Como é voar na francesa Aigle Azur

Redação 22 · maio · 2013

A companhia aérea que apresentamos hoje pode ser pouco conhecida pelos brasileiros, mas já tem seu papel reservado na história da aviação mundial. A Aigle Azur foi a primeira companhia aérea privada a voar após a Segunda Guerra Mundial, tendo iniciado suas operações em 1946. Apesar do passado glorioso, a empresa passou por maus bocados e por pouco não foi à falência algumas vezes. Na última delas, em 2001, ela possuía apenas dois Boeing 737 e estava fechando as portas quando foi comprada pelo grupo de logística GoFast, que desde então tem feito investimentos importantes na companhia. Hoje, a Aigle Azur tem frota de 13 aeronaves Airbus (A319, A320 e A321) e encomenda para dois jatos de grande porte A330. Sua malha cobre 26 destinos ligando a França à África, Portugal, Espanha, Suíça e Rússia. Nossa leitora Grasiela Silva teve um voo não planejado com a empresa e fez essa avaliação exclusivamente para o Melhores Destinos. Acompanhe sua experiência: 

avaliacao-aigle-azur

A Aigle Azur é uma empresa aérea francesa fundada em 1946 e opera voos regulares para as principais cidades da França, Argélia e Portugal e em seus voos cada passageiro pode levar uma mala de até 20kg. Minha experiência com a Aigle Azur começou quando eu perdi meu voo de Paris a Porto pela TAP. Ai a alternativa era comprar uma passagem às pressas para Lisboa voltar ao Brasil no dia seguinte.

Compra

A passagem foi comprada no site da empresa. Hoje ele tem versão em português, mas mesmo em francês foi bem fácil de entender e comprar, pois já são incluídas as taxas. Assim que perdi o voo da TAP consegui comprar a passagem para o dia seguinte por 140 euros, saindo do aeroporto de Orly.

Check-in

Na hora de fazer check-in foi muito bagunçado, pois os passageiros foram trocados de guichê umas três vezes. Para completar, nenhum dos funcionários falava espanhol ou português, somente francês e inglês.

100_0835

Tive que esperar uns 15 minutos pra conseguir fazer meu check-in, pois parecia que a empresa não tinha registrado a venda da minha passagem. A funcionária até fez umas três ligações para resolver esse problema da passagem, até que enfim conseguiu resolver.

O voo

aigleazur2

Outro problemas que tivemos foi com o horário do voo. De acordo com a previsão inicial, ele deveria ter decolado às 15 horas, mas a companhia cancelou o voo e  alocou os passageiros no das 17h10. Com isso, o avião ficou lotado e ainda saiu com atraso.

A aeronave era um Airbus A319 bem conservado, com poltronas de couro azul e  bom espaço entre elas. Não havia nenhum entretenimento a bordo a não ser uma revista da empresa, toda escrita em francês.

100_0846

As comissárias eram bem simpáticas mas não falavam português. Mesmo as instruções do voo foram toda em francês e inglês. Isso em um voo com destino a Portugal.

100_0858

Eu não esperava que fosse servido algum lanche a bordo, mas nos serviram um pacotinho de biscoitos açucarados que eu achei uma delícia, acompanhados com suco, ou refrigerante ou chá ou café.

100_0852

O voo chegou atrasado a Lisboa, estava previsto para as 19h30, mas chegou depois das 20 horas.

Conclusão

Apesar dos problemas que tive com a Aigle Azur, voaria novamente com a companhia. Por eu ter comprado a passagem às pressas para voar no outro dia, o preço que paguei foi a grande vantagem.

a319

 

Agradecemos à Grasiela pela excelente avaliação, que com certeza será importante para os leitores que estão planejando viagens para a Europa e podem ter na Aigle Azur uma opção de voos entre a França e demais países. Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

Publicado por

Redação

redacao

  • Thiago Castro

    Legal ter mais uma opção, mas é o tipo de empresa q eu nunca compraria com antecedência. Vai q quebra. rs

  • Eduardo Maroja

    Viajei duas vezes pela Aigle Azur (Lisboa a Paris em 2009 e de Paris a Lisboa em 2012) e não tive qualquer problema. Pelo contrário, a impressão que tive da companhia foi a melhor. Em ambos os voos o checkin foi rápido e tranquilo, o atendimento foi excelente, foram servidas refeições com talheres de metal, com opção de escolha de pratos e bebida inclusive vinho (talvez em face dos horários dos voos serem próximos a almoço e jantar). O serviço de bordo foi excelente, realmente não haviam opções de entretenimento, mas em compensação o freeshop deles foi o melhor que vi em empresas aéreas na Europa. Em resumo, adorei a viagem por essa empresa e a considero uma das melhores em que já viajei.

  • Fred K. Chagas

    QUEBRAR, 'figura'?… vc leu o texto do MD? enverga mas não quebra…

  • Voei com a Aigle Azur em 2011 (Lisboa-Paris) e com certeza voaria denovo! Não tive nenhum problema com o voo e com check in… o voo saiu no horário e me lembro que achei o espaço entre as poltronas bom e viajei por ela por ter o melhor preço a época (considerando que estava com uma mala de 20 kg). Ah a minha mala passou de 20kg e não foi me cobrado nada pelo excesso.