Como é voar na Air China – classe econômica e executiva

Denis Carvalho 14 · junho · 2011

A Air China tem se consolidado como uma alternativa interessante para chegar à Europa, por meio de sua rota de Guarulhos a Madri, com preços a partir de US$ 740. Por meio da dica do Melhores Destinos, muitos leitores aproveitaram a promoção e chegaram ao Velho Continente pela companhia estatal chinesa, entre eles Ronaldo A. N. Filho, que nos enviou um relato sobre sua experiência com o voo entre São Paulo e Madrid no Airbus A330 da Air China. O relato é ainda mais interessante porque ele pôde experimentar a classe executiva da companhia no voo de ida e comparar com a classe econômica, no retorno. A conclusão, que você confere a seguir, foi positiva. Confira!

Olá pessoal dos Melhores Destinos e leitores do site: em agradecimento às valiosas dicas que por vocês obtive para a viagem que realizei para a Espanha, seguem as impressões sobre a companhia Air China, trecho São Paulo (Guarulhos)-Madri.Viajei no dia 29/05 último, com retorno no dia 06/06, primeiramente fiz o trecho Montes Claros – Belo Horizonte(Confins) pela Gol e foi tudo regular, com bom atendimento de bordo. Em seguida, fui para Guarulhos pela Webjet, e, embora eficiente o serviço de bordo, o avião decolou com atraso e, infelizmente, era velho e apertado.

Check-in

Cheguei a Guarulhos por volta das 14 horas. Em seguida, fiz check-in junto à Air China, tudo normal, e inclusive apresentei meu número Tam Fidelidade para pontuação, considerando que ambas fazem parte da Star Alliance. A pontuação da ida já entrou: 3.000 pts.

Surpresa

O embarque se deu no horário e o avião decolou com um pequeno atraso, compreensível diante do grande número de pessoas a embarcar. Mas o bom mesmo foi que, enquanto aguardava o embarque, a companhia anunciou meu nome. Pensei que se tratava de alguma confirmação de dados, perda de documento ou coisa do gênero, mas na verdade anunciaram que houve um sorteio entre os passageiros da classe econômica e eu e minha esposa iríamos de classe executiva! Que maravilha! Não sei se esta é sempre a política da empresa ou se decorreu de venda excessiva de passagens na classe econômica, mas cumpre-nos dizer que é uma iniciativa muito interessante da Air China, não sei se replicada em outras companhias. A bem da verdade, vejo como um presente que Deus nos concedeu, mais uma benção das inúmeras concedidas em uma cultura e país diferentes dos nossos.

Ida

Embora nunca tenha voado de primeira classe, posso dizer que o serviço foi impecável. Para o jantar houve entrada; após, cardápio com três tipos de prato para escolha, além da bebida (optei por suco e água). Por último, sobremesa, de dois tipos, cabendo ao viajante escolher um. As poltronas são impecáveis, reclinando completamente ao ponto de formarem uma cama, com posições de decolagem, refeição, etc., além de pantufas, cobertor, travesseiro, bolsa com mini creme, escova de dentes, cabelo e outros mimos mais.

Após este lauto jantar e a oportunidade de um bom descanso, veio o desjejum, até porque a diferença do fuso horário de São Paulo e Madri são de cinco horas. Mais uma vez excelente serviço por parte das aeromoças, sendo servido omelete com guarnições, embora houvessem pratos bem orientais para quem assim desejasse, até por conta da origem da companhia e do público que atende. Faço apenas dois reparos: primeiro, poderia ser oferecido menu mais ocidental, considerando que a companhia também voa Brasil/Espanha e, em segundo lugar, as aeromoças também deveriam falar português ou espanhol, considerando que apenas o inglês e o chinês impedem a comunicação de muitas pessoas.

Entretenimento

Tanto na executiva como na econômica era possível assistir filmes, ouvir músicas e tinha também alguns jogos, em três idiomas: chinês, inglês e francês. Tinha também material publicitário sobre a companhia, além do sistema de GPS com o destino percorrido, que não me parece, contudo, um entretenimento (rs. rs.). Como não falo nenhum dos três idiomas, acabei não interagindo com as mídias. Na classe executiva havia alguns jornais e revistas, embora estas em chinês, no que fiquei restrito aos primeiros. Na econômica havia revistas em chinês. Havia também um freeshop a cargo das aeromoças, mas o preço do free de São Paulo era mais em conta.

Retorno

Como dito, se deu no dia 05/06 e o check-in, salvo engano, foi feito pelo pessoal da Iberia, tudo tranquilo, sem maiores problemas. O embarque se deu no horário, e, se houve novo sorteio, este leitor não foi novamente agraciado. Que pena… (rs. rs.). Bem, a diferença da classe executiva para a econômica é total, a começar pelas poltronas. Também não se via a mesma atenção por parte das aeromoças, até porque é muito mais gente para atender. Houve primeiramente um café da manhã, no caso omelete com pão, iogurte, suco e algumas outras guarnições. Inclusive minha esposa pediu para trocar o pão por um croissant, e não foi atendida. Mais uma vez o atendimento foi eficiente, sem maiores cortesias, é verdade, mas também sem destratos ou indiferença, salvo a narrada no parágrafo anterior.

Quando faltava cerca de duas horas para chegarmos a São Paulo, ou pouco mais do que isto, foi servido o almoço, no caso arroz, peixe, salada e verdura. Tanto quanto no café, não houve opção de escolha, sendo o serviço padrão. Acho até que entre o desjejum e o almoço demorou muito, deixando muita gente com fome, fora que algumas crianças estavam no avião.

Conclusão

Em resumo, creio que vale sim a pena voar na Air China pelo preço proposto pela companhia, no caso R$1.250, ida e volta, com taxas já inclusas, pelo trecho São Paulo/Madri. Pelo que vi, a empresa é séria, responsável e zela pela sua imagem e serviço, podendo se aprimorar no idioma das aeromoças e ocidentalização do cardápio, como acima narrado. Desta forma, para quem está pensando em voar pela Companhia, pareceu-me uma opção satisfatória e econômica. No mais, conheci Madri e Barcelona, e não tenho qualquer reparo aos destinos ou à Espanha, muito bom mesmo.

E você, já voou pela Air China? Deixe seu relato aí nos comentários. Certamente irá ajudar muitos outros leitores que pretendem voar pela Air China.

Webjet

O que houve de negativo foi a Webjet no retorno, trecho Guarulhos/Belo Horizonte, porquanto em Confins minha mala simplesmente não apareceu. Quem já passou por esta experiência ou não, pode imaginar o desespero que nos invade. Sem sombra de dúvidas, trata-se apenas de uma mala, com pertences materiais; mas, ainda mais quando vindo de uma viagem de lazer, carrega grande cunho sentimental. Haviam presentes para minhas filhas, perfumes, cremes, as melhores roupas separadas para a viagem, etc. Embora tenha havido boa vontade pelo responsável pelo setor da Webjet, esta deixou muito a desejar. Fiquei um tempo no balcão esperando para ver se a mala tinha ido para Porto Alegre, conforme suspeita levantada, e a atendente apenas dizia que nada podia fazer, que uma notificação de extravio já havia sido preenchida e que eu aguardasse posterior contato. Não aceitei aquela situação e disse muito claramente que não me contentava com um simples papel e uma indiferente proposta de futuro contato.

Outro funcionário ainda teve a coragem de dizer que isto era comum, mas que depois achavam a mala. Um absurdo, verdadeiro descaso com o consumidor e, pior, falta de humanidade com o seu semelhante. Por minha vontade não voarei e não recomendo que ninguém voe de Webjet. Aviões velhos e apertados (além de cobrarem uma consumidora por uma simples garrafa de água, diferente da gol, que ainda serve suco), tanto na ida e na volta, e ainda perdem sua bagagem, querendo que o consumidor se dê por satisfeito com um papel e a promessa de futuro contato. No entanto, enquanto aguardávamos o voo para Montes Claros e minha esposa orava, a mala apareceu, sob o argumento de que havia sido enviada para o Rio de Janeiro e de lá para B. Horizonte. Mais uma vez agradeço a Deus também por esta providencia, pois ficaria muito triste com o extravio da bagagem, além do transtorno com eventual ação judicial. Graças a Deus também por isto!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Francisco Fagundes

    Outubro passado fiz o trecho Recife-Garulhos-Frankfurt-Pequim. No início da viagem tinha certeza de que a Lufthansa(GRU-Frankfurt) seria a melhor empresa disparada. Grande engano e surpresa a minha quando vi que a Air China foi a melhor empresa do trecho(Frankfurt-Pequim). Pra se ter uma idéia, a empresa alemã não oferecia nenhum tipo de entretenimento, um grande pecado, principalmente para pessoas como eu que não conseguem dormir em avião. A Air China além de contar com um melhor atendimento(os comissários muito simpáticos e prestativos), contava com o sistema de entretenimento com filmes, jogos e músicas, além do posicionamento GPS informando o tempo de voo e o trecho percorrido. Para minha surpresa, voar na Air China foi até mais agradável do que voar pela British na volta.

  • camila

    muito legal seu relato, mas atento ao fato de que os funcionários que carregam as malas pras pistas não são das cias. aéreas, e sim dos aeroportos, então as cias. estão de mãos atadas quando uma mala se perde pra outro caminho, se danifica, somem pertences ou simplesmente desaparece. todo caso voce pode entrar com ação no procon, apesar da culpa nao ser diretamente da cia. (webjet no caso) foi por ela que voce voou e teoricamente as malas estavam em responsabilidade dela. Que sorte ir pro executivo! parabens e obrigada pelo relato!

  • Ivilin Caroline Cust

    Olá!

    Uma vez fiz uma viagem ao Rio de Janeiro pela Webjet tambem. Eles extraviaram minha mala, demorou-se 3 dias pra ser entregue e quando recebi ela veio toda estragada e defeituosa. Liguei para reclama junto a ANAC eles me disseram que teriam que conversar com os responsaveis. Eles por sua vez, disseram que eu tinha que falar com o aeroporto de Guarulhos, ou seja, tirando qualquer responsabilidade da parte deles. Não recomendo voar pela webjet. Prefiro pagar mais caro e viajar por outra companhia.

  • João

    Obrigado pelo texto bem explicado, com certeza tal companhia virou uma opção para mim agora.

    Sobre a webjet, talvez você já tenha se informado quanto a isso mas nao posso perder a oportunidade de te aconselhar: entre na justiça para ser indenizado.

    buscar judicialmente uma indenização é a resposta do consumidor contra tais explorações que sofremos diariamente em vários segmentos.

  • Infelizmente meu Fly Report não é toda essa maravilha, e com outras promoções saindo diariamente não encontro grandes vantagens em viajar de Air China. Pois quando dá certo é fácil, mas quando se tem imprevistos ele foram péssimos e em tempos de Vulcões, uma companhia despreparada não deve ser recomendada, até rimou 🙂 .

    Aqui meu relato:
    http://viajarepensar.blogspot.com/2010/10/minha-e

    Boa Viagem a Todos!!

  • Julio Santos Monteir

    Esse tal de Deus só dá bola dentro, né? Se algo deu errado é porque alguém foi incompetente, se algo deu certo, é porque ele está envolvido. Será que não rola uma companhia aérea com 100% de participação desse cara?

    De qualquer maneira, bacana o relato, obrigado por compartilhar. 🙂

    • Pfonseca

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • João Paulo

    A TAM também aloca passageiros da classe economica na executiva em algumas ocasiões. Minha irmã ganhou um presente deste num voo de São Paulo a Buenos Aires.

  • nelson

    Viajei inumeras vezes para taipei e hk pela air china, via lax.

    Sempre na economica, já que saia do meu bolso. Os 747 são velhos, mas aparentemente seguros, trepidam muito na decolagem. Voar em um 747 é sempre muito bom. O problema maior que vejo na Air China, é a falta de comunicação em ingles e/ou qualquer outra lingua ( falo 5 linguas), mas o resto é um voo normal , sem nada surpreendente. Mas o uso de aviões velhos são preocupantes, e como não existe dados oficiais, acho um voo arriscado, mas quase sempre é mais barato que os outros se comprado com antecendencia. Tenho videos e fotos destas viagens.

  • Nolan

    Amigo, já passei pela mesma situação de extravio de bagagem com a TAM voltando de NY. Eles me deram um papel e informaram que iriam entrar em contato. Na manhã seguinte entregaram as malas na minha casa. É padrão.

    Outra, evite misturar a fé com a resenha de uma viagem. É falta de classe e de respeito com qualquer outro que pode ou não ter a mesma filosofia de vida que você. Atenha-se à experiência da viagem e deixe a fé para o momento oportuno.

    • Marco

      Gostei muito do relato. Me foi bastante útil.

      A única coisa q nao entendi foi a parte de Deus ter algo a ver com o sorteio da primeira classe e com o reaparecimento da bagagem. Será q foi o Diabo que sumiu com a bagagem???

    • Eder

      Concordo plenamente.

      • Thiago Seixas

        Gostaria que voces respeitassem as crenças alheias… nao se deve brincar com assuntos desta natureza. Educaçao nunca eh demais. Deus abençoe suas vidas.

        enviado via celular…

    • Flavio Azevedo

      Nolan, o internauta que relatou a viagem fez um serviço aos que acessam o site. Ao misturar a fé com partes do texto, vejo que deu naturalidade ao relato. Isso desengessa um texto que, ao ser narrado, reflete os sentimentos e pensamentos do seu narrador.

      Guarde as cobranças para momentos oportunos. E seja, da proxima vez, mais acertivo.

      • Leonardo Marques

        Pessoal, vamos encerrar o assunto religião blza? É melhor….

  • Caio Fraga

    Já viajei de Air China no mesmo trecho no ano passado (junho) – Classe Economica ida e volta.

    Para mim as comissárias deixam a desejar em termos de educação pois muitas vezes falam inglês com sotaque chines bem dificil de entender e são meio grossas.

    Porém, pelo preço de R$1.370,00 (na época), nao tenho do que reclamar…

  • Gisele Mello

    Que ótimo que sua viagem foi satisfatória! Vou considerar a Air China quando precisar viajar para o exterior… E os preços são ótimos!

    Como alguns companheiros já relataram, infelizmente extravio de malas é algo relativamente normal. Eu já voei webjet várias vezes e, a excessão de uma vez que realmente considerei o avião muito velho (a ponto de me deixar desconfortável), tive experiências satisfatórias com eles, considerando que é a companhia que sempre oferece o menor preço.

    Mas a verdade é que mesmo as melhores companhias nem sempre conseguem fornecer um serviço totalmente satisfatório o tempo todo. Já peguei comissários grosseiros e simpáticos voando pela Avianca, por exemplo, embora, no geral, considere o serviço deles satisfatório. Quem sabe você não dá mais sorte da próxima vez?

    Grandes beijo

    • Leonardo Marques

      Concordo com você… vejo muitos comentários aqui no blog e no twitter de pessoas que tiveram suas malas extraviadas…. normalmente o comentário é:
      nunca mais voo de GOL, extraviaram minha mala,
      nunca mais voo de TAM, extraviaram minha mala,
      nunca mais voo de Avianca, extraviaram minha mala,
      nunca mais voo de Azul, extraviaram minha mala…. e pode colocar aí o nome de qualquer companhia.

      Infelizmente isso é um problema que não é específico de uma ou outra companhia aérea.

      • Danielle

        Até porque o extravio de mala é feito por funcionários dos aeroportos!

  • EmersonMH

    Olá, parabéns pelo ótimo relato. Air China é mais uma opção de viagem aos brasileiros, sem dúvida.

    Quanto a WebJet, infelizmente, é isso aí mesmo. Eu já viajei 5 vezes por esta cia e, em todas, eu presenciei desvio de bagagem, reclamação dentro do avião (até de cheiro ruim), dentre outras. O serviço é péssimo e os aviões são velhos. Ainda bem que nunca aconteceu nada comigo, mas só de presenciar esses fatos, a gente já fica nervoso e a viagem perde a graça.

  • Ever CWB

    Os aviões em geral da Air China são novos e bem cuidados ou tipo os da Web Jet caindo aos pedaços?

  • Marco

    A questão, Thiago, é que quando as malas do narrador foram extraviadas a culpa foi da Webjet. Daí, quando elas foram encontradas, foi graças a Deus e não graças aos funcionários da companhia.

    A companhia aérea errou, sim, mas reparou seu erro rapidamente e sem necessidade de intervenção divina.

  • JOSÉ ANTONIO

    VEJO QUE MUITAS PESSOAS CRITICAM A WEBJET PELO SEU AVIÕES SEREM ANTIGOS, ENFIM O MAIS IMPORTANTE NÃO É A IDADE DA AERONAVE, E SIM UMA BOA MANUTENÇÃO, E ISSO TENHO CERTEZA QUE EXISTE NA WEBJET, ALÉM DO BOM ATENDIMENTO E SIMPATIA DOS FUNCIONÁRIOS, A ÚNICA COISA QUE EU ACHO QUE FALTA NA WEBJET É PONTUALIDADE E CONTRÔLE DAS BAGAGENS, FATO ESSE QUE JÁ PRESENCIEI NA GOL , FUNCINÁRIOS VERIFICANDO O TICKET DA BAGAGENS JUNTO AO PASSAGEIROS NA RETIRADA DA MALA NA SAÍDA.

  • Joe Silva

    Gostei da forma como foi relatada a viagem, me pareceu bastante sincero, singelo talvez, ex: admitir não saber falar outra lingua q não seja o tupiniquim, duvido q mta gente hoje em dia tenha coragem p/ tanto, apesar de q no brasil, geralmente poucos falam inglês pelo menos regular.

    P.s. Sr. Ronaldo Filho, acredite, é difícil se comunicar c/ as aeromoças chinesas na lingua de shakespeare… kkkkkkkkkk!

    @nolan, acho q vc pegou pesado camarada… Relaxa!!

  • Liziane

    Olà!

    Acabei de voltar da Espanha, onde passei 30 dias fazendo um tour pelo paìs. Voei com a Air China tb, e comparando com outras cias aèreas europèias com as quais viajei, a Air China nao deixou nada a desejar, pelo contràrio. O voo foi excelente, decolagem e aterrissagem perfeitos, voamos como um pàssaro! Qto às refeiçoes no voo q fiz sempre havia duas opçoes de refeiçao, peixe/frango, ou carne/frango. Além disso, o café da manha tem opçao sim, pois vem iogurte, pao, manteiga, salada de frutas, ou seja se nao quiseres comer a omelete, q vem junto com bacon e batata, nao precisa.

    Outra reclamaçao comum dos usuàrios dessa cia è em relaçao ao idioma. Concordo que as aeromoças poderiam falar espanhol, mas nao hà problema algum pra quem viaja pela Air China e nao sabe ingles ou chines. Eu falo frances, italiano, espanhol basico e algumas palavrinhas em ingles (q qq um sabe) e nao tive problemas na comunicaçao. Precisamos saber um màximo de 10 palavras em ingles pra comunicarmos com elas (water, juice, beer, coffee, wine,fish, beef, chicken, thank you, please), a nao ser que vc tenha algum problema a ser resolvido, aì è muita mà sorte, e vc terà que saber muito mais ingles pra expor sua situaçao.

    Enfim, fui muito bem atendida, nao tenho nada a reclamar e sim recomendo totalmente a todos aproveitarem os preços òtimos e voarem com a Air China.

    Abraçao!

  • Marcio David

    Caro Ronaldo, obrigado pelo relato. Estava já há algum tempo curioso sobre como é voar pela AIR CHINA. Não sei qual a sua profissão, mas quero lhe parabenizar pelo português : impecável. É muito bom ler um texto sem maiores assaltos à nossa lingua pátria. Isto é cada vez mais raro, sobretudo em plena era do INTERNETÊS !

  • Floriano

    A Air China é uma ótima companhia, assim como a WEBJET. A Webjet é responsável pelas passagens no Brasil estarem a níveis bons. Todas as vezes que viajei com a Webjet, fui bem atendido e o conforto não é diferente de uma GOL< TAM ou qualquer outra. Tem de parar de querer pagar pouco e exigir muito. Chega de Gersons!!!!

    • Fernanda

      Ooo, amigo… isso não é ser Gerson… Um pouco exagerado e inapropriado seu comentário… Brasileiro paga caro por tudo… Só porque a passagem é mais barata nao se pode exigir bom atendimento?

  • E.B

    é a TAM é a melhor cia de todas.

  • crisanto dias

    Webjet? nunca mais! o meu primeiro voo de avião foi por essa empresa que não pretendo usar mais de seus serviços. Se eu tivesse 1 câmera na hora eu teria como mostrar o que eu vi (poderia até postar um relato bem cômico e meio trágico aqui).

    o avião era extremamente apertado, um barulho infernal, tinha 1 sacola enfiada em 1 das divisórias do bagageiro que fica em cima das poltronas p/ tapar 1 buraco e tinha um pedaço daqueles durex cinza que segurava uma peça transparente (parece uma peça de acrílico).

  • allyson

    opá.. so queria agradecer por ler esses comentários, e fala que posso comemorar, p q comprei trechos shanghai to beijing to shanghai pela ctrip.com como foi realtado por aqui…queria parabenizar pelos relatos, e dizer que comprei essas passagem para duas pessoas ida e volta por 500 reias, além disso, mais barato que o trem, obrigadão a vcs!!!

  • marcia

    tambem nao entendo…

  • Eduardo – GYN

    Estou indo à Madri pela Air China dia 06/11 e retorno dia 13/11. Alguém aí que tiver afim de ir. To indo sozinho. Com a cara e a coragem. Não resisti a esta oferta que descobri aqui no MD.

  • Ivilin, eu nunca vijei nessa companhia Webjet muitas pessoas que eu conheço teve alguns problemas até mesmo na hora do Embarque eu vou sempre com a Gol só que a Gol acho que muitos nao sabe onde da descarga nos Banheiros fica com cheiro de xixi e muitos não sabe onde o lixo as pesoas não procura ler para enteder e jogar os papes e mistura com os limpos. Dezembro vou viajar pela Tam minha filha disse que é muito boa.

    Eu estava esperando uma promoção dos melhores Destinos nunca conseguir uma promoçãp toda vez pago caro , espeo em 2001 proção boa para santiago do Chile , sobre disvio de malas eu sempre viajei para fora pela companhia Taca muito boa limpa é a melhor de todas só que tem que pagar o jantar 5 dolares eu fui para o Equador e na volta com conexão no Peru, veio um casal e as malas deles foram estraviadas eles iam entrar na justiça é o certo Taca, Avianca, SÃO AS melhores companhia para viajar. já voltei no melhores Destinos Pelo Leonardo ele explica tudo correto.

  • alex

    De acordo e [sic], [sic], [sic]…

  • Edmar Izidorio

    Já viajei para Bahia,Campinas,Maceió e Natal,nas compahia Tam,Gol e WEBJET não tenho do que reclamar, gostei de todas.

    Edmar.

    25/11/ 2011

  • leo

    TAM, melhor de todas?? em que planeta? em quais outras você tem voado? não me faça rir…

  • Goiaci bisinotto

    Queria saber se air China nesta promoção sao Paulo Madri utiliza avioes novos, minha única preocupacao em voar é a seguranca do vôo e piloto experiente.aguardo resposta.

  • kelle

    viajamos meu marido e eu de Air China e as comissárias só falavam chines, apenas uma falava um ingles muito ruim. inclusive perguntaram se queriamos frango ou carne de boi, falamos que frango e ela nos deu carne de porco, que nem estava entre as opções. nosso voo Madri/São Paulo atrasou 6 horas e só nos deram um voucher de lanche para comer um misto frio e uma coca cola.

    O avião era velho e sem nenhum tipo de entretenimento.

    Para os chineses as comissárias deram até pantufas e para os brasileiros elas nem falavam conosco isso incluindo brasileiros no voo que falavam chines, para os chineses elas deram até pantufas, item não disponível na classe economica. quando ligamos algum aparelho eletronico elas mandavam desligar mesmo que fosse uma camera digital e os chineses ficavam no iphone jogando e navegando na net.

    sem contar que os chineses ficam fazendo miojo o tempo todo e fica um cheiro forte dentro do avião. quando os chineses faziam algazarra elas não falavam nada, mas quando brasileiros se levantavam ou algo eram logo repreendidos. me senti num colégio militar.

    quando chegamos em São Paulo o funcionário ficou nos enrolando pra nos colocar num voo no mesmo dia e quando fomos até a TAM a mesma nos informou que ainda havia vaga no voo, mas que o check in estava fechada. o funcionario da Air china sumiu com nossos bilhetes por uns 40 minutos e por isso perdemos o voo da TAM. só pudemos seguir no dia seguinte ao meio dia para BH.

    Bem dificil, não sei se voaria de Air China de novo.

    As opções de filme

  • pedro firiasse

    ja viagei 3 vzs com vcs e fis uma otima viagen [ dia 12 de julho irei a madid de novo …… recomendo é muito bom

  • josé

    É claro que a mala apareceu só porque sua esposa estava orando, e Deus enviou essa providência. Claro!

    Sua esposa deveria passar mais tempo nos aeroportos, orando, quem sabe assim Deus se dignava a ajudar outras centenas de pessoas que passam pelo mesmo problema diariamente, hein?

    Pra que envolver Deus em tudo? Se o mérito é dele quando dá certo, então credite também a ele a falta de vigilância e atitude quando algo dá errado.

    Se assim for, ficará justo.

  • Andréa Lins

    Ronaldo, agradeço por compartilhar suas impressões sobre a Air China, seu relato está sendo muito útil.

  • Brunno B Borges

    Oe pessoal,

    gostaria de saber de alguém que já fez esse trecho (GRU – MAD/ MAD – GRU) em 2013 – ou o mais perto disso, tipo julho/ agosto de 2012 até 2013 xD – de como que está a Air China atualmente. Embarco em junho e volto em agosto, mas sinceramente, não sei se devo mudar de operadora, pois li por aí que a Air China fazia muito overbooking, atrasava demais, que o serviço de bordo é péssimo, porém ouvi totalmente diferente e agora não sei em que acredito. Ah, e alguém sabe se esse A330 é o 200 ou o A330 -300 mesmo???

  • Angel Lopez Vidal

    Brunno, eu já fiz esse trecho São Paulo-Madrid, em 2007 e 2010, e estou voltando agora em Junho, sempre pela AIR CHINA. A TAM é cara, a IBERIA é cara e você corre o risco de não embarcar na data marcada, visto que que seus funcionários estão sempre fazendo greve. a AIR CHINA é uma das maiores empresas do mundo com mais de 450 aeronaves. Tirando o problema de comunicação com as comissárias, e as vezes algumas crianças de colo chorando, o resto é tranquilo.

  • Brunno B Borges

    Oi, obrigado por responder, fico mais tranquilo então, e realmente as outras eram bem caras e opção ea lufthansa ou avianca mas as duas com escalas D: fico com a air china mesmo e torcer pro voo não ter crianças perto haha

  • É muito chato quando a companhia aérea faz uma coisa bacana e quem leva o mérito é Deus. É o velho "levando o colega nas costas".

  • Ricardo

    Air China nunca mais, serviço chinês nunca mais!
    Voo 908 do dia 29/12/13 São Paulo/Madri/Pequim cancelado (por problemas estruturais na aeronave) e não temos idéia de quando iremos embarcar.
    Depois 04 horas esperando uma solução (04 depois do horário da decolagem, no aeroporto estávamos há mais de 06 horas) o Sr.Fang, gerente da Air China no Brasil, mandou oferecer água.
    Mais 02 horas e tudo o que ele sabia responder é que tinhamos passagens da classe econômica e só embarcaríamos quando eles encontrassem passagens em outras companhias que também fossem de classe econômica. Encontramos várias opções de voos porém em classe executiva, Sr. Fang só sabia responder "you are economy class, you will fly only by economy class".
    Quando? Quase 12 horas depois do horário previsto para a decolagem e ainda estamos esperando resposta!
    Detalhe REVOLTANTE, tinha alguns chineses que iriam embarcar conosco, você acha que eles também estão sem resposta?
    NÃO!!
    Para eles o tratamento foi discaradamente diferenciado!

    • Caio Augusto

      Ricardo, você tirou alguma foto deste dia? Ou Fez algum vídeo?
      Eu também tinha comprado passagem neste voo. Estou nesse exato momento escrevendo minha petição para entrar com ação por danos morais no juizado especial, isso que me realocaram num voo da Aireuropa que saiu às 01:25 do dia 30.

  • ADILSON TESLENCO

    VOEI DE GUARULHOS A MADRI EM 04/2010 NA CLASSE ECONOMICA. O ÚNICO PROBLEMA FORAM OS ASSENTOS, EXTREMAMENTE APERTADOS E DESCONFORTÁVEIS. QTO AO SERVIÇO DE BORDO, SEM RECLAMAÇÕES.

  • Marcos Silva

    Tirando o proselitismo religioso inútil, o relato foi bem interessante.

  • Ketlim

    Fiz brasil-barcelona-brasil em Maio/2014 pela Airchina, ah! Se arrependimento matasse… Rs, a gente quer economizar na passagem p poder gastar em outras coisas no resto da viagem, mas depois dessa experiência, aconselho fazer um esforcinho e escolher outra cia aérea, e nem estou dizendo que houve atrasos, malas extraviadas ou coisas suscetíveis a acontecer com qq empresa, mas a “coisa é mais em baixo”, primeiro da lista: os próprios Chineses, não sou xenofóbica, mas o problema é cultural, paguei o mesmo preço que qq chinês ali dentro, mas tenho um pouco de “semancol”, eles comem o tempo todo, a aeronave fede miojo, e qdo as luzes se apagam e vc pensa que terá um pouco de sossego, eles continuam comendo e comendo, sem falar da criançada, elas brotam! Mas brotam de tudo que é lugar, e se não estão comendo estão correndo, pulando e comendo de novo. E falando em comer: as refeições, olha…, não tô exigindo comida de primeira classe, porque viajei na classe econômica, mas o que era aquela gororoba? gororoba chinesa? O cheiro impregna na sua roupa e chega em Barcelona de carona com vc. O mais interessante, é que dá a impressão que são todos da mesma família, um kibutz chinês. Ok, qdo resolvo deixar isso p lá, e vejo não vai rolar um cochilo tão cedo, resolvo assistir um filme, mas adivinhem? Legenda em “chingling” ai ferrou! Se não tiver um tablet p matar o tempo, vai ser uma longa viagem!

  • jose

    Digo apenas uma coisa: Aeromoças altamente grosseiras, sem nenhuma cordialidade tampouco vontade de entender espanhol ou portugues!

  • andy

    Lendo aqui os comentarios pq pretendo comprar um bilhete GRU-MAD pela Air China, que esta bem mais barato que as outras cias. Pelo mesmo preço da Air China so voando por uma cia africana, fazendo 2 paradas em Togo e Ethiopia, entao acho que prefiro encarar os chineses em um voo nonstop.

    Para mim o voo eh apenas o meio de transporte, acho que algumas pessoas levam “viajar de aviao” serio demais, e dao importancia mais que o necessario. Estar em um voo nao eh o mesmo que se hospedar em um hotel.
    Em um voo noturno longo, tomo um remedinho para dormir e faco uma viagem excelente, que para mim significa dormir bem e nao ficar comendo ou assistindo video etc.
    O que deveria realmente atrapalhar uma viagem seriam atrasos significativos e extravio de bagagem. Pessoas mal educadas existem em todos os lugares.

    Onde estao os relatos das viagens de onibus e de carro – mesmo no seu proprio carro – ? nao acredito que sejam muito mais comfortaveis.

  • Luiz Guilherme

    Acabei de chegar de Madrid fazendo a rota GRU/MAD/GRU indo em 28/12/14 e voltando em 04/01/15, em classe econômica. Avião: A330-200 em ambos os trechos.
    Pontos Fortes: Saídas e chegadas no horário; Assentos com mais espaço que o 777 da TAM (se bem que menos que a TAM é impossível); Check in simples e sem complicação.
    Pontos Fracos: entreterimento de bordo em inglês, chinês ou francês (para quem não consegue dormir e não domina o inglês pode ser um problema sério); comissários de bordo só falam chinês e arranham no inglês.
    Ponto Péssimo: alimentação. Aqui cabe um comentário maior.
    No café da manhã as opções foram omelete ou arroz com presunto (+ frutas, iogurte, pão e manteiga). Ambos as opções eram bem fracas e sem sabor.
    No almoço as opções eram arroz com peixe ou arroz com frango (+legumes, salada, pão, frutas). Só que tanto na ida quanto na volta a opção de frango sumiu! Na ida fui no início da classe (fila 36) e não tinha frango quando chegaram em mim. Na volta estava no final (fila 57) e, novamente, não tinha frango na minha vez (PUTZ)! E a opção de peixe era incomível, até para quem gosta um pouco de peixe! Na volta, inlcusive, eles anunciaram peixe mas na verdade parecia uma carne de lula com molho…
    Até voaria de novo com eles, pois paguei um preço muito bom considerando as datas voadas, mas eu levaria minha própria comida pois a deles não dá.

  • Paulo Afonso

    Viajei pela AirChina cerca de 3 anos atrás. Antes da viagem tive um problema de joelho(menisco), fui muito bem atendido pelo pessoal de terra, com relação á cancelamento do voo e remarcação. Todavia, o que pecou foi banheiro, lamentável e na volta, foi necessário lacrar um, daí foi insuportável até pousar em Guarulhos. No mais, até voaria de novo…

  • Carlos Eduardo Ferreira

    Olá, Marcela. Também vou pra Tailândia em março com a Air China e também tenho dúvidas quanto à rigorosidade deles nas medidas e peso da bagagem, principalmente porque vou só com a bagagem de mão. Infelizmente não posso te ajudar com sua questão, mas se você puder, compartilha com a gente como foi sua experiência de voar com a Air China. A maioria dos comentários são de quem vai pra Europa, é difícil ver um de quem vai pra Tailândia.

  • José, quase não recebemos reclamações da Air China dos nossos leitores. Sobre o post, está clara a data dele. Não temos obrigação de ter avaliações de todas as cisas. Contamos com a colaboração dos leitores. Você pode ver mais impressões da cia de nossos leitores aqui: https://guia.melhoresdestinos.com.br/avaliacoes-air-china-37-220-p.html