Como é voar com a Adria Airways, maior companhia aérea da Eslovênia

Redação 19 · janeiro · 2016

Dando sequência às avaliações de voo que vocês, leitores do Melhores Destinos, nos encaminham, hoje, vamos falar de uma companhia pouco conhecida entre nós brasileiros, a Adria, e que oferece uma vasta gama de opções de voo entre a Eslovênia e outros países da Europa.

Com mais de 50 anos no mercado aéreo, a Adria é, desde 2004, membro da Star Alliance e oferece atualmente voos para mais de 190 países e conta com uma modesta frota de 10 aeronaves, divididas entre 6 modelos Airbus e 4 Bombardier.

como-e-voar-adria-8

Veja a avaliação de voo completa enviada pelo leitor Silveira, que voou entre as cidades de Ljubljana, capital da Eslovênia, e Frankfurt na Alemanha.

Lembre-se, se já voou com a Adria também, deixe seu comentário ao final do post para que outros viajantes e leitores possam aproveitar as dicas em uma próxima viagem, ok?

Boa leitura!

Introdução

Em recente viagem à Europa, utilizei como base a cidade de Frankfurt (FRA) para chegada e partida no continente em virtude das excelentes ligações internacionais do aeroporto. O roteiro a partir de lá foi todo terrestre, com exceção do último segmento, entre Ljubljana (LJU), capital da Eslovênia e Frankfurt, no qual as ligações de trem eram escassas, lentas e consideravelmente caras. Dessa forma, fiz opção pelo voo com a companhia aérea Adria.

Compra

A compra foi feita diretamente pelo site da Adria, exibido inicialmente no idioma esloveno, mas com opções de exibição em inglês e algumas outras línguas. A página é simples e funcional, o pagamento foi realizado em cartão de crédito e logo em seguida, recebi em meu e-mail o e-ticket com o localizador.

como-e-voar-adria-7

Após realizar muitas pesquisas de voos entre outras companhias, a Adria apresentou melhor opção de horário e custo-benefício, uma vez que eram escassas as opções para o trajeto na data desejada e era a única companhia que oferecia voo direto. As demais alternativas apresentavam escalas entre 12 e 20h. A única ressalva foi a ausência de marcação de assentos no momento da compra. Porém, fiz o procedimento pelo e-mail da companhia e fui prontamente atendido sem nenhum problema.

Na ocasião, o valor pago para voar em julho/15 foi de €189,66 (euros).

Check-in e Embarque

O aeroporto de Ljubljana fica a 24 km da capital, em uma pequena cidade chamada Zgornji Brnik. É o principal aeroporto do país e contou em 2015 com a movimentação de aproximadamente 1,5 milhão de passageiros.

Talvez em virtude das pequenas dimensões do aeroporto, o check-in da Adria, a maior operadora no aeroporto, era realizado junto a todos os demais da Star Alliance, e, embora o atendimento estivesse sendo realizado por somente 3 ou 4 atendentes, o processo foi ágil e fácil. Não haviam máquinas de autoatendimento ou coisas do tipo. O tempo de espera na fila não chegou a 10 minutos.

como-e-voar-adria-1

De posse do cartão de embarque, segui para a área de segurança, na qual os procedimentos de raio-x e detector de metais foram realizados de maneira rápida e cordial.

Vale lembrar que a Eslovênia faz parte da União Européia (UE) desde 2004 e celebra o Acordo de Schengen, de forma que não foi necessário nenhum trâmite migratório para viajar até a Alemanha. Em seguida, estava na pequena área de embarque, que conta com um free-shop de tamanho bastante razoável e outros serviços comerciais como cafés e outras lojas.

como-e-voar-adria-2

O aeroporto possui dois níveis para embarque, sendo que os portões localizados no piso superior contam com acesso aos fingers, e os do piso inferior, embarcam em posições remotas. Pelo que pude perceber, os voos do andar superior eram direcionados a localidades fora da zona do acordo de Schengen, e assim ficavam separados dos demais, pois contavam também com estrutura diferenciada para os trâmites de migração e alfândega.

Apesar de marcado para as 18h05, o embarque só foi iniciado às 17h50, quando o ônibus estacionou diante do portão aguardando os passageiros. O procedimento foi realizado com muita rapidez, e logo todos os 64 passageiros estavam no interior do grande ônibus, rumo à aeronave.

como-e-voar-adria-3

Um fato que me chamou a atenção foi o despacho das bagagens de mão mais volumosas (como malas de rodinhas) na porta da avião, recolhidas em um carrinho plataforma pela equipe de solo – e restituídas da mesma maneira no momento do desembarque em Frankfurt. Todos pareciam bastante à vontade com o procedimento.

Adria-eslovenia-2

A Bordo

O voo JP124 foi realizado pela aeronave CRJ-900. O avião estava de fato novo e bem cuidado, e era configurado no padrão 2 x 2, com poltronas de couro azul e capacidade de 84 passageiros.

Havia uma pequena divisão de classe nas 3 primeiras filas, denominada “Star Alliance Business Class” mas não notei nenhuma diferença em termos de conforto e espaço.

como-e-voar-adria-4

A decolagem aconteceu exatamente às 18h11, sob chuva, mas tanto o procedimento quanto o voo foram extremamente tranquilos e estáveis. Ocupei o assento 5D, na janela e, por estar bastante distante dos motores, todo o percurso foi extremamente silencioso para mim. Também não tenho a reclamar da distância entre as fileiras (78,74 cm), quase igual ao espaço apresentado pela Azul em seus Embraer 190/195. Apesar de ser muito alto, o espaço era suficiente para um voo de pouco mais de uma hora de duração.

como-e-voar-adria-5

O entretenimento a bordo se limitava à uma revista escrita em esloveno e inglês, bem como um catálogo de compras Duty-FreeJunto, havia também um cardápio com as opções de compras de alimentos e bebidas, cujos preços eram próximos aos encontrados nas lojas do aeroporto. Para ser ter uma ideia, um combo de sanduíche mais suco custava € 6.

O serviço de bordo foi iniciado momentos após atingirmos o nível de cruzeiro, mas praticamente ninguém solicitou itens do cardápio. O serviço para o único passageiro da “Business Class” foi oferecido como cortesia.

O voo e a aproximação final em Frankfurt ocorreram de forma bastante silenciosa e estável. Às 19h23 houve o toque e, exatamente 6 minutos depois, o desembarque havia sido iniciado. O procedimento, assim como em Ljubljana, local de origem, foi realizado em uma posição remota do grande aeroporto, onde já aguardava um ônibus para transportar os passageiros ao terminal. As bagagens foram disponibilizadas poucos minutos após chegarmos na esteira.

Adria-eslovenia-1

Conclusão

A experiência em voar com a Adria foi bastante positiva, especialmente em relação à agilidade, cordialidade e eficiência no atendimento e nos serviços de maneira geral. Os preços são, na minha opinião, razoavelmente elevados para o padrão europeu e para um voo no padrão low cost, porém, trata-se de uma rota em que a companhia é a única operadora e as demais formas de conexão entre os destinos são bastante complexas e caras.

Publicado por

Redação

redacao

  • Heguiberto Amorim

    Frankfurt (FRA) é França ? Achava que era Alemanha.

    • Gabriel Almeida

      FRA é o código IATA do aeroporto. Frankfurt é na Alemanha mesmo. Por exemplo, o aeroporto de Paris- Charles de Gaule tem o código CDG, o aeroporto de Newark, perto de Nova York, tem código EWR, Guarulho tem código GRU e o Galeão tem código GIG. Espero ter ajudado.

    • Bandeira

      Podia ter ficado quieto…

  • Reinaldo Gomes

    Ótima avaliação! Eu também já voei Adria e tudo correu bem como na avaliação do Silveira. Meu voo foi de Munique para Ljubljana, durou apenas 40 minutos e serviram garrafinhas de água mineral. Havia opções para compra, mas pouca gente precisa realmente comer num trajeto de 40 min. Da mesma forma as bagagens de mão eram deixadas na porta do avião e retiradas no desembarque ainda na pista de pouso. Foi a melhor opção mesmo estando em Munique, que fica bem mais próxima da Eslovênia que Frankfurt. A diferença é que no aeroporto de Munique o procedimento de embarque é todo feito pela parceira Lufthansa. Esses esquemas de codeshare de empresas parceiras funcionam muito bem na Europa. Comprei um voo de Viena voltando para Ljubljana e comprei no site da Austrian Airlines, mas o voo foi operado pela Adria. Comprei o trecho separado para em seguida ir de Ljubljana para Munique e já em Viena, no checkin da Austrian, me deram a opção de despachar as bagagens direto para Munique, sem ter que retirá-las em Ljubljana. Em suma vale muito a pena fazer os trechos daquela região pela Adria. E tem mais: a Eslovênia é linda, com áreas verdes e rios incríveis e tudo muito perto. Quem for ao país não pode deixar de visitar Bled. Faça uma busca de imagens e você verá as maravilhas que a Eslovênia oferece. Boa viagem!

    • paluzoid

      Na verdade, o bin da cabine de passageiros de aeronaves como o CRJ-900 e o ERJ 145 é pequeno e mal cabe uma mochila cheia, por isso as linhas aéreas colocam esse “armário” na porta da aeronave pra você colocar sua bagagem de mão maior. Já viajei na Delta e na FAB assim.

  • Antunes Dantas

    Eles voam pra 190 países com 10 aviões? o.O

    • Anderson Lima Silva

      Li e notei a mesma coisa. É quase viajar para todos os países do mundo! Acredito que tenha sido erro de digitação. Porque é impossível isso!

    • Salvatore Carrozzo

      Creio que este elevado número de países leve em consideração todas as companhias aéreas que fazem parte da aliança.
      E

      • João P.

        A Adria atende 17 países.

  • Gabriel Pascoli

    Sim, é Alemanha. Ele usou o código IATA do aeroporto de Frankfurt, que é FRA. Igual GRU para Guarulhos, etc.

  • Joao Alberto Barros da Silva

    Não voei Adria, mas estive na Eslovênia em setembro passado (voamos TAP 🙁 até Veneza e de lá fomos de carro). Super recomendo o país, ainda mais em época de câmbio desfavorável.

  • Reinaldo Gomes

    Verdade, o avião é bem pequeno. Mas é legal pq se vc só tem a bagagem de mão já vai embora logo, não precisa esperar na esteira.

  • Windson Mateus

    Cheguei a colocar a Eslovênia no roteiro da minha próxima viagem para Europa que pretendo fazer ainda este ano, mas a escassez de vôos e o elevado custo deles me fez retirar ela dos meus planos e deixar pra uma próxima.
    Quando via tantos vôos diretos para outros destinos em companhias low-cost na faixa de 15 a 60 euros e via esses vôos pra Eslovênia que chegavam a custar mais de 200 euros com 2 demoradas conexões decidi replanejar meu roteiro.
    Espero colocar numa viagem futura, pois tenho muita vontade conhecer Ljubjana, o lago Bled, entre outras localidades.
    A propósito, um ótimo artigo. Parabéns!