Como é voar no novo Boeing 777-300 da American Airlines

Redação 27 · maio · 2014

A fusão entre a American Airlines e a US Airways está dando origem à New American, a maior companhia aérea do mundo. Para marcar o nascimento da companhia, foi criada uma nova identidade visual e a empresa promete um novo padrão de serviços. O símbolo maior desta nova fase é o novo Boeing 777-300ER e foi nesta aeronave que nosso leitor Álisson Juliani embarcou de São Paulo a Nova York. Será que a American está mesmo se renovando ou tudo não passa de uma jogada de marketing para aproveitar a fusão e melhorar a imagem da companhia? Confira a opinião do leitor nesta excelente avaliação! 

Desde 2012, viajo com um grupo para participarmos de um evento realizado por alunos de Harvard em Boston. Para o primeiro ano, a Delta foi a escolhida para operar esse mesmo trecho, mas no ano passado, assim como nesse ano, voamos para Nova York pela American Airlines, mais precisamente no voo AA950. Entretanto, a novidade do 777-300ER da empresa, marco do que seria a “Nova American”, fez a última dessas viagens ainda mais especial. 

avaliacao-american-airlines-novo-777

Quando entramos na aeronave e tomamos nossos assentos, muitos me agradeceram por ter pedido ao agente de viagens para que voássemos naquele equipamento, já que faríamos o maçante voo BSBxMIA, também pela American.

Avaliacao-american-airlines

Compra

Não utilizei dessa vez o site da empresa para mais que acompanhar a reserva, mas já utilizei para outras viagens e ele sempre atendeu muito bem às minhas necessidades. A compra e emissão dos bilhetes desse voo foram todos feitos por agente de viagens.

Check-in e embarque

Meu voo de Brasília a Guarulhos teve um atraso grande na chegada, por conta do clima e de falta de autorização para pousarmos, então acabamos ficando por mais de uma hora dando voltas no ar até que finalmente pousamos. Perdendo muito tempo com isso, então o pouco tempo restante em São Paulo foi dedicado a correr para os balcões da American para finalizarmos os procedimentos para embarcar.

Lá nos foi perguntado sobre aquelas coisas de sempre quando o destino são os Estados Unidos, a respeito de quem preparou as malas e etc. Não precisamos retirar bagagens, elas foram transferidas da TAM diretamente à AA, apenas recebemos novos cartões de embarque.

O embarque aconteceu pouco depois, com o uso dos comuns ônibus de GRU. As prioridades foram respeitadas e, apesar de confuso, ocorreu tudo bem e sem mais problemas no embarque.

Avião

Assim que entrei no avião notei um clima perfeito para uma viagem de dez horas. O novo interior, mais moderno e com cara e cheiro de novo me impressionaram. A limpeza era impecável. A configuração 3-4-3 com certeza é uma melhora em relação aos antigos 777-200 cuja configuração é de 2-5-2.

1546156_10151980230146078_772722110_n

IMG_7688Os assentos são bem mais confortáveis, apesar de ainda estreitos. O espaço entre as poltronas é bem agradável e meus joelhos (tenho 1,80 m) não chegaram nem perto de encostar no banco da frente.

O reclino é daqueles que muda inclusive o assento e não apenas o encosto, o que torna a viagem mais confortável, assim como os encostos ajustáveis para a cabeça, que ajudam na hora de dormir (não que eu tenha conseguido, mas não culpo o avião). A mesinha podia ser aberta pela metade, para apoiar copos sem tirar muito do seu espaço.

Serviço
Um dos pontos fracos da American pra mim sempre foi a má seleção de comissários. Ao meu ver, quando escalados para voos mais importantes, como esse, eles acabam perdendo a humildade e esquecendo que a passagem paga pelo cliente também paga os seus salários, o que não acontece em voos menores, como o entupido e estressante voo de Brasília, no qual os comissários aparentam ser bem mais simpáticos.

Mas enfim, voltando ao AA950: o comissário responsável pelas refeições do meu lado do corredor era simplesmente deplorável. Extremamente mal educado e rude, chegou a dizer a uma das pessoas que viajava comigo, enquanto tomávamos nossos lugares, que a cara deveria estar baixa e o traseiro no assento. Foi, para mim, a prova de que a “Nova American” se resume a alguns aviões novos e pinturas mais modernas.

A outra comissária, que procuramos para reclamar do tal senhor mal educado, entretanto, era mais que gentil, nos oferecendo ajuda e trazendo, finalmente, a água que pedimos e que foi recusada pelo outro funcionário. À outra pessoa foi pedido um fone de ouvido, já que o recebido não funcionava, e a resposta foi que não havia mais, mas encontramos na galley mais tarde uma cesta cheia deles.

Refeições

As refeições servidas foram outra evidência da minha posição a respeito do que a American está construindo. Não vi melhora alguma do que foi servido em qualquer outro voo da AA que já voei. Para o jantar, escolhi o frango, que era servido com um molho um pouco doce demais, acompanhado de cenouras em diferentes estágios de cozimento (desmanchando ou crocantes) e arroz branco.

IMG_8096

 

Também vinha uma garrafa pequena de água, que cumpriu sua função de matar a sede do meio da noite, um pãozinho de anteontem, dois biscoitos, um pedaço de queijo processado, um brownie e uma salada de alface com cenoura e queijo. Foram servidas muitas opções de bebidas, incluindo refrigerantes, sucos, vinhos e água. Café e chá foram servidos depois.

Já o café da manhã foi outro problema. Infelizmente não lembrei de tirar fotos, na ansiedade de chegar logo, mas consistia no de sempre: um pãozinho com creme, cinco ou seis pedaços de frutas (a melancia estava a um passo de apodrecer) e suco de laranja de caixinha. Foram servidos ainda café, chá, sucos e água.

Entretenimento

IMG_7690Agora vem a maravilha desses novos aviões da American. O entretenimento on-demand, por si só, já faz valer a pena insistir nesse equipamento especialmente para quem, assim como eu, não dorme durante o voo.

Havia uma vasta seleção de filmes, alguns muito novos, séries, documentários e jogos multijogador, para interagir com outros passageiros. Não tenho certeza se todos tinham a opção do português, mas a vi em vários programas. Até chat entre os assentos existia.

A tela tinha um tamanho agradável e qualidade excelente. Além disso, era possível conectar o iPhone ou iPod à porta USB e assistir ao conteúdo trazido de casa. Havia também tomadas em cada assento, uma maravilha para recarregar ferramentas como o computador. Foram distribuídos fones de ouvido para todos os passageiros, mas a qualidade era péssima.

IMG_7689

Chegada

Chegamos antes do horário e precisamos esperar no avião para que a imigração do JFK abrisse. O comandante foi legal o suficiente para nos avisar que um voo do Japão havia acabado de chegar e que por isso seria prudente que andássemos rápido, para evitar filas. Assim que passamos pelos balcões, nossas malas já se encontravam no chão, fora das esteiras, nos esperando.

Avaliacao-american-airlines-777

Conclusão

Ter voado no mesmo voo operado com aeronaves mais antigas antes de experimentar a sensação de voar com o novo 777 com certeza me ajudou a fazer uma avaliação justa sobre o que realmente mudou nessa que seria a nova American. O fato é que ela oferece ao passageiro de classe econômica o que todas as americanas oferecem, ou seja, muito pouco. Entretanto, esse novo voo com certeza é um avanço em relação à frota desgastada e antiga da empresa. O entretenimento, que eu considero como ponto crucial e principal de um voo, é excepcional e faz valer a pena esforçar-se para voar nos 777-300ER. Entretanto, a propaganda de que a empresa está se remodelando, pelo menos nessa experiência, se resumiu a uma mudança de equipamento, já que as refeições e o serviço oferecidos ainda tinham qualidade muito baixa. Sem dúvidas, quero sempre que possível encaixar esse voo nos meus itinerários para os Estados Unidos, apesar do problema que é passar por GRU.

Agradecemos ao Álisson por essa brilhante avaliação, que certamente estava sendo aguardada por muitos leitores, curiosos com essa nova fase da American Airlines! E você? Já o que achou do novo 777 da companhia? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Quer conferir mais de 130 avaliações da companhia? Acesse a página de avaliações da American Airlines no nosso Guia de Companhias Aéreas!

Publicado por

Redação

redacao

  • EROS ALEXANDRE

    Álisson,
    Grande descrição. Só nos resta saber quando que a AA vai tira os velhos 757-200 da rota BSB-MIA e substituir por algum avião mais novo, pelo menos. Esta 'VAN' voadora já deveria estar aposentada a muito tempo.

    • Álisson Juliani

      Eros, não poderia concordar mais! Costumo acompanhar a ocupação dos vôos que saem de BSB e percebo sempre que ela é boa nos vôos da AA que saem daqui. Mesmo assim, eles insistem em oferecer um serviço péssimo, num avião que é claramente desconfortável para uma rota tão longa, além de não oferecer entretenimento, algo crucial. Os tempos de “ônibus voador” já deveriam ter chegado ao fim.

      • Gilmara

        Que isso!
        Isso é uma ofensa aos ônibus, que são muito mais confortáveis que muito avião internacional. KKKKKK seria ótimo viajar em ônibus voadores…..

        • Vitor

          Rsrsrs, devo concordar

    • Bruno

      Realmente, mandam um B767 até para POA e CWB, aquele voo "triangular" e para BSB mandam essa sucata…

      • re178

        A maioria dos 767 que voam para CWB e POA foram fabricados em 1987/1988, os 757 pelo menos são de 2000/2001, a maioria.

      • Rodrigo Oliveira

        Quem anda nesses 767 de POA a Miami diz que eles são uma porcaria. Até o prefeito de Porto Alegre já se queixou publicamente: http://goo.gl/p3au6T

  • Alexandre Guasca

    Eu voei com eles mês passado, Rio-Orlando, e achei o voo, atendimento, comida, etc. bem BONS.

    Não tenho nada a reclamar.

    Houve mudança no horário dos voos de ida e devido a isso ficou muito curto o tempo de conexao. Liguei para o atendimento (atenderam rápido) e arrumaram os voo de pronto.

    Vi foi brasileiras mal educadas exigindo que as comissárias as ajudassem a colocar as malas no compartimento superior.

    Achei bem educados os comissários de todos os voos, aliás, nunca os considerei como escravos, portanto acho que eles devem simplesmente fazer seu trabalho, e não ficar bajulando gente pobre que viaja na classe econômica e não tem educação.

    Voaria com qq cia que tiver preço bom!! O resto pra mim é frescura.

    • Mari

      Hahahha olha, devia ter uma regra: só leve de bagagem de mão o que vc conseguir levantar… aliás, até tem essa regra, 5kg se não me engano, mas ninguém respeita.

      • João Rodolfo Bosak

        Mas a regra é exatamente essa: bagagem de mão (até 5Kg em voos nacionais e até 8 Kg em voo internacionais) é aquela que você mesmo pode e deve carregar. Se não consegue, deve ser despachada.
        Já vi muita gente "quebrando a cara" solicitando ajuda a comissários e agentes de aeroporto e os funcionários recomendando que o passageiro despachasse a bagagem, caso não conseguisse levá-la.

    • Fabio

      Eu me pergunto qual o referencial que alguém pode ter para achar o serviço da AA ou de qualquer outra cia americana bom.

      Todas são ruins, quando comparadas às europeias e péssimas quando comparadas às asiáticas.

      • EDUARDOPGALVAO

        Opiniões, opiniões.. já viajei várias vezes por europeias e asiáticas, não achei grandes coisas também não…

        • Fabio

          É, mas parece que a opinão não é apenas minha. É de todo o Skytrax.

          • Henry

            E vcs ainda acreditam em pesquisa de Skytrax, Ibope ou o que quer que seja ???

      • Chico

        Pode ser verdade, porem eu viajo só com companias americanas pela seguinte razão: O piloto é americano, os melhores do mundo.

    • Henry

      Eu concordo com o Alexandre… Acho os 767-200 muito bons… não tem entretenimento à bordo.. mas isto vc pode suprir levando o seu próprio entretenimento.. para isso existem tablet´s, smartphone, etc…
      O 767-200 é um dos aviões mais seguros do mundo… as poltronas não são apertadas…
      O atendimento dos comissários é gentil, o que não evita que algum deles seja mal educados ou esteja num mal dia…isto ocorre em qq Cia. aérea..
      Voo sempre pela AA.. acho uma Cia. bem estruturada e que é muito transparente na relação com o consumidor….
      Assim como tb acho muito boa a Delta…
      Vcs devem estar atentos a estas Cias. asiáticas/oriente médio… podem oferecer serviços melhores, porque a maioria delas está ali para lavar dinheiro……
      Depois que elas quebrarem as Cias. americanas/européias, vcs verão a verdadeira face delas…

      • sabbathbh

        Lavar dinheiro ? Como assim ? Nos ilumine por favor…

      • Vitor

        Lavar dinheiro acho que já é um pouco demais. O caso é que a maioria dessas companhias são estatais de paises autoritários que tão mais preocupados com a imagem do pais no exterior do que em resolver os muitos problemas que eles tem. Ai fica nessa de excelentes aviões pra turistas enquanto o povo é oprimido (isso quando não passa fome mesmo).

    • Hermes

      Bom.. Já voei na AA e detestei o serviço, e sou bem sensato com relação a essa coisa que você disse que tem aquele monte de gente podbre que se acha, mas essa não é uma opnião minha somente, a maioria das pessoas que conheço tem a mesma. Claro, respeito muito sua opnião, até porque em geral a AA tem o serviço ruim, mas isso não quer dizer que ninguém possa pegar um voo em que o serviço tenha excelência. Claro que não são 100% dos voos péssimos… mas a maioria.

      Dos voos que eu peguei com eles tinham comissários até com a gravata "frouxa", comissárias descabeladas, porém, não mau educadas, mas simplemente fazendo o serviço… diria que, sem demontrar entusiasmo em seu trabalho! Assim como já peguei voos com uns maus educados, e infelizmente, parece que a AA tem mais mau educados que bem educados, como a maioria das pessoas também acham.

      Agora somente vou para EUA com United, que apesar de não ser milhões de vezes melhor, em sua maioria, é muito melhor que a AA. E para o pessoal de BSB, digo que não acredito em uma alteração nas aeronaves da rota tão cedo. O que me parece é que a America Latina, fica em último plano na AA.

      • United e AA pertencem à mesma companhia…

        • Alexandre

          Beatriz, a fusão é entre a US Airways e a AA – a United é outra cia…

  • Roberto Pinheiro

    Será que a rota Gru X Lax também esta com essa nova aeronave? Vou mês que vem pra la e é um voo longo, são mais de 12 hs. Alguém que fez a rota Gru x Lax em voo direto pela AA pode reportar?

    • Alex Freitas

      Não, ainda são nos velhos 777-200

      • Roberto Pinheiro

        rsrsrsrsrsrsrsrs

      • João

        Pelo menos tem tela individual? Vou voar em julho.

        • andrea

          Viajei em em abril nessa rota em um 777-200. Tem tela individual sim, mas não chega nem perto da qualidade e quantidade dos produtos (e do aparelho) oferecidos no 777-300, que utilizei voltando de Dallas. Também achei que o novo avião é um tiquinho mais espaçoso.

          • Luis

            Fui e voltei na rota GRU-LAX pela AA, infelizmente ainda é o o antigo 777, configurado em 2-5-2. As telas são individuais, mas sem opção de iniciar um filme na hora em que quiser e sem nenhuma entrada ou carregador USB. Quanto ao atendimento, está no padrão AA, ou seja, melhor levar uma garrafa de água para não passar sede e algo para comer. Não espere bom dia nem atenção.

    • pelo que vi no site.. esses voos estão previstos com as novas aeronaves (viajo em outubro com duas crianças, por isso a minha escolha.. pois é um vôo direto!)

      • Mari

        GRU-LAX: a melhor opção é a Korean…

    • Reinaldo

      Fui mês passado!! só por Deus… Sucatão Bus, luzes ascendendo sozinho, controle não funcionam , caos …

  • Edimilson

    Fiz esse mesmo voo em fevereiro e não tenho nada a reclamar.

  • Gustavo

    Viajei para Miami no voo "direto" Porto Alegre-Miami no primeiro dia desta rota, achei que por ser um dia especial teria alguma surpresa! E teve várias, o avião só tinha a pintura nova, o resto era um caos, velho e com um cheiro horrivel de banheiro, o bagageiro estava torto! O tratamento a bordo por parte da equipe até que não foi dos piores, mas a comida…a comida era mais parecia uma lavagem para porco não dava para identificar o que era!
    AA nunca mais! Uma semana antes havia viajado com a Delta para Atlanta e foi excelente o voo!

  • titobosco

    As vezes compensa mais ir pela DELTA do que pela AA mesmo se a diferença de preço for digamos "consideravel".

  • Danielle

    Pessoal.
    Será que a rota CWB-MIA vai ter alterações também?? Alguém que fez esse voo recentemente pode confirmar?? Acredito que se mudarem pelo menos o interior do avião com telas individuais já é 50%!!! O que não dá é ficar 10h (fora os atrasos recorrentes) em um avião sem tela individual!!!
    AMERICAN AIRLINES, troquem pelo menos o interior dos aviões CWB-POA-MIA!!!!

  • Viemos d MIA-BSB em Abril. Boeing 757-200 ridículo e atendimento e comida idem. N indico AA a ngm.

    • EDUARDOPGALVAO

      Qto a comida, ok. Mas, quanto a atendimento, sinceramente, nunca liguei para isto.
      Vou sempre pelo preço.

  • Daniel

    Parabéns pela avaliação. Neste ano voei 2x na AA para JFK e MIA e ainda acho que cias americanas são o último recurso para ir para os EUA.
    Voei no 777-200 sucatão com entretenimento naquela tela ridícula e serviço péssimo. Não sei como os americanos aceitam esse nível de serviço da AA. Já voei Delta há muito tempo atrás e era meia boca e nunca voei United, mas suponho que não seja muito diferente.

