Mamma mia! Saiba como é voar com a Alitalia

Denis Carvalho 1 · fevereiro · 2012

 A Alitalia é a maior companhia aérea italiana é a escolha de muitos brasileiros que chegam ao país e a nações vizinhas da Europa, já que oferece voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro com conexões para dezenas de destinos, além de boas promoções. Por este motivo, muitos leitores do Melhores Destinos há tempos nos pedem uma avaliação sobre os serviços da companhia. A leitora Sibila Lass Weldt voou com a Alitalia em dezembro e fez um relato excelente, caprichando em cada detalhe. Pelo jeito, os serviços da companhia agradaram, visto que ela já agendou uma nova viagem para a Italia e fez questão de comprar as passagens com a mesma empresa. Acompanhe a seguir e boa viagem!

Introdução

Fiz uma viagem Guarulhos-Florença com escala em Roma. Foi a minha primeira viagem para a Europa. Já voei para Estados Unidos e Canadá com as empresas TAM, Delta, American Arlines, United e Copa então o meu parâmetro de comparação foi com essas outras companhias.

Os preços da Lufthansa, Swiss e Alitalia eram os mais em conta e praticamente com o mesmo valor. Optei pela Alitalia, pois era a que chegava antes ao meu destino final (Florença) e tinha o menor tempo de viagem/conexão.

IDA
Dia 23/12 – GRU-ROM – 17h15m – 07h15m
Dia 24/12 ROM-FLR – 9h45m – 10h50m

VOLTA
Dia 01/01 FLR-ROM – 19h45m – 20h15m
Dia 01/01 ROM-GRU – 21h55m – 7h15m

*O fuso horário era de 3 horas.

Compra

Efetuei a compra diretamente pelo site da Alitalia, sem a opção de parcelamento. Foi possível escolher os assentos de todos os trechos. O site é bem claro, não tive nenhuma dificuldade e poucos instantes após a compra o e-ticket já estava em meu e-mail. A tarifa não era promocional, mas considerando que comprei a passagem um mês antes da viagem já esperava que não estivesse muito barata. Na pesquisa os trechos já aparecem com a taxa de embarque embutida, então o valor que você encontra já é o valor final que você irá pagar.

O programa de milhagens de chama Millemiglia e a empresa faz parte da Skyteam. Não tinha nenhuma opção de outro programa de fidelidade da Skyteam para pontuar então fiz o cadastro do Millemiglia pelo site e os pontos foram creditados normalmente.

 Check-in

Dei a “sorte” de voar justo no dia 23/12, dia previsto para a greve nos aeroportos. Mesmo sabendo que haveria funcionários, optei pelo web check-in para ter mais segurança e garantir meu lugar com antecedência.

No site da Alitalia dizia que ele estaria disponível um dia antes da viagem, porém na noite no dia 22 colocava os dados e não dava certo. Na manhã do dia 23, tentei novamente antes de ir para SP e consegui. E valeu a pena. Cheguei ao aeroporto de Guarulhos com três horas de antecedência e a fila para check-in estava gigantesca. Perguntei para o atendente se quem havia feito pela internet precisava pegar a mesma fila ele disse que não, que era só esperar do lado que seria a próxima a ser chamada. Não esperei nem três minutos para ser atendida. O funcionário (acho que era italiano, pois tinha sotaque) foi super gentil. Ele imprimiu novos cartões de embarque e despachou a mala. Não levou nem dez minutos entre espera e despacho.

Avião / Serviço

O embarque iniciou uma hora antes do horário do vôo. Decolamos pontualmente as 17h15 como previsto. A aeronave era um Boeing 777-200 com a  configuração 3-3-3. Não era novíssima mas estava bem conservada e limpa. Foi disponibilizado um travesseiro e um cobertor. Os fones de ouvido foram distribuídos depois. O espaço para as pernas não foi incômodo para mim, que tenho 1,68m, mas fiz questão de tirar a foto aparecendo a perna do moço que sentou do meu lado pois a dele ficou batendo na frente. Mas sendo em classe econômica acredito que esteja no padrão das outras cias.

Os comissários foram solícitos e simpáticos todo o tempo, sem exageros, mas sempre educados. Falavam italiano e inglês e muitos falavam algumas palavras em português. As informações dadas pelo comandante foram somente em italiano e inglês, só falaram em português no momento de avisar sobre uma turbulência.

 

Refeições

Logo após a decolagem foi servido o jantar com opção de peixe ou frango, bebidas eram água, suco, refrigerante, vinho tinto e vinho branco. Ia pedir o peixe, mas acho que a comissária se confundiu e foi logo me dando o frango sem perguntar o que eu queria. Estava sentada nas últimas fileiras e percebi que o meu frango foi o último, depois sobrou somente o peixe, acho que por isso ela foi servindo sem perguntar. O peixe estava com uma cara ótima e fiquei desejando o prato do moço ao meu lado, mas não criei caso por isso, comi o frango e estava gostoso também, acompanhado de penne com molho de tomate e salada de vagens e frutas de sobremesa. Os talheres eram de plástico. Após o jantar serviram café.

Durante o voo tinha bebidas disponíveis no final da aeronave e de vez em quando o comissário passava com água. Cerca de 1h30 antes do pouso, foi servido o café da manhã. Tinha iogurte, um pão doce tipo um croissant, um pão normal, geléia, manteiga, queijo e presunto. O pão estava gelado e meio duro. Não estava gostoso, mas deu pra comer.

O voo de volta seguiu o mesmo padrão com a diferença de que serviram um salgadinho (tipo pretzels) após a decolagem. E logo em seguida o jantar, com as opções de frango ou lasagna. Peguei a lasagna e estava gostosa. De sobremesa tinha um creme que não consegui identificar o sabor, mas estava uma delícia. O café da manhã veio com o mesmo pão gelado, mas os acompanhamentos estavam gostosos (queijo e presunto cru).

 

Entretenimento

O sistema de entretenimento era ótimo. Cada poltrona tinha a sua própria tela com opções de jogos, músicas, filmes, programação para crianças, etc. com um controle que ficava embutido no braço da poltrona. As opções tanto de filmes como de músicas eram inúmeras, para todos os gostos, lançamentos e antigos, com dublagem em italiano, francês, inglês e português. Nem todos tinham a opção em português, mas a maioria sim. Os filmes italianos tinham legendas em inglês.

Quanto às músicas, tinha a opção de criar uma setlist com as suas preferidas entre todos os álbuns e rádios disponíveis, cômodo para não ficar pegando o controle e trocando a cada vez.

Chegada

Quando o comandante avisou que estávamos iniciando o pouso em Roma quase não acreditei porque dificilmente consigo dormir em aviões, mas depois de assistir dois filmes capotei. Chegamos a Roma no horário previsto, porém estava preocupada com apenas 2h30 de conexão (e prevendo filas do tipo EUA para imigração). O terminal para o voo seguinte era longe, mas deu tempo de sobra, considerando uma fila para passar as bagagens de mão no raio-x , que levou cerca de 20 minutos. Assim que passei dessa fila localizei o portão de embarque do meu próximo voo na tela e depois disso foi só seguir as placas indicativas com a letra do portão, impossível se perder. Essas placas indicavam inclusive quanto tempo de caminhada leva até tal portão. Andando mais um pouco cheguei ao guichê da imigração e fiquei surpresa pois não havia nenhuma fila.

Tive bastante tempo de folga até o segundo voo com destino a Florença, que também saiu pontualmente. A aeronave era um Airbus A319 no mesmo padrão da TAM. Não houve serviço de bordo por ser um vôo rápido (cerca de meia hora). O comissário nem levantou do banco. Cheguei ao destino final 20 minutos antes do previsto.

Os vôos de retorno seguiram o mesmo padrão e pontualidade dos de ida. Fiz o web check-in, Não enfrentei fila em Florença e somente o embarque em Roma foi um pouco confuso, pois fizeram todos os passageiros esperarem de pé em fila ao invés de disponibilizarem uma sala. Minha mala chegou intacta, tanto na ida quanto na volta, e não vi passageiros reclamando sobre malas abertas ou que não tivessem chegado.

Dicas

– Fazer o web check-in

Conclusão

Achei que compensou muito voar pela Alitalia. Os pontos fortes foram a pontualidade e o entretenimento. Tanto a ida quanto a volta foram muito rápidas e não me senti desconfortável ou entediada em nenhum momento, e sou meio chata sobre dormir em lugares que não sejam uma cama. A princípio só teria que melhorar o café da manhã.

Farei outra viagem com o mesmo destino dentro de alguns meses e já comprei a minha passagem pela Alitalia seguindo o mesmo itinerário (mas com um valor bem mais barato, pois aproveitei a promoção anunciada aqui no Melhores Destinos).

 

Agradecemos à Sibila por este relato fantástico, que certamente será bastante útil para todos os leitores do MD. E você? Já voou pela Alitalia? Tem alguma dica sobre a empresa? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Se quiser fazer uma avaliação de alguma empresa aérea ainda não avaliada aqui no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Teremos prazer em publicá-la!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Mauricio

    Concordo com esse post. carnaval retrasado, fui a Roma. e na ida e volta, fui atendido da melhor forma possivel. Cmo nao sentia sono fiquei tomando vinho, atras da aeronave onde estavam os comissarios, e fiz amizades com eles, e fiquei umas 4 hrs tomando vinho, e conversando cm amigos, q fiz. passsou rapido. E so tenho a dizer que foi a mlehor viagem que fiz internacional em cia aerea. Foi um Boeing 777. Gua -Roma fiumicino. E parabens pelos detalhes Sibila. um otima tarde a todos

  • Luiz Henrique Rodrig

    Sibila,muito obrigado pelos detalhes em seu comentario. Muito util para nós leitores do MD!

  • Marllon

    Voei com a Alitalia, no dia 18/01 de Milão para Roma – São Paulo, achei o serviço péssimo, serviram, um mini biscoitinho tipo o social clube aqui (como se fosse 3 biscoitinhos salpete), no voo para Sao Paulo, foi ligeiramente melhor, no que tange ao lanche, mas a refeição estava ótima.

    • zicomengo

      me serviram esse mesmo biscoito num voo que fiz pela Alitalia entre Roma e Madri, ano passado!

    • Abreu

      Já viajei em muitas companhias aéreas e acho a Alitalia uma das piores. As comissárias não gostam de atender os passageiros e fazem sempre o mínimo possível. A sua luz solicitando ajuda ou atendimento pode passar horas no voo acessa que eles fingem que não vêem. O
      serviço da Alitalia é péssimo.

  • Thomas H

    Muito boa a sua descrição, parabéns!

    Já vi muita gente reclamando da Alitalia, por diversos motivos. Mas tecnicamente parece que sua viagem foi perfeita: check-in eficiente, avião limpo, tripulação cortês, decolagem pontual (importantíssimo), entretenimento individual on-demand, espaço razoável na economica e malas entregues sem problemas. Se a comida tava gostosa ou se tinha a sua marca de whisky preferido, isso é outros 500. Tem gente que acha que avião é restaurante (sei que não é o seu caso), mas comida de avião na econômica é pra não passar fome, bebida é pra não passar sede e ponto.

    Ainda que o T7 da Alitalia tem configuração 3-3-3 na economica. Deve ser muito melhor que o miserento 3-4-3 da Tam ou outras cias. por aí.

    Um abraço

  • Vamos ver, em maio irei realizar uma viagem para Reggio di Calabria pela Alitalia, espero que seja bom. Posto meu review para vocês.

    att

  • Já viajei pela Alitália e assino embaixo em todo o relato.

  • Luiz CArlos

    Belo relato. Eu sempre que fui para a Europa foi pela TAM ou Air France. Prefiro um bom serviço de entretendimento do que comida.

    Acho que a Alitalia está se reerguendo depois da crise que passou.

  • titobosco

    Alguma avaliacao da Swiss? Sera que eh bom o atendimento nela?

    • Denis Martins

      Tito, por enquanto não, mas a fama da empresa é boa. Se alguém quiser fazer uma avaliação ficaremos felizes em publicar!

  • Thiago

    já viajei muito de alitalia e o relato foi muito fidedigno, parabéns.

    o que costumo perceber só é que em alguns voos eles deixam a temperatura dentro do avião ficar muito quente e com isso se a pessoa não se levanta pra pegar bebida vai morrer de sede.

  • Francesca

    A história de mamma mia se passa na Grécia e não na itália.

    • Erika Veroneze

      "Mamma mia" é uma expressão italiana secular e popularíssima, muito antes de ser utilizada como título de musical….

  • Marcos Loureiro

    Humm.. acho que o melhor desta empresa é a pontualidade e a disposição das poltronas. Me pareceu muito "pobre" o serviço de bordo. Sei que não é um restaurante nas alturas mas com certeza faz a diferença em comparação a outras companhias de bandeira européia, e até mesmo a TAM (péssimo serviço).

  • Denis Martins

    Quem falou em história? Estamos usando como interjeição! =D

  • Grazi Codonho

    Fato : As poltronas são Grandes mesmo, eu tenho 1,75 e sempre tenho problemas n tive. Tanto no voo internacional, qnto no voo interno, é bem confortável.

    Já a pontualidade, acredito q foi sorte… Eu tive uma mudança no meu voo , e atrasou somente 9 horas. =/

  • Maria

    Alguém ja tentou ser reembolsado por uma viagem pela Alitalia?

    Pois é se você comprou sua passagem pela internet ou você liga para a Itália ou desista.Pois se você ligar ou mandar e-mail para o escritório deles em SP, eles não resolvem nada e mandam você ligar para a Itália.

    Resultado até hoje não tive meu reembolso, vai fazer 2 anos.

  • Bruno

    Voei semana passada nos mesmos voos AZ674 e 675.

    De forma geral concordo com o relato, mas de fato a temperatura da cabine, especialmente na perna FCO-GRU ficou quente demais em certo período.

    Um ponto positivo é que durante a noite ficam disponíveis na "cozinha" snacks e bebidas (incusive vinho – coisa rara) à vontade.

    Um tradeoff é que consegui pegar assentos na saída de emergência em ambos os voos (fileira 31), depois de suplicar às atendentes do check-in devido à minha altura (1.93m). Se por um lado foi bom pelo amplo espaço para as pernas, em compensação os assentos desta fileira são uns 3cm mais estreitos, de forma que eu entrava "justinho" nos assentos e ficava de ombro colado com o vizinho. Então pense bem antes de pedir pela saída de emergência.

    Da minha experiência ainda acho que a melhor companhia para voar para a Europa no geral é a KLM. Pena que dificilmente seus preços são os menores.

    Abs!

  • Carol

    Eu não tive a mesma sorte que a Sibila. Na ida (Rio – Roma) não tive problema, apesar de não ter sido atendida de forma muito solícita, mas como os italianos têm fama de um povo grosso, não levei para o lado pessoal.

    A volta (Roma – Rio) que foi um suplício (sem exageros!!!). Acendi a luz de leitura antes da decolagem. Passados alguns minutos após a decolagem, resolvi desligar a luz para dormir. A luz não desligava. Eu chamei uma aeromoça que me informou que a luz estava com problema e que não desligava mesmo. Não acreditei na informação que me foi dada!!! Como assim uma aeronave vai fazer uma viagem internacional (são aproximadamente 12hs de viagem!!!) decola com um defeito qualquer?!?! Pedi que me trocassem de lugar, pois não aguentaria ficar o vôo todo com a luz ligada, que não conseguiria dormir… disseram que o avião estava cheio e que não tinham como me mudar de lugar. Eu pensei: “estou voltando de umas férias maravilhosas, nível de estresse 0, vou relevar. Vou tomar um remédio e tentar dormir”. Mas não consegui. O calor era insuportável e minha mãe percebeu que meu rosto estava muito vermelho (obviamente do calor que aquela lâmpada estava emitindo em cima de mim). Reclamei mais uma vez, quando percebi que tinham outros passageiros na mesma situação que eu. Então, disse que colocaria a Alitalia na justiça, caso não fizessem nada, pois era impossível alguém viajar 12 horas naquelas condições. Comecei a falar com os outros passageiros que estavam na mesma situação que se entrássemos todos juntos na justiça, seria mais fácil de ganharmos a ação e comecei a anotar os telefones dos outros passageiros.

    Foi então que uma outra aeromoça veio me comunicar que conversou com o capitão e que eles tentariam reiniciar o sistema geral de luzes para verificar se a luz seria apagada. Fizeram isso e finalmente consegui ter um final de vôo agradável. Se eu tivesse ficado quieta, como os demais passageiros, acho que teria passado as 12 horas com calor…

    Mas a experiência foi memorável para nunca mais voar de Alitalia!!! Prefiro pagar mais caro e da próxima vez voar pela Iberia, que o serviço é bem melhor…

    • Fernanda

      Carol,

      Também compartilho da sua opinião (acabei de escrever um comentário no site). NUNCA mais voarei de Alitália!!!

  • Mauricio Mariano

    Já viajei pela Alitalia para Moscou e no meu caso foi um pouco diferente, porém acredito que a turbulência e o mal tempo tenham deixado o võo mais "tenso". A comida da Alitalia estava boa, um bom molho de tomate e o pão também veio frio. No meu caso o serviço foi um tanto ou quanto rude, mas como teve muita turbulência e o serviço atrasou acho que é aceitável. Por fim danificaram as malas, mas ouvi dizer que estragar a mala é uma tradição na italia! 🙂

  • Marcos Sobral

    Viajei dentro da Europa com a Alitalia no trecho Roma x Paris e achei o serviço muito ruim. Talvez porque seja um voo doméstico.

  • Anderson Iglesias

    Eu acabei de viajar para a Europa, fui de Alitalia de São Paulo a Roma e de Roma a Londres. Os comissários do voo de São Paulo a Roma eram muito estressados, sem paciência, ninguem do meu grupo gostou. Viajamos em 30 pessoas. Na volta os comissários eram mais pacientes. E até entendem portugues. Comida boa, mas servem pão gelado, gostoso mais ruim de comer(duro). Viajei de economica. No geral foi bom o serviço, dou nota 8.

