Voamos no novo Airbus A320neo da Azul, confira as diferenças!

João Goldmeier 10 · abril · 2017

Voamos com o Airbus A320neo da Azul e contamos pra você como foi! O voo foi entre Belo Horizonte e Campinas e nele foi possível ver muitas diferenças e algumas similitudes com o serviço que estamos acostumados a receber ao voar com a Azul nos ATR e Embraer.

O A320neo da Azul tem 174 assentos do modelo slimline, além de contar com o Espaço Azul, onde os passageiros tem mais espaço entre as fileiras.

De cara chama atenção a amplitude da cabine, que é disposta no padrão tradicional da aeronave: três assentos na direita e três na esquerda. Todos os assentos são em couro cinza e contam de encosto de cabeça ajustável.

Além disso há telas individuais touch-screen que terão acesso à programação da Sky via satélite como nos demais aviões. O verbo está no futuro porque as telas ainda não estavam funcionando neste voo. Segundo o comissário só a partir deste mês ou mês que vem que o problema será sanado.

No detalhe acima você pode perceber o encosto ajustável para cabeça, um detalhe que faz a diferença. Outros detalhes que agradaram muito foram as tomadas individuais e as entradas USB individuais.

A saída de emergência tem ainda mais espaço que nos demais modelos da frota da azul:

Mesmo com as telas desligadas este voo contava com o Azul Play, que consiste em uma rede interna do avião onde você conecta seu tablet ou smartfone, desde que já tenha baixado o aplicativo.

A programação é limitada a alguns filmes, séries e desenhos, além do mapa do voo. Mesmo assim agradou e é grátis. Ajuda a fazer o voo passar mais rápido.

O serviço de bordo não mudou, continua com os salgadinhos e biscoitos embalados, mas o banheiro ganhou uma cara nova (igual à presente nas aeronaves que fazem as rotas internacionais):

A Azul já recebeu oito aeronaves deste modelo mas ainda é raro encontrá-las nos aeroportos. Contudo ela deve se tornar uma velha conhecida, já que a encomenda feita em 2014 foi de 63 aeronaves.

E aí, curtiram a nova aeronave? Alguém já voou nela?

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Bruno

    Na verdade a Azul já têm 8 A320neo (PR-YRA/RB/RC/RD/RE/RF/RH/RI)

    • João

      Opa, vou corrigir, Bruno! Obrigado!

  • Anselmo Nina Júnior

    João, pelos prints do celular, a aeronave teria 29 fileiras. É isso mesmo?

    • João

      Putz, Anselmo, não contei o número de fileiras…na próxima eu fico de olho! Abraço!

      • Felipe Dias

        Se são 174 assentos, com 6 assentos em cada fileira, eu aposto um dinheiro que são 29 fileiras rsrsrsr.

        • Anselmo Nina Júnior

          Verdade! Era só eu ter feito a conta rsrsrs… Imaginei que o 320 da Azul tivesse menos fileiras que o da Latam e, consequentemente, mais espaço entre elas, mas, disseram aí em cima, são a mesma coisa, infelizmente…

    • rkimwb

      Sim, 29 fileiras assim como nos aviões da LATAM.

  • Daddy

    Queria saber se com essas novas aeronaves, a Azul vai aumentar a dimensão/peso dos pets e containers porque são super reduzidas em comparação às outras. Eles alegavam modelo das aeronaves para não permitir cães acima de 5 kg. Terrível porque a azul voa para todas as cidades que eu preciso ir.

    • João

      Oi Daddy, não sei te informar. O ideal seria você entrar em contato direto com eles pra ter uma posição correta. Abraço!

  • Everton Basílio De Souza

    Tem um A320neo fixo na rota NAT-VCP… acho que eles vão usar esse modelo para as rotas mais longas….

    • Wellington Sousa

      Não necessariamente, eu acho. Vão usá-los na rotas mais “movimentadas” (RJ-SP, SP-BSB, BH-SP ??) e também pra conectar os dois principais hubs da Azul hoje: VCP e CNF.

  • André Braga

    Voei com o A320neo da Azul no trecho POA-VCP, se não me engano sempre tem um voo no final da tarde com este tipo de aeronave.

  • Márcio Sampaio

    Legal… Avião moderno, mais pax, atende bem voos de alta demanda… Mas particularmente prefiro viajar nos E-Jets pela configuração 2×2 (excelente para casais) e pelo espaço maior que o “padrão Latam” do A320.

    • PauloHCM

      Os Embraer são top demais. Mais espaçosos, confortáveis e mais rápidos que os conhecidos 737 e A320. E ainda tem a vantagem de pousar sob mal tempo em aeroportos pequenos, como o de Ilhéus-BA, que é o que eu uso.

  • Paulo Afonso

    São os modelos encomendados também pela TAP que deverão ser entregues em 2017, talvez para substituir os A330 e A340, com aproximadamente mais de 20 anos de uso na rota LIS/GRU e outros aeroportos brasileiros.

    • Guilherme Appolinario

      O A320neo tem metade do alcance dos A330 ou A340, portanto não é o caso. LIS GRU só se parasse na África e em algumas ilhas, e nem sei se assim daria, hehe.

      • Paulo Afonso

        Vc. tem razão Guilherme. As encomendas da TAP são os A330 neo, que começarão a ser entregues a partir de março/2018, pelo menos é a previsão.

        • Guilherme Appolinario

          Legal, nem sabia do a330 neo!

    • Renato Matos

      Não, os encomendados pela TAP são os A330 Neo, esse é o A320 Neo,

  • Helio Henrique Junior

    João, sabe informar se a fileira 6 que fica depois do espaço azul tem espaço diferenciado?

    • João

      Oi Helio, todos os assentos com mais espaço precisam ser adquiridos, então esse é um bom parâmetro pra você saber se tem mais espaço ou não. Se não tão cobrando é normal. Abraço

  • Renato Matos

    Também já tive uma prova nele e sinceramente ainda prefiro os Embraer, dois assentos por fila, menos pessoas e consequentemente restituição de bagagens mais rápidas, serviço de bordo mais rapidos, não notei diferença nos bins entre ambos (mala pequena sempre) e pra ser sincero também não senti diferença no quesito conforto.

    • João

      Oi Renato, questão de preferência certamente mas o compartimento de bagagens é bem maior no A320neo que no E195. Abraço

  • Diego Batista Vieira

    Eu fiz o trecho Fortaleza – Recife apesar de ser um voo curto é otimo a sensanção de se sentir inaugurando uma aeronave como o A 320 neo .

    • Bruno Bastos

      É um voo curto mas tem um movimento monstro.

  • Succubus

    Respondi seu comentário, mas aparentemente alguma coisa no que escrevi é ofensivo e ele foi pra moderação.

  • Lucas Ribeiro

    Na verdade a LATAM também tem os itens 2 e 4. A diferença é que na Latam você tem que ter sorte para pegar um avião assim, já na Azul como todos são padronizados não há esse problema.

  • Emanuel Schott

    E por incrível que pareça, ela está cobrando menos que suas concorrentes Latam e Gol.

    Fui pesquisar passagens de Porto Velho para Recife e consegui por R$740 ida e volta na Azul. Latam esta cobrando R$1200 pelo mesmo trecho e período e a Gol R$980.

    Se mantiver essa politica de preço, tem tudo pra tomar a liderança doméstica que hoje é da Gol.

  • Matheus Batalha

    Acho que o senhor nunca viajou de AVIANCA kk
    Melhor cia aerea no Brasil, atualmente.
    A320 neo em varias rotas, ou o A320 padrão mesmo; mas todos os aviões são novos e com um serviço de bordo que só deixa a desejar para a Azul.
    tela touchscreen, tomadas, assento em couro e tudo mais kk

    • Paulo Fonseca

      Na minha opinião a Azul ainda mantém a liderança, além do conforto é mais pontual. Tenho diversas experiências de atraso com Avianca, é difícil pegar um voo que não atrasa.