Como é voar na Aerocon – segunda avaliação

Denis Carvalho 17 · abril · 2014

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A companhia boliviana Aerocon, que já teve uma avaliação publicada aqui, volta a ser destaque hoje no Melhores Destinos. Dessa vez com pelo olhar atento do nosso leitor Daniel Rennó, que registrou com riqueza de detalhes e imagens a experiência de voar com a companhia de Santa Criz de la Sierra a Puerto Suárez. Veja como foi:

Meu nome é Daniel Rennó, tenho 34 anos, sou publicitário, moro em Campinas (SP) e assim como os demais leitores do Melhores Destinos, adoro viajar. Na minha última viagem, em novembro de 2013, passei por locais no norte e centro-oeste brasileiro, Peru e Bolívia. Neste último país, voei pela primeira vez na companhia aérea local chamada Aerocon de Santa Cruz de la Sierra até Puerto Suárez, próximo à divisa com Corumbá (MS). Gostaria de expor a minha experiência para ajudar outros viajantes a escolherem (ou não) essa companhia. 

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A Aero Comercial Oriente Norte Ltda., conhecida por Aerocon, faz apenas voos domésticos na Bolívia e tem como principal base de operação a cidade de Trinidad, no norte do país. Ele voa com nove aeronaves Fairchild Aerospace Metro, produzidas nos Estados Unidos e com capacidade para 19 passageiros.

COMPRA DA PASSAGEM

Realizei a compra da passagem pelo site http://www.aerocon.bo usando cartão de crédito internacional expedido no Brasil após ter feito pesquisa de preço. A passagem do trecho estava alguns reais mais baratos que o mesmo trecho da Transporte Aérea Militar, outra companhia local e quase o dobro de um dos tickets do “trem da morte”, que também liga essas cidades. Outras companhias não operam nessa rota.

Não tive problema nenhum com a compra pelo site, seja por meu cartão ser expedido fora da Bolívia, inclusive com cobranças de taxas surpresas. Apesar de o site dizer que oferece opção em português, não consegui fazer essa opção funcionar e realizei a compra em espanhol. O limite de bagagem despachada é de 20 kg por pessoa e é permitido uma bagagem de mão.

ANTES DO VOO

Um dia após a compra da passagem, li na imprensa boliviana que um avião da Aerocon sofreu um acidente na aterrissagem no aeroporto de Sucre, machucando os passageiros. Já no dia 3 de novembro, outra aeronave da companhia sofreu um acidente em Riberalta, matando oito passageiros. Devido aos incidentes, perguntei para amigos meus no Brasil e na Bolívia sobre a segurança dos aviões da companhia. Tive apenas respostas negativas e escutei muito sobre atrasos.

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Alguns dias antes do voo, houve antecipação de uma hora do horário de embargue. Fui avisado com antecedência por e-mail e pude me programar. Aproveitei para tirar algumas dúvidas por e-mail mesmo, que foram respondidas com rapidez. A empresa não oferecia respostas em português, a conversa precisou ser em espanhol. Não sei se a Aerocon oferece atendimento ao cliente em inglês.

AEROPORTO EL TROMPILLO EM SANTA CRUZ DE LA SIERRA

Aeroporto-trompillo

Cheguei ao aeroporto El Trompillo com uma hora de antecedência e fiz o check-in sem fila. Os atendentes também não falavam português e foram muito simpáticos. Meia hora antes do voo tive que pagar os BOL 11,00, menos de R$ 4,00, que é a taxa de aeroporto para voos domésticos, que deve ser paga diretamente em um guichê específico do aeroporto. Não há como pagar com antecedência e não sei se é possível realizar a operação com moeda diferente da moeda local.

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O aeroporto El Trompillo se localiza na zona sul de Santa Cruz de la Sierra, entre o terceiro e o quarto “anillo”, avenidas em forma de anel que circundam toda a cidade. Ele está mais próximo do centro do que o Aeroporto Internacional de Viru-Viru. El Trompillo é um aeroporto pequeno, aparentemente com pouco movimento e no andar superior há visão da pista.

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Nele há guichês das companhias locais, balcão de informações, um restaurante, cadeiras, sanitários, telefones públicos e o guichê para pagamento da taxa de aeroporto. Alguns cartazes dizem que ele possui sinal wi-fi, porém é necessário cadastro antecipado e somente o primeiro dia do serviço é gratuito.

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A entrada na sala de embargue foi feito com rapidez, sem filas e meia hora antes do voo. Não dava para entrar na sala com antecedência. Nela havia apenas sanitários, cadeiras, televisão e sistema de ar condicionado.

O VOO

O embarque foi feito direto pela pista. Leve um guarda-chuva em caso de dias chuvosos, como em muitos aeroportos do Brasil. Houve um pequeno atraso de 10 minutos. Na entrada da aeronave foi dada a cada um dos oito passageiros do voo uma garrafa d’água.

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A avião tinha capacidade para 19 passageiros, não tinha banheiro e nem serviço de bordo. Além dos oito passageiros havia o piloto e o co-piloto. Não havia divisão entre nós e a cabine.

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As poltronas eram confortáveis e como não havia poltrona ao lado, havia bastante espaço. Não há marcação de assentos, quem chega primeiro, pega o lugar que quiser. As fotos mostram os materiais de divulgação e de segurança.

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A decolagem aconteceu sem problemas, porém eu senti o desconforto da decolagem mais forte dessa vez em comparação com aeronaves maiores da Boeing, Airbus ou mesmo E-Jets da Embraer e ATRs. Quando digo desconforto, digo os balanços e aquela sensação de sair da cadeira quando aeronave faz um movimento mais brusco. A sensação foi mais forte e pode assustar quem tem medo de voar, porém, nada de anormal. Não sei se a causa dessa sensação seja o tamanho e condições da aeronave ou a experiência de quem estava pilotando.

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O voo durou aproximadamente uma hora e como não havia entretenimento a bordo eu fui curtindo a paisagem e usando meu laptop para ver um pedaço de um filme e me dedicar a projetos pessoais.

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Durante o voo não aconteceu nada de anormal, apenas dois ou três movimentos mais bruscos que chamaram a atenção dos passageiros. Coisa normal em outras aeronaves e em outras companhias.

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A aterrissagem também aconteceu sem problema, apenas com o desconforto mais forte, como da decolagem. Chegamos com 10 minutos de atraso e desembarcamos com rapidez.

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AEROPORTO DE PUERTO SUAREZ

O aeroporto de Puerto Suarez também é bem simples e pequeno. A sala de retirada das malas não possuí esteiras e o acesso não é restrito aos passageiros. Quando cheguei lá, ela estava cheio de taxistas que pedem o seu comprovante para pegar a mala para você e levar até o taxi.

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A sala possui algumas portas de ferro , semelhantes àquelas as usadas para proteção de lojas de rua no Brasil. Subindo essas portas de ferro, aparece um funcionário do aeroporto que entrega as malas para quem tiver os comprovantes.O aeroporto possuí um restaurante e até um free shop, porém, não tive a curiosidade de entrar nele.

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Para sair do aeroporto não há ônibus, apenas taxis. Uma corrida até a fronteira com Corumbá (MS) sai por BOL 50,00, menos de R$ 17,00 e você pode negociar ou dividir a corrida com mais pessoas. Após realizar o rápido procedimento de saída da Bolívia e entrada no Brasil, você deve pegar um táxi no lado brasileiro.

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CONCLUSÃO

Quando perguntei para algumas pessoas sobre a Aerocon, sempre tive opiniões negativas sobre a segurança e atrasos. Pelo menos no voo que fiz, não vi nada de diferente do que já vi em outras companhias aéreas. A única diferença que percebi foram os desconfortos mais fortes na decolagem e aterrissagem, mas como disse anteriormente, nada de anormal. Porém, pode assustar quem tem medo de voar. A ausência de serviço de bordo, entretenimento e banheiros nas aeronaves não me fizeram falta. Caso haja uma concorrente que ofereça essas três coisas que acabei de citar por um preço semelhante, aconselho a pegar o concorrente devido à comodidade. Mas caso a Aerocon seja a única opção, ou a opção bem mais barata, pode voar tranquilo com ela. Bons voos a todos!

Agradecemos ao Daniel por este excelente relato sobre sua viagem com a Aerocon, que com certeza ajudará muitos leitores a optar ou não pela companhia em suas viagens pela Bolívia. E você? Já voou com a companhia? Conte como foi a experiência nos comentários e participe! Veja todas as companhias avaliadas pelo Melhores Destinos neste post.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe