American Airlines deixará de voar para Recife e Salvador a partir de maio!

Leonardo Cassol 30 · março · 2016

A companhia aérea American Airlines informou que vai suspender os voos regulares que opera saindo de Recife e Salvador para Miami a partir de 4 de maio. É mais um cancelamento de rota para os Estados Unidos, que já acumula muitas baixas neste ano! E uma triste notícia para os nordestinos, que perderão uma opção cômoda e econômica para voar para os Estados Unidos, ainda que muitas vezes com aviões antigos e mal conservados.

A empresa informou ainda que vai notificar os passageiros e oferecer alternativas de acomodação dos voos que ela opera saindo de outras cidades brasileiras para os Estados Unidos. Caso o cliente não queria ser reacomodado, a American oferecerá o reembolso integral. A companhia ressaltou ainda que pretende retomar as operações entre Recife e Miami a partir de 15 de dezembro, na alta temporada. É possível que passe a ser uma rota sazonal.

boeing-787-dreamliner-american-airlines-098

Vejam a nota oficial da empresa:

“A American Airlines, que tem orgulhosamente servido o Brasil por mais de 25 anos, informa que o serviço entre Miami e Recife será temporariamente suspenso. O último voo com origem em Miami será realizado em 4 de maio e o último voo com origem em Recife, em 5 de maio. A operação entre Miami e Recife será restabelecida em 15 de dezembro de 2016 e, entre Recife e Miami, em 16 de dezembro.

Além disso, em 4 de maio de 2016, o serviço entre Miami e Salvador será interrompido. O último voo com origem em Miami será realizado em 3 de maio e o último voo com origem em Salvador será realizado em 4 de maio.

A American Airlines avalia sua rede de voos baseando-se na oferta e demanda em cada rota, com o objetivo de garantir o sucesso a longo prazo frente a concorrência global. Os voos entre Miami e Recife e Miami e Salvador são atualmente inviáveis em consequência das condições do mercado.

Lamentável!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Caco Nogueira

    já era de se esperar,daqui a pouco será a vez da Copa cancelar a rota tbm!

    • Dionísio Alencar

      Daqui a pouco não sobrará mais nenhuma rota NE/MIA, recentemente a TAM reduziu para um voo semanal partindo de FOR.

      • João Vicente Castro

        Como assim, mah ? O voo sempre foi, desde o seu início, só 1 vez por semana. Recentemente ocorreu o contrário do que vc falou; aumentaram pra 2 vezes por semana

    • William

      Parece que os voos da COPA operam com mais de 85% de ocupação pois conseguem levar os clientes para varias cidades do USA e América Central. E operando om B737 fica mais fácil decolar com lucro. Acredito que justamente a Copa vai ganhar com os cancelamentos das outras empresas.

  • Patrick Ferreira

    lacra 13

    • Marcio Rebello

      Lacra o 13 com força!!

      • George

        Lacra o 13 com força total!

    • Luiz Fernando Niquet Gonçalves

      Ah, é! Pq na época do 45 o povo voava muito por ai!…

      • Hermes Hs

        Eu detesto o PT, mas isso é verdade! Não podemos fechar os olhos para os pontos positivos, nem para os negativos! Porém, 45 e 13 jamais estarão na minha “rota” são tudo farinha do mesmo saco e isso o povo, precisa enxergar tbm!

      • Beto

        Calma aí que, pelo andar da carruagem, daqui a pouco teremos 2 voos por semana (se tivermos sorte) saindo de SP e RJ tal e qual anos 60 ~ 70… quem viver verá !

      • Tarcísio Medeiros

        Quer dizer que Dom Pedro II era um horrível imperador por que nem ele podia andar de avião? Acho curiosissimo como jogam argumentos sem temporalidade se achando certos. Na época do “45” era dificil de viajar, mas no mundo todo! Porque as Cias priorizavam serviço ao invés de preço. Hoje existe cia aérea europeia cobrando 10 Euros por um vöo de um pais a outro, aqui qual o voo que sai a R$ 40 (Isso com o Euro super valorizado)? Sem falar do cambio artificial que de uma maneira ou outra barateava e muito as viagens. E ah, na época do “45” não estavam quase todas as empresas atuando no prejuĩzo…

    • Paulo Silva

      Explode 45 e 15

  • gilberto

    MD, comprei gru-mia via lima pela Avianca em exec. na última promo que vc. colocou aqui, são 4 trechos sendo que em 3 estou com assento marcado, mas no primeiro trecho gru-lima a atendente me falou pelo telefone que não da para marcar acento nesse trecho, somente na hora do checkin, caso não tenha vaga nesse trecho em exec. somente em econômica quais os meus direitos sendo que eu comprei tudo exec. ?

    • Henry

      Vc terá direito a uma indenizacao por dano material e moral pelo aborrecimento e desconforto…no caso do dano moral se vc tiver problema ortopédico, tipo coluna, que recomende vc ir de executiva e provar isto mediante uma declaração médica , o valor do dano moral aumenta…mas se acionar via JEC esta declaração médica não pode ser um lado pericial mas uma simples declaração do seu médica de que vc ter que ficar num assento sem conforto lhe provoca dores insuportaveis..por isso vc compra executiva. ..

      • gilberto

        É exatamente isso Henry !

    • jorge moraes

      Se não dá pra marcar assento no primeiro trecho, então ninguém marcou. Nesse caso uma boa é vc chegar bem cedo a GRU e assim será um dos primeiros a marcar assento. Não custa tentar.

      • gilberto

        é o que farei jorge

  • Bruno Brum

    Mais uma consequência do belíssimo trabalho desse desgoverno incompetente e corruPTo na gestão da economia.

    Aliás… nao eh o governo q adora dizer que “agora o pobre tá viajando de avião”? Nas atuais condições, muito mal tá andando de ônibus. ><

    • Luiz Fernando Niquet Gonçalves

      Na epoca daqueles que querem voltar, quase ninguém viajava de aviao. Vai ter que fechar muitos e muitos voos ainda pra gente regredir ao nivel que os tucanos nos deixaram…

      • Curious Jorge

        Tome vergonha nessa cara, seu petista! Os tucanos arrumaram o galinheiro que o Brasil estava. O seu PT só destruiu TODOS os pilares econômicos deixados pelo PSDB. E agora, cadê os pobrezinhos do Lula? Todos endividados! Valeu a pena?
        Pro bolso do seu “mestre” deve ter valido.

        • Hermes Hs

          Jorge… só para deixar muito claro, DETESTO O PT, igualmente como DETESTO o PSDB. Mudança não é tirar PSDB e colocar PT, pois, lembre-se bem, que o PT, só entreou, pois, PSDB estava muito ruim em seus últimos anos de governo, a economia já estava péssima, não mais como nos primeiros anos do Real! Portanto, não podemos aceitar nem PT, nem PSDB. A Lava Jato, sempre existiu muito antes até do PSDB! A única coisa é que se descobriu a mer*da toda agora!

          E realmente, é inegável, que as pessoas viajavam muiito menos e viagens internacionais não existiam para classe média (salvo uma ínfima parte)! O PSDB deixou um grande legado econômico, porém, não fez tanto no social quanto o PT… que óbviamente por toda a roubalheira descoberta durante seu governo, pôs tudo abaixo! MAs temos sim, avanços dos dois governos (AMBOS EU DETESTO)!

          pORTANTO, PAREMOS DE BRIGAR, E VAMOS ENXERGAR O QUE DE FATO OCORRE! SE NOS DEIXARMOS SER MANIPULADOS PELA GLOBO, NUNCA VAMOS PARA FRENTE! A GLOBO QUE JÁ ESTEVE DO LADO DO PT E TAMBÉM DO PSDB…. COMO MELHOR A CONVÉM! E ASSIM, O POVO FICA ACHANDO QUE TIRAR PT E COLOCAR PSDB, DEPOIS, TIRAR PSDB E COLOCAR PT, ACHANDO QUE RESOLVE ALGO! VAMOS MUDAR!!! TROCAR DE LADRÕES DE ESQUERDA POR LADRÕES DE DIREITA, NÃO ADIANTA! CONTINUAM SENDO LADROES!

  • Mariana Ribeiro

    Ja’ era de se esperar, acho que as cias aereas estao esperando os jogos Olimpicos acabarem para cancelar um monte de rotas. Triste mesmo 🙁

  • Sindyele Brito

    Não tem a ver somente com a crise. Os aviões são antigos, sem entretenimento algum. Além disso, quando um vôo da AA chega em Salvador todo mundo praticamente é mandado para o raio-x. Como são poucos agentes, gera stress e demanda muita paciência para quem já passou horas em uma aeronave igualmente desconfortável. A grande maioria prefere sair de GRU ou GIG a procura de uma viagem mais tranquila, principalmente se estiver com criança.

    • Tiago M

      Muito fácil culpar crise e governo federal. Entrem em qualquer site de reclamação para ver o atendimento “primoroso” que as companhias aéreas dão em caso de problemas. A American é a mais reclamada nas rotas internacionais.
      Culpar cenário econômico é o que fazem os cabritinhos do rebanho com falta de perspectiva para mudar e melhorar o seu pós-venda.

    • Mateus

      Eu identifico três problemas nas leituras atuais da situação do Brasil:
      1) Momentos de dificuldade só é culpa do Estado!
      2) O empresário é sempre coitadinho, que não tem culpa do seu negócio falir!
      3) A falta de disposição da maioria da população de pensar para além do PT!

  • Marcio Rebello

    Tecle 13 e confirme!!

    • Oldemar Demetrius

      Moro em Ssa e pode soar estranho mas não vai me fazer falta alguma essa interrupção. Em 4 vezes que fiz esse trecho com a AA em 3 tive problemas com o vôo. Em duas oportunidades os vôos saíram atrasados por problema mecânico na aeronave, que são velhíssimas, e em uma o vôo foi cancelado pelo mesmo motivo.

      • Mateus

        Mas o empresário é o coitadinho pelo PT ser um governo carrasco!!
        Colocam um serviço péssimo e com equipamentos surrados mas é o governo o culpado.
        Faz favor!!!

