Conheça o Airbus A350 XWB, um dos aviões mais modernos do mundo que chega ao Brasil em dezembro

Denis Carvalho 7 · julho · 2015

A TAM será a primeira companhia das Américas e a quarta do mundo a voar com o A350 XWB, o último lançamento da Airbus. A primeira das 27 aeronaves do modelo encomendada pela companhia brasileira tem entrega prevista para dezembro, para estrear no mês seguinte cumprindo a rota de São Paulo a Manaus. Os jatos seguintes serão empregados nos voos de Guarulhos a Miami e Madri.

A escolha de uma rota nacional para o A350 pode soar estranha, mas vai permitir que as equipes técnicas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo, que hoje foi apresentado à Imprensa pela TAM e Airbus, em um evento no aeroporto de Guarulhos.

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Após as apresentações e informações sobre o novo jato, embarcamos em um ônibus da GRU Airport no Terminal 4 para a visita ao A350 número 2. De longe o porte da aeronave impressiona, mesmo ao lado de um 747 da British Airways, mas não tanto quanto as suas linhas arrojadas.

O A350 nasceu como uma resposta da fabricante europeia ao inovador Boeing 787 Dreamliner e não há como não comparar os modelos. O design do novo Airbus, como o de seu concorrente, é inovador, mas ao mesmo tempo elegante. De início, chamam a atenção as asas com um desenho diferente e winglets, que segundo a fabricante foi inspirada no voo dos pássaros.

Cada asa mede 32 metros e é construída quase totalmente de materiais compostos. Segundo a Airbus, elas são capazes de mudar de forma durante o voo para aumentar a sustentação e reduzir o arrasto, contribuindo para a economia de combustível.

 

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O formato do bico e as janelas dianteiras também têm um desenho inédito, que garante melhor aerodinâmica. Como um todo, o A350 tem um desenho agradável e moderno, que certamente vai agradar aos amantes da aviação.

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As maiores inovações do modelo, porém, estão do lado de dentro, a começar por sua construção. Segundo a Airbus, o A350 é produzido com 70% de materiais avançados, como fibra de carbono e titânio, que o tornam mais leve e de manutenção mais barata.

Mais leve e mais rápido, o A350 é também mais econômico e chega a gastar 25% menos combustível que o Boeing 777, um dos modelos da TAM que ele vai substituir – o outro é o Airbus A330.

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Interior

É hora de embarcar e descobrir o conceito da Airbus de Extra Wide Body (cabine extra larga), o tal XWB que completa o nome ao avião. O conceito é simples: com os novos compostos de fabricação e os novos sistemas do avião foi possível criar uma cabine mais larga, que tende a se reverter em mais espaço nas poltronas e conforto aos passageiros. Pelo menos é essa a intenção da Airbus, já que isso depende da configuração definida por cada companhia aérea.

A nova cabine tem largura de 221 polegadas (5,6 metros), suficientes para acomodar nove poltronas de 18” (45,7 cm) de largura na classe econômica. É esta a configuração exibida no A350 2, que é um avião de testes, com vários dispositivos e painéis de instrumentos, usados para fazer testes e acompanhar as reações do aparelho durante o voo. Também é a configuração prevista para as aeronaves da TAM.

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Além da largura, a Airbus aumentou o tamanho das janelas, que ficaram próximas às dimensões das do 787, mas mantiveram as persianas tradicionais – o novo novo modelo da Boeing usa um modernoso sistema de fotocromatismo. O tamanho da janela garante uma boa iluminação da cabine, que durante o voo conta ainda com um moderna iluminação com leds, com 16,7 milhões de cores. Assim a Airbus passa a oferecer o sistema de cores conforme a etapa do voo, como o Sky Interior da rival Boeing.

Outro destaque é a ampliação do bagageiro, que segundo a fabricante oferece espaço para mais de uma bagagem por passageiro.

