Como é voar na Aeroméxico

Denis Carvalho 27/07/2012 às 9:34h 51 Comentários

A Aeroméxico é a maior companhia aérea mexicana e muito usada por brasileiros para chegar ao país e, em escala mais reduzida, aos Estados Unidos. A empresa acaba de anunciar a maior encomenda de sua história a Boeing, com 90 737-8 MAX e 10 787-9 Dreamliner, com um total de US$ 11 bilhões, que deve dar um novo impulso em seus serviços. Nosso leitor Felipe Fonseca conferiu – e aprovou – os serviços da companhia aérea em uma viagem para as belas praias de Cancún. Confira o relato que ele fez para o Melhores Destinos:

A Aeroméxico é a maior companhia aérea do México. Desde 1930 exerce atividade no ramos aeroviário e possui bastante credibilidade entre os mexicanos. Ela é uma membro fundadora da da aliança global Sky Team e possui inúmeros destinos, inclusive o Japão. Acompanhando o Melhores Destinos e algumas indicações de amigos, estava decidido que minhas próximas férias seriam em Cancún. Frequentemente se vê aqui no site promoções nas épocas de baixa temporada, principalmente para os Estados Unidos e Caribe.

Pesquisei com antecedência as passagens e vi que em comparação a Avianca, LAN e Taca, a Aeroméxico oferecia o melhor preço e o menor tempo de conexão. Marquei a viagem para o dia 09 de junho e paguei R$ 1.790 pelos bilhetes de ida e volta GRU-CUN. Como moro em Brasília, emiti pela bagatela de 8.000 pontos as passagens para Guarulhos, ida e volta também, pela TAM.

Chegando a São Paulo,  fizemos o check-in mas infelizmente não consegui sentar junto da minha namorada (a classe da passagem não permitia marcação de assento prévio), pois o voo estava lotado! No check-in, foi conferido o visto americano, que permite a entrada no México sem o visto daquele país, e fomos para a sala de embarque. Pontualmente às 22h20 os passageiros foram convocados a embarcar. O trecho São Paulo–Cidade do México (AM 015) é feito em um conservado e limpo Boeing 777-200, que por sinal pertenceu à velha Varig. Na entrada, fomos recebidos por educadas comissária e pelo comandante. Foram oferecidos também balas e jornais.

Foto: Alexandre Schmitt

São Paulo – Cidade do México
Em cada assento havia um kit contendo um tapa olho, escova de dentes e pasta. Tinha também uma coberta, travesseiro e várias revistas. Os assentos eram confortáveis! Tenho 1,86 m de altura e passei bem durante todo o trajeto. O voo decolou pontualmente às 23 horas. Alguns minutos depois foram oferecidos fones de ouvido para a sistema de entretenimento individual. Havia muitos filme pré lançados, músicas, séries e os mapas.

Foto: Roberto Lino

Por volta da meia noite foi oferecido o jantar, que tinha como opção carne, frango ou vegetariano. A refeição era composta por salada, um pãozinho, sobremesa e bebidas, que tinha como escolha vinhos, sucos e cervejas. Antes do jantar recebemos  lenços umedecidos quentes para a limpeza das mãos. Duas horas antes do pouso foi oferecido o café da manhã, também com opções de sucos, chás e café. A bandeja tinha manteiga e geleia, pães e outra salada. Tudo foi recolhido e já estávamos pousando na Cidade do México, às 06h45.

O aeroporto da Cidade do México é maravilhoso. Imigração rápida e amigável. em menos de 25 minutos já tínhamos apresentado o passaporte, passado pela alfândega e despachado nossas malas para o voo de Cancún. Pelo que andei pesquisando, a Aeroméxico dispõe de um terminal exclusivo na Cidade do México, motivo pelo qual ocorreu tudo de forma rápida e eficiente. O aeroporto também tem várias lojas duty-free, além de 15 minutos de internet liberada.

