Conheça os novos assentos ultrafinos dos aviões da GOL

Denis Carvalho 11 · maio · 2015

Se você for voar pela GOL nas próximas semanas pode se deparar com os novos assentos, ultrafinos, que começaram a ser implantados pela empresa em sua frota mais antiga. Essas poltronas economizam até 4 centímetros em cada fileira de assentos, permitindo que as empresas aéreas aproveitem esse espaço para aumentar a capacidade do avião ou para oferecer maior conforto aos seus passageiros.

A mudança é possível com o desenvolvimento de novas tecnologias para a confecção das espumas dos assentos, tornando-os firmes e leves, mas confortáveis, apesar da espessura menor.

Novas poltronas ultrafinas da GOL (fotos: Leonardo Cassol)
Novas poltronas ultrafinas da GOL  oferecem mais espaço (fotos: Leonardo Cassol)

A GOL optou pelo mesmo acabamento em tecido cinza escuro, com detalhes em cinza claro e laranja, já utilizado em parte das novas aeronaves novas com padrão Sky Interior da Boeing. No entanto, fica evidente a menor espessura da poltrona, quando comparada às demais.

Novas poltronas foram vistas no voo de Goiânia a Congonhas
Novas poltronas foram vistas no voo GOL 1439 de Goiânia a Congonhas, no dia 05/05

Nossa avaliação dos novos assentos é positiva, primeiro porque a novidade não representa uma mudança no padrão de conforto do assento, mas principalmente porque a GOL manteve o padrão GOL+ (Selo A na ANAC), com maior espaçamento entre as poltronas [31 polegadas (78,8 cm)] e o espaço GOL+ Conforto [assentos nas primeiras fileiras que oferecem 34 polegadas (86,3 cm), e 50% mais reclinação].

O GOL+ é gratuito, mas o GOL+ Conforto é cobrado, sendo gratuito apenas para clientes cartão Smiles Diamante. Além disso, o tecido é mais bonito e agradável do que a versão implantada nos primeiros Boeings da companhia:

Poltrona GOL com acabamento antigo, que começou a ser substituída .  Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data: 02/08/12.
Poltrona GOL com acabamento antigo, que começou a ser substituída. Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data: 02/08/12.

A Anac estabelece uma classificação entre “A” a “E”, conforme a distância entre os assentos. “A” é o mais confortável e “E”, o mais apertado. Uma aeronave classificada como “A” tem todas as poltronas acima de 73 centímetros.

Compare a espessura das novas poltronas com as atuais, no novo padrão Sky interior:

Poltrona padrão Sky Interior com novo acabamento.  Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800. Data:
Poltrona padrão Sky Interior com novo acabamento. Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: 737-800.

A TAM e a Avianca Brasil já operam algumas aeronaves Airbus em voos domésticos no Brasil com a nova configuração ultrafina, com acabamento em couro. Na comparação com os novos assentos da GOL, a TAM perde feio no espaço entre as poltronas, com distância de 71 cm a 73 cm entre os assentos no Airbus A321 (que recebeu selo B na Anac) e entre 67 cm e 69 cm nos apertados Airbus A319 e A320 (selo C na Anac), apesar de ganhar no quesito acabamento, feito em couro escuro, com encosto para a cabeça na cor vermelha.

Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: A321 TAM. Voo 3260 GIG x FOR – 16/10/14.
Foto: Leonardo Cassol. Aeronave: A321 TAM. Voo 3260 GIG x FOR – 16/10/14.

O movimento da GOL de ampliar o conforto para o passageiro está relacionado com a estratégia da companhia de aumentar a presença dos passageiros corporativos que viajam a trabalho em seus voos, bem como pelo aumento da concorrência com a Azul e Avianca, que oferecem bons produtos finais aos passageiros em suas novas aeronaves, com monitores individuais nas poltronas, bom espaço entre as poltronas e algumas exclusividades, como TV ao vivo e ausência de poltrona do meio (Azul), ou encosto para os pés e refeições quentes em voos domésticos (Avianca).

Trata-se de um alento, em meio a tantas mudanças negativas que vêm sendo promovidas mundialmente pelas empresas aéreas nos últimos anos. Afinal, parece possível conciliar preços competitivos com um bom serviço ao passageiro.

E você, já voou nos novos assentos ultrafinos da GOL ou da TAM? Compartilhe conosco a sua experiência.

Leonardo Pereira Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Rodrigo

    O Melhores Destinos está se contradizendo?

    “Nossa avaliação dos novos assentos é positiva, primeiro porque a novidade não representa uma mudança no padrão de conforto do assento”

    “movimento da GOL de ampliar o conforto para o passageiro”

    Seja como for, li, li, li e não vi onde o passageiro comum (aquele que não contrata serviços especiais) sairia ganhando com esses assentos. Só quem ganha é a companhia.

    • Felipe Mortimer

      Acho que o que eles quiseram dizer, Foi que em vez da gol colocar mais fileiras e deixar o espaço mais apertado, ela diminuiu a espessura da poltrona aumentou o espaço entre elas.

    • Cassiano

      Eu entendi que a poltrona fina não muda o conforto para passageiros em relação ao estofamento, sendo que ela aumentou significativamente o espaço entre as poltronas (e está muito melhor!).

    • Rodrigo

      Entendi. Claro que ter mais espaço influencia no conforto, ainda mais em viagens mais longas. Mas quando leio sobre conforto também fico pensando no estofamento da poltrona, na altura da mesma, no encosto para a cabeça e etc. Isso nem a GOL, e nenhuma outra empresa, parece se preocupar

    • No primeiro parágrafo citado não representa mudança com relação à maciez da poltrona, O ganho de conforto vem com o aumento no espaço.

      • Rodrigo

        Pois resumindo, será que para o passageiro o conforto se trata apenas de espaço? Como outros disseram, a GOL já oferecia um espaço relativamente melhor que as outras. E nem assim ela é preferida de forma geral.

        • José Filipe Neis

          Cara, 3cm a mais pra mim, com 1,90m, faz uma diferença absurda.

          Num preço semelhante, mesmo com a Gol e a Avianca servindo lanche, eu optaria por uma cia com mais espaço.

          • Danilo Fernandes

            Exatamente! Quem fala que aumento de espaço não significa diretamente com aumento de conforto é porque não sofre com o aperto quando se é mais alto ou gordo que a média. Se a troca das poltronas resultou em apenas ganho de espaço para os passageiros e não em aumento de poltronas então parabéns pra Gol. Mas ainda devem o lanche. 🙂

          • Erika Veroneze

            Para mim também viu, sou mulher e tenho 1,80m sofro horrores em viagens de avião, viajo sempre na poltrona do corredor para ter jeito de acomodar as pernas hahahahahaha
            Lanche você compra em qualquer lugar, às vezes nem tá a fim de comer no voo, mas espaço… cada cm faz diferença!
            Agora o problema da Gol é melhorar o espaço mas não melhorar o serviço principalmente no quesito “atendimento”

    • Todas as aeronaves em operação pela Gol atualmente oferecem o Gol+, com mais espaço entre as poltronas do que a empresa oferecia até 2013 na maioria dos seus voos. Isso beneficia todos os passageiros. O Gol+ Conforto que é pago apenas.

    • Du

      Pois é não vi vantagem alguma. A TAM já tem assentos ultra-sons e eu, que tenho mais de 1,80, tenho que pagar mais caro se não quiser viajar feito sardinha em lata.

  • Felipe Mortimer

    Parece ser uma mudança positiva, já oeguei um voo desse da Gol com essas poltronas mais finas, em um 737-700, me pareceu conforto semelhante aos do NG com bom espaço. A Tam está ficando pra trás do quesito conforto e espaço entre as poltronas, que estão cada dia mais apertadas. Sempre que posso. Ao viajo de Tam, que é disparada a menos confortável de todas as nacionais.

    • Leonardo Carneiro

      Tenho feito vôos frequentes com GOL, Azul e TAM, e realmente a TAM está ficando bem atras das concorrentes. Engraçado, pois a TAM fez uma fama de um serviço de melhor qualidade, mas não vejo isso na prática, comparando com as outras companhias.

      • João Rodrigues

        Eu me decepcionei recentemente com o serviço de bordo da Avianca, apenas… em um voo de 3 horas, só serviram um lanchinho frio e minúsculo. A TAM, ao menos, segue dando um lanchinho mais decente mesmo nos voos curtos… é algo a se ponderar!

        • Leonardo Carneiro

          Nem queria entrar nessa questão dos lanchinhos… nem o amendoim a GOL serve mais =(

          As vezes vejo comentários pejorativos sobre a GOL, sobre uma baixa qualidade de serviço, ou companhia do povão (isso não deveria ser pejorativo, mas as pessoas que emitem essas opiniões dão essa entonação), principalmente motivados por coisas como a GOL se assumir (na teoria) como uma low cost, ou coisas como cortar o amendoim, mas não acho justo.

          Embora eu também não tenha ficado feliz com os cortes ainda valorizo muito o esforço deles em oferecer um melhor conforto em seus voos, principalmente no que tange espaço.

          Não tenho nenhum laço de lealdade com a GOL, mas empatando os quesitos preço e disponibilidade de horários, dou preferência a ela. Tenho mais de 1,90m, e meus joelhos agradecem o espaço oferecido por eles =)

          • Wólnei Franco

            Os que mais reclamam da Gol, são os que voam por ela. É o mesmo que falar mal da Globo e só assistir à ela! Em relação ao espaço, concordo com você, tenho 2,02m e a Gol tem mais espaço que a Tam e Avianca. Mesmo em assentos comuns. Lógico que com o Gol+ fica melhor ainda.

          • Felipe

            CARACA! Achava que a Avianca tinha mais espaço que a Gol! Pelo que tinha lido pelo menos, pois nunca voei.

          • Wólnei Franco

            Voei de Avianca A320 e achei apertado como a Tam

          • Felipe

            Qual a sua altura? Eu tenho 1,80m e de GOL/TAM/ AZUL só me senti apertado na TAM (CGH-SDU, acho que era um A319). Nunca voei Avianca…mas entre os três a Azul dá um banho…só em não ter a poltrona do meio a sensação de espaço já é aumenta muito!

          • Wólnei Franco

            tenho 2,02m

          • Felipe

            Aí também né…realmente pra você fica difícil mesmo…se você fosse voar na easyjet teria que ir em pé…eu que tenho 1,80 fiquei com meus joelhos colados no assento da frente…imagine você com 2.02! Deve ser sofrido viajar de avião!

          • Thiago Castro

            Eu faço a ponte aérea e sempre prefiro a Avianca. De longe o melhor serviço e espaço. Não estou entendendo os problemas que o pessoal teve. Como o preço dela nem sempre é melhor, costumo voar mais de Tam e Gol mesmo. A Gol sempre teve o pior espaço entre as poltronas, mas melhorou MUITO nos últimos meses, principalmente com os Sky Interior. Já a Tam ficou parada, mas não a vejo como tão ruim não.

          • Felipe

            Realmente, já voei muito Gol e senti a diferença com as últimas mudanças nos assentos. Eu vejo a TAM como bem ruim…tenho 1,80 e moro em Fortaleza, sendo que a família mora toda no sudeste, portanto as viagens são sempre longas, e nisso o conforto ou a falta dele faz diferença.

          • DVC

            Difícil é a Gol se colocar como Low Cost, mas não cumprir, além de oferecer um péssimo pós-vendas… sem comentar o estado de algumas aeronaves (não estou questionando a manutenção mecânica)… que internamente parecem mais ônibus velhos.
            Tem tempo que não vôo com a Gol e não pretendo voar com eles tão cedo.

          • Cristiano

            Tenho 1,92 cm e sei bem o que estás dizendo…

        • Thiago Castro

          Então vc mede o serviço pelo lanche? A Avianca tem um espaço de poltrona muito bom, serve lanche (ainda q vc não goste), sem falar no entretenimento com tela individual e tal. Acho que tá bom né?! Eu acho que a Avianca só perde pra Azul e está muito a frente de Tam e Gol.

          • João Rodrigues

            Quando você já se deslocou mais de uma hora pela cidade pra chegar ao aeroporto, ficou lá 1:30 esperando pelo avião e vai viajar outras 3h – e considere que não dá pra comer nada no aeroporto porque os preços são descomunais -, aí faz falta um lanchinho mais bem servido, sim!
            Ninguém está medindo o serviço só por isso… Só disse que é algo a se levar em consideração. Nunca achei que faria falta, enquanto eles serviam normalmente, mas hoje vejo que isso muda um pouco a viagem sim rs.

        • luis

          A Avianca só oferece serviço completo na ponta aerea,ou seja CGH-SDU.Viajei uma vez de REC-GIG,o lanche foi muito pequeno,não vi nada de sobremesa como na propaganda.

    • YagoG.

      Vantagem de ser pequeno. Atenção para as costas, porque as pernas cabem.

  • Daniel Moura

    Infelizmente uso preferencialmente a Gol pq é a que oferece passagens mais baratas(e a que tem tido mais promoções nos últimos meses). A questão do conforto deixa muito a desejar tanto na Gol quanto na Tam. Gosto muito da Avianca e Azul porém são as que possuem rotas mais limitadas e preços nada acessíveis.

    • Andrew Bueno Piolli

      Concordo. Apesar que a Avianca tem uns trechos bem baratos como o trecho GRU – CUIABA que nos dia que vi eram os menores, mas eram operados por fokkers

    • Felipe

      Tem um cara de BSB que só viaja de Azul…segundo ele os preços lá são competitivos o suficiente pra valer a pena pagar um pouco mais…aqui em FOR a diferença entre GOL/TAM para a Azul é grande mais, por isso fica dif[icil usar a Azul. Eu costumo viajar Gol porque costuma ter preço melhor e também porque as poltronas são melhores pra mim que tenho 1,80m. Avianca nunca voei, mas só ouço falar bem do conforto…só que o preço é proibitivo e as frequências são ruins.

      • Wólnei Franco

        Azul competitiva em Brasília? Só se for pra Campinas e Confins. No restante é tudo caríssimo!!

        • Felipe

          Cara, não sou eu que digo…eu não lembro o nome dele mas é usuário do MD e disse que vale a pena pagar a mais pq sempre é fácil voar com milhas…pra mim não rola pois Azul é muito cara saindo de FOR, afinal tudo é longe…os destinos próximos tem poucas frequencias na Azul, então fica muito caro.

          • ML

            Aqui em Teresina a Azul ameniza um pouco os preços em relação a Fortaleza. Os preços geralmente são 500 reais mais baratos que TAM e uns 250 mais caros que Gol. Aqui é mais fácil voar Azul.

          • Felipe

            Quem dera aqui fosse assim! Eu gosto muito de voar pela Azul!

  • zeca1908

    Aumentaram o espaço para as pernas mas parece que diminuiram a largura da cadeira, eu não tô cabendo nela rs. Solucionaram a perna e apertaram na largura.

    • Coelho

      Será que não comeu demais? HAHA brincadeira não pude perder a piada, pois ri do seu comentário.

      • zeca1908

        Também. Mas na ida pela Gol tb a cadeira era mais larga e mesmo gordo foi boa. A volta que estranhei, muito fina. Tem q pensar nos gordinhos, tem muito gordinho hoje em dia. Kkkk

      • Cristiano

        Só se for, na sala de embarque. Se depender do serviço de bordo, entre um trecho e outro, dá para emagrecer, fácil, fácil.

    • Guilherme Appolinario

      Não vejo motivo pra mudar a largura do corredor. Todos os trolleys e inclusive medidas de bagagem de cabine foram feitos já tendo em mente o tamanho. Não teria razão de mudar.

  • Tito Bosco

    Se isso resultasse em melhores tarifas seria bom. Mas acho que vai ficar apenas no pseudo conforto mesmo, pois com o tempo as espumas vao ficar bem mais finas e “viciadas”. Nao ha nada desalentador do que vc pegar uma poltrona que a espuma praticamente te deixa sentado na carcaça dela.

  • Wólnei Franco

    Os aviões da Copa Airlines também são essas poltronas finas…

  • Wólnei Franco

    Em breve terá mudanças na companhia. A começar pela marca visual. Já existe em Confins um avião-teste com a nova pintura. Informações através do Fórum Contato Radar.

    • Felipe

      que outras mudanças além desses assentos nos 737-700 e a pintura? Pode adiantar?

      • Wólnei Franco

        No Fórum a ”galera” disse que a Gol vai investir em WiFi à bordo. O melhor é esperar. E ver se isso é verdade.. http://forum.contatoradar.com.br/

    • Guilherme Appolinario

      Mudança de marca da Gol? Pesquisei as informações do Fórum Contato Radar e não achei. Posta aí pra gente.

      • Wólnei Franco

        ”[TÓPICOS UNIDOS – AFA GOL] Nova Identidade Visual’.

    • Henry.

      Wolney..
      Vc poderia fazer a gentileza de enviar o link desta notícia, pois eu cliquei no link que vc enviou e cai num link que tem zilhões de tópicos deste site.. eu já até me cadastrei lá, mas não consegui.

  • Felipe

    Os assentos da TAM apertam mais as pernas, pois tem uma distância menor para a poltrona da frente em relação à GOL (concorrente mais próxima em termos de conforto), mas em compensação a largura é maior do que os da GOL. Eu diria que para pessoas altas a GOL é melhor, e para quem altura não é problema é melhor a TAM pela largura maior que pode gerar um conforto mais adequado.

  • Carmen

    Para quem tem o quadril largo (como eu), será que vai valer a pena?

  • Augusto Argenti Rocha

    Como diamante é fato que a Gol tem se tornado a melhor opção na concorrência com a TAM, perdendo para a Azul, mas em função de malha, frequência e slots ela ganha. Há alguns anos poltronas mais finas seriam sinônimo de mais assentos, acho que há um grande amadurecimento do mercado. Já fiz alguns trechos nacionais em voos com interline indo para voos internacionais e o conforto do espaço + da Gol era melhor que o economica melhorado da AA ou da Delta.

  • Mikael Kenan

    As passagens da Azul hoje em dia estão tão caras que chegam a custar 3 vezes mais que a Gol e a Tam no mesmo trecho, digo o mesmo das passagens internacionais.

  • Gabriela

    Como sou bem baixinha, sou fiel a companhia mais barata, sempre hahaha. Mas é bom ver o movimento das cias no sentido de termos mais conforto.

    • FGomes

      sou baixo também, então estou com voce! Mas exceto para pessoas muito altas, acima de 1,85, é que conforto é tão relevante. A galera aqui fala bastante, mas na verdade vai sempre na menor tarifa, é claro!

  • Guilherme Lopes

    Eu já viajei em aviões da TAM com essa poltrona e não senti diferença . Inclusive, achei mais confortável que um voo ao exterior feito em um Airbus A330 antigo da TAM, que me pareceu oferecer um espaço bem menor. De qualquer forma, ninguém bate a Avianca em conforto no Brasil… Pena que os preços e o programa de milhas deles não são tão competitivos.

