Anac prevê crise aérea no final de ano e busca soluções

Leonardo Marques 22 · novembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Prevendo que uma nova crise área pode estar a caminho, a Anac convocou uma reunião urgente, para hoje, com representantes das empresas aéreas e das empresas estatais envolvidas na Aviação Civil.

O final de dezembro sempre é crítico, mas o final de 2010 tem aspectos novos. Nos últimos 12 meses houve um grande crescimento do número de voos e de passageiros, mas os aeroportos permanecem com a mesma capacidade (que aliás está superada há tempos).

Somado a isso, boa parte dos passageiros que irão viajar nessas férias, estarão fazendo a primeira viagem de avião, o que contribui para maior lentidão em todo o processo.

Mas não são só esses os problemas, o overbooking parece que está novamente assustando. Segundo o jornal o Estado de São Paulo, apenas uma empresa aérea já vendeu mais de 10.000 passagens além de sua capacidade. No final do ano as empresas lançam voos extras, mas esses voos dependem de autorização da Anac e o que se especula é que as passagens estão sendo vendidas já contando com esses voos.

Enfim, a Anac está de parabéns pela iniciativa, só esperamos que não seja tarde e o resultado seja realmente satisfatório para os passageiros. Nunca é demais lembrar que a Anac precisa fazer alguns malabarismos para lidar com as limitações dos aeroportos que são responsabilidade da Infraero.

Só para lembrar… nas férias de julho a GOL teve sérios problemas e cancelou/atrasou dezenas de voos e nas férias de janeiro aconteceu o mesmo com a TAM.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos