Cartões American Express Credit passam a pontuar no Livelo

João Goldmeier 8 · junho · 2017

Os clientes dos cartões American Express® Blue, American Express® Platinum Credit, American Express®Gold Credit, American Express®Credit e American Express®Business não estão mais acumulando pontos no Membership Rewards desde o dia 6 de junho, quando o saldo foi transferido para o Livelo.

A política de pontuação dos cartões e o prazo de validade dos pontos (nunca expiram) permanecem os mesmos.

Vale lembrar que os cartões American Express têm duas linhas de produtos: a linha “Credit”, que passou agora a pontuar no Livelo, e a linha “Card”, que continua pontuando no Membership Rewards.

Linha Credit

Portanto os cartões American Express Green, American Express Gold e The Platinum Card continuam com o Membership Rewards.

Como toda mudança há pontos positivos e negativos. Como exemplo de ponto positivo está a emissão de passagens direto do programa utilizando milhas, que pode ser uma boa opção quando o preço da passagem está barato, já que o número de milhas varia de acordo com o preço da passagem. Simulando uma mesma data podemos ver que o custo de emissão no Livelo é menor:

Enquanto a passagem de São Paulo para Madrid, ida e volta, custa 103.300 pontos no Livelo, o mesmo bilhete sai 144.169 pontos no Membership Rewards, uma diferença nada desprezível de 29%:

São também mais constantes as promoções de envio bonificado do Livelo para parceiros aéreos do que no Membership Rewards.

Porém é inegável que é negativa a diminuição no número de parceiros aéreos para o envio de milhas. O Membership Rewards tem 14 parceiros aéreos, alguns com exclusividade no Brasil, como Emirates, British Airways e Singapore Airlines. E o Livelo conta com parceria apenas com as cias nacionais e com a Tap Portugal.

Isso limita a flexibilidade na hora de planejar o uso dos pontos. Algumas dessas parcerias podem ser muito úteis em viagens, como os voos da Singapore intra-ásia ou a emissão de trechos curtos nos parceiros da Oneworld pelo Executive Club, da British Airways.

E aí, foi atingido pela mudança? O que achou? Comente!

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Juan Lourenço

    Tenho o Amex Green, o Gold Card (que não uso) e MasterCard. De uns bons meses pra cá tenho achado o Livelo melhor que o Membership Rewards, pedindo bem menos pontos para as mesmas coisas (produtos ou viagens). Vou até repensar se continuo usando o Green ou se concentro no Gold…

    • João

      Oi Juan, só pela pontuação ser maior você já deveria fazer a mudança. Abraço!

      • Juan Lourenço

        Ah, retificando, Gold Credit (que agora passou pra Livelo), não Gold Card.

  • Thiago

    Mas sendo a TAP parceira Star Alliance, dá para emitir bilhetes-prêmio para voar nas companhias Star Alliance. Então, não se restringe a TAP.

    • João

      Não é bem assim, Thiago. Cada cia tem a sua tabela de emissão. Tendo mais cias para transferir, você pode comparar e escolher a opção mais vantajosa. Abraço!

    • Gilberto De Melo Junior

      Sim, você está correto, mas se você comparar a tabela de emissão da TAP com a da Avianca Brasil e da Singapore, vai notar que ela exige mais pontos para muitos dos trechos.

  • Fabio

    Recebi o comunicado. Como tenho um da linha Credit e outro da Card, tive que cancelar o Platinum Credit para nao ter os pontos transferidos para a Livelo. Assim, mantendo apenas o Card, consegui ficar no Membership Rewards

    • Henri Michel

      Eu tb estou no mesmo caso q o seu e os meus pontos não foram transferidos para a Livelo, ainda está no MR.
      Leu algo sobre isso em algum lugar?

  • Igor

    Um detalhe importantíssimo. Emitindo a passagem via Livelo, no lugar de enviar os pontos e emitir via companhia aérea, a passagem é emitida pelo parceiro Livelo de viagens, em dinheiro. Você paga em milhas mas a passagem é “comprada” em dinheiro pela agência de viagens da Livelo. Em resumo. Você pontua nesta viagem. Você ganha milhas voando.

    • João

      Mas no Membership Rewards também é assim, Igor.

  • João

    A imagem é ilustrativa, faltaram alguns cartões que são mencionados no texto. Abraço!

  • Alisson Castanho Gatti

    Não acho que valha a pena pontos irem direto pro Livelo. Que eu saiba da Livelo não pode transferir para parceiros, e com isso perdemos a promoção de bônus nas transferências.

    Não acho o Membership Rewards bom. Sempre é bem mais caro que a Multiplus, por exemplo, mas vale a pena que os pontos nunca expiram e pode ganhar bônus ao transferir para algum parceiro.

    • João

      Oi Alisson, no Livelo você pode sim aproveitar os bônus de envio para os programas de fidelidade. Abraço!

    • Alisson, a Livelo pode transferir para parceiros sim. E com bônus. Só a quantidade de parceiros é menor.

  • Diego

    Amex platinum credit card pelo menos aqui já era pontuado no Livelo a um bom tempo, acho que desde o ano passado ou até anterior a isso.

    • marcosvalenca

      Pode ter acontecido com você. Mas, comigo, só fui retirado do Membership Rewards agora pelo Bradesco.

  • Lofin

    Tenho um Gold Credit e gostaria de consultar com a turma aqui: como funcionou a “transferência” de pontos para vocês?

    O primeiro atendente do Livelo não soube me informar e o segundo me instruiu a me cadastrar no Livelo e aguardar o prazo de até 5 dias (acredito que úteis) para que a transferência fosse automaticamente realizada.