Anac alerta GOL, TAM e Azul por venda de seguro viagem

Leonardo Marques 15 · janeiro · 2010

A Anac notificou GOL, TAM e Azul por estarem induzindo o cliente a comprar seguro viagem. Essas três empresas estavam oferecendo seguro viagem aos seus clientes na compra pelo site e a opção de comprar o seguro já vinha pré-selecionada.

As empresas foram notificadas e não estão proibídas de venderem o seguro viagem mas elas foram proibídas de deixar essa opção já marcada.

Eu já tinha percebido isso no site dessas empresas e até já estava preparando um post. Certamente muito clientes acabaram contratando o serviço sem nem saber do que se tratava.

Que bom que pelo menos a Anac já tomou as providências.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Capitão Publi

    É aquela velha história ne….

  • eu havia reparado isso, tanto na gol quanto na azul mesmo… ainda bem que alguem se lembrou de falar pra anac, e que a anac notificou…
    mas bem que pode-se pedir ressarcimento do valor (contratado sem vontade) neh?
    vamos ver no que da…

    abs leo

  • ana cps

    Ponto pra Anac!!!

  • Rita de Cássi

    Leo,muito legal esse alerta pois, eu fui vítima dessa situação por duas viagens que fiz no final do ano. Valeu!

  • Carolnl

    Que bom ver a ANAC atuando!

    Isso sempre me irritou ao comprar passagens: ter que tomar muuuuuuito cuidado pra não vir com trocentas opções marcadas!

    Ponto pra ANAC pela recomendação, e pro MD pra notícia 🙂

  • Leonardo

    Talvez não seja apenas nos sites das cias aéreas que a venda casada de seguro viagem esteja ocorrendo. Numa recente experiência de compra pelo submarino viagens, pelo call center e pelo website da empresa, à compra da minha passagem estava incluída a compra do seguro viagem/saúde. Na compra pelo call center o atendente me informou como sendo orbigatória a compra do seguro viagem/saúde, já que para entrar em qualquer dos países signatários do Tratado de Shengen tal seguro é necessário. Mas tudo isso foi um jogo de palavras. O tratado acima mencionado realmente obriga os seus países signatários a requererem o seguro saúde/viagem ao turista, porém, essa compra não precisa ser simultânea à compra do bilhete, pois você poderá compra-lo após a compra do seu bilhete em empresas especializadas como o Banco do Brasil (muito mais barato) ,mondialtravel ou assitcard. No site do submarino, a opção do seguro também já vem marcada, mas o usuário pode desmarcá-la antes de efetivar a compra. A prática adotada pelo submarino pode ocorrer também nos sites da americanasviagens e shoptime viagens, pois são empresas "irmãs". Mas há um ponto positivo para quem aceitar a inclusão do seguro na compra pelo submarino: o valor do seguro é somado ao valor do bilhete e tudo pode ser dividido em 10x , se o comprados possuir o cartão submarino, a decisão é de cada um. Parabéns à ANAC pela decisão, particularmente, gosto do trabalhos das agências regulamentadoras.

  • Francisco

    Amigos, a ANAC nao especifica para as pessoas que foram lesadas na compra da passagem. Eu nesse caso nao verifiquei que havia seguro incluso e paguei no cartao. tem como recorrer neste caso.

    no aguardo,

  • Cris

    Pois é, e 7 meses depois a Gol CONTINUA com essa prática. Ê, Brasil…

  • Alexandre Viana Magn

    3 anos depois e ainda a mesma palhaçada. Estou neste exato momento emitindo uma passagem pelo Smile usando Mac e não consigo remover a opção deste seguro. A caixa de diálogo está desmarcada mas mesmo assim o preço está incluído no total. Por esta e outras faltas de respeito com o consumidor que aos poucos estou excluindo a Gol das viagens de nossa família.