Como é voar na companhia grega Aegean Airlines

Marcel Bruzadin 30 · abril · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Dando sequência as avaliações de companhias aéreas que postamos todas as semanas, destacamos hoje uma companhia pouco conhecida do público brasileiro em geral, mas muito famosa entre os milheiros mais experientes: a Aegean Airlines. Durante muito tempo, essa companhia manteve um dos programas de milhas mais generosos do mundo, que permitia alcançar e manter facilmente status privilegiados na Star Alliance, mesmo sem nunca voar com ela, mas desde o ano passado ela acabou com a farra exigindo um minimo de voos para alcançar o upgrade. Hoje a Aegean conta com 35 aeronaves da Airbus e opera em mais de 119 destinos na Europa, sendo 47 deles partindo da cidade de Atenas. Quem assina a avaliação é nosso leitor Aryson França, que no ano passado visitou diversos países na Europa e fez a rota Istambul – Atenas com a companhia da Grécia. Confira! 

avaliacao+aegean+airbus

Introdução

Em minha viagem de férias de 2014 resolvemos fazer Jerusalém (na última hora desistimos por conta dos conflitos), Istambul, Atenas e Cairo. De Recife até Istambul, voamos pela TAP até a cidade de Lisboa e de lá pegamos uma conexão com a companhia Turkish, aliás, merecida colocação entre as 10 melhores do mundo este ano, até Istambul.

De Istambul para Atenas voamos com a companhia grega Aegean e de Atenas para o Cairo voamos pela Egypt Air. Essa avaliação é referente ao voo da Aegean, num novíssimo Airbus A-320 já com os novos estilos de poltronas que verão a seguir.

Compra da Passagem

Depois de algumas pesquisas de preços em diversos sites, acabei por comprar no próprio site da Aegean, de forma prática e segura, e também com o preço mais em conta. O trecho comprado foi: Istambul (Ataturk) – Atenas (Elefthérios Venizélos) – voo A3991 ás 9h30 com chegada prevista em Atenas para as 10h50. Confesso que antes de finalizar a compra, examinei o tipo da aeronave que faria este trecho, uma vez que nunca tinha ouvido falar desta empresa. O site indicava um A-320, daí pensei, “no mínimo igual ao da TAM”.

Aeroporto

Chegamos ao aeroporto com 2h30 de antecedência por sugestão do nosso guia. Quando desembarcamos, entendemos muito bem a razão. Nesta região, devido à segurança ser reforçada por conta de ataques terroristas, perde-se muito tempo para entrar no aeroporto. Isso mesmo, para ir ao saguão, todas as pessoas só adentram o aeroporto depois de passar pelo detector de metais. Havia uma multidão neste horário, levamos cerca de 25 minutos somente para estacionar a van e entrar no aeroporto com as nossas bagagens.

avaliacao+aegean+aeroporto

Depois de procurarmos o guichê da Aegean, conseguimos despachar as malas (€ 25 por mala), fazer o check-in e nos preparar para passar pelo segundo detector de metais em direção à imigração. Assim como alguns grandes aeroportos no mundo, tivemos que caminhar bastante para aguardar o nosso voo, que saiu com 30 minutos de atraso.

 Voo

Os funcionários começaram a fazer a chamada para o embarque do nosso voo e quando percebi, notei que não havia nenhum avião estacionado, logo entendi que iríamos pegar o velho ônibus até o local onde o avião estava estacionado. Logo no início já tive a minha primeira boa impressão da aeronave, um novíssimo A320 já com a nova pintura da companhia aérea.

avaliacao+aegean+airbusa320

Embarcamos tranquilamente pela porta dianteira e logo senti o cheiro de avião novo, as cadeiras diferentes das habituais, eram mais finas, em couro e as comissárias bastante simpáticas. Para não dizer que tudo estava perfeito, o avião não tinha nenhum tipo de entretenimento e as instruções de segurança foram passadas à moda antiga, instruídas pelos próprios comissários.

Às 10h05 levantamos voo, assim que o avião atingiu a altitude de cruzeiro, nos serviram um lanche com direito a iogurte e doce grego. A viagem durou aproximadamente 1h05, sem nenhuma turbulência, em um dia claro e bonito.

avaliacao+aegean+lanche

As cadeiras mais finas nos davam a impressão de um espaço maior, o revestimento em couro harmonizava com o layout da companhia na cor azul e dava ao interior do avião uma sensação de tranquilidade.

avaliacao+aegean+poltronas

Desembarque

O desembarque foi super tranquilo e algo curioso aconteceu. Ao me aproximar do oficial, notei que ele estava escutando música com fone de ouvido do celular, pasmem, ele nem olhou para mim, estendeu a mão, abriu o passaporte e foi logo carimbando, assim fez com os outros passageiros. Depois fui entender, Atenas (assim como toda a Grécia) passa por uma crise financeira, qualquer estrangeiro que venha gastar algum euro é muito bem-vindo.

Conclusão

Gostei muito de viajar pela Aegean, comissários simpáticos, avião novo e moderno, serviço de bordo a contento. Se algum dia voltar a viajar por aquela região, não exitarei em voar novamente com essa companhia. Espero que você tenham gostado do relato e que o mesmo possa ser de ajuda para quem desejar voar pela Aegean.

Agradecemos ao Aryson pela brilhante avaliação, que certamente será sim muito útil aos leitores que planejam incluir as belezas da Grécia em seus roteiros pela Europa. E você? Já voou pela companhia? Conte como foi nos comentários!

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel