American Airlines solicita 17 novos voos para o Brasil

Denis Carvalho 17 · maio · 2012

A American Airlines cada vez aposta mais suas fichas no Brasil. A companhia norte-americana solicitou hoje ao Departamento de Transporte (DOT) dos Estados Unidos a criação de 17 frequências semanais adicionais entre o país e o Brasil ainda em 2012.

Segundo a companhia, o objetivo é aumentar o número de ligações entre os aeroportos de Miami e Nova York e as principais cidades no Brasil. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa deve aumentar o serviço  entre Nova York e São Paulo e entre Miami e Rio de Janeiro. Além disso, o a rota diária  Miami  – Salvador – Recife – Miami deve ser convertida em voos diretos Miami – Recife – Miami e Miami – Salvador – Miami, que serão operados cinco vezes por semana.

De acordo com o pedido da American, a intenção é  iniciar um segundo voo diário entre Nova York e São Paulo a partir do dia  1º de outubro, enquanto os novos voos entre Recife, Salvador e Miami devem ter início no dia 15 de novembro. Por fim, no dia 15 de dezembro os cariocas passarão a contar com um segundo voo diário entre o e Miami, caso os governos norte-americano e brasileiro deem seu aval às alterações.

A  American também vai aumentar do número total de voos semanais entre Dallas e São Paulo de sete para 12, a partir do dia 14 de junho. Na mesma data, os voos de Miami a Brasília e Belo Horizonte passarão a ser diários – hoje são cinco e três decolagens  por semana, respectivamente.

As mudanças demonstram que os norte-americanos apostam cada vez mais no Brasil como mercado prioritário, mas há um dado a ser lamentado: a esperada ligação de Porto Alegre às cidades norte-americanas parece que ficará para os anos seguintes, a menos que a companhia esteja trabalhando a rota em separado.

Com dica do leitor Eli Moreira.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Luciano

    Só as companhias aéreas brasileiras não apostam no Brasil!

  • Daniel

    Bem que a AA poderia vir operar em Curitiba , com todas essas fabricas que tem aqui deveria ter mais voos internacionais , so tem a pluna de cia aerea internacional , nem a Copa opera aqui ainda , eles poderiam fazer Miami – Curitiba – Porto Alegre , o que voces acham ?

  • Rodrigo

    Po… e a prometida rota POA-MIA? Aqui, apesar de toda a demanda, ainda temos de amargurar B737 e a conexão da Copa no Panamá…

  • Bacana, mas cansado também de esperar um voo direto saindo de Curitiba…

  • Marcio

    Mais promoção a vista! Manda ver MD.

  • Pedro

    Meu sonho ter BSB-JFK direto.

  • Vitor J. Nunes

    TAM pode ter novos voos para EUA, Alemanha e França

    Fábio Amato

    Do G1, em Brasília

    Anac publicou portaria que aloca frequências de voos para estes destinos.

    No início de março, Gol ganhou direito de fazer voos semanais para os EUA.

    Portarias da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicadas na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União alocam à TAM novas frequências de voos para os Estados Unidos, França e Alemanha.

    A empresa tem agora 180 dias para fazer um pedido formal de autorização para operar esses voos. A TAM deve informar entre quais aeroportos eles serão feitos e especificar que tipo de avião usará nessas rotas.

    Foram alocadas à TAM 15 frequências (par de voo) semanais para os Estados Unidos, 3 para a Alemanha e outras 2 para a França.

    No início de março, a Anac havia alocado à Gol 14 frequências semanais de voos entre o Brasil e os EUA.

  • Porto Alegre não tem AA? Não sabia disso!

  • Thiago Castro

    Para os alarmistas: essa não é uma atitude de empresa que está quebrando e prestes a fechar as portas. Acho que temos que parar de nos assustar tanto com a tal concordata da AA e torcer pra ela continuar mais viva q nunca.

    E que venham mais promoções!!!

  • Lara

    Que maravilha!! pena que os europeus não pensam assim….ia gostar muito de conhecer outros países da Europa, conhecer seus castelos, museus, gastronomia….etc.

  • Raoni Fonseca Duarte

    Situação bizarra de Porto Alegre: tem posto de venda da American Airlines, mas não tem voo operado pela cia aérea! Acho que o sucesso que tem sido a operação da TAP por aqui aliada a demanda de gaúchos que vão para os EUA deveriam ser incentivos para a AA vir de vez para o sul. Mas, claro, além de o aeroporto estar no limite da capacidade, tem sempre 1) a velha novela da ampliação da pista do Salgado Filho e 2) os constantes fechamentos em função da neblina (cerração).

    • Igor – Poa

      Limite e neblina não são empecilhos. Tem aeroportos menores no EUA e Europa que voam com demanda muito maior.No Brasil Congonhas e Santos Dumont são menores e com demanda maior.

      Falta é interesse das cias mesmo.

      O sucesso da TAP é prova que POA dá certo nas rotas internacionais.E ainda tem COPA e TACA provando.

      • Luis

        rsrsrs

        Uma coisa é CGH e SDU (SBSP SBRJ) operarem no limite com aeronaves A320 e 738..outra seria operar com um 757 ou 767

  • Daniela

    Notícia muito boa, só tem que diminuir mais o preço.

    Parabéns MD sempre na frente.

  • Wagner

    Falta ainda um empresa aérea operando voos direto de Fortaleza aos EUA. Quando será que Fortaleza tera finalmente rota para os EUA?

  • Igor – Poa

    Não acredito que AA está cometendo esta burrice de não investir na rota POA – MIA.

    Olha o que está acontecendo com a TAP na rota POA – LIS a única que opera Europa está com mais de 90% de ocupação, mesmo com preços mais altos.

    E o sucesso das latinas TACA e COPA com mais de 80% de ocupação em seus voos, na maioria clientes seguindo com conexão para EUA. A AA ia fazer sucesso e não percebe o que está perdendo.Aqui tem demanda e não tem cia interessada.E não venham me dizer que é problema de pista, porque a TAP não tem problema nenhum aqui para pousar e decolar para Europa com vôo lotado.

  • Camila

    Nós gaúchos sempre ficamos em segundo plano….

  • Igor – Poa

    Não tem diferença.Uma vez que POA suporte estas aeronaves maiores.

    Quando digo limite, digo número de vôos, aeronaves no pátio… e não vejo graça em nada do que falei.

    • Adriano

      Igor, como diria minha avó: apelou perdeu.

      Concordo com vc, mas da maneira que colocou, vc fez uma comparação errônea SIM entre aeroportos.

      PS: morri de rir com seu chilique! hahahha

    • Igor – Poa

      Está muito engraçado mesmo.

  • Cristiano

    Poderiam criar um voo direto VCP-JFK

    Seria o máximo!!

  • Eli Moreira

    Valeu, Denis. É q a gente gosta tanto de particpar do MD q acaba querendo fazer parte da equipe de alguma forma.

    Abraço,

    Eli Moreira

    • Danilo Fernando

      Verdade Eli, a gente gosta de compartilhar tudo com os colegas do MD!

  • Bruno V.

    Meu sonho também. Sentar numa poltrona em bsb e sair dela só em nyc nao tem preço… aliás tem sim!

    • adriana

      queria tbem voo direto Brasilia pra buenos aires e pra santiago do chile, poderíamos passar um final de semana nestas cidades hj perdemos 1 dia pra ir e outro pra voltar devido troca de avioes

  • Neto

    Galera do MD, não sei se erro do site, do meu navegador ou até mesmo do PC, mas nunca consigo enviar uma notícia por e-mail através dessa barra de ferramentas que aparece abaixo da notícia, alguém já reclamou de algo a respeito? Quando clico em enviar por e-mail, simplesmente não acontece nada…

    • Leonardo Marques

      Oi Neto, isso já deu problema algumas vezes. Vamos verificar.

