Como é voar na Air Europa

Leonardo Marques 4 · abril · 2012

Com sede na Espanha, a Air Europa tem conquistado destaque aqui no Melhores Destinos graças às promoções e ótimas tarifas de voos para Madri saindo de Salvador. Fundada em 1986, a companhia é membro da aliança global Skyteam e é parte do programa  de fidelidade Flying Blue, o mesmo das companhias Air France e KLM.A companhia faz hoje a rora do Brasil a Europa em jatos Airbus A330, mas há a possibilidade de substituir o avião por um dos oito moderníssimos 787 Dreamliner que encomendou da Boeing. Nossa leitora Ana Maria Salgado Moreira testou – e aprovou – os serviços da empresa espanhola. Embarque com ela e descubra o que a Air Europa tem a oferecer além dos preços excelentes!

 

Através do Melhores Destinos conheci a Air Europa e descobri que eles fazem a rota de Salvador a Madri. Com isso consegui uma boa oferta de passagem a US$570 SSA/MAD/SSA e em novembro de 2011 comprei as passagens para Março deste ano.

Compra
Comprei as passagens pelo site Decolar com muita facilidade e os
bilhetes foram emitidos normalmente, sem nenhum problema.
Fiz a reserva de assentos através do site da Air Europa logo após receber os bilhetes por
e-mail.
O problema começou quando no dia 06/02/2012 o Decolar me mandou um e-mail informando que a Air Europa havia alterado a data do meu voo de ida do dia 17/03/2012 para o dia 20/03/2012. A essa altura eu já tinha toda a programação e reservas da parte terrestre para o período a partir do dia 17 e não concordei com a alteração. Sorte a minha que entrei em contato diretamente com o escritório da Air Europa no Brasil e eles,
com um excelente atendimento, fizeram a alteração do meu voo de ida para outra companhia – se dependesse do Decolar isso nunca aconteceria.
Eu sou do Rio de Janeiro e comprei a passagem saindo de Salvador apenas por causa da promoção e já que teria que trocar meu voo para a Iberia, que saindo de Salvador faria uma escala no Galeão, solicitei à Air Europa que alterasse a ida para sair direto do Rio e fui prontamente atendida, sem nenhum pagamento extra.
Minha viagem então ficou:
Ida: GIG – MAD pela Iberia
Volta: MAD – SSA pela Air Europa
Nota 8 (mais pelo atendimento excelente do escritório da Air Europa no Brasil)

Check-in

No aeroporto do Rio de Janeiro foi feito na Iberia sem problemas. Não vou entrar em detalhes, já que  a avaliação da companhia  já existe  aqui no MD. No aeroporto de Madri o atendimento da Air Europa foi excelente. Mesmo em espanhol eles procuravam se fazer entender já que sou passageira de “Melhor Idade”
Nota 10

Pontualidade

Tanto o voo de ida pela Ibéria como o de volta pela Air Europa saíram com uma pontualidade britânica. Vale destacar que a volta saindo de Madrid foi no dia 29/03/2012, exatamente o dia da Greve Geral na Espanha, mas mesmo assim o voo não foi cancelado e partiu na hora marcada.
Nota 10
Voo
O voo da volta foi realizado em um Airbus A330 com configuração 2-4-2. Com essa configuração a Air Europa mantém o espaço padrão entre as poltronas para voos internacionais, sendo confortável. Foi distribuído para todos os passageiros travesseiro e manta. Como já tinha fones de ouvido não precisei, até porque era cobrada uma taxa.
Nota 10

Serviço
O atendimento durante o voo também é digno de elogios à tripulação. Mesmo falando em espanhol, ela manteve o atendimento em nível de classe Executiva, sempre presente e solícita, diferente de outras companhias onde à noite a tripulação desaparece.
Nota 10
Refeições
O serviço de bordo foi excelente. No menu tinha duas opções de pratos quentes para o almoço, quando era servido a tripulação perguntava sua opção entre massa ou arroz acompanhado de frango, além de salada, pão e de sobremesa brownie. Serviram ainda no meio da viagem um lanche quente, que era uma pizza de presunto com queijo e champignon. Café e chá eram servidos a todo momento, e durante as refeições outras bebidas.
Nota 10

Entretenimento
O avião tinha sistema de entretenimento individual. No braço da poltrona havia um controle remoto para controlar a tela individual localizada acima da mesinha. Era possível escolher entre quatro filmes com áudio em espanhol, inglês, francês e alemão – infelizmente não tinha o nosso português. Além disso havia canais de música e o mapa de localização de onde estávamos, com velocidade e outras informações. Todas as poltronas tinham ainda catálogos de produtos que eram vendidos a bordo, como óculos de sol, perfumes, canetas e maquiagem. Vale destacar que esses produtos tinham um bom preço, comprei um óculos de sol de marca espanhola por 17 euros e um perfume Paco Rabane de 100ml também por 17 euros.
Nota 9 (perdeu pontos devido ao áudio dos filmes que não tinha em português)

Chegada
A chegada ocorreu na hora marcada e a retirada das bagagens em Salvador foi tranquila, sem problemas de danos às malas, o que em outras viagens acontecem com bastante frequência.
Nota 10
Conclusão
A Air Europa me proporcionou uma excelente viagem, com atendimento eficaz, pontualidade dos voos, comida e entretenimento a bordo de ótima qualidade, além de ter uma equipe, tanto em terra quanto a bordo, de ótima qualidade. Além disso, vale deixar registrado que a minha chegada a Madrid foi tranquila, passei pela alfândega sem problemas e sem perguntas, somente apresentando meu passaporte brasileiro. Durante a revista, eles mandam tirar os sapatos e objetos de metal, porém te entregam uma “meia” plástica para não pisar no chão.

Agradecemos à Ana Maria pelo excelente relato de sua viagem, que certamente será importante para outros leitores que pretendem voar com Air Europa. E você? Já viajou com companhia? Deixe sua impressão nos comentários abaixo! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você  pode conferir todas as avaliações publicadas neste post.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Clóvis Horta

    Putz, então você deu sorte. Fui para a Europa em 2008 pela Air Europa, quando eles tinham partidas do Rio para Madri, Roma e Lisboa.

    * Atendimento rude

    * Entretenimento péssimo

    * Serviço de bordo tosco

    No meio da noite chamei a aeromoça para pedir água e ela grosseiramente mandou que eu buscasse na parte de trás da aeronave!

    • Ana Salgado

      Então eles melhoraram muito o atendimento, porque a todo momento a tripulação vinha servir chá e café, muito atenciosos.

    • Deise

      Viajei pela Air Europa de Salvador para Amsterdam, agora dia 21 de março de 2012 e o atendimento no aeroporto de Salvador é péssimo, atendentes muito grosseiras, não sabem se portar diante do cliente, super mal educadas e em Madri da mesma forma, um atendimento horrível. Já o serviço de bordo foi bom mas não excelente.

    • Monica Batista

      Serviço péssimo, como se estivessem fazendo favor, e voei pra Madrid em 2011; o serviço não melhorou.

      Juro que tudo no "equipamento" se mexia como se fosse desmanchar-se na hora das aterrissagens; barulho enorme de coisa desgastada…

    • Igor – Poa

      Premiado!

    • Helena

      Amigo, Iberia tbm é assim.. Isso é o estilo Europeu… Essa coisa de "empregadinha de luxo" como as comissárias são no Brasil, não existe. Elas te deixam ir lá atrás e buscar água, suco, enfim, o que quiser, sem precisar de uma babá…

    • Jairo Bosnic

      Mas é absolutamente óbvio que as pessoas devem ir buscar água na copa do avião, engraçado como apenas brasileiros tem essa atitude de querer ser cercado de “serviçais” que o sirvam.

  • Wagner

    Ja viajei pela AIR EUROPA,faz dois anos ,fiz o trajeto rio/madrid/rio, foi tudo muito bom,vale a pena.

  • Lay

    Eu particularmente achei a viagem pela air europa neutra, o vôo em si foi tranquilo (SSA-MAD), mas, n vi nd demais… qm busca conforto e luxo n viaja de air europa, air europa é considerado busao, tarifas mais em contas e o minimo de regalias possivel. Qaundo viajei comi massa c molho de tomate e frango, n posso dizer q estava ruim, mas, tava longe de estar gostoso, mas bom….

  • Camila Trigueiro

    Viajei pela Air Europa no Carnaval (saí dia 21/02 de Salvador), fiz os seguintes trechos:

    SSA-MAD (21/02)

    MAD-LIS (22/02)

    LIS-MAD (25/02)

    BCN-MAD (01/03)

    MAD-SSA (01/03)

    Pelo menos, em todos os trechos, tive atendimento ótimo, exceto na volta do trecho internacional, MAD-SSA, que nos deparamos com pessoas rudes mas também somente no embarque. Tanto no check in quanto no vôo sempre eram simpáticos e solícitos, as malas foram e vieram sem danos,a comida estava boa, sempre com mais de uma opção. Na ida o sistema de entretenimento era coletivo, o que é muito chato em voos longos, mas na volta era individual (mas graças a Deus e à Apple tinha um iPad cheio de filmes para me salvar) e as legendas eram só inglês e espanhol.

    Vale salientar que não tive problemas na alfândega em Madrid, mesmo viajando com meu namorado com passaporte zerado, somente perguntaram quando iríamos voltar e pronto. Estava meio tensa.

    Nos voos internos a aeronave era um Embraer igual ao da Azul, e o serviço era pago (mas não era absurdo como aqui no Brasil é o serviço pago da Gol ou da Webjet). Um diferencial da Air Europa nos voos internos é que os valores de tarifa são BEM baixos, tipo low-cost, porém, você pode despachar uma bagagem de até 23kg sem custo adicional, o que é excelente, uma vez que as outras low-cost cobram tudo e só deixam uma mochilinha mínima… Pra quem está em viagem internacional é uó, acaba saindo mais caro!

    Achei que valeu a pena… o custo-benefício é interessante. Não recomendo a volta diurna, pelo menos para mim foi MUITO cansativo, com fuso e tudo o mais… Mas pela companhia em si não tenho o que reclamar.

    Abraços a galera do MD!

    • Márcio

      Viajei no final do ano passado duas vezes pela air europa – MAD/BCN e LIS/MAD – saídas britânicas, atendimento tranquilo, nenhuma alteração, sem refeições a bordo, aviões embraer novos e com bom espaço entre as poltronas (bem maior que das nossas cias). Por fim excelente custo benefício.

      Detalhe: fiz a reserva pelo site da cia e realizei o pagamento via escritório de salvador, através de depósito bancário, não era possível pagar com cartão, via site.

      • Tiago Calazans

        Estou com esse mesmo "problema". Achei estranho mas parece normal esse procedimento. Bom ver eu comentário, vou ter que fazer um depósito bancário em nome da empresa.

  • Olá, queria saber da Ana Maria e de mais quem tiver informação,se é correto esse procedimento da decolar.com de permitir essas alterações nos vôos sem a autorização do passageiro ou ainda se a companhia respectiva pode fazê-lo sem nenhuma penalidade? Como não ser refém disso?

    • Ana Salgado

      Na verdade eu antes de entrar em contato com o escritório da Air Europa tentei a alteração junto ao Decolar por 2 semanas e sempre que ligava para eles era a mesma resposta, "Estamos aguardando uma resposta da empresa aérea". Já estava ficando preocupada então entrei em contato com o escritório da Air Europa que para minha surpresa me disse que ninguém do Decolar entrou em contato com eles para alterar a minha reserva e que visto a proximidade da viagem eles iriam assumir a alteração e que a partir daquele contato tudo que eu precisasse deveria ser tratado diretamente com eles. Por isso disse em minha avaliação que o atendimento do escritório da Air Europa no Brasil foi excelente.

      Quanto a alteração, qualquer companhia aérea pode alterar o vôo, ou mesmo cancelar, mesmo que esse tenha sido comprado por sites ou agências, mas o passageiro não é obrigado a aceitar a mudança, no meu caso aceitei a troca que eles indicaram e se eu quisesse poderia solicitar o cancelamento e o reembolso.

  • Thiago Castro

    "Como já tinha fones de ouvido não precisei, até porque era cobrada uma taxa.

    Nota 10"

    Cobram pelo fone e vc deu nota 10? Tudo bem q normalmente todo mundo leva um, mas até por isso, devia ser de graça.

    Nunca voei de Air Europa, mas sempre tive a impressão de ser uma empresa apenas "boa", por isso estou estranhando tanto 10 na sua avaliação. Mas tudo bem, creio que seja algo muito pessoal.

    Em todo caso, só para sabermos, vc já voou de Lufthansa, KLM, ou outra empresa considerada muito boa (de uma forma geral)?

    • Ana Salgado

      Eu já voei de TAP, TAM, AA e Iberia em voos internacionais, e te digo que a Air Europa não deve em nada a nenhuma delas, inclusive a cobrança dos fones de ouvido tem sido uma prática muito comum em todas as empresa, pode procurar aqui no MD que achará vários relatos, a minha nota foi 10 pois essa nota se tratava do VOO que foi excelente, a nota de ENTRETENIMENTO foi que perdeu um pouco devido aos fones e ao idioma Português que não estava disponível na programação, mas se comparar com o serviço de entretenimento da Iberia a nota da Air Europa deveria ser 20 já que a Iberia não tem monitores individuais.

      • Thiago Castro

        Mas então Ana, era oq eu tinha pensado. Vc ainda não voou numa companhia mais top, como as que eu citei. Essas aí q vc viajou não tem um padrão lá uma brastemp entende?

        E sobre os fones, eu voei de Condor q está longe de ser uma maravilha (aliás, longe mesmo, só valeu por causa do preço q foi muuuito bom) e os fones foram de graça.

        Mas valeu pena avaliação anyway. Pelo preço eu com certeza voaria de Air Europa, mas se pudesse escolher, iria noutra.

        Abs

        • Jupiara

          Moro na Franca,ja parti varias vezes de férias ao Brasil. pela klm,Tap,Air France,Swissair,não vi nada de extraordinario.Existem mesmo algumas companias como a Air France,por exemplo,com processos na justiça movido pelos proprios sindicatos dos seus funcionarios,pela falta de investimentos dos equipamentos aéreos,,problema se segurança,etc…Quando a gente mora no Brasil a gente sempre acha que tudo o que vem de fora é melhor.A visão das coisas muda muito quando moramos fora,não como turista,mas como habitante.

  • Carlos Junior

    Ja viajei com a Air Europa em duas oportunidades. Em Janeiro de 2010, quando tive a sorte de embarcar no A330. Aeronave que estava impecável e que possuía a central multimidia individual. Show!

    A segunda viagem foi em Janeiro de 2012, quando infelizmente tanto a ida quanto a volta embarquei em um boeing extremamente velho, com algumas Tv´s de 14 polegadas espalhadas no teto da aeronave e com a imagem bastante distorcida. Foi tenso aturar as 8:30h de viagem nessa situação!

    Quanto ao atendimento dos funcionários da companhia, nas duas oportunidades, foi bastante satisfatório.

    Air Europa não é um luxo, mas se ocorrer de embarcar em uma aeronave mais nova, vale a pena!

    • Welton

      Cada pessoa tem um parâmetro. Para mim, que durmo o tempo inteiro, não faço a mínima questão de atendimento ou entretenimento. Quanto a comida acho até chato, ficarem servindo e atrapalhando meu sono. Quem viaja perto de mim é que sofre com meu ronco. (rs) Priorizo preço, pontualidade e espaço para as pernas.

  • Alex Freitas

    Como buscamos preço e qualidade com as dicas do MD, ótima opção !!

