ANAC emite concessão para a Flyways Linhas Aéreas

Marcel Bruzadin 17 · dezembro · 2015

A ANAC assinou esta semana o termo de outorga de concessão para que a nova companhia aérea brasileira, Flyways Linhas Aéreas, possa dar início às operações no país. Com isso, a empresa poderá solicitar rotas e horários de operação nos voos domésticos dentro do Brasil, no entanto, a venda das passagens aéreas só poderá iniciar-se após a aprovação da ANAC para os trechos e horários solicitados pela companhia aérea.

A Flyways Linhas Aéreas foi fundada em 2014 e deve operar em voos domésticos no Brasil nos próximos meses, assim que os trechos solicitados forem aprovados pelo órgão regulador brasileiro, a ANAC. No site oficial da companhia aérea, os destinos que devem ser atendidos inicialmente pela Flyways são Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. A empresa também irá oferecer 4 categorias de tarifas, sendo: WAY (super promocional), Smart (econômica), Classic (clássica) e Best (conforto).

flyways-atr

Neste momento nos resta aguardar o andamento do processo para a companhia aérea iniciar suas operações. Nós, do Melhores Destinos, estaremos atentos e falaremos mais a respeito assim que houver novidades.

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel
  • Cristiano

    Que venham as super promoções! Quanto mais concorrência, melhor! Seja bem-vinda!

  • Petim

    Faz horas que esse grupo tenta entrar no Brasil. Será mais uma webjet.

  • C3PO

    Por que uma companhia aérea brasileira, fundada aqui, tem um nome em inglês? É mais chique?

    • Pensamos a mesma coisa! rsrsrs… Até achamos que era uma empresa de fora! Agora é torcer para que façam um bom serviço aos passageiros!

    • Thiago Castro

      Podem chamar como quiser. Eu quero é uma aeronave decente e preço bom.

    • Fabio

      Sim, eh. Vide que nao eh soh no Brasil que isso ocorre.

    • luis

      Essa cia tem investidor da Africa do Sul,não são somente brasileiros.

    • Breno

      O inglês é uma lingua mundial, o português não. Simples. Isso é pretenção de crescer e ser conhecida internacionalmente. Além de maior credibilidade, pois primeiro ela cresce, fica conhecida e só depois vão perceber que é brasileira. Caso isso ocorra, claro.

    • Jonatas Elias

      Porque a língua portuguesa não serve para nada.

      • Antonio Silva

        Só se for na sua cabeça !

        • Jonatas Elias

          Com certeza é na minha cabeça, não vê como todo mundo fala português. Nem a ONU o adota como língua oficial.

          • Antonio Silva

            Ah me poupe !! Você quer que a ONU troque o inglês pelo português como língua oficial ?! Vá dormir dinossauro e isso não faz o português menos importante.

          • Jonatas Elias

            Aonde tu leu que a ONU deve trocar o inglês pelo português? Aprenda a interpretar texto meu caro. E sim, o português não é importante, pois infeliz nenhum no mundo o fala.

          • Antonio Silva

            Sínico, só mesmo um doente feito você pra dizer isso do próprio idioma. Sabe por quê este país não vai para frente ? Porque infelizmente cria “cidadãos” feito você ainda. E só pra você saber o português é a 7ª língua mais falada do mundo, repito: ISTO NÃO RETIRA DELA A SUA IMPORTÂNCIA !!!

          • Jonatas Elias

            Cínico por quê? Se tu não sabe ler o problema é teu. Como disse, aprenda a interpretar texto. Outra, o português não é a sétima, mas a sexta (ou quinta, dependendo o índice) língua mais falada do mundo, atrás do árabe (se sexta), hindi, inglês, espanhol e mandarim. Porém,dos 215 milhões de falantes, 200 deles estão no Brasil. Assim como a língua mais falada do mundo fica praticamente restrita a um único país. Mais, o espanhol é mais falado que o inglês, entretanto é menos importante que o mesmo. Aliás, a importância de um idioma não é definida pelo número de falantes, mas pelo peso político e econômico que o país detém no contexto mundial (lembre-se que somos “anão diplomático”), por isso o mandarim está se tornando importante. Olhe para o francês, que tem apenas 74 milhões de falantes e é considerado a “Língua da Diplomacia”.
            Por fim, não seja hipócrita. Tire a venda dos olhos e vá estudar mais, o país não vai para a frente por causa de pessoas como você, que se mudar a cor do pasto acabará morrendo de fome. Espero que compreenda o texto. Abraço!

