Alitalia planeja novo voo de Fortaleza a Roma

Denis Carvalho 19 · outubro · 2012

Fortaleza terá em breve um voo direto para Roma operado pela Alitalia. Pelo menos é esse o plano da companhia italiana, anunciada ontem na  Feira de Turismo TTG Incontri, na cidade italiana de Rimini. Fortaleza foi incluída entre os novos voos da temporada de inverno 2012/2013, mas nenhum detalhe foi divulgado até o momento.

Se for confirmada a operação, Fortaleza será a terceira cidade a receber voos da Alitalia no Brasil, já que a companhia opera em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na América do Sul ainda há voos saindo de Caracas e Buenos Aires. Por outro lado, a companhia vai dividir os slots cearenses com outra ilatiana, a Air Italy, que  no ano passado levou mais de 48 mil italianos à cidade.

Além do novo voo para o Brasil, a direção da Alitalia anunciou novos voos para Abu Dhabi, em code-share com a Etihad Airways, Zurique, Yerevan (Armênia) e  Praga. A Alitalia é a maior companhia aérea italiana e a 19ª maior do mundo, voando para 86 destinos domésticos e internacionais com uma frota de 134 aeronaves. Leia nossa avaliação sobre a empresa.

Mais informações no site internacional da Alitalia (em inglês ou italiano)

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Gustavo

    A Pólícia Federal deve apertar o cerco em relação a esse vôo!!!!!! Turismo sexual no Ceará sempre esteve em alta!!!!!

    • Danilo Fernando

      Entendo! Mas a Alitalia nada tem a ver com isso!

      Só tem gente 'comprando', porque tem gente 'vendendo', simples assim!

    • Péssimo comentário amigo. Vejo que você não conhece nada do Ceará.

      Esse lado ruim do turismo tem em todo o mundo.

  • Vinicius

    Sera que vai ser de 767?

  • Thiago Castro

    Mas não é pq tem no mundo todo que não tem no Ceará né? Que argumento é esse afinal? O Gustavo só está fazendo um comentário – que se não é tãão pertinente a este tópico – não deixa de ter sua relevância.

    • Frota

      Pois eu concordo com o Ferrero, achei completamente irrelevante e desnecessário… Qual foi o valor que agregou? Avisar aos que fazem turismo sexual no site para tomarem cuidado com a policia federal?

      Como o Ferrero falou e vc complementou, existe em todo o mundo, no Brasil então, nem se fala, e existe sim no Ceará e não acredito que seja mais ou menos no RJ ou em SP, o cerco deve ser fechado em todo canto, mas não sei o que a matéria tem a ver com isso, muito menos a Alitalia.

      Enfim, estou mesmo é feliz com mais alternativa de vôos para a Europa, quando aumentamos a concorrência o preço baixa! =)

      • Thiago Castro

        Concordo contigo Frota, mas acho que o comentário do Gustavo foi pra alertar a PF de que o turismo sexual pode aumentar com esse vôo. Foi um alerta na verdade.

        E o comentário do Ferrero fala assim: "Vejo que você não conhece nada do Ceará". Ora, é notório que no Ceará tá cheio de italiano explorando esse tipo de turismo, então não entendi o comentário. Não adianta tapar o sol com a peneira.

        No restante concordo contigo.

  • Theo

    tomara q não, espero que seja nos bons e velhos 777

    • Vinicius

      Gostei muito dos A330 da alitalia, do 777 nao gostei tanto não

  • Theo

    Concordo com o ferrero isso tem em todo o mundo e o céara, é um lugar incrivel e acho q todo mundo devia conhecer bem antes de sair comentando besteira em blogs

  • Mendonça J&ua

    Excelente notícia, principalmente para quem mora em Fortaleza, que apesar trazer muitos europeus, não levam muitos cearenses, já que é tão esquecida em relação à Europa.

  • Ronnie-D

    Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo…A profissão mais antiga do mundo sempre esteve em alta no BRASIL!

  • Augusto

    Foi a primeira coisa que eu pensei quando vi a notícia. O interesse italiano de turismo no Brasil não passa do turismo sexual. Isso é uma triste realidade. E quem conhece o Ceará sabe que os italianos estão ali com aquele propósito e que a oferta é abundante. Alguns lugares são repulsivos. Não se pode frequentar com a família por conta dessa indústria.

    • Eduardo Galvã

      Concordo em 100%.

  • Ermeson Vianna

    Agora todos os passageiros não poderão ter uma oportunidade de escolha para poder viajar direto de Fortaleza a Europa, por conta do turismo sexual?Será que só pessoas mal intencionadas viajarão neste voo??Por favor, é tão dificil uma empresa se interessar por esta rota e quando acontece tem gente que faz questão de ser pessimista.Não entende e fica falando palavras soltas.

