Como é voar na Bangkok Airways, a “companhia boutique” da Tailândia!

Denis Carvalho 8 · julho · 2014

Em tempos de serviços cada vez mais restritos e cortes de custos ao máximo, algumas companhias remam contra a maré e apostam em oferecer mais serviços e conforto aos passageiros. É o caso da Bangkok Airways, a “companhia boutique” da Tailândia que oferece mimos como salas vip gratuitas e brinquedos durante os voos. Saiba mais sobre a companhia asiática na avaliação do nosso leitor Daniel D’Andrea:

Em janeiro deste ano eu e minha esposa fizemos uma viagem à Ásia e tivemos a oportunidade de voar em uma companhia pouco conhecida dos brasileiros: a Bangok Airways.
Abaixo, um breve relato de nossas impressões: 

Bangkok Airways-avaliacao

Fizemos dois voos por esta companhia: o primeiro de Bangkok a Chiang Mai e o segundo de Phuket a Bangkok. A Bangkok Airways é a segunda maior companhia aérea da Tailândia, operando voos domésticos e rotas internacionais regionais. Tem 45 anos de existência e já foi laureada com vários prêmios da Skytrax (em 2013 foi eleita a terceira melhor companhia aérea da Ásia).

Possui uma frota de 24 aeronaves, sendo 10 Airbus 319, 6 Airbus 320 e 8 ATR 72-500. Seu posicionamento está baseado na promessa de um serviço atencioso ao cliente. Isto pode ser comprovado através dos “welcome lounges” (espécie de salas vip) disponíveis a todos os passageiros, no fato de haver refeições em todos os voos, mesmo naqueles de curta duração, e através de alguns mimos aos clientes, como brinquedos e jogos para crianças durante os voos (além dos menus kids).

Bangkok Airways-jato

Serviço

A “welcome lounge” no novo aeroporto de Bangkok é bastante grande, bonita e nova. Oferece gratuitamente bebidas quentes e frias (sem álcool), sanduíches, salgadinhos e docinhos típicos da Tailândia, wi-fi grátis, computadores para acesso à internet e um espaço para as crianças brincarem.

Bangkok airways snacks

Os dois voos que fizemos tiveram pequenos atrasos (de 10 e 30 minutos) que foram pronta e antecipadamente informados. Durante os trajetos foi servido uma refeição fria, mas muito saborosa, de forma muito eficiente e prática. O serviço não foi exatamente atencioso, mas dentro do esperado.

Bangkok Airways-cabine

O menu consistiu de pão com manteiga, salada, salmão e peito de peru, bolo de banana com cobertura de chocolate, água, suco, café e chá. Além disso, como parte do costume oriental, fornecem “toalhinhas refrescantes”, algo que há muito tempo despareceu dos voos domésticos do Brasil.

Aviões

Os aviões eram Airbus A-320, que aparentavam serem relativamente novos. A Bangkok Airways não participa de nenhuma das grandes alianças entre companhias aéreas globais, apesar de ter acordos com alguma delas, e também possui seu próprio programa de milhagens, o “Flyer Bonus”, que entre outras coisas, permite que os participantes disponham de um adicional de 10 kg na cota de bagagem.

Bangkok-airways-avaliacao

 

Isto pode significar alguma economia, uma vez que a companhia é muito rigorosa neste quesito e qualquer excesso, por menor que seja, é cobrado à razão de US$ 5 por kg. Lembrando que o limite é de apenas 20 kg por pessoa.

Bangkok Airways-aviao1

Aliás, este foi o único ponto que ficou a desejar em nossa opinião. Apesar de explicitamente dito, nós, como bons brasileiros, sempre esperávamos que poderíamos dar um jeitinho…Mas isso nem sempre foi possível!

Agradecemos ao Daniel pela ótima avaliação que certamente será bastante útil para os leitores que estão planejando viagens à Tailândia e outros países da região! E você? Já voou com a Bangkok? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe! Se quiser ler nossa primeira avaliação da companhia acesse aqui.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Otavio

    Poderia retirar o final do texto "nós, como bons brasileiros, sempre esperávamos que poderíamos dar um jeitinho"…Isso dá vergonha de ser brasileiro, sempre querendo burlar regras…

    • Cesar

      Comentário sensato. Concordo plenamente.
      Sou brasileiro e tenho asco dessa máxima de "dar um jeitinho para burlar regras explícitas".

    • Ricardo

      Concordo. Como brasileiro me senti ofendido em ser incluído nessa generalização.

    • Guilherme

      Sempre tem uns chatos… A verdade é que sempre são os brasileiros que buscam uma solução "por fora" dos seus problemas. Não precisa nem ouvir certas pessoas falarem que dá pra perceber que são brasileiros de muito longe. Generalização, sim, mas uma generalização muito bem colocada. Não vamos posar agora da epítome da ética né?

    • Sigma7

      Essa frase é ruim, no entanto conheço muita gente que tenta pagar de "bom mocinho(a)" ético e na prática está bem distante daquilo que fala. Seria muito bom sabermos do histórico de ética de cada usuário na internet para avaliar o mérito da pessoa em julgar terceiros.

    • Maurício

      Calma, amigo. O peso de tantos kg é calculado em função da lotação, sendo limitando pelo quanto o avião suporta. Então, se o voo não estiver cheio, não tem problema de tu carregar alguns kg a mais sem custo. É um valor que já estava na conta da empresa. Isso não é falcatrua, isso não dá vergonha. E todo mundo, no mundo inteiro, faz isso. Não é burlar regras. Tem gente que vê problema em tudo, mesmo. Sugiro que procurem outros lugares.

  • Ricardo

    Calma, gente! Pelo que li, ele não quis burlar regra alguma, não criou nenhum artifício para esconder o peso real. Ele apenas imaginou que a empresa não seria tão rigorosa. Pagou o excesso e fim de papo. Um abraço e vamos viajar!

  • Guilherme

    Essa companhia é show!

  • Cleber

    Meia boca a avaliação, mas valeu.

    • Marco

      Foi a avaliação de um "bom brasileiro".

  • Ricardo

    Esse ai ficou com preguiça de fazer a avaliaçao,só quis mesmo aparecer no melhores destinos rsrsrs

  • Paulino Michelazzo

    Eu sou um mau brasileiro e tenho honra em sê-lo. Odeio jeitinho. Deve ser o tempo morando fora onde o bom é o fair game.

    • Intolerável

      Pelo visto ficou tanto tempo fora que não sabe mais a diferença de mau pra mal…

      • MTorres

        KKKK

      • Tatiana

        Acho que é você quem está precisando de umas aulinhas de gramática. A frase dele está perfeita.

      • Mas ele escreveu da forma correta: mau é adjetivo, mau brasileiro é o contrário de bom brasileiro.

      • Eduardo

        Ele escreveu certo, mau com U é o contrário de BOM. Mal com L é o contrário de BEM.

      • Luis Braga

        Seu comentário não adiciona absolutamente nada ao propósito da avaliação, além de estar totalmente equivocado. Como muitos já comentaram aqui, a gramática dele está impecável, ao contrário das suas concepções sobre o que é ou não relevante para este site.

  • Cezar

    O vídeo de instruções de bordo deles é ótimo! hehehe

  • MTorres

    Eu vi que aqui é cheio de brasileiro CORRETINHO quando a GOL teve aquele erro bizarro de passagens a 300 reais pros EUA. Eu mesmo, que não sou santo, comprei.

    Sabiam que era ERRO e ficaram brabos pq o MD não divulgou. Acho que aquele dia o BLOG bateu record de comentários.

    Blablabla pra vcs que não são fãs do "jeitinho". Nosso "jeitinho" permite que centenas vivam somente com um salario minimo. Ja comeram PALMA? Em um país de primeiro mundo ninguém precisa disso.

    Aqui é SELVA. Eu mesmo não cometo crime nem transgrido a lei, mas abro mão dos bons modos caso precise. Atravesso a rua fora da faixa, estaciono onde não devo, e blablabla.

    VCS DECLARAM TUDO QUANDO PASSAM NA ALFANDEGA? Serio mesmo? Aquele iPhone e tal?

    Um abraço aos certinhos. EU erro muito.

  • MTorres

    Po nem tinha postado e ja deletaram? kkkk

  • Frank

    Relato bem ruinzinho. A pessoa recebe um lanche delicioso, o qual aqui no Brasil nem pagando teria, e ainda diz "o serviço não foi exatamente atencioso, mas dentro do esperado." Que esperado?

    Outra coisa: ridículo o final. Ele diz que foi um ponto que "deixou a desejar". Deixou a desejar o fato de você não conseguir ser espertinho e burlar a cota do peso sem pagar? Se for isso, meu caro, quem "deixou a desejar" foi você para a companhia, e não o inverso.

  • Vamos ter mais sabedoria e maturidade ao fazer comentários por favor! Se alguém tiver que fazer alguma crítica,que faça sobre o comentário e não a pessoa. Outra coisa vamos parar de crítica coisas tipo mal,mau ou gramática! Esse tipo de comentário não acrescentar nada ao post como um todo. Espero que a equipe MD faça a sua parte e delete esses Post.
    Vamos manter um ambiente legal e de harmonia!

  • Rodrigo Oliveira

    Quanta falta de educação de quem comenta aqui neste blog… Dá desânimo de ler. Não sabem argumentar nada que seja construtivo. É só gente querendo apontar dedo pro outro se achando melhor…

  • Outra coisa ridícula é dizer que a avaliação do cara é ruim! Ele fez um favor em trazer essa experiência a todos. De repente foi o que ele poder fazer de melhor no momento! Esse tipo de atitude além de não trazer benefícios ao post,acaba enibindo outras pessoas a fazerem os seus comentários. Ninguém aqui é nenhum redator não,vamos ser mais humilde!

  • Usam Windows pirata, quando passam direto na alfândega se acham os bonzões, mas ficam posando de ultra éticos criticando a avaliação do colega. Povinho mais medíocre.

  • Aline Pessoa

    Ja voei 4 vezes pela Bangkok Airways e diria que é uma companhia realmente excepcional. Meus voos foram de não mais de 3 horas e sempre tive um lounge extremamente farto e com atendimento super atencioso. Por farto entendam: varios tipos de sanduiches, doces, snacks. Cafe, capuccino, chocolate quente, ice tea.Sofas confortaveis e internet. Isso para a economica. Nunca tive qualquer atraso ou inconviniente. Certamente não é a mais barata dos trechos internos na Tailandia, mas a relação custo beneficio é imbativel. E considerando os serviços que temos no Brasil, é massacre.

  • Gabriel

    Bah vocês são muito hipócritas. Meu Deus. DUVIDO que vocês declaram os bens na alfândega, por exemplo. Vocês são o que tem de pior na sociedade: falsos moralistas esdrúxulos que se auto-entitulam o pináculo da ética, moral e honestidade, mas adoram sonegar impostos, aproveitar os erros das companhias aéreas, etc etc etc
    Vão ser mais condizentes com as suas atitudes, cansei desse tipinho otário.

  • Nunca vi comentários tão maldosos em uma avaliação do MD! Fiquei IMPRESSIONADO! Pessoas usando os coments para indicar defeitos… Meu Deus! Gente, é só uma avaliação! Ele está cumprindo o papel dele, que é informar sobre essa companhia e seus serviços, ou seja, um FLIGHT REPORT! Ninguém é melhor que ninguém não. Vocês deveriam ter vergonha de apontar os defeitos. Bastavam dar uma opinião e pronto! Ahhh, parabéns pela avaliação, só faltou detalhar um pouco mais… ISSO É UM COMENTÁRIO CONSTRUTIVO!_:)

  • Enzo Barros

    Todos aqui sabemos (ou deveríamos saber) que a maioria das companhias toleram pequenos excessos nas bagagens, principalmente quando se trata de passageiros internacionais.

    Uma regra tão rígida para o controle de peso surpreende qualquer pessoa, então seja a nacionalidade que for, ao ver um excesso de 300g que terá que ser pago, as pessoas lançam um sorriso simpático junto com a frase "ah, mas não pode passar mesmo assim."

  • Também essa companhia é tão cara, os preços são tão absurdos valem o triplo como as concorrentes AirAsia e Tiger Airways

  • Renan

    O foco desse site mudou totalmente, tá parecendo facebook, em todos os tópicos há discussões

  • Danielsson

    Eu gostei da avaliação. Achei rica em imagens. Só achei que ele poderia ter detalhado um pouco mais sobre o processo de compra, preço e os procedimentos de embarque e desembarque.

    • Concordo! Vim cheio de vontade de ler sobre os procedimentos, espaço entre as poltronas, fotos da refeição, opções de entretenimento, enfim, ficou faltando informação mesmo. Como citaram acima, até o vídeo de instrução deles chama a atenção. Mas valeu a experiência!