          • Antonio Silva

            Quem chamou o Brasil de “anão diplomático” foi um estúpido israelense que vive num país cercado de inimigos por todos os lados e você pelo visto concorda com ele. Se for preciso continuar sendo um “anão diplomático” para ficar longe de conflitos internacionais, espero sinceramente que o Brasil continue sendo um anão mesmo. E o português tem bem mais do que 215 milhões de falantes, visto que só o Brasil possui mais de 200 milhões e Portugal cerca de 11 milhões. Além deles, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Guiné-Bissau, Macau (Província Chinesa), Goa (Província indiana) e Timor Leste também são falantes do português !!!

          • Jonatas Elias

            Está certo, vá para Macau achando que vai conseguir se comunicar em português. Boa viagem!

          • Aurélio

            Concordo. Os brasileiros têm que se respeitarem mais a si próprios, e olha o tamanho do país, o português é sim importante no mundo.

          • Alan Souza

            Se o critério de importância fosse a quantidade de falantes, o mandarim deveria ser a língua franca do planeta e a mais importante…

      • Thiago Castro

        A língua portuguesa serve pra vc falar asneiras.

        • Jonatas Elias

          Me desculpe, esqueci que a COP21 foi em português.

  • Pessoal do MD,
    Você já sabem com quais aviões eles irão operar?
    Espero que não sejam aviões mega apertados como eram os da Webjet! rsrsrs

    • Denniel

      “Operamos aviões ATR que possuem menor consumo de combustível quando comparados com aviões de outras empresas aéreas. Além disso, nossos aviões são também os mais ecológicos. Em termos de energia por quilômetro, são mais eficientes do que um carro! Graças ao baixo nível de ruído, nossos aviões são bem-vindos em todos os aeroportos do mundo e podem pousar em pistas menores, sendo os mais adequados para operação nos aeroportos regionais.”

      tava no site deles

      • Marcel Bruzadin

        Exatamente. A princípio a frota será composta por aeronaves modelo ATR

      • RABUGENTO SFQNS

        Será que terão alguns ATR42 para fazer a linha para Macaé,RJ?
        Os ATR42 da TRIP/AZUL se acabaram e com isso perdemos os voos para Macaé que tanto fazem bem. 😉

      • Valeu, Denniel! Não havíamos visto no site deles, obrigado! =)

        Não me recordo, mas os ATRs até que não eram muito apertados para quem tem 1,87m , rsrsrs

      • Alan

        O ATR da Azul é bem apertado, gordinho sofre. Assento bom mesmo é o Airbus da Tam.

    • luis

      Agora Flyways tem duas aeronaves de ATR72,mas duas têm idade mais de 20 anos.

  • Almir

    Se for esse avião antigo de hélices, tô fora, prefiro viajar de ônibus.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Fique tranquilo, é falta de conhecimento. A frota de ATR´s no Brasil é mais nova que qualquer frota de jatos. Além disso, são aeronaves muito seguras e com raríssimos acidentes já ocorridos, a maioria, em empresas duvidosas de Taiwan e adjacências. Um abraço.

      • André

        Isso mesmo Moacyr. Nos anos 90, voei bastante no norte do país, pelas asas da TABA, PENTA, TAVAJ e RICO, em aviões bem antigos, como o F27-600 (TAVAJ), FH-227 (TABA), EMB-110 (RICO e TABA), além dos Dash-8 da TABA, PENTA e TAVAJ (DHC8-200) que não tinham uma manutenção adequada, e os voos eram sempre seguros, serenos, etc.

        • Alan

          hehe eu já andei de Penta e Tavaj entre Belém, Altamira e Santarém.

    • Wenderson Pires

      Desde quando ser um avião com hélices é ser um avião antigo???

    • Thiago

      Êêêê, santa ignorância!

    • Eduardo Soares

      galera, fobia é fobia, não é racional, aviões pequenos balançam mais e causam mais mal estar em quem tem medo. Existem aqueles que têm medo por desconhecimento, mas a grande maioria dos que têm fobia de voar sabe perfeitamente que é meio seguro etc etc, não é questão de racionalidade.

      • Salvatore Carrozzo

        pois é, eduardo. Mas os “juízes da internet” adoram jogar pedras.

        • Eduardo Soares

          né? é como quem tem medo de cobra, aranha etc, mesmo dentro de uma caixa de vidro, elas vão ter medo, pouco ajuda a racionalidade para quem tem fobia

        • André

          Geralmente, essas pessoas que comentam asneiras, como a que o Almir comentou, jamais colocaram o pé dentro de um avião, seja grande ou pequeno. Pessoas estúpidas jamais viriam neste site comentar o que não sabem.

    • Wólnei Franco

      O avião pode ter 10, 20 anos. Mas se a manutenção estiver em dia, não existe nenhum problema.

  • Thiago Castro

    Eu voei de ATR outro dia (Campinhas – Araçatuba) e não curti muito não. Vale a pena para aqueles lugares no interior onde ir por via terrestre seria bem mais demorado. Mas nas capitais que foram citadas acho que não rola não. Sem falar que o vôo demora mais. Prefiro ir de Airbus.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Já tem guichê dela montado aqui em Uberaba. porém, ela vai fazer dois voos diários Uberaba – Pampulha às 3as, 4as e 6as. Acho que, no início, deveria ser apenas um voo diário de 2a a sábado. Mas vai entender a lógica das empresas.

    • Wólnei Franco

      Talvez estejam fazendo um teste… Uma vez que Uberaba não consegue manter por muito tempo uma companhia. Leia-se “Oceanair e Passaredo”.

    • Alan

      Não sei como funciona o protocolo de alteração de voos junto à Anac, mas é possível que eles estejam colocando esses voos para “medir”/”aferir” a demanda e depois pedir uma redução de voos, de modo a se ajustar à demanda. Joga AirTycoon 4 no iPhone e vais entender rs.

  • David Kawaguchi

    Alguma semelhança ou ligação com a Qatar Airways? (o.O) rs

    • Eduardo Teixeira

      Qatarro Airways… kkkk to brincando. boa sorte para a nova empresa, precisamos de mais opções para garantir uma competição justa

    • Alan

      haha talvez também com a Surinam Airways =p

  • Marcel Bruzadin

    Isso é uma questão de gosto mesmo, mas são duas aeronaves com características distintas.

    • Thiago Castro

      Conforto à parte, o ATR é bem menos rápido que o avião a jato. Só isso já é um diferencial negativo bastante relevante.

  • Marcos Cavalheiro

    pelo site não da pra comprar ainda… alguém tem ideia de preços rio x brasilia?

  • Rodrigo

    Espero que venham para o aeroporto de São João del Rei

    • Cristiano

      Voltou a operar, o aeroporto de São João Del Rei?

      • Rodrigo

        Ainda não. Mas a imprensa local noticiou que existe a possibilidade da Flyways operar voo comercial aqui em São João del Rei

    • Luis

      A Flyways já colocou a São João del Rei na sua malha do futuro,acho será possível,pq essa rota foi abandonada pela Azul(antiga TRIP).

  • Rafael

    Qualquer semelhança com a QATAR é mera cópia.

  • Wólnei Franco

    M.D. Já enviei várias notícias sobre esta nova companhia e vocês não deram a mínima. Quantos aos voos iniciais já consta Ipatinga e Uberaba também, inclusive a Flyways fez voos teste para estas cidades.

  • Mauricio Laukenickas

    Alguma cisa estranha tem. Ou esses caras estão usando dinheiros do BNDES pra pagar a conta ou tem alguma outra coisa que eu não sei. Todo mundo sabe que cia aérea não dá dinheiro em lugar nenhum do mundo e muito menos no Brasil. Só doido (ou muito esperto) investe em aviação civil na República das Bananas. Deve ter treta nisso aí.

    • Vinicius

      Inocente demais achar que companhia aérea não dá dinheiro hahahaha. Elas são filantropas e estão aqui para ajudar os brasileiros.

      • Bruno Bastos

        A empresa aérea funciona enquanto der lucro. Quando não der mais, ela fecha e deixa os funcionários e fornecedores sem receber.

    • Eduardo

      Como assim CIA aérea n da lucro? O lucro das companhias foi o maior desde a década de 60.

    • Alan

      Calma, tigre. Nem tudo que te falam é verdade.

  • Rodrigo

    Já tive uma ótima viagem com um ATR e já tive uma péssima também. Quanto aos da Azul, acho-os apertados demais. Dá sensação de clausura. Mas acho que, no geral, voar com aviões maiores pode ser mais confortável, por exemplo quando há muita turbulência.

    • Alan

      Uma aeromoça que me atendeu num ATR da Azul tinha coisa de 1,80m-1,85m de altura. Imagino como seria ser para ela trabalhar lá hehe

  • Alan Souza

    Fiquei pensando nessa tarifa WAY. A econômica já conheço muito bem, agora algo mais econômico que isso… será que já liberaram viajar em pé no avião?

    • Vitor Caldas

      Eles podem cortar alguns ”beneficios” para justificarem o preço baixo. Bagagem despachada, escolha de assento e etc! Aqui nos EUA a frontier faz isso. Não necessariamente voamos em pé!

      • RenatoADM

        Não só nos EUA na Europa também é assim, somente o básico e bagagem de mão quem quiser despachar bagagem paga a diferença, eu acho isso muito bom, tem muita gente que faz uma viagem rápida que só a bagagem de mão já é o suficiente principalmente se for para pagar pouco e com segurança, se o voo for rápido como BSBxRIO em média 1:30min nem vai ter tempo para sentir desconforto e outra quem quiser mais conforto paga a diferença e pronto.

