Como é voar na companhia grega Aegean Airlines

Marcel Bruzadin 30 · abril · 2015

Dando sequência as avaliações de companhias aéreas que postamos todas as semanas, destacamos hoje uma companhia pouco conhecida do público brasileiro em geral, mas muito famosa entre os milheiros mais experientes: a Aegean Airlines. Durante muito tempo, essa companhia manteve um dos programas de milhas mais generosos do mundo, que permitia alcançar e manter facilmente status privilegiados na Star Alliance, mesmo sem nunca voar com ela, mas desde o ano passado ela acabou com a farra exigindo um minimo de voos para alcançar o upgrade. Hoje a Aegean conta com 35 aeronaves da Airbus e opera em mais de 119 destinos na Europa, sendo 47 deles partindo da cidade de Atenas. Quem assina a avaliação é nosso leitor Aryson França, que no ano passado visitou diversos países na Europa e fez a rota Istambul – Atenas com a companhia da Grécia. Confira! 

avaliacao+aegean+airbus

Introdução

Em minha viagem de férias de 2014 resolvemos fazer Jerusalém (na última hora desistimos por conta dos conflitos), Istambul, Atenas e Cairo. De Recife até Istambul, voamos pela TAP até a cidade de Lisboa e de lá pegamos uma conexão com a companhia Turkish, aliás, merecida colocação entre as 10 melhores do mundo este ano, até Istambul.

De Istambul para Atenas voamos com a companhia grega Aegean e de Atenas para o Cairo voamos pela Egypt Air. Essa avaliação é referente ao voo da Aegean, num novíssimo Airbus A-320 já com os novos estilos de poltronas que verão a seguir.

Compra da Passagem

Depois de algumas pesquisas de preços em diversos sites, acabei por comprar no próprio site da Aegean, de forma prática e segura, e também com o preço mais em conta. O trecho comprado foi: Istambul (Ataturk) – Atenas (Elefthérios Venizélos) – voo A3991 ás 9h30 com chegada prevista em Atenas para as 10h50. Confesso que antes de finalizar a compra, examinei o tipo da aeronave que faria este trecho, uma vez que nunca tinha ouvido falar desta empresa. O site indicava um A-320, daí pensei, “no mínimo igual ao da TAM”.

Aeroporto

Chegamos ao aeroporto com 2h30 de antecedência por sugestão do nosso guia. Quando desembarcamos, entendemos muito bem a razão. Nesta região, devido à segurança ser reforçada por conta de ataques terroristas, perde-se muito tempo para entrar no aeroporto. Isso mesmo, para ir ao saguão, todas as pessoas só adentram o aeroporto depois de passar pelo detector de metais. Havia uma multidão neste horário, levamos cerca de 25 minutos somente para estacionar a van e entrar no aeroporto com as nossas bagagens.

avaliacao+aegean+aeroporto

Depois de procurarmos o guichê da Aegean, conseguimos despachar as malas (€ 25 por mala), fazer o check-in e nos preparar para passar pelo segundo detector de metais em direção à imigração. Assim como alguns grandes aeroportos no mundo, tivemos que caminhar bastante para aguardar o nosso voo, que saiu com 30 minutos de atraso.

 Voo

Os funcionários começaram a fazer a chamada para o embarque do nosso voo e quando percebi, notei que não havia nenhum avião estacionado, logo entendi que iríamos pegar o velho ônibus até o local onde o avião estava estacionado. Logo no início já tive a minha primeira boa impressão da aeronave, um novíssimo A320 já com a nova pintura da companhia aérea.

avaliacao+aegean+airbusa320

Embarcamos tranquilamente pela porta dianteira e logo senti o cheiro de avião novo, as cadeiras diferentes das habituais, eram mais finas, em couro e as comissárias bastante simpáticas. Para não dizer que tudo estava perfeito, o avião não tinha nenhum tipo de entretenimento e as instruções de segurança foram passadas à moda antiga, instruídas pelos próprios comissários.

Às 10h05 levantamos voo, assim que o avião atingiu a altitude de cruzeiro, nos serviram um lanche com direito a iogurte e doce grego. A viagem durou aproximadamente 1h05, sem nenhuma turbulência, em um dia claro e bonito.

avaliacao+aegean+lanche

As cadeiras mais finas nos davam a impressão de um espaço maior, o revestimento em couro harmonizava com o layout da companhia na cor azul e dava ao interior do avião uma sensação de tranquilidade.

avaliacao+aegean+poltronas

Desembarque

O desembarque foi super tranquilo e algo curioso aconteceu. Ao me aproximar do oficial, notei que ele estava escutando música com fone de ouvido do celular, pasmem, ele nem olhou para mim, estendeu a mão, abriu o passaporte e foi logo carimbando, assim fez com os outros passageiros. Depois fui entender, Atenas (assim como toda a Grécia) passa por uma crise financeira, qualquer estrangeiro que venha gastar algum euro é muito bem-vindo.

Conclusão

Gostei muito de viajar pela Aegean, comissários simpáticos, avião novo e moderno, serviço de bordo a contento. Se algum dia voltar a viajar por aquela região, não exitarei em voar novamente com essa companhia. Espero que você tenham gostado do relato e que o mesmo possa ser de ajuda para quem desejar voar pela Aegean.

Agradecemos ao Aryson pela brilhante avaliação, que certamente será sim muito útil aos leitores que planejam incluir as belezas da Grécia em seus roteiros pela Europa. E você? Já voou pela companhia? Conte como foi nos comentários!

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • grego

    É uma excelente empresa, ja fiz Atenas Madrid, Athenas, Rhodes, Creta, Mikonos , Santorini, Kos, Thessaloniki e sempre superou minhas expectativas com exceçao a alguns atrasos de ate 1 hora e meia. Porem a equipe é excelente, lindas aeromoças e excelentes aeronaves. Quanto ao fato de pagar pela bagagem, isso foi introduzido no ultimo ano, com tarifas mais baratas exatamente para aqueles que viajam a trabalho e nao tem bagagem para despachar, no entanto a proxima tarifa, exatamente E$25 com direito a uma mala e cancelamento ou troca sem nenhum desconto. De qualquer forma se quiser viajar para as ilhas e puder programar com antecedencia, conseguira preços melhores que o ferry boat.

  • MTorres

    #RIP StarAlliance Gold de mamata! =(

  • Leandro Hortega

    Realmente é muito boa. Viajei nos trechos Atenas-Santorini, Mykonos-Atenas e Paris-Atenas-Paris. É a melhor regional que já viajei.

    • Marília

      Oi Leandro, esses voos atrasaram ou algum deles foi cancelado? Vou voar de Santorini pra Atenas no ultimo horário do dia e tenho medo de que cancelem e eu fique na mão, pq tenho um voo pra Paris no outro dia cedo, saindo de Atenas.

  • ATD

    Aegean é a maior aérea da Grécia inclusive sendo dona da Olympic a mais tradicional do pais…. é uma empresa com bastante capital e boa malha aérea chega a ter uma base sólida já que a anos a economia grega tem a corda no pescoço…

  • Fernando Gama

    Sem querer ser chato, “não hesitarei…”. No mais muito bom o relato. Tenho milhas nessa companhia, apesar de nunca ter voado. Parece uma boa alternativa.

    • ARYSON FRANÇA

      Obrigado pelas duas observações, vlw.

  • ivan

    uma vez cheguei a comprar bilhetes Atenas-Creta cujos voos foram cancelados por conta de uma das muitas greves gerais do país, ou seja, não era por culpa da empresa. Fiz uma ligação para a companhia (ainda em Atenas) e obtive reembolso integral dos bilhetes com muita facilidade. Não sei como é voar com a companhia, mas este atendimento me causou uma boa impressão inicial.

  • Daniel Carvalho

    Também já voei com a companhia e a experiência foi muito boa.

  • Eliane Letnar

    Adorei a companhia aérea…voei de Atenas para Mikonos, e Mikonos para Roma…o unico detalhe é que trocaram os horários destes vôos diversas vezes….mas somente com trocas de email consegui remarcar para um horário até melhor, e me deram direito a despacho de malas pelo inconveniente. Gostei dos aviões…e me surpreendi com o fato de conseguir resolver tudo por email…ótima experiência e se comprado com antecedência, vale muito a pena, em termos de preço e rapidez, ir de Atenas para as ilhas de avião do que de ferry.

    • Marília

      Oi Eliane, eles trocaram seus horários para o mesmo dia? Avisaram com antecedência sobre isso? Vou voar de Santorini pra Atenas no ultimo horário do dia e tenho medo de que cancelem e eu fique na mão, pq tenho um voo pra Paris ( de outra companhia) no outro dia cedo, saindo de Atenas.

  • Thomas Hisamura

    Ainda bem…

  • Rubens

    Alguém sabe quais os parceiros atuais de milhagem? Qual o mais recomendado? Viajei tem 1 mês e ainda não direcionei a pontuação!!

  • Carlos

    As poltronas não são mais “finas”, são mais estreitas, isto é, proporcionam menos espaço ao usuário. A diferença é enorme e deveria ter sido detectada e corrigida.
    A instrução de segurança de voo ter sido transmitida pelos comissários “à moda antiga” é a mais efetiva porque prende mais a atenção dos passageiros.
    “Exitarei” prova que o site deveria contratar um revisor.
    Qualificar como excelente a avaliação desmerece o website que nos proporciona boas novas todos os dias. Mais profissionalismo e menos proselitismo.

  • Elka Touron Sene Campos

    Olá! Alguém já voou de Atenas para Zakinthos com a Aegean? Sei que quem opera é a Olympcs em um turbohélice e tô morrendo de medo dessa aeronave! Queria alguns relatos de como foi a viagem para eu decidir se vou de avião ou de carro. Tks!

    • Renata

      A Aegean também opera este trecho, pq comprei pra Julho, mas o trecho inverso ao seu.

      • Camila

        Por favor, podem dizer o valor da passagem? Estou pesquisando para junho e está caríssiama

  • Rodrigo DeAraujo

    Po fico babando aqui de vocês falando que viajaram em uma porrada de empresa gringa kkk. So viajei em algumas empresas em 2001 quando fui embora para os EUA, voei na transbrasil e delta. Quando voltei ao Brasil em 2011 foi US Airways, agora em outubro vou a foz pela a gol. É fogo ser pobre né,mas um dia viajarei para Grécia kkk.

    • ATD

      Meu amigo Rodrigo, se você viajou de transbrasil orgulhe-se, voce já teve um serviço de bordo que hoje só se ve na primeira classe…. Agora prepare-se para seguir a risca o “ser pobre” por que voar de gol e andar de onibus urbano é praticamente a mesma coisa e no onibus urbano piriga voce ser muito melhor tratado e viajar com mais conforto kkkkk

      • Victor

        como faço para marcar assentos ? comprei vários trechos internos com a Aegean para voar em Agosto, mas não consegui marcar assentos ? só marca na hora do chekin ? Obrigado !

  • Diane Marrai

    ola, boa tarde. Não consegui efetuar a compra da passagem no site aegean. Apareceu a seguinte mensagem: ERROR 500 INTERNAL SERVER ERROR
    FROM RFC 2068 Hypertext Transfer Protocol HTTP/1.1
    10.5.1 500 internal Server Error…
    Problema do cartão ou do site?
    na passagem mais barata, onde bagagem é opcional, a opção bagagem aparece o valor de 20 euros p despachar, é isso mesmo?! Vale a pena comprar a passagem mais barata e pagar p despachar a mala ou pode sair mais caro?
    vcs compram a passagem com TRAVEL INSURANCE?
    desculpa tantas perguntas, mas tenho muitas duvidas
    Obrigada e fico no aguardo
    😉

  • Eliane Letnar

    Bem pena q vi seu comentário so agora…olha eles avisaram por email do cancelamento do vôo …e passaram as opcoes de outros horários…

  • Marilia

    Oi Diane. Vc precisa comparar a diferença entre a opção mais barata sem direito a despechar bagagem e a outra opção com bagagem e alteração gratis. Se a diferença for quase nenhuma, vale a pena ja comprar com a bagagem inclusa.
    Não compro com o seguro pq já faço o seguro viagem pra viagem toda antes de sair do Brasil.
    O site da aegean é meio chatinho com pagamentos mesmo, tentei umas 5 vezes até conseguir.

    • Diane Marrai

      Oi, Marilia!! Obrigada pelas dicas!! vc pagou no debito ou no credito? vi q pelo cartao de credito (visa ou mastercard) vc paga 1,5% mais taxa. essa taxa é o IOF, ne?! ou tem mais alguma taxa e eu nao to sabendo?! se puder dar mais umas dicas de como vc fez a forma de pagamento, te agradeço!! Beijos e obrigada

  • Marisa

    Olá, viajarei em junho pelas ilhas de Santorini, Rhodes e Creta com a Aegean airlines. Estou pensando em levar duas bagagens de mão, ou seja uma mala de rodas pequena e uma mala de mão com encaixe na mala de rodas, além é claro da tradicional bolsa feminina. Será que vou ter problemas?

  • Tainara Zahailo

    Ola, estou acostumada a viajar de ryanair por aqui rs, e a mesma eu preciso fazer meu check in antecipadamente, pois se deixar para fazer no aeroporto sou taxada 40 euros. Voce sabe me dizer se o mesmo e para seguintes cias: Aegean, Olympics e Turkish.
    Obrigada