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Avaliação do voo direto São Paulo – Cancún pela Aeroméxico

Monique Renne
21/08/2012 às 14:05

Avaliação do voo direto São Paulo – Cancún pela Aeroméxico

A Aeroméxico estreou uma nova rota direta de Guarulhos a Cancún. A partir de agora, a companhia oferece voos para o paraíso caribenho saindo do Brasil, apenas com uma escala em Lima para reabastecimento. A convite da empresa o Melhores Destinos acompanhou o primeiro voo da nova rota, que promete facilitar muito a vida dos brasileiros interessados em conhecer Cancún. Testamos também a opção tradicional oferecida pela empresa, com conexão na Cidade do México. Os pontos de saída e chegada são os mesmos, porém os voos são muito diferentes.Tivemos acesso ainda às classes econômica e executiva (chamada de Premier), por isso avaliaremos neste post os dois padrões oferecidos pela companhia. Embarque conosco e tire todas as suas dúvidas – quem sabe pode ser sua opção para as próximas férias?

ROTA 1 – Guarulhos – Cancún direto – Voo AM 1125

O novo voo da Aeroméxico tem frequência de dois voos por semana. As saídas de São Paulo são aos sábados e domingos e o retorno de Cancún às sextas e sábados. O tempo da viagem é de 11h30, sendo que o avião faz uma parada para reabastecimento em Lima (ninguém embarca nem desembarca). A aeronave é o Boeing 737.

 

No aeroporto

A saída de Guarulhos é às 4h10 da manhã. Para quem vem de outra cidade ou estado, o horário do voo não agrada. Temos que chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência, o que inviabiliza descansar em algum hotel próximo ao terminal. Por outro lado, Guarulhos fica às moscas durante a madrugada, ou seja, nada de filas e confusão. O esquema é segurar o sono para dormir no avião e não sentir as horas passarem.

O guichê da Aeroméxico fica no Terminal 1 – Asa A. Só ele estava em operação no horário do check-in. Tudo foi feito com muita rapidez e sem filas. Em menos de cinco minutos já estava com o cartão de embarque na mão. A companhia oferece também o check-in online e aplicativos para tablets e smartphones que permitem o mesmo procedimento.

 

Na aeronave

O voo saiu sem atraso e estava bem vazio, tanto na classe econômica quanto na executiva. Com os passageiros todos cansados pelo horário (perto do embarque o sono torna-se incontrolável) nada se ouvia no avião. Minha poltrona era na executiva e logo percebi que não era tão bom negócio. O Boeing 737 é usado nas rotas domésticas e foi adaptado para este voo. A aeronave é antiga, porém bem limpa. As poltronas apresentaram alguns defeitos (a minha reclinava e em poucos minutos voltava sozinha para a posição inicial).

A disposição dos assentos na classe é de 2 e 2, porém não oferecem todo o conforto de uma executiva normal. A poltrona reclina pouquíssimo, não há apoio para os pés e nem todos os “mimos” pelo qual o passageiro paga. Na econômica a disposição é de 3 e 3. O espaço entre os assentos parece bem menor do que em um voo internacional normal. Qual foi a nossa sorte? O voo estava vazio e todos que quiseram conseguiram dormir em três poltronas na econômica (aqui se incluem os passageiros da executiva que foram para lá). Em um dia de voo lotado seria desconfortável para todos.

Serviço de bordo

O horário do voo facilita a vida dos comissários de bordo. Muitos passageiros entram no avião e apagam de sono (com a ajuda das janelas que permanecem fechadas quase todo o tempo). Todos recebem um kit conforto. Na econômica ele inclui apenas escova e creme dental e máscara para os olhos. Na executiva é mais completo: creme para as mãos, protetor de ouvido, meias, pente, protetor labial e uma sacolinha de tecido. Todos os passageiros receberam cobertor e travesseiro, sendo iguais para as duas classes. Levar um casaco é essencial: a cabine estava congelante!

Kit conforto da Executiva

Durante todo o voo foram servidas duas refeições. A primeira, por volta de 5h30, era apenas um pequeno lanche e quase ninguém viu (a maioria dormia). Na executiva era uma salada de repolho com presuntos variados, frango e pão. A segunda foi servida depois que o avião decolou de Lima. Já eram 11 horas e foi um bom café da manhã. Na econômica o cardápio era pão, frutas, bolo e omelete. Na executiva foram servidos pães, geléia, iogurte, muffin, frutas e a refeição principal poderia ser sanduíches de presunto e queijo  ou omelete com cogumelos. O serviço era acompanhado por café, leite, sucos variados e refrigerantes.

Refeição na Executiva

Bebidas alcoólicas são servidas apenas nos voos da tarde e noite. Pouco antes do pouso, recebemos novamente bebidas e um mix de castanhas, amêndoas e amendoim. Todas as refeições foram saborosas, porém a fome aperta bastante no final do voo.

Refeição na Econômica

 

Entretenimento

Este é o grande ponto negativo da nova rota. O voo direto, com mais de 11h de duração, quase não oferece opções de entretenimento. Acreditem: não há tela individual! Durante todo o trajeto apenas um filme foi exibido. Em inglês, com legenda em espanhol e chuviscos na tela ,ele era um convite a continuar dormindo. Os fones de ouvido (para o rádio e tv) foram distribuídos depois da metade do voo. Coitados dos insones! Apenas as revistas de bordo salvaram quem não estava preparado psicologicamente para ficar sem nada pra fazer.

 

Chegada

A vista da chegada é deslumbrante. O mar azul claro forma belas paisagens confundindo-se com o céu. O avião pousou em Cancún alguns minutos adiantado (13h40 hora local) e a aterrissagem foi muito tranquila. A fila da imigração foi rápida (atenção para o visto mexicano ou americano), assim como a saída das bagagens. A troca do clima seco e frio do avião, pelo úmido e quente de Cancún, nos ajuda a lembrar porque enfrentamos tantas horas de voo. É hora de mergulhar nas águas do Caribe!

 

ROTA 2- Cancún – Guarulhos – com escala na Cidade do México – Voos AM 944 e AM 14

Nunca é fácil despedir-se de um bom destino. Quando este é Cancún a partida torna-se ainda mais triste! Mas como não podemos permanecer para sempre, vamos escolher a maneira menos dolorosa de voltar para casa. Nosso retorno para o Brasil foi pela rota Cancún – Guarulhos, com conexão na Cidade do México. Os voos têm frequência diária com saída de São Paulo às 22h50 e de Cancún às 17h44. O tempo total de voo, contando a escala na Cidade do México (3h30), é de 17 horas. A aeronave é o Boeing 777-200 ER.


No aeroporto

Chegar ao aeroporto de Cancún é tranquilo. Difícil mesmo é largar a praia. Passado o momento mais doloroso, é hora de embarcar de volta para o Brasil. O aeroporto é bem sinalizado e não foi difícil encontrar a Aeroméxico no terminal 2. A fila estava grande, porém o atendimento foi rápido e eficiente. Logo despachamos as bagagens e estávamos com os cartões de embarque. Tanto na ida quanto na volta as bagagens de mão não foram pesadas (o que é cada vez mais raro em voos internacionais).

Cancún – Cidade do México – voo AM 944

Este trecho foi bem pontual. Saímos de Cancún 17:50 destino à Cidade do México, com 1h50 de voo. A aeronave era um Boeing 737 – a mesma da rota 1 (Guarulhos – Cancún). Os defeitos também são os mesmos. Porém, por se tratar de um trecho interno, não é nada grave. Os procedimentos seguem conforme um voo doméstico.

O entretenimento de bordo resume-se às revistas e músicas (para quem tiver fone próprio). A refeição é apenas um aperitivo de amendoim acompanhado de bebidas diversas. A surpresa fica por conta da variedade de bebidas alcoólicas oferecidas na classe econômica: rum, vodka, tequila e três opções de cerveja (Corona, Corona light e Tecate). Na executiva, além destas bebidas, ainda são servidos vinhos.

Tanto o voo quanto o pouso foram muito tranquilos. Descendo da aeronave deveríamos apenas aguardar o novo embarque, já que nossas malas seguiriam direto para o Brasil. Porém não foi bem assim que aconteceu. Logo na saída do avião, um atendente da Aeroméxico chamava os passageiros com destino a São Paulo. Recebemos então o aviso de que o voo Cidade do México – Guarulhos estava cancelado.


Cidade do México – Guarulhos – voo AM 14

Cancelado? Bem, na verdade o aviso era que o voo sofreria um atraso de 9 horas devido a uma pane mecânica. A Aeroméxico foi tão eficiente no atendimento aos passageiros que não tivemos nem tempo de reclamar. Ainda na fila recebemos três vouchers: hospedagem, jantar e café da manhã. Fomos todos levados de van ao hotel – que era ao lado do aeroporto – já com novo horário de decolagem. Ao invés de embarcar 23h30 nosso voo sairia 8h30 do dia seguinte. Os passageiros que viajariam de Guarulhos para outros destinos também foram assistidos na troca dos voos, mesmo os que não eram conexão da companhia. Pontos para a Aeroméxico! Melhor pane mecânica em solo do que no ar. E não deixaram os passageiros a ver navios – ou aviões, no caso.

 

No aeroporto

Na manhã seguinte nos encaminhamos para a companhia aérea e mais uma vez fomos atendidos quase sem fila. A Aeroméxico também oferece totens de auto-atendimento, porém usamos o check-in tradicional no balcão, já que nosso destino final era o Brasil e nosso voo já estava bem enrolado. Desta vez tudo correu dentro do horário previsto. Entramos no avião às 8 horas.

 

Na aeronave

Seria um absurdo não comentar sobre a disparidade entre as aeronaves dos voos que fizemos. Enquanto a ida para Cancún foi em um Boeing 737 desconfortável e sem entretenimento de bordo, a volta ocorreu em um Boeing 777 bem mais equipado. A diferença é facilmente notável tanto na classe econômica quanto na executiva, a começar pelo conforto das poltronas e as opções de entretenimento de bordo.

A disposição dos assentos neste voo é de 2-3-2 na executiva e 3-3-3 na econômica. Voltamos com uma baixa taxa de ocupação, o que permitiu um bom grau de conforto e a possibilidade de usar mais de uma cadeira (sobrou conjunto de três poltronas livre para quem quis tirar um cochilo mais confortável).

A classe Premier não decepcionou. As cadeiras extremamente confortáveis quase viram camas e têm massageador. O pacote fica completo com bons travesseiros e cobertores. Na econômica os passageiros também recebem os apetrechos para dormir. As mantas são simples, assim como os travesseiros, porém nada fora do padrão. A temperatura na cabine durante o voo foi bem mais alta que o da ida, o que tornou a viagem mais agradável.

Entretenimento

Foi um alívio perceber que não passaríamos tantas  horas sem o mínimo de diversão. Aqui os monitores de TV são individuais e oferecem oito opções de filmes, sete seriados e um canal de clipes musicais, além de oito jogos. É muito menos do que em outras companhias, mas pelo menos há como escolher. A maioria dos programas oferece áudio em português, espanhol e inglês. Nenhum programa era legendado em português – estranhamente todos os filmes apresentavam a legenda fixa em uma língua oriental.Alguns monitores da classe econômica não funcionavam corretamente (as cores eram distorcidas), mas como o avião não estava lotado estas poltronas permaneceram vazias. Além de vídeo, o voo conta com revistas e canais musicais.

 

Serviço de bordo

No início do voo recebemos o mesmo kit conforto distribuído na ida. Bem simples na econômica e caprichado na executiva. Com o atraso do voo em 9 horas, nosso serviço de bordo passou de noturno para diurno. Não tenho certeza se o cardápio foi mantido.

Nossa primeira refeição foi servida logo depois da decolagem. Na classe econômica o prato foi uma espécie de torta omelete com milho, tomate, pimentão e molho, acompanhado de pão, bolo e salada de frutas. Na hora parecia uma boa porção, mas a fome chegou antes do novo serviço oferecido no final do voo.

O café da manhã na executiva foi mais bem servido, claro. Omelete de clara de ovo recheado com queijo de leite de cabra coberto com abobrinha e cenoura, iogurte natural, geléia, pães e frutas. Tudo muito gostoso. Os serviços das duas classes foram acompanhados de café, leite, sucos e refrigerantes.

Durante o trajeto todos os passageiros receberam uma garrafa de água. Para quem sentiu fome antes da hora, o serviço de bordo oferecia porções de amendoim. A refeição só voltou no final, a menos de duas horas do pouso, com o jantar (deu a impressão de que eles apenas inverteram a ordem do que seria no voo com horário correto).

Na econômica as opções eram massa ao sugo com champignons e frango em pedaços com pimentões e arroz. Com toda a cara de comida de avião. Nada excepcional, porém saboroso. Os dois pratos tinham como acompanhamentos salada, pão, bolinho e amendoim.

Já na classe executiva as opções eram mais pomposas: peito de frango recheado com queijo de leite de cabra e manga Ataulfo (hein?), servido sobre molho de tamarindo doce, acompanhado de aspargos grelhados, amêndoas e parmesão (ufa!) ou massa fusilli italiana servida com molho de três tipos de queijo e brócolis. Os dois pratos vinham acompanhados de uma seleção de queijos, salada, torradas e torta de chocolate. Tudo muito gostoso!

Como este serviço já foi no período da tarde, os comissários serviram bebidas alcoólicas. Na econômica as opções eram as mesmas do voo de ida.  Já na executiva havia uma carta de vinhos especiais e champanhe, o que não foi oferecido na rota 1.

 

Chegada

Logo depois da refeição já nos preparamos pra a aterrissagem. Pouso tranquilo e dentro do previsto. Para mim e outros passageiros este era o momento crítico. Muitos já haviam perdido o voo de conexão pelo atraso. Porém, a Aeroméxico enfatizou muito bem na nossa chegada que daria assistência para a solução de qualquer conexão perdida, sendo ou não de companhia parceira. Muito atenciosos e corretos! Como o nosso voo para Brasília (que já tinha sido remarcado para o último no dia) tinha horário muito próximo à  chegada em Guarulhos, conseguimos que a bagagem saísse na frente. Deu tudo certo! Com algumas horas de atraso, porém um ótimo atendimento, chegamos ao destino final,  já cheios de saudades do mar de Cancún.

 

Qual voo escolher?

A rota 1, direto de Guarulhos para Cancún, é muito mais rápida e prática. Como é um voo sem conexão a chance de atraso na chegada é bem menor. Também não é necessário passar na imigração da Cidade do México (que dizem ser muito chata e demorada). Porém o avião deixa muito a desejar, já que é apertado e sem entretenimento de bordo.

A rota 2, com conexão na Cidade do México, oferece voos em mais dias da semana e tem horários mais razoáveis de embarque, porém demora seis horas a mais no tempo total e o risco é grande de atrasos na conexão. Para compensar, a aeronave é muito superior em conforto e entretenimento.

Avalie o que mais pesa na sua escolha. Eu ficaria com os dois trechos que são noturnos, ou seja, ida pela rota 1 e volta pela rota 2. E você? Qual voo escolheria?

 

Se quiser saber mais sobre a Aeroméxico, confira a primeira avaliação postada aqui no MD. Você  fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você também pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

 

 

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