    • Victor Oliveira

      Engraçado, quando novas rotas são abertas, como a nova rota Rio de Janeiro – Zurich (Edelweiss), novas frequências da Azul de Viracopos e GRU para Miami e Fort Lauderdale, novas rotas da Gol conectando Belém à Cayena e à Paramaribo (Suriname), da TAME conectando GRU a Quito, da Ethiopian conectando o Brasil (via GRU) à Addis Abeba, da Air Europa conectando Salvador, Rio e GRU à Madrid, da Condor conectando o Nordeste e o Rio à Frankfurt, entre diversas outras novas rotas nos últimos 6 anos, não vi ninguém vir aqui agradecer à presidente da república eleita pelo feito (e nem era motivo para tanto mesmo, até porque nenhuma cia. cria, cancela ou altera uma nova rota de acordo com preferências políticas. São análises frias de mercado e que não envolvem apenas a situação econômica, mas também a rentabilidade de uma rota comparada a outras, a qualidade do serviço prestado, capacidade e modernidade da frota, entre inúmeros outros fatores). Então, meu caro Marcio, a não ser que o senhor esteja trabalhando para um golpista e corrupto como o Cunha, abstenha-se de fazer proselitismo político nesse nobre espaço que tem outras finalidades, entre as quais a de fazer com que mais brasileiros possam viajar mais, melhor e gastando menos. Mas se quiser insistir nesse debate sem propósito, sugiro consultar as rotas internacionais do Nordeste existentes em 2002 e, tenho certeza, ficará surpreso ao saber que então NENHUM aeroporto dessa região do país tinha voos internacionais. No Brasil inteiro, GRU tinha pouco mais de 15 destinos diretos diários internacionais e o Rio de Janeiro menos de uma dezena. O resto do país, tirando poucos voos de Porto Alegre a Buenos Aires, era exclusivamente domésticos. VEJA como eram felizes e prósperosos tempos Globais Emplumados.

      • Marcia

        Menos, Victor !!

      • Fernando

        👏👏👏👏👏

      • Alex Lag

        Quanta BESTEIRA

      • jorge moraes

        Nada a ver.

      • Mateus

        Glória! Ler um comentário para além de relinchados simples dos fora PT, CorruPTos, Lacra 13 e confirma…
        Não seria problemas se… Aqui, não fosse um espaço para discussão sobre viagens e passagens aéreas.
        Logo, esses comentários não acrescentam absolutamente nada para as discussões do MD!!!
        No entanto, parece que as pessoas aproveitam qualquer situação para extravasar o ódio, a violência, os preconceitos e os linchamentos morais que sempre existiram aqui!

      • Slorenzato

        Victor! acredito que você não more no Nordeste e não tenha viajado nas rotas internacionais que existiam partindo de Recife. A TAP voa a mais de 60 anos a rota Recife/Lisboa; a AIRFRANCE voou durante vários anos a rota Recife/Paris. a PANAM voou de Recife/Miami, a VASP tinha voos de Recife para Nova Iorque,Miami, Frankfurt, Bruxelas e Zurich, A Transbrasil tinha voos para Miami, Lisboa, Londres e Amsterdã, a Varig tinha voos para Lisboa, Madrid e Miami. É uma pena que as crises econômicas alterem as rotas, mas elas existiram sim e independente dos governantes.

      • Paulo

        Victor, o que está sendo criticado não é se o atual governo agiu diretamente para criar ou fechar rotas aéreas.

        O que se critica é o maior escândalo documentado de corrupção da história da civilização ocidental, que está jogando o país numa bancarrota maior que a da década de 1930.

        Só isso, apenas isto, singelamente isto, está sendo criticado; bem como seus efeitos em cascata em toda a economia do país desde o cancelamento de voos até o povo sem dinheiro para comprar COMIDA.

      • Tarcísio Medeiros

        Vocë só esqueceu de um pequeno detalhe nessa sua análise: Temporalidade. O mundo muda, e não necessariamente graças a governo. Na década de 60 existiam aviões como Concorde que viajavam muito mais rápido, mas o seu preço fazia com que aviões que demoravam mais fossem mais rentáveis, pois os preços ficavam mais acessíveis. Não havia restrição de serviço na década de 90, mas as empresas investiam no serviço. Veja a diferença do serviço de bordo. A retirada foi culpa do governo? Não. Mas quando o Governo gasta mais do que arrecada, aumenta a inflação. Quando o governo dá crédito demais, a população se endivida. Quando o governo segura preços e ele salta de uma vez, como a conta de energia que saltou as vezes mais de 50%, a população mesmo com dinheiro fica cautelosa em gastar. E isso é culpa do governo sim. E essa perda de vöos não está acontecendo em um estado, mas sim em todo país, pela viabilidade econömica, e quem provocou isso tudo o que eu disse, além de não oferecer segurança para que o dólar não se valorizasse mais de 50% frente ao real? o Governo. E quem escolhe os ministros que administram a economia? A presidente. Assim como Lula adorava posar de ser o responsável pelo crescimento do país nos anos 2000.