    • Bruno Bastos

      Deve ser pra ir naquela gaiolinha de cachorro kkkkkk

  • luis

    Na verdade a Flyways já pediu slots com ANAC,provavelmente terá voo de GIG,PLU,Ipatinga e Uberaba,acho que por enquanto não vai ter rota pra Brasilia.

  • luis

    Acho que nessa situação pessima de economia,a Flyways não vai conseguir crescer rapido.

  • Eduardo Teixeira

    ainda não existem voos

  • jorge moraes

    O nome já é meio estranho. Pois me lembro da Fly que faliu no começo dos anos 2000.

  • José Wanderson

    Poderiam operar no aeroporto de Araçatuba. A Azul coloca os preços que bem entende e ter que ir para Campinas e enfrentar mais uma hora, no mínimo, de ônibus para chegar a São Paulo é super exaustivo.

    • Alan

      Campinas é uma das 10 maiores cidades do país e por si própria já movimenta o aeroporto, portanto a demanda não é só por causa de SP capital.

  • Orem B. Hartuing

    Qualquer companhia que entrar vai ajudar a diluir as barbaridades que esse oligopólio de empresas aéreas existente hoje impõe ao passageiro no Brasil.

  • Uandlei Leonardes

    Moro em Cabo Frio e ouvi dizer que farão vôos BH-Pampulha x Cabo Frio. É verdade?

    • Andresa Venancio

      NAO SEI AINDA. ELES INFORMAM NO SITE. E EM ALGUNS CANAIS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CADA CIDADE, SERÃO ATENDIDAS INICIALMENTE: BRASILIA, GIG, ARAXA, IPATINGA, PAMPULHA E UBERABA

  • AndreaP

    Isso se lá nos bastidores não for de algum já dono de outra cia. Porque a riqueza tá bem concentrada nas mãos dos mesmos.

    • Cristiano

      Sim, sim. Realmente, existe tal possibilidade… Vamos aguardar.

  • luis

    Ninguém sabe o preço agora,mas o presidentes da Flyways prometeu que a tarifa de segunda feira e sexta feira não vai fazer muita diferencia,tô tem duvida.O voo pra BSB não vai ser realizado até primeiro semestre de 2016,os primeiros destinos que ela vai atender vão ser GIG,PLU,IPN e UBA.

    • Cleusa Rabelo

      TEM PREVISAO TAMBEM PARA ARAXA (MG). JA FOI ASSINADO TERMO COM A PREFEITURA NO FINAL DE NOVEMBRO/2015. 2 VOOS SEMANAIS

    • Alan

      esses voos regionais costumam ter um “precinho” BEM salgadinho.

  • Alan Souza

    Olha, não sei não. Meus colegas vivem reclamando de crise, mas não param de viajar. O que eu conheço de gente que pagou feliz da vida 90 reais num panetone da Kopenhagen, não tá no gibi. E todos reclamando da crise…

    • Alan

      haha eu também tenho vários amigos nessa mesma “crise”. Alguns deles estão até na Disney. O pessimismo, infelizmente, é inerente ao brasileiro.

  • Antonio Silva

    Não tinham manutenção adequada e eram seguros ??? Mas o quê ?!

  • Cleusa Rabelo

    SERÁ QUE TERÁ ALGUM PROGRAMA DE FIDELIDADE PROPRIO OU VAI FILIAR ALGUM EXISTENTE?

    • Alan

      No começo dificilmente uma companhia lança programa de fidelização.

  • Cristiano

    Valeu! Obrigado pela informação.

  • Rodrigo

    Pois é. Eu me sinto andando de van quando estou num desses hehe.

    • RABUGENTO SFQNS

      O ATR é comparado à Kombi. Chega em qualquer lugar. 😉

      Mesmo assim eu bem que queria que a AZUL tivesse mantido seus ATR42 entre MEA e VCP. Em 90 minutos ele substituía uma viagem de 13 horas em ônibus ou 9 horas de carro e sem os empecilhos das estradas.

    • RABUGENTO SFQNS

      Os Boeings da GOL também são apertadíssimos.

  • Bruno Fernandes

    Com os comentários que eu vi sobre o ATR’s … Passei um “perrengue” voando Passaredo (ATR72) Ribeirão Preto X BSB … Foram vários momentos de pânico, e olha que tenho bastante “milhas voadas”

  • RABUGENTO SFQNS

    Os ATR na Amazônia até que substituíram bem os “Bufalo” da FAB.
    Os EMB-110(Bandeirantes) da TABA, tremiam, sacudiam, tremiam, sacudiam, principalmente quando pegavam um temporal entre São Gabriel da Cachoeira e Manaus no início da década de 80. 😉