  • Marllon

    Esqueci de dizer, que durante as 2 primeiras horas nada p Entertainment funcionava… nada!

  • Fernanda

    Eu já tive a oprtunidade de voar 2 vezes pela Alitália. A 1a vez foi tranquila. Já a 2a foi PÉSSIMA (final de 2009)! Tivemos cancelamento de voo (em Roma) e os atendentes eram EXTREMAMENTE mal educados, tanto no aeroporto como no avião. Foram vários casos de "quase briga", e 80% dos passageiros se reuniram durante o voo, para entrar com uma ação conjunta contra a Alitália.

    Já tive oportunidade de viajar com diversas companhias européias, americana, canadense e até asiática. Confesso que NUNCA mais voarei com a Alitália.

    • Fernanda

      Em tempo, parte dos passageiros do voo cancelado, inclusive com crianças de colo, não tiveram direito à acomodação em hotel e passaram a noite no aeroporto.

  • Ninon Rose

    Eu viajei para Pisa pela Alitalia com escala em Roma. O serviço foi excelente o único detalhe foi minha bagagem extraviada. Fiquei 4 dias sem mala!

    • joey

      E bagagem foi extraviada e mesmo assim vc me diz que o serviço foi excelente? hahahaha

  • Sibila

    Pois é, acho que nenhuma cia é perfeita né? Já ouvi comentários péssimos e ótimos de várias cias como TAP, Iberia, Copa… Acho que na maioria dos casos os vôos ocorrem bem, mas com certeza as experiências ruins são as mais marcantes. Vamos ver como será o meu próximo vôo com eles aí volto aqui comentar…

  • anna carolina

    Viajei para Milão com a Alitalia. Ao contrário do post no MD, detestei. Achei os comissários grossos e o espaço entre as poltronas um dos piores que já vi, estilo Webjet. Agora a comida e o vinho estavam excelentes!

  • Naiara

    Viajei com a Alitalia para Roma em Julho de 2011. Gostei muito mesmo. Gente simpática, comida maravilhosa e disponível, acomodações confortáveis e o preço também foi bom. Tudo maravilhoso. Chato é o atendimento dos funcionários fora do avião, mal humorados, mal educados, sem paciência, muito ruim… Estranho contraste!

  • Carlos

    Olha eu viajei uma vez pela Alitalia.. eles são grossos e o atendimento não é dos melhores.. tem que ter muita paciencia com ele!!

  • Alejandro

    Já viajei 2 veces para Europa,a primera para Vienna y la segunda para Malaga.Em ambas as veces fui muito bem atendido.A Alitalia nao chega a ser uma 4 ou 5 Estrelas…mas ela e a KLM sao hoje por hoje os melhores custo beneficio,,,já a Iberia,sempre,sempre,sempre um filme de terror.

  • Leandro

    Falou tudo, amigo.

    Comida eu compro baboseira no free shop e me viro.

    Agora 12 horas olhando para aquele aviãozinho mexendo no monitor central não dá. É o cúmulo do tédio…

  • Leandro

    TAM péssimo serviço? Só se for em vôo nacional, e ainda assim comparado com a GOL é 10 vezes melhor.

    Não me importo muito com serviço de bordo não. Prá mim é indiferente. Se falarem que não tem eu compro uma garrafa de água e levo minhas coisas, sem erro.

    Compro passagens pelo entretenimento e espaço para as pernas. 12 horas apertado e sem fazer nada acaba com a viagem. Sempre olho antes de viajar para saber como é o esquema do avião. Esse é o MEU critério de viagem…

  • Natália

    Ibéria é melhor? Então não viajarei jamais de Alitalia. No voo que fiz pela Ibéria pra Espanha, o lanche na volta acabou (tipo, uma galera ficou sem mesmo) e não existia entretenimento individual, só aquelas tevês coletivas (ou seja, tédio geral). affe

    • zicomengo

      Natália,

      a Iberia é a pior das companhias aéreas estrangeiras que já usei. a Alitalia não é a sétima maravilha do mundo, mas perto da Iberia ela arrebenta.

  • Catarina

    Fiz um Vôo Roma – Genebra – Paris pela Suiss e foi a melhor companhia que já voei. Serviço ótimo, atendimento simpático e serviram um croissant com chocolate suisso que não tem comparação!

  • Marcos Sobral

    Como tinha dito antes viajei Roma x Paris pela Alitalia. Diante disso segue um alerta para esta companhia de forma detalhada:

    1- Em 2010 existiram uma série de greves na França e a Alitália sem me avisar mudou meu voo Roma x Paris (Orly) para Roma x Paris (Charles). Só que meu voo da Tap de volta para o Brasil sai de Orly. Rapaz foi um sufoco para dizer isso no atendimento da Alitalia. Quando a atendente pegava a ligação e eu perguntava se ela falava inglês ou espanhol ela desligava o telefone. Depois de umas 8 ligações peguei uma muito educada e paciente que falava bem inglês e que voltou a minha passagem para Orly.

    2- No aeroporto de Roma iria embarcar para Paris com uma conexão. Tinha perguntado se um voo para Paris era considerado doméstico ou internacional. Até por conta da conexão. A atendente de forma mal educada me informou que era internacional. Fiquei quarando na fila e depois resolvi dar uma volta no aeroporto. Quando encontrei um guichê vazio com uma atendente quase cochilando. Perguntei se ela faria o processo e ela me informou que em função da conexão teria que fazer no guichê doméstico. Nisso perdi quase uma hora.

    3- Meu voo tinha uma conexão em Milão. E você falando isso me faz lembrar de uma situação que enfrentei em Milão. Embarquei em Roma e o sistema da Alitália era tão obsoleto que tinha que voltar para o salão de check in para emitir outro bilhete MilãoxParis (Orly). Só que a atendente em Roma havia me dito que no saguão de embarque tinha um guichê da Alitália e lá poderia emitir. Quando cheguei lá para perguntar a atendente pensou que eu estava perguntando sobre o horário de avião e nem deixou eu terminar de falar e foi apontando para a tela de chegadas. Na hora peguei um ar danado e quase que gritei com ela de tanta raiva pela má educação mas me contive. Resultado: tive que voltar para o local onde despacha bagagem em Milão para emitir outro bilhete. Além disso tive que viajar separado de minha esposa porque eles não conseguiram marcar o assento.

    Assim posso dizer que a Alitalia é um péssima opção e mesmo que seu trecho internacional seja bom os outros não são. Caso você tenha que pegar alguma conexão vai se dar mal se não conhecer bem o mecanismo da coisa e que segue sequências não muito lógicas.

    Se tiver que mudar passagem você vai morrer no atendimento deles que não é capacitado e não tem suporte em outros idiomas. Não recomendo mesmo.

  • Marcus

    Voei com a Alitália (gru – fco – cai) em Novembro, e foi a pior companhia aérea em que já voei. Péssimo serviço, avião sujo, cortesia zero. Não vôo com eles novamente nem de graça.

  • Marcos Sobral

    Fiz o mesmo trajeto que você e tá ai meu relato detalhado no post abaixo. Péssima companhia.

  • Fabyanne

    Achei interessante o relato. Ficpou faltando falar o preço (desculpe se não vi no texto).

    Obrigada!

  • Fred

    Pela Alitália somente voei de Milão-linate para o Schiphol em Amsterdam. Nada demais, acho que foi um A320, tranquilo. Só um detalhe…a italianada, na fila do raio X, como é um areoporto para outras cidades européias (acho que deve ser mais movimentado que Fiumicino), ninguem respeitava fila…era nego cortando fila, pulando as faixas, nem parecia coisa de europeu. Na verdade ai lembrei de uma outra ocasião de 2006 que aconteceu a mesma coisa. Agora, para a Europa, tá dificil bater a KLM…voei nela em Out/2011 e foi show de bola!!

  • Feliciano Martins

    Muito útil! Gostei! Valeu!

  • alfredo pinheiro

    É……..parece que a Alitalia evoluiu neste item. Mas deve continuar a enganar…

    Numa viagem cultural com 32 pessoas, tinhamos um "tour" que incluia o trecho Lisboa-Roma, na hora do almoço. Nos foi negado o almoço, pois não eramos passageiros da Alitalia. Traduzindo: Como não compramos as passagens com eles, alegaram que não tinhamos direito.

    Pode ser boa a reportagem, mas de Alitalia não viajo nem de graça.

  • Lilian Ivanovas

    Nossa, fiquei surpresa com o bom atendimento da Alitalia. Qd eu viajava com eles entre 2008/2009 sempre o atendimento era péssimo, grosseiro e todas as vezes, TODAS, minhas malas chegaram quebradas, na ultima vez ela chegou destruida… cheguei a mandar cartas para jornais, se desculparam via carta e me mandaram um brinco de brinde… affff. Se eu tiver escolha, NUNCA MAIS!!!

  • Cláudio

    Engraçado ouvir coisas tão boas da Alitalia. A minha impressão foi simplesmente PÉSSIMA. Eles conseguiram ser ruins em TUDO (até a turbina pegou fogo e tivemos que retornar… algo que aconteceu pq eles estavam atrasados e resolveram não atentar para determinadas medidas de segurança, para não atrasar mais ainda).

    Sequer meus pontos de fidelidade eu consegui trocar, pois tinham um plano maluco na época e depois mudaram para outro mais maluco e perdi tudo (viajei em outubro de 2007 a ida e em outubro de 2008 a volta).

    Eu NÃO recomendo…

  • Guilherme

    Acabo de chegar da europa voando Lufthansa, fiz um relato bem completo, estou aguardando para enviar para o MD. 🙂 !!!

  • Anderson Brito

    A impressão que tenho da Alitalia (de quatro anos atrás) é que ela quase chega ao patamar da Ibéria. Que bom que estão melhorando os serviços!

  • Bruno

    Viajei Swiss faz alguns anos entre Zurique e Lisboa e não me lembro de nada que me descontentou. Foi um ótimo voo.

  • Anderson Brito

    Denis, eu vou para Estocomo em junho. Se ninguem tiver feito a avaliação até lá, eu te envio. Dessa vez com bastantes fotos!

    • Denis Martins

      Anderson, obrigado, mas outro leitor se ofereceu hoje para fazer uma avaliação e vai fazer a viagem já neste mês! Estava conversando com o Leonardo e vamos fazer uma lista das companhias que ainda faltam para ver se mais gente se prontifica. Vou confessar: esses posts de avaliações são os meus favoritos! 😀

  • Fernando

    Voei ano passado SP – Roma e no geral gostei do serviço. Um salmão delicioso no jantar e muitos filmes recém lançados. O problema é que tenho 1,83 e meus joelhos encostavam no assento da frente. A sorte é que não havia ninguém ao meu lado…Achei o ar condicionado um pouco quente, e só em um momento me pareceu que um comissário não estava em um bom dia quando lhe fiz uma pergunta…No demais, tranquilo, voaria de novo.

  • EDSON SIEG

    THOMAS H,

    Em muitas companhias aéres: LUFTHANSA, KLM, QANTAS,TURKISH, NEW ZEALAND, SWISS, e mesmo TAM nao oferecem comida só p não passar fome não, oferem uma refeição razoável( na maioria das vezes), preocupando-se com a qualidade do serviço para econônica. E a TAM não tem aviões com comfiguração 3-4- 3 pois isso é apenas para o boenig 747, que a TAM não tem. TAM OPERA COM o A 330 com 2-4-2; com a 340 COM 2-4 2 (MAIS ASSENTOS) e com 777 COM 3-3-3. Aqui mesmo em outros posts, já foram discutidos vários pontos positivos dos serviços de bordo da TAM nesses voos e a maioria do pessoal q viajou por ela ou pela Alitalia, percebeu bem q a TAM é muito melhor, em voos principalmente para Europa. Comparando TAM com TAP IBERIA ALITALIA, AIR EUROPA e AIR CHINA TAM sai ganhando com certeza. Hoje em dia, mesmo a Air france e a Lufthansa (que cortaram bastante alguns mimos para o conforto do voo) estão em mesma posição que a TAM.

    Dois fatores provvam isso:

    1. todas são companhias 3 estrelas citadas pela SKYTRAX ( TAM, LUFTHANSA, AIR FRANCE,KLM)

    2.a maioria dos passageiros q viajam TAM em voos para europa e EUA, percebe q a gente não perde em nada para eles.

    AGORA se o comparativo é com a TURKISH, QANTAS, NEW ZEALAND 9 q são 4 estrelas e não 3) aí sim.

    Acho q o prolema é q muita gente tem mania de desmerecer oq é nosso como se só oq é da europa prestasse. Como eu já viajei por todas elas posso dizer sem medo: a TAM é ótima também e não põe comida só pra não passar fome não, eles oferecem na econômica um conforto considerável, só acho q os preços da TAM Poderiam acompnhar as demais.

    • Thomas H

      Acho que vc devia se informar melhor. O 777 da TAM tem configuração de 747 sim na economica, ou seja, 3-4-3

  • Antonio Queiroz

    Voei Alitalia no dia 28-12 no trecho Rio x Roma e achei todos os comissarios muito rudes e o aviao parecia um forno de tao quente.

    A comida foi razoavel mas os snacks que ficam a disposicao no fundo do aviao eram biscoito Torcida e aquela batatinha frita Lucky.. parecia um voo da Gol.

  • Guilherme

    Viajo sempre pela Swiss dentro da Europa e o servico eh justo.

    Nos trechos internos sempre eh servido um sanduiche. O detalhe esta para o chocolate oferecido apos as refeicoes.

    A sala vip em Zurich eh boa mas dependendo do horario nao oferece muitas opcoes. Se compararmos com a Lufthansa deixa muito a desejar.

    Passei a voar pra Londres via British Airways porque a sala da First que eles tem no T5 de Heathrow eh uma das melhores que ja vi, inclusive com um restaurante.

  • Anderson Brito

    Opa.

    Vou aguardar!

  • Vitor Borges

    Nossa impressão antes mesmo de viajar com essa companhia é das piores! Emiti um voo Sao Paulo Madrid via Roma e Frankfurt Sao Paulo via Roma no dia 26/08 com embarques em 07/02 e 23/02 com pontos da Air France no skyteam, que aliás não tinha nenhuma outra companhia disponível. Em Dezembro, recebo um email dizendo para entrar em contato com o Flying Blue da Airfrance. Meu voo de volta de Roma para Sao Paulo que seria inicialmente às 15h55 foi cancelado (erro de cálculo de fim de alta temporada creio eu) e fui jogado no próximo voo disponível, 21h55. Com isso, chegaria de Frankfurt em Roma por volta de 14h com a própria Alitalia e em lugar da conexão quase imediata teria de esperar 8h sem nenhum tipo de assistência. Entrei em contato com a Airfrance emissora do bilhete e a Alitalia, mas nenhuma quis endossar em outras companhias. Entrei em contato com a ANAC que por enquanto não se manifestou. No final de Janeiro, recebo um novo email da Airfrance para entrar em contato. Pensei que houvessem resolvido o problema, entretanto, não! O segundo e último voo da minha reserva, de Frankfurt para Roma ao meio-dia foi cancelado e a única opção disponível era o das 18h45 deixando apenas 1h15 de conexao em Roma, tempo que considero arriscado. Mais uma vez nao quiseram fazer nada nem endossar para outra companhia. Em suma, o passageiro marca voos 6 meses antes, é empurrado para a Alitalia por falta de opção com pontos, e eles simplesmente alteram o itinerário da volta sem nenhuma opção… Felizmente raspei as milhas do Flying Blue e espero nunca mais voltar a voar Skyteam nem pagante nem de graça.

  • Lay

    Gostei do relato, so me deixou mais curiosa em saber cm sao os voos internacionais pela TAM… vou para o Brasil ainda esse trimestre e gostaria muito de ter um relato parecido c esse sobre a TAM, principalmente pq vou c minha filha de dois anos. Fico temerosa caso n tenha um bom serviço, principalmente de bordo. Desde ja agradeço à qm puder colaborar, obrigada!

  • Gabriele

    Olá. Fiz um voo de Roma com destino a Londres em Dezembro de 2011. Infelizmente tive uma péssima impressão sobre a Cia. Alitalia. Permaneci por mais de 24 horas dentro do Aeroporto,por questão de um cancelamento do voo que foi remarcado inumeras vezes, por essa virtude nao pude nem me deslocar para um hotel. A cia não deu nenhuma alimentação para nos, que permanecermos na area de embarque o tempo todo, e que pudemos notar até os ratos passando naquela area. Depois de 30 horas (bancando a palhaça) subi e fiz um escandalo com o operador que liberou a minha bagagem e trocaram a minha passagem para outro destino: Bruxelas. Acabei tendo um prejuizo com hospedagem pois tive que pagar pela pré-reserva e ainda tive que mudar o destino das minhas férias. NUNCA MAIS PRETENDO VIAJAR NESSA CIA QUE TRATA AS PESSOAS COMO UM LIXO.

  • Marcelo Rocha

    Os voôs dentro do continente europeu pela alitalia São péssimos. Quando viajei para a Grécia não tive lanches e o avião era bem velho. E em outro voô para a Croácia extraviaram minha mala e arrombaram ela. Eu tenho minhas restrições quanto à companhia.

  • Marcelo

    Francesca, "mamma mia" eh uma expressao italiana, em idioma italiano que o nosso colega usou pra relatar uma viagem a Italia por uma companhia aerea italiana. Esqueca o que voce escreveu, foi bobagem.

  • diego_euro

    Prezada Maria,

    Acredito que um caminho para resolver esse seu problema é recorrer ao judiciário, uma vez que já foram esgotadas todas as tentativas de resolução.

  • Wagner

    Viagem para europa em setembro de 2010 com vôo para Ancona com conexão em Roma. Na ida, tudo certo, sem problemas. Na volta, decepção. Chegamos ao aeroporto de Ancona para o vôo regional até Roma e fizemos checkin. Passada a hora de embarque, o vôo estava atrasado e ninguém falou nada. Na hora que o avião já devia estar decolando nos avisaram que o vôo para Roma havia sido cancelado ! Com certeza por falta de passageiros mas alegaram problemas técnicos na aeronave (que nem apareceu por lá). Todo mundo recolheceu sua bagagem e e disseram que haveria um ônibus até Roma. Pois bem, "anotaram" o nome de todos os passageiros que estavam indo de ônibus para informar o aeroporto de Roma todos que tinham conexões. Ficamos "tranquilos" porém a viagem de ônibus levou 4 horas o que ser uma viagem de 50 min de avião. Detalhe: ônibus sem banheiro !!!! Foi uma viagem infernal. Chegamos no aeroporto de Roma a tempo do nosso vôo para o Brasil, fomos no guichê fazer checkin e a surpresa: fomos cancelados do vôo pq não chegaríamos a tempo !!! Como assim ??? A Alitalia de Ancona não avisaria a Alitalia de Roma todos os passageiros que estavam indo de ônibus ??? Depois de muito brigar no guichê, até conseguimos embarcar no mesmo vôo que estávamos marcados mas nossas poltronas se foram com o cancelamento equivocado da Alitalia… estávamos em 2 casais e viajamos por 13 horas separados, um verdadeiro descaso com os passageiros que tinham reservados os lugares 2 meses antes da viagem. Se não bastasse, outros 2 amigos viajaram 2 meses depois pela dica que eu havia dado e também tiveram problemas: um deles adiantaram o vôo da ida em quase 24 horas sem avisar (ele perdeu esse vôo e teve que pagar para pegar o vôo original) e o outro amigo tbm foi cancelado do vôo de volta ao Brasil com eu por problemas deles em vôos regionais. Este não teve tanta sorte, teve que comprar a passagem de volta na hora e pagou um absurdo (em euros). Uma vergonha !!!!

  • Mary

    eu estou tentando comprar passagens no site da Alitalia, mas quando clico "pay now", volta pra uma página com a seguinte mensagem "oops!

    Don't worry here's a few links that might help you get back on track:

    Try the: HomePage

    Try the: Sitemap" O que eu faço?

  • titobosco

    aêêêêêêêêêêêêêêêêêê manda tmb as mulheres suecas tambem hihihihi. quis dizer das comissarias hehehehe.

  • titobosco

    igual a Web Jet kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Um colega meu disse que é melhor entrar pela europa em paises de lingua alema. ja pensei em Frankfurt ou Genebra, mas a Swiss ainda nao é ace$$ivel. 🙁

  • Carla

    A ida à Europa foi perfeita e eu já ensaiava o meu discurso sobre como a Alitalia é excelente. Me precipitei, e muito!

    A volta pro Rio saindo de Paris, foi um completo transtorno. O voo que faria parada em Roma foi cancelado, e então fomos levados para a loja da Alitalia localizada no próprio aeroporto. Depois de mais de 1h e meia na fila esperando pela boa vontade das atendentes, que além de incompetentes eram antipáticas, tivemos que sair da loja devido a uma ameaça de bomba! Por conta da neurose excessiva dos franceses, a atendente simplesmente saiu, sem dar nenhuma explicação ou qualquer direção. Ficamos do lado de fora, afastados, esperando a confusão acabar. Depois de uns 40 min, decidimos não esperar mais e nos direcionamos ao Check-in onde nos foi dito: "Se vocês chegassem aqui 10 minutos antes, estariam embarcando num voo direto para o Brasil!". Pois é… Se tivéssemos chegado! Não chegamos, graças a má vontade e incompetência das funcionárias!

    Resultado: íamos com a Air France para Roma, para então lá pegarmos a Alitalia e então voltar ao Rio.

    Saímos 4 horas mais tarde que o previsto, mas o voo foi tranquilo e não tivemos maiores aborrecimentos. Chegando em Roma estava instaurado o caos.. Diversos brasileiros tentavam embarcar pela Alitalia desde o dia anterior!! Gente de todas as idades, estressados, cansados de serem feitos de idiotas por um serviço que pagaram pra ter! E, convenhamos, nada barato!

    Depois de uma hora de atraso, apareceu um avião vindo da Hungria que fazia percursos menores. Conclusão, sem nenhum conforto!! 3 estações de rádio tocando, e algumas poucas televisões espalhadas, mas que chuviscavam mais que o tempo lá fora. Isso sem falar na cara feia e da antipatia dos comissários… Precisam ser mais bem pagos ou no mínimos, treinados! E lá se foram 10 longas horas!!!!

    Mas, apesar de tudo, o avião chegou aos aplausos da galera. Acabou? Quem dera! Não bastasse toda essa confusão e estresse, as nossas malas simplesmente não apareceram!!!!

    Ficamos mais uma hora fazendo protocolo, dizendo tamanho, cor, código…

    Para nossa surpresa, no mesmo dia à tarde nos entregaram uma das malas em casa… Mas a empolgação durou pouco! 2 dias ligando insistentemente pra a companhia, finalmente atenderam (ou chamava e ninguém atendia ou só dava ocupado)! E qual é a novidade? Duas de nossas malas estão na França, uma em Roma e uma ninguém sabe ninguém viu!

    Agora é acompanhar o desfecho dessa novela… E eu realmente espero que seja com todas as minhas malas aqui, inclusive com todos os nossos pertences!!

  • Alexandre Soares Fil

    Comprei passagens de ida e volta para Veneza para jul e ago/2012, com saída do Rio e conexões em SP e Roma. Como o meu pacote terrestre termina em Roma, perguntei ao call center da Alitalia se é possível embarcar em Roma (local da conexão) para retorno ao Brasil, a resposta é que tenho que pagar multa, pois meu embarque de retorno está previsto para Veneza. Acho isso um absurdo e já estou arrependido de ter comprado com a Alitalia.

  • Ingrid

    Hum, eu gosto de voar com a TAM, mas na minha opinião (de comilona inveterada) acho que a refeição deles deixa um pouco a desejar, principalmente quando é massa: sempre tive o azar de pegar massas insossas. De cias européias eu só voei KLM e Air France, e a AF ganhou disparado no quesito comida nas viagens que eu fiz. De resto, realmente não tenho do que reclamar da TAM.

    Falo da refeição porque pra mim faz parte do meu "entretenimento" a bordo: uma refeição gostosa e uma tacinha de vinho fazem toda a diferença na hora de comprar minha passagem. Claro que se a diferença de tarifa for algo muito exorbitante, eu como a massinha sem sal sem problema nenhum…

  • Ana Paula

    Fui para Zurich via Swiss.

    Adorei, me senti super segura, o servico deles é ótimo e nao atrasaram nem um minuto, tudo exato.

    Recomendo.

    *já voei algumas cias para a Europa, recomendo MUITO a TAM também.

  • Ana Paula

    de todas as cias que já voei para a Europa, TAM é a que recomendo, de olhos fechados.

    organizados e com excelente atendimento.

  • margarete

    bem, o voo em si nao teve problemas. Mas eu fiquei passada com grosseria dos comissários. cara feia o tempo todo, acho q estavam fazendo alguma reivindicacao salarial. Imagine isso tendo q passar 12 horas encaixado naqueles assentos da economica! e olha q sou magra! isso é o q mais me impede de voltar a Italia agora! Entretanto nao para aí. Nao consegui nenhum resquicio de milhas até agora, e, como alguem ja falou acima, a Alitalia nao chegou à era da comunicacao. Liguei pro tal escritorio dela em SP e o carinha muito educado (é brasileiro!) me disse q ele nao sabia de nada de milhas. Ué… ele mesmo me deu as informacoes e agora nao sabia o q dizer? E como é q o site indica esse escritorio para tirar dúvidas de milhas? Bem… agora estou entrando no Procon… Vou sempre preferir outra empresa

  • Sibila

    Fiz o mesmo trajeto do relato dia 25 de abril e foi tudo bem tranquilo de novo, com a diferenca que a configuracao do aviao era 3-4-3. O unico contratempo foi que uma das malas nao chegou aqui em Florenca. Fiz a reclamacao e a moca disse que normalmente a mala chega no proximo voo. Eles entregariam em casa mas preferi voltar ao aeroporto no horario que chegaria o proximo voo vindo de Roma. A atendente me deixou entrar na area das esteiras para ver se a mala estava la, e mal entrei ja vi a mala rodando na esteira, intacta. Foi um contratempo mas acredito que aconteca em todas as cias aereas.

  • Ana Paula

    Acabei de chegar de Roma, fiz o voo GRU – FCO e FCO – GRU, classe economica.

    Já voei para a Europa com as cias: TAM, Swiss, AirFrance, Turkish, United. Em comparacao a essas, o que posso dizer é que nao existe comparacao, a Alitalia foi a pior que voei até hoje. Dou nota 1.000 para a TAM e a Swiss.

    O voo de ida foi um pesadelo: assentos MUITO apertados, quem tem mais de 1m70 com certeza encosta os joelhos no banco da frente, até o espaco de um aviao menor para voos domésticos tipo Gol ou TAM é mais confortável. Ainda por cima peguei uma janela, embaixo de todos os bancos de janela fica uma caixa de metal que reduz ainda mais o espaco. Se precisasse levantar, os dois outros passageiros também precisavam para me dar passagem (boeing, configuracao 3-3-3). Super abafado, nem parece que tem ar condicionado. E na ida também achei a pressurizacao ruim, cheguei em Roma explodindo de dor de cabeca e passando mal. Os comissários em sua maioria falavam em italiano ou em um ingles macarronico, carregado de sotaque e difícil para brasileiros entenderem, aliás, tive a impressao de que eles nao gostam de brasileiros. Em meu ticket tinha assegurado um valor X para o limite de peso da bagagem, mas no check in da volta, exigiram um valor de peso menor e precisei tirar coisas da mala e levar em minha bagagem de mao. A única vantagem que vi em ter pegado esses voos foi serem diretos, do Brasil para a Itália sem conexoes.

    Mas da próxima, prefiro viajar por uma cia em que eu possa chegar ao destino bem e descansada, mesmo que tenha que fazer quinhentas conexoes.

    • Ana Paula

      só corrigindo, a configuracao do boeing é 3-alguma coisa-3 e nao 3-3-3 como escrevi.

      de qualquer maneira, fica o meu relato, *nao recomendo* a Alitalia.

    • Ana Paula

      esqueci da nota 1.000 para a Turkish também, MUITO boa e com atendimento simpaticíssimo.

  • Ana Paula

    pelas experiencias que já tive, a TAM dá de mil a zero na Alitalia, nao tem nem como comparar!

  • Marcela

    Acabei de comprar uma passagem pra veneza pela Alitalia para julho, gostaria de saber se alguem sabe como faço para alterar a escolha do assento?

    obrigada desde já

  • Marcela

    Oi bom dia,

    estou indo agora em julho para Europa por Roma na imigração é necessário ter adquirido um seguro saúde?

    comprei minha passagem pelo site da Alitalia e não adquiri,

    obrigada desde já

    Marcela

    • Sim, é necessário. Você pode comprar um junto a uma corretora ou agência, mas tem que ser segundo as exigências do acordo de Schengen, que permite a entrada de brasileiros sem visto.

  • Fernanda

    Também estou querendo saber!rs

    Aliás, que sistema horrível o da Alitalia! Vc n tem como ver os dados do seu e-ticket no site, alterar potrona, nada! Horrível!

  • Carla

    Sempre viajo para a Italia com a Tam. Porém, na última viagem acabei comprando com a Alitalia. Vim para Roma em março e passei mal no avião. Posso dizer que os comissários foram muito gentis (não sei se pelo fato de ser tbem italiana e falar o italiano com eles) e, um pouco antes do pouso me colocaram na classe executiva, pois perceberam que eu não estava muito bem. Retorno para o Brasil em três semanas com a Alitalia e torço para que seja tudo tranquilo (apesar do meu mal- estar estomacal) como foi a vinda…

  • Mariana

    Marquei meu assento ligando pro atendimento ao cliente da Alitalia, fica mais fácil fazer isso com um mapinha de assentos aberto (só procurar no google pelo modelo da aeronave).

  • Cesar

    Li todos os comentários acima e fiquei meio assustado. Vou viajar em set/2012 p/Roma. Tb gostaria de verificar meus lugares no site, mas não achei link para isso. Alguém sabe qual é o fone da loja em SP? Agradeço se alguém puder me informar. Farei meu relato qdo voltar.

  • Pode ligar no 0800 770 2344 ou (11) 2171-7610 / 2445-2005

  • Marcela

    Fique tranquilo Cesar, acabei de voltar de veneza com a Alitalia, fomos no voo que sai do Rio para Roma, avião super novo com monitor individual e opções de filme com audio em portugues inclusive.

    Realmente uma desvantagem é não visualizar o assento na reserva, mas consegui fazer isso pelo telefone e foi tudo tranquilo.

    Numa proxima recomendo muito a Alitalia, funcionarios atenciosos, comida otima e entretenimento 10!!!!

  • Cesar

    Obrigado pelas respostas, Denis e Marcela.

    Lembro ter respondido para o Denis, mas não achei a resposta aqui. De qualquer modo agradeço muito. Logo estarei em viagem; depois eu conto como foi. Até…

  • Guilherme

    Sibila, parabéns pelo post. Por favor, gostaria que você me tirasse uma dúvida. Farei em Novembro um vôo SP-ROMA-MILÃO.

    A bagagem despachada em SP é retirada apenas no destino final, Milão ? A passagem pela imigração (carimbo no passaporte) é feita em Roma ou em Milão? O terminal 3 de Fiumicino (por onde chegam os vôos do Brasil) é distante do terminal 1? (de onde partem os vôos para Milão)

  • Marcos

    Voei com a Alitalia nesse mes (out/2012) para Roma e Londres. Minha experiencia foi a PIOR possivel. Ar condicionado com defeito, comissarios mal humorados, aeronave velha, sistema de video sem funcionar, pao gelado no cafe da manha, servico de bordo HORROROSO no voo para Londres (apenas um saquinho com meia duzia de biscoitinhos para um voo de DUAS HORAS E MEIA, NA HORA DO ALMOCO), ou seja, Alitalia nunca mais …

  • Renata

    A pior cia aerea que ja viajei. Fiz o trecho GRU/Roma/GRu em janeiro e tive prolemas tanto na ida qto na volta. Na ida o voo foi cancelado, enviaram os passageiros para o Ibis Santana, cinfusao para chegar la e voltar no dia seguinte. O voucher de alimentacao fornecido nao era aceito nas lanchonetes do aeroporto! Atraso de 24 horas que gerou perda de diaria de hotel em Roma. Na volta nao respeitaram assentos pre reservados e que constavam na passagem, alegando que o sistema tinha "caido". Fomos colocados na porta do banheiro, a tv da poltrona parou de funcionar n meio do voo e nao conseguiram consertar. NUNCA MAIS, NAO RECOMENDO. Ha ias aereas superiores como BA, Swiss, Air France, TAM e ate TAP. Fujam!,

  • Caio Silva

    Afirmação muito suspeita. Voei muitas vezes por Alitalia e por TAM e tenho certeza de que TAM é uma tremenda furada, um engodo. Já a Alitalia (cujos pilotos e comissários se sentiam – apesar da simpatia italiana natural- sempre acima de qualquer recriminação por terem seus empregos e ótimos salários pagos pelo governo italiano, com ajuda de sindicato forte)vem melhorando bastante seu atendimento, além se sua tradicional competência em voa. E sempre oferecendo aquela amizade generosa – que inclui todos os vinhos italianos que estiverem disponíveis a bordo o quanto você pedir -até acabar ao estoque. O viva a vida é muito mais verdadeiro na Alitalia do que em qualquer outra companhia aérea. Esta é a minha opinião, bem insuspeita

  • Luciano

    Também tivemos ótima experiência na Alitalia. A descrição do post acima confere em tudo com uma viagem que fizemos em maio 2011.

    Na ida de SP para Roma uma grata surpresa foi o espaço e o reclinar das poltronas que em outras companhias me pareceram mais apertadas. Eu até dormi! Comissários corteses, bons serviços, equipamentos, musicas, filmes e entretenimento funcionando perfeitamente, o "bar" com petiscos e bebidas no fundo da aeronave, boa conversa… apenas elogios. A imigração foi rapidíssima; fácil acesso ao embarque da conexão; malas entregues perfeitas em Viena.

    A única ressalva: em outra viagem (Madri) uma das malas não chegou mas… no dia seguinte entregaram no hotel!

    Houve uma ocasião que nos sentimos um pouco confusos no Fiumicino; estávamos cansados quando voltávamos de Praga no entanto, não sei se intuitivamente, em menos de dois minutos achamos as esteiras. Nota 10 para a "naveta" que leva os passageiros automaticamente para seus portões de embarque.

  • Cesar

    Como havia prometido, passo a relatar minha experiência com a Alitália.

    Classe Econômica. Enfim, quem viaja na econômica deve estar ciente que não terá o conforto nem as mordomias da Magnifica!!! Assim, considero que foi muito bom viajar nessa empresa. Quanto às refeições, achei-as melhor que a da TAM (SP-Milão). Qdo cheguei em Roma (voo SP-Roma), o desembarque ocorreu longe do terminal e tivemos que ser levados em ônibus. Qdo entrei no prédio, havia um funcionário da Alitália com uma placa "Conessione Venezia". Como eu teria que fazer essa conexão e já estava "em cima do laço" acabei perdendo. Mas o "cara" estava lá com outro bilhete a minha disposição para o próximo voo, que saía em seguida. Enfim, não tive que me preocupar porque perdi o voo, eles já haviam arrumado tudo. Achei ótimo. Voo até o Marco Polo tudo legal. No outro voo que vim de Palermo p/Roma foi tudo ok tb. E de Roma para o Rio também achei muito bom. Os voos sempre lotados, o pessoal de bordo sempre atencioso e disponível. São educados, mas enérgicos, pois lidar com gente não muito educada é difícil em qualquer país.

    Enfim, gostei e dou nota 9! Noto que pessoas reclamam de tudo, no entanto pagam pela 3a. classe e querem serviço de 1a.!!!

    Da próxima, vou economizar bastante para ir na Magnifica! Será uma boa?

    Saudações a todos.

  • Adriana

    Cesar, a Alitalia nao respeita o cliente, nao importa a classe do voo. Cancela voos e desmarca assentos. Nao ha respeito algum. E os avoies…muito velhos!

  • Cesar

    Cara Adriana,

    respeito tua opinião! Tu deves ter teus motivos! Entretanto esse não é o meu caso.

    Obviamente há as Cias Aéreas mais e menos modernas. Não podemos generalizar. Casos isolados devem ser tratados como tal. Já viajei muito com a VARIG quando era a melhor! (no Brasil). Não conheço outras Cias para poder formar uma opinião mais apurada. Mantenho minha opinião da Alitalia. Saudações!

  • Vinicius

    Bem, antes de viajar ia tirar fotos e fazer um relato, mas devido a problemas, não pude faze-lo.

    Minha experiencia com a Alitalia foi a seguinte: Teve de tudo.A minha rota seria GIG-FCO-LHR-FCO-GIG.

    Na ida o voo até Roma foi incrivel. Avião muito novo(menos de dois anos de uso), bom serviço de bordo, entretenimento bom tambem. O voo ainda chegou 30 minutos adiantado, facilitando a conexão ate Londres.

    A volta, o pedadelo:

    No trecho Londres-Roma, fomos informados que o Aeroporto de Roma foi fechado(tempestade) e iriamos a Napoles(sem culpa da companhia aerea)

    Chegamos em Napoles, ficamos no avião e muito depois voltamos a Roma. Perdemos o voo pro Rio. A Alitalia porem, colocou-nos em um hotel muito bom(com refeições pagas por eles) e no dia seguinte nos levaram ao aeroporto, como não havia voo pro rio,fomos colocados num voo pra SP. O trajeto nacional ia ser de Gol.

    O voo saiu com atraso, e a aeronave não era tão nova assim, mas estava bem conservado, apesar de antigo. O tratamento foi o mesmo da ida, muito bom.

    Chegamos em SP atrasados e fomos informados que as malas não iriam direto( o pessoal de Roma havia avisado que iam direto) com isso perdemos a conexão para o Rio, ao chegarmos no balcão da Gol, havia uma pessoa da Alitalia que nos colocou no outro voo.

    Chegando ao Rio, uma das malas não chegou, porem, no dia seguinte mandaram ela em casa, intacta.

    Voos bons, houve problemas, mas que foram contornados pelo pessoal da Alitalia, que estava preparada para problemas. A unica coisa que poderia ter sido melhor, era a informação do pessoal de terra em Roma, que não sabiam que a mala não iria direto ao RJ.

    Nota final: 8,5

  • Clarice Lima

    estou aki olhando os comentarios sobre a Alitalia e sinto nao ter um bom comentario.fui para milao em dezembro do ano passado e nao tive uma boa esperiencia.tive bom atendimento no voou.mas uma decepçao ao chegar e nao ter as quatro malas que levamos sendo duas minhas,e duas da minha filha.precisamos ficar ligando o dia todo durande 7 dias.ate o gerente do hotel que ficamos ligou tambem.as malas forao aparecendo uma a uma e todas arrombadas e destruidas.sendo que quando sai do brasil elas erao novas.e mandamos plastificar todas.nao nos derao neuma esplicaçao simplesmente mandarao entregar tudo aberto e quebradas.ficamos estarrecida.minha filha tem fotos das malas.agora ela nao se encontra mas asim que ela chegar vou fazer questao de colocalas aki para que vcs posao ver.ja viajei com outras companias.e posso dizer que a tap foi a melhor

  • kelyna andrade

    irei viajar nesta quinta feira 29/11 , estou um pouco tensa, pois n falo muito bem o italiano. fora isso , to bem tranquila, pois minha irma fez uma viagem com alitalia , e foi maravilhoso!!! otimo atendimento,refeiçoes gostosas, a poltrona bem larga e o horario exato conforme o dito. breve postarei o relato de minha viagem.

  • Daniele Polis

    Olá, pessoal!

    Eu voei Alitalia e não tenho do que reclamar não.

    Postei as minhas impressões no meu blog, pra quem possa interessar (E para nao poluir a caixa de comentários). Link: http://bit.ly/VoandoAlitalia

  • Alex

    Achei o sistema de reserva da alitalia muito ruim. Eles não solicitam os dados do cartão de crédito na hora, dizem que vão te ligar para confirmar a compra mas no meu caso não me ligaram, e quando eu liguei para me informar me disseram que eu perdi a reserva, pois o prazo expirou.

  • Lisa

    Como o Alex disse acima, também achei estranhissimo o método para pagar as passagens na Alitalia Brasil. Esperar um telefonema para dar os seus dados de cartão e combinar quantas vezes quer parcelar? Meu namorado, que é italiano e mora lá, ligou pra Alitalia de lá e eles desconheciam esta prática, disseram que só podia ter havido um erro, consultaram o numero da "minha reserva" e eu não existia. Além disso, no vvo de volta a moça italiana informou que só restava um posto livre, sendo que no site daqui tinha de sobra. Bom, peguei o numero do call center que a alitalia informou e liguei. A moça disse pra eu ficar "de boa" que eu ia dar tudo certo e que pra esperar que iam me ligar. Certo, ficar "de boa"… que atendimento. Me ligaram rapidinho, é fato, mas quando finalmenete no fim do dia, o bilhete caiu na minha fatura, surpresa: ao invés de parcelado, o valor caiu a vista (e sem a taxa de embarque). Liguei lá, e agora devo esperar outra chamada, virei refém do telefone, desde 28/2 dia que resolvi comprar a passagem mas ainda estou insegura…. Ah já fui pra Italia de TAM e foi excelente o voo, o atendimento e o kit higiene – vem com escova de dentes, pasta, protetor auricular e meia(porém teve atraso na volta, devo admitir).

  • Mateus Pabst

    Também estou tendo dificuldades para finalizar a compra. Muito estranho e ruim o sistema da companhia. Fiz a reserva em um domingo, fiquei aguardando que entrassem em contato comigo até quinta feira, quando liguei para a companhia para finalizar a compra, pegaram os dados do meu cartão de crédito e ficaram de mandar um formulário para que eu assinasse como forma de autorização de débito, esperei até o final do dia seguinte e não recebi. Entrei em contato de novo e disseram que deveria esperar mais 2 ou 3 dias mas que provavelmente não seria enviado um formulário e já seria confirmada a compra! Pois bem, se passaram mais 2 dias e nada ainda.

  • Gisele Benedicto

    Ano passado fiz o trecho Florença-Roma-Rio. Estava chovendo, o aeroporto de Florença não opera com aparelhos, e ninguém da Alitália apareceu no saguão para oferecer água ou qualquer suporte. As atendentes foram grosseiras e mal educadas. Aconselho a quem for fazer os trechos internos na Itália, que os faça por trem. Enfim, meu võo de florença saiu atrasado, e muito, e quando chegamos no aeroporto de Roma, havia uma comissária com um papel na mão escrito "Rio de Janeiro", conclusão: eu e mais meia dúzia de passageiros tivemos que correr pelo aeroporto, para chegarmos até a aeronave que estava atrasada há 10 minutos aguardando os passageiros em conexão de Florença. Alitália nunca mais, nem de graça!

  • Paulo Brito

    Viajarei a Viena com a Alitália em março de 2014 e espero que o serviço de bordo e a aeronave estejam a contento como descrito aqui por várias pessoas.

  • yschang

    Fiz o voo GRU-FCO no dia 04/10/2013 e não recomendo a ninguém. Usam o Boeing 777, porem com configuração 3-4-3, portanto estreitissimas. Mesmo quem não tem ombro largo sofre. Alem disso acho que estão economizando combustível, pois a temperatura da cabine era elevada. Quanto ao serviço e comida, o mesmo padrão dos concorrentes (exceto as asiáticas).

  • Vitorina Codo

    Olá! acho que tive sorte em viajar pela Alitalia em julho/13 para a Roma, tanto ida como volta deu tudo certo. fui na classe econômica não tive problemas com assento, pois não sou alta; eu concordo em relação ao pão servido no café da manhã tanto ida como na volta, era frio e um pouco duro, mas o restante era bom, o atendimento tanto no Brasil quanto em Roma foi tranquilo.

  • ciera irene

    sempre vai ter as pessoas que gostam e as que nao gosta faz parte eu gostei muito,e vou viajar de novo espero que continue gostando mi piace alitalia complementos,,, ate o dia 27/07/14

  • junior

    A classe turística tem poltronas de diferentes configurações, o que não é informado para o cliente. Comprei via internet e quando fui me instalar com minha esposa nos assentos, era simplesmente impossível (eu com 1,81 ela com 1,76), sem contar que o sistema de entretenimento é municiado por uma caixa de metal embaixo das poltronas. A cada três poltronas tem uma caixa destas, impedindo que o passageiro estique as pernas. No vôo de volta Roma/Guarulhos, paguei R$ 500,00 para ir nas poltronas com mais conforto. Simplesmente um desrespeito. Tenho pouca experiência em vôos internacionais, mas, o de Guarulho/Lisboa com a TAP é imensamente superior em todos os sentidos. Sinceramente não gostei e me senti lesado. O ano que vem pretendo procurar outra cia.

  • Marcio

    Voltei ontem de Atenas, pela Alitalia, fazendo conexão em Roma e o voo para São Paulo foi cancelado. Tive de dormir em Roma. Demorei quase 3 horas para conseguir encontrar e partir no ônibus que nos levaria ao hotel (Sheraton Roma)que era longe do centro e do aeroporto, isolado, sem wifi gratuito nos quartos e devido ao horário – perto da meia noite, a cozinha estava fechada. A Alitalia não nos deu qualquer informação sobre refeições, despesas extras, nem com internet, telefone, itens pessoais – nossa bagagem já havia sido despachada.
    Mais de 300 pessoas foram jogadas nesse hotel, as pressas, sem qualquer apoio. Tivemos de acordar muito cedo, pois o ônibus de volta para o aeroporto partia as 4:30 da manha. Ou seja, dormi menos de 3h, sem jantar (o serviço de bordo foi só um biscoito – do azar) e devido ao horário, o hotel não haveria café da manha, que se iniciava as seis. O hotel ainda disponibilizou uma mesa de croissant doces, café e chá.
    Embarcamos para o aeroporto, em filas desorganizadas, correria, para enfrentar mais uma longa fila no check in e mais duas horas de atrasos ate a decolagem.
    Para completar, quebraram minha alça da bagagem.
    E além disso, em comparação a KLM, pela qual fui, o serviço é bem inferior e menos atencioso, além de menos cordial. Havia poucas opções de filmes, sendo menos ainda novos e apenas 3 ou 4 em português!!!!!
    Foi uma das piores experências aéreas que tive. Alitalia nunca mais!

  • Rafael Lucena

    Já viajei pela Alitalia mais de uma vez. Experimente algum tipo de problema com a companhia, você estando na Italia. Nos vôos onde tudo ocorreu bem, tudo pareceu perfeito. Já nos que deram problema… terrível. Em todas as oportunidades em que tive algum problema com a companhia fui muito mal atendido. O Call Center deles, caso você precise, esqueça! Se precisar entrar em contato por email, mais uma vez, esqueça também. Aqui ná Itália, o único modo de entrar em contato com eles é pelo ridículo Call Center ou indo até um “sportello” (guichê) da companhia. Entretanto, não são todas as cidades que você encontrará um! Eu vivi um ano em Pisa. Lá por exemplo, não tem! Minha conclusão, sempre que eu puder NÃO escolher a companhia, eu viajarei por outra empresa. E sugiro que as proximas avaliações considerem avaliar os canais de comunicação com o cliente. E aponte pontos negativos com mais vontade. Essas avaliações, “hoje os ventos estão a favor, deu tudo certo, a empresa é ótima, recomendo!” são pouco úteis.

  • claudio

    Ano passado em Agosto, voei de Paris para Roma e foi
    horrível, a volta foi de Roma para São Paulo e foi péssimo.

    De Paris p/ Roma: o voo atrasou umas
    duas horas, embarcados os comissários de bordo não faziam a menor questão de prestar um atendimento no minimo cordial; na fileira logo atrás da minha sentou uma mãe com três filhos; eles gritavam, choravam, batucavam nas mesinhas, chutavam o banco.
    Os comissários fingiam não ver nada, inclusive todos os meus chamados. Tive eu mesmo que chamar a atenção da mãe enfaticamente, para melhorar um pouco a postura dos meninos.

    No desembarque tinha uma brasileira no voo que estavas alguma fileiras atrás e veio até nos comentar o absurdo ocorrido durante o voo pois até ela ficou muito incomodado com os ruídos.

    De Roma para São Paulo, chegamos umas 04 horas antes de voo e não permitiram que despachássemos a bagagem, tivemos que esperar por duas horas para eles abrirem o voo.
    Durante o voo o atendimento foi péssimo lamentavelmente.
    Só para constar na ida para Paris fui de KLM.

  • Kleber Figueiredo

    Parabens pelo post, me ajudou muito na tomada de decisão.
    Bem, depois de muito ler a respeito das opiniões de quem usou a Alitalia, resolvi comprar passagens para Madrid com conexão em Roma, saindo do Rio. Comprei direto pelo site e num primeiro momento me estressei um pouco porque solicitei o parcelamento da passagem (eles parcelam em até 10x), mas quando consultei o extrato do meu cartão vi que eles lançaram o valor total para a próxima fatura (pensei, estou ferrado). Liguei para o escritório deles em SP para solicitar a correção e me deram o prazo de uma semana, mas graças a Deus no dia seguinte consultei novamente meu extrato e já tinha feito a correção, tudo certinho conforme solicitei por telefone.

    Ainda não embarquei, por isso não posso passar minha experiência voando Alitalia, será minha primeira vez, em junho, mas quanto ao atendimento e resolução do meu problema posso dizer que foram solícitos e atenciosos, resolvendo o problema com rapidez e competência.

    Depois voltarei para contar como foi voar Alitalia.

  • Carol Telatin

    Olá!
    Acabo de realizar uma compra on-line pelo site da Alitalia porém na hora de confirmar o pagamento (já havia colocado os dados do cartão) a página ficou em branco e minha conexão caiu. Até agora não recebi nenhuma confirmação da companhia por e-mail. Alguém já passou por isso?

  • Marluce

    Na quarta-feira viemos de um voo com a Alitalia e foi perdida 1 mala nossa e até agora nada de encontrarem ou darem uma satisfação.
    Sem contar que o atendimento quando ligamos foi péssimo, e falando em atendimento no aeroporto também foi horrível porque não poderíamos marcar nossos assentos antecipadamente e quando chegamos no aeroporto a companhia marcou nossos assentos separados. Ficamos muito bravos e uma tal de Mônica (funcionária) foi muito estúpida, gritando com nós e não resolveu nada. Sem contar que nossas malas nem estava cadastrada no sistema deles, sendo assim se a outra funcionária não tivesse cadastrado não teria chegado às 4 malas.
    Alitalia NUNCA MAIS ??

  • Sonia Carvalho

    Acabo de voltar da Europa com vôo de ida e volta pela Alitalia e preciso registrar minha indignação. Minha mãe de 74 anos e uma amiga de 67 partiram no dia 14 de dez para Madri com conexão de apenas 1 hora em Roma. Resultado: espaço de tempo impossível… O mesmo aconteceu comigo e meu filho no dia 15 de dez. Também não conseguimos cumprir essa MISSÃO IMPOSSÍVEL!!! Chegamos no aeroporto de Roma às 7:30 e às 8h era o vôo para Madri. Nos deram uma passagem para as 14h, ou seja, depois de encarar um vôo de 12h fomos obrigados a esperar por mais longas 7h. Tínhamos um vôo com passagem já comprada por 35 euros de Madri para Barcelona que perdemos. Fomos obrigados a comprar nova passagem por 115 euros. Além do prejuízo financeiro e do cansaço absurdo quero falar do estresse que vivemos no aeroporto de Roma que é enorme. Ficamos completamente perdidos, sem nenhuma orientação de nenhum funcionário da empresa que vende a passagem já sabendo que o intervalo da conexão é inviável. Como se não bastasse todo esse desgaste o nosso retorno também foi outra loucura. Voltamos no dia 4 de jan saindo de Madri com conexão novamente em Roma, agora com um intervalo de 1:30. Resultado: o vôo de Madri para Roma atrasou e passamos novamente um sufoco no aeroporto de Roma. Passamos cerca de 30min. correndo feito loucos (eu – 52 anos, minha mãe – 74 anos, nossa amiga – 67 anos e meu filho que as amparava para corrermos em busca do nosso terminal e, em seguida, travamos nova luta para localizarmos nosso portão que havia mudado. Nós e os outros brasileiros que estavam nas mesmas condições, fomos os últimos a entrar na aeronave que estava apenas nos aguardando. Quando sentamos estávamos completamente suados e nervosos. Nunca agradeci tanto a Deus por ter conseguido entrar naquele vôo (vejam que absurdo) Resumindo: defino esses tristes episódios como UM DESRESPEITO COMPLETO!!! VOAR PELA ALITALIA NUNCA MAIS!!!

  • Paulo Marques

    Mamma Mia ! Quanta coisa boa acontece quando você é atendido por quem realmente entende do negócio! Das 4 viagens que fiz a Europa 3 voei com a Alitalia ! Inegável dizer que a classe Magnifica torna a experiência sempre inesquecível, desde o balcão de check-in até o momento que coloca seus pés em solo italiano, a sensação é marcante!Pontos positivos da executiva: cordialidade e atenção de toda a equipe e principalmente a gastronomia, sou testemunha que é possível comer bem no avião e também me surpreende pela qualidade! Entretenimento exclusivo com centenas de opções num monitor de tamanho razoável e a poltrona que vira cama, achei o máximo! Fiz conexão para BCN com extrema pontualidade e serviços de executiva também neste voo.Impecável ! A volta foi melhor ainda, ganhei 2 necessaires com produtos Salvatore Ferragamo! Chic! Alitalia, março/17 conto com você em mais uma aventura na Europa. Grazie Mille!

  • Leticia Soares

    Alguém despachou vinho pela alitalia?