Companhias aéreas não podem cobrar multa para trocar ou corrigir nome de passageiro, diz Anac

Denis Carvalho 23 · agosto · 2013

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou ontem um comunicado esclarecendo que as companhias aéreas não podem cobrar multa ou taxa para fazer a alteração ou correção do nome do passageiro no bilhete aéreo. A troca do passageiro que fará a viagem, contudo, é proibida.

“A Anac esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas, sem ônus para o passageiro”, informou a agência.

Nota (2016): a resolução foi revogada e a companhia pode cobrar para corrigir o nome na reserva. Um novo projeto que está em consulta pública vai regulamentar a questão.

Segundo a Anac, a isenção de custos abrange a correção de erros como subtração ou acréscimo de letras, subtração ou alteração de sobrenome (para pessoas que possuem mais de um sobrenome).

Embora a legislação vigente estabeleça que o bilhete de passagem é pessoal e intransferível (Resolução nº 138/2010), existe a possibilidade de correção de eventual erro material no bilhete de passagem, desde que mantida a titularidade do passageiro”, definiu.

A agência informou que caso o passageiro se sinta prejudicado deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. “Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda a ANAC, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário”.

A agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC), pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, com atendimento em português, inglês e espanhol) ou nos principais aeroportos.

Veja o comunicado no site da Anac

Dica do leitor Gustavo Augusto de Oliveira

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Dênis Colli

    Excelente iniciativa!
    Demorou para que os orgãos se manifestassem a respeito… Correções podem ser feitas e não interferem na emissão dos tickets das cias aereas uma vez que algumas possuem a politica de alterações e cancelamentos sem taxas em ate 48hs… Claro que existem pessoas que fazem isto para tirar vantagens outras que erraram na pressa de comprar e aproveitar as promos!

  • Marcos Sobral

    Boa ideia. Antes chegava a ser abusivo. O cara, ou a agência, errava a grafia do nome e tinha que pagar para consertar. Na euforia da promoção as vezes era comum digitar alguma coisa errada. Agora dá para emitir o bilhete mais tranquilamente.

  • djhaga

    ANAC e NADA são sinônimos.

    • Marcos Sobral

      Concordo!

    • Graziele

      Pensei nisso quando estava lendo. Acionar o Procon ou Poder Judiciário é mais trabalhoso, mas pode surtir efeito. Das reclamações que fiz na ANAC, leia-se NADA, após insistentes tentativas de resolver o problema com a Gol, não deu em NADA. Fiquei no prejuízo. Comprei passagens mais caras para ter o direito de trocar a data sem pagamento de taxa, caso precisasse. Precisei e me ferrei.

  • Leandro Esteves

    Ótima notícia. Já vou testar o funcionamento disso para fazer a correção do meu sobrenome que saiu invertido na compra da passagem para Roma, pela Ibéria, divulgada aqui no MD, por sinal a melhor promoção já divulgada nesse blog 🙂

    • Denis Carvalho

      Nossa, já postamos tanta promoção boa que não saberia responder qual foi a melhor! Quem sabe um dia a gente organiza uma votação entre os leitores! rs

      • GRACE

        Denis, voto na promoção da Delta na classe executiva, por R$ 1.863,00 :), mas todas são ótimas, vcs fazem um trabalho maravilhoso, parabéns

    • Leandro Vidal

      Xará, realmente essa promoção foi excelente! Meus pais compraram e estão na Itália. O retorno será amanhã de noite. O nome da minha mãe foi emitido trocado, mas eu não mudei nada, deixei como estava e eles fizeram checkin normalmente em GRU, sem problemas.

      Uma dica boa: eu comprei diretamente pelo site da Ibéria e na época estava com uma promoção de Avios em DOBRO (não me lembro até quando podia ser a viagem, mas sei que a deles se enquadrava – 05/08 a 24/08). Os pontos da ida já entraram no Iberia Plus (12.168 avios apenas na ida que foi para Veneza). Na volta deve ser mais ou menos isso também saindo de Roma. Com isso, a ida e volta de cada um deles quase dará direito a um trecho para a Europa novamente (GRU-MAD ou GIG-MAD ou retorno), pois com 25.000 avios dá para emitir um trecho. Se um emitir a ida e o outro emitir a volta, dá para ter uma ida e volta gratuita!!! Definitivamente essa promoção foi a melhor! Obrigado MD!!!

      • Caio

        Amigo, vc sabe informar se o avião que seus pais viajaram ainda eram aquelas carroças velhas da Ibéria?? Fiquei sabendo q até o fim do ano eles devem trocar as aeronaves que fazem o voo para o Brasil

        • Leandro Vidal

          Caio, os voos foram nos aviões velhos da Ibéria. Mas eles disseram que o atendimento foi bom, todos os 4 voos foram bem pontuais, inclusive chegaram nos destinos antes do horário previsto, as malas chegaram em bom estado, o preço foi excelente e ainda ganharam milhas para mais uma ida e volta, ou seja, não há o que reclamar da Ibéria. Relato feito por eles

          • Caio Santana

            Bom demais… por esse preço vale a pena ir p europa até de GOL… kkkkkkk comprei também p maio 2014. Valeu

          • Leandro Vidal

            Hahaha.. Verdade!! Você já deve pegar os novos aviões.. Assim vai valer mais a pena ainda!

        • Angela Hallak

          Caio, viajei agora em julho pela Ibéria e achei os avioes otimos, nao atrasaram, as malas chegaram, refeicões otimas. Nunca tinha viajado de Ibéria mas achei melhor do que Delta e AA.

      • Israel

        Leandro, a volta dos seus pais também foi tranquila? Estou com os nomes invertidos nas passagens também. Nenhum comissário fez qualquer reclamação aos seus pais?

    • Karla

      Comprei 6 passagens esse dia e todas vieram com o nome invertido… depois a Iberia quis me cobrar 40 dólares por passageiro para fazer a troca… vamos ver agora, né?

      • Hemres

        Reclame com eles e envie o printscreen ou o link do comunicado oficial da ANAC!!! Detalhe depois de enviar ligue após o prazo quie eles te derem para resolver e não saia da linha do telefone enquanto não for resolvido!!!!!

        Segue link da matéria do MD para queles que precisem alterar os nomes na Iberia

        http://www.melhoresdestinos.com.br/arrumar-corrigir-nome-passagem-aerea.html

        Abaixo link do comunicado oficial no site da ANAC

        http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=1113

        • Bruno Leonardo Salvadori

          ATENÇÃO – Tive minha passagem emitida com o nome faltando uma letra, tenho tentado a correção e a companhia e o submarino viagens insistem que eu tenho que pagar pela correção. ACABO DE LIGAR PARA A ANAC E A PROPRIA AGENCIA ME INFORMOU QUE A COBRANÇA FICA A CRITERIO DA COMPANHIA, ou seja, eles PODEM SIM COBRAR PELA CORREÇÃO DE NOME. Favor corrigir esta materia.

    • Na matéria da promo pra Roma eu já havia informado isso!!! Falei para abirir reclamações na ANAC e o mais importante é ACOMPANHAR O ANDAMENTO, pois se a empresa fecha a reclamação informando qualquer coisa ou que resolveu, porém, sem resolver a reclamação aberta na ANAC, temos somente 5 dias úteis para reabrir a solicitação informando que o problema não foi resolvido!!!!!!! e lógivo, acompanhar novamente, pois assim como reclamações abertas na ANATEL onde as operadoras fecham com informações absurdas na ANAC pode acontecer a mesma coisa… lembrando do prazo de 5 após o fechamento para reabertura.

      Pessoal não pensem que não acontece nada!!!! Pode não acontecer um acompanhamento da ANAC com sua reclamação, porém, as multas são aplicadas as empresas com base no número de reclamações abertas, número de reclamações reabertas (pois, a ANAC entende reclamação reaberta como não resolvida), enfim, embora não acompanhem sua reclamação eles levantam os indicadores gerais de reclamações para aplicarem as multas.

      Como quase ninguém abre, quase não são aplicadas multas, o que não ocorre com a ANATEL, por exemplo, que aplica multas de 2, 3, 4, 5 milhões nas operadoras de telecomunicações.

    • Debora

      Leonardo, na euforia da promoção da Ibéria pra Roma comprei passagem para mim e para o meu marido e acabei escrevendo um dos sobrenomes dele errado. Liguei para o Submarino uns 30 minutos depois de comprar e eles falaram que para corrigir eu teria que pagar o preço normal, não o da promoção. Como fiquei co medo de não poder embarcar, acabei cancelando e ainda pagando 130 reais de multa pelo cancelamento.

    • Alguem já conseguiu na prática isso? Estou tendo esse problema! Meu último nome saiu com uma letra a menos e a Iberia quer me cobrar 40 dólares para alterar o nome. :/

    • Leandro Esteves, você conseguiu corrigir?

  • A fiquei azedo em 2010
    emitiram meu bilhete errado da American pela agencia. soh fui ver quando recebi o voucher na véspera da viagem, solicitei a troca de nome disseram que a troca ficaria no valor de 10% da tarifa que ficaria uns 450 disse que se não tivesse problema não ligaria pra alterar a mulher disse que não tinha problema algum no telefone, beleza embarque sem problemas fiz a viagem voltei meu sobrenome é Gonzalez e colocaram Gonzales ai voltei dos EUA fui resgatar minhas AAdvantage, ai não consegui perdi quase 7 mil milhas de cada trecho ida pra GRU / JFK / SFO / NHL honolulu Hawaii, volta a mesma coisa, a AA disse que se o bilhete for do titular e for voado com o nome errado não pode ser ressarcido o valor. fiz uma reclamação e me deram 1000 milhas pra ficar quieto, e ainda disseram que a culpa era minha de não querer ter alterado o nome na reserva e ter tarifado os 450 da taxa de serviço, reclamei com a agencia eles enrolam disseram que está em processo mas já vai fazer 3 anos em outubro. acho que nunca mais vou ver esses 15k AA > depois disso nunca mais fiz reservas de voos via agencias de viagem, perdoem pessoal que trabalha em agencias mas o erro foi amador demais. e não sabia dessa que era gratuita a troca. deu pra ficar azedo.

    • isso que era apenas ter copiado o nome do xerox do meu CC que estava com eles. < graças ao MD nunca mais tive problemas com agencias. como antes, nossa jah passei cada uma. um vez fui pra santhiago me disseram que era um hotel central confiei neles era um hotel longe de tudo perto de uma rodovia. tive que alugar um carro por conta do hotel fora de mão, e não foi barato, o pessoal da agencia não pesquisa, é florida uma vez pedi pra comprar san martin quando foi ver o trecho que é SMX colocar o trecho como SMR santa marta na Colômbia, ainda bem que eu reclamei e deram um jeito.

    • Vai ao PROCON , comigo e TAM deu certo

      • Daniela

        João, a TAM corrigiu seu nome na passagem? Estou com uma passagem onde a última letra do meu sobrenome não aparece. Eles não querem corrigir. Dizem que tenho que cancelar meu bilhete e emitir outro.
        Como resolveu? Já reclamei na ANAC mas de forma oficial ainda não tive retorno.

        • Bruno

          você consegui resolver seu problema ?? estou com o mesmo problema

  • Leandro Vidal

    Realmente é abusiva essa cobrança. Outro dia comprei uma passagem e ao invés de colocar o último sobrenome acabei colocando o primeiro, na pressa. Liguei imediatamente para a TAM, mas eles disseram que não poderiam alterar. Pelo menos eles cancelaram o bilhete com reembolso integral e eu emiti outra passagem. Ainda bem que o valor estava igual.

  • Dimithri Kothlaievk

    MUITO BOM ! AGORA POSSO VIAJAR SOSSEGADO !!!

    • Josué

      hhahahahaahah

    • titobosco

      aih pegou pesado né "Dimitri" ops Dimithri!

  • QUE BOM QUE ESTAMOS BOTANDO EM PRATICA O ;O B V I O ;

  • Pedro Coutinho

    Ontem mesmo tive que corrigir um sobrenome na GOL, que ficou cortado por excesso de caracteres. Inclusive, acho que as companhias fazem isso de má fé sim! Só consegui depois que enviei o texto do site da ANAC para a atendente, que no primeiro momento disse que não era permitido fazer correção e teria que cancelar a passagem!

  • Marcia C

    Achei absurdo. A cobrança de correção no nome ocorre no MUNDO INTEIRO. Não falta agente de viagens incompetente escrevendo o nome completamente errado/na ordem errada SEMPRE, ganhando comissão e, depois, o passageiro vem torrar o saco da cia aérea para resolver o pepino. E, acredite, é pepino em grau 10, um pepinão, não é só deletar o errinho e escrever de novo. O que pessoal não entende (e pelo jeito a ANAC tb não), é que em boa parte dos casos a correção de nome é IMPOSSÍVEL. Fica difícil de explicar aqui, mas isso vai dar confusão. Se existe um codeshare ou outra cia no tkt, então? Totalmente impossível. Tente, e a passagem toda sairá de todos os sistemas envolvidos. Passageiro tem que aprender a LER e escrever o próprio nome, e os agentes tem que aprender a, se estão com alguma dúvida, ligar para a cia aérea ANTES de fazer besteira, não depois (e isso quando ligam at all, quando não mandam o passageiro atormentar pessoalmente e tiram o próprio da reta, mesmo ganhando para isso).

    • Então por que que algumas cias aéreas conseguem e outras não??????? Temos relatos aqui mesmo de pessoas que conseguiram e outras que não conseguiram!!!!!

      Simples, ajustem os sistemas a legislação. Os sistemas (SABRE, AMADEUS etc…) são tão caros para serem tão ineficientes????? Não é possível que nenhum analista de sistemas desse planeta consiga ajustar o sistema para correções!!!!

      Agora, assim como na Iberia, se vc paga USD 50 ou USD 100 para corrigir, não tem problema!!!!!! Com exceção das promoções pagamos muito caro por um serviço que já deveria estar adequado faz tempo a essas alterações!!!!

      Ninguém tem que entender nada somente temos que exigir (investimentos em sistemas e etc…) para não sermos explorados!

    • Mariana

      caramba, quanto ódio nesse coração! nem todo mundo erra porque é burro ou preguiçoso! Você acha que agora que é de graça as pessoas vão errar de propósito para infernizar a vida do pessoal que trabalha nas cias aéreas??? Por acaso os atendentes das cias ganham alguma comissão por trocar os nomes?? Tô achando que sim, depois dessa…

    • Vinícius Condina

      Não falta também cia aérea que quer lucrar a mais e cobrar por falhas próprias, como acontece muitas vezes.

    • Vitor B

      Gostaria de discordar da leitora Marcia C. Ano passado emiti uma passagem pela Singapore Airlines (excelente companhia por sinal) de Sydney para Singapore e como sempre usei apenas meu último sobrenome. No checkin em Sydney a propria funcionaria tomou a iniciativa de incluir meu segundo sobrenome sem reclamações nem atrasos. Só percebi quando estava com o cartão de embarque em mãos. Ou seja, é possível sim alterar com alguns cliques do mouse e teclado. Tudo depende claro do treinamento e cordialidade dos funcionários.

      • Marcia C

        Muitos exemplos podem ser dados desse tipo. MAS NÃO são a maioria dos casos. Seu caso específico não significa nada e seres humanos têm muita dificuldade em entender isso. Uma atendente de checkin fazer esse tipo de ajuste no bilhete de sua própria empresa, fácil. Agora um bilhete KLM com voo em codeshare com a GOL e com trechos Alitalia, por exemplo? Não adianta querer pagar um milhão, pois será tecnicamente impossível mesmo por todo dinheiro do mundo.

  • Vitor J. Nunes

    Tarifa aérea média encerra 2012 em R$ 352
    Valor 5,4% maior do que no mesmo período de 2011
    Folha de S. Paulo – 23/8/2013
    Os passageiros pagaram, em média, R$ 351,67 (por trecho, só ida) para voar dentro do Brasil no último trimestre do ano passado, valor 5,4% maior do que no mesmo período de 2011 — já descontada a inflação do período.
    Os dados constam no mais recente relatório de tarifas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), obtido com exclusividade pela Folha, e captam o início da tendência de alta de preços que se vê atualmente no mercado.
    Só nos últimos 40 dias, segundo a Abear, a associação das empresas aéreas, a tarifa média subiu 4%, como reflexo do aumento de custos provocado pela alta do dólar.
    Para a superintendente de regulação econômica da Anac, Danielle Crema, as tarifas estariam ainda mais altas não fosse a baixa demanda do mercado. Nos primeiros sete meses do ano, o mercado encolheu 0,2%.

  • Vitor J. Nunes

    "Esse é um setor muito sensível a preço, e as empresas não estão conseguindo repassar o aumento de custo."
    Cálculos da Abear mostram que, para cada 1% de aumento de tarifas, a demanda recua 1,4%.
    Crema afirma que, mesmo com o aumento registrado no final do ano passado –no ano, a alta foi de 0,84%, com valor médio de R$ 294,83–, tarifa média real em 2012 ainda foi 42,77% menor do que a de dez anos antes (R$ 515,17).
    O relatório mostra também que 65,27% das tarifas compradas no Brasil em 2012 custaram menos de R$ 300.

  • Vitor J. Nunes

    Diferentemente de outros comparativos de preço de tarifas, como o do IBGE, feitos por amostragem, o relatório da Anac considera preços efetivamente cobrados em todos os voos realizados no país.
    As empresas trabalham no negativo desde 2012, acumulando prejuízos bilionários, devido à alta do combustível e do dólar (60% do custo do setor é dolarizado).
    No início da semana, os presidentes das empresas foram a Brasília pedir ao governo mais desoneração de impostos e mudanças no cálculo do preço do combustível por parte da Petrobras, entre outras medidas de socorro.
    Para lidar com o cenário de demanda fraca e custos em alta, as empresas estão cortando voos deficitários e dispensando funcionários.
    A TAM, que no início do mês anunciou a demissão de mais de 800 tripulantes, pretende reduzir a oferta de assentos em 7% a 9% neste ano. De janeiro a julho, a oferta de assentos no mercado doméstico como um todo caiu 5,11%.

  • Ano passado tive um problema com a Swiss air. Comprei, através do que vi aqui no MD, duas passagens para Paris. Emiti a passagem no Submarino viagens em junho e a viagem seria em outubro. Quando da emissão, o passaporte de minha esposa ainda estava válido e com o nome de solteira. Porém, antes da viagem, verificamos que o passaporte estava quase vencido. Fomos correndo à PF e emitimos um novo passaporte. O problema é que esse novo passaporte mudava o sobrenome dela para o de casada.
    Entrei em contato com a Swiss air e a mesma se negou a trocar o nome, pois para eles seria uma outra pessoa que viajaria.
    Pegamos um avião, 15 dias antes da viagem, e fomos até Guarulhos. Ao chegar lá, fomos até o escritório da Swiss e apresentamos todos os documentos: certidão de casamento, passaporte anterior e passaporte atual.
    Resultado: a Swiss disse que ainda assim não poderia mudar a passagem.
    Estávamos com os hotéis, passeios, viajem de trem para a Holanda, hotel em Zurique, enfim, tudo pago.
    Tivemos que comprar 2 novas passagens na TAM e fomos direto para Paris, perdendo os passeios de Zurique.
    Agora, entrarei com uma ação baseada no que diz a ANAC. Veremos onde isto vai dar.

  • Muito boa notícia. Na hora do seu erro, as cias aproveitam para "meter a faca".

  • Pessoal,

    Segue o link do comunicado oficial no site da ANAC:
    http://www.anac.gov.br/Noticia.aspx?ttCD_CHAVE=11

    • Denis Carvalho

      Esse não é o mesmo link que colocamos no post? =)

      • Não sei…rsrsrs… se colocaram, eu não vi Denis! (-;

        • Denis Carvalho

          É esse mesmo, ali no texto onde está escrito "Veja o comunicado no site da Anac" 😉

      • Daniela

        Denis, com relação a esse comunicado estou tendo problema com a TAM. Eles se negam a alterar uma passagem minha internacional porque ficou faltando a última letra do meu sobrenome. Sinceramente não sei dizer se isso foi um equívoco meu na digitação, porque sempre confiro TUDO ou um erro do sistema (comprei diretamente no site da empresa). Primeiro se negaram informando uma situação e depois se negaram informando outro impedimento. Já registrei reclamação na ANAC, mas não sei, ao que li neste fórum, se a ANAC resolve de alguma coisa. Até agora minha reclamação está em análise. O problema não é nem quererem cobrar uma taxa (a depender eu pagaria e recorreria depois), mas querem que cancele meu bilhete, que já está com valor triplicado!!
        Pode me esclarecer, com sua experiência, no que costuma resultar esses casos?
        Tenho medo de arriscar e ser impedida de embarcar.

        • Daniela, acho difícil encrencarem por conta de uma letra, ainda mais a TAM. De todo modo, tente procurar o Procon e sites como o Reclame Aqui costuma dar resultado.

        • Bruno

          consegui resolver seu problema Daniela ? o que você fez ?

  • Exatamente, no caso de falarem em cobrança, é bom jogar na mesa o código de defesa do consumidor que é o (Resolução nº 138/2010), feito isso pronto.

    Pode ter certeza que a atenção ao seu pedido será dobrada, fica a dica

    um abraço

  • Manoel

    Errei por duas vezes com a Tam e Gol nao tive nenhum problema.So liguei e prontamente atendido sem resenha.

  • Valentino Café

    Acho que as pessoas deveriam prestar um pouco mais de atenção na hora que compram suas passagens, dessa forma não teriam aborrecimentos. É absurdo errar o próprio nome! Embora, seja absurdo maior cobrarem para poder alterá-lo.

    • Carlos Eduardo

      Aff.. não é absurdo errar o próprio nome uma vez que você não esta FALANDO e sim DIGITANDO… é cada um viu…

  • Junior

    Com a TAM em GRU já tive um problema desse. Retornando da Europa, após algumas horas de voo, quiseram negar meu embarque porque eu não era eu. rsrsrs
    Na passagem estava meu nome sem o JR. A moça do check in, compreensiva, encaminhou-me para a agência, relatando que a correção seria gratuita. O gerente da agência negou. Relatou que eu tinha que pedir o reembolso e emitir outra passagem (sic). Eu não era eu para embarcar, mas era eu para pedir o reembolso e pagar por outra passagem com diferença tarifária. Não aceite, óbvio, e confesso que perdi a calma, sem ou com razão após cansativa viagem, não sei, mas fiquei muito bravo. Retornei ao check in e armei confusão. Pedi para falar com a funcionária superior. Veio ela e confirmou a informação, relatando que era orientação da Polícia Federal. Nessa hora qualquer mentira eles tentam colar. Pois bem, relatei que ia na polícia federal então me identificar para embarcar, e o tempo de check in se esgotando, eu passando, ou fazendo, vergonha na frente dos demais passageiros. A superior saiu, me dei por vencido ali já imaginando nos danos morais depois. Nem sabia à época dessa regra da ANAC. Dez segundos depois o gerente que primeiro me atendeu e negou a correção me chamou de lado e disse que ia corrigir o bilhete. Após tanta luta vi aquele gesto como um favor. Agradeci. Depois repensando me dei conta de que eles trabalham muito mal. Não fizeram nenhum favor. Queriam, sim, enganar um incauto que não gosta de briga a comprar outra passagem, pagar diferença tarifária para embarcar. Depois disso nunca mais viajei com a TAM para GRU. Bom saber dessa regra. Da próxima acesso a internet e mostro a regulamentação para os espertinhos.

    • Pedro Junior

      Já aconteceu exatamente o mesmo comigo em CGH com a TAM. Resolvi fazer o check in no totem, minha esposa despachou as malas, e embarquei sem problema algum. Cheguei a conclusão que é uma outra forma de faturarem um pouco mais com o desconhecimento dos outros.

  • Andressa Lima

    Não é absurdo levando em consideração que está comprando uma passagem RELAMPAGO que se esgota com o digitar dos dados como promocao para os estados unidos por 300 DOLARES IDA E VOLTA.
    A pressa é sim inimiga da perfeição e é preciso levar em consideração que nao é so o nome que voce ta digitando sao todos os dados do cartoes endereço e etc por tanto o erro de uma letra a mais ou a menos é obvio que pode sim ocorrer!

  • Rosilene Diniz

    No ano passado comprei 2 passagens para os Estados Unidos, com a Decolar, voo gol/Delta, as passagens vieram as duas no meu nome ( por mais que argumentasse foi em vão, mostrando que os número dos passaportes eram distintos- e ainda como explicaria a compra de duas passagens no mesmo dia e horário para a mesma pessoa) constava Sr e Sra Rosilene Diniz, nao entendi ate hoje onde estava o erro, o fato é que eles nao resolveram o problema . Olha que fui ao Procon e nada. próxima semana terei uma audiência na Justiça. Perdi minhas férias, comemoraçao dos 25 anos de casada… um transtorno lamentável.

  • Martiniano

    Promoção TAM/VISA com excelentes tarifas:
    http://goo.gl/UuJwUx

  • julio

    legal, fizeram minha familia inteira cancelar uma viagem por causa de UMA letra errada no nome do meu irmao, tivemos que cancelar todas as passagens, perder uma grana e falaram pra gente tentar comprar na mesma data, com o preço já muito mais alto que estava antes, PIADA.

  • Tá!!! Quero saber só uma coisa!!! Isso vai valer pra voo internacional também??? Porque tive um caso agora que comeu uma letrinha do nome da minha passageira e a sorte que consegui uma classe menor e ainda sai no lucro porque deu multa de sei lá quantos dólares, mas por ter conseguido a classe menor ainda sobrou uns 10 reias. Menos mal

    • Daniella não sou advogado mas pelo meu entendimento de direito do consumidor, a empresa aérea para operar no país tem de obedecer as leis do país, acredito que se o voo, se ida e volta, tiver origem do Brasil, e retorno ao Brasil e a compra for realizada no site da empresa aérea que opera aqui (embora a transação seja realizada no cartão como internacional) ou em alguma agência de viagens brasileira, o contrato comercial seu obedece as leis brasileiras 100%, portanto, vale também…. mas só vale se a gente brigar, mostrar o comunicado no site da ANAC, etc,,,,

      O que eu já fiz diversas vezes e deu certo foi, após abrir protocolo, esperar os prazos normais de 5 a 10 dias para resposta, e quando não tenho a resposta entro em contato no SAC da cia aérea, anoto protocolos, e não saio da linha enquanto não resolver! Falo para o atendente que se ele me der um prazo até amanhã então fico na linha com ele até amanhã… etc…

      Na GOL a menina uma vez me deixou no mudo, eu liguei de outro telefone enquanto ela me deixou no mudo por mais de 20 minutos, e pedi para o atendente chamar o supervisor e para que o supervisor fosse me atender na outra linha… enfim, essas canseiras de call center, mas não podemos nos deixar vencer pelo cansaço!!!! Já fiz algo semelhante na AVIANCA e na TAM!!!

      Se tiverem paciência para brigarem pelos seus direitos, segue a dica!!! É difícil ter paciência mas… temos que mostrar que somos mais petulantes que esses funcionários péssimos!

      • Nossa Hermes, muito obrigada e muito bom também saber disso. Por que quando a agência erra as cias. aéreas querem mesmo e ferrar com a gente, e as vezes nem é nossa culpa, porque tem muito passageiro que não sabe o próprio nome, esquece que tem um último ou primeiro nome que ele não gosta, muito comum. E com isso aprendi a nunca emitir nada sem algum documento oficial de documentação.
        E dessa vez foi um errinho de digitação.
        O voo é saindo do Brasil sim. A sorte foi que consegui alguma classe menor senão ia ter que pagar a multa, pois minha cliente nesse caso não tinha culpa. Mas acontece muito de os agentes terem que pagar essas multas absurdas por não saberem dessa regulamentação da ANAC.

        Mais uma vez obrigada

  • titobosco

    Sim, certo, mas e aquela decisão de limitar a taxa em 10% para alteracao/remarcacao de bilhete etc e tal? Conseguiram derrubar a medida e nada mais foi citado.
    Êeeeee coninvencia governamental viu…
    Tanto barulho pra nada.

  • titobosco

    Fui sorteado para aprovacao de comentario? Mas nao falei nada demais oxe! rsrsrsrs

  • A azul nunca cobrou (das vezes que solicitei). Já a Gol, cancelava o bilhete, me obrigava a pagar a taxa e a comprar outro….. Ladrões?

    • A Azul, na minha opniião, é a melhor cia aérea para solucionar os casos complicados com os clientes!

    • Sigma7

      Ocorreu o mesmo comigo. Tive que cancelar a passagem e pagar taxa. Um absurdo. Mas tentarei recorrer abrindo um chamado pois foi via Smiles.

  • Eu não entendo o porque dessa lei de não poder trocar o passageiro da passagem. Em passagem de ônibus, vc entrega sua passagem pra qualquer um no meio da rua e o cara viaja sem problema. Em avião é essa palhaçada. Se vc compra a passagem com muita antecedência e acontece algum emprevisto vc simplesmente tem que cancelar tudo. Ao invés de outra pessoa poder aproveitar a viagem.

  • Tomara q isso resolva! A porcaria da TAM não deixou meu namorado embaracar pq comprei a passagem sem colocar o Junior. Ele teve q comprar outra passagem pra embaracar horas depois. Entrei na pequenas cauasa e o Juiz comprado deu ganho de causa pra TAM.

  • Robinson

    Eh, pessoal, tomem cuidado qdo comprarem passagens aereas em Sites como o DECOLAR.
    Sem perceber troquei uma letra do meu sobrenome, ou seja , k por j, que estao lado a lado no teclado, e imediatamente liguei no decocar para pedir a correcao e fui informado que deveria cancelar a passagem, pagando uma taxa de R$ 100,00 ou abrir uma ocorrencia que o decolar entraria em contato com a cia aerea para solicitar a troca. Me informaram ainda que poderia ser que a Cia nao efetuasse a correcao. Apos tres dias, o decolar me ligou dizendo que poderia fazer a correcao mediante o pgto de uma taxa de R$50,00. Acabei aceitando para nao ter mais transtornos e pasmem, decobri que no meu cartao de credito esta taxa foi cobrada em Libra….. ainda acima de tudo tive que pagar IOF de 6,38% !!!!!!!

  • Digite o texto aqui!

  • Mais uma regra que não é cumprida neste país. Tenho dois bilhetes TAM comprados pelo site, logado com meu fidelidade e, com isso, meu nome sai Nei Soares Menezes, quando na verdade meu nome é Nei Soares de Menezes. Todos os meus bilhetes TAM que compro para pontuar no Fidelidade saem assim. Entretanto, por razões que não valem a pena escrever aqui, resolvi pontuar estes dois bilhetes no Mileage Plus, programa de passageiro frequente da United e da Copa, diga-se, o melhor do mundo. Qual o problema nisto ? Na minha conta mileage plus o meu nome está cadastrado de forma correta. O sistema não reconhece meu nome de forma que não posso creditar as milhas do voo na UA. Liguei para a central de atendimento da TAM e para o SAC e eles dizem que não podem fazer a alteração e que não farão, mesmo eu tendo falado a respeito desta resolução.

    • Nei, sugiro primeiro que abra uma reclamação no FALE COM O PRESIDENTE, por e-mail, pois, dessa forma vc pode anexar as telas do site da ANAC e o segredo (apesar de muitas vezes estressante) é não deistir. Se eles mesmo assim se negarem infernize a central de relacionamento do SAC, fala q vc não vai sair da linha enquanto não resolver, pq se é um direito eles não podem negar e etc… Se o atendente não puder realizar a alteração, o supervisor pode, se não o gerente pode, se não o diretor pode, ou o presidente da TAM pode, mas alguém deve realizar a alteração para vc. Se aceitar o primeiro parecer deles não vai conseguir, até porque, na minha opnião a TAM é a pior cia em fidelidade ao cliente, eles somente querem a fidelidade do cliente, para atender e entender os clientes eles são os piores e menos flexíveis!!!!

      Além dos comissários arrogantes, não se importam em ajudar o cliente. Apesar de terem um serviço de conforto superior, prefiro a GOL e AVIANCA, que já tive problemas tbm, porém, são mais atenciosos e flexíveis com o cliente!!!!!

  • Iris Sunshine

    Excelente iniciativa!

  • Marcus

    Me lembro que ano passado paguei 125 DÓLARES só pra trocar meu nome que digitei errado (Vinícius ficou Viníicius). Tive que me deslocar do interior até BH só pra isso, também… Ainda bem q não tem mais essa palhaçada.

  • Erros sempre ocorrem. Me surpeende gente aqui reclamando que tem gente que erra o próprio nome. Ah sim, os senhores perfeitos fazem tudo certo, huh?

    Absurdo é ter que pagar 70 reais para tirar uma letra digitada incorretamente.

  • fulvius

    nunca entendi pq a troca de passageiro é proibida. Não existe razão lógica (segurança) de proibir de repassar a passagem p outra pessoa. Claro, que tudo com antecedencia e comunicando a companhia aérea.

    Mas enfim, aqui é Brasil, onde as leis são feitas sem um embasamento lógico. Ou então, é a única lógica q existe é q uns devem ficar ricos criando armadilha p os consumidores.

  • evandro

    Tomara que funcione na prática. Eu acabei de vencer uma ação contra uma famosa empresa que vende pacotes e passagens aéreas justamente por conta de uma indevida cobrança gerada pela falha na colocação dos nomes nos bilhetes (gerada pela própria empresa, diga-se de passagem).

  • Passei por um transtorno desse ano passado, pela falta do Jr. no meu sobrenome, a TAM me OBRIGOU a pagar R$ 4000,00 por uma passagem que tinha pago R$ 600,00, fiz todas as replamaçãoes (ANAC, TAM) mas o que resolveu mesmo foi a Justiça. Estou recebendo uma indenização de mais de 3x o valor que paguei! Que isso sirva de incentivo, para que as pessoas não aceitem este sistema de DITADURA que as empresas aéres estão funcionando!
    Busquem sempre seus direitos!

    • luigui

      engraçado que no facebook vc não esqueceu o junior.

  • tentei realizar a alteração do meu ultimo sobrenome, que saiu sem uma letra, para a Submarino Viagens e os mesmos disseram que o Comunicado da ANAC se refere apenas a voos domesticos, não sendo válido para meu voo São Paulo – Roma pela Ibéria. Sendo assim continuam a me cobrar uma taxa de 40 dolares para a inclusão dessa letra. Eu não consigo fazer esse contato direto com a Iberia pois a passagem foi comprada pela Submarino Viagens. Tenho saída?rs

  • matheus

    Pessoal, exista ALGUMA possibilidade de trocar o nome do passageiro na viagem para ROMA pela IBERIA??????????

  • Pessoal, comprei as passagens da famosa promoção da Iberia para Roma, tive que solicitar para corrigir o meu nome que faltou uma letra e o sobrenome da minha filha que ficou invertido. Fui bem atendido, pediram para enviar a copia do passaporte e a reservar por email. Menos de 24 horas depois já enviaram a confirmação da correção. 100% Iberia.

    • Boas, pois comigo, estou tendo uma dor de cabeça com a mesma Iberia, que a duas semanas tento trocar o sobre nome da minha esposa que coloquei errado e sempre me dizem que não podem, pois o bilhete ja foi enviado via email. é ridiculo isso e vou correr atraz dos meus direitos.

  • Eu comprei um pacote com a Decolar, para Foz do Iguaçu e embarco com a Gol, entretanto coloquei Rafael Leonardo Pacheco e nao Rafael Leonardo Pacheco Novais, como nao cabia, eu apaguei o ultimo nome, já pedi pra trocarem, me avisaram que leva até 72 horas para dar resposta e informaram que nem todas as CIAs permitem a troca, o que nao é verdade, alguém acha que vou ter problemas? Já liguei na Gol, e me informaram que só precisam do Rastreador e do CPF, mas o Decolar so envia o numero 48 antes do embarque, agora to meio assim da Decolar fazer pouco caso, o que acham? só irei viajar no dia 21/12

    • Dica: o importante é sempre o primeiro e o último nome, no seu caso Rafael Novais. Se precisar, corte ou abrevie os do meio, nunca o último!

  • Mayanna

    Renilson, tive o mesmo problema comprando passagens promocionais pela Decolar. As passagens eram TAM e LAN e as mesmas, individualmente não se recusaram a trocar meu sobrenome (coloquei meu ultimo nome de solteira ao inves do de casada), mas disseram que isso devia ser feito via decolar que se recusou a fazer isso. Como não foi possível resolver administrativamente, recorri ao juizado especial que me concedeu uma liminar. A troca do nome foi feita, mas como "punição"me colocaram num voo de conexão 12 horas depois do previsto. Ou seja, agora vamos para indenização por danos morais. Viajo com um bebê, por sinal.

    É vergonhoso como nenhuma lei se cumpre nesse país.

  • maria vilma

    Bom, eu comprei um pacote pela CVC para 03 pessoas, e uma delas, meu sobrinho, a vendedora colocou o sobrenome dele errado. Eu procurei a CVC e eles tentaram foi me empurrar outro pacote, alegando não ter como consertar. Como eu comprei com 03 meses de antecedência, estou correndo atrás para ver se arrumo sem pagar a multa que eles querem que é de 600 reais. No PROCON de Goiânia, o funcionário me falou que vai estudar a lei e pra eu voltar semana que vem. Se voces puderem me ajudar meu email é maria.vp@bol.com.br. Obrigada.

  • Karina

    acabei de ligar para Anac e me informaram que a cobrança de taxa ou multa por correção do sobrenome fica a critério da empresa. Portanto, esta informação passada aqui não confere.

  • Ronaldo

    Boa tarde!

    Alguém pode me ajudar, ao comprar uma passagem na Azul linhas aéreas, não sei porque cargas d'água o horário do bilhete ao final da compra não era o que eu necessitava, imediatamente dentro do mesmo minuto entrei em contato com a agencia que me cobrou R$110,00 como remarcação, indaguei que foi um erro meu ou possivelmente do site, mas que imediatamente fiz contato para as correções e mesmo assim tive que pagar, registrei uma reclamação no SAC e não concordo com essa cobrança, alguém sabe qual é o melhor meio para reaver este dinheiro se é possível?

  • Recentemente adquiri passagens da LAN através do ViajaNet, parceiro da Azul. Entretanto emitiram o bilhete da minha namorada contendo uma letra "M" entre os sobrenomes dela. Isso pode causar algum transtorno em nossa entrada e saída do Chile?

  • Ana

    Bom dia,
    Emiti uma passagem para o meu namorado como Joao de Oliveira Junior. Na passagem ficou Deoliveirajunior. Estou preocupada, vocês acreditam que terei algum problema no embarque?

  • Juliana

    Essa matéria está faltando informações, a informação correta é que a cia aérea pode cobrar ou não pela correção do nome ou sobrenome, acabei de saber quando o meu foi errado e fui arrumar e a empresa está querendo me cobrar, liguei na hora na ANAC e a atendente foi bem taxativa quanto a isso e leu toda a resolução 13/2010.
    Não sei quem é pior, a ANAC por colocar a informação incompleta ou a cia aérea por querer levar uma vantagem em tudo.
    ABSURDO!

  • Thiago

    Em resumo: entenda a resolução 138/2010 leis e não conte com esta orientação. Se quiserem reclamar, liguem pro PROCON (munidos desta resolução e da orientação da ANAC).

    Liguei pra ANAC também e reforço o que Juliana disse: este texto é apenas uma orientação, isto NÃO obriga as cias aéreas a não cobrarem. E quando elas cobram, estão cobertas pela lei.

    Mais alguns pontos:
    (1) A passagem é pessoal e intransferível.
    Por quê? Porque é a lei — a resposta da ANAC. Alguém sabe a razão disso? Só de curiosidade.

    (2) Nome e último sobrenome NÃO identificam unicamente uma pessoa!
    Quem garante que outra pessoa com nome e sobrenome iguais aos meus embarque no meu lugar? Transferi minha passagem e ninguém viu.
    Por que as empresas não pedem documento para todo mundo e trata quem não tem documento como não-conformidade (exceção)? A ANAC diz não ter poder nenhum sobre isto. Segundo o atendente: é uma relação de consumo e isto é entre empresa e consumidor (ou seja, PROCON).

    (3) A ANAC me parece preguiçosa e cobra só de um lado:
    Sobre o ponto de vista das cias areas: corrigir nome é transferência de pasagem, mas pegar outra pessoa com mesmo nome e sobrenome não é.

  • Fernanda

    Acho ridículo não se poder alterar o nome do passageiro, seja ele pelo motivo de erro de digitação ou por indisponibilidade do passageiro momento da viagem e outra pessoa não poder usar o bilhete, quem faz a legislação devia olhar mais para o povo, isso deveria ser mudado as leis são para regular as atividades e não vetá-las que é o caso dessa que não permite a emissão/troca do passageiro.

  • Preciso de uma ajuda, comprei minhas passagens em abril para roma pela tap com o nome de solteira, só que fui renovar meu passaporte e eles colocaram o nome de casado, sera que consigo embarcar,já que li que basta constar um dos nomes na passagem; meu nome na passagem esta Andrade Correa/Michele e meu nome agora é Michele Andrade correa de souza, alem do voo da tap também tenho voo domesticos na grecia, sera que se eu levar o passaporte antigo+o passaporte novo e a certidão de casamento vai ter problema??
    Estou desesperada, já que viajo dia 29/8
    Michele

  • micheleandrade

    Preciso de uma ajuda, comprei minhas passagens em abril para roma pela tap com o nome de solteira, só que fui renovar meu passaporte e eles colocaram o nome de casado, sera que consigo embarcar,já que li que basta constar um dos nomes na passagem; meu nome na passagem esta Andrade Correa/Michele e meu nome agora é Michele Andrade correa de souza, alem do voo da tap também tenho voo domesticos na grecia, sera que se eu levar o passaporte antigo+o passaporte novo e a certidão de casamento vai ter problema??
    Estou desesperada, já que viajo dia 29/8
    Michele

    • Michele, acho que o ideal é confirmar com a companhia aérea! Imagino que levando a documentação nçao terá problema, mas confirme com eles e veja a possibilidade de alterar a passagem

  • Maria B

    Também estou com um pequeno problema, pois tenho dois nomes e dois sobrenomes e na hora de preencher a passagem na promoção que a Swiss fez agora em julho ficou assim: 1º nome ficou a junção dos meus primeiros nomes e um sobrenome. O sobrenome ficou sendo meu último sobrenome mesmo. Vamos supor que eu me chame Maria Antonia Castro Alvez.
    1º nome: Mariaantoniacastr
    Sobre nome: Alvez

    Ficou assim!
    Mandei um e-mail para a Swiss e obtive essa resposta: ;

    "Não podemos corrigir o nome do passageiro em questão, não há como trocar o nome da passagem uma vez já emitido o bilhete eletrônico. Nestes casos, é necessário que o passageiro cancele a passagem, para a compra de uma nova depois deste cancelamento, esta, com o nome correto.

    Porém, como todo o itinerário é operado pela SWISS, provavelmente não haverá problema algum durante o seu embarque pela falta da letra O no final do seu sobrenome. Mas não podemos garantir o embarque, pois o nome encontra-se errado. O procedimento correto seria pedir o reembolso da passagem para que a senhora compre outra seguindo o processo do site."

    O problema é que comprei ida e volta de SP para Londres por 2100 reais, e agora já está custando mais de 3 mil.

    Será que vai dar algum problema embarcar desse jeito?

  • ValdeciMontenegro

    A verdade é que a ANAC alterou o comunicado em abril/2014. O primeiro parágrafo do texto era:
    “Brasília, 12 de agosto de 2013 – A Anac esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas, sem ônus para o passageiro.

    Agora é:
    Brasília, 12 de agosto de 2013 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece aos usuários do transporte aéreo que a correção de eventuais erros na grafia do nome ou sobrenome do passageiro pode ser solicitada às empresas aéreas.
    …. *Atualizada em 12/03/2014 às 14h47

    Ou seja: tiraram o "sem ônus para o passageiro". Assim, as aéreas estão liberadas para extorquir os clientes em qualquer caso de erro de digitação do nome. Agora só resta pagar, recorrer à justiça (se tiver tempo) ou correr o risco de perder a viagem.

    Parabéns a ANAC. Mais um bom serviço prestado às companhias aéreas.
    Mais um "desserviço" prestado aos usuários. Estes já fazem o trabalho que antes era da Cia Aérea, preenchendo os dados do bilhete. Agora ainda terão que pagar para corrigir eventuais erros de digitação, mesmo provando que se trata da mesma pessoa.

    É Brasil ! ! !

  • Daniela

    É impressionante como tudo depende da veneta de quem te atende. Depois de brigar com o SAC da Tam, fazer reclamação na ANAC (que nem se deu ao trabalho de me responder), no site do Reclame Aqui, no twitter e etc, resolvi tentar de novo o SAC, rezando para que uma alma iluminada me atendesse. Deu certo!
    A TAM / LAN (meu bilhete tinha voos das duas empresas) corrigiu o erro no meu sobrenome (ficou faltando uma letra) sem qualquer contestação. Foi gerado um novo localizador, um novo e-ticket e minha passagem está ok!
    Só precisei de paciência ao telefone, porque foi um pouco demorado, mas o que antes me foi negado pela mesma empresa, hoje foi solucionado!
    Então, deixo uma recomendação: se não der certo na primeira tentativa, vá para a segunda, terceira e quarta… Uma hora dá certo e não precisa pagar nada e nem cancelar bilhete!!!

    • Dri Castro

      Realmente acredito que depende muito de quem está do outro lado. Hoje fui AGRACIADA com uma incrível atendente da GOL(Pasmem!rs) que corrigiu um problema de letra a mais, com a maior gentileza e sem demonstrar qq dificuldade ou tentativa de cobrança. Isso tudo porque a passagem foi comprada via SMILES. Não tentei falar com ANAC, nem com o Smiles, fui direto no CHAT, isso mesmo, CHAT da Gol. Passei o número localizador, expliquei a situação, confirmei os demais documentos do passageiro e o erro com a letra e ela fez a correção. No início do chat obviamente eu mencionei que já havia me informado com a ANAC que este tipo de correção poderia ser feita sem custos. Se isso fosse possível rs eu diria para “procurarem” a Adalgisa no chat, ela foi incrível. haha

      Olha, eu acredito que isso realmente deveria ser um procedimento normal e muito mais tranquilo para todos e com todas as cias aéreas, mas nós bem sabemos o quanto isso é difícil, aí quando vem alguém e faz nada mais do que a obrigação, ficamos assim, como se tivéssemos ganhado na loteria. haha

  • Carol

    Passei por isso e a companhia aérea Delta foi ótima! Comprei a passagem com nome de solteira pelo submarino viagens, mas meu passaporte depois veio com nome de casada. Liguei para submarino, que NÃO atendeu a solicitação e ainda tocou o terror, dizendo que era impossível fazer a alteração e que eu não ia conseguir embarcar!!! Fiquei muito nervosa e apreensiva! Daí liguei para a Delta, cuja atendente foi impecável na prestação do serviço! Ficou comigo na linha até que a alteração tivesse sido concluída. Delta: nota 10! Submarino Viagens: perdeu uma cliente!!

  • Genival

    Abusurdo! Estou mantendo contato com a ANAC, para pedir socorro com relação a um erro na emissão de bilhete no sobrenome do passageiro com a mesma titularidade e está disse-me que não intervém no relacionamento Empresa/Cliente.Narrei a minha tentativa de mudança junto a empresa aérea e que infelizmente esbarrei com a negativa da TAM em fazê-lo sem onerar-me em R$ 150,00 reais sob a alegação de emitir um novo bilhete. A TAM Alega ser norma da empresa a não alteração de um erro no sobrenome de mesma titularidade. Gostaria de saber como é que fica a situação do consumidor?Paga e cala a boca.

  • Bianca

    Pessoal , me ajudem !!Acabei de emitir uma passagem aerea para minha mae e como ela tem nomo composto Maria Claudia , acabei não colocando o Claudia! Como faço para alterar!!Estou aflita querendo uma resposta e não encontro!Agradeço a compreensão de vcs!

  • Daniela Zambelli

    Equipe do MD, gostaria muito de saber se, ao esquecer de colocar no nome do passageiro a palavra “da”, como em “João Fernandes da Silva” e na passagem sair “João Fernandes Silva” se dá para embarcar na Gol en Vôo nacional sem ter problemas ou se preciso brigar pela correção… alguém sabe me informar? Muuuuito obrigada, aliás comprei pela postagem de hoje são paulo navegantes em janeiro por um preço excelente! Valeu MD!

  • Bruno Leonardo Salvadori

    ATENÇÃO – ACABO DE LIGAR PARA A ANAC POIS ESTOU PASSANDO POR ESTE PROBLEMA E A PROPRIA AGENCIA ME INFORMOU QUE A COBRANÇA FICA A CRITERIO DA COMPANHIA, ou seja, eles PODEM SIM COBRAR PELA CORREÇÃO DE NOME. Favor corrigir esta materia.

  • Arnaldo Ornelas

    ola amigos , então pensa a canseira e decepção que estou tendo
    comprei 4 passagem para a China em cantão eu minha esposa, minha filha e
    meu filho iremos comemorar o aniversários deles lá , comprei pela a AIR
    CHINA , e na hora da reserva coloquei nome e sobre nome mas esqueci de
    filho , é para a semana q vem na terça feira esta em cima , e eles
    disseram que teria que comprar outra passagem , o valor esta lá em cima,
    alguém sabe me falar alguma coisa , só dor de cabeça,

  • Luc Tavares

    Deveríamos ter o direito de transferir a passagem pra quem desejássemos, já está pago,pra que tanta burocracia?