  • Diogo K

    Com isso quais são as chances das passagens ficarem ainda mais baratas? Podemos ser surpreendidos com mais promoções?

    Gde abs MD! 🙂

    (Primeiro post ^^)

  • Kew

    Faz tempo que tá faltando voos de Curitiba. Acho que a demanda é maior que Porto Alegre, além da cidade ser mais populosa e com poder aquisitivo igual. Somos relegados por estar mais perto de SP. Mas tem que ter voos saindo daqui. A Pluna tem, mas é sacanagem o preço. Melhor ir pra SP e sair de lá, fica mais barato mesmo sendo mais longe.

  • FABIANO MIRANDA

    Seria uma boa…

  • Danilo Fernando

    Eu acho que logo logo as outras Cias vão se coçar! Quem reclamava que não tinha promoções pras 'Américas', é melhor ficar ligado.

    Delta, United, USArwais, Avianca, Copa, TACA, cadê vocês?

  • Manoel

    Depois que a TAM se associou a LAN CHILE, passagens carissimas.

    • Igor

      Antes as passagens da TAM eram mais baratas, os brasileiros que estão pagando por essa porcaria de fusão.

  • Adriano

    Pelo que li, concordatas foram pedidas por outras cias aéreas para reformular sua gestão financeira, de pessoal e equipamentos. É uma estratégia… Claro que há problemas, mas não necessariamente graves.

    • Thiago Castro

      Tb acho isso Adriano, mas tenho visto muitos comentários por aqui de gente q está com "medo" de comprar passagem da AA, achando q ela tá quebrando e tal, o que não é verdade.

  • Fernando

    PERFEITO !! Seria ótimo ….

  • Victor

    Penso que eles podiam ver uma solução para a saída da AA do Smiles.

    Particularmente gosto muito da AA. Seria bom que, ao menos, pudéssemos transferir pontos de cartão de crédito pro AAdvantage. Hoje é possível acumular pontos apenas pelo próprio cartão do AAdvantage, emitido pelo Citibank.

    Ainda que dê pra acumular bons pontos apenas voando pela AA, seria execente poder transferir do cartão de crédito também.

    • Vc tá enganado, possuo o cartão Diners e o Credicard Exclusive e ambos transferem pontos pro AA Advantage ok?

  • Rafael

    Boa! Torço pra vir pra POA, mas uma escala em CWB não seria ruim também.

  • Ovidio

    Não viu essa não, publicada aqui dia 13/05 ?

    Quando a gente pensava que o final de semana já não tinha mais novidades o leitor Marcos Sobral nos manda mais uma dica imperdível: passagens de Fortaleza a Miami pela Delta por R$1.127 ida+volta.

    Esses preços podem ser encontrados para viagens nos meses de setembro e outubro, mas é preciso pesquisar muito para encontrar as datas. Nós pesquisamos mais de 150 combinações de datas para encontrar essas duas que colocamos logo abaixo. Claro que as poltronas são limitadas e a medida que forem sendo vendidas as passagens, será preciso tentar outra data.

    Fortaleza – Miami R$ 1127 (ida+volta)

    Fortaleza – Miami R$ 1127 (ida+volta)

    • FABIANO MIRANDA

      Mas não é direto…

  • Daniel Matos

    Concordo com o Luciano. E a TAM sempre foi careira, mesmo antes de se associar à LAN.

    • Philippi

      Lamentavelmente isso e verdade, mas a tal de AA, nos trata, os brasileiros, no aeroporto de Miami, pior do que gado quando vai pro abatedouro. Voltamos dia 09/01/2012 de Miami pra Brasilia e sinceramente foi uma droga. O portao de embarque destinado ao Brasil horroroso. Ate o portao para a Argentina era melhor. Sem contar que as aeronaves da AA para o Brasil sao "maravilhosas", mas…. passagem barata e isso ai mesmo.

  • Daniel Matos

    Seria uma boa mesmo. A Emirates faz uma rota Dubai-Buenos Aires com escala no Rio. Então eles conseguem atender a essas duas cidades de países distintos no mesmo voo. E ainda oferecem a opção de ir do Rio a Buenos Aires por um preço não muito acima das companhias tradicionais que operam essa rota, só que com a qualidade da Emirates.

    EUA tao investindo pesado no mercado consumidor brasileiro. So q a via inversa nao ocorre e por isso o Governo joga o dolar lá em cima pra proteger a economia nacional, em vez de tomar medidas que atraiam os investidores e turistas estrangeiros.

  • Daniel Matos

    O problema é q voos diretos são MUITO mais caros que voos com conexão, mesmo vc precisando pegar um avião a mais. Então, provavelmente vai continuar valendo mais a pena vc fazer um BSB-MIA-NYC do q um BSB-NYC, por incrível que pareça. Aguarde e vc verá qdo isso acontecer!

    hehehe

  • Raíssa

    Que notícia boa o voo direto REC-MIA! Ninguém merece aquela paradinha em SSA… Vamos torcer agora para que a AA resolva mudar a aeronave também!

  • Alexandre Costa

    Os europeus não gostam de brasileiros! Na verdade nem os americanos. Eles só nos toleram porque ano passado gastamos mais de um bilhão e meio de dólares lá.

    • Thiago Castro

      Nem eu q sou brasileiro gosto de brasileiro, imagina europeu e americano né!!! 🙂

  • wellington

    Concordo plenamente!!! Nunca entenderei como empresas internacionais tem preços melhores que as nacionais!!

  • Guilherme

    Não se faça de coitada…moro em Poa…

    Se quiser vai de aerolines e segue direto pra mia saido de bue…

    • rodrigo

      E perde quantas horas???? No minimo 5. Pra quem esta em ferias nao eh problema, mas ja pensou em um feriadao em MIA? Privilegio apenas pra quem pode e sobretudo mora onde tem voo direto.

  • Arthur

    So esper que mudem a aeronave na rota recife- Miami, pois se continuar esta prefiro ir a são paulo e pagar mais caro.

  • Juan Silva

    Cómo será que TAM va responder con tantos vuelos invadidos por AA? Si así sigue, TAM va a dejar de operar vuelos para los EEUU!

  • Oscar

    Bobagem… Porto Alegre já teve voo para Frankfurt, Nova Iorque, Miami e Chicago, operando no terminal velho. E todos os domingos pela manhã descia desciam dois Jumbos da Varig.

    É má vontade mesmo.

    • Igor – Poa

      VERDADE

  • Lucia T. Santos

    Adorei a novidade. Vou ficar ligada nas próximas promoções em especial Rec-MIA!

    Morri de pena que a promoção de ontem foi vapt-vupt!

  • marcelo

    amigos, qual é a empresa que está fazendo miami por 597 reais e qual é o periodo???

    • Denis Martins

      Era a American Airlines, mas parece que já acabou!

  • ricardo

    pelo serviço que ela presta tem que estar MUITO barata

  • O grande entrave que impede um maior fluxo de turistas aos EUA, é a burocracía para se obter o visto americano. Não consigo entenmder o porque dessa exigência, pois existe mais de trinta países que não precisam de visto para entrar em solo americano, e porque não agem da mesma forma para com os Brasileiros, como age com mais de 30 países, onde não é exigido visto Americano para ingressas nos EUA? Nunca se ouviu falar que um Brasileiro tenha praticado qualquer tipo de ato terrorista em algum país do mundo ! Portanto não vejo razões para essa exigência da parte dos EUA.

    • Thyago

      Acho que é questao financeira ..