Cidade do México – Cancún
Esperamos cerca de uma hora e meia pelo voo para Cancún (AM597), feito em um novíssimo Boeing 737-800, que partiu, também pontualmente, às 8h45. Durante o voo foi oferecido um lanche rápido, visto que é um trajeto de apenas duas horas, com todas as bebidas inclusas também. O único inconveniente é que o ar condicionado estava extremamente frio! Logo estávamos pousando em Cancún. Para minha surpresa, o aeroporto de Cancún também é muito bom! Tinha aviões de diversas companhias internacionais e nacionais estacionados. Descemos pela pista (lá não tem fingers) em direção ao terminal para pegarmos as malas, que chegaram intactas e sem nenhum imprevisto.

A volta
Voltamos à realidade depois de dez dias no paraíso, no dia 30 de junho. O voo AM 587 Cancún – Cidade do México atrasou bastante! Cerca de duas horas, o que me fez perder totalmente a esperança de pegar o voo da volta para o Brasil, que partia às 23h30. Saímos de Cancún às 21h30 ao invés de 19h20, como planejado. Para minha surpresa, o voo para São Paulo também estava bastante atrasado. Foi pedido desculpas por parte da Aeroméxico, deram os motivos e no final acabou tudo bem! Os voos ocorreram nos mesmos equipamentos e da mesma forma que a descrita anteriormente. Chegamos em São Paulo meio dia em ponto, com uma hora de atraso.

Foto: Roberto Lino

Apesar do susto no final da minha viagem, dou nota 10 para a Aeroméxico! A ÓTIMA qualidade da empresa, junto com a educação de toda equipe, é um destaque que se torna um diferencial no mercado de hoje. O México é um país maravilhoso com gente muito hospitaleira. Sem sombra de dúvidas que fica mais que recomendado a Aeroméxico aos usuários do Melhores Destinos!

Agradecemos ao Felipe pelo excelente relato, que certamente vai ajudar muitos leitores que estejam interessados em voar com a Aeroméxico. Agradecemos ainda ao Roberto Lino e Alexandre Schmitt pelas fotos cedidas para este post. Já viajou com a companhia? Deixe sua impressão nos comentários abaixo e ajude outros leitores! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

51 comentários para “Como é voar na Aeroméxico

1. Mônica Falc&at

Já voei de Aeromexico de SP a NYC em nov/2011. Tb achei muito bom. O único problema, no meu caso, foi o tempo de espera para a conexão na Cidade do Mexico. Na ida 5 horas e na volta 10 horas! Na volta poderíamos ter saído do aeroporto para conhecer a cidade, mas o cansaço era tanto que não tivemos ânimo. Jurei que nunca mais tomo um chá de aeroporto desses. Para mim, nem o excelente preço que pagamos (R$1300,00 + taxas) compensa o desgaste.

1. FABRICIO

Fiz o mesmo trajeto ate NY em 2010 e super recomendo. No meu caso, consegui sair do aeroporto e conhecer bastante o centro da Cidade do Mexico que é bem legal. Pra quem nao tem pressa, super indico pegar uma conexao um pouco maior. Sair do aeroporto é super facil, tem aerotrem gratis para os passageiros e o metro sair praticamente de dentro do aeroporto para a cidade…

2. Claudemir

não gostei, fui duas vezes para Las Vegas saindo de Sao Paulo e com escala na cidade do México, na primeira vez a comida estragou e nao serviram nada no voo super longo da cidade do México a Sao Paulo.

3. Thiago Pereira

Fui a Cancun pela Aeroméxico em 2010 e na volta a mala da minha noiva foi aberta e ela teve vários pertences roubados! Tinham mais 4 casos iguais no mesmo voo. A cia aérea não deu nenhuma assitência e para piorar as coisas na hr de pesar a bagagem para fazer o resistro as malas estavam mais pesadas do que na hr do embarque. Processamos a Aeromexico e depois de aproximadamente 1 ano ganhamos a causa. Muito cuidado com a Aeromexico!!

4. Douglas

Voei pela Aeromexico para NY com parada no México, na volta abriram minhas malas e furtaram varios itens. Apesar do incomodo entrei em contato com a Aeromexico e com a apresentação das NFs foi reembolsado os itens.

5. Felipe

Também fiz esses mesmos voos, e a impressão é exatamente a mesma. O único "problema" é que não consegui ir junto de minha esposa na ida ou na volta. Fomos os últimos a fazer o check in na ida, ficamos muito distantes. Na volta sentamos mais próximos, mas ainda assim em poltronas separadas.

6. Andrea

Voei de Aeromexico ha dois meses, sentido Mexico rumo aos Estados Unidos. Gostei bastante. Voo tranquilo, comidinha boa, nada contra.

7. Patrícia Maia

Quase nunca comento no blog, apesar de ler diariamente.

Um cuidado que deve ser tomado com a Aeroméxico é se você for dividir a viagem e ficar alguns dias num lugar e outros dias em outro pois para os voos intermediários eles só aceitam uma mala de 23 kg, mesmo que seja do EUA para o México ou vice-versa.

Também não gostei muito do serviço e da falta de informação (mudaram três vezes o portão do meu voo e nenhuma das vezes foi anunciado).

Aproveito para agradecer pelas excelentes dicas.

8. Zena

Fiz o trecho Cidade do Mexico – Santiago final de Abril. Foi tranquilo, ótimo. Tivemos uma emergência no voo pois um passageiro passou mal e foi socorrido pela tripulação que estava preparada. O passageiro era médico, assim como sua esposa e tivemos que retornar pois foi percebido que ele precisaria de atendimento hospitalar. O atendimento foi ótimo dada a situação e como vários passageiros perderiam as conexões pois entre voltar ao Mexico, abastecer e voltarmos ao trecho daria umas 3-4 horas de atraso. Fomos todos remanejados, ou chegamos a tempo das conexões pois as empresas se comunicaram.* No aeroporto de Cancun, na chegada, notei que a PF deles investigou muito as malas de voos que chegavam na Am Sul com cães farejadores, o que atrasou a retirada das bagagens e atraso na imigração. Mas como estou acostumada com o Brasil, na boa… temos muito a melhorar. Aqui em BSB cada vez que tem que esperar a bagagem demora tanto quanto ou mais, e nem tem operação contra tráfico de drogas.

9. Thiago

Voei em out/11 para Las Vegas e o tempo de conexão na Cidade do México era bom, 1h30, mas o problema é que anuncianram primeiramente para permanecermos na aeronave e depois de 15m pediram pra desembarcar e retirar nossas bagagens pra passar pela alfândega pra depois colocarmos na esteira de conexão! Ao chamar para o embarque com um atraso de 20m houve uma revista de bagagem de mão que atrasou ainda mais pois havia apenas 2 fiscais. Muito cansativo, sendo que na volta ainda tinha a canseira da vistoria nos EUA e novamente na Cidade do México! Muito desgaste!

10. Heloisa

Viajei no Mês de junho para Cancun, comprei a passagem pela Lan e até o Peru o vôo foi operado pela mesma (ótimo). Do Peru até cidade do méxico fomos pela Aeroméxico, o avião era bem velho, barulhento e para uma viagem de aprox. 5 horas não havia nem um tipo de entretenimento. Os monitores dos corredores só passaram as instruções para o vôo e só. A comida foi Ok, o atendimento nada simpático. Na volta o avião também era muito básico para um trajeto de 5 horas, sem nenhum entretenimento. Acho tivemos azar. Nosso avião em nada se parece com os das fotos da reportagem. Na minha experiência se puder, evitarei a Aeroméxico.

11. Fabio

Não sou de comentar em blogs, mas esse eu não poderia deixar de comentar… dar nota 10 para Aeromexico?! Que isso…

Fui para Nova Iorque com um grupo de amigos com parada na Cidade do México.

Quando chegamos na Cidade do México, constatamos que algumas malas foram danificadas. Ao chegarmos na área de Reclamação de Bagagens, nos informaram que as malas danificadas poderiam ser consertadas ao chegar em Nova Iorque. Após Chegarmos em Nova Iorque, as outras malas também tinham sido danificadas e não tinha nenhum representante da Aeroméxico para nos atender e solucionar nossos problemas.

No vôo de volta ao Brasil, fazendo conexão na Cidade do México, tivemos mais malas danificadas além das que já tinham sido quebradas. Devido ao dano causado em uma das malas pela Aeroméxico, a uma pessoa do grupo cortou a mão,gerando um grande desespero entre todos nós que estávamos viajando com ela.

Mais uma vez fomos no guichê de reclamação de bagagens e informaram que tudo seria resolvido no destino final – Guarulhos-SP.