  • Daniele Rodrigues

    Viajei em 2010 fazendo somente voos dentro da europa pela Air Europa. Comprei pelo telefone pois está muito mais barato no site em portugues, mas não vendia pelo site. Lembro que paquei uma bagatela pelas passagens. Fiz um depósito na conta deles (fiquei meia temerosa) e sem nenhum problema as passagens chegaram por e-mail. Não tive nenhum problema com atraso de voo e a empresa foi correta em todos os sentidos. Lá fora não é servido comida, só há opção de comer através de um cardápio (pago é claro), mas como meus voos eram curtos não fiz nenhuma refeição à bordo.

    Usaria com certeza essa empresa novamente! É uma low cost com ótimo serviço.

  • Fabrício Reis

    Acho que a Ana foi muito sortuda. Viajei no ano passado também, em maio. Fiz os trechos Salvado/Madrid, Roma/Madrid e Madrid/Salvador. Em nenhum dos vôos achei que o atendimento foi bom. O espaço entre as poltronas era tipo GOL em vôos domésticos. A Avianca bate fácil. Não tinha sistema de entretenimento. Era 1 TV para cada 4 ou 5 filas de cadeiras. Para ouvir os filmes e músicas, tínhamos que pagar pelo fone de ouvidos. Não tive atrasos no voo, e não tenho do que reclamar da comida, mas viajar 12h sem entretenimento é o cúmulo.

  • nelson

    Viajei inumeras vezes pela Air Europa, mas sempre dentro da europa. È uma empresa de low cost, então você acaba se adequando a ela.

    Mas, meu problema com a Air Europa, não é diretamente a ela, mas sim aos cartões de viagem tipo travelmoney ( sobre tudo o da empresa cotação/banco rendimento)

    Para fugir da falta de segurança, taxa de cambios malucas, limitar os gastos e etc, sempre levo um cartão de debito internacional.

    Mas a maioria destes cartões não fornece os 16 numeros necessários para efetuar compras pela internet e consequentemente aproveitar a promoção, por exemplo, da Air Europa.

    Alguns cartões não funcionam mesmo…As operadores dizem que não é para este fim…ok, mas obter bons preços da Condor / Air europe, ultimo minuto – por exemplo – seria necessário.

    • Thiago Castro

      Um amigo meu está viajando e pegou um cartão de débito internacional que permite a reserva de serviços pela internet. Vem até com seu nome no cartão. Acho que é um Platinum do Safra.

  • nelson

    Para quem não sabe, usar o cartão de debito internacional no exteror dá mais retorno em bilhete gratis do que usar o cartão de credito e acumular milhas….

    • David

      Como assim, Nelson? Você pode explicar melhor?

  • DIANA

    Viajei pela air europa em janeiro/2012 – SSA – MADRI. Foi a pior escolha que eu fiz. O Vôo atrasou muito tanto na ida como na volta. O pior de tudo foi na volta, o avião deu problema no circuito elétrico bem na hora de sairmos, passava 5min ligado e depois desligava, isso aconteceu pelo menos umas 7 vezes. Os passageiros já queriam desistir da viagem. O meu receio é que o atraso da ida também fosse por problema na aeronave, tendo em vista que na ida o avião já estava em solo.

    O pior foi que a bagagem de uma colega minha também foi extraviada na volta para o Brasil.

    Outro problema que enfrentei foi a alteração de horário, recebi pelo menos 3 e-mails de alteração do horário do vôo.

    Enfim, também comprei na promoção, mas, realmente me arrependi de voar air Europa. Na próxima viagem certamente não irei nessa cia aérea.

    • Magda Santos

      Não entendi porque foi dito que tinha entretenimento a bordo. Em outubro/2016 fui a Madri e, além de não ter entretenimento a bordo, o espaço era horrível!

  • Vitor J. Nunes

    Eu dou nota 10 a nossa colega Ana Salgado! Quanta atenção e gentileza!

  • Nelson

    Eu nunca paguei o uso do fone de ouvido, voei pela Air France, Klm, Ibéria Singapore e Qatar.

  • Raoni Fonseca Duarte

    Viajei com a Air Europa uma vez, num voo Lisboa – Madrid. O voo em si foi excelente, o atendimento (tanto no aeroporto quanto no que se refere à tripulação) foi muito bom e o avião era bem novo (era um Embraer 195, o mesmo modelo utilizado pela Azul). O serviço de bordo era pago, porém não era um absurdo de caro.

    O único problema que tive foi, no ato da compra, a companhia faturou dobrado o valor da passagem. Liguei na central de atendimento em Portugal, fui prontamente atendido por uma "rapariga" que rapidamente detectou o problema e providenciou o reembolso, que foi estornado no meu cartão de crédito no mesmo dia. Ou seja, foram muito eficientes na devolução da cobrança!

    Voaria novamente na Air Europa!

    • Magda Santos

      Eu não voo, nunca mais! MInha experiencia em outubro/2016 foi péssima!

  • Fabiana Sabino

    Parece até outra empresa, porque já viajei para Madrid com a Air Europa e tive péssima impressão. Para tudo. Atendimento, conforto, pontualidade zero.

    Tanto que nunca mais viajei com eles depois de tantas decepções.

  • Guilherme

    Ana, não é bem assim "Quanto a alteração, qualquer companhia aérea pode alterar o vôo, ou mesmo cancelar, mesmo que esse tenha sido comprado por sites ou agências".

    Muitas vezes essas compras no decolar e no submarino são a maior fria. As Cias não alteram a passagem a não ser que você esteja na iminência de viajar, por exemplo faltando 3 dias pra viagem, pois eles falam que a passagem "não é deles ainda".

    Eles só assumem as passagens quando já se voou um trecho, mesmo por que não se reembolsa apenas o trecho de volta, e ai, minha amiga, pra alterar a volta, faltando pouco tempo é uma fortuna em qualquer Cia, visto que quanto mais longe se paga mais barato numa passagem ou alteração e quanto mais perto mais caro.

    Você deu sorte, a Cia foi bacana, mesmo por que não foi você que quis alterar e sim o Decolar.

    Eu tive o maior problema com o Submarino, tentei alterar uma passagem apenas 2 dias depois de comprar e queriam me cobrar só de taxa adm. U$ 350 por passageiro, desisti, claro e a Cia não quis alterar a passagem pois não tinha comprado com eles.

    Enfim, parabéns ao relato, só gostaria de fazer uma critica construtiva, procure tirar um pouco mais de fotos na próxima vez, por exemplo uma foto aberta mostrando os assentos, uma foto de frete para a TV individual e se for na janela, uma da asa em vôo… coisas que enriquecem o relato 🙂 !!!

    • Rodrigo Gonzalez

      Ivan, Ana e Guilherme,

      Por essas e outras que ainda prefiro o agente de viagem conhecido, de carne e osso, com telefone celular disponível a qualquer momento inclusive. Agências on-line são interessantes para pesquisa, e só. Se você precisar de algo mais, esqueça. Lá você não passa de um número (do seu cartão de crédito).

      Abraços e obrigado pelo relato Ana!

      Bons voos a todos!

      • Luiz Carlos Diniz

        É isso mesmo Rodrigo. Na qualidade de Agente de Viagens, que sou há 28 anos, digo que total razão assiste á vc. Passageiro que se encontra em local distante e precisa alterar a data do embarque ou que perdeu o vôo, o agente que se dedica com esmero à sua profissão, está à disposição 24 horas do dia para resolver o problema. Um forte abraço e continue dando preferência ao seu agente de viagens.

        • Welton

          Profissão em processo de extinção. Não vejo mais porque existir. Só pago pelo que eu mesmo não posso fazer.

    • Ana Salgado

      Então, eu optei comprar pelo Decolar, pois a compra pelo site da Air Europa é um tanto complicada, você tem que ir ao escritório no Brasil retirar e pagar pela compra, e tem 72hs a partir da sua reserva, sendo que o escritório no Brasil fica em Salvador e eu moro no Rio de Janeiro, como o Decolar tinha o mesmo valor eu comprei por lá, mas cheguei a verificar que o vôo também era vendido no mesmo dia e horário pelo site da Air Europa.

      Quando veio a alteração do vôo de ida, entrei no site da Air Europa e ele não existia mais, quando entrei em contato com o escritório da Air Europa eles me disseram que no momento a Air Europa não iria mais voar a partir de Salvador aos sábados e por isso estava remarcando os vôos já comercializados ou realocando em outras companhias quem não aceitou a troca.

      No meu caso acho que não aconteceu o que você relatou sobre o que os sites estão fazendo e também acho que foi bem diferente do seu problema com o Submarino onde partiu de você a vontade de alterar, mesmo que só 2 dias após a compra e com certeza naquelas “letrinhas” quem ninguém presta atenção na hora da compra avisava da multa que eles queriam te cobrar.

  • Marcelo

    Parabéns pelo excelente relato,acho que o mais objetivo que já li aqui.Inclusive pelo excelente português.

  • ana

    Tiago, eu voei pela condor recentemente e o fone foi pago sim!

  • Rodrigo Gonzalez

    Concordo plenamente Vitor. Fez o relato e ainda interage com os leitores. Parabéns novamente Ana!

  • Murilo

    Não é a primeira vez que leio/escuto comentários sobre esses sites de pesquisa de passagens, em especial a Decolar.

    Eles só serve para uma coisa: pesquisar os preços de várias companhias em um só site.

    Depois, ao se escolher o menor preço, compra-se direto do site da empresa aérea.

    Mês passado pesquisei um preço de uma passagem Miami – New Orleans pela Decolar, que, com a taxa deles, praticamente dobrava o preço final da passagem…

    • Fora que nas passagens nacionais e nas internacionais de companhias que não pagam comissão, eles jogam um preço a mais do que se você comprasse no próprio site da companhia.

      É o caso exato de você estar pagando mais caro para ter dor de cabeça.

  • Leonardo

    Isso mesmo. Foi a pior cia aérea de minha vida e já voei pela:

    TAM, United, Air China, LAN, Thai Airlines, Turkish, TAP, Gol, Aeroflot, Asia Airlines, Copa, Avianca, etc

    Muito ruim

  • nelson

    Então, eles estão mudando…

    Estou usando o da confidence ultimamente.

    Eles tambem dizem que não é para ser usado vai internet.

  • nelson

    Para você juntar 40.000 milhas no cartão de credito, que é o praxe da maioria das operadores de cartão de credito exige, e os programas de milhagem pedem para viajar até eua por exemplo, voce tem que gastar U$ 40.000

    U$ 40.000 equivale a grosso modo, R$ 73.600,00 .

    Como agora existe a tarifa de 6,38% por qualquer compra efetuada no exterior, isto equivale a R$ 4.695,68 extra somente pelo uso do cartão de credito NO EXTERIOR.

    Com R$ 4.695,00, pelo uso do cartão de debito e/ou debito em conta direto, com esta diferença dá e sobra para comprar mais de uma passagem "gratis".

    • nelson

      E nem precisa tanto assim, Se viajar de duas a quatro vezes por ano no exterior, voce acaba gastando em media U$ 3000 a U$ 4000, juntando todos os gastos…dando um total por ano de pelo menos U$ 13.000.

      6,38% de impostos sobre eles, dá +- U$ 800,00 extras…a toa.

    • Acho que essa conta tem mais variáveis. Hoje em dia estão mais acessíveis cartões com 1,5 / 2 milhas por dólar (Credicard Exclusive p. ex) e fora que para uma pessoa que mora no Brasil nunca terá 100% dos seus gastos em dólar (na verdade tende a ser uma parte bem pequena na maioria das vezes). Por isso acho que essa sua conta não é válida.

  • Ana Salgado

    Vim agradecer pelos comentários e dizer que da próxima vez vou tirar mais fotos para melhorar a avaliação.

    Aproveitando para lembrar que quase todas as companhias aéreas informam, no momento da escolha do vôo, qual o avião será utilizado, no meu caso já sabia que seria em um A330, digo isso pois algumas pessoas reclamaram que voaram em Boeings antigos, mas acho que agora a Air Europa só esta utilizando os A330 para vôos MAD-SSA, e isso pode ser confirmado antes da compra.

    Ahh só mais uma coisa, lembrem que a Air Europa é uma companhia low cost e por isso não pode ter seus serviços comparados a uma Emirates ou outra companhias “Top”, mas dentro dos padrões low cost a Air Europa me surpreendeu com a qualidade e pode ser comparada a grandes companhias como por exemplo a TAP que já utilizei e sei de suas qualidades e que, na mesma data da minha viagem, a passagem SSA/MAD/SSA estava mais de US$1000,00, lembrando que paguei US$570,00 pela Air Europa.

  • lidianne

    Tenho a mesma opiniao do Clovis. Viajei 2 vezes pela Air Europa prá nunca mais! Sim, 2 vezes: por causa do preço e porque o voo saía direto de SSA.

    Mesmo com essas vantagens, nao compensou o atendimento péssimo, a falta de espaço entre as poltronas (qdo o passageiro da frente abaixava a cadeira, a cabeça ficava praticamente no meu colo e o encosto amassava meus joelhos).

    Entretenimento péssimo tb.

    Devem ter melhorado muito……

  • Ana Carla

    Verdade!!

  • Ana Carla

    Verdade, Ana! Não da para comparar a Air Europa com companhias top, mas acho que ela cumpre muito bem ao seu propósito de low cost. Já viajei com eles duas vezes e não tenho do que reclamar, tanto que farei a terceira viagem agora em maio. Alias, gostei muito de viajar em um avião novinho e com serviço de bordo muito bom para uma low cost, superior ao serviço de qualquer voo da AA que já peguei, por exemplo. Não sei qual avião a Ibéria ta usando agora, mas da ultima vez que fui parecia uma lata velha, prefiro mil vezes os aviões da Air Europa. Parabéns pelo relato e por ser tao atenciosa!

  • Ana Carla

    Acho que a avaliação da Ana tambem foi considerando o preço que se paga pelo serviço, nesse ponto gosto muito da Air Europa. De fato, não se compara com as companhias tops que já voei (Qatar, Turkish, KLM e Lufthansa), mas acho bem melhor que algumas companhias normais que já voei, como AA, Continental e Ibéria. Acho que a Air Europa cumpre muito bem ao seu propósito de low cost, acho até que é a melhor low cost que já voei. Viajei com a Air Europa duas vezes em 2010, fazendo os trechos SSA/MAD/ORY/MAD/SSA na primeira oportunidade e SSA/MAD/SSA na segunda.

  • Fernanda Amál

    Eu viajei com um grupo de 15 pessoas este réveillon. Fomos Salvador-Madrid dia 27/12/2011 e retornamos Madrid-Salvador dia 03/01/2012. Nossos vôos de ida e de volta foram muito ruins. O da ida foi pior que o de volta… Poltrona não era nada confortável, os tripulantes eram bem rudes (exceto alguns no vôo de volta) e a comida era péssima. Os voos tinham muita turbulencia e os pilotos pareciam fazer manobras bruscas algumas vezes…. E eles não se esforçavam para nos entender…. Eu e minha família não viajamos mais pela AirEuropa de jeito nenhum… Viajamos pela United, Tam e TAP recentemente e o tratamento, o vôo, o entretenimento, a comida foi tudo bem superior à da AirEuropa… Não vale a pena pagar esse preço se vc puder pagar um pouquinho a mais e viajar com outro tipo de atendimento….

    • Diego

      Voei pela Air Europa no natal de 2010 MAD/GTW e o atendimento foi excelente. Inclusive nessa época todos os voos para Londres estavam sendo cancelados e esse foi um dos poucos a voar. O unico problema que tive foi que mudaram o portão de embarque em cima da hora, mas isso independe da Companhia.