  • Daniel

    Gostaria de saber qual o peso dessa nova poltrona vs. o peso da poltrona antiga. Aposto que é muito mais leve, o que se transforma em menos peso total da aeronave, trazendo economia de combustível a médio/longo prazo.
    Aí vai um gênio do marketing da Gol e coloca essa nova mudança como um novo “benefício” para o gado (nós) que viaja com eles.
    Conheço bem esse tipo de “novidade”.
    Eu gostaria de saber se alguém mediu verdadeiramente (cientificamente) o conforto sem achismo … aposto que o estofamento é mais fino e que 1 ano depois de uso, fora os rasgos, você sentirá os parafusos espetando o “forévis” …

    • Rodrigo

      Concordo contigo, Daniel… Aliás, esses questionamentos poderiam ser feitos pelo próprio Melhores Destinos.

    • Thiago Castro

      Como é que se mede cientificamente o conforto da poltrona? Se ela tem um espaço maior não precisa ser gênio pra ver que isso é uma coisa boa não é? E qual o problema em ter economia de combustível? Sobre o estofamento, o jeito é esperar. Se for ruim, vc reclama. Se não, fica quieto e aproveita o maior espaço.

      Pessoal gosta mesmo é de reclamar de tudo.

      • Anderson Cunha

        “Sobre o estofamento, o jeito é esperar.” De maneira nenhuma. Toda tecnologia desenvolvida é aplicada após a realização de testes. Qual a dificuldade de a pessoa aceitar um questionamento de outra? Sem essa de “fica quieto e aproveita…”.

    • Daniel, de fato há economia de combustível. Algumas empresas adotaram essa tecnologia 3-4 anos atrás e aparentemente não houve problemas desse tipo. Há um desgaste natural, semelhante ao que ocorre com as poltronas antigas. Claro que cabe à Cia aérea fazer a manutenção adequada.

  • Henry.

    Fiquei com algumas dúvidas:
    1- Estes novos assentos ultrafinos são mais leves que os anteriores ?
    2- Se eles forem mais leves, será possível que a Gol transporte mais carga paga no porão ?
    3- Se eles forem mais leves, embora transportando a mesma carga no porão, mas com menor peso no total, a aeronave vai consumir menos combustível ?
    4- Se este assento for mais estreito, conforme relato do colega, será que a Gol vai modificar o assento mais uma vez, fazendo que ele seja mais fino, mas mantendo a mesma largura ?
    5- A Gol confirmou, por escrito, que não vai modificar, futuramente a quantidade de filas, uma vez que, sendo mais fino, poderia, EM TESE, colocar mais uma fila no avião ???
    6- Alguém acredita sinceramente que a Gol/Smiles, de uns tempos pra cá, está preocupada com seu cliente ou está mais mesmo é afim de limpar a barra com as cag—- que faz no Smiles ??
    Sinceramente, quando vejo uma empresa, tipo Gol/Smiles, fazer as coisas que faz com seus clientes, aumentando tabelas, e vindo com falsas promoções, fico a imaginar porque Papai Noel tem tanta credibilidade neste mundo..

    • Boas provocações. O que acho?
      1- sim
      2- creio que sim
      3- sim
      4- boa pergunta para a Gol…
      5- ela afirmou que vai manter o espaço atual do Gol+. Pode incluir uma fileira nova sim, mas no avião que eu voei não havia fileira adicional.
      6 – Smiles é uma empresa independente agora, apesar de controlada por um acionista da Gol. Tudo é possível, mas acho pouco provável.
      O pior da Gol/Smiles é mudar as coisas sem nenhuma comunicação prévia, às vezes sem comunicação alguma.

  • luiza

    O que eu não gostei é do fato de que parece que os “braços” da cadeira são fixos. Dependendo da lotação do avião era possível levantar o braço e ganhar espaço lateral. Não digo deitar nos três assentos.. Nunca fiz isso. Mas só o fato de tirar essa divisão quando não tem ninguém dava um certo conforto… Espero que não seja exatamente esse o modelo.

    • Thiago Castro

      O braço só é fixo na primeira fileira por conta da mesinha. Nas demais é móvel.

  • marcel

    Se tiver tudo na mesma faixa de preço, prefiro a azul, mas geralmente opto pela cia com menor preço e melhor horário para min, não vejo grandes diferenças entre as cias nacionais, acho que todas oferecem um serviço satisfatório.

  • Danielsson

    Voo em uma poltrona de avião classe econômica: 400 Reais
    Raio gourmetizador em poltronas de aeronaves…
    Poltrona ultrafina plux mega-relax: 700 Reais.

  • Felipe Melo

    Testei a nova poltrona da Tam no voo em GRU e FLN. Achei mais confortável. Pra mim a Azul e Avianca continuam sendo as melhores em conforto e espaço entre poltronas. Alem do serviço e entretenimento.

  • Leandro

    Peguei um voo com essas poltronas. Mudou nada

  • Renato

    Tive o desprazer recente de encarar um voo bh-slz nisso durante a madrugada, simplesmente pra ficar ruim tem que melhorar muito, a poltrona deve reclina um grau no máximo é dura estilo banco de cimento de praça, apoio pra cabeça zero, enfim reprovei totalmente.

  • Tarcísio Medeiros

    Eu não gosto da Avianca por um motivo simples:
    Viajei com ela pra Bogotá e pelas regras da empresa não se pode usar celular – nem em modo avião – DURANTE O VÔO (não estou falando das decolagens e aterrissagens). Eu já não consigo compreender como até mesmo aparelhos eletrônicos sem comunicação sem fio (como máquinas fotográficas) poderiam prejudicar a comunicação com a torre, mas OK, é legislação nacional, mas daí você ser proibido de usar o celular em um vôo de 5h e meia, quanto todas as outras Cias permitem normalmente e algumas até oferecem (ofereciam?) com WiFi, não tenho como considerar isso como uma grande falha dela. Até porque, qual a diferença entre um celular e um tablet com 4G pra celular ser proibido e um tablet ser permitido? Total incoerência.

    • Rafael

      Eu viajei para Bogotá no final do ano passado e usei celular e tablet normalmente. Inclusive, embaixo da poltrona tem uma tomada para você ir carregando seus eletrônicos durante o voo. Na verdade, até chamei o comissário para me auxiliar com a tomada, que não fez nenhum comentário a respeito dos aparelhos.

      • Tarcísio Medeiros

        Se você ler aquele folheto de segurança dela, ou prestar atenção ao video, lá diz claramente que não se pode utilizar o celular durante todo o vôo, mesmo no modo avião, e eu fui chamado atenção por uma comissária porque estava simplesmente assistindo um video no meu celular, o que pra mim foi humilhante. Vai ver os próprios funcionários sabem que é ridiculo cobrar por isso, mas na sua próxima viagem repare nisso, e se está nas regras da Avianca, qualquer comissário pode exigir que você desligue seu celular durante o vôo.

    • Nos Estados Unidos e União Européia se pode usar aparelhos eletrônicos durante todo o voo, inclusive decolagem e pouso, em modo avião. Infelizmente, a América do Sul e o Brasil ainda não seguiram essa regulação.

  • Particular Risk

    Nâo voei nos assentos ultrafinos da Gol ou TAM, mas já voei neste tipo de assentos da Germanwings (A320). Achei excelente. De fato aumenta o espaço para pernas e não há perda de conforto, especialmente considerando que os voos nacionais são de curta duração.

  • FGomes

    WiFi à bordo seria o unico motivo para eu escolher entre uma cia e outra que não fosse o preço. O resto é balela. Lanche, espaço, TV, tudo isso você abre mão pela melhor tarifa, sem dúvida. A não ser num voô muito longo, em que conforto começa a pesar muito.

  • Rafael

    Meu único problema é com o espaço para apoiar o braço. Odeio ter que passar a viagem “brigando” pra ver que vai ficar com o braço no apoio rsrsrsrs

  • Wólnei Franco

    Henry, entre no fórum e se cadastre lá.

  • Wólnei Franco

    Fórum: Aviação Civil > [TÓPICOS UNIDOS – AFA GOL] Nova Identidade Visual..

  • simone m

    A british airways usa esses assentos nos 7773 e eles dão de 1000 nos assentos antigos maior suporte lombar e um tiquinho a mais de espaço que em um voo de 11 horas faz diferença. Parece que não mas esse assento é mais confortável sim.

  • Thiago Castro

    Então vc quer que a Cia divulgue os estudos sobre o material e tal? É isso? Vc já viu isso acontecer em qualquer segmento que seja? Se for ruim, vc reclama, mas pq desabonar a poltrona já de inicio?? Deviam cobrar da Tam então que usa esse tipo de poltrona há mais tempo.

    Como eu disse, pessoal gosta mesmo é de reclamar de tudo.

  • luis

    A GOL não tem serviço a bordo,não tem conforto,não tem preço competitivo,e ela não tem limite.A TAM adora copiar.

  • Pedro VG

    Só quem fez um voo internacional com a gol sabe o que é uma viagem infinita, serviço péssimo, conforto ruim e entretenimento inexistente. Terrível!

    É uma idiotice das cias acabar com o lanche nos voos curtos pois o baixo custo se embutido na passagem não faria diferença para o cliente mas uma enorme mudança na imagem da empresa.

    • Pedro, concordo com você. A Copa usa os mesmos aviões 737-700 ou 737-800, porém oferece sistema individual de entretenimento e um bom serviço de bordo para compensar, além de oferecer preços mais acessíveis. Na minha opinião, é muito mais vantajoso ir para os Estados Unidos ou Caribe em aviões maiores e específicos para viagens de longo curso.

    • Bruno Bastos

      Já eu sou 100% contra comida em voo curto. É muito mais respeitoso com o cliente ser transparente e cobrar de quem quiser comer e deixar quem não quer economizar um pouco. Talvez até liberar pra que o passageiro que não leva bagagem despachada venda seus quilos pra outros que venham a pagar excesso.

  • Paulo Oliveira

    Tenho 1,95m de altura. Vou espremido na Tam e na Gol consigo ir sem esmagar o joelho na poltrona da frente.

    • Felipe

      Essa questão de espaço é engraçada…eu voei de Azul CWB-VCP-FOR. No trecho CWB-VCP fui de assento normal, e no trecho mais longo, VCP-FOR fui nos assentos especiais e me arrependi de ter pago a mais, pois achava que a diferença de conforto seria grande como na TAM e nos -700 da GOL, mas estava enganado. O assento normal da Azul é perfeito pra mim (1,80m) em qualquer vôo, inclusive EUA e EUROPA.

  • Felipe

    Bom saber disso! Eu fiz uma planilha de aviões/companhia que são confortáveis para viajar tendo como base um mínimo de 31” de distância entre poltronas e 18” de largura…31” é igual ao da Gol, então como eu me sinto confortável nas pernas nos assentos deles, então essa distância tá boa…só que a largura da Gol incomoda um pouco…17”…o que numa viagem doméstica não é problema, mas num vôo com mais de 6 horas sentado e querendo dormir pra relaxar, essa polegada faz a diferença…justamente por isso não coloquei a AA na minha lista…a Delta tem uns modelos melhores.

  • Sou portador de deficiência física e na última segunda-feira, 11, fiz o trajeto SDU-CGH-GYN em duas aeronaves com este novo modelo ultrafino. Nada a reclamar, chega a parecer mais confortável que o modelo anterior, pois a cabine passa a impressão de menos carregada.

  • Alexandre Machado

    Estas poltronas são tremendamente desconfortáveis. Quem voo constantemente sabe do que falo. A coluna reclama, a regiao da cintura sofre e as pernas parecem adormecer com menos de meia hora de uso. Tenho 90Kg em 1,76 e faço exercícios com regularidade portanto, o problema NÃO está comigo.