Já no Aeroporto de Guarulhos-SP, TODAS AS MALAS foram quebradas pela Companhia Aeroméxico.

Ao chegarmos no área de Reclamção de Bagagens, fomos mal atendidos e, além disso, fomos ameaçados pelas pessoas que trabalham na Aeroméxico, gerando mais um mal estar entre os passageiros e a Companhia.

No voo de ida para o México, o ar condicionado do avião simplesmente não funcionava! A comida estava estragada… Sem contar que levaram quase 2 meses para o ressarcimento das malas quebradas.

12. amanda

Vou viajar com a Aeroméxico no mês que vem, espero que eu não tenha os mesmos problemas acima relatados.

Quanto a sentar longe do companheiro de viagem, acho que isso pode ser resolvido se chegar com bastante antecedência (2h30min ou 2h) ao balcão de check-in.

13. Ranerio

Voei de Aeromexico em 2011, São Paulo x Orlando com parada na Cidade do México. Gostei muito, aeronaves novas, bom serviço de bordo, boas opções no entretenimento. O aeroporto da cidade do méxico é bem arrumado, mas é bastante burocrático, demorou muito tempo na fila para passar na imigração e aquela história de tirar bagagem da esteira, passar na segurança e jogar de novo na esteira é um saco. Teve que fazer isso na ida e na volta. Mas o aeroporto do México é confortável. Não houve muito tempo de espera na conexão e foi bem tranquilo. O que foi chato é que embora eu tenha comprado todos os trechos em um bilhete só, ao chegar no Brasil a TAM não honrou a franquia de bagagem internacional para o trecho GRU X BSB… Se eu imaginasse que iria pagar excesso de bagagem no trecho nacional eu teria comprado com outra companhia que tivesse o trecho BSB x EUA direto.

14. Andre

Fiz um voo de Las Vegas para São Paulo na Aeromexico e tive alguns problemas, em uma conexão na cidade do Mexico deu overbooking e não queriam deixar eu e minha esposa embarcar, ofereceram para nós hotel, mas depois de muito insistencia e chororô finalmente conseguiram uma vaga para nós, porém no cartão de embarque tinha 2 pessoas com os mesmos lugares marcados no avião, como já tinhamos assentado, essas 2 pessoas tiveram que se retirar do avião.

Quando cheguei em São Paulo, surpresa!!! Nos roubaram alguns relógios que traziamos dos USA em nossas bagagens despachadas. Mas eram relógios baratos e só nos demos conta quando chegamos em casa, deixamos pra lá!

Tirando esses problemas, é uma boa empresa sim, atendimento bom e preço justo.

15. Ana Cristina da Roch

Felipe, permita-me discordar de dois detalhes: 1. sobre a Aeromexico, viajei a Cidade do Mexico e depois a New York com essa companhia (sou escrava do Flying Bllue e acabo voando com as cias. aereas do Sky Team). A tripulacao do trecho GRU/MEX era otima, comida e aeronave idem, mas o trecho MEX/JFK e toda a volta foram beeem maiis fracos: tripulacao desatenta e um catering horroroso (OK, eu nao gosto de comida mexicana, mas ainda assim deveria haver duas opcoes de cardapio); quanto ao aeroporto, o terminal onde desembarquei (o mais antigo) mais parecia uma rodoviaria do interior com direito a uma arquibancada de cimento, um posto de informacoes turisticas fechado e poucas opcoes de restaurantes numa praca de alimentacao acanhada. No outro terminal, mais moderno, a situacao melhora um pouco. A internet pegava no tranco. Enfim, pode ser que de abril/2011 pra ca o Benitez tenha melhorado a ponto de merecer seus elogios… :-)

16. Fontes

O serviço não é bom, digo até que é péssimo, fui Sao Paulo – cidade do mexico e de la Guadalajara, perderam minhas malas e nao fizeram o minimos esforço para encontra-la. Depois de 7 dias disseram que encontraram e quando me enviaram nao era a minha, liguei e pedi para irem buscar e eles disseram para deixar para lá. Perdem muitas malas.Aeromexico.

17. breno

viajei mais de 15 vezes do Brasil ao Mexico, viajei uma vez do Mexico ao Canada, duas vezes do PEru ao Mexico e uma vez do Chile ao Mexico, alem de ter viajado mais de 30 vezes dentro do Mexico. Minha experiancia foi perfeita, a unica cia melhor que a Aeromexico nas Americas se chama Lan.

18. Jussara

Viajei com a Aeroméxico em abril/2011 São Paulo-Cidade do México-Cancún, ida e volta.

A viagem foi "normal", avião idem, não achei nada acima da média. O voo na ida tb estava lotado, um inferno. Tem gente que passa a noite toda chamando os comissários, e aquele sinal sonoro me acordava. O jantar estava bom, não sou das que reclamam de comida de avião, mas eram apenas duas opções, massa ou frango. O café da manhã tb estava ok. Tripulação na média, tinha uma comissária soltando vespas pela boca, mas tinha uma outra bastante simpática para compensar.

Como o voo estava lotado ocorreu overbooking e na hora do check-in estavam "recrutando" 5 voluntários para ir no dia seguinte; estávamos eu e duas amigas e tb não conseguimos sentar juntas, mesmo tendo feito o check-in cedo.

Achei a comida da ida melhor que a da volta. Na volta estava bem meia-boca, tanto o jantar (tb duas opções: frango ou massa) quanto o café da manhã. Já a tripulação era beeem mais amigável que a da ida, com apenas uma exceção (sempre tem).

Nosso voo de Cancún para a Cidade do México tb atrasou. Ainda assim nos esperaram e o avião para São Paulo saiu no horário.

Enfim, achei tudo na média, nada excepcional e nada horroroso.

19. Luiz Bastos

Fiz GRU-JFK em SET/2011 com escala em cidade do mexico simplismente abriram minha mala na ida e na volta e fui roubado tanto na ida quanto na volta!!!

20. Madson

Em abril perdemos o voo de Cancun/Cidade de Mexico/Sao Paulo/Floripa, Ganhamos passagens até Sao Paulo sem nenhum custo(06 pessoas)Pessoal muito bem preparado, nota 10. Já a Gol queria cobrar + de R$ 1000,00/passagem até Floripa.Viemos de Tam por conta da Fly tur.

21. Alexandre

Nunca voei por qualquer companhgia Mexicana, principalmente pois leio todos os dias esse Blog dos Melhores Destinos, só historias de TERROR no México, pessoas confinadas em salas apertadas dentro do aeroporto do México por dezenas de horas em conexões atrazadas,falta de informações, roubos e saques de malas em conexões no México, não vale a pena arriscar, muitas vezes preços baixos são sinonimos de problemas graves, uma viagem não é só o que acontece dentro de um avião, e sim um conjunto

de situações, o que me vale viajar em uma tarifa mais barata se com quase toda certeza vão roubar os presentes dos meus netos; de que me vale uma tarifa mais barata se vou me tornar quase um prisioneiro em um pais estranho em conexões canceladas. Tô fora, companhia Mexicana nunca; alias uma sugestão para os Melhores Destinos, não fazer propaganda das companhias Mexicanas, que pelos comentários dos viajantes não são recomendaveis para viajar e até se tornam perigosas para nós.

22. Evaldo Bueno

Fui para o México em setembro de 2010 – GRU – Cid. Mex – Cancun – voo de ida foi adiado por problema na aeronave. Nos acomodaram no hotel Cesar Park próximo ao Aeroporto e partimos no dia seguinte as 12h45. Por conta disso a empresa bancou mais um dia de hotel em Cancun e nos colocou no voo do dia seguinte à previsão de retorno.. Achei bom o serviço de bordo… única coisa que nao gostei foi o descaso das comissárias quando eram questionadas em portugues e diziam que nao entendiam… tudo bem com a bandeira do avião é mexicana, mas o portugues dá para ser entendido por alguém que fala espanhol e vice-versa.

Quanto as malas, nao tive problema algum, mesmo tendo colocado muitas coisas que comprei dentro dela.

Será que embalar a mala nao resolve o problema de abrirem e furtarem??

23. FABRICIO

Existe sim e é muito funcional. Soh no Brasil que nao temos coisas basicas e extremamente uteis para locomoção de passageiros que nos visitam!

24. Bruno Roberto

Grande Avaliação FELIPE e MELHORES DESTINOS!!! Muito obrigado!

Falando em AEROMEXICO, alguém já foi com ela para o Japão? Por favor, alguém poderia postar?

25. mariana

Quer fazer uma excelente viagem com a Aeroméxico? Siga as instruções que lhes são passadas desde o check-in. Ou seja: eletrônicos, bem como objetos de valores não fazem parte de franquia de bagagem em qualquer cia. aérea do mundo, então levem sempre consigo; planejem as datas corretas, sem possíveis alterações, pois os bilhetes aéreos tem suas restrições bem como suas multas por alterações. Os atrasos em cias. aéreas existem para garantir a nossa própria segurança. Ah, e quanto a overbooking é permitido em toda cia. aérea: quando o há, a Aeroméxico solicita voluntários, oferece um bilhete ou determinado valor e ainda hospeda em hotel cinco estrelas! Isso sem contar dos upgrades premiados….

Quanto aos assentos: se o bilhete aéreo não permite marcação de assentos, faz web check-in 24 horas antes……..

Sempre voei Aeromexico, me planejei e fui muito bem atendida. É só seguir essas dicas para….. voar com a Aeromexico!!!!!! Excelente companhia aérea!

26. moacir maria miranda

No embarque 16/10/2012,em cancun para cidade do mexico, total desrespeito com os passageiros, ficomos + ou – 30 minutos no solo aguardando autorização para decolagem, sem o ar frio do interior da aeronave, e fui falor com comissario de bordo e foi sem educação,e o comandante não reportou os procedimentos ao passageiros a autorização para decolagem e pouso na cidade do mexico

27. Aldina

Voltei dia 19/09/2013 de Cancun para Guarulhos, pela Aeromexico com escala na cidade do Mexico. Escala de 5 horas de madrugada. Free Shop e lanchonetes fechadas. Tentamos dormir um pouco nas cadeiras e alguns até se deitaram no chão. O vôo atrasou 1 hora. O atendimento é péssimo,praticamente não eferecem nada para comer, num voo longo (10 horas), apenas uma hora antes da chegada passaram um jantar muito fraco. Senti muita fome… Ao chegar em casa percebi que abriram a minha mala, pois meus pacotes (de suvenirs baratos) lacrados, estavam rasgados. Apareceu uma corda dentro da minha mala, que talvez tenham tirado de algum produto amarrado dentro de outra mala. Me senti invadida, pois a mala estava com cadeado. Avião vazio, só 60 ,passageiros, onde o espaço era para 350. Eu acho que os bem informados já sabem que Aeroméxico decepciona, por isso nem conseguem vender todos os assentos. Não gostei, não recomendo e não pretendo voltar

28. Alex

Acredito que vale avaliar as condições de aeronave e serviço prestado,,,,,, eu achei muito bom, de excelente qualidade e atendimento diferenciado,,,,,, voei GRU – MIA……nao tive qualquer problema com bagagens, somente perda de uma das conexões que tambem nao gerou transtorno algun em remarcar o voo…..

29. eduardo hasselaar

bom dia, alguem sabe me dizer como é a disposiçao dos assentos?
    Por exemplo o meu voo MEX – MCO 15 E ; 15 F logo apos a saida de emergencia, eles reclinam? tenho problemas no joelho e 1,94m outro voo é MEC – GRU MESMA COISA ASSENTO 24J ; 24H
    Obrigado!!!!!

1. Renata

Em dezembro vou para San Francisco e volto de Las Vegas pela Aeromexico. Como são 5 pessoas, a diferença de preço era grande e resolvi arriscar. Como já passei altos perrengues com cias tipo Aerolineas Argentinas e American Airlines, não estou esperando nada desse voo de Aeromexico. Mas quem sabe não dou sorte e tenho uma boa experiência como a de alguns por aqui…

30. janaina

Comprei passagem Fortaleza – Las Vegas pela Decolar. Até o México é TAM. A partir de lá é AeroMéxico. Minha dúvida é sobre se preciso de visto ou outra precaução, ou se o visto americano resolve. E também se há uma demora na imigração para fazer a escala lá, já que deve haver troca de aeronave. Sabem dizer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>