Sucessora da Pluna pretende voar em outubro e já tem nome: “Alas-U”

Denis Carvalho 10 · maio · 2013

Será que agora vai? Os trabalhadores da extinta Pluna que lutam para devolver a companhia aos ares divulgaram os novos nome e logotipo: “Alas-U”. Segundo eles, a a intenção é que a nova empresa comece a voar no último trimestre deste ano, usando os jatos CRJ-900 da Pluna. Se tudo der certo, a nova empresa empregará 75 pilotos e 500 dos 720 trabalhadores afetados pela falência da companhia uruguaia. Para auxiliar o início das operações, o governo liberou um empréstimo de US$ 15 milhões para a nova companhia.

Alas-u

Não é a primeira vez que se divulga um novo nome para a Pluna. No mês passado causou alvoroço a informação do retorno da companhia com o nome “Dyros”, que teria sidodada pela ministra uruguaia do Turismo e Esporte, Liliam Kechichian, ao secretário de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho. Dessa vez, no entanto, a coisa parece mais séria, tanto que os trabalhadores divulgaram o logotipo e imagens do livery das aeronaves e no aeroporto de Montevidéu. Já existe até uma página da Alas-U na Wikipedia em espanhol

alas-u2

 

A retomada dos  voos, contudo, será bem mais complicada do que criar um nome e um logotipo. Em primeiro lugar pela pesada dívida que a Pluna deixou. Além da falta de confiança dos passageiros que ficaram no prejuízo, há o sério risco dos credores pedirem o penhor das aeronaves, como forma de pagar parte da dívida, impedindo os aviões de regressarem assim que pousarem no Brasil. Por esse motivo, existe a possibilidade da companhia devolver os jatos à Bombadier e comprar cinco novas aeronaves para retomar os voos. Outro problema é obter de volta os voos que eram operados pela Pluna, já que alguns horários foram entregues a outras companhias, como GOL e BQB.

O nome foi escolhido pelos trabalhadores. Após uma assembleia onde apresentaram sugestões, chegaram a três nomes. Com o apoio de uma agência de publicidade, fizeram algumas pesquisas junto à população para selecionar o nome, que em espanhol significa “Asas” somado ao U de Uruguai.

Com informações dos jornais El PaísO Espectador e 180.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • YuriBF

    Denis,

    a última frase do primeiro parágrafo do texto está bem zoada. Dá uma revisada lá… 🙂

    "Para auxiliar o início das operações, o governo liberou um empréstimo de US$ 15 milhões a negociação você precisa acessar um empréstimo de $ 15 milhões do Fundo de Desenvolvimento e de um fundo de 3,4 milhões dólar composta redução de 25% nos salários dos trabalhadores."

  • Fred K. Chagas

    VAMOS esperar… Eu voei na finada… pluna 12 dias antes da quebra (caraca que uruca que passei pros hermanitos uruguajos hein!) e achei simpática. Por sinal, foi e voltou lotado e os outros voos lá em montevideo estavam lotados também… nem pareciam que estavam na m… Donde se aprende que "quem vê cara não vê coração"…

  • Viviane Costa

    Que maravilha! Amei a notícia

    Adorei viajar pela Pluna. Só de saber que manterão as aeronaves, fico feliz

  • Viviane Costa

    Espero que dê tudo certo. Mil vezes viajar de Bombardier

  • Luiz Felippe Zoghbi

    Muitos amigos perderam dinheiro com a Pluna, não sei se tenho coragem de comprar. Porém, espero que tudo dê certo!

  • Maria Eliza Tourinho

    Sou uma das prejudicadas pela Pluna e gostaria de saber se alguém conseguiu ser ressarcido.

    Mandei vários e-mails para a empresa, sem sucesso; abri uma reclamação na ANAC pela falta de atendimento ao cliente e entrei em contato com o Procon da minha cidade que não esclareceu muita coisa.

    Será que já existe algum grupo empenhado em receber indenização?

    • André Pinto

      Oi Maria Eliza,

      Entrei em contato com a administradora do meu cartão de crédito e solicitei o estorno do valor, baseado na recomendação do PROCON. Recebi em 10 dias o valor corrigido, integralmente.

      • Maria Eliza Tourinho

        Ai André… fiz a besteira de comprar à vista, no boleto bancário. Sabe de alguém na mesma situação que a minha?

  • Ronald Valerio Perei

    Estou na mesma situação, mas eu paguei a Agencia de Turismo Brasil com nome de Agência de Turismo Brasil

    contato@agenciadeturismobrasil.com.br
    http://www.agenciadeturismobrasil.com.br

    Tel.: (45) 4141-1355

    Tel.: (45) 4141-1366

    Avenida Juscelino Kubitschek, 1.290 – CEP: 85851-000

    Foz do Iguaçu – Paraná

    Eles alem de nao me devoverem os valores das passagens nao estao nem ai para os clientes! PESSIMA AGENCIA, nao recomendo a ninguem!