  • Rita

    Viajei pela AirEuropa, no fim de dezembro de 2011, com 04 famílias, destino: Salvador- Bahia – Barcelona – Madri – Salvador. Desde o check- in, durante o vôo, foi tudo de ruim… O tratamento da tripulação, muito rude, todos, sem exceção, mal educados, sem nenhum preparo para lidar com pessoas. As instalações-sanitárias- sujas, sem limpeza, a comida horrível… Sem dúvida nenhuma, não voltarei a voar por essa companhia, e registra-se que a diferença de preço nem é tão grande…

  • Igor – Poa

    Estes sites servem para buscas apenas.Eu comprei hotel em Porto Seguro pela Decolar.Senão ligasse para o hotel antes teria problema.Colocaram nome do hospede o nome do comprador, e não foi assim que coloquei, daí pedi alteração na Decolar.Liguei para o hotel e haviam corrigido.Senão chegaria lá e não haveria hospedagem.

  • Igor – Poa

    Esse negócio de te colocarem em outro vôo em avisar ou pedir permissão já acontece em vôos nacionais a GOL é campeã em fazer isso! Daí precisa ligar lá e brigar sempre para buscar a melhor opção.

  • Henrique

    Nelson nem eu, internacional Singapure que foi a melhor q voei, a Emirates, Tam, etc… Nunca paguei…

  • Henrique

    Ana muito obrigado pelo seu relato… Para quem viaja muito e aproveita as promoções é bom saber tudo sobre as cias que pretendem voar. O seu relato gerou aqui diversos comentários, muitos desles registrando a péssima experiência que tiveram.

    Quando a cia é muito boa geralmente os comentários são bons e existe um ou outro descontente por algum fato isolado, neste caso pelo que vejo tem muita gente reclamando.

    Pelo que vi aqui sobre os comentários e seu relato 3 coisas me chamaram muita atenção:

    1. O fato de quando você precisou da CIA ela foi solicita resolvendo o seu problema mantendo a data da viagem mesmo que por outra cia.

    2. Que pelo visto aqui pelos relatos parece que a CIA esta pretendendo melhorar o que já é bem interessante.

    3. Esta empresa é low coast por isso o preço mais baixo, bancos mais curtos entre si, cobrança de fones de ouvido etc…

    Agora vamos esperar mais relatos de pessoas que voaram atualmente!

  • Thiago Castro

    Pois eu voei em fevereiro REC/FRA e foi de graça. Será que tem padrões diferentes??

  • Nana e Fê

    Discordamos totalmente de quase tudo o que foi dito no post. Enquanto pudermos evitar a AirEuropa, o faremos, embora o preço seja realmente muito convidativo.

    Detalhe que vale ressaltar: conforto??????? Talvez pra quem tenha menos de 1,60m. Só assim.

  • Bruno Holtz

    Muito provavelmente minha proxima viagem será pela Air Europa ou TAP, principalmente porque ambas saem direto de Salvador (definitivamente, é melhor usar Madri ou Lisboa como aeroportos de conexão que Guarulhos ou Galeão, sem contar que não preciso ir na contramão para chegar a Europa).

    Já sei que não vou encontrar serviços a la Emirates ou Catar, mas sei que devo pagar preços mais em conta, podendo "gastar" a diferença de uma passagem de uma cia Top no destino.

    Sei que ambas usam o A330, e sei que a relação por parte do público é ame ou odeie. A certeza que tenho é: se o preço for bom e não houver problemas de cancelamento ou técnicos (tenho visto o povo reclamar de turbulência! Que culpa a empresa tem disto, não sei), não vai estragar minha viagem!

  • nelson

    Na minha é, tenho "ganho" mais passagem "grátis" deste jeito.

    Sem contar um dado importante. Não ficou mais limitado aos programas de milhagem e disponibilidade de voos ( numero maximo de viajante com milhas em cada voo)

    Houve épocas, que eu tentava uma reserva com milhas com até 300 dias de antecendência e não conseguia. Na alta temporada, nem pensar !

    A Lan Chile é craque em dar estas desculpas…

    Nunca mais tive este problema. Eu continou juntando milhas com as compra dentro do brasil, conseguimos juntar na media 2,5 free por ano, mas como fica impossivel de usar, acabo usando para fazer somente upgrade de classe.

  • daniela

    Já expressei minha indignação com a Air Europa em um outro post aqui no MD sobre a cia. Ao contrário do que a leitora relatou, não entendo que a cia aérea tenha um bom atendimento pois ela sequer possui SAC ou telefone que a própria Anac entre em contato. Ia voar pela cia aérea em 2008, bsb-rio-madrid e no dia da viagem, quando cheguei no rio, fui surpreendida com a notícia de que Air Europa não atuava mais no areoporto do Galeão há cerca de 2 semanas… como não tinham voo naquele dia partindo de SSA, e já eram mais de 18hrs eles não possuíam qualquer espécie de atendimento! Foi um caos! dormi no aeroporto tentando resolver… pelo menos me rendeu uma boa indenização (5 mil) + 12 mil milhas na TAM (no dia seguinte me acomodaram num voo da TAM partindo de SP). Não sei se voaria novamente, a nao ser pelo preço (tipo menos que mil reais).

  • Ana Salgado

    De 2008 a 2012 muitas coisas aconteceram no mundo você não acha? Como comparar um serviço de 4 anos atras com o de hoje?

    Cada um com o seu pensamento, mas meu relato foi justo com o serviço que tive em MARÇO de 2012!

    Ahh e se olhar no site da Air Europa com 2 cliques você acha a seguinte informação:

    LOJA CIDADE

    Endereço:

    R. Rio Grande do Sul, 332

    Loja 01 Pituba – Salvador – BA – Brasil

    Horário: De 09:00 horas às 18:00 horas de Segunda-Feira à Sexta-Feira

    Telefone: +55 71 3347-8899

    Fax: +55 71 3345-6464

    E-mail: atencaoaocliente@aireuropa.com.br

  • PAULO AGUIAR

    Eu nao sei o quanto estao ganhando para falar bem da AIR EUROPA. A verdade e uma so, uma companhia pessima, como todas as outras, poltronas apertadas, atendimento pessimo, viagem desgastante…. as companhias aereas nao dao mais o respeito que o consumidor merece, e so visam os lucros… infelizmente para quem quer conforto tem que viajar de executiva

  • daniela

    atendimento de 08h as 18h? e como faz se o voo era as 23hrs? Espera até as 08hrs do dia seguinte? Foi o que eu fiz!! hahaha

    Claro vc tem razão, muita coisa mudou… mas voei air europa dentro da europa após o ocorrido e não acredito que tenha mudado muita coisa. O voo atrasou mais de 1 hr em um voo curto (madrid-barcelona) Como eu disse, se o preço compensar, acho que vale o stress!

  • Alex

    Ja e a segunda vez que viajei pela air europa, mas pelo preco do que pela companhia! Prefiro a condor ou iberia dentre as "low cost" internacionais…

    Viajei este ano e daria uma nota 5, atendimento ruim no check in, poltronas desconfortaveis, aviao lotado, comida mais ou menos, mas foi muito pontual( ouvi muitos relatos de atrasos e perda de conexao), inclusive cheguei antes da hora!!

  • Orlando Berti

    Você teve sorte…pois voei Paris-Málaga pela Air Europa e nunca tinha voado em uma companhia tão mequetrefe. Detalhe: assim com a Ibéria (também espanhola) fingem não ser de baixo custo, mas as distância entre poltronas são pequenas, cobram tudo no avião e o serviço de atendimento no vôo e em terra são péssimos. Ibéria e Air Europa: só se for em último caso. Prefiro EasyJet ou Rayanair, que são nitidamente de baixo custo!

  • Francisco

    Vocês deram sorte que não tiveram a mala perdida.Viajei de Madrid para Salvador no último dia 1º de maio, via Air Europa, e até o momento não recebi minha bagagem(dia 10.05). O escritório da Bahia informa que a mesma foi localizada em Cuba e somente isso: não conseguem saber o motivo do extravio nem a previsão do retorno(se retornar). O fato é que estou imensamente prejudicado pelos transtornos causados(financeiros, saúde, etc) pela AIR EUROPA.

    Já telefonei para Espanha, além do envio de diversos comunicados(até pelo facebook da empresa) não tenho nenhuma previsão da chegada dos meus pertences. Fica a pergunta para o pessoal da AIr Europa: se a mala foi para Cuba, porque não devolve no voo regular para Madrid e daí no vôo regular para Salvador????

  • Cristiane

    Péssima escolha!!! Aeronave velha e paupérrima, televisões apenas no parte central do avião, não individuais, e bastante espaçadas, resumindo não dava pra ver direito, ou seja, zero de entretenimento de bordo. Comida pobre e pouca. Espaço entre as cadeiras era mínimo. Atendimento super estúpido e desatencioso, aliás como é padrão dos espanhóis. Primeira e última vez que caí nessa esparrela, nunca mais! Ah, e não foi má sorte, pq tanto na ida quanto na volta, foi tudo igual. Nunca mais!

  • Laís

    Nossa…opçoes de comida? Q sorte a sua!

    Pois sempre viajo pela air europa e a comida é sempre a mesmaa..Pasta com molho de tomate(horrivel) e a pizza como lanche?! nunca comi..sempre davam um paozinho com queijo e presento!

    Quanto ao atendimento, ñ tenho o que me queixar, mas a comida é horrivel!

    Espero q isso tenha sido uma mudança atual da empresa.

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    Viajei seis vezes pela Air Europa. Aprovoa a CIA pela segurança que senti e em apenas 8 h estou pisando na Europa! O serviço de bordo melhorou muito na última viagem que fiz. sou fiel a AE. Aconselho, indico, vale a pena!

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    É a mais barata. Mas não tenho queixas!

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    Auriculares: 3 Euros

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    Tem milhas para a AE?

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    Viajei seis vezes pela AE e nunca aconteceu imprevistos com o avião. So uma vez que o avião não chegou de Madrid para SSA porque tinha quebrado e enviaram outro pela manhã. Foi péssimo! Mas a unuca vez que voei com a TAM para a Italia, o avião quebrou e tivemos que dormir em Milano. Por isso eu aprovo a AE.

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    É isso mesmo!

  • MARIA CLAUDIA PINHO

    Você está equivocada, precisa viajar mais pela AE para julgar. eu ja viajei em Poltronas amplas com TVs individuais na parte posterior da poltrona da frente, como também ja viajei em aviões com Tvs apenas na parte central.E adoro ouvir as aeromoças espanholas oferecer: Té, café, té,café…auriculares….etc

  • Leila

    bom, voei agora em outubro pela Air Europa.

    a aeronave de ida Salvador Madri era bastante velha, tvs no meio da aeronave, vendem os fones de ouvido e não funcionava o sistema de som. Além do fato de só passar um filme já no final do voo.

    De volta a aeronave era novinha, com um pouco mais de espaço, mas as tvs eram no meio, e o filme novamente só no final do voo.

    Em geral o atendimento foi muito bom dos comissários, a comida era simples, porém atendia. Gostei dos cafés servidos.

    Tirando o fato das tvs e dos filmes, recomendo a Air Europa.

  • Andre Gusmão

    Olá Camila,

    Vamos fazer esse voo (SSA-MAD / MAD-LIS) em Março e tenho uma duvida. Quando chegarmos em Madrid, depois de apanharmos a bagagem é muito longe ou complicado chegar ao Terminal 2 para pegarmos o da Embraer com Destino a Lisboa?

    • Renato

      É bem fácil! Acho o aeroporto de Barajas bem sinalizado. Enfrentará um par de filas e pronto…só acompanhar a ordem crescente das portas de embarque.

  • Edu Rezende

    A CVC tentou de todo jeito me empurrar passagens pela Air Europa. Eu insisti em comprar passagens pela TAM, que estava em promoção e eles não queriam me ouvir. Consultei amigos que tinham voado recentemente com a AIR EUROPA e todo mundo falou que ela é bem fraca. Ouvi relatos de malas desviadas, mal atendimento, grosseria, etc. Fui a outra agência e comprei a passagem pela TAM, sem problemas. Esta última, pelo menos, tem escritório decente no Brasil.

  • Fui comprar hoje pelo proprio site da Air Europa uma viagem de GRU>Lisboa e nao me pediram hora nenhuma cartão de crédtio, no final da reserva pediram para efetuar o pagamento no escritório em Salvador, é assim mesmo?
    Tem como dividir o total da passagem,?
    alguem que ja comprou direto no site da cia poderia me ajudar…

    • Tiago Calazans

      Também estou com essa dúvida. Parece que se você não estar em Salvador o pagamento só pode ser a vista em depósito bancário. Já efetuou o seu? Vou pagar o meu hoje. Abs

  • eli jose nunes

    bom eu fiz um voo de paris a valência ,não deu para avaliar quase nada pois a viajem e um tanto quanto rápida,mas estou querendo ir a Madri agora em março 2014, espero que não mim decepcione.

  • Sivonete Laurindo

    pERDEMOS A CONEXÃO Madri – Paris, devido a atraso no vôo de são Paulo Madri. Fomos alocados no vôo da Air France. Ao chegar em Paris, uma das malas foi estraviada, isto no dia 17/01/2014 e até o dia 20/01, não recebemos nossa mala. Pediram para aguardar que no dia seguinte, nos seria entregue. isto não ocorreu e quando ligavamos para eles a resposta era sempre a mesma, de que no dia seguinte nos seria entregue e que deveriamos aguardadar no local para recebê-la. Desta forma, nosso passeio foi um desastre. Fomos a Paris, para conhecer esta maravilhosa cidade, mas infelizmente, não podiamos sair do apartamento para aguardar a entrega da mala extraviada na Empresa AIR FRANCE vôo 1801 conexão Madri-Paris. Estamos decepcionados. Aqui na França, nínguém da Empresa faz contato conosco, somos nós que temos de telefonar para eles. Sentimos que esta Empresa Air France, a qual fomos direcionados pela AIR EUrope, vem nos tratando com grande descaso e discriminação

  • Sivonete Laurindo

    O que era para ser uma viagem dos sonhos, tornou-se um pesadelo.
    Desembarquei em Paris na França,no dia 17/01/2014, mas minha bagagem foi estraviada. Foi feito a reclamação no departamento especifico e me garantiram que no dia seguinte minha bagagem estaria em mãos. Isto não ocorreu. Ficaram de entregar hoje 20/01/2014 até as 21h, mas infelizmente isto não ocorreu. Somos turistas e estamos sendo privados de aproveitar nosso passei devido a falta de responsabilidade desta Empresa, pois temos que aguardar no apartamento, a espera da bagagem. Por telefone, mais uma vez após aguardarmos até as 21h, nos informaram que hoje não seria entregue e que mais uma vez teremos que aguardar a entrega amanhã.
    Isto é uma vergonha, um absurdo. Jamais imaginamos que nosso passeio seria para ficarmos dentro de um apartamento, aguardando a boa vontade desta empres, a qual confiamos quando compramos nossas passagens.
    Estamos nos sentindo humilhados e abandonados, por esta Empresa, a qual considerávamos honesta e responsável.
    Para nós esta sendo muito decepcionante. Vir a Paris e não poder usufluir das belezas desta maravilhosa cidade, uma vez que somos obrigados a aguardar a bagagem chegar. o PIOR DE TUDO É QUE NINGUÉM ENTRA EM CONTATO CONOSCO. SOMOS NÓS QUE TEMOS QUE FICAR TELEFONANDO PARA A EMPRESA. O ATENDIMENTO É PÉSSIMO AQUI NA FRANÇA. PARA A AIR FRANCE, BRASILEIRO POR AQUI NÃO TEM VALOR.
    Votre número de dossier CDGAF57226
    mr Jose Laurindo

  • leandro

    comprei o a passagem, para londres para o dia 27 de abril de 2014 , na hora de fazer o checkin e despachar a mala, a compania aerea, nao deixou dizendo q eu havia comprado uma passagem muito abaixo do preço de custo da empresa..
    fiz um tremendo trupe no guiche da companhia,mas nada foi resolvido e nao pude ir viajar… agora estou movendo um processo contra a Air-Europa,

    • leandro

      corigindo… para o dia 27 de março de 2014

    • Celene

      Tbem vou processar a Air-Europa por extravio de bagagem. Fiquei 7 dias em Roma sem bagagem, voltei ao Brasil e ate agora nada.

    • O que foi resolvido pela empresa? E que valor tão baixo foi esse que não deixaram vc viajar?
      Já ví erros de sistemas de cias com preços baixíssimos,mas nunca vi nenhuma proibir alguém de embarcar.
      Com certeza vc terá uma boa indenização.

  • Renato

    E quanto era o preço abaixo do custo?
    Compraste direto com a companhia ou via agente?

  • Celene

    A Air-Europa conseguiu acabar com minha viagem a Roma. Mudaram meu voo, perdi a conexao, devido a atraso da propria cia, me colocaram em voo de outra cia, tive as malas extraviadas e passei por poucas e boas. Retornei ao Brasil sem sinal de minhas malas. No minimo, lamentavel. Agora procurarei a lei para verificar quais sao os meus direitos.

  • relva

    Pessoal preciso falar urgente com alguem dessa companhia aerea preciso cancelar um voo para a Europa nesta proxima segunda e o site que comprei a passagem demora responder,socorro alguem pode me ajudar????

  • Se arrependimento matasse… No dia 15/07/2014, comprei pelo site da Air Europa duas passagens de ida e volta, saindo de Salvador-BR para Roma-ITA. Contudo, na finalização do pagamento com cartão de crédito, recebi uma mensagem informando que o pagamento havia sido recusado pela administradora do cartão. Assim, não foi gerado número de reserva ou localizador.

    Hoje, 21/07/2014, recebi minha fatura do cartão e consta o pagamento no valor de U$ 1.582,62 (dólares americanos) à Air Europa, pagamento identificado sob nº L9960001611, referente a essa compra de passagens.

    Por inúmeras vezes nos últimos dias tentei resolver o problema entrando em contato pelo telefone da Air Europa (71) 3347-8899, mas nunca há funcionários disponíveis para atender a ligação. No site o formulário para reclamações só dá erro também. Vou ter que pagar mais de R$ 3.500,00 no meu cartão e nada de passagens e a Air Europa nem ai!! O jeito é procurar o Judiciário e cobrar indenização desses irresponsáveis!

  • Jonas

    Inacreditável, serviço péssimo desde a compra das passagens até chegada ao destino final na Europa. Espero nao ofender outras pessoas, mas tudo nessa companhia reflete a situação econômica da Europa, que esta evidentemente quebrada. Procurem comprar passagens com antecedência para pegar um preço razoável em companhias maiores, para terem um serviço de melhor qualidade, saiam desta cilada.

  • angelo

    Viajei para Barcelona em abril último pela air europa saindo de sao paulo com conexao em Madrid. Cheguei em Madri passei pela imigraçao sem problema algum, apresentando somente o passaporte e embarquei super rápido no outro voo que ja aguardava para Barcelona. Foi tudo tranquilo e deu tudo certo e como havia planejado. Atendimento a bordo foi bom, sem muito luxo, pois pra mim o importante foi pagar um preço mais acessivel e gastar dinheiro nos passeios. A volta tambem foi tranquila, inclusive precisei voltar um dia antes do previsto fizeram a troca do bilhete (paguei um pouco por isso) e havia uma brasileira que atendia no balcao da cia no Aeroporto de Barajas de onde voltei. Voltarei a viajar por essa companhia , pois pra mim deu tudo certo. Angelo

  • Analice

    A minha experiência com a Air Europa não está sendo lá das melhores. Há meses estava planejando uma viagem para a Espanha, depois de muito pesquisar, escolhi a Air Eurpa e tem duas semanas que cheguei em Madri. O voo de ida foi bom, o problema surgiu quando resolvi uma passagem Madri-Portugal para visitar uns amigos em Lisboa. Na volta, a Air Europa extraviou a minha bagagem. Simplesmente sumiu. Depois de conversar com um funcionário muito mal educado do aeroporto de Barajas-Madri, fui fazer a reclamação no balcão da empresa. Já passava de onze da noite e depois de pegar umas informações sobre a bagagem, a funcionário disse que ela estava em Lisboa. Isso era dia 12/9 e estamos no dia 15/9. Já fui ao aeroporto de Barajas duas vezes, já liguei, acionei o seguro e hoje me foi dada a informação que eles ia não encontram a mala. Não sabia até que ponto pode chegar a irresponsabilidade de uma empresa: agora sei. Depois de passar a manhã inteira no aeroporto de Barajas, ter levado uma foto e um documento descrevendo o que tinha, um funcionário, pelo twitter , me responde que uma "empresa onde milhões de voos acontecem, existe um percentual de malas perdidas". Eu juro que não acredito na forma em que eles tratam os clientes: apesar de ter pago tudo à vista (sim, me programei para isso) e ter me preocupado em fazer um seguro, sou completamente destratada, afinal, eles só dizem que os gastos pessoais ( produtos de higiene e roupas serão ressarcidos). Já acionei meu advogado no Brasil e confesso que a Air Europa já estragou a viagem. Não recomendo a ninguém, principalmente se vier para o aeroporto de Barajas e ter de lidar com o sac da empresa.

  • Waldemar

    Viajei pela Air Europa para Madri em 14/10 com retorno em 29/10 e não tive problema algum, pelo contrário, os voos GRU/MAD/GRU foram pontuais, com pessoal atencioso principalmente na aeronave, uma refeição e dois lanches na ida e uma refeição e lanche na volta. As bagagens não tiveram problemas e a imigração foi super rápida, sem nenhuma pergunta. Viajaria de novo com a empresa tranquilamente.

  • Mariana

    Fiz o trajeto SP/Madri/Munique/Madri/SP com a air europa.
    Na ida, nenhum entretenimento, comida ruim e nada de simpatia.
    Na volta, havia um minimo de entretenimento, mas adivinhe? o da da minha poltrona nao funcionada e entao recebi um: lo sinto!
    Mas o pior foi ficar mais de 3 horas esperando o avião partir por conta de um voo que tinha alguma conexão com o nosso. Nos fizeram embarcar e esperar horas em solo para o avião sair. E tudo isso sem comida e sem bebida e sem entretenimento. Falta de respeito total. Mas ainda nao bastasse, acabei dormindo antes de decolar, e ao invés da comissaria me acordar para que eu retornasse com a poltrona, eu acordei com o soco que ela deu para a mesma voltar na posição. Rude, grosseiros, estúpidos.
    Realmemte as minhas passagens não saíram baratas para receber esse tipo de atendimento, não é por 200 reais que me sujeitaria a voar novamente com essa cia.

  • Filipe Oliveira

    Fiz o trajeto GRU-MAD-LIS e LIS-MAD-GRU pela Air Europa.

    Compra

    Comprei pelo site da Submarino e não houve qualquer problema com o cartão de crédito. Tentei mudar um trecho e liguei na Air Europa. Me disseram que cada mudança acarretaria em US$ 300 de taxa, então deixei quieto

    Check in

    48 horas antes do voo consegui fazer o check in somente do trecho GRU-MAD, que é o transatlântico. Havia grande disponibilidade de assentos e peguei um na janela, o mesmo ocorreu na volta: só consegui fazer o check in para o voo MAD-GRU. O check in do voo MAD-LIS e LIS-MAD foi feito no balcão mesmo.

