American Airlines e Delta terão mais 28 voos para o Brasil

Denis Carvalho 21 · junho · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) apresentou ontem uma proposta para a concessão de mais 14 voos de lá para o Brasil a partir de outubro e outros 14 no ano que vem. Caso seja aprovada, a American Airlines e a US Airways, que estão em processo de fusão, receberão 14  novas frequências, metade delas ainda este ano, incluindo o novo voo direto de São Paulo a Los Angeles pela AA. As demais ficarão com a Delta. Além de Los Angeles, os novos horários serão se Guarulhos a  Atlanta, Detroit e Charlotte.

Essa deverá ser a última concessão de novos voos entre Estados Unidos e Brasil pelo DOT. Isso porque a partir em outubro de 2015 entra em vigor o acordo de céus abertos assinado em 2011 entre os países e as companhias terão liberdade para solicitar novos voos.

Se a proposta for aprovada sem alterações, a American Airlines vai inaugurar em outubro o primeiro serviço sem paradas diário de uma companhia aérea norte-americana entre Los Angeles e São Paulo. A rota hoje conta apenas com voos diretos da Korean Air. A companhia, porém, não conseguiu a rota direta entre São Paulo e Chicago que estava planejando. O DOT também negou o pedido da US Airways de um novo voo direto entre São Paulo e Philadelphia.

A Delta, por sua vez, deve adicionar um segundo voo diário de Guarulhos a seu hub em Atlanta. Para conseguir metade dos novos voos, a companhia usou como argumento a fusão entre American Airlines e US Airways, que poderia comprometer a competição nas rotas para São Paulo, definido por ela como “o maior e mais importante mercado da América do Sul”. “Na verdade há apenas duas candidatas nesse processo, Delta e a ‘nova American’, ainda que a US Airways tenha apresentado uma candidatura separada”. A United não apresentou proposta.american

O DOT justificou sua decisão destacando a importância do novo voo da AA a Los Angeles, que serão os primeiros de uma companhia do país do Brasil à costa oeste. Já o segundo voo diário pela Delta a partir de seu centro de Atlanta dará aos passageiros a opção de conexão para  mais de 150 cidades. A companhia é parceira da GOL no Brasil.

A proposta está aberta a comentários e recursos por dez dias e o departamento reservou mais sete para responder aos comentários. Após este período de observação, o DOT irá  preparar a decisão final. A proposta de decisão, as propostas das companhias aéreas e comentários públicos podem ser encontrados em no site Regulations.gov.

Mais informações no site do DOT (em inglês)

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe