Aprenda a alugar carros quase de graça no exterior e economize em suas viagens!

Thayana Alvarenga 10 · março · 2017

A locação de veículos tem subido cada vez mais no conceito dos turistas, principalmente pela comodidade de ter um carro à disposição durante sua viagem. O problema é que nem sempre as tarifas da locação são atrativas, o que pode acabar pesando no seu bolso e no orçamento final do seu passeio.

No exterior, esta realidade é um pouco diferente. Isso porque existem maneiras de você alugar um carro e pagar uma tarifa simbólica, como 1 dólar ou 1 euro. Nesse post vamos dar algumas dicas para quem deseja alugar um carro quase de graça durante a sua viagem!

Aluguel de carro barato de verdade

Oferecer um carro por apenas um dólar ou um euro por vários dias parece não fazer sentido, mas tem uma explicação lógica: algumas locadoras contam com “garagens” para seus veículos em muitas cidades, assim, aceitando sua devolução em qualquer lugar do país.

Na hora de retornar com o veículo, em vez de contratar um caminhão ou colocar um funcionário para fazer o trajeto, a empresa oferece a opção de aluguel quase de graça, desde que o cliente aceite pegar o carro em determinada cidade e entregá-lo em um destino final também definido.  Bom para a empresa, que não precisa realocar o veículo, e bom para o cliente, que economiza em termos de tempo e dinheiro.

Não muito popular no Brasil, este sistema tem o nome de “one-way-rental” e pode ser uma alternativa para quem quer economizar e fazer roteiros de longa distância, já que não é preciso voltar e devolver o veículo no ponto inicial.

Onde encontrar?

Entre as opções, duas mais famosas costumam ser preferência dos viajantes. A Transfer Car e a Imoova reúnem em seus sites todas as ofertas das locadoras que trabalham com esta moderna metodologia para alugar veículos. Acessar e comparar opções é uma ótima ideia para quem quer economizar tempo.

Transfer Car

A Transfer Car é líder de mercado na Austrália e Nova Zelândia, com cerca de 120 empresas de aluguel de carros como clientes, entre elas Budget, Hertz, Ace, El Monte, e etc. Mais de 100 mil pessoas já alugaram carros de graça! A empresa expandiu em 2014 para Estados Unidos e para o Canadá em 2016.

Imoova

Com a Imoova, é possível viajar pelo mundo com locações de cerca de 1 dólar por dia. Também é uma forma de as locadoras economizarem no pagamento de condutores e transporte de veículos por caminhão. Os parceiros são Europcar, Hertz, Avis, Budget, entre outros. O serviço está disponível na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá e por toda a Europa.

Caso você prefira reservar diretamente com alguma locadora, isso também não é problema. Entre as opções, vamos falar sobre duas: a Europcar e a Alamo.

Europcar

A Europcar é bastante famosa entre os viajantes brasileiros. Aqui no Melhores Destinos quase sempre publicamos promoções desta empresa, porque eles oferecem tarifas bastante atrativas para locação de veículos. Ela também trabalha com “one way rental” e é mais uma opção para fechar negócio.

Alamo

A Alamo tem opção de site em português, o que facilita bastante a vida de quem não domina outro idioma como inglês ou espanhol. Esta empresa é uma das maiores provedoras de aluguel de carros para viajantes internacionais da América do Norte. São oferecidas tarifas baixas todos os dias para os destinos mais populares de EUA, Canadá, México, Caribe, América Latina e Ásia.

Fique atento!

Tudo depende do período para o qual você vai precisar do carro. Em alguns casos, as empresas podem solicitar reservas em datas pré-determinadas. Por outro lado, com sorte, é possível que algumas ofertas incluam tanque de gasolina cheio de graça (sem que você precise reabastecer ao final da viagem).

Provavelmente você encontre restrições na locação promocional, como número de dias (nem sempre equivalentes aos que você pretende viajar), tipo de carro, cidade em que ele precisa ser devolvido, e etc. É muito importante ficar atento ao roteiro dado pela locadora e se é compatível com o seu destino, para que você não saia no prejuízo. O mais importante: Você pode ficar responsável pelos danos do carro se a contratação não incluir um seguro completo. Fique de olho!

Será que compensa?

Em geral, o serviço funciona como uma troca. Por ser uma tarifa muito abaixo do normal, é comum que as empresas tenham suas políticas individuais. É necessário avaliar se o roteiro do veículo é compatível com o que você pretende fazer e se o prazo é conveniente – geralmente é possível fazer paradas em cidades no caminho, o que acaba sendo uma boa ideia. Também há casos em que a empresa oferece a locação apenas de um dia, saindo do aeroporto e chegando à cidade, o que representar uma redução interessante de custo!

Outro ponto importante a avaliar é o seguro oferecido! Sem ele, se acontecer algum imprevisto, você vai ter bastante dor de cabeça. Fique atento ainda a alguma taxa extra que possa ser cobrada.

O segredo é sempre pesquisar. Sobre a empresa que você vai alugar o carro, se há alguma outra empresa fazendo o intermédio da locação (como a Imoova, por exemplo), o que está incluso, etc. Pesquisar sobre a reputação da empresa na internet e verificar opinião de outras pessoas antes de fechar negócio também é uma ótima ideia. Além disso, leia sempre as letras miúdas do contrato, para ter certeza sobre tudo o que você está contratando.

No mais, aproveite seu passeio e divirta-se dirigindo pelo mundão afora! Muita gente tem hábito de alugar veículos no exterior e, se planejado corretamente, a chance de algo dar errado é mínima. Seria ótimo se as locadoras do Brasil se espelhassem e trouxessem esta moderna metodologia para cá, não é mesmo?

Você já teve esta experiência com locação de veículos “one-way-rental”? Foi positivo? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude outros leitores!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Bem interessante isso, vou ficar de olho para a proxima viagem 😉

  • Winsley de Oliveira

    Que eu saiba Rentalcars nao inclue seguro, salvo se pagar 9 a 12 USD por dia