Air France inicia suas operações entre Brasília e Paris

Camille Panzera 1 · abril · 2014

Brasília acaba de ganhar mais um importante voo internacional. Chegou ontem ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o primeiro voo da Air France. A empresa terá voos diretos entre a capital federal e Paris três vezes por semana, saindo de Brasília às 22h40 às segundas, quartas e sextas-feiras, e chegando a Paris às 14h20 do dia seguinte (horário local).

A chegada do voo AF0520, acompanhada pelo Melhores Destinos, foi comemorada pela companhia e pela equipe em terra. Conforme manda a tradição, o Boeing 777-200, que operará na rota, recebeu o “batismo” com jatos de água. Na momento da chegada da aeronave ao finger, chamou a atenção a presença de uma bandeira francesa e outra brasileira que saíam da cabine de comando em celebração ao início da nova rota. 

IMG_2746

Brasília é o terceiro destino brasileiro em que a Air France passa a operar. Mais do que a chegada de um simples voo, o início das atividades na cidade são motivo de comemoração para os brasilienses e pessoas que vivem na região norte e nordeste do Brasil, que não mais precisarão ir a São Paulo ou Rio de Janeiro para fazerem suas conexões. Isso porque a GOL tem acordo com a Air France, o que poderá fazer de Brasília um ponto importante de conexão para ir à Europa, que atende a 28 destinos nacionais.

IMG_2786

No voo que chegou de Paris estavam presentes o presidente da Air France, Frédéric Gagey, e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que discursaram em um coquetel realizado na recém-inaugurada sala VIP do Aeroporto de Brasília.

air-france-bsb

O 777-200 utilizado nos voos é configurado com 309 assentos em três classes: 35 assentos na executiva, 24 na econômica premium e 250 na econômica. Segundo a Air France, os passageiros encontrarão opções de entretenimento em português, como jornais e revistas brasileiros, filmes e programas de TV a bordo.

air-france-bsb-2.

Estamos aguardando agora que a Air France faça boas promoções de passagens nessa rota e que possa atender não apenas aos brasilienses mas a moradores de muitos estados com ótimas tarifas para a Europa.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • Que maravilha! Um vôo direto para Paris e ainda em um horário muito bom…para quem é apaixonado pela Europa e odeia conexões…perfeito!

    • JOHN PENNEY

      Eu estou ainda com bastante receio de voar na Air "Chance" depois do acidente no Atlântico Sul provocado pelo visto por negligência dos pilotos.

      • Gustav

        Nao seja boboca! Acidentes acontecem por negligência e por fatalidade. A AF é uma compnhia séria e não "derruba" seus aviões todos os dias por manutenção falha ou pilotos mau treinados.

    • JOHN PENNEY

      O que precisamos urgentemente é a British Airways entrar em campo. Tem aeronaves muito melhores.

  • Karin

    Agora só falta baixar a tarifa! =)))

  • Parabéns para o Melhores Destinos pela cobertura!

  • Ai, aqui no gagarejo, caçando a bendita da promoção da air france!

  • YuriBF

    Se não fosse o Agnulo aparecer na matéria, tudo seria lindo e perfeito!

    • Marcos Loureiro

      Também acho.

  • Alvaro

    Ótima opção para quem é do centro-oeste!

    • re178

      Se não fosse os preços…

  • Oba, finalmente!

  • Pedro

    a vantagem para o nordeste depende da cidade!

    Do Rio para Paris são 5697 milhas
    De Brasilia para Paris são 5424 milhas

    Recife fica do Rio 1165 milhas e de Brasilia 1031 milhas.
    Salvador fica só 90 milhas mais perto de BSB do que do Rio.
    No fim das contas vai ganhar o que 350 milhas. ou seja uns 45 minutos de voo? Não chega nem a valer ser comemorado!
    Importante para o nordeste era ter um voo saindo de Fortaleza, alias era bom para o Brasil todo pois não precisava voltar ao sul pra ir pra cima, e quem está embaixo vai passar perto de fortaleza mesmo.

    Lógico que São Paulo vai ser sempre o destino prioritário, e o Rio em segundo lugar. Ambos pelo tamanho da população e da economia. Mas acho que vale voos do norte do nordeste, como fortaleza ou recife para a Europa.

    • Roberto Mancini

      Voce nao pode pensar nos 45 minutos de voo, adicione o intervalo da conexao e a diferenca sera de mais de 2 horas.

      • Pedro

        intervalo de conexao independe do aeroporto. no rio ou sp pode ter conexao imediata que fara a diferença ser pouca assim

      • JOHN PENNEY

        E os preços salgados de refeições!!!

    • Brasilia é um HUB central para todo brasil.

      • Pedro

        ir para oeste para voltar para leste é tão ruim quanto ir para sul e voltar pra norte!

        • Diego – DF

          Não custa nada lembrar que dentro do oeste do país, abaixo em volta do DF existem os seguintes Estados: GO, MT, MS, MG (oeste), TO. Todos podem ser beneficiados com o vôo.

    • Fábio

      A deputaiada vai gostar!

    • Gabriel

      A Air France é muito exigente qnd se fala em aeroportos… Brasília só conseguiu esse voo pq o aeroporto de bsb tá sendo totalmente reformado… Brasília é o terceiro maior aeroporto do Brasil e além disso Brasília é o Hub central de todo o Brasil… e tmbm possui a maior renda per capita do país.

  • Muito bom pra bsb e as regiões centro-oeste e norte. Espero que mais cias internacionais vejam o potencial de voos diretos pra bsb. Quanto mais voos mais promoções virão. Já passou da hora do aeroporto jk virar hub nacional.

    Daqui duas semanas testarei essa rota.

    • re178

      Hub nacional já é, você quis dizer internacional, né?

      • Isso mesmo. Escrevi errado. Brasília tem a melhor localização pra ser um hub internacional. A partir daqui se chega a quase todo o país em cerca de 3h de voo e são inúmeros voos diários pro Brasil inteiro.

        Acho que demorou foi muito para perceberem isso. Tomara que essa concessão saiba aproveitar mais o potencial de bsb.

  • Jandir

    Qual o ano de fabricação desta aeronave? É muito antiga?

    • re178

      Essa aeronave da foto (prefixo F-GSPZ) fez o primeiro voo em 24/04/2002. É o 777-200 mais "novo" da Air France. O mais velho é de 1997.

  • Marcos Loureiro

    Parabéns Brasília, por mais uma opção de voo saindo da nossa capital.
    Ate que não acho ruim passar por Guarulhos e "curtir" um pouco o aeroporto, mas o hub de Brasília estará cada vez mais se destacando para a região centro-oeste. Aeroporto sobre nova administração, nova sala vip e uma segunda porta de entrada para a Europa. Bom para todos.

    Em tempo, em breve irei a Paris neste voo. Quem sabe eu faça a analise deste voo.

  • gerliane

    O e-mail q mais me faz feliz na minha caixa de correios é o do Melhores destinos q acompanho, apesar de nunca ter comentado, mas só agora tô podendo me organizar melhor para as futuras viagens, e essa notícia com certeza é muito boa para pessoas que como eu moram no norte pois todos os nossos vôos passam por Brasília. Estou em Marabá e fico muito feliz pq este site não esquece de destacar promoções que contemplam minha cidade. Muito obrigada!

    • Sheila

      Vdd Gerliane! É um dos emails que mais me arrancam sorrisos e suspiros e do meu marido!

  • Até que enfim estão vendo que a capital do país precisa de voos diretos pra outros países.
    Chega de ficar fazendo conexão/escala em GRU ou GIG.
    Tomara que com essa obra – que parece que nunca acaba – do aeroporto, mais voos internacionais sejam criados.

  • MTorres

    Achei que iam mandar os A330. Que bom que mandaram o 777.

    • Jean

      vamos ver se Brasilia sustenta a demanda com o 777, se nao acho que eles mudam a aeronave…

  • Rafa

    ótima noticia pra nós que moramos em Brasília. Agora é só esperar promoções e mais voos! Que venham NYC e Londres direto!!!!

  • Opá! Parabéns pela reportagem!
    Sou de Brasília e estou planejando uma viagem para a França! Para ficar perfeito para mim, falta só uma promoção da Air France para fazer esse trecho em setembro! Será que rola mais para a frente? Fiquei sabendo que esses primeiros voos já estão lotados!

  • Parabens BSB, que a demanda seja constante e assim a AF modifique para diario 😉

  • Cristiano Oliveira

    BRASÍLIA tem o direito de ser um verdadeiro HUB de voos para o exterior, principalmente Estados Unidos, México e Europa!!! Eu apoio!

  • Espero que as autoridades "competentes" de Brasilia se acordem para transformar o "CAMPO DE AVIAÇÃO" em verdadeiro e compatível aeroporto que merece uma Capital Federal. Eu tenho vergonha dos estrangeiros que lá chegam de qualquer lugar do mundo.

  • Rafael

    Nenhuma cidade vira hub por motivos sentimentais ou porque "merece". Já vimos esse filme em cidades do Nordeste: a rota direta é lançada com festa e presença do governador e meses depois é cancelada sem maiores explicações (ex Ibéria)Veja o caso do Rio de Janeiro, que para muitos é a cidade mais importante do pais, que tem sofrido pra manter ovos internacionais que obteve nos últimos anos. A viabilidade de uma rota está ligada a forte ocupação tanto na emissão como na recepção de passageiros, principalmente nas classes executiva e primeira e percentual elevado de pessoas viajando a negócios. É um empreendimento como qualquer outro.

    • Luciano Pinheiro

      Rafael, isso é o ideal. Mas aqui no país não parece funcionar assim. Não podemos deixar de notar que os hubs para o hemisfério norte ficam todos no sul do país.
      E o argumento da falta de passageiros do norte, nordeste e centro-oeste precisa de provas. Já se foi o tempo em que estas regiões eram pobres. Não acredito que os 87 milhões de habitantes dessas regiões não consigam encher um avião de 200 passageiros por semana pra Paris.
      Eu não consigo enxergar como não existe vôo saindo de BSB com escala em Recife pra Europa, ou mesmo saindo de SP com escala em Belém pros EUA (com demais conexões).
      Me parece uma simples questão de falta de empreendedorismo das companhias.

  • Não é querer ser chato, excelente a vinda etc., mas comemorar desperdiçando água é dose!

  • eduardo

    Agora so ta faltando mais voos internacionais saindo de Recife e Fortaleza, atualmente de Recife pelo que sei quem atua com mais frequencia é a AA, Copa e a Tap. Precisamos de voos para Paris e NYC pelo menos.. infraestrutura nao falta.. so falta contratar mais gente e expandir os serviços.

  • Luciano Pinheiro

    Melhores Destinos, alguma novidade sobre ohub da TAM no norte/nordeste?

    • Acho que não vai rolar. O Enrique Cueto afirmou anteontem que São Paulo é naturalmente o hub principal da Latam, mesmo o grupo sendo chileno

  • Moacyr Lopes

    Como Mineirinho do triângulo mineiro, muito bom, já que é mais uma opção. BH, Brasília ou GRU, todas a 500 km de nós, o que nos dá uma grande variedade de horários e preços.

  • Tive a sorte de tirar fotos dessa aeronave antes de embarcar em Brasília antes de ontem. Quando vi achei que fosse um 767, mas estava enganado. Com a modernização do aeroporto, criação de novas salas VIPs e futura expansão do duty free, certamente, o aeroporto se consolidará como um HUB para vôos internacionais, assim como acontece com os nacionais.