Estudantes criam aplicativo gratuito com mais de 20 mil guias de turismo credenciados

Thayana Alvarenga 20 · março · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Conhecer os principais pontos turísticos ao viajar para um destino desconhecido é o objetivo de qualquer viajante, porém isso requer planejamento. A internet facilitou muito essa tarefa, mas há pessoas que ainda sentem dificuldade em organizar viagens com a ajuda da tecnologia, por meio de sites como o nosso Guia de Destinos gratuito onde há dicas para mais de 100 destinos pelo mundo, além de blogs, redes sociais e fóruns.

Mas, também, esses viajantes podem receber uma mãozinha da tecnologia. É o caso de quem busca um guia de turismo para fazer os passeios durante a viagem. Grandes sites como o TripAdvisor e AirBNB oferecem dicas interessantes. Uma nova opção é o aplicativo Guia Certo, disponibilizado gratuitamente por enquanto apenas na App Store (iPhone e iPad). Nele, é possível encontrar o contato de cerca de 20 mil guias de turismo credenciados ao Ministério do Turismo.

Funciona assim: Você realiza uma busca escrevendo o destino para onde você vai e o sistema te apresenta uma relação de guias disponíveis para te acompanhar nos pontos turísticos e demais locais desejados e o preço cobrado pelo serviço. Aí você avalia as tarifas e benefícios de cada profissional.

É possível, também, acessar o perfil de cada guia, onde você encontra uma breve descrição sobre a pessoa, além de um telefone e, em alguns casos, e-mail para contato. Há um espaço para os guias colocarem uma foto pessoal no perfil. No espaço também constam os idiomas que o profissional tem fluência, assim facilitando a comunicação durante os passeios.

O aplicativo foi desenvolvido por cinco estudantes do Apple Developer Academy, no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas-SP. São eles: Felipe Montenegro, Jessica Cherque, Julianny Donda, Leonardo Melo e Yasmin Cropanisi. O projeto foi iniciado em setembro do ano passado e a ideia surgiu após conversas com turistas e guias, quando levantaram uma questão importante: Como fazer os turistas encontrarem guias confiáveis, que sejam regulamentados pelo Ministério do Turismo? E assim nasceu o aplicativo, que faz o intermédio entre turistas e guias.

Todos os guias disponíveis no aplicativo são regulamentados e cadastrados no Ministério do Turismo. Os guias informais ficaram de fora, para que o turista tenha mais segurança durante a sua viagem. O aplicativo também serve de espaço para que os guias divulguem os passeios oferecidos.

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter