do programa..

    • Seu Saraiva

      Pessoal do Twitter só reclama. Nem leve em consideração.

      Se fossem mudanças boas, ninguem estaria elogiando.

  • Aproveitando o post da BQB, há duas semanas fiz a viagem Colonia – Buenos Aires e gostaria de dar uma dica aos navegantes (literalmente), NÃO COMPREM PRIMEIRA CLASSE. Paguei se bem me lembro uns R$ 50 a mais, para ir numa sala em que fui recebido por champanhe, mas o serviço de bordo inexiste e não há nada que possa ser ingerido de graça, nem mesmo água!

  • Ótimo relato mas, me diga uma coisa: na 5ª foto, tem dois porta bagagens que parecem estar sem as tampas de proteção, é isto mesmo?

  • Se as instalações e serviços da cia. aérea forem da mesma qualidade das do navio não deixará a desejar. Viajei de Buenos Aires para Montevidéu no barco rápido (diga-se navio) e não tive do que reclamar.

  • angela

    Gostaria de ir de POA para Santiago, o preco e bem atraente, alguem ja foi? Esse aviao é seguro?

  • Clayton

    vou realizar um voo com eles no Pós reveillón,to ansioso depois de seus elogios hein!

    • Mirelle

      Como foi a sua experiência, Clayton? Muita gente teve problemas recentemente.

  • Ligia

    Tive ontem o desprazer em viajar com a BQB. Saimos de Buenos Aires com conexao em Monte Video. No aeroporto de Monte Video nao havia nenhum funcionario orientando a respeito da necessidade do embarque imediato. Tanto em Buenos Aires como em Monte Video pegamos o onibus que nos levou ate a aeronave e descemos embaixo de forte chuva, mais uma vez nao havia nenhum funcionario para prestar qualquer auxilio. O pior de tudo foi quando chegamos em Guarulhos-SP. Nossas malas simplesmente nao chegaram. Umas 30 pessoas foram embora sem suas bagagens. Para nosso espanto, nao haviam funcionarios da empresa BQB para prestar qualquer esclarecimento. A propria ANAC entrou no circuito tamanha a falta de informacao. Atraves de uma empresa terceirizada foi anotado em um caderno o nome e endereco das pessoas que ficaram sem as bagagens. A promessa e que em ate 21 dias a BQB faca a entrega das malas na residencia. Como pode o Brasil conceder a liberacao para uma empresa dessa atuar aqui. Ja chega toda a bagunca dessa nosso pais agora temos que aceitar a desordem de fora a tambem. Reclamar´para quem – nao temos telefone, endereco nada dessa operadora , para quem reclamar. A ANAC disse para esperarmos. Estou esperando a minha mala…… e essa e a BQB que tanto o amigo se preocupou em fotografar e elogiar.

    • Rosana

      Tambem to esperando as malas com os aparelhos ortopedicos-ortodonticos que meus filhos usam, com os antibioticos de meu filho… Com as roupas são tres malas, ninguem atende telefone.Veja o que postei Ligia, vim de Santiago ontem e aconteceu o mesmo.

  • Rosana

    Pois é tambem viagei de bqb ontem. Fui para o Chile bem, mas na volta em Montivideo foi a mesma confusao da Ligia, umas trinta pessoas sem malas. Nao sabiam nem qual o formulario preencher, anotaram em pedacinhos de papel o nome e endereço para enviar as malas. Não havia ninguem na esteira para dar informações. Estamos esperando as malas em Porto Alegre para ir para casa em Pelotas RS.

  • Comigo está acontecendo coisa parecida, voarei pela BQB na quinta-feira (09) para o Chile e a empresa onde comprei a passagem aérea FLIGHT AIRLINES 24 me enviou um e-mail dizendo que meu vôo PARECE ter sido cancelado. Estou tentando entrar em contato com a BQB e nada. Entrando em desespero…

  • Sonia Ibrahim

    Infelizmente isso que chamam de BQB começou a atuar aqui em São Paulo. Mudaram a data da minha passagem e das minhas irmãs, 40 dias após compra e pagamento, ignorando o prejuizo que nos acarretou com as reservas de hotel. A resposta foi simplesmente:" se quiser tenho vaga para o dia 31/12, caso contrário, leve o dinheiro de suas passagens ", ignorando-se explicitamente o valor pago ao hotel e ainda mais nessa data. .Ao chegar ao aeroporto fomos surpreendidas com a total incompetência das funcionárias, fiquei em frente a sra Ana Paula durante 50 minutos tentando realizar check in, sem explicação convicente, tudo era culpa do sistema. Enfim, não foi possivel a emissão de bilhetes tudo foi feito manualmente e obviamente ao passar pelo portão de embarque fomos barradas,pois os funcionários do aeroporto nos orientaram que a sra Ana Paula ou qualquer outro funcionário dessa BQB,além de ter que acompanhar os passageiros nessa situação. até o portão de embarque. deveria comunicar a central de controle dos voos, sobre o ocorrido, pois assim nenhum passageiro passaria por constrangimento.Resolvido o problema, chegamos ao portão do vôo e descobrimos que os funcionários não tinham a lista de passageiros que embarcariam. A sra Ana Paula, subia ao avião com bagagens na mão e gritava : De quem é essa bagagem? Justificativa, o procedimento era necessário pois um dos passageiros havia sumido e eles precisavam descobrir quem era. Atraso de 45 minutos para descobrirmos que os funcionários é que estavam errados.
    Voltando de MVD – São Paulo, fomos informados por um do funcionários, logo na esteira, que 11 passageiros não receberiam suas malas por excesso de peso na aeronave. Os 11 passageiros, estavam entre os primeiros que fizeram check in, portanto……
    Enfim, BQB, NUNCA mais,ademais,o teco – teco faz SP – MVD pouco mais de 4 horas, enquanto outras companhias aéreas em 2 horas e meia.
    Isso aí pode ser bom para vôos POA-MVD, mas não São Paulo- MVD

  • Fernanda

    Vou viajar pela BQB no dia 16 e estou ficando preocupada com as reclamações. Não achei relato de ninguém que tenha saído aqui do Rio de Janeiro pela companhia.
    Se alguém tiver alguma informação, por favor me ajude.
    Obrigada

  • Mirelle

    Também estou bastante preocupada, viajo para Buenos Aires pela BQB em abril, mas só encontro reclamações sobre a companhia em quase todas as pesquisas que faço. Tenho acompanhado as operações da companhia conferindo o site do aeroporto Carrasco, em Montevideo, todos os dias, e percebi que a maioria de seus voos partem bastante atrasados, o que é péssimo para quem tem voos com conexão/escala.
    Também tem a questão do extravio de malas, estou pensando seriamente em me virar com a bagagem de mão e não despachar nenhum volume.
    Que nervoso!

    • vc não pode mudar a sua passagem? a verdade que viajei a semana passado rio-monteviedo e foi horrível muito atrasado ninguém te informa nada…desejo boa sorte, mas veja se vc pode mudar a passagem devido a tantas reclamações, espero que não tenha comprado diretamente na BQB

  • Nilson

    Viajei para Baires pela BQB no dia 8 de janeiro de 2014, tudo transcorreu tranquilamente fizemos uma escala em Montevideo o que gostei muito. Passamos quatro dias e retornamos para Montevideo no dia 12, quando desembarcamos percebemos que eramos o ultimo voo daquele dia até ai tudo bem ate chegarmos no hotel e para nossa surpresa percebemos que haviamos sido roubados, nossa mala havia sido aberta no aeroporto e totalmente saqueada, perdi tudo o que havia comprado na Argentina desesperada corri para a recepção do hotel que prontamente nos auxiliou como proceder e nos colocou dentro de um taxi, e lá fomos nós fazermos um boletim de ocorrência. Retornamos para o hotel depois de passarmos por duas delegacias as duas da madrugada, quando amanheceu fomos ao aeroporto acreditando que a companhia poderia nos auxiliar em algumas coisa, e para a minha surpresa a supervisora chamada Rosana me disse que não poderia fazer nada e que a companhia não se responsabilizava pelas bagagens, nem ao menos tentou me acalmar ou pelo menos pedir desculpas pelo transtorno simplesmente me ignorou, aproveitando que não temos conhecimento de suas leis. Para concluir aviões do tempo do onça, sem comprometimento, sem segurança, o que salva são os comissarios de bordo mas uma companhia é muito mais que isso.

    • Os aviões não são do "tempo do onça", os ATR-72 são turboélices mas todos não tem mais do que 5 anos. É bom se informar antes de falar besteira.

  • Tereza

    Compramos um voo da BQB em outubro 2013 para viajar em janeiro 2014, saindo de Santiago às 7h30 para chegar em São Paulo às 13h. Chegamos ao aeroporto às 5h da manhã, o voo havia sido cancelado e não fomos avisados, não havia nenhuma nota no site da empresa, nem mesmo no web check-in. A BQB nos colocou em um voo da Aerolineas Argentinas, que sairia somente às 14h30 e chegaria em São Paulo às 0h do dia seguinte. Ficamos muito tempo no aeroporto para realizar esse novo check-in e a escala demorou três vezes mais que o previsto, além de viajarmos nos piores lugares. Ao chegar em São Paulo, percebemos que nossa bagagem (e a de muitos outros passageiros) foi danificada, quebrando várias lembranças que trazíamos. O atendimento no aeroporto de Guarulhos também foi digno de funcionários despreparados de companhias omissas.

  • cgm

    Recentemente comprei passagem pela BQB para o Chile com Conexão em Montivideo. Na ida, tudo ok, fiquei meio impressionada por ser uma aeronave pequena e muito quente, mas enfim, era um voo curto, depois trocamos de aeronave.
    Na volta, me prestaram informações errada, tive que pagar nova taxa de embarque, a funcionária que me atendeu ( com muita má vontade e muito pouco disposta a entender português ou mesmo falar em inglês) primeiro disse que iria resolver o meu problema e, depois, quando eu falei que iria noticiar à empresa o ocorrido ela simplesmente mudou de idéia e disse que não mais iria resolver o meu problema, virou as costas e foi embora junto com outro funcionário me deixando sozinha. Consegui falar com uma 'supervisora' e o funcionário que acompanhou a funcionária confirmou o ocorrido. A supervisora pediu desculpas e pediu para eu ligar para o 0800. Quando cheguei na minha cidade fui até o escritória da cia no aeroporto e não tinha ninguém!!! No mínimo, espero receber o dinheiro da taxa de volta! (obs: não despachei bagagem, então não tenho como avaliar isto).
    Ah, depois que comprei minha passagem, uns dias antes da viagem, depois de já ter reservado hotel, etc , fazendo uma 'pequena' alteração nos horários sem justificativa alguma! Por sorte não teve maiores interferências. No entanto, tenho esperança que irão resolver minha situação.

    • Mirelle

      Por que você teve de pagar nova taxa de embarque?

  • Mabel

    Vou viajar pela BQB em julho, fazendo a rota Curitiba-Montevideu-Santiago. Torcendo muito pra que dê tudo certo!

    • Barbara

      Nem me fale… eu viajo nesta quinta e já vi que cancelaram meu voo de volta e transferiram para do dia 19 para o dia 20. Nem o checkin consigo fazer.
      Pior que comprei a passagem pelo deoclar…

  • Fernando

    Tbm vou fazer a rota Curitiba-Montevideu-Santiago dia 21/02 na promoção q surgiu no Submarino… Lendo isso agora, estou preocupado com minha mala….

    • barbara

      Fernando,
      Como foi sua viagem?
      Você conseguiu fazer o checkin pelo site?
      Comprei a minha pelo decolar!

  • Camila

    Compramos hoje a pssagem de lua de mel para Santiago para Julho, fiquei tensa com todos esses comentários!!!!!

    • Estela

      Em 16 de janeiro comprei no submarino viagem, passagens para Santiago no Chile, saindo de Curitiba no dia 11/04 e voltando no dia 22/04. As passagens são da cia. aérea Buquebus, com escala em Montevideo. Em 03/03, recebi um e-mail solicitando que eu entrasse em contato com o submarino pois minha viagem teria sofrido mudança. Quando então, fui informada de que o vôo de ida, trecho Montevideo – Santiago, havia sido cancelado. Me ofereceram como solução, que eu fosse ou no dia 10/04 ou dia 12/04. Como tenho hotel reservado a partir do dia 11, solicitei que a ida fosse remarcada para o dia 10 e que a empresa me desse um voucher para passar a noite do dia 10 para o dia 11. Desde então venho ligando em média 2 ou 3 vezes por semana para saber sobre minha reacomodação e até agora, não resolveram nada, só informam que eu seria reacomodada em um voo da Aerolíneas Argentinas que sairá de Montevideo no dia 11 pela manhã, sendo que a empresa ainda não autorizou o voucher da pernoite do dia 10 para o dia 11 em Montevideo. Até o momento não recebi sequer um e-mail com a confirmação do meu voo saindo de Curitiba no dia 10 nem do voo saindo de Montevideo no dia 11. Como se isso não bastasse, para a minha surpresa, no dia 03/04, recebi novo e-mail informando sobre nova reacomodação da viagem. Quando liguei agora pela manhã para o serviço de atendimento (que funciona somente até as 18 horas), informaram que o voo de Santiago para Curitiba no dia 22/04 também fora cancelado. O problema da ida ainda não foi resolvido e agora também estou tendo problemas com a volta.

      • Mirelle

        Aparentemente a BQB não está voando para o Chile nas últimas semanas. Venho acompanhando pelo site do Aeropuerto Carrasco a quantas andam os voos da empresa, já que viajo logo para Buenos Aires com eles, e percebi que o voo de Santiago não aparece mais na lista dos voos diários.
        Pelo menos foi-lhe ofertada uma opção, talvez se você tivesse comprado diretamente no site da BQB, nem isso seria possível.
        É bem como dizem, o barato às vezes sai caro. Minha passagem foi comprada pela eDestinos, semana que vem vou procurá-los para verificar se está tudo certinho. É muito stress para uma empresa só.

  • recomendo não viajarem na BQB não é uma empresas confiável e eficiente,

  • Ana Carla

    Confesso que depois de ler essas analise fiquei um pouco aliviada
    Vou para Buenos Aires pela primeira vez e nunca tinha ouvido falar da BQB

  • Fernanda

    Viajei pela bqb, na rota Rio- Montevideo- Santiago. Não tive nenhum problema com as malas, mas fiquei surpresa com o tamanho dos aviões, são bem pequenos mesmo.
    Os voos realmente saem muito atrasados e na volta ainda tivemos que ficar cerca de 2 horas no aeroporto de Buenos Aires aguardando autorização pq o tempo estava ruim em Montevideo.
    A empresa é pequena, mas na minha opinião as desvantagens são mesmo os atrasos e as muitas horas de espera na conexão. Os funcionários foram todos muito simpáticos e atenciosos.
    Estava com medo de ter algum problema com a BQB, mas felizmente não tive.

  • Rodrigo

    Péssimo atendimento no 0800 onde atende uma funcionária da Argentina, não tem telefone no Brasil, ninguém responde e-mails, descaso total. Código do Consumidor nem sabem o que é… Disseram que responderiam meu e-mail em 48 hs, já passou mais de 01 mês e nada. No 0800 dizem para aguardar!! Vou entrar na Justiça!!!

  • Igor – Porto Alegre

    Pessoal comprei passagens da BQB pela Decolar. Acabei de voltar de Montevidéu, vôos nos horários na ida e na volta. Tudo OK. Não tenho do que reclamar, estava com muito medo. Fiz Porto Alegre – Montevidéu – Porto Alegre.

    • Igor tem fotos desses voos? Dava uma avaliação bacana!

      • Igor – Porto Alegre

        Tenho sim Denis, envio o material hoje a noite por e-mail.

  • Viajei pela BQB agora para o Chile, do Rio de Janeiro. Na ida teve um atraso de 3 horas, um pouco confuso, chegamos a embarcar e depois sair do avião por problemas técnicos rs. Deu um pouco de medo nessa hora, porque o avião é bem pequeno. Mas foi tranquilo o vôo. Fizemos conexão em Montevideo e pegar o novo deles, o airbus 320. Muito bom avião, o serviço de bordo – dos dois- é muito bom. Queria ter ido do Rio ao Chile de Airbus hahaha. Mas enfim!

    Na volta, os dois horários foram cumpridos certinho. Deu medo de novo no aviãozinho, dessa vez voamos de noite, ele é mais barulhento. Mas depois foi tudo tranquilo.

    Um casal voou com 2 cachorrinhos no avião, eles disseram que o pessoal foi bem solicito e amigável nessa situação. Os animais não foram despachados, voaram junto com eles.

  • Alberto Monticcelli

    La poca seriedad de BQB líneas aéreas , com respecto a sus pasajeros y equipajes . Em el viaje del dia 02 de marzo trayecto Montevideo / Porto Alegre tuve mi valija violentada y danificada y se extravio algunas cosas como uma maquina de afeitar elétrica ,uma camisa polo unas zapatillas, perfume y remédios entre otras cosas la etiqueta de facturacion es 5Q643378 .Dijieron que me darian um retorno com respecto a la valija dentro 10 dias y hasta la fecha no recebi nada _Alberto Monticcelli_

  • Alberto

    Por lo visto el servicio de atendimiento al cliente tampoco funciona en esa empresa ,em el viaje del dia 02 de marzo trayecto Montevideo / Porto Alegre tuve mi valija violentada y danificada y se extravio algunas cosas como uma maquina de afeitar elétrica ,uma camisa polo unas zapatillas, perfume y remédios entre otras cosas la etiqueta de facturacion es 5Q643378 . Dijieron que me darian um retorno dentro 10 dias ya hace un mes no recebi nada aguardando por una respuesta sera que tengo que ir a la justicia por una respuesta y o a los medios de prensa contar como tratan sus clientes
    Alberto Monticcelli

  • Mirelle

    Alguém poderia me informar se a BQB é rigorosa quanto às medidas da bagagem de mão? Vi no site que a dimensão máxima da mesma é 45 x 35 x 21 e a minha mala passa um pouco disso. Não quero despachar bagagem por causa dos problemas de extravio e furtos.

  • Estela

    A empresa não é séria… Comprei passagens Curitiba-Santiago com escala em Montevidéu. Desde que as comprei em janeiro desse ano, já houve o cancelamento de um trecho da ida e dos dois trechos da volta, para as datas que eu escolhi, sem que até o momento (faltam 3 dias para o embarque) tenham solucionado o problema. Comprei as passagens via submarino vagens….
    Já estou conformada que terei que comprar passagens da TAM e entrar com uma ação indenizatória. Uma pena.
    Nunca mais compro buquebus e submarino viagens. Ambas sem qualquer comprometimento com os clientes.

  • Ana

    Vou viajar de SP para Buenos Aires 17 e volto dia 23 ,porem alteraram o aeroporto de retorno (Seria por Ezeiza,e agora é pelo Aeropark),mas até agora não tive a confirmação e nem envio do novo voucher,
    Comprei pela Decolar.com,e desde que soube da mudança tento saber por qual aeroporto voltar,isso esta me deixando nervosa,pois é minha primeira viagem internacional.
    Não gostei do site da BQB,não tem telefone de atendimento aqui no Brasil,
    Liguei no aeroporto de Cumbica (GRU),me informaram que essa empresa existe (por um momento fiquei em duvida),mas no propio site do aeroporto não tem informação nenhuma da BQB
    Espero que essa viagem não tenha tantos problemas

  • CLAUDIA SONIA ARANTES

    Pessoal, tive uma péssima experiência com a BQB, tinha uma viagem marcada para o dia 15/03 as 02:50 para Santiago, fiz todo minha programa para o Atacama (16/03) e Uyuni (17/03), Porto Varas e Santiago. A BQB enviou vários e-mails de cancelamento do voo no dia 14/03 as 15:00, 16:00 e por fim 17:00, quase que não vi os e-mails. Além de vários e-mails ainda tinha vários horários para decolar no dia 16/03. Passaram dois telefones um no Uruguai e outro na Argentina, não tinha nem telefone no Brasil. Minha indignação era tanta, que paguei interurbano para Argentina, não teve nenhuma explicação. Como estava com varias viagens atreladas, tive que comprar uma nova na TAM/LAN, sorte que tinha vaga. Tive um prejuízo grande, só não foi maior pq consegui outro voo na TAM/LAN. Não caiam na mesma situação minha, não vale a pena comprar passagem na BQB, ela é um pouco mais barata, mas o prejuízo que causa é enorme.

  • CLAUDIA SONIA ARANTES

    Senhores, não viagem pela BQB, pois não é uma CIA seria. Esta CIA cancelou o meu voo encima da hora sem nenhuma explicação. Tive que passar interurbano para Argentina e não explicaram o motivo. O meu prejuízo foi enorme. A minha passagem foi Rio X Santiago em 15/03/2014 as 02:50.

  • David

    Alguém sabe me dizer se o seguro comprado no site da decolar funciona mesmo? Alguém já precisou usar? Acho que vou precisar usar pois também como vcs comprei passagens pela BQB em Junho!

  • Mirelle

    Comentei algumas vezes neste post antes de viajar pela BQB e, apesar de toda a preocupação diante de tantos relatos negativos, tudo transcorreu bem na viagem que fizemos para Buenos Aires durante o feriado de páscoa. O voo de Curitiba a Montevideo não atrasou, saiu pontualmente, o que me causou grande alívio, uma vez que o tempo de conexão para Buenos Aires era bem curto. Não despachei nenhuma mala, então não pude avaliar o cuidado da empresa com as bagagens. No retorno, entretanto, o voo de Montevideo a Curitiba atrasou 2 horas, mas nada que tenha acabado com meu bom-humor. O serviço a bordo foi satisfatório e o lanchinho servido também. Voaria novamente com a empresa sem dúvida alguma, mas não para Buenos Aires, porque a chance de perder a conexão em Montevideo é grande por causa dos recorrentes atrasos.

  • maria jane

    Foi bem complicado,compramos as passagens quatro meses antes,e quase não embarcamos na nossa viagem programada com muita antecedência para Santiago do Chile.Só embarcamos por que sobrou lugar na aerolineas argentina,mas foi muito desgastante,isso na ida.O Vôo era as 16 horas e só as 15,30 é que soubemos que íamos mesmo.
    Na volta o único trecho que teríamos com a BQB era de Buenos aires para POA e ele não ocorreu,pois não tinham lugar para nós,tivemos que pernoitar em Buenos Aires,(evidentemente tudo pago por eles),mas tínhamos compromissos aqui.Várias pessoas comentando que tiveram atrasos e perdas de conexões,então gente, não aconselho voar pela BQB,eu não o farei mais

    Maria Jane

  • Olá pessoal, voei com a BQB em fevereiro, na nova rota POA – Santiago. Conto em detalhes como foi em http://praviajarnocosmosnaoprecisagasolina.blogsp

    Não sei se foi sorte, mas acabou dando tudo certo, apesar de um ENORME atraso na volta.

  • Alberto

    Por lo visto el servicio de atendimiento al cliente tampoco funciona en esa empresa ,em el viaje del dia 02 de marzo trayecto Montevideo / Porto Alegre tuve mi valija violentada y danificada y se extravio algunas cosas como uma maquina de afeitar elétrica ,uma camisa polo unas zapatillas, perfume y remédios entre otras cosas la etiqueta de facturacion es 5Q643378 . Dijieron que me darian um retorno dentro 10 dias ya hace un mes no recebi nada aguardando por una respuesta sera que tengo que ir a la justicia por una respuesta y o a los medios de prensa contar como tratan sus clientes no viaje por estaa empresa que no cuida de sus clientes
    Alberto Monticcelli

  • Fernando

    Coloquei um item no Forum, mas acho pertinente postar aqui também, visto que nem todos acessam o forum. Comprei passagens pela BQB para o Carnaval de 2015 e estou um tanto preocupado com o fato que esse vôo (5Q613) não aparece nos sites dos aeroportos de GRU, MVD ou SCL. Comprei as passagens pelo Expedia e parece que não há como cancelar – estou bem preocupado. Talvez fosse interessante o MD investigar o que está acontecendo com eles. Comprei com base nos relatos de viagens publicados, mas parece que há muitas reclamações. Estou bem preocupado. Caso possam compartilhar suas experiências agradeceria. Obrigado.

    • Já estamos em contato pra ver o que aconteceu e como ficará.

      • Por curiosidade, acessei os sites dos Aeroportos MVD e SCL , procurando partidas ou chegadas da BQB para o trecho. Não existe nenhuma informação. Nos sistemas das consolidadoras, o trecho continua sendo vendido, mas o site da BQB não está realizando operações de emissão. Entrei em contato com o representante da empresa em Curitiba e estamos aguardando uma resposta oficial por parte da empresa.

      • Fernando

        Obrigado, Leonardo!

    • David Medina

      Também viajo de guarulhos a santiago pela bqb mais dia 17 a 25 de junho liguei na bqb e eles me disseram que estava tudo ok, mas disseram que se tiver cancelamento eles avisam por e-mail

  • Fernando

    Obrigado, David e Wedson. David – caso possa postar qualquer novidade aqui, seria interessante. No caso de cancelamento, disseram se fazem a acomodação em outra cia? Li uns relatos que eles estavam usam a Aerolineas. Ainda, se puder compartilhar a experiência da viagem quando voltar seria interessante – na torcida para que dê tudo certo.

  • Guilherme Nóbrega

    Efetuei a compra de passagens da BQB através do site da Decolar, e não verifiquei esses comentários anteriormente, verifiquei apenas a matéria. =/
    Ocorre que a compra foi efetuada em 03/04/2014 e até hoje, 29/05, não houve a cobrança da passagem.
    Já entrei em contato com meu cartão, e com a Decolar, e segundo a decolar está tudo ok, e o lançamento será feito pela BQB.
    Estou desesperado, e não sei o que fazer.
    E para cancelar é cobrado 50%. Esse valor tenho certeza que não haverá problemas na cobrança.
    MD, continue à contactar essa empresa, pois estamos numa furada.
    E se possível, indique no final dessa matéria, a leitura dos comentários, pois a avaliação feita, ao que parece, foi sorte do "avaliador"

  • isalmir jose

    BQB – FUJAM DELA. Fiz uma viagem do Rio para Santiago e tudo foi uma calamidade. Saida prevista 2.50 do Galeao saimos as 5 da manha. Saida prevista de montivideo para Santiago 18.00 saimos quase onze da noite. Chegamos a capital chilena de manha, mala EXTRAVIADA, hotel incerto devido atraso e com promessa de traslado que nao aconteceu. Pior foi o retorno. Saida as 7 da manhã e antes das 6 horas o avião já partira destino montivideo – estávamos no aeroporto. Ficamos no aeroporto sem nenhuma informação, deram um numero para ligar que ninguem atendia . Resolvemos pegar aviao da lan chile – ao custo de 3500 reais e tentar reembarcar em montivideo. Hoje busco reparação na justiça. BQB FUJAM DELA.

  • Diego

    Cancelaram minha viagem de Curitiba-Santiago uma semana antes da partida… por sorte consegui na TAM pelo mesmo preço. pior é que eles cancelaram e pediram 120 dias para o reembolso. Alguém sabe se é legal isso? No mais, a ANAC deveria caçar a licença deste lixo!!!

  • Elaine

    Estou com muito medo, antes de comprar as passagens, para janeiro de 2015, pesquisei muito na internet e não encontrei nada sobre reclamações desta empresa, optei por comprar passagens de Porto Alegre a Santiago do Chile pois era a empresa era a única que oferecia a viagem em menor tempo. Agora pesquisando aqui me deparei com tantos relatos negativos que estou apreensiva. Prometi a minha sobrinha essa viagem e essa será a primeira vez que ela sairá do país, e gostaria muito que ela tivesse uma experiência positiva e não traumática!!!

  • alberto

    FAVOR LEER NOTICIA DO JORNAL LA REPUBLICA DE URUGUAY http://www.republica.com.uy/turbulencias-en-buque
    Las empresas Buquebus y BQB Líneas Aéreas, cuyo propietario es Juan Carlos López Mena, no están atravesando por su mejor momento. Sería desde el mes de diciembre que no les paga a sus proveedores y a los ómnibus que contrata para el traslado de pasajeros, tanto a sus barcos que parten desde Colonia o los que complementan el traslado de los pasajeros de la línea aérea. La información había sido publicada por medios locales. No obstante, ayer fue ratificada a LA REPÚBLICA por fuentes vinculadas a la empresa las que además sumaron nueva información.

  • Ivan Mendes

    Em junho de 2014 compramos um pacote passagem-hotel pela Decolar para Buenos Aires, onde passaríamos o dia 12 de junho em Motevideu, nos quais reservamos hotel e restaurante no Uruguay.
    A empresa de aviação selecionada pela Decolar foi a BQB Lineas Aereas, que sugeriu que estivéssemos no aeroporto três horas antes do horário de partida, e assim fizemos. Chegamos no aeroporto de Curitiba e fomos direto ao guichê da BQB e para a nossa surpresa nos informaram que o voo havia sido cancelado, sem previa comunicação. Então começaram os transtornos, ligamos para Decolar que disse que a BQB é que tinha que resolver, mas na BQB diziam que era a Decolar.
    Resumo: Depois de tantos contatos extras incluindo autoridades competentes, nos colocaram num voo direto para Buenos Aires pela Aerolineas Argentinas. Nisso perdemos a reserva do hotel em Montevideu, a reserva no restaurante e claro a nossa noite de dia dos namorados, programada com 45 dias de antecedência, mais o ônus das duas reservas e a busca de um hotel Buenos Aires.

    Mas os transtornas estavam apenas começando. No dia do retorno, 17 de junho chegamos no Aeroparque em Buenos Aires, também com 03 horas de antecedência como sugerido pela Decolar. No guichê da BQB, nos informaram novamente que o voo havia sido cancelado novamente e que deveríamos retornar no outro dia. Não conformado com tanto amadorismo e descaso, exigimos que a BQB nos enviasse de volta naquele dia da melhor forma possível, mas os mesmos disseram que deveríamos resolver com a Decolar. Entramos em contato com Decolar que jogou a responsabilidade para BQB. Depois de horas de espera, a BQB conseguiu um voo para Montevideu, que também atrasou 04 horas para partir, chegando em Carrasco às 14:30 e partiu para Porto Alegre às 15:30 no qual perdemos a conexão para Curitiba. Chegamos em Porto Alegre às 17:00 horas e fomos direto ao guichê da BQB, lá fomos bem atendidos pelo Denis, mas que nos deu um notícia nada boa. Deveríamos esperar por um voo da TAM que sairia às 21:25 para Curitiba, no qual chegamos às 22:30 depois de passarmos por 04 Aeroportos no mesmo dia.

    Conclusão da aventura: Saímos do Hotel em Buenos Aires às 6:00 horas, para chegar em casa às 23:50.
    Além dos prejuízos financeiros, perdemos o jantar de comemoração do dia dos namorados, a reserva do hotel no Uruguay, os dois jogos do Brasil, os cabelos e a confiança na Decolar e na BQB Lineas Aereas.

  • Felipe oliveira

    Boa noite,

    Alguem sabe por onde é feito o check in da buquebus em guarulhos?
    E como pode ser feita a verificacao do voo? Se esta tudo ok?
    Obrigado,
    Felipe

  • Fernando

    Pessoal, alguma novidade aqui? O que está acontecendo com essa empresa? Será que conseguimos cancelar os tickets já comprados com base em tudo que está acontecendo. MD – alguma novidade? Conseguiram alguma informação deles?

    • Pior que não, estamos inclusive evitando postar promoções dela!

  • Fernando

    Obrigado, Dennis. Será que conseguimos alguma coisa com a ANAC referente essa quantidade de atrasos e cancelamentos? Não consegui encontrar nenhuma informação no site deles.

  • Kyevi Gentil

    Cara to com muito medo, comprei minha passagem para o dia 06/07 de Curitiba para Santiago!!!

    • Leew

      Bom dia, veja o comentário que postei a pouco, também vou a Santiago de Curitiba porém agora dia 01/07.

  • Fernando

    Nos avise sobre o que aconteceu depois da viagem! Scary!!! Estou bem preocupado também com o meu próximo carnaval…até com receio de reservar hotel, etc.

    • david

      Viajei de BQB sao paulo santiago 17 voltei ontem 25 junho não foi nada agradável dia 17 junho terça feira cheguei ao aeroporto de guarulhos 3 horas antes como manda o figurino meu voo era as 15:00 cheguei ao 12:00 encontrei a bqb e quando esta despachando malas liga a decolar dizendo que meu voo estava cancelado e eu iria de tam, falei com o pessoal da bqb eles disseram que eu iria de bqb o voo iria sair normalmente despachei as malas e fiquei no aguardo para decolar chegou as 15:00 e nada só havia eu minha esposa e mais 4 garotas nesse voo quando foi as 18:30 mais de oito horas no aeroporto decolamos em um ATR em vez do A319 22:30 da noite chegamos a montevideo num deserto de aeroporto funcionarios da bqb nos alertaram que não iria ter voo para o chile chamaram 2 taxis e nos levaram para um hotel no outro dia as 7:00 da manha pegamos um voo para buenos aires e 12:00 pegamos um outro voo para santiago cheguei mais de 14:00 da tarde em santiago perdi meu translado que ja tinha pago e uma diária do hotel na volta mesma coisa decolar me mandou e mail dizendo que havia cancelado cheguei no aeroporto de santiago na hora combinado rapidamente já me disseram que esse voo não existia e me mandaram de aerolinias argentinas para buenos aires e depois para santiago com muitas horas de espera sai do hotel as 4:00 da manha cheguei guarulhos 19:00 horas da noite portanto quem tem passagens bqb irá viajar de aerolinias argentinas sabe lá que horário

  • Fernando

    David – você abriu uma ocorrência com a ANAC?

  • Kyevi Gentil

    Enviei um email para a ANAC perguntando sobre a empresa e informando das inúmeras reclamações, assim que eles me responderem, postarei aqui o email.

    Abraço.

  • Leew

    Só para constar eu e mais 5 amigos temos voo, para Santigo com origem em Curitiba e troca de aeronave em Montevideo para dia 01/07 que compramos pelo Submarino.
    Ontem o submarino nos ligou informando que a BQB cancelou o trecho Montevideo Santiago, e com isso a companhia estava nos oferecendo hospedagem gratuita em Montevideo para no dia seguinte seguir de Montevideo para Argentina e aí sim Santiago.
    Como está muito próximo e não temos opção aceitamos a oferta, a única vantagem que nos avisaram antes e não descobrimos penas no aeroporto.

    • Kyevi Gentil

      A minha passagem será no dia 06/07 para o mesmo destino, provavelmente ocorrerá a mesma coisa. :/
      espero que nos avisem com antecedência também

    • Kyevi Gentil

      Outra coisa Leww, se puder , nos conte como foi a viagem até Santiago. Abraço!

      • Leew

        Kyevi,
        Não foi, ao chegarmos no Aeroporto hoje fomos informados que a aeronave que viria de Montevideu estava em manutenção em com isso o voo foi cancelado, nos falaram que sairia um novo dia 03/07.
        Vamos ver…

        • Kyevi Gentil

          Putz, então perderam as diárias pagas no hotel???

  • Fernando

    Leew, por que não te acomodaram em outro voo de outra cia? Eles são obrigados a fazer isso.

  • Lucimara

    Eu to com um voo amanha, de sao paulo para santiago, comprei pela decolar, liguei para eles e me confirmaram q o voo …Agora estou com medo!! e até o momento ninguém entrou em contato comigo…

  • Camila

    Tenho uma passagem comprada para Santiago dia 23/07, partindo de São Paulo. Estou tensa!!!!!

  • lucimara

    A bqg nao opera mais voo para santiago. .foi essa a informação que me passaram…o meu voo era onten, 02 dde julho de sp com destino a santiago. Embarcamos no aeroporto de guarulhos e aqui estou em Montevideu!!! Em um hotel esperando a bqq!!! Provavelmente iremos até a Argentina e depois para santiago, porém sem a certeza de nada..e tbm sem certeza da volta, pois eles avisaram q nao tem voo de volta. ..e a decolar alega q a culpa é da bqb…nao entrem nessa furada..

  • Luciana

    Pessoal, meus pais saíram de São Paulo ontem (02/07) às 14:35, chegaram em Montevidéu e foram informados que a BQB não está fazendo vôos para Santiago HÁ TRÊS MESES. Sim, e a atendente ainda não garantiu a volta deles. Um absurdo. Corram dessa Companhia.
    Já fiz a denúncia junto a ANAC e aconselho que todos façam isso para que a empresa possa ser punida por esse tipo de ato. Já que não podemos fazer nada frente a Lei Uruguais, que os órgãos do nosso país pelo menos, nos protejam.

  • Maccari Maccari

    Tenho passagens marcadas para BsAs com escala no Uruguay no dia 15/07 com saída de Curitiba, mas confesso que os comentarios não foram muito animadores… kkk
    Mas tbm devemos levar em consideração que não é muito comum as pessoas entrarem em sites pra falar que ocorreu td bem em uma viagem.
    Entre as várias viagens que ja fiz, tive problemas com a TAM com a Gol a WEB Jet a pior nem vou comentar…
    Mas a maioria de minhas viagens foram tranquilas e nunca postei em lugar nenhum.
    Qndo voltar de viagem vou postar minha experiencia com a BQB, por enquanto é manter a paciência e passar aquelas 200 voltas de plástico filme nas malas…hauhauh
    Abraço

    • Luciana

      Concordo com vc! Eu sempre encaro companhias aéreas novas sem problema nenhum, e raramente venho falar das coisas boas que me aconteceram no voo e etc. Mas essa ta demais! Cancelaram o voo 2x antes de embarcarem, e depois sabendo que o voo nao existe deixaram os passageiros embarcar sem nenhum tipo de informação.
      E ainda, tirando o transtorno, o mau atendimento e etc., estão vendendo uma coisa que nao existe!

    • Rafael

      Maccari,
      Estou querendo comprar esse trecho Curitiba – Buenos Aires, com escala em Montevideo.
      Sabe se é possível sair do aeroporto de Montevideo, conhecer a cidade e retornar para embarcar no voo para Buenos Aires?

      Abraço,
      Rafael

  • Kyevi Gentil

    Pessoal,

    Meu voo que iria sair de Curitiba no domingo dia 06/07 com Destino a Santiago foi cancelado :/
    A decolar me ligou dizendo que iriam nos colocar no voo da LAN e a volta será separada. a minha noiva em um voo e eu em outro …. nossa estou muito revoltado com a Decola, pois continua vendendo em seu site passagens da BQB, sendo que os cancelamentos vem ocorrendo a meses

  • Kyevi Gentil

    Cancelaram meu voo que sai amanhã de Curitiba para Santiago :/
    e Tenho que ir lá pro aeroporto a partir das 11 da manhã para mendigar que eles nos coloquem em outro voo….

  • Camila

    Ligueinisseram que meu voo foi alterado do dia 23/07 para o dia 25/07, sem nenhum aviso. pedi cancelamento do voo e ainda me disseram que terão que ver com a companhia e me respondem até 72hs antes do voo!!!! Não sei o que fazer!!! Alguém pode me passar o site para reclamações na ANAC, Procon ou qualquer coisa do tipo, por favor?!?!?

  • Camila

    Pessoal, não aguentei tanta angústia, cancelei meu voo e vou esperar meu reembolso, como eles mudaram a data do meu voo, consegui reembolso integral. Compramos outra passagem,, pagamos mais caro, mas pelo menos vou ficar tranquila!!!! BQB nunca mais!!!!

    • Letícia

      Já fizeram seu reembolso, Camila? Comprei pelo Submarino viagens e disseram que o estorno só será feito entre 60 e 90 dias. Estou com muito medo de não receber meu dinheiro de volta!

  • sarah

    Camila, tenho um voo marcado tambem para prox a esta data, como vc tem certeza de que ira conseguir reembolso integral, estou com medo de cancelar e eles nao me devolverem o dinheiro

  • Kyevi Gentil

    Bom dia pessoal,

    Então… Realmente o Voo da BQB de Santiago para o Brasil ainda não foi liberado pela ANAC, e houve um equivoco da empresa em fornecer os tickets para venda contanto que o voo seria liberado até o mês de julho, mas não foi.

    A ida de Curitiba para Santiago foi super tranquila, exceto um cancelamento na rota Buenos Aires – Santiago que foi resolvida rapidamente. Eles nos colocaram no voo da manhã seguinte 5:00 pela AeroLineas Argentinas e nos colocaram em um hotel no centro de Buenos Aires para dormir nada muito luxuoso, mas pelo menos para mim estava ótimo.
    A volta como já havia comentado que a ANAC não liberou o voo deles por conta da programação da Lei geral da copa ( O que nos contaram) então nos colocaram no voo de volta pela LAN.

    No geral o atendimento da BQB foi super atencioso e sempre buscando nos ajudar com mais de uma opção, os serviços de bordo também foram ótimos na viagem até Buenos Aires. Acredito que quando liberarem totalmente estas rotas devido o término da Copa irá aumentar o seu conceito em relação ao público por que as rotas que já existem ha algum tempo aqui de Curitiba – Montevideu e Curitiba – Buenos Aires operam normalmente e perguntei no balcão da Infraero e eles disseram que não tem reclamações e os voos raramente atrasam.

    Espero ter ajudado 😀

    Ahhh e Santiago é lindo sem falar das Cordilheiras hahahahahh

  • Priscila

    Kyevi… Adorei seu post. Acredito que todas as Cias aéreas tem seus problemas. Pelo menos você também nos mostrou o lado bom da BQB. Acho válido colocar os pós e os contras para termos a exata noção de como funciona. Obrigada!

  • joelcio

    Empresa péssima em una viagem de Curitiba para Santiago foram 4 cancelamentos e 3 dias para chegar no destino.

    Pessima empresa.. deveria fechar urgentemente

  • Gustavo Camargo

    Esta empresa é um LIXO! Cancelam voos e simplesmente somem do mapa! Neste exato momento estou preso em Santiago, simplesmente porque a empresa EVAPOROU do aeroporto!
    BQB É UM LIXO!

  • Diego

    Eu e minha noiva residimos em Porto Alegre e compramos passagens com a BQB para Santiago via Montevideu. No check-in em Porto Alegre, fomos avisados de que o vôo para Santiago havia sido cancelado. Tivemos que passar um dia em Montevideu.
    A volta foi pior ainda. Enviei 5 emails para o serviço de atendimento ao cliente perguntando como estava a situação do vôo de volta, de Santiago para Montevideu. Como não obtive resposta, resolvemos ir para o aeroporto mesmo assim (o vôo era as 7 da manhã). Não havia absolutamente NINGUÉM da BQB para nos orientar, nenhum balcão de check-in, e nenhum escritório da companhia aérea no aeroporto. A rota havia sido cancelada havia 3 semanas e não nos reagendaram. Sem conseguir contatar a empresa, compramos passagens pela LAN (que é excelente), e fizemos escala em São Paulo.
    Mandei novos emails para a empresa informando o fato e nunca responderam. O call center nunca atende.
    Estou profundamente decepcionado com o serviço, o que é uma pena, pois faz mais sentido, estando em Porto Alegre, fazer escalas em Montevideu do que em São Paulo para vários destinos…

    Nunca voem com essa empresa, não é confiável!!

  • Pri

    Pessoal, a BQB não esta mais operando em Guarulho/SP. Portas fechadas e informação que a empresa fechou. Não sei a extensão desse termo fechou, mas posso garantir que em Guarulhos não funciona mais. Tinha viagem marcada por essa no dia 14/04 precisei ficar 12 horas no aeroporto aguardando ser realocada em outro vôo. Portanto, fiquem ligados!

  • Letícia

    Comprei 2 passagens áreas dessa companhia com destino a Buenos Aires através do Submarinoviagens, e há poucos dias recebi um e-mail dizendo que meu voo havia sofrido uma alteração no horário da volta, sendo este saindo mais cedo. Entrei no atendimento via chat do Submarino, e para minha surpresa, disseram que meu voo havia sido cancelado, pois a empresa está irregular para operar no Brasil e com processo pela Anac. Total falta de respeito com o consumidor! A minha sorte – não que não tenha sido lesada – é que minha viagem era somente para dezembro e pude comprar outras passagens, porém, paguei muito mais caro e terei que arcar com um custo que não esperava. Aliás, estou com muito medo de não ter meu dinheiro estornado, e se for estornado, o prazo é de 60 a 90 dias. Um absurdo! Não comprem com essa empresa!

  • Aline

    Estou desesperada, pois tenho viagem agendada de 11/10 a 19/10 pela BQB para Montevidéu e Buenos Aires, saindo de Guarulhos…

    • Você deve entrar em contato com a empresa onde foi feita a compra.

  • Aline

    Leonardo, comprei pela Decolar e agora eles estão pedindo para entrar em contato com a operadora do cartão de crédito que fez o pagamento, mas o cartão aegou que como o pagamento foi feito há mais de 90 dias não há como estornar. A Decolar diz que não tem como realocar o vôo porque a BQB não opera mais no Brasil. Acredito que terei que entar com uma ação judicial.

    • Elaine

      Aline vc já entrou com uma ação contra a decolar e a BQB? a submarino (onde comprei 2 passagens ida e volta de porto alegre para Santiago) diz que a BQB não quer devolver o dinheiro, nunca vi tanto absurdo!!!!

  • Sarah

    Nao viagem pela BQB, a empresa nao opera mais em Guarulhos e cancelaram os nossos voos em cima da hr!!! Nao comprem!!! Mto desconforto, dinheiro nenhum paga o q passamos!

  • elaine

    Entrei no site do aeroporto de Porto Alegre e fui consultar as decolagens e não constava a BQB como empresa atuante naquele terminal, entrei no site da BQN e vi uma nota dizendo que temporariamente não operava mais no Brasil, entrei em contato com a submarino (onde comprei 2 passagens saindo de porto |Alegre para Santiago do Chile em janeiro de 2015) e eles me falaram que cancelariam minhas passagens, uma vez que a empresa não opera mais no Brasil. Mas o mais interessante é que se eu não fosse atrás nem a submarino e nem a BQB iriam me avisar. Amigos concordo com a Aline somente entrando com uma ação judicial, é tanto absurdo que nem dá para acreditar!!!

  • Leliana Paula Tanadini Mattos

    Depois de descobrir que a empresa BQB faliu, estou muito preocupada. Comprei um pacote de viagem, através de uma agência de minha cidade, no meio da viagem informaram que o trecho POA/BUENOS AIRES/POA, havia sido cancelado, e que se eu quisesse continuar a viagem deveria adquirir outra passagem, por outra CIA. Aérea. Fiz o pagamento via deposito bancário, para a agencia, que enviou os novos vouchers, informando que o reembolso seria em 60/90 dias. Voltando das férias toda semana ligava para a empresa ou ia lá pessoalmente, e a resposta sempre era a mesma; “ainda não recebemos o reembolso”. A instrução era para fazerem um deposito na minha conta poupança do valor. Tive uns problemas pessoais e acabei esquecendo, achando que tudo tinha sido resolvido. Hoje fui conferir meus extratos desde Agosto/2014 até agora e verifiquei que nenhum valor foi depositado. Entrei em contato com a Agencia e fui informada que a agencia que representava a BQB, informou que eles faliram e que os passageiros não foram reembolsados. Meus questionamentos são: A agencia tem alguma responsabilidade? que tipo de ação posso abrir e contra quem? BQB pu agencia?
    Estou prestes a sair novamente de férias e esse valor ia fazer uma grande diferença. Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço.
    Obrigada
    Leliana