Anac prevê crise aérea no final de ano e busca soluções

Leonardo Marques 22 · novembro · 2010

Prevendo que uma nova crise área pode estar a caminho, a Anac convocou uma reunião urgente, para hoje, com representantes das empresas aéreas e das empresas estatais envolvidas na Aviação Civil.

O final de dezembro sempre é crítico, mas o final de 2010 tem aspectos novos. Nos últimos 12 meses houve um grande crescimento do número de voos e de passageiros, mas os aeroportos permanecem com a mesma capacidade (que aliás está superada há tempos).

Somado a isso, boa parte dos passageiros que irão viajar nessas férias, estarão fazendo a primeira viagem de avião, o que contribui para maior lentidão em todo o processo.

Mas não são só esses os problemas, o overbooking parece que está novamente assustando. Segundo o jornal o Estado de São Paulo, apenas uma empresa aérea já vendeu mais de 10.000 passagens além de sua capacidade. No final do ano as empresas lançam voos extras, mas esses voos dependem de autorização da Anac e o que se especula é que as passagens estão sendo vendidas já contando com esses voos.

Enfim, a Anac está de parabéns pela iniciativa, só esperamos que não seja tarde e o resultado seja realmente satisfatório para os passageiros. Nunca é demais lembrar que a Anac precisa fazer alguns malabarismos para lidar com as limitações dos aeroportos que são responsabilidade da Infraero.

Só para lembrar… nas férias de julho a GOL teve sérios problemas e cancelou/atrasou dezenas de voos e nas férias de janeiro aconteceu o mesmo com a TAM.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Luciano Silveira

    Somado a isso os preços altos para os feriados de fim de ano estou pensando seriamente em colocar o carro na estrada e rodar 1300KM

  • Jetro

    Lá vamos nós de novo enfrentar o caos aéreo.

    Imagina quando a COPA chegar o que vai acontecer!!!

    • Jo

      O caos aéreo de 2006 (fim de ano) foi causado pela TAM que vendeu mais passagens do que assentos (overbooking). Há vídeos de passageiros que mostram aproxidamente 20 passageiros em pé no avião simplesmente pq não há lugares.

      Como este post mostra, alguma cia. aérea já vendeu mais de 10 mil passagens além de sua capacidade, o que é ilegal e imoral. Essa atitude só piora quando as cias aéreas não distribuem os voos durante o dia, mas concentram em uma faixa de horário. Em Brasília, por exemplo, não há voos de madrugada (entre 1h e 5h da manhã).

      Este post parabeniza a Anac e culpa a Infraero pelas limitações do aeroportos. Mas a culpa do possível caos aéreo neste fim de ano será do Overbooking, portanto, responsabilidade da Anac (que só aplica multas na cias aéreas grandes quando aplica também nas pequenas) e das cias.

      • Leonardo (Melhores D

        Jo, se de fato, tiver overbooking a culpa é da Anac mesmo. O parabéns é apenas por tentar evitar que o problema se concretize. Em relação às multas, em julho GOL e Webjet foram multadas e em janeiro a TAM.
        Eu também não acho que a Anac seja uma maravilha não, mas acredito que esteja bem melhor que a Infraero.

      • Reinaldo

        Já não passou da hora da Infraero ampliar os aeroportos? Se há overbooking é porque há passageiros, muito além do que os aeroportos comportam. E isso acontece há muitos anos, e nada de novos terminais nos aeroportos.

  • Marcos Fonseca

    Realmente se houver novamente uma crise no final do ano será lamentável, já ocorreu outras vezes e isso serve de exemplo, tomara que a Anac não deixe acontecer novamente.

    Outra coisa, ouvi falar que a Webjet está indo mal e está sendo negociada isso é veridico, alguém está sabendo de algo ???

    • Leonardo (Melhores D

      Isso é verdade mas não é de hoje. Ela não foi vendida porque a lei não permite, mas acho que é questão de tempo.

  • Miriam

    Gente todo final de ano é isso quando é que a droga da Infraero vai se flagrar que os aeroportos que temos hoje ja derasm tudo que tinha que dar? Fim de outubro fiz a famosa via crucius(voltar do exterior por São Paulo Guarulhos)e não tinha nem lugar para esperar a van do hotel o aeroporto lotado dentro e fora, como disse um cara que estava na fila comigo_Na copa do mundo o Brasil vai é passar vergonha

  • ''Esse país não aprende com os seus erros''

    Frase de Alexandre Garcia no Bom Dia Brasil

    • Gustavo Pereira

      Que venha olimpiadas e copa!

      preparação total que estamos hein.

  • RABUGENTO

    O interessante é que os passageiros da Europa, que normalemnte nos finais de ano enfrentam dias de caos em seus aeroportos, não criticam seus governos ou companhias aéreas.

    Nos brasileiros somos muito críticos mas não temos o costume de apresentar soluções.

  • Leonardo (Melhores D

    Hehe… se a gente pagasse o mesmo imposto do Europeu e recebesse o mesmo que eles em troca…

    Que tal assinar os comentários com seu nome?

    • Edton

      owned! HAHAHA

  • Edton

    Acho que essa reunião, irá decidir que, haverá MUITOS, MUITOS mesmo vôos com conexões, para a entrada e saída de passageiros…

  • Edton

    Acho que não precisa ampliar, e sim, construir novos aeroportos menores…

  • Edton

    Acho melhor você viajar de ônibus ou de carro, além das passagens aéreas estar em caras, você pode enfrentar esse problema de atrasos/cancelamentos e falta de tripulantes..

  • Oscar Luiz

    Soluções tem de sobra. Não faltam projetos. Não falta dinheiro. O problema é a incompetência mesmo.

    Ademais, se se quiser eu troco: todos os aeroportos da Europa, com todos os problemas de neve, vulcão, terroristas pelos nossos e ainda dou troco!

  • José Wanderso

    Nossa fiquei até com medo vou viajar dia 22/12 pra Maceio e vou pelo Aeroporto de Guarulhos

  • danillo

    Eu já estou vendo o caos começando agora… Nesse último mês fiz 3 voos e ida e volta ou seja 6 trechos e alguns ainda com conexão e 90% deles atrasaram. Ontem o voo Congonhas – Goiânia pela GOL que eu vim atrasou 1 hora.

  • Érik

    Ei gente, saiu no site da Folha hoje a tarde que a Anac proibiu o uso de Overbooking nesse final de ano. Além de solicitar as empresas aéreas aviões reserva.

    Em parte diz: "estão proibidas de praticar overbooking durante a alta temporada, no fim do ano. Também estão proibidas as férias de gerentes da agência entre os dias 15 e 31 de dezembro… As seis maiores companhias aéreas brasileiras –TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip– se comprometeram também a manter aeronaves reservas. Somadas, elas terão 17 aviões de prontidão em caso de problemas."

  • Carolnl

    Leo, você tem mais informações sobre a celeuma dos scanneres de corpo inteiro e apalpadas da TSA nos aeroportos americanos? Como muita gente deve ir pros EUA por agora, acho que seria interessante 🙂

  • Fausto

    Pessoal, a Anac deveria se preocupar com a falta de pessoal especializado (Leia-se comandantes e co-pilotos) e não com equipamentos de reserva. Vocês sabiam que as 4 maiores cias do Brasil estão perdendo seus profissionais para o mercado asiático principalmente e que a chance de termos um novo apagão (dessa vez por falta de pilotos!) é enorme?

    Eles estão deixando aeronaves no solo por falta de tripulação!! E o pior: pela nossa legislação (de 1900 e bolinha) pilotos estrangeiros nao podem trabalhar em cias nacionais!!! Mas os nossos estão saindo todos os dias!!!!