    Pontualidade

    Todos os trechos saíram pontualmente. Fiquei receoso de perder a conexão de menos de duas horas para Lisboa, mas deu tudo certo. A imigração espanhola em Barajas tá super calma. Não fizeram nenhuma pergunta e não deram resposta ao meu “Buenos Días”.

    Serviço

    Ambos os aviões eram A340, configuração 2-4-2.Entregam lençóis e travesseiros aos passageiros e como já dito, não são muito limpos. Alguns tem cabelo ou mesmo marca de batom. Os comissários de bordo são diferente dos brasileiros, não gostam de paparicar demais. Fui pedir água e a aeromoça respondeu em tom pouco ríspido: “Tem água no balcão de serviços. Vá lá buscar”.

    Refeições

    Foram servidas três refeições na ida: jantar, lanche e café da manhã e duas na volta: jantar e café da manhã. A comida tava quente, gostosa e não passei fome. Oferecem uma massa ou carne de boi como opção de jantar.

    Entretenimento

    Na ida cada assento tinha sua tela individual com filmes com dublagem em português. Na volta não tinha nada. Então, acho que isso varia bastante.

    Conclusão

    A experiência foi muito boa e o necessário para uma boa viagem que é bom preço, pontualidade e não passar fome foram muito satisfatório. Nota: 9!

  • andre

    Pior companhia aérea que já viajei.
    Eu e minha esposa viajamos de Madri para Salvador torcendo para que chegasse logo. Não faturaram nosso vôo pago há mais de 2 meses. Quase não viajávamos pois nos não estávamos escalados para aquele vôo. Nos deram cartão de embarque escrito a mão de caneta (não sei como a polícia federal permitiu nossa entrada com aquilo) e não queriam nos oferecer comida e água em 9 horas de vôo. Funcionários só faltaram realizar agressões físicas porque nós desmoralizar a muito como se a culpa do atraso fosse nossa. Nunca mais viajar por essa cia e explicarão na justiça sobre esse crime . Tenho tudo gravado. Quer um conselho, então se distancie da air europa

  • Eduardo

    Viagem recentemente pela companhia Air Europa, São Paulo-Madri-Barcelona, e retorno. Em resumo muita coisa não mudou dos comentários que li antes de embarcar. Checkin rápido e tranquilo. Serviço de bordo fraco, entretenimento péssimo (no voo de ida SP-Mad meu controle não funcionou, reclamei mas não houve concerto), horários cumpridos sem nenhum atraso. Os voos foram tranquilos sem qualquer problema durante as viagens. Enfim, custo X beneficio não foi o melhor considerando que comprei a passagem com pouco antecedência.

  • Hedyane

    Oi Pessoal!! Alguém poderia me dar uma informação? Onde eu consigo ter acesso ao meu número de bilhete na página do site? Eu excluí sem querer o e-mail que recebi quando fiz as compras das passagens, e estou agora querendo confirmar o horário do meu voo e não acho a opção onde mostra os detalhes da sua reserva. Obrigada desde já a quem puder responder!

  • Raimundo

    terrivel, fujam

  • Lu Leal

    Minha filha acaba de ter a maior decepção com essa cia. Viajou de São Paulo/ Madri / Bruxelas – uma viagem que deveria durar aproximadamente 14 horas se arrastou por mais de 24 horas. Para completar uma mala foi extraviada – digo, uma MALA QUE COMPROU A MENOS DE UM MÊS – que hoje chegou até ela, completamente detonada: rasgada, sem alças, suja. Entretenimento, segundo o que me contou, péssimo. Serviço de bordo também péssimo. Resultado : nunca mais.

  • gerson

    li o seu post sobre a air europa , e infelizmente não tive a mesma impressão que você , atrasos , falta de educação da tripulação, na conexão não servem nem um copo com água, sistema de entretenimento não funciona ,extraviaram a minha bagagem , olha não conseguiram estragar as minhas férias , mas bem que tentaram.

  • Marcia

    nao tenho coragem..todos falam mal da air europa

  • Terezinha Lança

    OLÁ! Eu comprei duas passagens aérea desta empresa,air europa, para Portugal,com troca de voo em Madri, comprei com muita antecedência, gostaria de saber se esta empresa não costuma dar calotes, se posso descansar que cumprem tudo certinho, quero saber se, servem alimentos incluídos na passagens ou se temos que pagar dentro do voo, eu já sei que os fones são pagos se usarmos. Quero saber ,se quem viajou neste itinerário, ficou satisfeito,e também gostaria de saber ,se tem como eu ver como estão as minhas passagens, se tem como eu ver online onde está meu bilhete, para saber se não ouve alteração de nada , ou se eu tenho que ligar mesmo para saber alguma coisa. obrigada quem puder me dizer algo.

  • Diego Ribeiro

    Você deu muita sorte, saí de Salvador para Madrid agora e nunca tinha estado em uma compania tão ruim, nem entretenimento de bordo tinha e o café da manhã foi pão frio com queijo e presunto. Mais de 4 mil a passagem por um ônibus aéreo hahha

  • Magda Santos

    Viajei pela Air Europe em outubro de 2016. Péssima companhia. Não havia entretenimento de bordo, o espaço entre as poltronas é péssimo e a poltrona mal deita. Na volta,
    voo que saiu as 23hs de Madri, foi servido um jantar e absolutamente mais nada durante toda a noite. Somente as 6hs da manhã foi servido o café da manhã. Não recomendo para ninguém. Não vale o desconto!
    IDA
    DOMINGO 16 OUTUBRO
    São Paulo (GRU)16 OUT 15:00h
    Madrid (MAD)17 OUT 05:30h +1
    Direto
    UX58
    10h 30m
    GRU 16 OUT 15:00 T2
    MAD 17 OUT 05:30 T1 | UX58 | Airbus A330 200 | 10h 30m

  • daniel

    Viajei de São Paulo a Madrid em abril 2017 é posso afirmar: a companhia tem que melhorar muito para ser considerada ruim. Avião velho, espaço pequeno, sem sistema de entretenimento individual, venda de fones de ouvido, higiene dos sanitários péssima. Pior companhia pela qual já viajei a europa. Não voltarei a comprar passagem por essa companhia

  • Juliana ARL

    Esse post está bem desatualizado , a companhia atualmente é péssima!! Viajei em Julho de 2017 de São Paulo para Bruxelas com conexão em Madrid e foi a pior experiência que tive em um voo.
    Tripulação antipática que não responde as dúvidas dos passageiros e não se esforça para entender também.
    Tem apenas uma refeição e um lanche para um voo de 9 horas !!! Até um cafezinho é raro passar.
    E o pior de tudo não tem televisores individuais , apenas alguns no teto e se quiser ouvir tem que pagar 3 euros pelo fone.

  • Joao Cumerlato

    NÃO RECOMENDO AIR EUROPA. Pior companhia aérea que já voei nos últimos 30 anos. Chega a ser pior que a TAAG de Angola. Atendimento rude, tanto da equipe de terra como a tripulação do avião. A parte interna do avião é desgastada pelo uso (poltronas, banheiro, TV, som, etc), as poucas TVs que tem não funcionam (ficam relampeando o tempo todo atrapalhando quem quer dormir), o espaço entre poltronas é tão ruim quanto o da TAM. Tem um aplicativo que você pode baixar para o seu celular para ter acesso a programação de entretenimento, mas ninguém te avisa antes de entrar no voo. Dentro do avião tem instruções para você acessar os filmes através do browser do celular, mas não funciona e a tripulação não te atende (pode ficar apertando o botão de chamar a tripulação que ninguém te atende, só chateia os passageiros com o som de cada apertada do botão). Na volta para o Brasil, baixei o aplicativo em Madrid, é uma calamidade, nada funciona direito.

    Resumindo, Air Europa, NUNCA MAIS

  • Poderiam atualizar e muito esse post. Empresa que não honra com nada e faz cancelamentos arbitrários, desrespeitando as leis brasileiras descaradamente.