      Nao lembro ondeu eli .. mas calcule

      3000 atendimentos dia x R$ 320 (taxa visto) x 30 dias

  • Rafa

    Ótimo. Agora só falta a Sra. PresidentAAA parar de forçar a desvalorização da nossa moeda

  • André Cri-Cri

    Deveria ter feito isso antes. Agora com o dólar se aproximando a R$ 2,10 o turismo de brasileiros ao exterior irá diminuir drasticamente.

    • Se vc levar em consideração que agente paga dólar turismo na fatura, essa cotação já foi extrapolada. Hoje ele fechou em R$ 2,14!

  • silva

    sinceramente esse bate papo deveria ser bem mais selecionado…gente dizer que é brasileiro e nao gosta de brasileiro imagine europeu e americano…a que ponto esses comentarios estao chegando aqui…mandei comentarios construtivos e so tem porcaria p ouvir nesses comentarios…

  • Adriano

    Gaúcho é bairrista mesmo. Acha que não tem voo pra fora por má vontade? Tem que rir.

    Não tem voos pro exterior (EUA e Europa) porque não dá o mesmo lucro do que aqueles saindo de outras regiões. Cia aérea não abre voo para fazer graça. Tem que ter rentabilidade, tanto que tem voos daí pra outros países mais próximos.

    Estamos numa época de mercado desprotegido, contudo, com maior concorrência e maior número de passageiros. Não dá pra fazer como antigamente, quando tinha voos da Varig pra Europa. Mesmo o com escala em São Paulo a gauchada achava mesmo que aquele voo era rentável?

    Leiam. Em entrevista recente, o João Amaro, da TAM, afirmou que o A340 da cia, que saía com ocupação média de mais de 90% para Milão, dava prejuízo. Por quê? Porque, por incrível que pareça, estavam sendo praticados preços baixos demais para pagar por combustível, leasing de aviões, etc.

    É óbvio que existe alguma dinâmica nas viagens dos gaúchos que dificulta um voo direto. Talvez se distribuam mais em diferentes destinos? Dificuldade de se fazer daí um ponto de conexão forte, como começa a ser feito no restante do País? São algumas perguntas que temos que fazer antes de sair falando besteira aos quatro ventos.

    • Adriano

      No caso da Europa, eu sei que tem o voo da TAP… Mas acho que deu pra entender o que quis dizer, né?!

  • Margareth

    Tbe tenho notado a mesma coisa para compras na Gol brasileira . É só falar em reformulação e demissão (fato agravante) que começam as justificativas.

  • Margareth

    Protocolos ; politica interna brasileira, como li um artigo a algumas semanas. O Brasil está em melhor condições hoje, só falta a nossa Presidenta e sua equipe liberar o visto, pois já teve insinuações dos Americanos.

    Parece facíl mas não?

  • Thiago SSA

    Má vontade foi ótimo, como se houvesse sentimento envolvendo tudo isso.

  • sdb

    Cobrando (e conseguindo vender) a 4 mil reais a passagem nao me surpreende querer colocar todos os avioes disponiveis para o Brasil

    Em breve todas as capitais do BR terao voos diretos para MIA

  • Thiago SSA

    O meu AMEX tranfere para: Smiles, Multiplus, British Airways, Singapore Airlines, Alitalia, TACA, TAP, Flying Blue, DELTA, Ibéria. Nada de AA, sucs.

    • Bom saber que o AMEX transfere pra isso tudo. Como é a pontuação dele? 1,5 pontos por $1?

  • Daniel

    Também não gosto de brasileiro!

    • Alex

      Engraçado que nao acho que os Europeus nao gostam dos brasileiros…O problema é que os brasileiros que vao para os EUA e Europa tem o rei na barriga e querem ser trtados como rei…e quando chegam la sao tratados como seres humanos comuns…esse sim é o problema…E se vc nao gosta de brasileiro, o que ta fazendo aqui?

  • Pedro

    Eu sei que voos diretos tendem a ser mais caros, mas sempre tem promoções pra NY saindo tanto de GRU como de GIG, e sempre voo direto à partir dessas cidades… Não acredito que em BSB seria muito diferente.

    Hoje em dia, pelo menos com a Delta, é preferível fazer a ida via GRU e chegar diretamente em NYC, e a volta por Atlanta. Isso torna a viagem bem menos cansativa.

  • Marcus Vinaud

    Não só os brasileiros, os chilenos também. Já viajei duas vezes para os EUA pela LAN. Era sempre a opção mais barata. Hoje em dia não compensa nem orçar pela LAN. As passagens mais baratas estão na faixa dos R$3.0000,00.

  • André Cri-Cri

    E com o IOF de 6,38% cobrado no cartão de crédito para compras feitas no exterior o dólar já está beirando R$ 2,30!

  • Taís

    Eu fui gostei do atendimento da AA em Miami em jan-2012

  • Denise

    Pleno acordo Arthur…é uma pena que a AA nao se toque de que poderia ter muito mais movimento no voo REC MIA se colocasse pelo menos um 767 como no inicio…tb prefiro sofrer indo até o sul por uma melhor aeronave…vexame|

  • Danilo Fernando

    Eu gosto mesmo das brasileiras! kkkk

  • Danilo Fernando

    Amigos leitores do MD, entendam o básico! Enquanto houver interesse financeiro, haverá rotas X,Y e Z, saindo de A,B,C. Se não encher na cidade A, passará na cidade B. Com escala ou com troca de aeronave.

    NO MEU CASO, não me importo com uma parada, claro… desde que eu não fique esperando horas e horas, e desde que exista certa decência! Prefiro pagar menos… é aquela eterna história: 'Você quer voar e chegar ao destino ou quer jantar dentro do avião?'

    Ah, por que não sai da minha cidade? Por que não voa direto? Pow, cada um que dê seus pulos e pesquise mais! Ou senão mude de cidade!

    Vou pedir para a AA sair também aqui do Campo de Marte – São Paulo, pois é do lado de casa e eu já desço pro aeroporto a pé mesmo! Eles que se virem em com questões técnicas e financeiras!

  • Igor – Poa

    Que piada! Nem sabe o que fala!

  • Igor – Poa

    Sobre Porto Alegre:

    A companhia tem planos para ampliação de suas rotas no Brasil, entretanto, a rota para Porto Alegre ainda não foi oficializada.

    Atenciosamente,

    Atendimento ao Consumidor

    American Airlines

    Brasil

  • Leonardo

    Gente, deixe as duas empresas, quem tem dinheiro e faz questão de viajar com elas, viaje, tem pra todo mundo, quem quer economizar, tem mais de uma dezena de outras empresas voando para os EUA, é a tal oferta e procura.

  • KArina

    Vou viajar dia 20/06/12 para MIAMI, estou grávida e gostaria de saber se é uma viagem tranquila ou se é realmente o que ando lendo, aeronave ruim, serviço de bordo ruim…

  • Ronaldo

    Não é só questão de terrorismo, e sim de ficar irregular no pais, e isso os Brasileiros junto com os mexicanos são os que cometem maior irregularidade, além da lei da reciprocidade( o Brasil também exige visto dos americanos e não exige dos europeus). Quem lhe disse que alguns paises não tem visto? tem visto sim só que eletrônico e terá que ser entregue ao fiscal da policia americana na chegada do aeroporto e enfrentar toda a burocracia que nos enfrentamos. Só que não dá para comparar as relações diplomáticas que os americanos tem com alguns paises europeus com as que tem com o Brasil. A única diferença significativa que os europeus tem no visto eletrônico é o preço, muito menor que o convencional usado para nós. Essa de financeira é lenda, pois há mais turistas Franceses e Ingleses nos EUA do que brasileiros. Nós estamos em 3º segundos dados de 2011.