  • Js

    Escapei fedendo, tenho um voo semana que vem

    • Tarcísio Medeiros

      E eu que tenho voo de volta dia 21 de abril? rs
      Mas o visto canadense já tá demorando 45 pra ser aprovado ainda, uó

      • Js

        A minha ida é semana que vem e volta dia 22 de abril :D.

        • Tarcísio Medeiros

          Na verdade eh bem provavel que eu adie pro dia 22, ja que a American mudou o horario do voo e vi que da pra passar 2 dias em Los Angeles sem pagar hotel 😀

          • Js

            American passou email a você com alteração e essa proposta? Espero que não mudem meu vôo q vai lascar minhas reservas de vôos internos

          • Tarcísio Medeiros

            Eles mandaram email sim, várias vezes, mas não foi o do Recife. Inclusive sugeriram um vöo por Dallas que não quero fazer de jeito algum,rs. Melhor por LA hahaha

          • Js

            Como vc soube da mudança? No s i t e da aa?

          • Js

            Como vc soube da mudança? O meu continua igual

      • Js

        Esse voo era muito bom, evitar ter que descer pra GRU ou GIG, só nos resta a Copa

  • Tarcísio Medeiros

    É a crise que fez o dólar subir, a maioria dos brasileiros voam por preço, e os preços das passagens e dentro dos EUA estão proibitivos. Sem falar que daqui do Recife pra SP são 3h de voo na Gol ou TAM, muito menos confortável do que passar pela alfândega

  • kleber silva

    tem que ter golpe.

  • Rafael Fernandes de Carvalho

    Concordo com você!

    Eu acho esse voo muito ruim também. Prefiro descer para GRU e voar até mesmo de American mas em um avião mais confortável. Esse de Recife além dos contras que você já citou, chega em Miami num horário péssimo, 5 da manhã, não tem como entrar no hotel, tem que esperar até as 2, 3 da tarde geralmente. Essa volta parando em Salvador e todo mundo tendo que desembarcar é igualmente péssima. Enfim, pra mim, não é negócio.

    Sou de JP e sempre que possível escolho viajar para Europa por exemplo com a TAP saindo de Recife, avião grande, entretenimento individual, me sinto bem mais confortável voando em um avião maior.

  • R.F.

    Belo Horizonte, Salvador e Recife, tenho uma revista de turismo aqui em casa de Nov/2008 anunciando estes novos destinos no Brasil, as três primeiras cidades brasileiras fora de “eixo SP-RJ” que a American começou a voar. Triste saber disto, creio que a próxima será Belo Horizonte, 2 anos atrás este voo era 6x por semana e hoje me parece que são 3x por semana…

    • jorge moraes

      Acertou em cheio. BH subiu no telhado.

      • Rafael Santos da Luz

        BH ainda esta na ativa.

  • gilberto

    O que o Victor escreveu está perfeito, e outra, esse não é um blog político !

  • Eric

    Sinceramente, da forma que estavam oferecendo o serviço? Já vai TARDE! A American Airlines coloca na rota Salvador-MIAMI aeronave destinada a rotas regionais para fazer rota Internacionais. Voamos de Salvador para Orlando com Conexão em Miami em Outubro/2015 por essa empresa e foi a maior DECEPÇÃO das nossas vidas. AirBus A320 (o mesmo que faz Salvador-São Paulo, 2 fileiras de cadeiras, sendo 3 de cada lado) só que imaginem esse mesmo avião apertado, quem nem reclina direito as poltronas voando para Orlando? Isso mesmo! 8 horas de viagem, e ainda mais Voo NOTURNO. Você procura uma posição para dormir e não encontra. Fora isso, atrasos … atraso de mais de 30 minutos para sair de Salvador. Fizemos conexão em Miami e a outra aeronave deles mais antiga ainda (American Airlines) levou mais de 1 hora para decolar para Orlando pois não dava partida na turbina com todos os passageiros dentro da aeronave sem poder sair esperando o conserto da mesma. Aviões Velhos. O sistema de multimídia da aeronave é daqueles de ônibus, 3 telas de 14 polegadas pressas no teto para a aeronave TODA. Comissários de Bordo despreparados, sem paciência, cansados. Realmente Decepção. Para não dizer que foi decepção total, a alimentação disponibilizada foi “Legal”. Nós normalmente comentamos que o de fora sempre é melhor que o nosso, mas viajamos pela TAM em 2012 também para MIAMI e foi excepcional. Mas para a American Airlines para o Brasil só o resto. A TAM disponibiliza o A330 com toda a tecnologia a bordo, Multimídia individual para cada poltrona, confortável (3 fileiras, sendo 1 centros com 4 cadeiras e 2 laterais com 2 cadeiras), pontualíssima no horário de saída, Alimentação ótima. Atendimento de primeira. Já recebi também muitas referências positivas para o Avião da AZUL para MIAMI. Segundo referências chega a superar a TAM no atendimento a bordo. Concluindo, mesmo passando por essa crise, é notório que o consumidor procura melhor preço, mas também compara melhor atendimento e qualidade de serviço. Bem, preço é muito parecido de todas elas, mas o atendimento? American Airlines “NEVER MORE”. Soube que as aeronaves que saem de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami e Orlando são as mesmas que a TAM e AZUL disponibilizam, mas o atendimento não deve ser diferente do que recebemos na Rota saindo se Salvador.

  • ERIC VIEIRA Imóveis AS MELHORE

    Sinceramente, da forma que estavam oferecendo o serviço? Já vai TARDE! A American Airlines coloca na rota Salvador-MIAMI aeronave destinada a rotas regionais para fazer rota Internacionais. Voamos de Salvador para Orlando com Conexão em Miami em Outubro/2015 por essa empresa e foi a maior DECEPÇÃO das nossas vidas. A aeronave é um Boeing 757, muito semelhante ao AirBus A320 (que faz Salvador-São Paulo, 2 fileiras de cadeiras, sendo 3 de cada lado) só que imaginem esse mesmo avião apertado, quem nem reclina direito as poltronas voando para Orlando? Isso mesmo! 8 horas de viagem, e ainda mais Voo NOTURNO. Você procura uma posição para dormir e não encontra. Fora isso, atrasos … atraso de mais de 30 minutos para sair de Salvador. Fizemos conexão em Miami e a outra aeronave deles mais antiga ainda (American Airlines) levou mais de 1 hora para decolar para Orlando pois não dava partida na turbina com todos os passageiros dentro da aeronave sem poder sair esperando o conserto da mesma. Aviões Velhos. O sistema de multimídia da aeronave é daqueles de ônibus, 3 telas de 14 polegadas pressas no teto para a aeronave TODA. Comissários de Bordo despreparados, sem paciência, cansados. Realmente Decepção. Para não dizer que foi decepção total, a alimentação disponibilizada foi “Legal”. Nós normalmente comentamos que o de fora sempre é melhor que o nosso, mas viajamos pela TAM em 2012 também para MIAMI e foi excepcional. Mas para a American Airlines para o Brasil só o resto. A TAM disponibiliza o Airbus A330 com toda a tecnologia a bordo, Multimídia individual para cada poltrona, confortável (3 fileiras, sendo 1 centros com 4 cadeiras e 2 laterais com 2 cadeiras), pontualíssima no horário de saída, Alimentação ótima. Atendimento de primeira. Já recebi também muitas referências positivas para o Avião e do Maravilhoso atendimento da AZUL para MIAMI que também utiliza o Airbus A330. Segundo referências chega a superar a TAM no atendimento a bordo. Concluindo, mesmo passando por essa crise, é notório que o consumidor procura melhor preço, mas também compara melhor atendimento, conforto e qualidade dos serviços. Bem, preço é muito parecido de todas elas, mas o atendimento? American Airlines “NEVER MORE”. Soube que as aeronaves que saem de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami e Orlando são as mesmas que a TAM e AZUL disponibilizam, mas o atendimento não deve ser diferente do que recebemos na Rota saindo de Salvador.

  • Marcelo Berto

    E eu torcendo para cancelar o de Brasília.

    Ou melhorar a aeronave aqui, pois o 757 que usam aqui em BSB, pode ser bonito por fora, mas dentro não tem muito conforto.

    • ERIC VIEIRA Imóveis AS MELHORE

      é a mesma que usam de Salvador para Miami … HORRÍVEL!

      • Marcelo Berto

        A TAM já opera com 767, muito melhor, se soubesse que era assim, eu teria comprado passando por GRU com certeza, nem que eu pagasse um valor maior!!!!!!!

        • ERIC VIEIRA Imóveis AS MELHORE

          Sem Dúvidas, Marcelo!

    • paluzoid

      O escritório do FAA na Embaixada dos EUA em Brasília já recebeu ano passado um ofício da ANAC por conta das grandes reclamações dos clientes AA sobre o estado das aeronaves 757.

      O problema é que eles não podem fazer nada a não ser em relação à segurança das operações. Isso significa que, se o FAA diz que o 757 é uma aeronave segura para estar em operação, então isso não é problema deles nem da ANAC, mas sim da AA, que “escala” o 757 para a rota….

  • ERIC VIEIRA Imóveis AS MELHORE

    Perfeito Sindyele Brito … Concordo Plenamente! Comentei mais detalhes em complemento a sua Ressalva neste Post. Veja lá!

    • Mateus

      Se depois de ler tudo isso ainda considerar esses cancelamentos culpa do Estado é muito querer ser tapado!

  • Douglas Sales

    Tenho voo , para junho , ja paguei carro e hospedagem , qm vai arcar com as taxas para eu remarcar , pq duvido muito que chegue no msm dia ou horario, outra coisa ainda é possivel comprar passagens no site da aa (voo direto , para trecho rec/mia por 14 mil) Essa parte fiquei confuso se suspenderam voo direto pq ainda vendem ? Até agora está confirmado tudo no site deles sem nenhum tipo de contato por parte da AA , quais são os meus direitos em relação a minha duvida ?

    • Petim

      Eles vão alterar o teu voo para 15 dias antes ou depois do teu embarque original sem custos via GRU ou GIG.
      Não precisa espernear nem fazer escanda-lo, eles alteram de boa.

      • Douglas Sales

        assim , minha preocupação são as tarifas que irei pagar por remarcar carro e hospedagem , já que paguei previamente , entendeu ?

        • Petim

          Entendi… Não são tão diferentes assim os horários do teu voo para o que eles vão remarcar. Pode gerar um pequeno stress claro. Mas vai ser compensado por voar via GRU por exemplo onde as aeronaves são bem mais confortáveis. Se a diferença ficar tipo 3 – 4 horas de espera pede um assento conforto grátis na econômica como compensação normalmente eles dão.

          • paluzoid

            ou via BSB

  • Federico Muller

    MD, bom dia, já tinha comprado pra Junho saindo de REC mas comprei no site da TAM (o voo é da AA), tenho que falar com a Tam ou com a AA ?
    Obgd e Parabéns pero Blog!

  • Ayrton Vasconcelos

    O site da AA continua vendendo passagens do trecho REC-MIA. Achei saindo dia 27 de maio e com preço muito bom. Caso eu compre, o que acontece?

    • Eles devem reacomodar você nos voos saindo de São Paulo e você fará o trecho interno com a TAM, parceira da AA.

  • Obrigado! Com a TAM, Fred. Sempre a cia com a qual você comprou o bilhete. Mas eles devem procurar você em breve.

  • Felipe Vieira

    – Avião velho, desconfortável c serviço ruim;
    – Alfândega rigorosa no retorno;
    – Aeroporto c estrutura ruim (SSA, por exemplo, não tem Sala Vip);
    – Duty Free fraquissimo nos aeroportos do NE, tanto embarque qto desembarque;
    – Preços quase sempre iguais (ou até mais caro) aos dos voos c conexão em GIG/GRU;
    – Horários desfavoráveis.

    Tirando o “conforto” de um voo direto, mta coisa não favorece esses voos saindo do NE.

    Os únicos voos diretos saindo do NE q prestam são os da TAP.

  • edson

    Sou grato ao MD pois viajei 3x em Executiva graças às suas dicas. A última, GRU/JFK por R$ 999,00 REAIS!!!!!!!

    Peço que orientem aqueles que queiram fazer comentários, que este é um site de viagens…..

    E o pensamento político de cada um nada agrega, além de não interessar à ninguém.

    Quer discutir política, filie-se a um partido ou vá pra um bar. Não ocupe esse precioso espaço nem o tempo de ninguém.

    • Marcelo Berto

      Já fiz algumas viagens com bom preço aproveitando as dicas do MD para Paris.
      Agora minha próxima viagem, paguei 3.800 reais para dois passageiros com as dicas do MD.
      Brasília-Miami -> Executiva
      Miami-Nova York -> Primeira
      NYC-Londres -> Primeira
      Londres-Milão -> Executiva

      Milão-Londres -> Executiva
      Londres-Miami -> Primeira
      Miami-Brasília -> executiva

      Minha primeira vez nessas classes!!!!!!

  • Marcelo Berto

    A American Airlines que não tem interesse em trocar mesmo.

    Já vi diversas vezes o 757 deles saindo de BSB para MIAMI irem para decolagem e no momento da decolagem e do taxiamento voltarem e cancelarem o voo por problemas técnicos, ai complica tudo pois o próximo voo só no dia seguinte.

    Mas enfim o jeito é esperar, eu acredito que não troquem o 757 por agora.

    • Curious Jorge

      Cara, isso aconteceu comigo há um mês atrás, mas eu tenho quase certeza que foi malandragem da AA. O vôo não tinha QUINZE PESSOAS! Juro por Deus. Num domingo à noite. Tanto que os comissários passaram avisando que os passageiros poderiam ocupar os assentos vagos para deitar após a decolagem. Eu brinquei com a minha irmã que a AA ia dar um jeito de cancelar o vôo e não deu outra. Disseram que faltou uma peça de reposição de um dos rádios, que não estava funcionando e cancelaram o vôo.
      E acho que foi safadeza, pois esse vôo daria um prejuízo muito grande pra empresa. TODOS os presentes estavam tirando fotos do avião vazio, era uma situação surreal!
      AA é puro lixo. Nesse caso, prefiro o produto “nacional” (meio chileno), a TAM dá de MIL A ZERO!

  • Curious Jorge

    Fico feliz, porque foram duas cidades que deram votação maciça para a Dilma/PT.
    Antes que algum defensor do PT venha a defecar mentiras, não foi o PT que fez o pobre voar, e sim a popularização de tecnologias e redução dos custos. O MUNDO TODO passou a voar mais. Não foi só o pobre brasileiro. Não foi graças ao PT. Mas agora, graças ao PT, o brasileiro não tem mais dinheiro para voar.
    E pra quem diz que o dólar alto é culpa da conjuntura externa, é só ver que quanto mais o governo está ameaçado de cair, mais a cotação desce.

  • Marcelo Berto

    Neste caso eles passaram vcs para o voou do dia seguinte ou colocaram vcs em voo para SP ou RIO?
    Estava saindo de Brasília mesmo?

    • Curious Jorge

      Estava! E meu destino era Los Angeles.
      Eles queriam me remarcar para o próximo vôo, que era 24 horas depois. O próprio atendente disse que eu deveria processar a AA, e me deu todos os comprovantes de cancelamento do vôo.
      Aí fica a MEGA DICA. Deu problema no vôo, corre pro Google Flights.
      Eu vi que a Copa tinha um vôo pra Los Angeles saindo 02:30, e eram 23:50.
      Eles tentaram se esquivar, dizendo que não podia, que não ia dar tempo, pois só podia realocar alguém depois que a Copa fechasse o check-in deles. Eu bati o pé e disse que era melhor esperar e arriscar não dar tempo do que perder um dia inteiro de férias, sem contar hotel e carro que já estava reservado.
      Acabou que consegui ser realocado na Copa, e achei bem melhor fazer escala no Panamá do que em Miami, pois a imigração nos EUA foi feita em LA, onde basicamente olham o passaporte e te deixam entrar. Fila ZERO.
      Na volta tive problemas também com a AA e fui salvo pelo Google Flights. E descobri que eles já sabem de antemão que alguns vôos vão atrasar e deixam pra avisar o cliente na última hora. A atendente falou pra mim “Olha, o vôo tal que você quer (que seria daqui a umas 4 horas) também vai atrasar, pois tem uma manutenção programada”. Sendo que o vôo constava como “no horário” para os passageiros. Eles escondem informação pra não ter problemas.
      Acabei voltando de TAM no último trecho (MIA – BSB), só que minhas malas não chegaram. Já no Aeroporto de Brasília, o atendente me confessou que a AA não despacha a mala dos clientes realocados no mesmo dia, porém não avisa na hora pra não ter problemas NOS EUA. Ficamos com cara de tacho esperando a mala. Em relação à TAM, nada a reclamar! Eles receberam a mala no outro dia e entregaram na minha casa. A TAM, pelo menos em vôos internacionais tem serviço de primeiro mundo!
      Prometi a mim mesmo que não caio mais nessa barca furada da AA. Paz de Espírito não tem preço. Só viajo pros EUA de TAM ou Copa.

  • Rodrigo

    Como muita gente aqui disse, a American Airlines não é uma cia que deixe tantas saudades. Aqui em Porto Alegre havia o voo direto a Miami e nunca me passou pela cabeça ir até lá de American. Simplesmente o preço não era competitivo, o feedback do serviço era sempre péssimo, chegando o próprio prefeito da cidade a relatar episódio de caos e desrespeito nesse voo. Acredito que no nordeste a qualidade do serviço também tenha deixado a desejar.

  • ViniCaldas

    Sentirei saudades de alguns colegas. Muito bom trabalhar com toda a equipe. Juntando as duas bases e trabalhadores diretos e indiretos, esta decisão pode atingir cerda de quase 300 famílias.

    • Só espero que estas mesmas 300 famílias lacrem o 13 novamente na primeira oportunidade que tiverem.

  • Tb já tive voo AA cancelado por problemas técnicos de Chicago pra Tokyo, e devido ao fuso e ao horário do voo reacomodado via ANA pro dia seguinte, perdi dois dias de viagem ao Japão,
    Na volta perdi a conexão por culpa deles tb, a imigração foi em Los Angeles e tinham trocentas pessoas na minha frente…
    Resultado, processo aberto, vamos vê o que vai da…..

  • Nina Machado

    Independentemente do motivo da saída dos vôos da AA deixarem os céus nordestinos , para mim foi uma boa notícia . Abre se assim uma esperança de uma companhia que respeite o passageiro coloque um voo daqui para os Estados Unidos. Apesar de toda a crise econômica política muita gente do Nordeste continua a viajar para o exterior e esses passageiros, que querem algo mais que entrar em qualquer aviao deslocam se para o Rio ou São Paulo onde há boa opções de vôos e companhias
    Que as aéreas nacionais prestem atenção nisso e decidam se virem operar esse mercado aberto.

    • Victor Oliveira

      Concordo Nina! Tem o da TAM, Fortaleza – Miami direto. Espero que ampliem partindo de outras capitais nordestinas e também para outras cidades que não apenas Miami.

      • Nina Machado

        Já fiz Miami Fortaleza com a TAM e foi muito bom😄

    • Meury Monteiro

      Concordo plenamente Nina!
      Essa cia deveria ser proibida de operar em meio a tanto caos e desrepeito com seus passageiros principalmente nas bases de LAS E LAX. Cheguei a 1h antes do voo e fui impedida de embarcar de LAS- LAX, salvo se pagasse $300 para pegar um voo de 20 min de diferença do meu voo original. Voo esse que que fez perder nossa conexao e ficamos 24h sem nenhuma assistencia basica em LAX. Tivemos que arcar com tudo e ainda meu marido perder o dia de trabalho.

      Espero que ningém mais passe por isso.

      • Nina Machado

        Meury, eu acho que essa companhia estava voando com seus aviões sucateados vazios, e a culpa disso eh dela mesmo
        Casos como o seu cansaram de ser relatados, o desrespeito sempre foi total!
        Vôos e mais vôos cancelados sem explicação , tripulação hostil ao passageiro que pagou para estar ali e pelo menos um caso de pessoa conhecida que comprou executiva e foi colocado na econômica … Da pra confiar numa companhia dessas?
        Por ultimo venderam vôos para Maio e outros meses sabendo que já não estariam operando por aqui
        Sinto por vc que foi prejudicada por eles e pelos trabalhadores de terra que perderam seus empregos num momento tão delicado. Espero sinceramente que tudo melhores para todos e que noutra companhia possamos voar sem mais stress.

  • Nina Machado

    Concordo plenamente…….

  • Rafael Santos da Luz

    Salvador eu ja sabia que iria deixar de fornecer o serviço,mas rec foi uma surpresa. E nao me venham com essa ds voo em dez que eu nao acredito. Montar uma base pra atender poucos meses custa caro.

  • Bruno Bastos

    O maior escândalo de corrupção foi a privatização da era FHC, vocês coxinhas não sabem nem usar o google, né??? Vão pra Miami logo, é um bem que vocês fazem ao Brasil.

  • Marcelo Berto

    Ainda bem que deu certo, estávamos falando sobre cancelamento, hoje 01/04/2016 o voo BRASILIA-MIAMI (AA214) foi cancelado, pois o que vem de miami-Brasília (AA213) também foi cancelado ontem (31/03/2016).

  • Beto

    13 e confirma ✓

  • Rafael Santos da Luz

    O aviao de BSB eh o mesmo de Rec e SSA. Dizem que o de CNF eh melhor por ser um 767 300

  • Rafael Santos da Luz

    Vamos ser sinceros: Até que durou muito. Aeronave raramente saia cheia.

  • Joao

    Alguns de vocês, que já estão com passagens compradas já receberam contato da AA? Ou podemos iniciar o contato? Minha viagem falta 1 mês, ainda estão vendendo e não consigo ver vantagem nisso prá eles, pois se estão vendendo a 1.400,00, vão realocar para a TAM ou Azul por um preço bem maior? Vão perder dinheiro, melhor não vender mais, né? Quem não sabe pode estar comprando para ter transtornos futuros.

  • Beto Karioca

    Ja usei varias vezes o voo Rec-Mia-Rec, tinha de bom o tempo menor de viagem, por ser um voo direto com 8hs, sem escalas ou conexões… E tinha em algumas datas ótimas tarifas, mas o serviço era ruim, aviões velhos, ultrapassados, desconfortáveis, mas mesmo assim vai fazer muita falta p quem eh da região !

  • Tarcísio Medeiros

    De fato, o problema é da iniciativa privada. Por isso mesmo Manaus teve tantos vöos cancelados como Belém. Só treta dos empresários.

  • Tarcísio Medeiros

    Quando voltei do Chile, no vöo de SP pro REC, não recebemos a mala, talvez pode ter sido porque o tempo de conexão foi curto. Mas recebemos no dia seguinte. Sem problemas.

  • João Luiz Freitas Cavalcanti

    Bom dia, eu comprei uma passagem desse vôo desde dezembro para voar em 21 de julho e voltar 03 de agosto. Através desse post fiquei sabendo que o vôo não sairá de recife. Agora vou ter que pegar um avião até São Paulo. Na época que comprei a passagem, tinha saindo por são paulo, mas paguei mais caro pra sair de recife pra evitar horas em aeroporto. E agora, vejo que foi tudo em vão. Vocês tem alguma dica pra me dar? Porque eu já procurei legislação nesse sentido, mas só acho caso de cancelamento de vôo.
    att,
    João Luiz Freitas Cavalcanti
    joaoluizfc@me.com

  • Cauê Coelho

    Boa tarde,
    Acabei de entrar em contato com a American Airlines para questionar sobre as condições de remarcação dos trechos cancelados.
    Tenho duas viagens, uma em maio e outra em junho, nos trechos que serão cancelados. As opções oferecidas pela American incluem somente os voos de empresas parceiras e o meu tempo total de viagem aumentou pelo menos 5 horas. Quais são os direitos do passageiro nesse caso? Posso buscar passagens de outras empresas e pedir que a American faça a transferência? Alguém já passou por esse tipo de situação? Vale a pena entrar com uma reclamação na ANAC ou em algum outro órgão de defesa do consumidor?
    Obrigado.

    • João

      E o pior de tudo é que estão oferecendo os piores assentos, sempre do meio,

      nem corredor, nem janela. Para compensar o aumento do horário total da viagem, pelo menos poderiam oferecer gratuitamente os assentos que eles cobram, mas nada feito!

      Aproveita TAM, e inclui nova rota para os EUA saindo de Recife, antes que a AA pense em voltar em dezembro com suas sucatas voadoras!

  • Rafael Santos da Luz

    Duvido que voltem para REC. Montar uma estrutura apenas para poucos meses, ao meu ver , nao vale a pena. A Tam ja tem uma estrutura formanda lá e isso facilita.

  • Rodrigo Medeiros

    MD, tenho uma passagem comprada para o trecho REC/CUN e CUN/REC e eu usaria esses voos cancelados na ida e na volta. Gostaria de saber meus diretos nesse caso, alguem me ajuda pfv!