Mamma mia! Saiba como é voar com a Alitalia

Denis Carvalho 1 · fevereiro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

 A Alitalia é a maior companhia aérea italiana é a escolha de muitos brasileiros que chegam ao país e a nações vizinhas da Europa, já que oferece voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro com conexões para dezenas de destinos, além de boas promoções. Por este motivo, muitos leitores do Melhores Destinos há tempos nos pedem uma avaliação sobre os serviços da companhia. A leitora Sibila Lass Weldt voou com a Alitalia em dezembro e fez um relato excelente, caprichando em cada detalhe. Pelo jeito, os serviços da companhia agradaram, visto que ela já agendou uma nova viagem para a Italia e fez questão de comprar as passagens com a mesma empresa. Acompanhe a seguir e boa viagem!

Introdução

Fiz uma viagem Guarulhos-Florença com escala em Roma. Foi a minha primeira viagem para a Europa. Já voei para Estados Unidos e Canadá com as empresas TAM, Delta, American Arlines, United e Copa então o meu parâmetro de comparação foi com essas outras companhias.

Os preços da Lufthansa, Swiss e Alitalia eram os mais em conta e praticamente com o mesmo valor. Optei pela Alitalia, pois era a que chegava antes ao meu destino final (Florença) e tinha o menor tempo de viagem/conexão.

IDA
Dia 23/12 – GRU-ROM – 17h15m – 07h15m
Dia 24/12 ROM-FLR – 9h45m – 10h50m

VOLTA
Dia 01/01 FLR-ROM – 19h45m – 20h15m
Dia 01/01 ROM-GRU – 21h55m – 7h15m

*O fuso horário era de 3 horas.

Compra

Efetuei a compra diretamente pelo site da Alitalia, sem a opção de parcelamento. Foi possível escolher os assentos de todos os trechos. O site é bem claro, não tive nenhuma dificuldade e poucos instantes após a compra o e-ticket já estava em meu e-mail. A tarifa não era promocional, mas considerando que comprei a passagem um mês antes da viagem já esperava que não estivesse muito barata. Na pesquisa os trechos já aparecem com a taxa de embarque embutida, então o valor que você encontra já é o valor final que você irá pagar.

O programa de milhagens de chama Millemiglia e a empresa faz parte da Skyteam. Não tinha nenhuma opção de outro programa de fidelidade da Skyteam para pontuar então fiz o cadastro do Millemiglia pelo site e os pontos foram creditados normalmente.

 Check-in

Dei a “sorte” de voar justo no dia 23/12, dia previsto para a greve nos aeroportos. Mesmo sabendo que haveria funcionários, optei pelo web check-in para ter mais segurança e garantir meu lugar com antecedência.

No site da Alitalia dizia que ele estaria disponível um dia antes da viagem, porém na noite no dia 22 colocava os dados e não dava certo. Na manhã do dia 23, tentei novamente antes de ir para SP e consegui. E valeu a pena. Cheguei ao aeroporto de Guarulhos com três horas de antecedência e a fila para check-in estava gigantesca. Perguntei para o atendente se quem havia feito pela internet precisava pegar a mesma fila ele disse que não, que era só esperar do lado que seria a próxima a ser chamada. Não esperei nem três minutos para ser atendida. O funcionário (acho que era italiano, pois tinha sotaque) foi super gentil. Ele imprimiu novos cartões de embarque e despachou a mala. Não levou nem dez minutos entre espera e despacho.

Avião / Serviço

O embarque iniciou uma hora antes do horário do vôo. Decolamos pontualmente as 17h15 como previsto. A aeronave era um Boeing 777-200 com a  configuração 3-3-3. Não era novíssima mas estava bem conservada e limpa. Foi disponibilizado um travesseiro e um cobertor. Os fones de ouvido foram distribuídos depois. O espaço para as pernas não foi incômodo para mim, que tenho 1,68m, mas fiz questão de tirar a foto aparecendo a perna do moço que sentou do meu lado pois a dele ficou batendo na frente. Mas sendo em classe econômica acredito que esteja no padrão das outras cias.

Os comissários foram solícitos e simpáticos todo o tempo, sem exageros, mas sempre educados. Falavam italiano e inglês e muitos falavam algumas palavras em português. As informações dadas pelo comandante foram somente em italiano e inglês, só falaram em português no momento de avisar sobre uma turbulência.

 

Refeições

Logo após a decolagem foi servido o jantar com opção de peixe ou frango, bebidas eram água, suco, refrigerante, vinho tinto e vinho branco. Ia pedir o peixe, mas acho que a comissária se confundiu e foi logo me dando o frango sem perguntar o que eu queria. Estava sentada nas últimas fileiras e percebi que o meu frango foi o último, depois sobrou somente o peixe, acho que por isso ela foi servindo sem perguntar. O peixe estava com uma cara ótima e fiquei desejando o prato do moço ao meu lado, mas não criei caso por isso, comi o frango e estava gostoso também, acompanhado de penne com molho de tomate e salada de vagens e frutas de sobremesa. Os talheres eram de plástico. Após o jantar serviram café.

Durante o voo tinha bebidas disponíveis no final da aeronave e de vez em quando o comissário passava com água. Cerca de 1h30 antes do pouso, foi servido o café da manhã. Tinha iogurte, um pão doce tipo um croissant, um pão normal, geléia, manteiga, queijo e presunto. O pão estava gelado e meio duro. Não estava gostoso, mas deu pra comer.

O voo de volta seguiu o mesmo padrão com a diferença de que serviram um salgadinho (tipo pretzels) após a decolagem. E logo em seguida o jantar, com as opções de frango ou lasagna. Peguei a lasagna e estava gostosa. De sobremesa tinha um creme que não consegui identificar o sabor, mas estava uma delícia. O café da manhã veio com o mesmo pão gelado, mas os acompanhamentos estavam gostosos (queijo e presunto cru).

 

Entretenimento

O sistema de entretenimento era ótimo. Cada poltrona tinha a sua própria tela com opções de jogos, músicas, filmes, programação para crianças, etc. com um controle que ficava embutido no braço da poltrona. As opções tanto de filmes como de músicas eram inúmeras, para todos os gostos, lançamentos e antigos, com dublagem em italiano, francês, inglês e português. Nem todos tinham a opção em português, mas a maioria sim. Os filmes italianos tinham legendas em inglês.

Quanto às músicas, tinha a opção de criar uma setlist com as suas preferidas entre todos os álbuns e rádios disponíveis, cômodo para não ficar pegando o controle e trocando a cada vez.

Chegada

Quando o comandante avisou que estávamos iniciando o pouso em Roma quase não acreditei porque dificilmente consigo dormir em aviões, mas depois de assistir dois filmes capotei. Chegamos a Roma no horário previsto, porém estava preocupada com apenas 2h30 de conexão (e prevendo filas do tipo EUA para imigração). O terminal para o voo seguinte era longe, mas deu tempo de sobra, considerando uma fila para passar as bagagens de mão no raio-x , que levou cerca de 20 minutos. Assim que passei dessa fila localizei o portão de embarque do meu próximo voo na tela e depois disso foi só seguir as placas indicativas com a letra do portão, impossível se perder. Essas placas indicavam inclusive quanto tempo de caminhada leva até tal portão. Andando mais um pouco cheguei ao guichê da imigração e fiquei surpresa pois não havia nenhuma fila.

Tive bastante tempo de folga até o segundo voo com destino a Florença, que também saiu pontualmente. A aeronave era um Airbus A319 no mesmo padrão da TAM. Não houve serviço de bordo por ser um vôo rápido (cerca de meia hora). O comissário nem levantou do banco. Cheguei ao destino final 20 minutos antes do previsto.

Os vôos de retorno seguiram o mesmo padrão e pontualidade dos de ida. Fiz o web check-in, Não enfrentei fila em Florença e somente o embarque em Roma foi um pouco confuso, pois fizeram todos os passageiros esperarem de pé em fila ao invés de disponibilizarem uma sala. Minha mala chegou intacta, tanto na ida quanto na volta, e não vi passageiros reclamando sobre malas abertas ou que não tivessem chegado.

Dicas

– Fazer o web check-in

Conclusão

Achei que compensou muito voar pela Alitalia. Os pontos fortes foram a pontualidade e o entretenimento. Tanto a ida quanto a volta foram muito rápidas e não me senti desconfortável ou entediada em nenhum momento, e sou meio chata sobre dormir em lugares que não sejam uma cama. A princípio só teria que melhorar o café da manhã.

Farei outra viagem com o mesmo destino dentro de alguns meses e já comprei a minha passagem pela Alitalia seguindo o mesmo itinerário (mas com um valor bem mais barato, pois aproveitei a promoção anunciada aqui no Melhores Destinos).

 

Agradecemos à Sibila por este relato fantástico, que certamente será bastante útil para todos os leitores do MD. E você? Já voou pela Alitalia? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Teremos prazer em publicá-la!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe