Airbus revela primeiras imagens do novo A350 XWB da TAM e confirma entrega para dezembro

Denis Carvalho 16 · setembro · 2015

O primeiro jato A350 XWB para a TAM Linhas Aéreas saiu ontem da oficina de pintura da Airbus, em Toulouse, revelando a aeronave com a assinatura vermelha, branca e azul da companhia. Os próximos passos de produção da aeronave incluem a instalação dos motores, finalização do mobiliário de cabine e montagem do cockpit, antes de iniciar seus testes em solo e em voo. A entrega da aeronave para a TAM está programada para acontecer em dezembro.

A TAM será a primeira companhia aérea das Américas a voar com o A350 XWB e a quarta a operar o modelo no mundo. O Grupo LATAM Airlines, criado a partir da associação entre as companhias LAN Airlines e TAM Linhas Aéreas, já encomendou 27 modelos A350-900. A TAM irá realizar voos com o A350 XWB, a partir de janeiro de 2016, entre São Paulo e Manaus. Na sequência, as operações internacionais nas rotas de São Paulo a Miami e São Paulo a Madri também contarão com o equipamento. A aeronave da TAM terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business.

TAM-A350

O A350 XWB é o mais novo jato de fuselagem larga (widebody) da Airbus. A versão A350-900, com capacidade para até 325 passageiros em cabine configurada para três classes, pode voar até 7.600 milhas náuticas (ou 14,07 mil quilômetros). O modelo apresenta um design aerodinâmico de última geração, fuselagem e asas em fibra de carbono, além dos novos motores eficientes em consumo de combustível, Rolls-Royce Trent XWB. Juntas, essas tecnologias oferecem redução de 25 por cento em queima de combustível e emissões e um custo de manutenção significativamente menor.

TAM-A350-2

Para os passageiros, o A350 XWB promete um novo nível de conforto a bordo, com mais espaço individual em todas as classes devido à sua fuselagem extra larga, que permite uma configuração de nove assentos com 18 polegadas de largura por fileira na classe econômica. A aeronave também conta com janelas panorâmicas mais largas, maiores compartimentos de bagagens e um novo sistema de ar-condicionado que não gera correntes de ar, assim como sistemas de entretenimento de bordo e conectividade de última geração. No fim de agosto de 2015, o A350 XWB já havia recebido 782 encomendas firmes de 40 clientes em todo o mundo.

Confira mais detalhes sobre o Airbus A350 na avaliação que fizemos durante a última visita da aeronave ao Brasil.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Breno Vieira

    “O A350 XWB é o mais jato de fuselagem larga (widebody) da Airbus.”

    o q vc quis dizer aqui, Denis??? rsrsrs

    • Rodrigo Aguiar

      A350 XWB, XWB significando Extra Wide Body (cabine extra larga)

      • Breno Vieira

        me refiro a parte “… é o mais jato …”

        • Jorge

          deve ser

          é o jato de fuselagem mais larga….ele inverteu a ordem das palavras…..deve ser isso

          • Diego Chiappetta

            Eu acredito que faltou um “novo” , ficaria assim: “O A350 XWB é o mais novo jato de fuselagem larga (widebody) da Airbus.”

          • Breno Vieira

            Hum,, faz sentido não tinha pensado nisso!
            Mas é o mais largo ?

          • Márcio Sampaio

            Talvez o mais largo seja o A380.

    • Guilhe

      Deve ser, o mais novo jato.

      • Breno Vieira

        Ou o mais moderno.
        ou mais lindo kkk

        várias possibilidades…
        o importante é que ele é o mais! isso é um fato =D

        • Jonatas Elias

          Mais lindo com certeza não é, já que o A380 é fantástico.

          • Breno Vieira

            Verdade, acho que o A380 ganharia nesse critério 😀

    • Bruno Aguiar

      Houve um erro de concordância mesmo.
      huheuaheuheu23he87h3987he23-dhi2kdh

  • Guilhe

    Ficou bonito, parece que só esse e mais um vai vir com a pintura da TAM, os demais serão todos LATAM.

    Legal que o Grupo LATAM vai ter 787 e A350 na frota, entre os dois fico com o 787 mas ainda não voei como A350 para firmar minha opinião, hehe.

    • Emerson

      Quando veremos as aeronaves pintadas com a nova imagem da LATAM?

      As mudanças serão graduais e podem começar a ser vistas a partir de primeiro semestre de 2016, com a implementação de uma nova imagem nos espaços físicos, aeronaves, uniformes, escritórios comerciais, páginas da web, entre outros. Todo o processo que envolve esta mudança poderá durar até três anos.

      Quando LAN, TAM e suas filiais passam a se chamar LATAM?

      A LAN e a TAM anunciam hoje que adotarão uma nova marca única, mas esse processo será gradual. No momento, ambas as marcas continuarão operando separadamente.

      Enquanto Grupo, já estamos trabalhando para modificar nossa imagem corporativa (em um prazo total de aproximadamente 3 anos), que será observada em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web, uniformes, etc. As primeiras mudanças serão visíveis a partir do primeiro semestre de 2016.

  • Ítalo Alencar

    Não entendi o porque do mesmo já não sair com a nova pintura da empresa…

    • Leandro Vale

      Tb to voando.

    • Andrew Bueno Piolli

      Pensei a mesma coisa…
      Pode ser que foi encomendado antes ou algo do tipo

    • Guilherme Appolinario

      E qual a nova pintura da empresa? No lançamento da Latam eles não colocaram nenhuma imagem de avião… Será que mudarão mesmo?

      • Ítalo Alencar

        Eu pensei que utilizariam a novo logomarca com o nome LATAM…

      • Ítalo Alencar

        Eu pensava que eles utilizariam a nova marca LATAM.

  • Valter Fernandes

    Uma dúvida, as novas aeronaves não viriam na pintura da união de LAN e TAM??

  • Wólnei Franco

    7.600 milhas são em torno de 12.231km

  • Wólnei Franco

    14.075 km de alcance

    • Gabriel Figueiredo

      Dá pra ir pro Acre kkk

  • RABUGENTO SFQNS

    Muita gente dentro de uma lata… 🙁

  • Leandro Vale

    Aeeeeeee TAM. Finalmente ta trocando as latas de sardinha em?!

    • Jonatas Elias

      Trocar Airbus velho por Airbus novo, onde está a ótima aquisição??

      • Leandro Vale

        Voce pode falar ate das versoes antigas do Airbus (ate eu concordo) mas o novo A350 e sem dúvidas uma ótima aquisição.

        • Jonatas Elias

          Continua sendo Airbus meu caro…

          • Antonio Silva

            E qual o problema da Airbus ?

          • Jonatas Elias

            Segurança.

          • paluzoid

            ????

          • Antonio Silva

            Segurança ? Nunca houve acidente com Boeing não ?!?!

          • Jonatas Elias

            Sim, vários.

          • Antonio Silva

            Pois é ! Não tem nada a ver com a fabricante. Se você fizer uma pesquisa vai ver que os maiores acidentes da história foram com aeronaves da Boeing !!!

          • Jonatas Elias

            Porém a maioria dos acidentes com Boeing foram por falha humana, enquanto as aeronaves Airbus têm problemas sistêmicos de segurança. Veja o caso do Tenerife, o maior acidente aéreo, foi por causa de uma irresponsabilidade do piloto da KLM. Já os acidentes com Airbus sempre há algo relacionado aos aviônicos.

          • Antonio Silva

            Perfeitamente ! Mas não é motivo para dizer que os aviões da Airbus são inseguros. até porque se os fossem não haveria tantas vendas !!! Isso é coisa de gente defensorista da Boeing, que é uma bela fabricante, e que sub-julgam muitas vezes a fabricante europeia !!! Não tenho preferências quanto à fabricante, sinceramente falando.

    • Márcio Sampaio

      Avião novo também pode ter configuração lata de sardinha!

      • Leandro Vale

        Se for a TAM comprando então talvez eles realmente consigam isso. Não é por ser novo é por ser uma aeronave com ótimas especificões.

  • Patrick Ferreira

    e so eu que não confio em motores Rolls-Royce?

    • Jonatas Elias

      Poderia ser mais claro??

      • Leandro Vale

        Tb não entendi muito.
        Deve ter sido por causa de uma pane nos dois motores de um A330 a pouco tempo…

  • Ricardo Geribello Anders

    Se na deriva ele já tem a inscrição do avião (TA), porque a matrícula da fuselagem é americana?

    • Thiago Verastegui

      É francesa, porque é matrícula de teste enquanto em fabricação

  • Antonio Silva

    Pra variar configuração baseada na econômica, aff…. Nem executiva terá. Triste pensamento brasileiro !!!

    • Caco Nogueira

      é a crise kkk meu caro

      • Antonio Silva

        kkkk acho que é uma questão maior do que essa !

    • Mikael Kenan

      E PREMIUM BUSINESS é o quê? Executiva.

      • Antonio Silva

        Pra mim, Premium Business está entre Executiva e Econômica !!!

        • Fernando Albuquerque

          Claro que não. Premium Business é a mesma coisa que Executiva.

          • Antonio Silva

            De qualquer forma a executiva da Tam é péssima !!!

  • Thomas Hisamura

    Configuraçao de 9 assentos…aposto que a Tam vai por 10!