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O A350 visitado estava configurado em duas classes: econômica e business. Será essa também a configuração adotada pela TAM nos dois primeiros modelos recebidos. Serão 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business, que reclinam até 180 graus (full flat).

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Ainda segundo a Airbus, o novo A350 oferece um nível de ruído inferior ao dos concorrentes e uma melhor qualidade do ar da cabine, que é renovada a cada 2 ou 3 minutos. Aliado a uma pressurização menor e à iluminação, isso oferece uma experiência de voo menos cansativa em rotas longas. Segundo a Airbus os resultados têm sido excelentes com os passageiros da Qatar Aiways, a primeira companhia a operar o modelo comercialmente.

De uma maneira geral, o A350 XWB agrada muito e tem tudo para brigar de igual para igual com o Dreamliner. Prova disso são as 781 encomendas recebidas pela fabricante, incluindo os jatos da TAM e também da Azul, que pretende usar o modelo nas suas rotas do Brasil aos Estados Unidos.

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E então, gostou do novo Airbus A350? Conte o que achou nos comentários!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Wólnei Franco

    Vai ser sucesso de vendas esse novo jato.

    • Henry

      Wolnei…o A350 já tem 780 pedidos firmes…

      • Andre Schuartz

        787 tem 1100 pedidos, delhe Boeing

        • Henry

          André..
          Eu li no google que os pedidos firmes para o 787 são 590…
          Por gentileza, posta aqui o link onde informa que são 1100 pedidos..
          Avião por avião, eu sempre prefiro a Boeing…. o que me PARECE, é que, existem menos acidentes com aviões Boeing que sejam atribuídos a falha do equipamento….
          Vide os projetos 767 e 777….
          Claro.. 787 é fora deste sentimento….

          • Andre Schuartz

            Henry realmente não achei nada oficial sobre esta quantidade. Recentemente fiz uma visita a Boeing o foi o número que ouvi dos funcionários 1100 pedidos, e 34 já entregues.

          • Eduardo

            E te passaram a informação correta segundo o Wikipedia que deve estar desatualizado 1095 pedidos confirmados e 292 entregues! E dá-lhe Boeing e dá-lhe Airbus…

            https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Boeing_787_orders_and_deliveries

  • Rodrigo Aguiar

    Show!!! Vou encomendar um pra mim tbem…rs

    • Ouvi dizer que o kit com dez sai mais barato! =)

      • Antonio Silva

        kkkkkkk

  • Marcelo Berto

    Seria uma ótima aeronave para fazer a rota GRU-SCL no lugar do 777-300ER TAM.

    • A ideia é essa mesmo!

      • Marcelo Berto

        Então vou ter que voltar ao chile quando estiverem operando a rota com o A350.

        • Wólnei Franco

          Tem um pedido de Hotran desta semana de SCL-GRU-MXP para o 787-8 mas com certeza mais pra frente o A350 seja o substituto.

          • Márcio Sampaio

            Dependerá da demanda, pois o A350 tem maior capacidade que o 787. Os dois modelos se complementam na frota.

          • Salvatore Carrozzo

            de qual cia aérea?

          • Márcio Sampaio

            LAN. Há alguns meses já estava previsto que um dos voos SCL-GRU da LAN e o voo GRU-MXP da TAM se aglutinariam em um só, utilizando o 787 da LAN.

        • César Novaes

          Marcelo, Eu também levo em consideração a aeronave que opera o voo quando vou viajar! Também pensei em voltar ao Chile nessas aeronaves!!

          • Marcelo Berto

            Sempre que viajo para o exterior, pesquiso qual aeronave vai operar o trecho para tomar a decisão.
            Fui em maio/2015 para chile, ida e volta em um 777 TAM, mas na próxima quem sabe em um A350 e a volta em um 787 da LAN.

    • Jefferson Prata

      Essa rota é feita pelo a320 Tam

      • Marcelo Berto

        Mas o primeiro vôo das 7:45 são operados com 777 que retorna de Santiago para São Paulo as 16:45.
        Seria uma excelente aeronave para substituir o 777 neste horário

      • César Novaes

        É tem uma frequência de Scl-Gru operada pela Lan com o 787

  • Henry

    Tudo bem que umas copiam as outras mas…:

    “que segundo a fabricante foi inspirada no voo dos pássaros.”

    O novo design das asas do Airbus 350 foi inspirada no voo dos pássaros e no voo do 787…. é igualzinho ao do modelo da Boeing…
    Hoje em dia, escolher entre Boeing e Airbus é complicado.. é meio que escolher entre um Mercedes Benz e uma BMW…

    • PPKX XD

      Prefiro a mercedes que cai menos rsss

      • Henry

        Eu tb…

        • Wagner Pedrosa

          Eu também!

      • Julian Morais

        qual é a q cai menos? kk

        • PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

          Boeing

    • Achei as asas dos dois diferentes, sendo a do 787 a mais bacana, mas com certeza teve uma inspiração sim! =)

    • Helio

      A asa atual foi “inspirada” num pedido/ordem do Steve Udvar-Hazy, CEO na época de um dos maiores clientes da Airbus, para que o desenho dela fosse modificado, argumentando que se a Airbus mantivesse o desenho original, eles não iriam comprar os aviões…

  • Márcio Sampaio

    Belo avião! Particularmente não gosto da configuração 3x3x3, mas acho que a Tam nunca colocaria 2x4x2…

    Só fiquei com uma dúvida: pela capacidade (348 assentos em 2 classes), ele não seria concorrente apenas do 777? Pela capacidade, o concorrente do 787 é o A330, que não deve sair de linha, senão a Airbus não teria nenhum modelo na faixa dos 250 pax.

    • Pela capacidade sim, mas os dois são rivais em termos de tecnologia, afinal o 350 nasceu após a pressão das companhias por causa do 787! =)

    • Helio

      Eu acredito que a melhor configuração seria uma 2-5-2.

      Mantém 9 poltronas por fileira, mas facilita a vida para casais, famílias de 3 a 5 pessoas, e só um pax por fileira precisa pular 2 passageiros, ao invés dos pax em todas as janelas.

      A American usa esta configuração em alguns dos 777 dela.

      • ARYSON FRANCA

        Muito legal se fosse essa configuração. Pesquisei no site da TAM voos de SP para Manaus em Janeiro/2016 ainda não consta o A-350, mas tem um horário pela manhã as 9:30 que indica um 777-300, que provavelmente será substituido por ele.

  • Carlos Lutz

    Simplesmente Lindo. Apesar de Fã da Boeing, a Airbus anda praticamente em paralelo. De qualquer forma, qualquer um que me leve para a Miami ou Orlando vou adorar!

  • Ricardo Serra

    É impressão minha, ou essa moldura preta no para-brisa lembra a máscara do Sr. incrível!!!rsrsrsrsrsrs!

    • Salvatore Carrozzo

      huahuauhauhàuhahúauhauh que viagem. pior que olhei agora e parece mesmo.

  • Eduardo

    Quais são as cias q receberão o a350 antes da tam ?

    • Roberto

      Até agora a Qatar recebeu dois e a Vietnam Airlines, um. A próxima será a Finnair, depois a TAM.

    • João

      Qatar Airways, Vietnam Airlines e Finnair.

  • Marcio

    Infelizmente ainda vamos padecer por muito tempo no velho e desconfortável A320. Aff!

    • Helio

      São aviões de perfil diferente. O concorrente do A320 seria um B737, que são aviões narrow-body, de um corredor.

      Já o A350 e o B787 são aviões wide-body, com dois corredores, como o B747, B767, B777, A330, A340, A380. (lembrando que o B747 e o A380 tem dois andares para passageiros)

      E o conforto depende mais da configuração que a companhia área escolhe. A TAm tem A320 com pitch de 30″, e também tem A319 com 32″ – são 5cm de diferença para as pernas!

  • Bonito, mas “if it ain’t boeing i’m not going”….

  • Wagner Pedrosa

    Airbum? Cai mais que chuva no verão… Quem vai?

  • Antonio

    Esperava mais da Classe Executiva. Configuração idêntica à dos já rodados A330 operados pela Alitalia e outras Cias, com os mesmos probrlemas de espaço pra quem viaja no corredor. Não vi nada de Wide Body nessa executiva.

    • Papel Aluminio

      Também não vi nada de espetacular nesse novo Airbus…

    • Antonio Silva

      Você esperava alguma coisa de bom de uma companhia brasileira ?!?! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Salvatore Carrozzo

      pois é, antonio! achei bizarra a primeira foto da matéria na qual aparece a executiva, com a cama aberta. Parece cama de presídio, não passa ideia de algo confortável. Sei que esse estofado cinza é só o padrão entregue, mas mesmo assim.,…achei com cara de apertada, feia, pouco confortável. e Na foto que mostra as duas poltronas centrais da executiva, me pareceu que as duas formam quase um “ninho acolhedor”, o que pode ser constrangedor caso vc não conhece a pessoa ao lado. E , por ultimo, achei medooooonhas as mesas para refeicoes da classe executiva. Viram onde estão? e o design? super feio, pro meu gosto!

    • Victor

      Essa classe executiva é apenas para os voos de demonstração. A companhia aérea que comprar o avião personaliza os assentos como cores e modelos, conforme sua estratégia. Ou você acha que a executiva da Tam vai ser igualzinha ao que oferece a Qatar?

  • Antonio Silva

    A aeronave é bacana, mas a TAM dará um jeitinho bem brasileiro de empobrecê-lo. Aff…

    • Márcio Sampaio

      Acho que vai manter o padrão dos 787 da LAN, deixando uma única identidade visual interna.

      • Antonio Silva

        O que não ajuda muito, já que a LAN é bem ranqueada na América do Sul – onde não se tem excelentes companhias, mesmo ela sendo de “bom” nível.

    • Salvatore Carrozzo

      vai meter eh 50 poltronas por fileira..rsrsrsrsr

  • André Sumida

    Eu mesmo vou comprar 2. Um pro dia do rodízio…

  • jorge moraes

    Como o A350 pode concorrer com o B787 se ele tem uma capacidade de pax muito maior? A não ser que haja outras versões do B787 para mais pax.

    • César Novaes

      Existe Jorge, o Boeing 787-9 e se não estou enganado há uma versão maior ainda.

  • Hélio

    Curioso nenhuma Cia. apresentar solução mais confortável para os lavabos. É o mesmo padrão para todas, das melhores, como Qatar, às medianas, como a TAM. Penso que os projetistas deveriam andar um pouco pelo Japão e estudar as diversas soluções empregadas nos lavabos públicos, desde lojas a estações de trem. Não adianta a casa ser bonita se a quantidade de banheiros for insuficiente ou ordinários… Vai ser mais difícil de vender. Aos aviões seria uma questão de marketing.

  • Henry

    Copiar a asa do 787 não é nada demais.. no mundo comercial, uma boa ideia é copiada pelos demais..

    Mas…. fazer o que a Airbus fez com um pequeno inventor, que ia cruzar o Canal da Mancha, ida e volta, num pequeno avião elétrico, é dose…

    Reportagem do newsavia:

    http://newsavia.com/siemens-e-airbus-impedem-voo-historico-do-pipistrel-alpha-electro/

  • Henry

    Tb imagino que poderiam ter o dobro de lavabos à bordo… é perigoso vc ficar em pé, por 3 a 10 minutos na fila para ir ao lavabo..
    Vc colocou muito bem.. não vejo ninguém se preocupar com este conforto e item de segurança..

  • Rodrigo

    As características da cabine, para melhorar o conforto do passageiro, são muito parecidas com aquelas apresentadas pela Boeing no 787, ou estou enganado?

  • Lande Santos

    Lindo e sofisticado;