TAM Fidelidade aumenta para 15 mil os pontos necessários para viagens à América do Sul

Denis Carvalho 19 · outubro · 2011

A TAM Fidelidade vai aumentar de 10 mil para 15 mil o mínimo de pontos necessários para a emissão de passagens aéreas para a América do Sul a partir do dia 21 de novembro de 2011. Além do reajuste, que afetará todos os destinos internacionais da empresa, a TAM decidiu adotar valores diferentes para a baixa e alta temporadas, sendo que nesta última o mínimo necessário é de 20 mil pontos.

“O mercado é muito dinâmico e, nas suas atuais condições de competição, tornou-se necessário fazer alguns ajustes nos resgates internacionais na América do Sul. Assim como os voos de longo curso internacionais, dividiremos os resgates em alta e baixa temporada e ajustaremos as quantidades de pontos”, justificou a empresa no comunicado enviado aos clientes.

De acordo com a nova tabela divulgada pela empresa, na alta estação será necessário um mínimo de 10 mil pontos para a emissão de passagens nacionais, 20 mil para a América do Sul, 30 mil para a América do Norte ou Central e 40 mil para a Europa.A tabela completa pode ser consultada neste link.

Segundo as novas regras, a TAM considera como baixa temporada apenas os períodos de 15 de março a 31 de maio de 16 de agosto a 30 de novembro. Já a alta temporada vai de 1° de dezembro a 14 de março e de 1° de junho a 15 de agosto – um período bem maior do que o setor costuma considerar.

Lamentamos este aumento que certamente vai dificultar bastante o resgate das passagens promocionais pelos clientes do Fidelidade TAM, justamente em um momento em que muitos estão insatisfeitos com a dificuldade em encontrar e emitir bilhetes pelo programa.

Se a GOL não decidir seguir o mesmo caminho, certamente o Smiles poderá se beneficiar com a migração destes clientes e quem sabe passar a concorrente no futuro, a exemplo do que a GOL tem conseguido no mercado doméstico, onde lidera há dois meses. Hoje, o Fidelidade/Multiplus conta com 10,6 milhões de filiados contra 8 milhões do Smiles.

Vale lembrar ainda que em maio a TAM havia anunciado um aumento de 15 mil, mas que durou somente no mês de julho (altíssima temporada). Agora, porém, o novo limite parece ser definitivo e válido para a baixa temporada. Para a alta temporada, o mínimo dobrou de 10 mil para 20 mil!

Confira o anúncio da TAM aqui. Mais informações no site da empresa.

Com informações da TAM e dica dos leitores Jorg Bliesener, Moacir Martins, Almir Monteiro e Pedro Henrique Bittencourt.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • RABUGENTO

    Pelo visto a LAN não vai dar moleza.

    Meus pontos permanecerão na conta de meu cartão de crédito até eventual necessidade de uso.

    Desse jeito a TAM/LAN OU LATAM como queiram, vai perder mais um cliente apesar que gostei muito da executiva nos A330 da empresa.

    • luck

      TB vou manter os meus pontos guardadinhos no cartão de crédito, talvez mande-os para o smiles GOL, pois pelo jeitos as promo de 5.000 vão sumir!

    • andrea

      acho que os consumidores insatisfeitos poderiamos fazer um marketing gratuito para a TAM: mkt negativo.

      Todo o mundo usa redes sociais para xingar muito no twitter. Daí a empresa retrocede, ou, no mínimo, pensa mais na consequência desse tipo de ação.

  • cansado

    Será um efeito da parceria LATAM?

    • wanderson flá

      Olá. Você quis dizer "DEFEITO" não é mesmo?

  • Sinceramente, não esperava nada diferente da TAM. Não vejo motivo em pegar mais caro e me desgastar mais só pra me sentir confortável em algumas horas de voo. É completamente dispensável! Bom mesmo é pagar baratos em voos da gol, ganhar milhas e ainda ter a oportunidade de pegar uma mega promo smiles e viajar por mil milhas! =)

  • Bruno

    Realmente uma pena, um serviço que não é prestado com qualidade e que muito adotaram por ser o de melhor malha aérea no exterior.

    Os vôos da Star Alliance serão da mesma forma? como funcionaria? alguém sabe explicar?

    Abraços,

    Bruno

  • Gui

    A TAM é ridícula. Além de abusivamente cara, a cia. me faz uma dessas exatamente quando os clientes estão reclamando por não conseguir emitir bilhetes.

    Eu mesmo perdi 5 mil pontos não sei por qual motivo (acredite se quiser: meu saldo de milhas é negativo!)

    Melhor viajar de Gol, que por sinal também emite bilhetes para o exterior via Smiles.

    • Brum

      …e a GOL ainda emite bilhetes por 25 mil milhas p/ USA, em QUALQUER ÉPOCA DO ANO, pela American Airlines.

      • Paulo Gottardi

        C/ direito a Stop over ainda!

    • YuriBF

      Emite com 25 mil milhas mesmo, mas tenta fazer a emissão. No mínimo, 1 hora no telefone ouvindo musiquinha para ser atendido, ai tem que rezar para ter o vôo em uma boa data.

  • Paulo_Floripa

    A TAM vinha se enrolando faz tempo com o multiplus, vou passar a usar o Smiles ou outro programa. Não vou aceitar esse "assalto de milhas"

  • Valdinho Pellin

    Olha sinceramente, faz tempo que eu não dou mais muita bola para milhagem. Pesquiso muito e escolha a empresa que oferece uma melhor relação custo x beneficio. Vale muito mais a pena do que levar em consideração os programas de milhagem na hora de escolher a empresa.

  • Cleber

    A TAM fala em concorrência, piorando um benefício de seus clientes. É realmente uma nova visão de Marketing!

  • Mendonça J&ua

    Não entendi mesmo! Na última alteração anunciada pela TAM, no inicio deste ano já ficou a quantidade de 15.000 pontos para resgates dentro da América do Sul, não foi não? E agora ela apresenta a mesma alteração?

    Alguém poderia explicar?

    • Denis Martins

      Em maio eles anunciaram aumento para 15 mil que só valeu para julho e depois voltou a 10 mil. Agora 15 mil é para a baixa temporada e 20 mil para a alta!

      • Janoi Santos

        Bem, eu comprei passagens para montevideo em AGOSTO e ainda estavam por 15 mil…

        • Denis Martins

          Nós encontramos por 10 mil por algum tempo depois de agosto, mas não durou muito. O fato é que agora é oficial: 15 mil na baixa e 20 mil na alta temporada deles – que é imensa!

      • Mendonça J&ua

        Não, não, não. Um amigo comprou passagem agora para outubro para Santiago a 15.000 pontos. Então essa regra já estava valendo.

        • Denis Martins

          Em nossas pesquisas a partir de agosto conseguimos verificar alguns trechos a 10 mil, mas infelizmente logo a TAM voltou atrás, certamente já preparando este novo aumento.

        • Concordo… Desde julho está 15.000 pontos, e não só para o mês de Julho.

    • YuriBF

      Realmente, as passagens já estavam saindo por, no mínimo, 15 mil milhas. Estava pesquisando para Bogotá e não havia nenhum trecho, em 6 meses, para emissão com menos de 15 mil. A diferença agora é que na alta aumentou mais ainda. Eles estão testando o mercado. Aumenta pra 15 e vê no que dá. Não deve ter mudado muito, então aumento pra 20 mil e vê no que dá… Vamos ver quando chegará a 25 mil agora…

  • Pedro

    Como se fosse possivel existir inflacao para pontos! Adequacao eh o caramba. a gol cobra a mesma coisa em milhas desde Varig.

    Esse programa da TAM eh uma porcaria! Pontos que duram 2 anos, voce acumula pontos com uma regra, e depois que voce tem os pontos e quer gasta-los eles mudam!

  • Duarte

    Rest In Peace TAM fidelidade, foi bom enquanto durou. Minhas próximas viagens serão planejadas usando meus pontos do Smiles.

  • andrea gouvea

    Poderiam então aumentar o numero de pontos que vc recebe comprando as passagens de alta temporada né, pq só aumentar o resgate é brincadeira de mal gosto né!

    • Thiago

      Mto boa Andrea. Realmente tem lógica oq vc falou!

      Em todo caso, ainda bem q concentro minhas milhas na Smiles que não tem essa palhaçada de baixa e alta temporada.

  • Paulo

    Duas informações incorretas:

    – não houve alteração para resgates dentro do Brasil (continua no máximo 10 mil para até 7 dias de antecedência e até 15 mil para menos de 7 dias).

    – já são exigidos 15 mil pontos para resgates na América do Sul, desde julho deste ano.

    A alteração se resume à criação de tabela para resgate com pontos em alta temporada na América do Sul e alteração de pontuação na América Central.

    • Denis Martins

      A TAM voltou a emitir passagens para a América do Sul por 10 mil após agosto, dando a entender que o aumento anunciado em maio era somente para a alta temporada de julho. Mas é evidente que ela não fez alarde com relação a isso. Agora ela aumenta mais uma vez, mas isso vem disfarçado pela mudança anterior. Não há nenhuma incorreção, mas sim duas versões: a do marketing da TAM e a real, escolha a que mais te agrada.

  • Guilherme

    Agora é GOL e aliados sem pensar 2 vezes…

    A TAM tá querendo mesmo perder mercado. Tá fazend o de tudo pra conseguir isso…e o melhor, tá conseguindo…

  • Victor

    Smiles, aqui vou eu.

    E quanto aos ganhos e acúmulos de pontos para o programa fidelidade, vai aumentar?

    Já não é de hoje que eu prefiro voar com outras cias, como a azul e até mesmo a gol.

    Uma pena, vamos esperar um ano pra ver como o mercado em geral vai reagir, a gol comprando a webjet, a tam aumentando os pontos de fidelidade…

    Não prevejo um bom futuro….a tendência não está boa.

  • Rodrigo Marconi

    A TAM está lamentável no trato ao cliente. Além dos aumentos absurdos do TAM Fidelidade, com um tempo mínimo de adequação a mudanças, os canais de atendimento não conseguem resolver os problemas. Viajei com a Swiss Air no início de julho. Somente ontem, após TRÊS ligações ao fale com o presidente (diga-se, eu já tinha recorrido aos outros canais apropriados anteriormente), e uma espera de mais de 12 dias, eles informam o resultado do chamado.

    É por isso que eu prefiro a Gol, que tem poucas diferenças pra TAM, mas uma diferença brutal na tentativa de resolver os problemas do cliente.

    E dá-lhe SMILES!

    • YuriBF

      O atendimento de ambas é um lixo. Vai tentar emitir passagem das cias. parceiras da Gol… Depois volta aqui e me conta como foi a aprazível experiência.

  • Luiz

    Entrei no TAM fidelidade ontem e vi algumas coisas absurdas. Trechos para NY e Miami chegando a 100 milhas para a volta(40 mil a ida) em fevereiro!!!

    Por que então não acabam com esses programas de fidelidade e baixam os preços, uma vez que está ficando impossível resgatar.

  • Paulo

    Taí mais um motivo para eu continuar transferindo os meus pontos do cartão de crédito para o Smiles e reduzir a quase zero as despesas com o Itaucard TAM.

  • Brum

    Nojo da TAM! Geral reclamando q nao consegue emitir bilhetes pelo Fidelidade e ela AUMENTA a qtde de milhas necessárias pra tal.

    Ainda bem q quando comecei a viajar com frequência (há +ou- 3 anos) optei por viajar sempre de GOL, concentrando assim meu acúmulo de milhas no SMILES, exceto em casos de promoçoes bombásticas da Webjet e Azul.

    Já resgatei bilhetes ida e volta (pelo SMILES) pra Manaus (4 mil milhas/trecho) e Brasilia (com a promoçao de mil milhas/trecho) e ainda tenho 45 mil pontos a serem utilizados.

    Isso q a TAM está fazendo é total reflexo da falta de concorrência no transp. aéreo do Brasil, apoiado ainda pelo governo que, através do CADE, aprovou a fusão LATAM, a compra de 30% da TRIP pela TAM, a venda da Pantanal p/ TAM, e agora a venda da Webjet p/ GOL.

    Cada vez o setor aéreo fica mais monopolizado, e os passageiros é q se dão mal.

    Aguardem: VAI PIORAR!

    • Thiago

      Brum, tem dois anos que comecei a fazer vôos internacionais. No ano passado fui para o Canada e EUA, tinha milhas no cartão de crédito e estava na dúvida para qual programa eu direcionava.

      Como fui em fevereiro (alta temporada), acabei optando pelo Smiles (fui de AA). Liguei para a central, fui super bem atendido e emiti numa boa (ainda que não tivesse o vôo exato q eu queria, mas me ofereceram diversas outras opções, inclusive com stop over que eu fiz).

      Depois disso, acabei direcionando todos meus pontos para o Smiles e estou dando graças a Deus! Vou continuar mandando para o Smiles e voando de American, Delta e KLM que é o melhor q eu faço.

      A TAM está de sacanagem, só pode!!! Eu se tivesse esse cartão do Itau, cancelaria e faria o Gol Smiles do BB (eu tenho o Platinum). Ele me dá até 3 milhas por dólar gasto (na compra de passagens Gol e 2 milhas nas demais compras).

  • Vinícius Melo

    Pessoal do MD, vocês viram a divulgação da ANAC do marketshare de Setembro, pela primeira vez a GOL ficou 2 meses consecutivos na liderança… E a TAM reage dessa forma? Concordo com o Cleber, deve ser uma nova visão de marketing mesmo, que não está em nenhum livro acadêmico… esta perdendo a liderança e sobe os preços e diminui os benefícios??? Menos um ponto pra TAM…

    • Denis Martins

      Sim, Vinícius estamos acompanhando as divulgações da Anac e as duas estão praticamente empatadas, mas com a GOL à frente. Desse jeito a TAM não volta ao topo tão cedo, pois além do Fidelidade ela tem deixado a desejar nas promoções. É uma pena!

      • Vinícius Melo

        é uma pena. Eu tenho 140.000 na Gol e 90.000 na TAM, com 20.000 no cartão pra transferir. Ia mandar pra TAM, mas ja desisti. Ano que vem quero ir pra Europa, ia usar as milhas do Smiles pra manter as da TAM pra ir pros EUA ou viajar na América do Sul, mas mudei de idéia, vou tentar gastá-la o quanto antes, pra manter só as milhas Smiles, que além de tudo, duram 3 anos, ao contrário dos pontos Multiplus que duram só 2…

    • Vinícius Melo

      Denis, além do fato da TAM ter saído ao que parece de vez do topo, a combinação TAM+GOL atingiu o menor percentual histórico: 77%. Só vai ser ruim se o CADE aprovar a fusão da GOL com a Webjet, ai o duopólio voltaria forte e a TAM amargaria em definitivo o segundo lugar bem atrás da GOL, mesmo que uma possível compra da Trip aconteça.

  • Leandro Amaral

    Absurda essa nova regra da TAM. Quer dizer que agora temos 5 meses de alta temporada no ano???

    Safadeza!!!

    Além da quantidade absurda de vôos para se manter cliente fidelidade vermelho, agora me vem com essa!!!

    Vou passar a acumular milhas no Smiles, que tem muitas opções de resgate muito melhores que a TAM.

    Agora vou viajar só de GOL.

  • Marcos

    Espero que a GOL coloque a promoção de 1.000 milhas de novo!!! Por isso que não viajo de TAM só de GOL.

  • Pedro

    Já cansei de escrever para o FALE COM O PRESIDENTE, não tem jeito eles vivem mudando as regras durante o jogo. Lembram que primeiro foi a diminuição dos pontos pelas classes de tarifa

    ? Depois que os pontos bônus não serviam para upgrade de categoria do cartão? Depois que os bilhetes fidelidade só poderiam ser emitidos com no mínimo 7 dias de antecedência?

    Depois que abriram a classe de milhas sem restrições nos vôos internacionais, não existe mais nenhuma disponibilidade nas classes normais. Uma passagem de São Paulo a Nova Iorque em primeira classe só sai por 560.000 milhas, ninguém consegue, em data alguma, emitir pelas 100.000 milhas normais! Eu tomei uma decisão e faço agora igual ao outro leitor: Não considero mais as milhas. Faço apenas uma pesquisa de custo/beneficio. Também não viajo mais de TAM em vôos internacionais. Viva o Smiles, um programa muito mais honesto.

  • Aloisio

    Pior só se a Gol "embarcar" nessa!

    Por favor, como envio a página por email? Egdm Arquivo, enviar…. não deu certo!

    Obgd

  • Luiz Henrique Rodrig

    Obrigado pelo "jeitinho" de explorar TAM….

    Ainda bem que ainda tenho a opção de enviar minhas milhas para Smiles na GOL, tomara que a TAM continue perdendo espaço para a concorrente…Já era esperado este "presentinho" da TAM para o natal…Os usuarios do cartão FIDELIDADE tem agora que rever o significado da palavra "FIDELIDADE"…Ou seria a TAM quem deveria rever o nome de seu programa???

  • Renata

    impressionante ! alem das passagens serem muito mais caras, agora trocar por milhas ficou ainda mais difícil. É, realmente o mercado é competitivo mas prejudicar o consumidor não o torna menos competitivo.

  • Paulo Gottardi

    Bem, acho q a Tam pode e deve alterar a politica do fidelidade como estratégia de mercado, mas acredito ser um tiro no pé ela estar sempre somente endurecendo as regras para o consumidor. Me causa espanto ver a Tam aumentar para 20.000 pontos o resgate one way dentro da Amércia do sul e manter o crédito de 1.000 para a viagem paga na mesma. Imagina, vc faz Porto Alegre x Caracas e ganhas apenas 1.000 pontos e para emitir Porto Alegre Buenos aires serão 20.000.

    Deus Salve a concorrencia!

  • luiz

    Agora em outubro resgatei passagens para Bogotá, e me incomodei do inicio ao fim, pois a TAM mudou horário de voo e tive que pagar uma multa em outra cia. E no fim eles nao queriam alterar as datas sem a cobrança de multa, so consegui resolver postando reclamação no site RECLAMEAQUI. Tambem voto no SMILES.

  • websystem

    Que decepção. Liguei pra TAM encontrei as passagens que precisava e a qtde de pontos se tornou insuficiente. passou de 20.000 para 30.000. tchau passagens…

  • Marco

    Isso não é novidade, a partir de 1 de julho a Tam já havia feito essa modificação, e não somente para alta temporada, pois emiti 2 passagens para Santiago ida 07/09 e volta 11/09 utilizando um total de 60.000 pontos, 15.000 para cada trecho. A cada modificação no programa fidelidade sempre vem sendo para pior. Atualmente o Smiles é bem mais interessante, além da pontuação, no Smiles você pode emitir uma passagem com mais de 90 dias, já no fidelidade da Tam não é possível.

  • Diego

    E a tabela progressiva para resgates nacionais (a partir de 4000 pontos, de 81 a 90 dias de antecedencia), acabou?

    • Denis Martins

      Boa pergunta! Mas como o comunicado não diz nada a respeito vamos torcer para que não tenha acabado!

  • Flavio Y

    Mais um confirmação para abandonar o Multiplus/Fidelidade TAM e ficar de vez no Smiles. Alem do que, acho que a Gol faz melhores promoções de milhas e passagens do que a Tam.

  • Ana Iza

    Fica claro que a companhia não gosta deste sistema de milhagens e faz de tudo para acabá-lo, como não podem, colocam uns pontos muito alto nos fazendo correr para marcar um GOL e abrir um sorrisão (SMILES) KKK

  • Felipe

    Não achei a tabela de baixa temporada, como ficam os pontos???

  • Léo Teixeira

    Léo, Bom Dia..

    Gostaria so de compartilhar algumas informações com todos do blog.

    A TAP esta com alguns preços bacanas em Março de 2012 para varios destinos.

    Busquei preços com saida de BH para a Europa e pode-se encontrar preços a partir de R$ 1475,00 como Paris, Madri, Lisboa, Roma.

    E olha que a TAP não é muito de fazer promoção para os mineiros hein..

    Forte Abraço.

  • Danilo

    A TAM perdeu a noção COMPLETAMENTE!!

    Eu fico triste em ver como eles conseguem cada vez mais perder uma clientela que dava valor e prestigiava a empresa…

  • yano

    Essa atitude da TAM implicara numa verdadeira "debandada" dos clientes para o SMILES. Vai entender os dirigentes da TAM ????? A GOl só tem a ganhar mercado se manter a sua política atual com promoções.

  • Helem

    Fiz um voo recente na TAM com passagem emitida com milhas do fidelidade e o mesmo não foi pontuado. Isso está correto ou é mais um erro grotesco da TAM?

    • Vinícius Melo

      Correto … se você está usando as milhas e não está pagando pela passagem, não irá pontuar o trecho… no smiles também é assim. Só no Tudo Azul que você pontua mesmo usando os créditos para abater da passagem.

  • Fernando

    A TAM, além de dificultar a emissão de alguns bilhetes (ex. EUA/Canadá), também atrapalha a troca dos pontos com essa nova política. O MELHOR É BUSCAR UMA EMPRESA QUE OFEREÇA MELHORES OPÇÕES.

  • Tarso

    Tam Fidelidade? Não, obrigado,

    Lamentável….

  • Carolina

    Hahaahh há 1 mês estou tentando comprar o trecho pra Cusco e já estavam cobrando 15M pontos…. é uma pena!

  • Rachel

    E viva os smiles!!!!

  • André Marinho

    É uma pena!!!

    Infelizmente a TAM está nadando contra a corrente; enquanto o preço das passagens aéreas estão ficando cada vez mais baratos, a TAM aumenta o custo das viagens para os que, deveriam ser seu clientes especiais, já que acumularam milhas da empresa ou por viajar, ou por outros meios de pontuação…..

  • Feliciano

    A Tam (latam) ou seja lá o que for só tá dando bola fora mesmo. Não faz nem um GOL pros consumidores. Por isso fica na GOL que já virou o jogo e que com certeza não deve mexer no SMILES. Afinal em time que está ganhando não se mexe.

  • WILLAMS BARBOZA

    A mais de um mês viajei com minha esposa para Miami pela TAM, e até então os pontos ainda não foram creditados no meu FIDELIDADE. Smiles tá dando uma verdadeira surra no FIDELIDADE.

  • Marcelo Oliva Pinhei

    O aumento no numero de pontos para a emissão de passagens não caracteriza um quebra de contrato? Na minha opinião todos so clintes Tam Fidelidade deveriam deixar o judiciário apreciar as ais diversas ações por todas as partes deste imenso Brasil enfocando principalmente a quebra de contrato com relação ao numero mínimo de pontos. Concordam?

    • Thiago

      Deve ter alguma cláusula em que está permitido alterações no programa, desde que devidamente avisado ao público. Não iam dar esse mole!!

  • Roberto

    Aumento ilegal que configura prática abusiva por alterar de forma unilateral as regras do programa. O cliente TAM FIDELIDADE que se sentir lesado deve buscar reparação judicial.

  • André Marques

    Olá Denis

    Falando em promoção e ao contrário de todos os comentários, na própria TAM tem uma promô com tarifas na América do Sul a 6000 milhas…consultei EZE-GRU para dezembro…muito estranho, sem nenhum alarde..abraços

    • André Marques

      Caramba….consultei pra Janeiro 1012, 4000 milhas, aquela mesma promô do primeiro semestre, quem quer ir aproveita correndo, pois quando o santo é bom demais o diabo desconfia…

  • Simone

    Inflação de milhas? Era só o que faltava, eu já me recuso a voar de TAM porque foi a única empresa aérea do mundo a derrubar dois aviões em um mesmo aeroporto. Com isso então vou passar mais longe ainda

  • Guilherme

    Cada vez mais o Smiles eh mais vantajoso, ele da o trecho voado e nao a palhacada que a tam faz de ponto a ponto. Se pegar e viajar POA-FOR na GOL ganho umas 3 mil milhas (dependendo de qts conexoes pegar) na TAM eu devo ganhar 200 pts

    A tam me respondeu no Twitter e disse o seguinte: Olá! Entendemos os seus argumentos, mas o ajuste no TAM Fidelidade foi necessário para manter benefícios. Obrigado.

    Tentei emitir uma passagem no final do ano com a TAM pra Europa e eles tavam pedindo 100 mil milhas pra voar de economica, tao perdendo a nocao do ridiculo e so tinha no dia 24 de dezembro.

    Enquando Cias aereas da Star Alliance dao upgrade gratis pra cartao star gold, a Tam sequer isenta da cobranca da taxa do assento conforto.

  • wanderson flá

    Essas passagens eram todas elas por 10 mil pontos o trecho, nas suas verificações a partir de agosto? Ou seriam apenas em alguns voos específicos? Pergunto isso porque se eram em todos os horários ela realmente voltou atrás na medida de 15 mil pontos (que, em tese, esteve restrita apenas ao mês de julho). Agora, se não era possível emitir por 10 mil pontos em todos os horários com emissão anterior à sete dias, tratavam-se de assentos promocionais, conforme consta até mesmo nesse novo "e-mail marketing" da TAM: "… Além disso, é possível resgatar passagens promocionais a partir de 4 mil pontos.". A informação era a mesma no do começo do ano. Acabo de fazer uma pesquisa no site para voos para Buenos Aires, e aparecem poucas passagens por 7 mil e 8 mil pontos em dezembro, mas a maioria esmagadora o bilhete sai por 15 mil pontos.

  • Floriano

    Essa união com a LAN só podia dar no que deu!!! Duas cias que não valem por uma… Vamos boicotar essa LATAM

  • Thiago

    Nõa é verdade. Emiti para os Canadá/EUA e foi super tranquilo. Me atenderam bem e me deram várias opções, inclusive com stop over.

    Obviamente que sempre é dificil ter EXATAMENTE o vôo que vc quer (como eu qqer programa de milhas), mas as opções eram boas, me proporcionando, inclusive, um stop em Caracas (fui a Los Roques) na volta, e eu nem tinha planejado isso.

    • Marco Antonio

      Thiago, estou com o YuriBF…

      A galera tava metendo o pau no outro artigo no Fidelidade TAM mas emitir para o exterior com Smiles é dureza tb…aliás, pode ser até pior…

      Vc foi "sorteado na Mega Sena" ao conseguir emitir tão facilmente como vc relata…

      Tb emiti recentemente passagens no Smiles para os EUA com stop, porém foram no mínimo umas 10 ligações até encontrar um vôo q se encaixasse +/- e ainda por cima cada ligação com no mínimo 1h30 de duração…

      Agradeça por ter conseguido tão rápido!

  • Thiago

    Eu emiti e achei bem razoável. Liguei em setembro(2010) e voei em fevereiro(2011) e foi super tranquilo.

    • Marco Antonio

      Putz cara….vc é o único!!!! Conta pra todo mundo aí o milagre!!!! kkkk

  • Igor – Poa

    Também recebi esta péssima notícia por e-mail!Há alguns meses adotei a medida de usar somente GOL e acumular somente Smiles pela dificuldade de encontrar trechos Fidelidade.Espero que a GOL não chegue a esse ponto!Porque até então a GOL tem atendido o melhor custo+benefício!

  • Roberto

    A TAM tem o direito de mudar a quantidade necessária para resgate mas não de desvalorizar nossas milhas que lá estão.Exemplo: se vc tem 5000 milhas vc tinha 50% de um trecho na America do Sul e agora com a mudança, com os mesmos 5000 milhas vc passou a ter 33% dessa mesma passagem, sendo que as milhas já estavam lá. Se vc soubesse disso talvez não tivesse transferido milhas do seu cartão para esse programa e sim para outro.

    • Roberto

      “O Código de Defesa do Consumidor proíbe que a empresa mude unilateralmente o contrato. Senão, a empresa poderá alterar os pontos cada vez que a pessoa atingir o número necessário para trocar por uma passagem”, afirma Lucas Cabette Fabio, advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

  • Juan Silva

    Que verguenza TAM. Cada vez peor, una verdadera pena. Estoy cada vez más desilucionado con esta empresa.

  • Tarcísio

    Concordo, estou há 1 ano ligado nos Melhores Destinos e coincidentemente TODAS as minhas viagens foram pela Gol, que a propósito, não é desconfortável assim pra valer você pagar R$ 100 ou R$ 200 a mais pra viajar na TAM.

    • +1 para mim, também já fui cliente com status elite na TAM, abandonei acumular milhas nela assim que migrou para o Multiplus o programa e estou sendo muito feliz com a Varig e o Smiles.

  • Claudio

    NÃO VEJO PORQUE A TAM FAZ PESQUISA COM CLIENTES FIDELIDADE PARA VER SE ESTÃO SATISFEITOS E JOGA UMA DESSA.

  • Carlos

    Porque a TAM não pontua mais quando o passageiro voa na América do Sul também?

  • Carlos

    Você esqueceu de mensionar que a validade dos pontos da TAM é somente dois anos. A GOL 3 e as americanas não expira desde que você pontue a cada 18 meses.

  • Carlos

    ahahahha, muito boa luiz

  • João Rodolfo

    Impressionante como a TAM só dá boas novas aos clientes.

  • Marco Antonio

    Realmente…várias datas em dezembro e algumas em janeiro….muito estranho…rs

  • Alberto

    E pela DELTA tb!

  • Lívia

    Tam LIXO!

  • Daniel Coelho

    Lamentável uma atitude dessas.

  • Schalke

    Só que ta impossível emitir qualquer coisa, sempre essa mensagem de erro, alguém conseguiu emitir com essa pontuação baixa pra janeiro???

    "Ocorreu um problema na verificação do seu saldo de pontos. Utilize outro número de cartão Multiplus Fidelidade para prosseguir."

  • Schalke

    Pessoal, uma dúvida que eu não encontrei no site da TAM: se eu emito uma passagem com milhas por 10000 o trecho, por exemplo, e depois preciso remarcá-la (mesmo trecho, portanto), e no dia que eu preciso da passagem só tem passagens de 20000 milhas, eu "pago" + 10000 milhas para mudar a passagem, ou "pago" só a taxa de remarcação que no caso seriam 10% ou 1000 milhas? Ou pago ambas (10 mil + mil milhas)???

  • Roseli Oliveria

    Pois é, o fidelidade da TAM só vai perdendo clientes. Essa semana tentei trocar meus pontos e foi complicado. Aparecia na tela o horario do voo com os respectivos pontos para resgate e no final não confirmava. Tive que mudar de cidade.

    • Roseli Oliveria

      Esqueci de dizer, que eles tb são complicados para incluir os pontos que temos direito. Fiz o pedido de três trechos e so entrou um. Tb ainda temos que ter outra senha, a do multiplus. Não facilitam nada.

  • Ricardo

    Galera, estava no aeroporto de Guarulhos semana passada tomando um café (depois de ter ido a Argentina pela GOL, pagando muito pouco), e escutei a conversa de um comandante da TAM falando ao celular. Fiquei assustado! Se não bastasse o vocabulário recheado de palavrões (semelhante a um adolescente rebelde), ele falava a um colega co-piloto sobre o corte de gastos da empresa. Disse que a TAM havia dispensado muitos comissários e pilotos, e que o corte só não foi maior devido as regras impostas a TAM no momento da incorporação da Pantanal. Disse que a tripulação está trabalhando muito, com pouco descanso. Ele próprio reclamou que havia voado muito, estava muito cansado, e que teria apenas um dia de folga até o próximo voo. Disse que a TAM não estava mais oferecendo passagens com preços competitivos pelo site, e que o valor era o mesmo da tarifa de balcão. O cara era revolta pura, e eu e minha esposa ficamos meio assustados. Impossível deixar de pensar nas consequências de um comandante pilotando cansado, estressado e insatisfeito. Igualmente impossível deixar de pensar no tipo de manutenção dada as aeronaves, tamanho o corte de gastos. Fiquei com má impressão da companhia!!

  • Ricardo M. Lima

    Enquanto a TAM ficou tamtam,a GOl fica sorrindo para os passageiros que vão migrar para ela.

  • José Gustavo

    Não sei qual a novidade.

    Em julho fui pra Lisboa, pela TAM, com 80.000 pontos.

    Tem certeza que esses valores só mudaram agora???

  • Ricardo M. Lima

    O correto é poder o consumidor transferir os seus pontos para a onde bem entender.Colocar os pontos numa empresa aérea não significa que estes pontos passem a pertencer a ela.O dono é o consumidor e portanto num momento como este em que o consumidor foi prejudicado ele pedia a transferência dos seus pontos que estavam em cia aérea que estava lhe prejudicando para a cia aérea que mais lhe favorecesse.Se isto ocorresse a TAM faria este absurdo.

  • Hanna

    Apesar da notícia parecer ruim, a mudança garante um resgate de "assentos ilimitado" a partir de 21/nov. Ou seja, não haverá restrição quanto ao número de passagens resgatadas com milhagem!

    Atualmente, para alta temporada, o resgate ilimitado para a América do Norte é de 100.000 milhas por trecho.

    Então, considerando que poucos trechos sofreram acréscimo de milhagem, acho que a mudança será excelente!!!

  • ANDRÉ

    Verdade seja dita!

    Pelo menos na TAM não há restrição de assentos. Tente achar uma passagem para MARÇO de 2011 de Brasília para Caracas utilizando SMILES. Só com 20.000 milhas!

  • Oscar Luiz

    A TAM era uma companhia que tinha Fãs, depois passou a ter clientes, depois passageiros e ultimamente só tem olhos para os acionistas.

  • Izabel Allende

    Como faço para migrar meus pontos da TAM para Gol?

  • Alfredo Schechtman

    No post há mençao equivocada de que a TAM só 'cobrou' 15.000 milhas em julho, quando já está assim para todos estes meses,. Trata-se do 2o. aumento de pontos em poucos meses.

  • Izabel Allende

    Vc é socia da TAM?

    • Thiago

      hahahahahahaha

      Por mim pode ficar com os "assentos ilimitados". Eu vou pra Smiles!! Be happy!

  • Nelson

    Quantas milhas são necessária, para emitir uma passagem para a europa pela Air France e Singapore?

  • amazonense

    Passei meus pontos p GOL;

    subi de categoria e obtive vantagens na emissão e demais situações. Decisão acertada!

  • Jpelegrin

    Emiti recentemente pela TAM para Frankfurt em 13 de fevereiro e o retorno dia 29 de fevereiro, sem nenhum problema. 40.000 cada. Emiti pelo Smiles de minha esposa Maringá-Montes Claros e retorno também sem problemas…. ou melhor….. uns 40 minutos em cada ligação.

    Mas fica uma ressalva: faz dois anos que não consigo voar pela TAM, sempre mais cara que a Gol

  • Jpelegrin

    Já que o Itaucard fechou as salas vips, acabaram-se os motivos para te-lo.

    Vou cancelar.

  • Cristine de Macedo A

    SÓ PARA NÃO PASSAR EM BRANCO, POIS SOU CLIENTE SMILES/GOL A MUITO TEMPO E GOSTO MUITO….TAM TAM TAM TAM…NÃO ESQUEÇAM DESTA PIADA…

    ESTE TÍTULO DE "MERCADO DINÂMICO" VEIO PRA PIORAR…

  • Amom Mandel

    Tenho 130.000 pontos (de cartões de crédito) para baixar, mas estou na dúvida: Tam ou Gol?

    Amom

  • victor

    É cada uma.

    "Apenas alguns trechos".

    APENAS TODA AMÉRICA DO SUL SÃO POUCOS TRECHOS?

    Acho tão engraçado as pessoas que conhecem a América do Norte, antes de conhecer seus próprios vizinhos…

    Enfim…é cada uma viu..

  • RABUGENTO

    O @RABUGENTO gritou no Twitter na mesma hora em que recebeu o e-mail da TAM com o comunicado.

  • RABUGENTO

    O que está no e-mail então é uma maravilha…

    "Em 1993, o Programa TAM Fidelidade foi criado com o objetivo de reconhecer e presentear nossos clientes mais frequentes. Nestes 18 anos, o Programa evoluiu"

    O PROGRAMA EVOLUIU….

  • RABUGENTO

    Roberto,

    Você acha que devemos entrar com uma ação para valorizar em 50% os pontos que já temos lá?

  • RABUGENTO

    Infelizmente, não faz. 🙁

  • Salim

    O lastimável disso tudo é que temos poucas opções de cias aéreas. Enquanto o mercado brasileiro de aviação não for aberto para outras cias, a concorrência permanecerá limitada, basicamente, à TAM e GOL.

    Com relação a mais essa restrição imposta pela TAM, vale mais à pena viajar pela GOL, que espero não siga o mesmo caminho.

  • RABUGENTO

    Essas mudanças seriam imposição da LAN?

    Afinal agora são eles que mandam.

  • Thiago

    Cara, liguei e não demorou pra atendente pegar minha ligação. Pedi o vôo que eu queria e não tinha (até aí normal), então ela me ofereceu outros vôos.

    Escolhi um que saia um dia antes e voltava (de outro destino) passando em Caracas, onde pedi um stop-over de 3 dias (e fui a Los Roques que é o máximo).

    Decidido os vôos, fechei o negócio na hora. Super tranquilo.

    Claro que eu entendo que quem usa mais um serviço tem mais chance de ve-lo dando errado, mas comigo foi assim.

  • Thiago

    Pegadinha do malandro isso sim!!!!

  • evelyn

    eu tb axei otimo, liguei agora em outubro p viajar em dezembro e volta em janeiro p mvd, demorou uns minutos p axar, mas fui super bem atendida, EU nao tenho doq reclamar…..

  • Gustavo Mossini

    meu saldo não é negativo, mas eu perdi 9.000 pontos de uma viagem que fiz com a LAN no Peru, eles simplesmente sumiram da minha conta e a TAM disse que não há registro. Voltei de TAM (com milhas) de Caracas dia 05/10 e o voo foi muito, mas muito pior que a ida, de GOL, o espaço para as pernas conseguia ser menor ainda (tenho 1,85m) foi um sufoco…

    Tbm vou deixas as milhas no cartão, mas tenho preferido o SMILES. muito mais simples de usar!!!

  • Gustavo Mossini

    Eu comprei pra OUTUBRO e já tinha pago 15mil tbm!!!

    Na verdade nunca me acertei com a TAM!!

  • Guilherme

    Concordo! A TAM só decai! Eu trabalho viajando semanalmente e noto substancial degradação do serviço: cartão vermelho é a mesma coisa q nada! Os funcionários se acham elite do mercado e não lhe tratam com educação, diferente da gol e azul, que parecem querer t conquistar. Vc gasta milhares de reais por mês com passagem da TAM e eles ainda querem cobrar o assento "conforto", que de R$20 passou a R$30 (geralmente, 10% do preço do trecho).Além disso, o sistema de milhagens da gol é infinitamente melhor, bem como os preços! Somado a este novo fato de que aumentará o preço do resgate, ELES VÃO FALIR, PELA ARROGÂNCIA!

  • PP

    Gente, a TAM usa e abusa. Com o Multiplus, eles vão se especializar em "ferrar" aqueles que acumular milhas no Fidelidade… É preciso reagir!

  • Rodrigo Carmo

    Isso é infidelidade. Sempre defendi a cia por conta do conforto, más realmente o programa fidelidade vai deixar todos os membros infieis. Me sinto profundamente lesado, de verdade. Quem pode me explicar o procedimento para transferencia para smiles.

    • valdenir

      Também quero saber como migrar para

      smiles, num vou pensar duas vezes.

  • Thiago Silva

    Palhacada eh o que a TAM considera alta temporada…nunca vi uma alta temporada durar tanto tempo

  • suzana oliveira

    Meus 19.000 pontinhos do cartão não irão tão cedo p tam,prefiro a promoção de pontos da gol.Ainda mais que me aborreci com essa companhia aérea,o atendente fala uma informação errada e no final eu que tive que arcar com as consequências de pagar mais caro,porque a bentita companhia apenas disse que naõ houve erro e se omitiu na cara de pau.E olha que tenho o protocolo a hora em que falei,imagina se peço a ligação p confirmar tudo,infelizemente não pude esperar p tomar tal decisão e paguei a mais.Mas nada como um dia atrás do outro.

  • Fabiano Torres

    O Programa de acúmulo de pontos no programa fidelidade é um adicional (bônus) oferecido pela TAM. O acúmulo de pontos não faz parte do contrato adquirido pelo passageiro ao comprar e utilizar a passagem. O contrato é levar o passageiro do ponto A ao ponto B em segurança.

    A TAM, como qualquer outra companhia aérea, tem o DIREITO de remanejar e mudar as regras do programa quando bem entender. Está nas regras do programa fidelidade (que você leu e aceitou ao se cadastrar). Não há injustiça alguma o fato da TAM aumentar a quantidade de pontos exigida para uma viagem bônus.

    A TAM tem o direito também de restringir e limitar a quantidade de assentos disponíveis para viagens bônus. Isto não pode ser considerado injustiça.

    É ela que dita as regras e você não tem o direito de dizer a ela o que fazer.

    Você tem a opção de voar com qualquer companhia e de aderir aos programas de qualquer empresa.

  • Izabel Allende

    Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Rodrigo Marconi

    E a maravilha é que eu não falei o resultado do chamado né?

    Eles me informaram que minha classe tarifária não pontuava.

    Detalhe que pedi à atendente o local da informação das classes (que eu já sabia), a mesma demorou horas sem saber direito, quando me mostrou, falou as classes que não tarifavam e a minha classe não estava lá, OU SEJA, continuo sem os pontos, mesmo a atendente vendo o erro, tendo que entrar em contato DE NOVO com eles.

    É realmente desprezível o atendimento da TAM.

    E concordo com quem disse que às vezes o atendimento do Smiles demora a atender, isso é bem verdade sim, não são todas as vezes q sou prontamente atendido, mas sempre tentam resolver, e buscam soluções. Mas geralmente não espero muito tempo pelas ligações não.

  • Henrique

    Só lamento a tam aumentar o mínimo de tarifas para a América do Sul. Com certeza, todos vão preferir pegar as promoções da Gol, sou um deles.

  • Absurdo! Sem contar que antes você pontuava 1 mil milhas para cada voo e agora normalmente são míseros 200 pontos por causa das diferenças de tarifas!

  • Romeu

    Não acho a TAM melhor do que a Gol em matéria de conforto. Acho as duas ruins, assentos estreitos e sem inteligência para colocar os passageiros dentro do avião. A TAM tem refeição, é verdade, mas outro dia foi um empanado horrível e já peguei uma sopa de um dedo. A TAM é uma vergonha! Lembro quando o A320 tinha 26 fileiras, agora são 29, ou seja menos espaço, menos conforto. As cadeiras foram modificadas para pior. Ouvir música na poltrona é quase impossível, ou está com defeito no plug ou sem serviço. Os fones que eles dão são horríveis. A Gol tem uma vantagem, o Gol no Ar, ainda não está em todos os aviões, mas é muito bom, basta ter um notebook ou smartphone.

  • Romeu

    Só viajo de TAM obrigado, quando minha empresa compra a passagem. Por mim não viajaria nunca.

  • Fillipe

    OS GESTORES DESSA TAM SÓ PODEM SER MUITO DEMENTES!

    PERDEU SÓ ENTRE FAMILIARES E CONHECIDOS UNS 10 CLIENTES, ÓBIVIO QUE VIAJAREMOS GOL, APESAR DO SERVIÇO FRACO QUE OFERECEM, A PONTUAÇÃO É MUITO MAIOR, O RESGATE É MUITO MAIS FÁCIL E COM MENOR PONTUAÇÃO E O QUE IMPORTA (CHEGAR NO DESTINO E VOLTAR PRA CASA) VVAI SER CUMPRIDO DA MESMA FORMA!!

    ESSAS MEDIDAS ARBITRÁRIAS E CADA VEZ PIORES SÓ DÃO INDÍCIO QUE A EMPRESA NÃO VAI BEM PROS CONSUMIDORES. TÃO FALINDO É?

    REVOLTA COM A TAM… USAR AS MILHAS QUE FALTAM E ACABOU TAM!

  • Lucas

    Quem disse que não há restrições???? Se vc quiser emitir com o mínimo de milhas, há muitas restrições sim!

    Viajei à pouco para a América do Norte via TAM com milhas, foi um parto consegui assento. Por sinal, não consegui nas datas que desejava e tive que voltar partindo de outra cidade. Terrível!!!

  • Lucas

    Eu não concordo.

    Já emiti trechos dentro da América do Norte e foi super simples! Tudo rápido, 100%.

  • Marcio Antônio

    Ajustado:

    ===================

    ENTENDENDO AS SACANAGENS DO FIDELIDADE TAM: NOVA REGRA DE RESGATES – AMÉRICA DO SUL

    Na maior parte do ano as emissões para a América do Sul pela Tam passam a exigir 20 mil pontos por trecho (eram 10 mil no 1º semestre de 2011).

    Estas sacanagens podem ser entendidas também em contexto empresarial.

    * A Tam separou seu programa de milhagem em uma empresa à parte, a Multiplus, com ações negociadas em bolsa inclusive.

    * A Tam empresa aérea estava tendo prejuízos.

    * Para reforçar o balanço da empresa aérea, a Tam vendeu antecipadamente para o Multiplus várias passagens prêmios. Com a entrada da grana no caixa, a Tam aérea teve lucro. (os acionistas do Multiplus certamente não gostaram reclamando que era transferência de receitas de uma empresa para outra).

    * Para compensar, a Tam promoveu as mudanças nas regras de pontos, representando uma desvalorização do passivo do Multiplus com o ativo previamente atrelado com as passagens compradas antecipadamente da Tam.

    Explicando melhor em um exemplo:

    – Supondo que cada bilhete prêmio tenha um preço de mercado de R$300.

    – O Multiplus tinha na situação inicial um estoque de 400 mil pontos de clientes (passivo) e em caixa R$12.000 (ativo).

    ====================================================================

    1) Nesta situação inicial, o Multiplus com os R$12.000 em caixa consegue comprar 40 bilhetes a preço de mercado (40 x R$300 = R$12.000).

    * A Tam emite cada trecho cobrando R$300 do Multiplus (= preço de mercado).

    —Caixa = R$12.000 (40 bilhetes x preço de mercado de R$300).

    —Dívida = R$12.000. Ou seja, 400 mil pontos = 40 bilhetes a preço de mercado (R$300) = R$300 x 40.

    —Resultado = R$0,00. Ou seja, 0 bilhetes (40 emitidos – 40 devidos) = 0 x R$300.

    ====================================================================

    Para receber uma grana adicional a Tam passa a cobrar do Multiplus um preço acima do mercado para emissão de trechos. Vende por R$400. Isso acontece porque as 2 empresas têm o mesmo "dono" (a Tam vendeu antecipadamente trechos para o Multiplus no 1º semestre de 2011).

    2) Nesta situação, o Multiplus com os R$12.000 em caixa consegue comprar 30 bilhetes a preço de mercado (30 x R$400 = R$12.000).

    * A Tam emite cada trecho cobrando R$400 do Multiplus (= 33% acima do preço de mercado). Com isso a Tam recebe um adicional de R$100 por cada bilhete.

    —Caixa = R$9.000 (30 bilhetes x preço de mercado de R$300). Uma perda de R$3.000 trasferida para a Tam aérea.

    —Dívida = R$12.000. Ou seja, 400 mil pontos = 40 bilhetes a preço de mercado (R$300) = R$300 x 40.

    —Resultado = -R$3.000,00. Ou seja, -10 bilhetes (30 emitidos – 40 devidos) = -10 x R$300.

    ====================================================================

    Para compensar o prejuízo da Multiplus, a Tam muda as regras de emissão e agora cada bilhete para a América do Sul passa a exigir 20 mil pontos.

    3) Nesta situação, o Multiplus com os R$12.000 em caixa consegue comprar 30 bilhetes a preço de mercado (30 x R$400 = R$12.000), mas tem o valor real de sua dívida reduzida de 40 bilhetes para 20 bilhetes.

    * A Tam emite cada trecho cobrando R$400 do Multiplus (= 33% acima do preço de mercado). Com isso a Tam recebe um adicional de R$100 por cada bilhete.

    —Caixa = R$9.000 (30 bilhetes x preço de mercado de R$300).

    —Dívida = R$6.000. Ou seja, 400 mil pontos = 20 bilhetes a preço de mercado (R$300) = R$300 x 20.

    —Resultado = R$3.000,00. Ou seja, +10 bilhetes (30 emitidos – 20 devidos) = 10 x R$300.

    ====================================================================

    * Desta forma, a Tam ganha inicialmente por vender antecipadamente bilhetes para o Multiplus acima do preço de mercado (de R$300 vendeu por R$400).

    * A seguir, o Multiplus ganha por ter sua dívida reduzida (do equivalente a 40 bilhetes para 20 bilhetes).

    * QUEM PERDE??? O trouxa que tinha ponto no Fidelidade Tam… Exatamente R$6.000,00 (=20 bilhetes x R$300,00).

    Márcio Antônio Estrela.

  • Fernanda

    Falou o advogado da Tam.

    A questão não é a Tam poder ou não fazer isso, e sim o quanto os consumidores que realmente são fiéis a empresa e voam com ela, pagando mais caro por isso para juntar pontos no programa fidelidade, estão satisfeitos ou não com essa atitude da empresa. E o quanto essa empresa, que em vez de melhorar seu programa, cuja dificuldade de emitir bilhetes para fora do país é enorme, piora para o consumidor, principalmente para aqueles que já tinha juntado o número de pontos suficientes para viajar e agora não poderão mais fazer isso…

  • Cenildo

    Com certeza vou migrar para o Smiles, pois ficou proibitivo o resgate de pontos, a não ser para aqueles que viajam muito (o que é a minoria).