  • Nunca gostei da American..tive melhores viagens até pela Aerolíneas Argentinas…kkk

  • EDSON BRIGAGÃO

    A American Airlines precisa realmente melhorar. Ano passado viajei no vôo GRU – Dallas num 767 lastimável. Na volta, o vôo LA – Dallas estava atrasado 8 horas, o que me faria perder o vôo para o Brasil. Depois de alguma briga, fui realocado num vôo da LAN para Lima 7 horas mais tarde. Dessa vez um 767 impecável. Apesar do atraso, foi melhor do que viajar na lata velha da AA. E concordo com a citação sobre o vôo BSB-MIA. Esse 757 é péssimo mesmo. Mas ainda prefiro do que ter que ir a Guarulhos e aumentar essa tortura em pelo menos 5 horas.

    • Pedro

      Também concordo plenamente com você Edson. So lembrando que a rota GRU-Dallas e operada atualmente por esses novos boeings 777-300ER. Também concordo que a rota BSB-MIA no 757 e uma tortura na econômica, mas na executiva a minha experiência foi excelente, acho que eles deveriam reformar o interior na econômica. Também nao vejo necessidade de uma aeronave maior nesse rota somente de um conforto abordo maior.

  • Voei com esta aeronave mais JFK-GRU em janeiro com um 777-300ER igual a esse e posso falar que mudou bastante, mais o serviço continua o mesmo (comida em si mesmo padrão da Tam, aeromoças piores que Tam. Nao se comparam com Emirates e Singapore). Ainda prefiro aeronave moderna ao invés de serviço.

  • Ale Ernst

    Recentemente voei para Orlando com a united e deixou um pouco desejar em relação à TAM. A diferença acho que é a mesma: comissários mal educados, que não falam português e uma comida horrível. O voo da Tam em compensação foi perfeito!

  • ANDRE

    A ultima viagem que fiz pela AA foi em 2009 e depois disso nao viajo nem de graca. Péssimo em todos os aspectos. Até na classe executiva (fui uma vez) tb muito mais ou menos. ou seja AA NUNCA MAIS

    • Bruno

      Cara, nao trabalho na AA nem nada, mas a executiva deles nesse avião está sensacional (claro, as asiaticas são melhores, mas para o padrao brasileiro/americano e até europeu a AA ta oferecendo um bom produto nessa classe), apesar de concordar que o atendimento não é aquele primor

  • karina

    O voo de curitiba-miami é com aviáo muuuito velho, cheirando mofo, sem entreterimento algum! Tem uma tv tubo no meio do aviao que fica desligada! As poltronas bem apertadas…O retorno é o mesmo aviao lixo!
    Fuja deste voo curitiba-miami!!! Péssimo!
    isto mostra o total desrespeito que a AA tem com os brasileiros!!!

  • Samuel

    A configuração 3-4-3 pode ter melhor disposição dos assentos que a 2-5-2 mas se você somar a nova configuração coloca 10 assentos onde antes eram 9 por fileira , e com certeza é bem pior pois a largura do assento diminui de 18 para 17 polegadas e o corredor também mais estreito passando uma sensação de aperto! A airbus está numa campanha internacional grande para manter vôos de longa distância com assentos de no mínimo 18 polegadas e ela não vai fabricar assentos mais estreitos , diferentemente da boeing que já colocou nos 777 e 787 os assentos de 17 polegadas para poder adicional uma linha de assentos a mais . O conforto diminuiu muito nesses novos aviões.

    • Bem pensado!!

    • Pedro

      Assiste-lhe inteira razão. A configuração 3-4-3 tornou os novos 777 mais apertados e desconfortáveis, principalmente quando a viagem é feita por casal. Prefiro a configuração 2-5-2 dos 777 mais antigos.

  • felipe

    Não voo AA nunca, é igual a TAM, te tratam mto mal e discordo com esta configuração 3-4-3 que é bem pior do que a 2-5-2 simplesmente pq a ultima tinha 9 assentos na fileira e a outra 10, ou seja, pior para os passageiros melhor para a companhia que faz mais uma vez a sardinha na econômica. Viajei de AA algumas veses e os comissários sao arrogantes e se acham melhores que os brasileiros.. uma pena.

  • jorge moraes

    Anote o nome do comissário rude e incompetente e denuncie à empresa. É o único meio do infeliz tratar os pax com respeito.

  • Rafael Moraes

    Vou em agosto de GRU-LAX, na passagem, consta que a aeronave é um 777 só não diz o final, mas pela configuração que mostra dos assentos na hora da marcação é um 3-4-3, como nos novos 777-300ER.
    Esperamos para ver.

    Um abraço e boa viagem a todos!!!

    • Pega o número do voo e coloca no google, ja no primeiro resultado vai ter um com link do flightaware. Clica la que você vai saber a aeronave

  • Frederico Alves

    Em novembro do ano passado eu também viajei no 777-300ER, no mesmo voo. Realmente o fato da aeronave ser nova, muito estável (nem senti quando ele começou a taxiar na pista e tremer pouco no ar), pouco tempo de uso e o moderno sistema de entretenimento são bem agradáveis e pontos que concordo com a avaliação, mas somente isso. A poltrona é muito desconfortável para quem vai fazer uma viagem de quase 10 horas, muito apertada, praticamente impossível de se conseguir dormir. O serviço de bordo, bem como a tripulação também não agradam lá essas coisas. Viajei na econômica, mas achei a classe executiva muito apertada para quem paga o preço cobrado pela cia aérea. A executiva da TAM e de outras cias áreas que já vi são bem melhores, bem como as poltronas dos A330 da TAM e da TAP. Em termos de conforto, o voo da volta, apesar de ter sido num antigo 777-200/300, voo AA919, e de configuração 2 5 2 (se não estiver enganado), a poltrona era bem mais confortável e inclusive o serviço de bordo foi bem melhor tanto em termos de variedade e de sabor.

  • jorge moraes

    “Chegamos antes do horário e precisamos esperar no avião para que a imigração do JFK abrisse.” Como assim? A imigração no JFK não trabalha 24hs? Depois falam do Brasil.

    • maria

      o voo costuma chegar as5.45am emNY, ea imigraçao só abre as 6h, isso é praxe e normal

      • Verdade Maria! o voo sempre chega cedo, e sempre chega o voo do Japão também, o que deixa a fila gigante!

  • Ana

    Excelente relato Álisson, já voei algumas vezes com a American e acho que dei sorte, pois os comissários eram bem gentis. Agora acredito que todos os passageiros que não ficaram satisfeitos devam fazer reclamação para a empresa, quem sabe assim melhoram, porque servir comida quase estragada é demais.

  • Guilherme

    Voei GIG – HOUSTON com United e achei Xarope!
    Muito bom… Apesar de ser o 767, mas o atendimento e entretenimento super bom.
    Voo saiu no horario previsto.
    Nada a reclamar, ao contrario, somente elogios para a United/Continental.

  • Voei nesse mesmo vôo julho do ano passado, com o B77-300 também e tive a MESMA impressão – avião novo, atendimento antigo… ehhh povinho fraco, parecem que estão ali obrigados a trabalhar como se não houvesse mais nenhuma opção de emprego na Terra!!
    Optei por pagar uns dólares a mais e ir naqueles assentos mais confortáveis da cabine "premium" (se é que pode ser chamada assim), vale a pena pros mais altos (eu tenho 1,80 e mais da metade disso é só de perna hahaha) mas fiquei indignada com o nível de educação com algumas pessoas que simplesmente esperaram as luzes desligarem para sorrateiramente entrarem na cabine e dormirem nas poltronas que estavam vazias… e ainda reclamam que o problema do Brasil são os políticos, SEM COMENTARIOS
    Mas enfim, valeu só pela aeronave porque AA de novo, só se compensar muuuuito, até as comissárias da TAP conseguem ser melhores!!! Isso fora as 3 malas quebradas e mais uma vez o péssimo atendimento no superold 777-200 teco teco na volta… não, obrigada

    • Erika, se você tá falando assim é porque ainda não viajou de Delta e nem United… Pra mim AA é a melhor companhia dos EUA em disparado saindo do Brasil… Da última vez que viajei de Executiva na United, não deixaram minha mala passar 500g do limite. Na AA já até acostumei, se passar, 2..3 kg eles não se importam – e sem contar o atendimento do checkin da AA supera em muito a simpatia do pessoal da United e Delta…

      • Erika Veroneze

        Sério?!? Eu realmente nunca viajei pela Delta nem pela United, mas fico indignada em saber que eles se empenham tanto em tornar o atendimento tão ruim, afinal os americanos não são o “símbolo de cortesia mundial”? hahahahahahaha
        Mas enfim, fico imaginando como deve ser viajar na rota BSB-MIA por hoooras em um avião sem entretenimento e chacoalhando… na minha santa ignorância (grande e ingênua) imaginava que esse tipo de avião nessa configuração nem operava mais em rotas internacionais…. bobinha! Mas devo confessar uma coisa – o macarrão que comi foi de longe a melhor refeição que já fiz a bordo de um avião (e olha que eu já viajei de Varig)! Tava muito bom! E o sistema de entretenimento do 777-300 é realmente bom! Tinha até k-pop hahahahaha

    • "Armaria", é a Ana Hickmann toda, só que better!

      Um tio viaja aos EUA pelo menos 4x ao ano e ele diz que só vai de AA, mas que prefere descer até GRU e pegar um voo mais longo porém mais confortável, com aeronaves menos piores, do que sair daqui direto de SSA e pegar os fuscas 757 com seu péssimo estado de conservacao e a deselegância das comissarias que parecem estarem sendo setenciadas a trabalharem em rotas para o Brasil, especialmente para o Nordeste.

      • Hahahahaahahahahahahahaha
        Concordo plenamente com seu tio! Mais vale um vôo mais decente que demore um pouquinho mais….

        • Alexandre Wang

          No início desse mês de maio voei SSA-MIA num 757 e na volta MIA-GRU num 777 configuração 2-5-2. Nos 2 voos atendimento e comida foram ruins. No 757 o entretenimento foi nota zero e, no 777 foi meia boca. Até nos voos da Avianca podemos iniciar filme na hora que quiser.
          Mas como dormi praticamente o voo todo na ida (ao lado da minha esposa) e vi 3 filmes na volta (sem ninguém do meu lado), valeu a pena porque paguei bem barato no AA.
          O detalhe é que na volta 2 malas chegaram com o fecho quebrado e levaram 7 dias úteis para pegá-las.

  • Nenhuma consideração sobre a internet do 77W?

    • Álisson Juliani

      Não cheguei a usá-la. Mas um amigo usou e achou a velocidade suficiente para navegação sem streaming ou downloads.

    • Eduardo

      quando usei, deu para navegar na internet numa boa, videos do youtube, etc.

  • Fiz o voo REC-MIA quando estava vindo pra Winnipeg e foi o pior voo da minha vida. Voei em um 757 sem entretenimento individual e a comida era pessima. Lembro que pedi agua a Comissaria e ela me mandou ir tomar no banheiro. As poltronas eram muuuito apertadas. Foi horrivel. Ate os CRJ da Air Canada sao mais confortaveis que os sucatinhas 757 da AA. AA nunca mais!!!

  • EDUARDOPGALVAO

    As pessoas falam do mal atendimento dos funcionários bla bla bla
    Sinceramente, nunca liguei para isto, me preocupo com o PREÇO.
    Pagando pouco (uso com frequencia o AAdvantage), não me importo com a cara das aeromoças, oops, aerovelhas..
    Ah, e como se nas nossas o atendimento fosse tão melhor assim.

  • Danielle

    Ninguém viajou no voo CWB-POA-MIA recentemente?? A American deu alguma noticia que iria remodelar esse voo/??
    Ja voei United p Honolulu e não tive reclamações, acho que o mínimo que tem q ser oferecido é o entreterimento individual. Pensei que pela AA ter uma otima fama nos eua seria uma boa aproveitar. Depois que comprei a passagem vi que era furada….
    agora paciencia, oq da p fazer eh torcer que modifiquem a aeronave até agosto!!!!
    Se alguem tiver alguma noticia avisee!!!

    • karina

      aviao velho ida e volta, sem entreterimento… fui em jan/14

      • Danielle

        O pessoal de Brasilia reclama, mas pior eh POA e CWB, que estão jogados as moscas com aviões da década de 80!!!

  • Antigamente, o foco de quem freqüentava o MD era PREÇO. Agora, parece que virou um blog pra rico se exibir. Pra mim o que importa é promoção, preço baixo, etc. O resto é conversa fiada.

    • verdade! Eu também nem ligo! O importante é preço baixo e passagem comprada! uhuu!

  • Gilmara

    Viajei recentemente para Miami pela TAM e gostei muito do atendimento e do avião que era muito confortável e tinha entretenimento individual e o acento tenha uma boa inclinação, mais deixou a desejar nas refeições em relação a quantidade em um voo de 8 horas a TAM oferece somente uma refeição e um lanchinho com biscoitos. Bem diferente de outras companhias que viajei que oferece pelo menos 3 refeições, mais em fim a AA é a pior companhia para viajar Brasil X EUA e para mim a melhor foi a Avianca, apesar de não ter voo direto mais o avião muito confortável, entretenimento individual, apoio para os pés, poltronas mais espaçosas e com boa inclinação, 4 refeições padrão comidas bolivianas um pouca diferente da nossa mais é boa comida e um atendimento muito bom, para mim é a melhor das que já viajei CNF X MIA.

  • Guilherme

    Muito bom o relato, porém, o português não está legal. Peço, por gentiliza, que sejam feitas revisões dos textos escritos por terceiros. Ninguém tem obrigação de ser literato, mas é bom para o blog que o conteúdo seja realmente bom também na redação.

    • José

      Falou Camões!

    • MTorres

      Blablabla hein?

    • João Victor

      Então aponte os erros na língua portuguesa, já que manja tanto assim do assunto. Estamos num blog de viagem, e não num local para esse tipo de comentário.

  • Luciano

    Viajei de american gru jfk em fevereiro. Eu adorei o aviao. Faltou dizer que tem wifi, o que é maravilhoso.

    • Tinha exatamente esta dúvida. Tem wi-fi no vôo inteiro? ou somente até 200 milhas dos EUA?

      • Luciano

        Nao sei. Acabou minha bateria e eu deixei o recarregador na mala. Nao sabia que tinha.

      • Gabriel

        No voo inteiro, Thiago

  • maria eduarda

    esse aviao realmente é um espetaculo, mais espaçoso e tdo novinho! a tomada e usb a disposiçao tbfazem diferença! viajei na executiva tb,e o serviço é top! tem wi-fi,mas é umserviço pago a parte

  • Acabei de voltar de Miami pela American…. Fiquei decepcionado!!! Nunca tinha voado por ela e achava que por ser americana, seria uma experiência sensacional, tanto é que fiquei me achando quando comprei a passagem à uns 3 meses atrás.
    A aeronave por dentro é um lixo… Na ida meu equipamento multi mídia não funcionou (se é que aquilo pode ser chamado de equipamento multi mídia), a comida era horrível e os comissários pareciam ter saído de uma noitada com as golas das camisas abertas, gravatas afrouxadas e camisas pra fora das !!!! Parece frescura, mas a impressão é a que fica.
    Pra mim os outros vôos que fiz pros EUA pela Avianca, Copa e Tam deram de 10×0 na American.

  • George

    Peguei um vôo interno de MIA p/ LAX semana passado, Meu pai do céu, aqueles 757 – configuração 3 x 3 para um vôo de 5h é pra matar qualquer um!

  • Ricardo Machado

    O que eu mais noto nesses posts, é quão cheio de vícios estão os brasileiros quando viajam para o exterior. Tomara que isso acabe, para quem sabe gerar preços mais baratos nas passagens – assim como na Europa.

  • Denis

    Só um detalhe: a configuração 2-5-2 não pode ser considerada inferior a 3-4-3, muito pelo contrário. Esta última adiciona um assento a mais, estreitando os demais (9 na 2-5-2). Além disso, para quem viaja em casal é muito mais confortável viajar no grupo lateral de 2 assentos

  • Adriano

    Chequei hoje de atlanta num 777-300 pela delta,achei os comissários simpáticos e prestativos e o avião confortável.

  • Rodrigo Oliveira

    O prefeito de Porto Alegre também não aprova a AA: http://goo.gl/p3au6T

    • Pietro Ferrari

      A opinião do prefeito não vem ao caso. É difícil viabilizar um vôo Miami – Porto Alegre. Fiz esse vôo há um mês atrás e metade do avião estava vazio. E ainda querem que a AA coloque um 777-300ER na rota? Não é um trecho lucrativo. Ainda bem que a AA tomou a iniciativa de criar a rota, mas acredito que em breve ela será descontinuada…

  • Felipe

    TAM, AA, United, Delta etc são todas farinhas do mesmo saco!
    Pra mim a “melhor” é que está com o menor preço.

  • LF

    Desculpa o pessimismo, mas não consigo imaginar uma boa review de nenhum voo da American. Fram mais de 12 voo que fiz com a companhia e todos péssimos . A foto da comida parece mais uma racao animal do que qualquer coisa.
    Uma coisa consigo ver que os acentos agora tem TV . WOW 20 anos depois eles chegaram la.
    Realmente nao me inspirou nenhum pouco voar com eles
    Em termos de review parabens; muito completa e detalhada

  • mauricio

    Pessoal ,em relaçaõ a comida todas cias (classe econômica ) são iguais ou seja medianas ;comissários idem atenciosos e rudes, passageiros folgados e educados Já viajei no antigo e no novo ,a pergunta é : a fileira do antigo 2x5x2 =9 pessoas fileira do novo 3x4x3=10 pessoas ; o avião alargou ou a poltrona diminuiu ?

  • mauricio

    O melhor avião é aquele que CHEGA ao destino.

  • 777 com fileira 3-4-3 é desesperador, horrível. Nada como pegar um 3-3-3 como na Turkish e Singapore, ai sim dá pra respirar.

  • Gabriel Sacchelli

    Já voei na Business do novo 777-300 da AA e recomendo! É melhor que muita First Class por ai (inclusive não deixa nada a desejar pra First do "antigo" 777-200). Assentos modernos com acesso ao corredor, serviço primoroso, comida boa, entretenimento variado. Agora, se conseguir um upgrade pra um dos 8 assentos da "Suite" da First nesse 777-300, melhor ainda. Incrível! Porém, se nenhum desses for o caso, a Main Cabin Extra é ótima também. Ótima opção pra quem viaja de Econômica. Por poucos reais você tem muito mais espaço e conforto. Já testei os três e recomendo. Semana que vem viajo de novo nele, de Business, pra JFK. Vou tirar fotos e assim que voltar relato aqui a experiencia.

