Air France começa voar para Brasília em março

Leonardo Marques 27 · setembro · 2013

Depois de anos de boatos, hoje veio a informação oficial: a Air France voltará a fazer a rota de Brasília a Paris a partir do dia 31 de março de 2014.

A empresa solicitou ontem à Agência Nacional de aviação Civil (Anac) a autorização para fazer o trecho inicialmente às segundas, quartas e sextas. O avião utilizado será 777-200 com capacidade para 309 passageiros.

Essa data de início dos voos da Air France em Brasília coincide com a inauguração da primeira etapa da ampliação do aeroporto de Brasília e é bem provável que ainda em 2013 outras empresas solicitem autorização para iniciar voos internacionais para o Distrito Federal, que por sua localização central pode ser tornar uma opção interessante de hub para outros estados.

Veja os horários dos voos:

AF 515 Brasília 22:50 – 09:20 Paris (Charles de Gaulle)
AF 520 Paris 08:30 – 19:10 Brasília

Com informações da Anac

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Ótima notícia.Os voos da Tap para Lisboa sempre saem lotados aqui de Bsb e espero que esse voo da Air France não dure pouco tempo igual os voos da Lan para Lima e da Avianca para Bogotá.

  • Chuck

    Sair 8:30 de Paris e chegar 19:30 em Brasília, com +3 horas de diferença de fuso (no nosso horário de verão, para ser otimista), dá 14 horas de voo. Por outro lado, a ida para Paris duraria apenas 7:25. É isso mesmo?

    • Ney Maciel

      Simplesmente você fez a conta ao contrário Chuck

      • Ney, acho que o Chuck está certo, esses horários estão esquisitos. Qualquer voo do Brasil p/ a Europa, na tabela de horários (que considera o fuso local) é "mais longo" que o do sentido inverso.

        Por exemplo, o voo da TAP sai de BSB às 16:45 e chega em LIS às 06:00 (considerando fuso de 4 horas, 9:15 de voo com vento a favor). O sentido inverso, 09:35 LIS – 15:15 BSB (9:40 de voo com vento contrário).

        • Livia

          E isso mesmo!
          Dependendo da epoca o fuso e de 5h. Ja fui da AF e fazia voos dirunos para Rio e SP.

    • Alessandro Mendes

      Acho que todos os horários são de BSB.

    • 08h30min de Paris (GMT+1) SEM HORÁRIO DE VERÃO é 04h30min do Brasil (GMT-3) em 31.03.2013.
      Isso dá 15 horas de voo.
      Sim, tá estrango esse tempo de voo.

    • Não. Parece que os horários estão expressos em horário de um só lugar (de Brasília).

      Com isso, a ida dura 10h25 e a volta dura 11h00. Só não é idêntico por causa de alguma diferença de trajeto, entre os dois percursos, ou por efeitos atmosféricos previsíveis durante os trajetos (vento contrário ou favorável à proa na maior parte do tempo, durante o percurso, mas isso depende da época do ano).

      Mas isso significa que, na verdade, o vôo chegará lá em Paris às 12:20 no horário de Paris. E, na volta, sairá de lá às 11:30, no horário de Paris.

    • Anderson

      Com certeza esse horário do voo Paris-Brasília está errado. Se for seguir a regra do horário de partida dos voos da Air France de Paris para o Rio e para São Paulo, o voo para BSB deve sair às 10:30 em hora local. Visto que dia 31/03/2014 começa o horário de verão na Europa e que o horário de verão no Brasil acaba dia 16/02/2014, haverá 5 horas de fuso horário. Este voo deve levar, no máximo, 10:00 depois da decolagem, o que o fará pousar, considerando que, em situação normal, ele decolará 11:00 (6:00 da manhã em BSB), por volta de 16:00 da tarde em BSB.

  • Excelente notícia pra quem mora na Europa e não tinha as melhores opções pra chegar direto em BsB!!!!!!!! 🙂 🙂 🙂

  • Miriam Leitão

    O vôo da corrupção!

    Aposto que nenhum frances vai querer ir pr a brasília. Entao so havera politicos safados dentro.

    Acho que flopa!

    • Acho que vc se confundiu de site. Comentários assim são muito comuns no G1. Aqui os comentários costumam ser sérios.

      • Comentário "indiota"…é o mesmo que dizer que em Amsterdam todo mundo é um drogado ou tarado sexual…Além disse se esconde atrás do nome de uma grande jornalista econômica….

        • Fabio

          Concordo com você plenamente, além de ser um comentário infeliz, é mal intencionado e covarde, pois usa o nome de uma pessoa pública.

    • Fabio

      Perdoe-me mas o seu comentário foi muito infeliz! Moro em Brasília e acredito que como eu, as pessoas que moram aqui sentem-se ofendidas por esse tipo infeliz de comentário, pois dá a entender que todo mundo que mora e vive em Brasília é como a maioria dos políticos desse país! E dizer que só haverá políticos safados nesse voo e que nenhum francês vai querer vir a Brasília, é algo ofensivo e descabido. Para seu governo Brasília é uma cidade muito próspera e possui a maior renda per capita do Brasil, mesmo que essa renda seja mal distribuída, os moradores da cidade têm um apetite voraz por consumir.

      • Rafael Lindoso

        Brasília é responsável por 1.6% dos deputados que aqui trabalham, o restante é responsabilidade dos outros estados, eles são eleitos pelos outros 98.7% de brasileiros.

      • Cersei Lannister

        Convenhamos. Com políticos ganhando 90k por mês, se eleva o per capita até da Nigéria.

      • Fausto

        As pessoas esquecem que temos apenas 8 Deputados Federais e 3 Senadores eleitos pelo DF. Os outros 505 Deputados Federais e 78 Senadores são eleitos pelos demais Estados e mandados para a nossa Capital Federal. Antes de falar mal de Brasília, use a inteligência: saiba votar e não mande corruptos para minha cidade. Grato. Fausto – Brasiliense de coração e por opção.

        • Cersei Lannister

          Fausto, sendo ou não de Brasília, utilizam o mesmo aeroporto.

        • Ana

          Infelizmente, o que eleva a renda de BSB e o funcionalismo publico. Um lugar que vive de governo e produz nada. O PT simplesmente inflou a maquina publica, duplicou a quantidade de ministerios e criou um novo nicho: concureiros/servidores publicos

          • Chuck

            E você está chorando porque não consegue passar no concurso… quem desdenha quer comprar.

    • Maria Braga

      Que comentário mais sem noção! Talvez você não saiba que os políticos que residem em Brasília são inclusive do seu Estado e temos opiniões sobre eles como a maioria da população esclarecida deste país.
      Brasília e região metropolitana hoje tem a quarta população do País, com mais de 3 milhões de habitantes e os brasilienses possuem a maior renda per capita do Brasil e o segundo PIB…. será que só políticos vão voar???

      • Cersei Lannister

        POA tem a região metropolitana bem maior que BSB.

        • Diego

          Se contar a região metropolitana de Brasilia, incluindo as cidades do entorno, passa de 5 milhões

          • Cersei Lannister

            A região metropolitana de poa tem 4,5 milhões. A de Brasília 3,7 milhões.

  • Esses voos vão desafogar um pouco os voos da TAP para Lisboa! Quem sabe até baratear as tarifas… 🙂

  • bilhetepremiado

    Sensacional. Tava demorando pra retornar esse voo Brasília-Paris!
    Espero que faça concorrência com a TAP e muitas promoções também

    • Fiz uma pesquisa agora pela manhã, e os voos BSBxCDG da AF ainda são via GIG ou GRU, pois o HOTRAN para o itinerário ainda não foi aprovado.

      Estou curioso pra ver as promoções de inauguração deste voo!

  • já começam de cara com o 777. Espero que tenha boa ocupação e que a rota perdure. Os horários são ótimos para conexão com CNF

    • Vão começar com um B777-200, com capacidade de 309pax, alternativo de B777-300
      Sem primeira classe, com 35 na executiva, 24 na Econômica Premium, e 250 na Econômica.

      É uma configuração ambiciosa, se comparado à concorrência com a TAP, que voa com A330-200 de 269 lugares em 2 classes somente.

      • Cersei Lannister
      • Sim Matheus, todos previam que viria de A330. O 777 foi uma surpresa.
        Na minha opinião acho que um avião menor seria mais sensato, mas a AF não o dispões de imediato. Vão bater de frente com a TP pelo load para a Europa. Que façam tarifas agressivas saindo de outras cidades brasileiras.

        • Leonardo, concordo!
          A TAP segue bastante agressiva em outras cidades.. e a AirEuropa também..
          o mercado está bem aquecido..
          espero que vejamos boas promoções em breve

  • Excelente notícia!

  • Fantástico! Uma aeromoça da AF tinha mencionado isso pra mim no começo do ano. Já não era sem tempo, viu?

  • Josué Souza

    Será que eles vão fazer como a Ethiopian e lançar promoção de inauguração de vôos?
    Seria uma Boa hein?!
    Valeu pela noticia

  • Muito bom! Um voo de Brasília a Paris vai estimular a concorrência das Cias. aéreas para a Europa e vai fazer de Brasília um espécie de Hub. A cidade tem potencial para isto, pois está no centro do Brasil e é um grande Hub de conexões de voos nacionais, em especial das regiões norte, nordeste e centro oeste do país. Que haja muita promoção e a gente possa aproveitar, e eu e minha esposa possamos conhecer Paris que é um dos nossos projetos. Ah aproveito para PARABENIZAR todo o pessoal do Melhores Destinos, vocês estão fazendo um trabalho maravilhoso e fantástico para quem ama viajar, como eu e minha esposa. Nós já colocamos o MD como nosso site favorito e visitamos a página todo santo dia e já aproveitamos boas e agradáveis promoções que vocês divulgam, algumas ANTES mesmo de estarem no site oficial da Cia. aérea. Parabéns a todos vocês do MD.

    • Anderson

      A ideia deste voo é justamente usar BSB como hub, já que a Gol é parceira da AF e vai se encarregar de distribuir os passageiros em conexão para outras cidades, principalmente do norte e nordeste e, assim, desafogar os voos de São Paulo e Rio que estão sempre no limite.

  • Luiz Carlos

    A pouco tempo a Airfrance começou com anuncios no aeroporto de BSB sobre seus voos partindo do Rio e SP. Outra companhia que tambem anunciou no aeroporto JK é a Emirates, será que vai ser a próxima a anunciar voos desde BSB?

  • Felipe

    Apenas reflexos da melhoria do aeroporto de BSB. Na minha opinião, o que ta mais adiantado para as obras da copa. Não sou de Brasília mais viajo com frequência pra lá e na minha opinião é o menos pior de todos. Já escutei boatos que terá voo BSB – Santiago (TAm/lan) e BSB JFK (AA) até começo do ano que vem e que venha mais!!!
    BSB ganhou um voo de respeito!

  • A TAP cobra tarifas altíssimas e sempre sai com avião lotado! Concorrência fará muito bem para nós consumidores. Li em outro espaço que a ideia da Inframérica (concessionária) é encher o aeroporto de BSB de voos para fora do país! Oxalá!

  • Marcos

    Excelente notícia! É muito melhor fazer conexão em BSB do que em GRU ou GIG. Que venham mais voos e consolidem BSB como grande hub internacional para o Brasil!

  • Cesar Cardoso

    A TAP lavou a égua, financeiramente falando, saindo direto de praticamente qualquer capital do Brasil para a Europa via Lisboa. É tão simples entender isso?

    Ainda bem que a Air France está pretendendo seguir o exemplo.

  • Carlos

    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviaca

    Anac autoriza voo da Tam entre Belém e Miami

    A-330 fará as operações entre Belém e Miami, segundo solicitação da companhia aérea, aprovada pela Anac
    A Tam solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar voo entre Belém do Pará e Miami, nos Estados Unidos. Segundo a solicitação, serão duas frequências semanais, operadas às quartas-feiras e domingos, com o Airbus 330, com 223 assentos. As informações são da Anac, que já autorizou a operação, com início em 15 de dezembro próximo. O número do voo, partindo do Brasil, será o 8060.

  • O texto fala que a Air France voltará a fazer a rota Brasilia x Paris.Alguém sabe em que período essa rota existiu?

  • Acho que os horarios não vão ser esses. Sair de Paris as 08:30 da manha é muito dificil que aconteça. A Air France voa pra vários destinos da europa, no qual uma conexão de volta nesse horario seria inviavel.

    • Tom

      Acredito que a discussão sobre o horário é em função da informação errada da saída de Paris. Este ano embarquei por lá e saímos às 10:30 horas. Chegou as 17:30 em São Paulo. Pelos cálculos é o tempo exato de Sampa p Brasília (17:30 às 19:30 h. como informada acima).

    • Rafa

      A TAP está fazendo a mesma coisa. O voo LIS-BSB decola de Lisboa às 9h00, o que impede 90% das conexões dentro da Europa no voo da volta. O jeito é pernoitar em Lisboa ou fazer um stopover. Como ia ter que pernoitar lá, acabei pegando um stopover de 3 noites em LIS. Pelo menos não cobraram a mais por isso. Não sei por que a TAP colocou esse horário horrível, até 2011 o voo decolava de LIS quase à meia noite, o que dava várias opções de conexão.

    • Pedro

      Se for realmente o horário de Brasília, esse 8:30 é na verdade 12:30 em Paris, o que fica sensato em termos de voos chegando de outras cidades europeias para, então, embarcarem para Brasília! Duração do voo: por volta de 11 horas.

  • Voltará? Nunca começou!
    Boas noticias pelo menos.

    • Oi Samuel, pesquisa aí que você vai ver que a Air France já teve voo regulares para Brasília.

  • Arnaldo Ribeiro

    Muito engraçado gente dando os parabéns como se a AF tivesse inventado a roda… A Tap sim apostou quando ninguém teve coragem de ousar e colocar não um vôo com apenas 3 frequencias semanais como esse novo da Af , mas sim um vôo diário ligando o Centro Oeste a Lisboa e de lá para 50 destinos diferentes na Europa. Lógico que é muito bem vindo esse vôo , só que ao invés de criticar quem teve coragem e acreditou no potencial da região, devia-se elogiar a visão estratégica de descentralização que a Diretoria da TAP vislumbrou há mais de 10 anos atrás. A Tap tem ajudado desde então a desafogar os já saturadíssimos aeroportos de Galeão e Guarulhos.

    • Emmanuel

      Só que o aeroporto de bsb não responde as exigências da airfrance(lounge excecutivo, structura da polícia federal, padrão do serviço da airfrance). Agora que tem uma reforma boa(finalmente) com um lounge excutivo(maior de América latina) e structura pra receber tanto de passageiros… Aí sim airfrance pode apostar em bsb. Que demora do governo para desenvolver essa região com muito potencial. Precisou uma copa do mundo… Triste.