    • mario

      Voo do rio ou sao paulo nao traz turismo sexual? Ou prefere culpar gringo por tudo?

      Ameaça maior seria bancarrota da Alitalia!

  • Breno Campina Grande

    super noticia e pessimo comentario do turismo sexual.

  • Diogo

    O Gustavo está certíssimo. O Turismo Sexual em Fortaleza é controlado pela máfia italiana.

  • Paulo

    Com certeza! Um bando de velhos italianos babando nas mulheres do lindo estado do Ceara. Estive em FOR a 1 ano atras e fiquei impressionado com a forca do turismo sexual. Fiquei hospedado no Blue Tree Hotel, que estava cheio de gringos com meninas que mau conseguiam pegar no talher do cafe da manha. Ao ver isso, deu raiva dos italianos e pena das meninas. O Governo do Ceara tem que fazer algo.

  • Ernane

    Fortaleza incomoda muita gente…Que turismo sexual o que?!? Isso tem em todo canto! É só o que se vê em Recife, Salvador, Rio de Janeiro! Esse problema é do Brasil!

    O Estado do Ceará cresce galopantemente em todas as áreas…Indústria, turismo, infraestrutura…Vejam a escolha da FIFA em relação à distribuição dos jogos e à quantidade que receberemos. Nossas obras estão entre as mais baratas e é a mais rápida. Aqui se trabalha!!!

    O Ceará é, hoje, o estado mais rico do Nordeste! Nada mais justo que a valorização dessa rota. Tomara que a Alitalia tenha sucesso!

  • Bruno

    Infelizmente quem fez este comentário não conhece o Ceará ou se conhece veio para a escoria da sociedade, viajei por todo o Brasil e garanto que em alguns estados que não vou mencionar, existe a prostituição mais explicita do que no Ceará, o problema é que o Ceará ele dispõe de praias exuberantes e clima acolhedor para o Europeu. Espero só que as passagens sejam em conta…

  • Fernando Lopes Subti

    Parece-nos que as pessoas que estão comentando o possivel voo da Alitalia para Fortaleza não conhecem nem o BRASIL muito menos o CEARA.

    Fui Comandante de Avioes aqui no Brasil operando em toda a America do Sul partindo de S.Paulo Congonhas, a oferta de sexo jovem no Brasil é como agua engarrafada, existe em toda aparte à duzia, pelo que apregoar isso tentando culpar os utilizadores é simplesmente escamotear o problema, a oferta de sexo esta enraizada na população Brasileira que precisa de Educação, Cultura, poder aquizitivo etc, o resto são tretas.

  • Márcia

    Que ótima notícia! Eu já havia voado com a Air Italy (Fortaleza — Roma) e achei uma companhia mediana. Mas muito desorganizadas em relação com as bagagens. Voltei com 3 malas e em uma, eles quebraram a parte da rodinha da mala. Eu havia comprado a mala na Itália, então eles se comprometeram a levar na Itália e comprar outra parte das rodinhas. Ok, eles demoraram 2 MESES para me devolver a mala e quando devolveram, estava sem concerto. Quando voltou, teve de ir para Guarulhos para procurar a peça e depois de mais 1 mês, a mala enfim chegou. A Air Italy é uma boa opção pelo voo direto, mas ultimamente estava preferindo a TAP com conexão em Lisboa. Espero que a Alitalia coloque bons preços e viva Fortaleza à Europa!

  • Lia

    Lamentável a generalização… como bem diz a Rita Lee… "nem toda brasileira é bunda". Conheço muitos Italiano que vem ao Ceará pq gostam da nossa hospitalidade, do jeito alegre e sincero e das nossas belezas naturais.Conheço médico, que leva à frente estudos sobre um determinado tipo de doença, que quando pode se dar ao luxo de umas férias, opta sempre pelo Ceará, e não vem buscar prostitutas… como ele bem diz, lá perto (nos países do leste europeu) tem mulheres belíssimas se prostituindo por qualquer trocado, não necessitaria vir ao Brasil para isso. Só como complemento, sou casada com um italiano, formado em Ciências Políticas, aposentado de uma multinacional americana, e que é radicalmente contra qualquer tipo d turismo sexual pior ainda se com menor. Não frequentamos determinados lugares pq ele se envergonha de ver o comportamento de alguns italianos aqui em Fortaleza. Então por favor… não vamos generalizar!!!… italiano, brasileiros, gregos… tem de todo tipo e em todo lugar. Vamos aprender a separar o joio do trigo, né? Só mais uma observação… já pararam para pensar na quantidade de prostituta e travesti brasileiros que vão para Italia, "trabalhar"? Nem por isso eles dizem q toda brasileira é puta!

    • Danilo Fernando

      Nada a acrescentar! Concordo em gênero, número e grau!

  • Thiago Castro

    Quanto mais voos pro Brasil melhor, mas seu bairrismo é desnecessário. Acho que o estádio mais adiantado é o Mineirão (que não fica no Ceará).

  • Mauricio

    Acho que ele só quis dizer que no Ceará, esse "segmento" é muito forte…

  • Márcio Cabral

    No HOTRAN não consta solicitação para essa nova rota para os próximos meses.

    Há alguma informação sobre onde ficaria instalada a Cia aérea? Lojas, escritórios? Ela já está recrutando pessoal para trabalhar?

    Observando que a Alitalia não é uma Cia que opera voos charteres, ela é uma Cia que opera voos regulares. A Air Italy, sim, é uma Cia de voo charter.

    As Cias aéreas fazem um planejamento com muita antecedência e também abrem escritório, treinam e contratam funcionários, estabelecem os acordos com Cias locais para distribuição de passageiros, certificam-se se aquele destino tem condições de atender voos internacionais no que se refere a hospitais e outros serviços essenciais, alfandega, hospedagem para tripulação, se o destino oferece aos clientes de ambos os lados (Brasil e Itália) atrativos além dos turísticos, etc… Vejo tão pouco tempo para que esse voo seja de fato implantado.

  • Márcio Cabral

    Discordo de você Ernane, O Ceará é o terceiro Estado mais rico do Nordeste e não é o que mais cresce no país, além disso também se trabalha bastante nos demais Estados da Federação. Com todo o respeito.

    Concordo que a prostituição seja um problema do país, mas a titulo de informação: os turistas italianos que procuram o turismo sexual quando chegam ao Recife reclamam por não encontrar algo que os agrade, referindo-se claramente ao objetivo deles. Certa vez um me disse que "aqui não tem diversão (mulheres-prostitutas), vou para outro lugar onde haja". Digo isso por também ser guia de turismo e já me deparei com essa situação algumas vezes. Não que não haja prostituição aqui, muito pelo contrário, mas o turismo sexual caiu muito nos últimos anos.

  • Márcio Cabral

    Pessoal, encontrei essa matéria na internet:

    ALITALIA-AIR ITALY, UMA ALIANÇA PARA O CRESCIMENTO

    Acordo entre as companhias aéreas para voos nacionais e intercontinentais. Brasil entre os destinos, com voos para Fortaleza, Maceió e Natal

    A companhia nacional italiana Alitalia e a companhia aérea privada Air Italy assinaram um acordo estratégico de codeshare que será implementado inicialmente a nível nacional, para ser, em seguida, gradualmente alargado a nível internacional e transcontinental. Desde segunda-feira, 3 de maio, a parceria envolve uma série de vôos domésticos com partida de 10 aeroportos nacionais – Bari, Bergamo, Catania, Genova, Napoles, Olbia, Palermo, Roma, Turim e Verona – mas será em breve alargada aos voos intercontinental.

    O principal objetivo é integrar a rede de rotas turísticas já realizadas pela Air Italy, colocando, assim, à disposição da Alitalia uma gama de destinos atualmente pouco abrangida. Além disso, os clientes da Alitalia e Air Italy contarão com uma diversidade muito mais ampla para a escolha de voos e horários.

    As duas empresas também estão explorando outras possíveis áreas de cooperação e a possibilidade de estender a parceria para outros destinos, também de longo prazo. Entre estes, será de fundamental importância o Brasil, que se agregará a Quênia, Maldivas e República Dominicana. Como destacou o presidente da Air Italy, Giuseppe Gentile, "estamos trabalhando para que o acordo nas rotas intercontinentais seja lançado em outubro. Nós não excluímos, no entanto, que já neste verão, poderemos ativá-lo para as destinações brasileiras, nas quais a Air Italy é presente da tempo". A empresa, fundada em 2005, realiza voos para Fortaleza, Maceió e Natal com partida de Roma Fiumicino, Milão Malpensa e Verona.

    Detalhe: não consta a data da postagem.

    Source: http://www.brazilplanet.info/Noticia…Cresciment…

    Será que seria através de um acordo codeshare com a Air Italy que a Alitalia pretende operar o destino FOR?

  • Márcio Cabral

    O link da matéria, espero que apareça todo:

    http://www.brazilplanet.info/Noticias/AlitaliaAir

  • Vinicius

    As pessoas esquecem que Fortaleza vai receber Copa das Confederacões e Copa do Mundo e que tem o Estadio mais adiantado pra Copa. Fico muito feliz que tenha mais voos partindo pra Europa, mostra que não é só o Sudeste que esta viajando mais. Turismo sexual acontece, mas isso nao vai ocupar os voos.

    • Márcio Cabral

      Copa das Confederações e Copa do Mundo, por si só, não são eventos capazes de garantir demanda permanente (pós eventos) de voos internacionais para FOR ou mesmo REC e SSA. Os desembarques internacionais (em voos regulares da AF, KLM, IBERIA, BA, LH, SWISS, DELTA e tantas outras) devem se concentrar nos aeroportos de GRU, GIG, BSB e provavelmente CFN (com poucos voos) e deles sairão as conexões para as demais cidades onde haverá partidas.

      …O mineirão é de fato o estadio que tem as obras mais avançadas para o mundial de 2014.

      Contudo, seu entusiasmo é bom, mostrando que você enaltece sua cidade. Porém, você deveria ter um pouco mais de realista (conciso) com os fatos.

  • Ricardo

    Eu peguei este voo em Agosto, que na verdade é da Air Italy, uma empresa do Grupo Alitalia. Realmente o que se via eram muitos italianos solteiros, que claramente estavam atrás de mulheres. Além deles, muitas mulheres nordestinas, que estavam indo para a Italia, não sei se legal ou ilegalmente,porue na Italia tb não tem a manor fiacalização nos aeroportos, é uma bangunça lá pior que no Brasil. Estas mulheres, muitas acompanhadas de italianos, vestindo roupas minusculas. Não vou julgar ninguém do voo, mas o que realmente parece é que são prostitutas.

  • Ricardo

    Conheço bem o Ceará, tenho parentes que moram em Fortaleza e posso afirmar, com toda convicção que a gringaiada lá só vai por causa de uma brasileira que fará tudo por dinheiro. Quer ver isto acontecendo, é só ir na beira-mar. O bar Pirata é outro Point. Iracema pra mim é um bordel a céu aberto!

    Claro que no Rio se vc andar por copacabana, etc, o mesmo acontece, onde há muito turista estrangeiro, terá mulheres se prostituindo, ou mesmo mulheres que não são prostitutas e mas que querem ter relacionamento com gente do exterior para realizar o sonho de ir morar fora desse nosso país.

    • natalia

      ricardo,

      na verdade, acho que vc não deve conhecer nada de fortaleza e tampouco do ceará para afirmar que os turistas viajam só para buscar turismo sexual…

      • natalia

        o seu comentário mostra ignorância e preconceito por achar que o unico atrativo do local são prostitutas.

  • Rafael

    Neguim pensa que o executivo Italiano que vai a SP ou RJ a negócios fica dentro do quarto de hotel assistindo a Carminha da novela.

    Ô povozinho mediano é o brasileiro, pior raça que tem no mundo, adora derrubar o outro quando ver em situação melhorzinha, morei na Irlanda durante 1 ano e 8 meses e sei bem como é a coisa.

  • natalia

    extamente. quem fala isso não deve conhecer fortaleza. a cidade é linda e com ctz não são as prostitutas o seu maior atrativo.

  • Jairo

    A rota entre Fortaleza e Itália é mto antiga, mto mais antiga que o problema do turismo sexual. Foi a primeira rota internacional partindo de Fortaleza, na época, com o antigo 747-400 da Varig. Essa rota já foi operada por várias outras companhias (Air Europe, Lauda-air, Euro fly, Livingston, BRA, Blue Panorama e outras…). A Alitalia é só mais uma interessada nessa rota e ela ñ é a única. Fortaleza recebe com frequencia voos regulares e charters de diversos países como Holanda, Portugal, Cabo Verde, República Checa, Alemanha, Suiça, Polônia, Finlândia e outros.

    A pouco tempo, o aeroporto internacional de Fortaleza chegou a ser o terceiro mais movimentado do país em número de voos internacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (Guarulhos) e do Rio de Janeiro (Galeão) em número de voos internacionais, porém, devido a determinados fatores, detre eles a crise internacional, companhias internacionais deixaram de operar em Forteleza ou reduziram suas frequências (Delta Ailines, Ibéria, TACV…). Fortaleza costuma, com frequência, ser um dos destinos mais visitados por turistas brasileiros na alta temporada e por europeus no inverno. Esta cidade tem muito mais a oferecer que o turismo sexual. Nossa gastronomia é muito boa, nosso artesanato também, nossas praias são belíssimas. Para os desenformados, uma das praias cearenses estão entre as 10 mais belas do mundo ( divulgado por uma revista internacional americana). Não é de se adimirar que turistas do mundo todo queiram conhecer Fortaleza. Toda grande metropole apresenta problemas. A nossa tem turismo sexual, uma outra é mau cheirosa por possuir muitos mangues e a praias com tubarões, outra linda e maravilhosa, mas com problemas seríssimos de narcotrafico, os tiroteios que são frequentes a qualquer hora do dia. tem uma outra que o trânsito é caótico e que se leva até 3 horas pra se deslocar de um ponto da cidade a outro, enfim. Já conheci as principais capitais do país e da América Latina e todas apresentam problemas e ñ troco Fortaleza por nenhuma delas. Aqui e principalmente no interior do estado as pessoas são tratadas como pessoas e ñ como números. O cearense é muito hospitaleiro e receptivo, porisso, todos os turistas de qualquer parte do mundo são muito bem vindos (menos os exploradores). O governo do estado tem combatido o turismo sexual mas ainda há muito a ser feito, no entando, é injusto e ignorância acreditar que turistas italianos ou de qualquer outra parte do mundo venham a Fortaleza com o único propósito de fazer turismo sexual. O problema existe sim, de fato, mas Fortaleza tem coisas muito melhores a oferecer e é porisso que nossa cidade tem sido buscada por companhias como a Alitalia, a Finnair, a Iberia, a Delta a Lot e muitas outras.

  • Ernane

    A obra mais adiantada é a do Castelão.

  • Rafael

    ^^ o melhor comentário da página, PARABÉNS !

    Infelizmente as pessoas tende a se apegar a coisas destrutivas e negativas, são pessoas que não agregam valor em NADA e essas pessoas levam isso em tudo que fazem, no seu cotidiano, quem não quer um vôo de uma cia aérea renomada como a Alitalia? seus mas anseios só refletem a inveja de muitos devido suas cidades não receberem um vôo como esse. Aos invés de qualificar o novo vôo com informações que sejam proveitosas e salientar os bons motivos na qual a rota será implantada, ficam se limitando a informações negativas que além de serem discriminatórias, são vis, geralmente partindo de pessoas de índole torpe, diminutas e de muita mediocridade. Enfim, Fortaleza tá cagando pra essas pessoas, enquanto isso, a cidade cada dia mais admiradores que adotam como sua 2ª terra, infelizmente ao mesmo tempo que é muito amada, tbm atrai os odiadores, é bem típico de coisas grandes, no caso, Fortaleza já está fazendo sombra e isso assusta muita gente.

  • Márcio Cabral

    Meu caro Jairo, fiquei curioso em saber que cidades são essas com tantos problemas que você elencou (…uma outra é mau cheirosa por possuir muitos mangues e a praias com tubarões, outra linda e maravilhosa, mas com problemas seríssimos de narcotrafico, os tiroteios que são frequentes a qualquer hora do dia. tem uma outra que o trânsito é caótico e que se leva até 3 horas pra se deslocar de um ponto da cidade a outro…). Essas cidades ficam no Nordeste ou em outra região?

  • Jairo

    Estimado Senhor Márcio Cabral, perdoe-me por não citar o nome das cidades com tantos problemas. Não o fiz por duas razões: primeiro porque não tenho a intenção de denegrir o nome de nenhuma cidade; segundo porque acreditei que qualquer um que lesse o comentário fosse capaz de deduzir as referidas cidades, bastando para isso tão somente ler jornais ou simplesmente assistir jornais televisivos. Imagino o quanto o Senhor possa estar curioso para saber quais são as tais cidades, porém, ainda assim prefiro não fazê-lo, pois apesar de serem cidades que apresentam problemas muito piores que os de Fortaleza ainda assim são cidades belíssimas e que vale a pena serem conhecidas. Elas estão espalhadas por diversas regiões do país.

  • Ana

    Gente turismo sexual existe no mundo todo, nenhuma novidade. O castelão é o estádio mais adiantado sim. O que importa é que há a possibilidade de ter mais um vôo partindo de Fortaleza direto para Europa, mais concorrência , o preço cai, e mais opção. Quem vai freqüentar o vôo pouco importa para a companhia e para o consumidor. Que venha a Alitalia sim, e logo.

  • Eduardo

    Eu morei dois anos na Espanha e todos os pedreiros, eletricistas e etc, sonham em vim para o Brasil para transar, foi o que eu ouvi. Segundo eles a mulheres aqui são mais fáceis.

    O meu orientador era um quatrocentão Madrileno e dizia eu ir para o Brasil nunca vou para ser asaltado, eu prefiro ir para as ilhas gregas ou Cancun.