Como é voar na American Airlines

Leonardo Marques 20 · abril · 2011

Em fevereiro, o Melhores Destinos postou em primeira mão uma grande promoção de passagens da American Airlines de São Paulo para a Filadélfia por apenas R$ 583 ida e volta. Muitos leitores aproveitaram a promoção, entre eles Marcos Dell Antonio, que aproveitou a oportunidade para conhecer os Estados Unidos com uma viagem de 11 dias por Nova York. A seguir ele relata um pouco de sua experiência com a AA, incluindo inspeções e mesmo um caso de overbooking na volta ao Brasil. Confira:

Aproveitei uma das últimas promoções da American Airlines (AA), muito bem noticiada pelo Melhores Destinos, e fui para os Estados Unidos. Foi a minha primeira ida à terra do Tio Sam e também a primeira vez que voei pela AA. Relato abaixo como foram os meus quatro vôos por esta empresa realizados agora no mês de abril/2011.

Informações gerais da viagem

Paguei com taxas R$ 755,32 por uma passagem na classe Q (econômica) de ida e volta partindo de Guarulhos (GRU) até à Philadelphia (PHL), com conexão (troca de avião) em Miami (MIA). Saí no dia 04/04 e voltei no dia 14/04, ou seja, onze dias viajando. Meu destino final não foi a Philadelphia, mas sim New York, porém isso é assunto pra outro post.

Os vôos que fiz pela AA foram estes:

– Vôo 930 – Guarulhos (GRU) até Miami (MIA), 04/04 às 23:30
– Vôo 858 – Miami (MIA) até Philadelphia (PHL), 05/04 às 09:30
– Vôo 1689 – Philadelphia (PHL) até Miami (MIA), 13/04 às 13:15
– Vôo 907 – Miami (MIA) até Guarulhos (GRU), 13/04 às 20:25

Além disso, sou de Florianópolis e precisei ir até São Paulo em outro vôo à parte. Usei algumas milhas da TAM e voei “de graça” da capital catarinense até o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Infelizmente não temos muitas opções de vôo em Floripa, por isso tive que chegar bem antes do vôo da AA, por volta das 15 –  aproximadamente oito horas antes do vôo.

Compra das passagens

Fiz a compra das passagens assim que vi a promoção no Melhores Destinos e usei o sistema da Submarino Viagens. Meu amigo que foi junto optou pela compra direta através do site da AA e conseguiu reservar as passagens por até 24h. Só no dia seguinte ele decidiu realmente que iria e então pagou por elas.

Check-ins

No check-in do primeiro vôo de ida (GRU – MIA) e também no primeiro vôo da volta (PHL – MIA) já foram realizados os outros dois check-ins, as poltronas foram selecionadas e os tickets foram impressos. Ou seja, fizemos quatro vôos e só precisamos fazer os procedimentos de check-in duas vezes.

Um detalhe muito bacana sobre a AA é que o check-in pode ser feito a qualquer hora, portanto conseguimos despachar as malas e ficamos no aeroporto só com as bagagens de mão. Um alívio!

Além disso, no check-in realizado aqui no Brasil passamos por uma pequena entrevista, onde um funcionário da AA me questionou sobre alguns assuntos, tais como: “Sua bagagem foi preparada por você mesmo?”, “Você esteve com a sua bagagem durante todo o tempo após o preparo?”, etc. Questões rotineiras, imagino.

Despacho das bagagens

No vôo GRU – MIA fomos informados que após a imigração em Miami deveríamos retirar as bagagens e despachá-las novamente para o segundo vôo (MIA – PHL). Na volta foi bem mais prático: despachamos as bagagens na Philadelphia e foram diretamente para Guarulhos.

Embarques

A organização americana fez-se presente em todo momento. O primeiro detalhe percebido é que a AA realmente respeita os embarques preferenciais (idosos, gestantes, primeira classe, etc). Em seguida, começaram a chamar todos os outros de acordo com o grupo marcado na passagem. Em um dos voos, por exemplo, o nosso grupo era o 2, então tivemos que esperar o grupo 1 embarcar antes, assim como os grupos 3, 4 e 5 tiveram que nos esperar.

No embarque GRU – MIA fui premiado com uma passagem “SSSS”. Segundo os funcionários da AA, quem recebe essa impressão no ticket deve passar por uma revista mais minuciosa. Tirei os tênis, jaqueta, eletrônicos da mochila, etc. Nada muito diferente das inspeções realizadas em vôos domésticos nos EUA.

Bagagens de mão

Um detalhe curioso sobre os grupos é que os últimos são prejudicados para guardar a bagagem de mão. Eu era do grupo 3, não tive problemas, mas notei que os próximos grupos já não encontravam local sobre suas poltronas para armazenar as bagagens. Infelizmente, em muitos casos isso acontecia porque várias pessoas traziam como bagagem de mão malas enormes, falta de bom senso total!

Ainda sobre as bagagens de mão – não sei se isso é bom ou ruim -, a de alguns era tão grandes que a AA anunciou várias vezes que quem tivesse bagagens que não coubessem no compartimento deveria levá-las até o fundo da aeronave para armazená-las lá.

Horários

Três dos vôos saíram e chegaram na hora marcada. Somente um deles (MIA – PHL) é que demorou uma hora a mais do que o combinado, ou seja, ao invés de partir às 9h30, saiu às 10h30. Infelizmente, essa é uma situação onde o cliente pouco – ou nada – pode fazer. Então sentamos e esperamos junto com os demais passageiros.

Overbooking

É isso mesmo. Aconteceu overbooking no penúltimo dos vôos: PHL – MIA. Infelizmente, e não sei como nem porque, a AA vendeu mais passagens do que deveria. Eu havia feito o check-in com bastante antecedência, por isso não tive problemas, mas de certo algumas pessoas passaram algumas horas de apuro.

O lado bom é que a AA ofereceu um crédito de U$ 300 para voluntários que já haviam feito o check-in e estivessem dispostos a trocarem o vôo por um que saía mais tarde. Resolvi não arriscar, pois ainda tinha uma longa viagem partindo de Miami até Guarulhos.

Durante os vôos

No vôo GRU – MIA existia uma pequena televisão no centro do avião indicando a temperatura externa, interna, altitude, distância percorrida, distância que faltava percorrer, velocidade, tempo estimado para chegar, etc. Serviram também uma janta padrão: arroz, frango, salada, pão e cookies de sobremesa. E bebidas, é claro. No vôo MIA – PHL só ofereceram bebida, comida era à parte e precisava ser paga. Não foram vôos muito tranquilos, pois houve bastante turbulência em ambos.

Na volta o primeiro vôo (PHL – MIA) assustou todo mundo ao indicar que iria pousar e quando estava quase encostando na pista alçou vôo novamente. Ficamos sobrevoando a cidade de Miami por uns 5 minutos até que definitivamente o pouso foi realizado. Em seguida peguei o vôo MIA – GRU que foi muito mais tranquilo do que todos os outros, além de ter o jantar padrão já descrito acima.

Foram oferecidos também durante os vôos fones de ouvido para acompanhar a programação musical dos aviões. Além disso, no vôo MIA – GRU estava passando um filme na televisão que ficava sobre a fileira central de poltronas da aeronave. Não perguntei se havia jornal ou revista disponíveis no avião, pois geralmente são entregues sob demanda, mas notei que na poltrona só havia o básico: manual com informações de segurança, revista com produtos do duty free e outra específica sobre a AA.

Conclusão

Foi uma boa experiência voar pela AA, apesar dos detalhes no meio do caminho. O atendimento desde o check-in até o final do vôo foi ótimo. Percebam que  escapei de diversos problemas por ter chegado no aeroporto bem cedo e ter realizado o check-in com bastante antecedência. Isso evita muita dor de cabeça e eu recomendo! 🙂

Infelizmente o Marcos não tirou fotos do avião, mas mandou o texto que é o mais importante 🙂 Essa foto que está no post é de um 757 no aeroporto de Brasília tirada pela equipe do Melhores Destinos.

Você também aproveitou esta promoção ou já voou pela American Airlines? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!

Veja mais avaliações de companhias aéreas aqui. Deseja escrever uma avaliação de uma empresa que ainda não esteja no site, entre em contato pelo e-mail contato@melhoresdestinos.com.br

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Oi Marcos,

    Realmente pegasse o que se espera de um voo da American, não são os melhores, não são simpaticos, mas são efetivos e organizados.

    Sou também de Florianópolis, comprei a Promo por uma agência e consegui a volta saíndo de NY, não precisando voltar para PHI.

    Estava em dúvida do horário do Voo FLN-GRU e vejo que farei o mesmo que você ir no voo da 15h da TAM.

    Obrigado pelo relato.

    E bons voos!!!

  • alexandre chagas

    Eu também fui. Foi muito bom !!! Valeu MD!!!

    O que me chamou atenção que o voo Mia-phl, foi feito com aviões super novos, que já tinham WIFI a bordo, Usd 4,95

    • Gabriel Dias

      Na verdade são os aviões antigos que tem wireless.

  • Juliana C.

    Pelo visto essa prática desleal norteia as atitudes da AA. SEMPRE rola overbook naquela porcaria…e vc tem sorte quando não perdem sua bagagem na ida. Isso aconteceu comigo, deu overbook, fui no proximo voo e perderam minha bagagem…fiquei 5 dias em NY sem bagagem nenhuma. Sem contar que o atendimento do check in foi péssimo! Não recomendo viajar jamais pela AA, a nao ser que o preço compense mto todo esse stress…

    • Gabriel Dias

      Viajo em torno de 10 vezes ao ano pela AA e nunca peguei overbooking. Certamente em alta temporada é mais provável, assim como em qualquer empresa.

    • Adri

      Concordo com vc! Fui pra Boston por essa “boston” de companhia e atrasaram nosso voo em um dia (primeiro voo cancelado + perda de duas conexões)… com isso perdi um dia de estadia em Boston (só tinha 2, pois ia depois a Nova York) o que prejudicou muito minha visita à cidade. Agora estou tentando correr atrás de algum ressarcimento/compensação, da diária de hotel perdida além de outros danos morais. Alguma sugestão do leitor? Obrigada!

  • Pedro Zinn

    Bom Relato! Parabens aos leitores e à Melhores Destinos

  • José

    Já viajei algumas vezes pela AA e naultima vez de Maui para Los Angeles o võo atrasou 9 hs sem nenhuma explicação e o comentario dos americanos era "American is American" parecendo ser rotineiro este descaso.Já em julho minhas filhas voltavam de Miami e houve problema com a aeronave o vôo atrasou 5 hs e vieram em um avião normal com 2 fileiras de 3 lugares sem televisão etc.

  • Comprei esta mesma promoção, só que estou de partida no mês de junho. Ficarei 7 dias no próprio destino (Philadelphia). E assim que chegar, envio algumas fotos dos aviões (externamente/internamente) para o pessoal dos MD, ok.

    Fora isso, esse foi um belo relato. Estou ansioso para que chegue o meu dia!

    (detalhe, no meu caso, ficarei boas horas em Miami para pegar a conexão, então creio eu que dará tempo de passear um pouco pela cidade 😀 ). E na volta, passarei por Dallas, e não novamente em Miami como a do nosso amigo Marcos.

    Sobre as suas compras no exterior Marcos, vc teve algum problema com a alfândega? Como foi?

    É isso aí.

    • alexandre chagas

      Edson,

      Não sei se você comprou com essa diferença de horario, mas as vezes eles te colocam num Voo mais cedo. tem que tentar.Na minha ida, se eu tivesse chegado ao Galeão 1 hora mais, cedo, tinha conseguido pegar o 1o voo para Miami, é só ter vaga.

      • Gabriel Dias

        Em conexão não é possível se estiver com bagagem despachada. Não há como trocar as malas de voo.

  • Pelo que li, o entretenimento a bordo deles deixa muito a desejar. Fiz um vôo Miami x Orlando, e vice-versa, com a AA e achei os aviões velhos… poltronas ruins, comissárias muito antipáticas, malas de mão incrivelmente grandes e nem água tinha !!!!

    Quanto ao grupo de embarque, ao fazer o check-in de volta nos totens, paguei no cartão de crédito, junto com a taxa para despachar as bagagens, uma taxa para ser Grupo 1 e fazer check-in em paz e com espaço para as bagagens, pq na ida foi um auê !!!

  • Ana

    Até que voar de American Airlines não é ruim, o ruim é ter as abagaens extraviadas, na véspera de Natal enum vôo de Orlando para New York e depois de 24 horas de espera ter as malas entregues porém com uma inteiramente vazia, já se vão 4 meses e até hoje nada de reembolso.

  • Luciano Rego

    Quando voltei de Nova York pela Continental Airlines também houve overbooking. Ofereceram 500,00 dólares para quem voluntariamente optasse para voar no dia seguinte. Resolveram prontamente a situação e o vôo conseguiu sair no horário exato.

    • Erika Mel

      Olá Luciano!
      Só pra entender… esses 500 dólares que ofereceram era em "espécie" ou em créditos na cia?
      Obrigada!

  • MIlena

    Muito legal o relato do Marcos. Comprei a passagem nessa promoção pra Setembro e me deixou bem tranquila saber que deu tudo certo!

    Assim como ele, meu destino também é NY e justo a parte que eu mais queria saber (deslocamento Filadelfia – NY) ele não contou! rs… Conta aí Marcos, como foi??

    • Junior

      Oi Milena,

      Estou indo em setembro também no mesmo esquema. Já comprei o meu deslocamento Phi – NY de trem pela Amtrak. Com antecedencia o preço foi bem legal e tem a vantagem de sair e chegar nos centros das cidades.

    • alexandre chagas

      Milena, cheguei no final do mês de março. E resolvi alugar um carro para o trajeto. Depende das quantidade de pessoas, eu achei que vale a pena. Encontrei alguns brasileiros, que foram de trem, que dependendo do horario pode custar de Usd 45,00 a 150,00.

  • Aglailton

    Comparando o 757 da Delta com o da AA, o da Delta é bem melhor! Os aviões da AA são muito velhos….

  • Paulo Reusing

    Obrigado pelo Excelente post Marcos Dell Antonio.

    farei o mesmo voo (comprado na mesma promoção) em Junho/Julho e vou ser sincero fico aliviado de saber que não houve qualquer problema para embarque ou surpresa com relação a taxas extras.

    devo confessar que muita gente acha que não iremos embarcar (dor de cotovelo, claro) pois o preço da passagem só poderia ser algum tipo de pegadinha rrss.

    valeu pelo belo post e obrigado

    • alexandre chagas

      Paulo,

      e o melhor, foi que ainda ganhamos milhas, no meu caso, coloquei no Smiles, deu 12000.

  • Carlos

    Overbooking é normal nos Estados Unidos. Agora está um pouco melhor, mas ja estive em voos que precisavam de até 4 voluntários para ir no próximo voo. Geralmente eles oferecem $ em crédito no cartão fidelidade, mas teve um dia que a situação estava tão ruim que a Delta ofereceu $500 mais hospedagem para quem ficasse para o proximo voo no outro dia. Já fui privilegiado com o cartão de embarque sem assento 1 vez, isto significa que se não tiver lugar vc fica. Dei sorte, teve outras pessoas que não apareceram ou aceitaram os $$ para ficar para o próximo voo.

  • Daniele Kas

    Nooossa Marcos! Ótimo relato!! Mas confesso que esperava mais da AA, mas pelo preço não posso reclamar! rs

    Também aproveitei essa promo será q esse bilhete SSSS tem relação com a promomoção?

    Você teve atendimento em portugues pelo menos nos voos que incluiam o GRU?

    Eu tb vou pra NYC, tem como você me passar umas dicas sobre o deslocamento PHL-NYC?

    Muito obrigada

    • alexandre chagas

      Daniele,

      cheguei no final do mês de março. E resolvi alugar um carro para o trajeto. Depende das quantidade de pessoas, eu achei que vale a pena. Encontrei alguns brasileiros, que foram de trem, que dependendo do horario pode custar de Usd 45,00 a 150,00.

  • Thiago

    Gostei muito do relato do Marcos, infelismente não peguei essa promoção, mas estou acessando o site praticamente todos os dias à espera de uma oportunidade para viajar com a minha noiva.

  • é, eu concordo, sempre faço check-in com pelo menos 2 hrs de antecedencia, ex: quando voltei do rio pra goiania, pela AZUL, fiz check-in com 7 hrs de antecedencia, ahuahuhauhau. em maio agora vou para o rio de novo pela gOL e pra guarulhos pela TAM ( graças ao melhores destinos, q postam varias promoçoes ) e vou fazer check-in bem antecipado.

    bela historia, tenho vontade de voar na AA tmb.

    PERGUNTA:

    tem algum post de alguem relatando de como é voar na simgapore airlines ???

    • Denis Carvalho

      João Paulo, por enquanto não!

  • Gabriel Dias

    No Falando de Viagem tem muitas fotos e avaliações da AA e de outras empresas: http://www.falandodeviagem.com.br/viewforum.php?f

  • André

    Ótimo post. Parabéns MD e Marcos!

    Comprei na mesma promoção para junho. Sugestão? Deixe um post também sobre a ida/volta da Philadelfia para NY. Pretendo seguir o mesmo roteiro.

    Abs.

  • Gabriel Dias

    Algumas correções:

    – Os assentos podem ser escolhidos a qualquer momento, após a compra da passagem.

    – O check-in não pode ser feito a qualquer hora. Cuidado com isso, senão haverão pessoas chegando 8 horas da manhã para um voo de 20 horas. Isso não é possível. Existe um limite, que varia de aeroporto para aeroporto. Normalmente é de 3 horas, mas quando o check-in abre antes disso é possível adiantar seu processo.

    – Membros AAdvantage elite embarcam após first/executiva, antes dos grupos. Também fazem check-in preferencial e podem escolher os assentos na saída de emergência.

    – Não foi especificado, mas as bebidas alcóolicas são pagas.

    – Jornais não são distribuídos para classe econômica. Só oferecem caso haja sobra.

  • ANA

    Junior, quanto ficaram as passagens?? vou em agosto nomesmo esquema…

  • Joyce

    Concordo q fazer o check-in com antecedência evita alguns transtornos, porém facilita outras. Já quebraram o cadeado e roubaram pertences de dentro da minha mala em duas ocasiões q, conincidentemente, as únicas em q fiz o check-in com cerca de 4h de antecedência. Entrei com um processo na Infraero e acabei descobrindo q isso era bastante comum, principalmente em Guarulhos, pois as malas ficam aguardando a chegada do avião. Boa sorte à tds!

  • Claudio

    fui na mesma promocao e segui de trem p NY. fui dia 06 e voltei dia 10…

    meu voo fez Rio-Dallas-Philadelfia e na volta Philadelfia-Miami-Brasilia-Rio

    mas valeu a pena R$775 ja com taxas…de Philadelphia pra NY vc pega um trem do aeroporto até a estacao de trens da Amtrack (7dolares) e depois um trem Philadelphia -NY paguei 36,00 antecipado…

    na volta de Miami a Brasilia um cara armou um barraco e xingou a comissaria, quase foi preso e deve ter pedido MUITA desculpa pra conseguir viajar

    • Luciano

      Tudo bem Claudio? vou fazer o mesmo trajeto que vc e gostaria de saber se suas bagagens foi direto para Philadelphia e no retorno veio direto ao Brasil? grato!

      • Gabriel Dias

        Alfândega é obrigatória em Miami. Você paga as malas e depois despacha novamente. Na volta elas irão direto para seu destino final.

    • Neusa

      Como vou fazer o mesmo trajeto, voce poderia informar o site para compra da passagem de trem Philadelfia/NY antecipada? Obrigada

      • Marina

        Neusa, acabei de voltar nos EUA e comprei esta mesma promoçao e fiz o mesmo trajeto.

        Compre sua passagem de trem na AMTRAK. Voce pode comprar lá no local tambem, na 30th street Station. Vale a pena tambem ficar na Philadelphia por dois dias, é uma linda cidade e ótima para fazer compras, pois nao tem impostos para roupas/calçados, os impostos para eletronicos sao reduzidos e existe um grande shopping na redondeza (King of Prussia) que é uito melhor do que o famosinho Outlet de Woodburry (aquele outlet que todo mundo que está em NY vai).

        Espero que tenha ajudado e boa viagem!

  • Ewerton Banno

    Achei muito boa a eficiência da AA e não vi filas no check in em MIAMI (trajeto GRU-MIA-CNF), você consegue emitir os bilhetes pelos terminais apenas com o scan do passaporte. Despachamos as malas 5 horas antes, mas como quase tudo tem seu lado negativo, o serviço de bordo nos 2 vôos (ida e volta) foi uns dos piores que já tive, os funcionários atendiam resmungando e com muita má vontade, os aviões eram velhos e meio sujos, o forro lateral estava meio solto e nem tampando o buraco com o travesseiro consegui me livrar do ar gelado, não deu outra, um resfriado no dia seguinte.

  • Marcos Dell Antonio

    Edson, eu comprei poucas coisas, basicamente roupas e uns eletrônicos para uso pessoal. Fui no nada a declarar e tudo ok :).

    Meu amigo quando voltou (ele veio antes do que eu) disse que a pessoa na frente dele estava com umas 7 malas e nada a declarar. O fiscal mandou ela pro raio-x, hehehe.

    Abraços

  • Marcos Dell Antonio

    Oi Milena.

    Eu desci em PHL e peguei um trêm SEPTA até à 30th Street Station que também fica em PHL. Paguei U$ 7.

    De lá até NY fui pela Amtrak. Paguei U$ 48 e comprei na hora. Em NY ele desce na Penn Station, daí caminhei algumas quadras até chegar no hotel. 🙂

  • Eu também aproveite esta promoção e nem visto americano tenho ainda, vou tirar nesta segunda dia 25/04 em Recife.

    Confesso que fui um pouco afoito em me dana sozinho por 15 dias, sem reservas (tudo caro e lotado), num país que não domino a língua e não conheço ninguém. De todas as viagens que fiz esta parece ser a mais complicada e imprevisível, ou não, pois tenho certeza que vou encontrar com brasileiros em toda esquina, mas o ideal mesmo seria ir com alguém já pra ir pensando em dividir as despesas e ter uma companhia, quem sabe não consigo isso neste post?

    Sou de Natal e escolhi a promoção saindo do RIO, pra chegar até lá gastei 4.000 pontos na TAM (emissão com 3 meses de antecedência)

    Assim como quase todo mundo, meu destino principal é Nova York, mas já que estou na Philadelphia pretendo passar um dia inteiro por lá. Depois seguindo a dica de um leitor, vou de ônibus pra NYC (http://www.greyhound.com/ – 2horas de viagem US$ 10,00)

    Como estou achando 2 semanas muito tempo pra NYC, pretendo visitar uma amiga que esta fazendo intercâmbio numa cidade que fica em Maryland, e de lá visitar a capital Washington.

    Embarco dia 18/05 e volto dia 02/06, alguém neste período por lá?

    • Gabriel Dias

      Quer economizar? Desce para a Flórida. Quer gastar muito dinheiro? Vá para NYC. Gasta-se muito dinheiro em hospedagem em hotéis ruins. E para ficar em um hotel bom espere gastar U$300 de diária.

      Na Flórida por U$130 você fica em um 5 estrelas.

      • Alexandre

        Fiquei num 4* estrelas em Ny agora no final de março, por Usd 95,00, pelo priceline, em frente ao Ground Zero. Muito bom

  • Rogério

    Marcos, excelente o relato

    Quando puder faça outro de sua jornada até NY.

    Abs…

  • Pedro

    Oi Gabriel, pois eu e minha esposa já entramos nós mesmos na lista de overbooking deles. Pagavam 400 dólares para adiarmos a viagem em 1 dia no voo CNF-MIA. E segundo os próprios funcionários da AA em Confins, em alta temporada praticamente todos os voos CNF-MIA têm overbooking, chegando às vezes a até mais de 10 passageiros em excesso.

    • Gabriel Dias

      Pedro,

      Vale a pena adiar. Com U$400 para cada um pode-se juntá-los e já dá quase uma passagem de graça. Essas oportunidades valem a pena. A empresa paga o hotel e a deslocação até ele.

  • Karine

    A coisa que mais me impressionou na AA foi a grosseria dos comissários. Ow povinho mal educado!!!!!

    • Givanildo Nascimento

      As aerovelhas da AA são muito grossas mesmo, algumas chegam a ser rudes. A impessoalidade característica dos americanos e imitada pelos funcionários estrangeiros me incomoda.

  • JOHN

    Na realidade AA é uma empresa de segunda escalão: de BSB só aeronaves antigas e poltronas (classe econômica) bastante estreitas, refeições de praxe (ou seja ruins), mínimo atendimento a bordo. Infelizmente se pagamos pouco temos que estar dispostos a sofrer durante algumas horas!!!!!!!!!!!!

    • Regina

      pois é… eu não estou disposta. Há limites que considero aceitáveis em termos de desconforto de atendimento ruim em uma viagem internacional. A AA não “passa” no crivo, prefiro esperar um pouco e fazer uma viagem decente.

  • Gabriel Dias

    Sempre tem promoções da Copa.

  • Alex

    Ola Galera,ótimas dicas e com certeza um bom preço esse de R$7…e poco ,o qual eu também to pagando para viagem na primeira semana de junho à Philadelpia,mas…a minha pergunta é a seguinte: caso eu queira desistir,vou morrer em quanto?perder quanto?como devo fazer?alguém fez isso ou sabe como prosceder?Obrigado MD e à galera ae!

    • Gabriel Dias

      Provavelmente perderá tudo. Em tarifas promocionais geralmente não há reembolso.

    • Alexandre

      Alex,

      eu tive um problema, que acabei resolvendo depois, e entrei em contato com o submarino viagens, e o valor da transferencia de data, não chegava nem a Usd 100,00, pense direitinho, vá em outra ocasião. Dá para mudar a data e inclusive as conexões, mas não dá para mudar o destino final.

  • Marina

    Eu também viajei pela promoção da American Airlines e voltei dia 7 de abril. Fiquei sabendo da promoção no Melhores Destinos também!

    Eu aproveitei para conhecer Philadelphia, Washington e Nova York. Amei a Philadelphia, uma grata surpresa!

    E em relação a AA, gostei bastante do serviço, os aviões sao confortaveis e novos.

    Valeu muito a pena!

  • Cristiano

    Não tive sorte e minha viagem para Miami não foi das melhores, sem TT e péssimo vôo. Na volta tive que pagar quase 500 dolares de excesso (2 passageiros) e amigos com a mesma quantidade de malas não pagaram porque pegaram alguem mais simpático no check in. Aviões velhos, sem entretenimento e com comíssárias mal educadas e alimentação muito ruim.

  • Vivian

    Tambem aproveitei a promoção, mas somente consegui para novembro, e como a maioria irei para NYC e na volta ficaremos 2 dias em PHI, pude ver em um relato que vale a pena, nao sabia que nao tem impostos para roupas e calçados, iria fazer minhas compras todas no outlet de NJ (tambem irei la visitar minha tia), mas depois de ver o relato da Marina com certeza deixarei metade para o King of Prussia, hehe.

    Marina, ou alguem que ja visitou a PHI tem sugestoes de hoteis bem localizados e com preços bons na cidade para indicar?

    Gostaria de sugestoes tambem sobre transporte PHI-NY. Comprando a passagem pela Amtrak com antecedencia sai mais barato do que na hora?

    Meu medo é comprar antes e o voo atrasar e danar tudo..

    Obrigada e parabens MD pelo post. Muito bom!!

  • Ricardo

    Sobre a bagagem de mao:

    Nos EUA as companhias cobram pelas bagagens que vao para o porao do aviao. Logo, ha o costume de nao checar bagagem e de contar somente com bagagem de mao. Para ser sincero, em alguns aeroportos dos EUA, alem de caro, o servico de bagagens checadas e demorado e baixa qualidade. POr isso as pessoas que voce descreveu levavam bagagens de mao tao grandes. O bom senso delas esta no bolso.

  • Gabriel Dias

    A culpa do excesso não é da empresa e sim sua. Se não cobraram dos seus amigos eles tiveram sorte, mas o correto é cobrar. São duas malas de 32 kilos para cada passageiro. Além disto ainda é possível levar uma mochila e uma mala de mão. Mais do que isso só pagando mesmo.

    Mala extra? U$100 cada.

    Peso extra? U$100 por mala.

    Se você pagou U$500 deve ter exagerado muito!

    • Cristiano

      Gabriel… Vc trabalha na AA? ahahah A questão principal da minha insatisfação foi o atendimento que foi muito, mas muito ruim mesmo.. a atendente me disse que não era a sua área (a área dela seria web check in) mas estava fazendo aquilo para desafogar a fila, foi muito mal educada, não escutava o que dizíamos, errou o cálculo do excesso várias vezes, ficava pedindo ajuda, então, foi algo muito desagradável porque nossos amigos foram atendidos corretamente com cordialidade e rapidez (ESSA FOI A MINHA RECLAMAÇÃO – O MAL ATENDIMENTO) Em relação ao EXCESSO eu paguei sem reclamar mesmo com o adicional de apenas 1 ou 2 pounds por mala além de mais uma bagagem extra… porque comprei muito… os 475 dólares não foi nada… O engraçado que essa é minha segunda vez com a AA, da primeira vez, no ano passado, o avião era outro e o atendimento também… mas a última viagem foi muito ruim… e contei minha experiência aqui para compartilhar…

    • Cristiano

      Gabriel, você trabalha na AA? kkkkkkk A mala extra é 75 dólares, e pagamos 100 dolares de "fine" para cada mala devido excesso. A minha insatisfação foi em relação ao atendimento que foi muito ruim e não o excesso. Quem nos atendeu foi uma senhora que disse que fazia apenas web check in e estava nos atendendo para "desafogar" a fila. O atendimento foi muito demorado, a atendente fingia que não nos escutava, errou várias vezes o cálculo do excesso, ficava perguntando para outros o tempo todo sem saber o que fazer direito. Os nossos amigos, foram atendimentos muito bem, rapidamente e os 2 ou 3 pounds a mais, que diferente de nós foram "perdoados". Não reclamamos de nada porque sempre pagamos excesso em nossas viagens, mas esperávamos o mesmo atendimento que tivemos em outras viagens pela AA. Desta vez foi muito diferente, a aeronave suja, sem entretenimento, nos colocarem em lugares separados, a comissária derrubou café em nós porque fazia tudo correndo.. ahahaha.. Cheguei até a pensar que poderia ser por causa da "promoção", já que a primeira vez que viajo com passagem de valor tão baixo, mas prefiro acreditar que foi algo pontual.

      • Gabriel Dias

        São U$100. Eu não trabalho na AA, mas viajo nela o tempo todo e conheço as regras. Esse ano mesmo trouxe uma mala extra.

        Por que você não marcou seu assento pela Internet? Deu mole e está colocando a culpa na companhia aérea.

        Realmente a AA tem funcionários estúpidos, mas nada que outras empresas também não tenham. Esse quesito é sorte.

  • Jessika Moura

    Fiz uma viagem GIG – NYC – GIG pela AA, os avioes sao pessimos! So voo se o preco valer a pena!!

    • Cristiano

      Penso o mesmo que vc Jessika !

  • Alex

    Valeu meo xará,

    Vô tentar empurrar para segundo semestre,entrarei em contato com o Submarino,obrigado pela dica!

    Alexandre – Curitiba

    • Gabriel Dias

      Duvido conseguir. Como a tarifa não existe mais mudarão sua classe tarifária. Ou seja, pagará um valor normal.

      Em promoções dessas precisa ter certeza da viagem. Eu comprei uma passagem da Qatar agora nesta última promoção e se tiver qualquer problema perco tudo. Não tem meio termo.

      • Alexandre

        Gabriel,

        Já que você não trabalha na AA, você então trabalha no Submarino? Você ligou para saber? P.. eu liguei e o submarino me disse que poderia, não ganho nada com isso, só estou querendo ajudar, não quero promover meu blog as custas dos outros ou coisa parecida, faça sucesso sozinho. Fica " secando" as pessoas, deixa o Alex ligar, tentar. Que mania chata de ficar contestando e duvidando de tudo que é resposta, o que você fala aqui é lei? NÃO ENCHE O SACO!!!

        Sobre o priceline, se para o priceline é 4*, f…., eu tenho senso e gostei do hotel. Viajo a mais de 15 anos com eles e nunca tive problemas.

      • Gabriel Dias

        Eu disse que poderia, mas que mudariam a classe tarifária. Leia antes de responder. Isso é o básico.

        Certamente eu viajo muito mais do que você e com isso tenho uma experiência que você não tem, por isso posso responder tantos comentários.

        O nome do hotel você não disse. Provavelmente porque tem algo a esconder. Eu falo e provo tudo que digo. E agora também não precisa mais dizer, pois certamente inventará algo, para não ficar por baixo.

  • Milton

    já viajei diversas vezes pela AA. No geral, sempre fui muito bem atendido e considero a empresa muito boa. Infelizmente, já ocorreu comigo também o fato de overbooking (isto é uma situação relativamente normal !?!?!), e ocorre com certa frequência com a AA ou com qq outra companhia. Agora, o serviço de bordo para os voos domésticos lá na terra do Tio Sam são bem fraquinhos, mas é o normal lá… acho que os voos domésticos aqui do Brasil estão ou iguais ou piores… depende de cada voo, cada trecho,… Mas, no final, recomendo fortemente voar pela AA. Considero uma empresa muito boa e como toda empresa americana, muito séria e profissional…

    abcs a todos,

  • Gabriel Dias

    Então diz o nome. Se o Priceline diz que são 4 estrelas é muito provável que seja um 3 estrelas. Tudo é subvalorizado lá!

  • Jose Mattos

    Moro em londres e sempre que vou a NYC vou sempre de AA por serem mais baratos e tambem eles tem o melhor horario, alem disso consigo pontuar com o cartao smiles.

    Parabens ao MELHORES DESTINOS por sempre estarem divulgando passagens baratas…

    Se alguem quiser saber como e voar nas empresas EASY JET e RYANAIR e tambem como comprar passagens baratas e so me enviar um email..

    Um abraco a todos…

  • Paula

    Assim como a Marina, eu fiz o roteiro Philadelphia/NYC/Washington.

    Embarquei em 04/04 e voltei em 14/04, na mesma data do Marcos, autor do relato.

    Aliás, o relato está muito bem detalhado e não tenho nada a acrescentar.

    Viagei com meu namorado e mais dois amigos, todos ficaram satisfeitos com os serviços da AA.

    Para aqueles que também aproveitaram essa promoção, porém ainda não viajaram, a minha dica é conhecer Washington (caso não conheçam). A cidade é interessantíssima e linda. Vale a pena.

    Quanto à bagagem, tenho um alerta: em 2009 fomos à Orlando, fizemos conexão em Miami, como neste vôo para a Philadelphia. Na volta, já em Guarulhos, percebemos que nossas malas haviam sido violadas. Alguns pertences do meu namorado foram furtados. A AA não se responsabilizou por nada. Fizemos um boletim de ocorrência e não ficamos sabendo de maiores providências. Por isso, sempre coloquem cadeado em suas bagagens e, se possível, aquela embalagem plástica que oferecem nos próprios aeroportos. Nessa última viagem não tivemos nenhum problema semelhante, mas fica a lição de que eletrônicos e objetos de maior valor devem ser colocados na bagabem de mão e viajar com o próprio passageiro.

    Um colega acima perguntou sobre a alfândega. Nas duas vezes em que fui aos EUA fui selecionada para ser fiscalizada, porém nunca ultrapassei a cota dos U$$ 500,00 (que na verdade, vale só para eletrônicos – roupas e outros objetos não são fiscalizados). Sempre levo as notas fiscais em local de fácil acesso, caso necessitem ser exibidas.

    Em resumo, a viagem foi ótima e recomendo!

    • Gabriel Dias

      Eu já tive problemas com bagagem na AA e recebi U$208 pelos itens faltantes. Resta saber como reclamar. Existe um prazo e os procedimentos corretos.

      O meu relato está aqui, inclusive com uma foto do voucher para comprovar: http://www.falandodeviagem.com.br/vietopic.php?f

  • Paula

    Vivian, vc disse que irá em novembro e na quarta quinta-feira desse mês é o feriado de Ação de Graças nos EUA, onde eles promovem uma grande promoção em todo o comércio. Compensa muito ir nessa época. Em 2009 fui nessa data e, por exemplo, na Tommy Hilfiger a loja oferecia 60% off, como eu havia impresso os cupons de desconto no site (que davam 20%) os percentuais se acumularam e ganhei 80% nessa loja. Caso você vá antes do feriado, fique tenta pq muitas lojas antecipam alguns descontos.

    Quanto ao hotel, na Philadelphia fiquei no Hampton Inn. Bem localizado, acomodações confortáveis, limpas e café da manhã. Fiquei satisfeita.

    Abraço.

  • Vivian

    Obrigada pelas dicas Paula, vou ver sobre o hotel e os descontos. Eu e meu marido iremos no dia 01/11 e votamos 11/11, tentamos para o feriado mas nao tinha promo. Vc foi para NY? Foi de Amtrak? Queria saber sobre deslocamento PHI-NY.

    Obrigada.

  • Max

    Penso que este site tem a obrigação de alertar seus usuários para o péssimo serviço fornecido pela AA. Meu irmão passou por terríveis experiências com esta companhia, com direito a extravio e violação de bagagens e um pouso forçado em Porto Rico por problemas na turbina. Processou a empresa e ganhou R$ 5.000,00 de indenização. Recentemente, uma amiga também teve a bagagem violada, suas compras foram furtadas e passou quase 30 horas do aeroporto de Miami por conta de overbooking. Foi pessimamente atendida pelos rudes funcionários da AA. Não voem pela American Airlines! A economia não vale a pena!

  • Eduardo Paci Galv&at

    Legal. Vou na mesma promoção para a Philadelphia em novembro. Consegui um hotel por cerca de R$ 90, perto do aeroporto, visto que devo ir mesmo para Washington de trem (25 dólares), onde morei por 1 ano quanto tinha 15 anos – e que recomendo a todos conhecerem. Espero pegar um friozinho já nesta época.

    Qto à AA, já viajei muito por ela. Nunca tive algum tipo de problemas. Qto ao overbooking, é prática em todas as empresas, infelizmente.

    Qto ao estado do avião e ao humor das aerovelhas, não estão nem aí para eles, se eu pago muito acho que tenho o direito de reclamar, mas se pago pouquíssimo como neste caso, o que quero é chegar bem e seguro. Além disso, como já disseram por aqui, os nossos voos domésticos não são nada melhores, gente mal educada tem em todo o lugar.

    Saudações.

    • Max

      O problema não é o overbooking, Eduardo. Mas o péssimo atendimento do pessoal em terra. Fizeram minha amiga "acampar" no aeroporto, não forneceram hotel ou refeição, e ainda trataram muito mal uma passageira brasileira que solicitou uma cadeira de rodas porque estava com a perna engessada, chamando inclusive a seguraça do aeroporto. Já viajei aos EUA diversas vezes, e posso recomendar uma dezena de companhias sérias, mas a AA só é digna de críticas. Mas a escolha é sua. Desejo sorte.

  • Schalke

    Também comprei RIO-PHL por essa promoção e vou no final de novembro (9 dias). Havia planejado ficar só em NYC, mas depois de ler alguns relatos positivos sobre a Philadelphia devo passar os 2 últimos dias da viagem por lá. Além de conhecer uma cidade nova vou fazer uma boa economia esses 2 dias, já que o hotel em NYC está caríssimo nessa época (aliás, acho que sempre está).

    A quem fez PHL-NYC de trem (é o que pretendo também), na volta encotraram problema com as malas no trem? (pretendo ir só com bagagem de mão e voltar com algumas malinhas de compras… rs) Outra opção seria alugar um carro… Vale a pena ter um carro alugado na Philadelphia ou lá é como NYC (estacionamento caro, metrô eficiente, etc): Obrigado!

  • manoela

    Oi Alexandre, qual o nome do hotel que vc ficou em NY?

  • Cristiano

    Falou bem Max !

  • Junior

    Ana, paguei 72 dólares pelas passagens ida e volta (36 por trecho).

  • Alex

    Olá pessoal,

    Voltei aqui para falar sobre minha experiência em cancelar esta promoção por motivos pessoais.Bem,agradeço ao xará Alexandre que me auxiliou, me falando que pagaria taxa de mudança de data e ao polêmico Gabriel Dias que duvidaria de eu conseguir receber algo devido ao cancelamento.Foi assim: Numa primeira ligação ao Submarino, uma moça estava meio estressada,como assim percebi e me disse que teria que ver com a AA a possibilidade de "algum" valor de ressarcimento ,e que a mudança de data haveria multa de 105U$,mais 35U$ entre multas,e taxas.Dei um tempo e tentei contato com a AA mas não consegui.Hoje retornei a ligação ao Submarino e tive a sorte de falar com uma moça simpática que me disse que os valores acima citados por min, também seriam para o cancelamento,e serão reembolsados de 60 a 120 dias em meu cartão de crédito. Os valores dessas promoções são indiscutivelmente excelentes,mas havendo a necessidade de "abortar essa missão", fica aqui meu depoimento.Ainda farei minha terceira viagem aos EUA,mas não será agora e que possamos sempre escrever aqui ou em qualquer fórum,para que possamos colaborar com nossos colegas e assim,a viagem poderá com certeza,ser melhor!

    Obrigado Melhores Destinos,Obrigado Submarino.

    Abço à todos!

    Alex

  • Jackson

    O que mais me aborrece na American é o mau humor dos comissários seguido pelo péssimo serviço de bordo.

  • gustavo

    Sempre viajei pela American para os EUA, a única reclamação que tenho é quanto a aeronave que sai de Brasília para Miami, trata-se de um Boeing 757 que é muito apertado, o avião sempre vai lotado. A American deveria operar essa rota com outro tipo de aeronave. O resto, serviço de bordo, atendimento é como as demais. A American é bem melhor que a Continental e a Delta!!!

  • joao coutinho

    por favor alguém me ajude !!!!!! estou c primas minhas voltando de um summer camp em new york e seu voo teve overbooking e gostaria de saber em q hotel a american airlines costumas hopedar clientes, quando fatos como este acontecem!!!

  • carlosc

    American Airlines é a pior empresa que existe, funcionarios antipaticos,,aerionaves antigas, comissarios mais antipaticos ainda,desrepeito total com os consumidores,desorganização total na marcação de assentos,fora que todos os voos estao com overbooking, na minha volta de miami nada menos que 41 pessoas na espera para retornar ao Brasil,e sendo dinheiro para alimentacao e acomodação. Não recomendo para ninguem,somente se o preço estiver muito barato,mais da metade do mercado,porque nao vale a pena.

  • Rafael

    Fiz o trecho ORL-MIA-GIG pela AA no dia 30 de julho e tive o mesmo problema de overbooking em Miami. O vôo estava previsto para 11:20pm e só saiu 1:30am. Nada mais nada menos que 14 pessoas na lista de espera. Ainda mudaram o portão de embarque e tivemos que andar um bom pedaço no aeroporto de Miami.

  • CAMILA

    Oi Jose,

    Essas cia voam somente dentro da Europa?

    Preciso de um voo barato Rio Paris.

    Vc pode me ajudar ou dar dicas sobre passagens baratas?

    att,

    camila

  • Wescley

    Será que esses problemas se repetem na executiva? Já tinha decidido ir a NYC usando minhas milhas smiles. E agora? Será que Delta é melhor opção?

  • Susana

    Vc já pegou muia turbulência? Vou agora em novembro e estou com medo.

  • Paty

    Ai! Nem me fale! Toda vez que vou a PHI vou no King of Prussia!!! E em janeiro de 2010 ainda peguei uma mega promoçao deles (tipo lapis vermelho) e paguei tudo mais barato que outlet e a ultima coleçao!

  • Paty

    Quase todo ano vou para os USA e sempre vou de AA. Nao tenho o que reclamar!!! Ja aconteceu overbooking voltando de NY e ofereceram U$400,00 para cada um ( eu e meu marido). A gente ate pensou em aceitar mas tinhamos compromisso aqui no Brasil.

    Fora isso, sempre fui bem atendida.

    Na ultima viagem, minha mala foi quebrada. Eles ficaram com a mala e me deram uma novinha!

    Recomendo AA sempre!

  • glauco

    fui para Chicago de AA e tava rolando overbooking no voo para NYC. Chegaram a oferecer 500 doletas para "voluntários"..confesso que fiquei tentado…Mas como ja tinha uns compromissos, acabei perdendo a "promoção". Nenhum stress com malas ou overbooking pra mim. mas cheguei cedo para o check-in.

    Ainda to em NYCe quando regressar ao Brasil comento a ultima pernada..um abraço.

  • Lara

    Voltei de Orlando no final do mês de novembro. Cheguei no aeroporto com quase 3 horas de antecedência. A fila do check-in enorme. Perdemos o vôo por culpa da companhia (nos e um monte de gente que também estava na fila). Nos colocaram em um vôo mais tarde. Separaram a minha filha menor de mim e tive que ficar pedindo para os passageiros trocarem de lugar, pois antes de embarcar quando vi o erro pedi para uma funcionaria fazer e ela me disse que não faria. Achei o tratamento dos funcionários muito ruim. Odiei.

  • Clara

    Pessimo, eles nao ligam para os passageiros. Me teocaram se lugar q havia marcado ha meses no corredor por ter fobia e me colocaram emprensada no meio das cadeiras. Absurdo, marquei muito antes. estou processando,a AA , nem comigo falaram.Trocarm e pronto! Nao comprei vaga no meio comprei vaga no corredor. Queria minha vaga no corredor e pir motivos de saude. PESSIMOS

  • Ana Carolina

    Na minha primeira viagem pra Orlando e terceira para os EUA eu peguei um vôo da AA (BH/MIA). Eu odiei. Péssimo atendimento,comissários rudes e estressados,avião velho, comida horrível,etc. E conversando com outras pessoas que já viajaram de AA ninguém falou bem! Ultimamente a melhor compania aérea que faz vôos pros EUA está sendo a Copa!!

  • Daniel Guimar&atilde

    Eu viajei de AA em 2008 de São Paulo a Orlando com conexão em Miami.

    Como é comum é muito diferente a experiência de quem faz a rota GRU-MIA do pessoal que faz os demais voos saindo do Brasil.

    O avião era um 777, muito bom, novo e confortável.

    Os comissários da rota GRU-MIA-GRU não eram lá a maior simpatia, mas não tenho nada do que reclamar. Entretenimento a bordo OK, comida OK, um serviço razoável.

    Na rota MIA-MCO, aí o negócio é diferente…

    Avião velhíssimo, comissárias de cara fechada, sem comida, sem bebida, sem nada… Ok, que foram 25 minutos de voo, mas senti saudades do amendoim da Gol.

    Uma coisa que me deixou apavorado é que o avião começou a "acelerar" ainda na pista de táxi, fez a curva para a pista de fato muito rápido e foi embora… Nunca vi isso no Brasil e olha que eu já andei de avião.

    Enfim… Nota 7 pra AA.

    • Daniel Guimar&atilde

      Outra coisa foi a "enganada" que eles me deram no voo de volta. Na hora de despachar as malas, eles ficaram o tempo todo dizendo que meu voo saia de Miami 23h… Quando era para sair 20h e alguma coisa… Resultado "ganhei" 3 hora de conexão pq eles cancelaram o voo de mais cedo… Não fui avisado disso, simplesmente, trataram tudo como se esse fosse o horário desde o início…

  • Andre

    Li este relato somente hoje e não li muito os comentários, mas achei muito interessante a opinião do Marcos Dell Antonio. De certo, ele ficou encantado por ter sido sua primeira viagem para os EUA, além de ter ido quase de graça pelo valor que pagou. Enfim, fico feliz por ele não ter esse senso crítico de quem já viajou por outras companhias, inclusive pela AA, pois quando é assim a viagem fica muito mais gostosa!

    Já para mim que, não viajo tanto assim aos EUA, em torno de 1 a 2 vezes por ano e quase sempre a trabalho, não compartilho da opinião do Marcos, muito pelo contrário. Para mim a AA foi minha pior experiência em vários sentidos, por exemplo, serviço, atrazos, refeições, atendimento, principalmente no avião, aviões super velhos e em péssimo estado, conforto então… nem se fala. Já aconteceu comigo 2 ou 3 vezes de ficar dentro do avião esperando por 1 ou 2 horas, enquanto o avião era consertado para poder decolar. Por mim, se puder, nunca mais.

  • Camilla

    Não viajo mais por AA. Tive o pior voo da minha vida no trecho ORD-JFK. Viajei de Eagle, num avião 2-2, onde mal conseguia ficar em pé. O voo super turbulento, oscilante, e quando chegamos ao JFK, por algum motivo não se abriu a porta do avião, e ficamos cerca de 30 minutos dentro do avião sequer com ar condicionado ligado.

    Olha que já tenho experiência com turbulências e afins. Uma vez, atravessando o atlântico pela Air France, tivemos que atravessar um furacão em formação (assim dizia a previsão do tempo, que vi na tv na noite anterior), e o avião, pasmem, passou de 11000 metros a 6000 metros apenas em um período de menos de uma hora!

    Fora que tive que pagar por cada mala despachada, e extras, mesmo tendo garantido duas malas de 32 kg na minha passagem. Fora isso, achei o aeroporto de JFK uma decepção.

  • Luciano Medeiros

    Desculpe, mas a empresa é muito, muito ruim mesmo!!! o tratamento dos funcionários para com os passageiros é péssimo,tanto em terra como no voo, e isso não tem, ou pelo menos não deveria ter, nada a ver com "sorte". Já viajei várias vezes pela AA mas confesso que só o faço em razão dos preços das passagens, e, sinceramente, só vale a pena mesmo se a diferença for bem considerável!

  • Rose

    Mas não é direito do passageiro despachar duas malas de 32 kg sem pagar taxa a mais?

    Qual é o procedimento em caso de obrigarem a pagar a taxa por essas duas malas?

  • Alexandre

    Não concordo nem um pouco com você John, se estamos pagando por um serviço, por mais barato que ele seja, ele deve obrigatoriamente ter as qualidades prometidas, não é por que pagamos menos que temos que nos sujeito a um serviço inferior. Vale lembrar que o cliente não deve ser tratado como uma carteira e sim como alguém que está usufruindo de um serviço e certamente irá passar informações sobre este a outros.

  • Alisson

    Farei, em janeiro, dois vôos internacionais com a AA. O primeiro é GRU-JFK e o segundo é MIA-BSB. Queria saber como são esses vôos, se têm entretenimento individual e esses detalhes, além do estado da aeronave, o conforto dos assentos etc. Agradeceria muito se alguém pudesse responder a essa pergunta.

  • Alisson

    esse direito é apenas em vôos internacionais e em nacionais quando o passageiro é estrangeiro e voou para o país pela mesma empresa

  • César Gil

    Atualmente a AA está em processo de renovação da sua frota, mas isso ainda não atingiu a maioria dos vôos de/para o Brasil. Ainda não existe telinha individual o espaço entre os assentos não é muito, há pouco conforto para repousar com os joelhos/pés esbarrando na poltrona da frente.

  • Aline

    Vi seu site na internet e achei muito interessante, motivo pelo qual resolvi compartilhar minha experiência de vôo com a American Airlines, no intuito de evitar que outras pessoas experimentem o mesmo dissabor pelo qual passei.

    Fiz um vôo Orlando/Miami/RJ (AA 1873/ AA 905)no dia 07/08/2012, cujo horário seria: partida de Orlando às 20:40, chegada em Miami às 21:20, partida de Miami às 23:20 e chegada ao RJ às 9h do dia 08/08. Viajei com mais um adulto e 2 crianças (11 e 4 anos de idade).

    No check in em Orlando, apesar de saber do atraso que ocorreria no vôo de Miami, a funcionária nada avisou. Com 20 minutos de atraso, decolamos em Orlando e chegamos a Miami na expectativa de embarque imediato para o Rio de Janeiro. Ao checar meu e-mail descobri que o voo tinha sido adiado para 7h da manhã do dia seguinte, ou seja, faríamos um vôo diurno com crianças, coisa que objetivamente queríamos evitar (daí a nossa opção pelo vôo noturno). Quando fomos clamar por uma acomodação para passar a noite, redirecionaram-nos para diversos balcões errados no aeroporto, todos os funcionários nos tratando com extremada grosseria. Só conseguimos descobrir o balcão correto através dos painéis do aeroporto.

    Fomos acomodados num hotel depois de 23h, sem qualquer opção de refeição nas proximidades.

    No dia seguinte saímos cedo para ir para o aeroporto e o vôo que havia sido remarcado para 7h não saiu antes de 7:40 da manhã.

    No avião não havia qualquer luz disponível na cabine da classe econômica, tampouco se poderia abrir janelas para iluminar uma eventual opção de leitura, pois alguns passageiros queriam dormir. Voamos por 6h na total escuridão, com 2 crianças acordadas e entediadas. Não havia monitores de TV individuais e o único filme exibido nos obsoletos monitores não apresentava legendas. Não houve oferta de fones de ouvido. Não havia música disponível ou opções impressas de entretenimento para crianças. Dos 4 banheiros da classe econômica, um não tinha maçaneta em seu interior e foi interditado. Durante o vôo, famintos por não haver jantado na véspera, não havia qualquer opção de alimentação além de um escasso café da manhã servido logo no início do voo. O almoço foi oferecido após 15 horas. Minha filha, que dormia enquanto o café da manhã foi servido, teve sua bandeja intacta recolhida pelo único comissário de bordo solícito em toda a aeronave, que gentilmente se ofereceu para reaquecê-la quando a criança acordasse. Quando fui solicitar o café (depois que a filha acordou), descobri que outros comissários haviam comido seu sanduíche e que não haveria outro disponível para ela. Aguardamos até 15 horas. Cada água ou suco solicitado durante o vôo era fornecido com rispidez, como se nós passageiros estivéssemos incomodando os comissários.

    A American Airlines não tem disponível refeição infantil. A passageira ao nosso lado solicitou refeição vegetariana antes do check in e foi solenemente ignorada, motivo pelo qual não se alimentou durante o vôo. O sanduiche oferecido no café da manhã da ida foi intragável, completamente ressecado.

    Mandei um e-mail relatando todo o acontecido à American Airlines e veio de volta um outro oferecendo milhas de bônus. Não houve qualquer justificativa pelos lapsos sucessivos durante os serviços prestados.

    Fica a dica: se forem viajar com crianças, CONSIDEREM A POSSIBILIDADE de um voo noturno ocorrer durante o dia e LEVEM SUAS OPÇÕES DE ENTRETENIMENTO. Levem refeições, fones de ouvido e opções de entretenimento, não contem com a boa vontade ou solicitude dos comissários, atentem para a possibilidade de longos atrasos e, se puderem, EVITEM A AMERICAN AIRLINES!!!

  • luiz antonio

    Meu filho fez uma viagem de Miami x Brasilia, destino final Campo Grande-MS pela Tam!

    Chegando em Brasília sua ÚNICA BAGAGEM uma mala não veio, como minha filha reside em Miami informou-nos que a bagagem foi encaminhada para Brasília no outro dia e que seria entregue em nossa residência pela TAM!

    Aí começou o DRAMA, você simplesmente não consegue falar com American Airlines em Brasília!

    A TAM informava que realmente ela tinha sido encaminhada de volta para o Brasil, mas o SISTEMA NÃO CONSEGUIA LOCALIZAR!!

    Até o momento não conseguimos falar com a AA e a TAM depende do sistema!

    A mala? Só Deus sabe onde está!

  • luiz antonio

    Onde está a mala de Thiago Augusto Cardoso Cunha vindo de Miami para Brasília, destino final Campo Grande pela TAM?

    É impressionante que numa época de rapidez nas informações, uma mala extraviada nos remete para o início do século XV!

  • Patricia

    Eu vou viajar agora em setembro Maceió/BSB/Miami/Los Angeles e fiquei realmente preocupada! ja tenho medo de avião, e com esses comentários, estão me assustando!

  • Kelen

    Alguma notícia sobre a greve dos pilotos da AA esta semana?? Será que avança nos próximos dias? Tenho viagem marcada dia 08/10.

  • Marcio A.

    Fui dia 15 e voltei dia 28 de gru para miami, fiquei 3 horas e meia parado dentro do aviao em sp e 4hs no EUA. Primeiro foi um "problema no cinto do piloto", na volta foi uma peça que encontraram dentro do aviao e nao sabiam o que era. Pessimo atendimento, em SP nem agua deram. Voo de orlando para miami tb nao serviram nada, nem agua, num aviao antigo e sujo, ate parecia que tinha pego fogo na asa. Varios passageiros reclamando de voos cancelados, atrasos, demora e vários outros problemas… A Gol e Tam tem muito para ensinar para eles… Para quem tem voo com eles, boa sorte, espero que tenham mais sorte… Eu nunca mais vou com eles, prefiro pagar um pouco mais…

  • Kelen

    Obrigada Marcio pelas informações. Já estou preparada para situações desagradáveis. Infelizmente escolhi a pior opção de cia aérea para ir aos EUA (não sabia de todos os problemas), e agora é tarde para mudar. Vi que os vôos estão voltando a normalidade esta semana (menos cancelamentos), mas não espero nada de muito positivo no atendimento. Seja o que Deus quiser…. Alguém mais com informações?

  • Larissa

    Viajei pela AA do dia 03 de outubro e cheguei hoje cedinho. Confesso que após ler os depoimentos aqui deixados e de outros sites, viajei com muito medo, pois até então só tinha experiência com a taca. Meu voo no dia 03/10 estava previsto para 10:30, mas por problemas técnicos houve atraso de 2 horas (o que me deu mais medo ainda). O voo saiu direto de Brasília com destino a Miami (conexão) e destino final Orlando, devido o atraso perdemos a conexão mas ao nos dirigirmos ao balcão da AA imediatamente nos colocaram no próximo voo e nos deram um voucher de 12 dólares por pessoa. A comida na vinda estava muito boa, isso pq não como em avião, devido passar muito mal, mas dessa vez estava tudo ótimo, inclusive tirei fotos. Na ida um almoço, mais tarde um lanche delicioso e antes de pousar bebidas a vontade, inclusive vinho.

    Ontem na volta também estava tudo ótimo, tivemos atraso por parte da TAM na conexão Manaus – Brasília, mas chegamos bem. Os comissários muito educados, o pessoal do check in. Minha experiência foi ótima e todos os anos quando eu for viajar, com certeza vou escolher a AA.

    Ahh, na volta não lacrei as malas com aquele plástico e chegaram todas intactas e sem faltar nada. Inclusive uma delas passou por inspeção e deixaram um papel oficial relatando que a mesma havia sido inspecionada.

    RECOMENDO A AMERICAN AIRLINES!!!!

  • Kelen

    Larissa, também viajei com super receio da AA, devido aos depoimentos. Talvez isso tenha ajudado na minha expectativa negativa. Os vôos foram tranquilos, atendimento normal, comida decente (não tanto como Air France, KLM ou Turkish, cias que já voei, mas boa), vinho e cerveja à vontade na econômica e bom entertenimento à bordo. No vôo de volta, minha conexão de San Francisco a Dallas atrasou mais de duas horas. Como eu tinha vôo de Dallas para São Paulo, com duas horas entre chegada e partida, fiquei com medo de perdê-lo e procurei outro vôo que partia antes para Dallas, já nas salas de embarque e consegui uma vaga na hora (porque havia dispinibilidade, que logo se esgotou devido ao atraso de meu vôo). O funcionário da AA prontamente localizou minha mala e colocou no mesmo vôo, para que eu não ficasse com a mala perdida no vôo que estava atrasado. fiquei aliviada de ter conseguido trocar de vôo, agradeci pelo atendimento e gentileza do funcionário e ele disse: This is AA. rsrs. Resolvi plastificar minha mala, pois estava muito lotada (era pequena) e fiquei com medo de estourar o ziper. No próprio aeroporto de San Francisco abriram um dos fechos para fiscalização (o menor) e inseriram o aviso que a mala tinha sido vistoriada. Tranquilo. O plástico foi colocado de volta e preso com fita plástica. Quebraram o cadeado que eu tinha, mas era pequeno e não era TSA. O bolso principal da mala eles não mexeram e deixaram os cadeados intactos (nenhum era TSA). Foi a primeira vez que viajei aos EUA e primeira vez com a AA. Gostei, iria de novo, caso o preço compensasse… Vai sempre de sorte. Já vi várias reclamações da Air France, do atendimento, etc. Mas eu gosto do serviço deles. Emfim, é tudo muito pessoal, e em função da experiência de cada um. O que é bom para um, nem sempre é para outro. E ninguém está livre de passar por situações desagradáveis nas viagens. O importante é tentar manter a calma e tentar resolver da melhor forma possível. Boa sorte a todos!

  • Sandra

    Você teve MUITA sorte Larissa! Ultimamente o maior índice de reclamações é em relação a AA. Eles perderam minha mala por 5 dias e quando chegou estava com 4 quilos a menos e claro, faltando diversos objetos, os melhores da mala. A mala pequena colocamos dentro da grande que se extraviou, ela chegou com o zíper quebrado no local de colocar o cadeado. Já estamos tomando providências e pretendemos nunca mais voar AA. Como disse, joga na Megasena que você ganha! Tamanha a sorte que a acompanhou… PS: O pior está acontecendo agora, com um prejuízo de mais de 1000 USD, estamos correndo atrás deles que sequer enviaram o formulário para preenchimento das perdas. Amanhã irei ao aeroporto falar pessoalmente,mas sei que terei que aturar muita ironia e descaso… Uma vergonha. Pensam que somos pessoas de segunda classe por sermos de um país com menos aspirações.

  • Nina

    Moro na Itália, fazem dois dias que fiz uma reserva para ir ao Brasil pela AA…pois a passagem ta bem mais barata…metade do preço…mais depois d ler esses relatos aqui….estou muito pensativa se vou mesmo por essa companhia…sempre uso a TAM e n tenho do que reclamar

  • Rodrigo

    Gente viajei pra NY e depois MIA voltando para o RJ de Orlando.
    Vou resumir o serviço da AA pra vocês: http://www.youtube.com/watch?v=Nno9Dd2GR88
    Vejam o vídeo no youtube.

  • Gustavo

    Fiz o voo GiG/JFK de tam no 767 foi horrendo, comida ruim banheiro fechado causando enorme transtorno e filas para utilização do mesmo, comissários mal educados e com notória má vontade em anteder o passageiro. Já a volta JFK/GRU foi excelente, refeição excelente o 777/300 é sensacional, comissários de bordo padrão americano falam pouco e são super organizados e eficientes.. Houve um pequeno atraso devido a uma carga que estava sendo colocada ano avião tudo explicado pelo piloto, e ainda houve um pedido de desculpas em nome da AA quando aterrissamos em Guarulhos. Fora isso só alegria. Quando eu for de novo com certeza minha primeira opção será American Airlines.

  • Carol Palonbino

    Gente estou com uma dúvida. Comprei uma passagem para Miami voando pela American Airlines pelo site do Submarino e gostaria de saber se eu consigo localizar essa passagem no site da AA. Não consigo localizar por nenhum dos dados contidos no bilhete eletrônico. Se sim, como faço? Obrigada!

    • Adson Silva

      Carol, o código localizador que a submarino te deu mostra a reserva que você no submarino. Pra você localizar a passagem no site da AA você precisa ou entrar no site da submarino e ai com o código da reserva visualizar lá o código localizador do voo, ou então entrar em contato com a AA Brasil e fornecer o código que a submarino te deu e então eles te dirão o código localizador do voo. Isso aconteceu comigo esses dias quando comprei minha passagem para Paris pela CVC e não encontrava a reserva no site da AirEuropa.

      Abraços

  • JR

    Viajei pela AA para NY. Avião que sai de Recife é muito velho e pequeno. O mesmo da GOL para voos domésticos. O atendimento é péssimo. Pedi água três vezes e não me atenderam. Primeiro disseram que só serviriam no serviço padrão, mas vi dois americanos recebendo suas águas normalmente. Solicitei novamente, e a aeromoça disse de forma ríspida que tinha três pedidos na minha frente. Na terceira vez apertei o botão de solicitação de atendimento e não vieram. Nessa hora me levantei e fui até o fundo do avião para tomar minha água. A tripulação trata os brasileiros como LIXO. Não recomendo.

  • Rodolpho

    O unico problema que vejo na AA é que eles deveriam disponibilizar comissários que falem o idioma da rota. Já voei para MIA de GRU e os comissários só falavam inglês.