  • Pietro Ferrari

    O 777-300 ER é fantástico e vale a pena buscar vôos com esse equipamento. Quanto à AA, discordo que ela não prioriza o Brasil. Foi a companhia que mais lançou vôos para cá nos últimos anos! Os mais recentes Miami-Curitiba e Miami-Porto Alegre tornaram possível vir direto ao sul do país, sem passar por Guarulhos. Mesmo sendo de 767-200, decolar em Miami e pousar em Curitiba, vale a pena. Quanto ao atendimento, os americanos são assim: fazem seu trabalho, mas sem bajulação. Quem estranha isso precisa viajar mais para os EUA para se habituar. Não é um defeito; é uma característica. Apenas isso.

  • Daniel Coelho

    Fiz este mesmo vôo ano passado e nesta mesma aeronave (inclusive também era BSB-GRU-JFK-BOS). Gostei demais da aeronave. As opções de entretenimento são excelentes, as 10 horas de vôos passam sem grande sofrimento (assisti 2 filmes e dormi o restante do tempo). As poltronas são confortáveis e eu ainda dei a sorte de voar com uma poltrona vazia ao meu lado. Além disso o interior do avião é muito bonito.

    Quanto ao atendimento eu achei na média. Nem ruim, nem ótimo.

    Ah, também tivemos que esperar a imigração abrir ao chegar no JFK. Fico imaginando se fosse no Brasil quanto reclamações ouviríamos sobre isso…

  • antonio

    Aviao bom e confortavel. Comida horrivel e tripulação grosseira. Tratamento em terra e a bordo sempre horriveis.

    Lamentavel a TAM se juntar com a One World + American airlines + Iberia. Essas companhias tem um tradicional atendimento péssimo que nunca melhora.

    • Wagner

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk como se a empresa lixo da TAM fosse alguma coisa boa. Os vôos domésticos são sofríveis.
      A iberia doméstica é bem melhor que a TAM por exemplo. Pq eu já fiz algumas vezes e é bem melhor.

  • gerson

    um pena
    comeca a grosseria com o atendente aqui no rio nelson goncalves oriundo da pan am.
    antipatico, estavamos convesando nao tinha mais ninguem, nos mandou sentar abruptamente.
    estavamos COMPRANDO UMA PASSAGEM WASHINGTON CURITIBA.
    acho que este senhor deveria ser avaliado pois somos dos idosos de mais de 75 anos.
    nunca mais compraremos passagem aqui no rio nem da AA.enquanto este mal educado estiver la.

  • Osvaldo

    Concordo e discordo!
    Fiz o mesmo AA950 há uns 3 anos e novamente no mês passado, já com o 777-300 e posso dizer que a mudança não foi só no equipamento.
    Lembro-me que no primeiro voo muitas pessoas me advertiram sobre o péssimo atendimento da AA e vi na prática que não estavam erradas.
    Já nesse voo recente percebi uma grande melhora no tratamento de TODOS os funcionários desta companhia, desde o check in até o desembarque.
    Minha esposa não se sentiu bem antes do embarque e prontamente disponibilizaram um staff com uma cadeira de rodas que a conduziu até a porta do avião. Durante o voo ela enjoou novamente (soubemos lá em NY que ela estava grávida!!) e todos os comissários em volta foram extremamente prestativos.
    É verdade que no voo de volta o atendimento não manteve o mesmo nível, mas mesmo assim foi beeeeem melhor do que o que o de costume.
    Na época até pensei em mandar uma mensagem para o MD descrevendo minha surpresa com a mudança de postura da tripulação da AA, mas admito que "soneguei" a informação. Mas com esse depoimento do Alisson achei que não poderia deixar de compartilhar essa experiência.

  • Cliff Steward

    Viajo AA hã pelo menos 10 anos. Não tenho NADA a reclamar.
    ÓTIMAS aeronaves para os Estados Unidos.
    Serviço de bordo RAZOÁVEL para os EUA e melhor quando volta dos EUA. Pode ser que o cattering brasileiro não esteja adequado.
    Comissários EXCELENTES. nunca tive problemas. Pelo contrário: sempre tentam agradar…. agora, deixamos de ser hipócritas: brasileiros são mal educados. E MUITO! A fama de brasileiros é quase a mesma que de indianos. Já fui comissário da Emirates. Sei o que estou falando.
    MELHOR plano de recompensas (American Advantadge). Tenho o meu há mais de 10 anos e meus pontos nunca expiraram.

  • luis fernando lopes

    A rota B.Horizonte miami tambem e feita em avioes muitos velhos 757 somente com a pintura nova o servico tambem e muito ruim para 8 horas de viagem
    Quando sera que a american vai mudar estas vans voadoras??

  • Vitor

    As reclamações sobre o serviço são pertinentes. Seja num vôo de curta ou longa distância, seja na primeira classe ou numa low cost, a educação e a presteza da equipe de bordo deveriam sempre fazer parte do serviço.

    Trata-se de uma questão de respeito. O histórico da AA é muito negativo nesse aspecto, um passageiro que responda, revide ou trate algum membro da cabine com a mesma rispidez ou falta de educação é detido durante o vôo e encaminhado direto para os agentes da imigração e ao FBI.

    Refeição em um vôo de longa distância é outro fator importante. A realidade de hoje em dia é diferente da de décadas atrás. Não é necessário servir uma refeição com três pratos, sobremesa, bebidas alcóolicas e serviço completo com talheres de metal e toalhas e guardanapos de linho.

    Esse luxo se destina àqueles que podem pagar primeira classe. Mas uma refeição minimamente atraente, saborosa, e, principalmente, segura, é o que se espera. O risco de uma intoxicação alimentar durante um vôo continental é ainda mais grave do que em solo.

    Dos aspectos comentados, o entretenimento é o único que não é obrigatório. Com a diversidade de aparelhos e possível ouvir musica, ver vídeos, ou mesmo apelar ara o bom e velho livro impresso. Mas em um mercado concorrido, um sistema de entretenimento atual é um diferencial. Não oferecer um sistema assim é uma desvantagem comparativa em relação aos concorrentes.

    A imagem negativa é extremamente prejudicial para qualquer negócio. Inverter uma imagem negativa é muito mais difícil do que destruir uma imagem positiva. A Ibéria foi comprada pela British Airways e a má fama permanece. A New American continuará a padecer do mesmo mal aqui.

    Mesmo com uma promoção isso é um fator que faz o cliente pensar duas vezes antes de comprar uma passagem. Mas se o critério for única e exclusivamente o menor preço, esses aspectos podem ser relevados.

  • Dieter

    Tenho uma viagem em setembro pela AA Curitiba Poa Miami, espero que mudem essa configuração interna!
    Vamos com crianças, e quando comprei não sabia que o avião era tão ruim.

  • Adriano

    O piores vôos de minha vida foi com AA, tenho 1.99m e fica impossível ficar acomodado no espaço feito para anão da AA. Salve o padrão Emirates, essa sim uma companhia diferenciada

  • Lincoln Eustáquio

    Alguém já fez esse voo aa 950 após sair de Brasília Tam 3587 as 18:00hs? Gostaria de saber se o tempo de espera de 1:35 é o suficiente?

    • Álisson Juliani

      Fiz exatamente este vôo! Saí de BSB pelo TAM3587. O tempo é suficiente, mas é preciso agilidade em GRU para não correr nenhum risco de perder o vôo. Se houver alguma opção que te dê mais uns 30 minutos, eu indicaria. Mas se for precisar esperar horas, diria para investir to 3587 mesmo.

  • Olá, vou fazer uma viagem próximo a Vegas e pelo preço 1.000USD, comprei pela US Airways indo Natal, Galeão, Charlote e Vegas e voltando Vegas, Los Angeles, Guarulhos e Natal.
    Há experiência de alguém no voo da AA entre LAX e GRU? E a US Airways via GIG é razoável? Obg! Abs

    • Alisson Juliani

      Olá. Nunca voei na rota de LAX, mas já fui para JFK no mesmo equipamento. O avião é mais velho, mas o assento não é desconfortável e nem apertado. O entretenimento é que é ultrapassado. Pela US nunca voei.

  • Álisson Juliani

    Olha, no vôo entre LAX e GRU não, mas já fiz GRU-JFK na mesma aeronave que opera a rota de LAX. Os assentos são até bem confortáveis, não parecem gastos, e o espaço para as pernas é bom. A única parte "menos boa" é o sistema de entretenimento, que está bem ultrapassado e inferior ao do 777-300ER. De resto, tudo certo.

  • paul

    sem duvida nenhuma , o atendimento dos funcionarios em todos os estagios da aa deixam a desejar e muito,acabei de voar na executiva 777-300 aviao espetacular ,a comida boa ,porem vou mais alem q meus companheiros , aa deveria dar um choque de gestao ,trocando mais de 50% do seu comissariado, o problema e cultural ,ja esta enrraizado na aa, os voos internos nos eua sao terriveis
    nesse aspecto salve a nossa tam q pelo menos sao sempre mais bem apresentaveis e solicitas

    • Alisson Juliani

      Vou voar pela TAM para NYC agora em dezembro. Fui surpreendido com troca de equipamento do 777 para o A330 (agora tenho muitas chances de pegar um equipamento velho). Vou aproveitar para comparar o atendimento. Em fevereiro vou usar a GOL para o caribe, e vou usar também para comparar. Vamos ver se a AA realmente é inferior ou se todas são ruins.

  • biscoito

    Carlos C.
    Estava lendo os comentários, e observei que AA, está mudando suas aeronaves, todos os anos que eu viajo para EUA, antes a gente fica naquela empolgação, mas no dia exato da viajem, aí começa o tormento, qual aeronave que vai ser colocado para nós, aí vem aqueles CARROÇÕES velhos e sem conforto algum, é triste, gostaria de saber, se em 2015 vai vir os 777-300ER para voar GIG x MIA?

    • Alisson Juliani

      Pelo o que sei, GIG vai receber o 777-200 na rota para Miami durante a alta temporada, e ano que vem começam a entrar na rota os 767 com novo interior (mas ainda sem entretenimento individual).

  • Alguém tem notícia sobre o vôo BSB-MIA, se já estão operando os agora “não-tão-novos” 777-300ER?

    • Alisson Juliani

      Não há notícia nenhuma a respeito da mudança de equipamento para BSB. Por enquanto, vamos ter de engolir os 757s da AA ou aproveitar os 767 da TAM e da Delta.

  • Rafael

    eu voei no voo inaugural do 777-300 DFW-GRU dia 31 de jan de 2013…dia do meu aniversario,hehehe muito boa a aeronave, os servicos nem tanto assim…

  • Luiz

    Álisson, tem wi-fi para a classe economica tambem ??????

  • Menezes

    Alguém fez o voo GIG-JFK recentemente pela AA? Eu gostaria de saber se a aeronave deste voo é nova.

  • Marcvs Antonivs

    Affff…Saio de Brasilia no dia 20 de abril para passar 15 dias entre Los Angeles e São Franciso. Vôos de ida e volta sempre pela American…

  • Carlos Edy Jr.

    Viajei pela AA do Rio para Nova York em fevereiro de 2014.
    Pontos fortes: comissários simpáticos e atenciosos; sem filas; embarque e desembarque ágil; pontualíssimo; ótimo café da manhã.
    Pontos fracos: aeronave antiga; sem entretenimento individual; poltronas hiper apertadas; jantar “sem graça”.
    No geral, acho que viajaria novamente pela AA pela pontualidade, por não haver surpresas desagradáveis no embarque/desembarque e pela cordialidade da tripulação.

  • EH Alcantara

    Fomos de AA para Miami, em Agosto de 2015: o avião era antigo, e deu o apelido carinhoso de sucatão! Sem entretenimento individual…acho uma falta de consideração com o cliente! Será que esse sucatão ficará por muito tempo operando?

  • Os comissários da AA realmente são deploráveis, rudes, pouco prestativos, principalmente os que fazem os trechos brasileiros.

  • Rogério Araújo

    Esse aviação é muito bacana, fui via Miami e voltei via DFW em um deles, central multimídia fantástica, leve seu fone para aproveitar melhor