Air Canada terá voos saindo do Rio de Janeiro a partir de 2014

Denis Carvalho 14 · março · 2013

O Rio de Janeiro deve ter voos diretos para o Canadá em 2014. O diretor comercial Brasil da Air Canada, Gleyson Ranieri, anunciou que a partir do ano que vem a companhia terá voos saindo da Cidade Maravilhosa para o país.

Os detalhes da operação, que terá de ser aprovada pelos dois países, ainda não foram divulgadas pela companhia, que hoje opera apenas em São Paulo, com voo direto para Toronto e conexão para diversas cidades canadenses e dos Estados Unidos.

Em entrevista ao portal Panrotas, Ranieri confirmou ainda que os voos saindo de São Paulo passarão a ser operados com jatos Boeing 777 300ER a partir de outubro, oferecendo mais conforto aos passageiros. Segundo o diretor, com o Boeing 777  em operação no País, a empresa aumentará sua oferta de assentos entre os dois países em 55%.

O Triple Seven já opera de 29 de outubro a 30 de março na rota, mas no restante do ano, de 1º de abril a 28 de outubro, a rota da Air Canada é operada com o Boeing 767-300ER.

Com informações do Panrotas e dica do leitor Leonardo Santana

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Pedro Henrique

    Só acredito vendo!

    To esperando a Aeroméxico no Rio pra maio desse ano e até agora nada!!!
    http://www.melhoresdestinos.com.br/aeromexico-rio

    To esperando a South African Airways pro Rio desde o ano passado e nada!
    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/aviaca

    To eseprando a TRIP/AZUL de Belem para Caiena esse mes e até aogra nada!!!
    http://www.melhoresdestinos.com.br/trip-voo-caien

    E esses foram só os que os executivos falaram ou a emrpesa chegou a pedir autorização. Não são boatos infundamentados não!

    Cada vez mais esses executivos estão jogando pra galera! Tem que tomar cuidado com essas promessas!

  • Pedro Henrique

    Além de tudo o 777 é um avião horrível, ainda masi o 300 ER! É muito grande, demora embarque e desembarque e nos aeroortos brasileiros a bagagem não chega nuuuunca!

    A configuração que a maioria das empresas usa então é terrivel. os assentos em 3-4-3 são péssimos!

  • Lucas Brenner

    Olá!

    Desculpa postar no tópico errado, mas estou um pouco preocupado. Tenho entrevista para o visto americano marcada para sexta-feira (22/03) e somos 4 solicitantes: eu e mais 3 tios. Porém, ao efetuar o pagamento com cartão de crédito da taxa MRV, sem querer pulei a página de confirmação (recibo) do pagamento. Esta página é necessária no CASV e no Consulado? Se sim, é possível recuperá-la de alguma forma? Pelo que li, ela não é necessária, já que vc só consegue continuar com o agendamento se realmente tiver pago a taxa. Além do mais, ao concluir todo o agendamento, o número do recibo está presente na página de confirmação. Mas ainda estou receoso. Sei que essa é uma dúvida comum, porém não consegui encontrá-la no tópico de visto, por isso postei aqui.

    Desde já, agradeço!

    • Lucas Brenner

      Ah, pulei a página de apenas 1 solicitante. Os outros 3 eu imprimi. Obg.

    • Acho mais fácil você postar em algum post sobre visto para alguém te responder…

  • Carolina Lannes

    Hmm… espero que role mesmo!

    Leo, já ouviu falar da Royal Air Maroc? Recebi a informação de que eles começariam a voar pro Brasil ainda esse ano. O hub deles é em Casablanca, no Marrocos, mas de lá eles tem vôos pra toda a Europa e boa parte da África.

  • Daniel Coelho

    Boa notícia. E sobre esse lance da Royal Air Maroc, faz tempo que ouço falar que a empresa que vir para o Brasil. Não sei se agora vai.

  • Daniel Matos

    Rio ja teve voo pro Canadá.

  • Marcos Sobral

    Não existe necessidade de tantos voos internacionais saindo do Rio de Janeiro. Esta localidade não tem demanda para tantos voos/frequências. Como Rio está muito próximo de São Paulo, seria mais racional usar a estrutura paulista. Pegava-se um voo para Guarulhos e de lá voava usando o HUB paulista.

    O problema ai é que no fim a empresa não vai conseguir fechar o voo e vai fazer com que a demanda seja suprida por outros estados. Traduzindo: só 10% do voo vai ser ocupado por cariocas e o resto ser suprido por pessoas que pegarão voos cheios de escalas ou conexões para chegar ao Rio e de lá viajar.

    Além disso, a empresa gastará mais. Primeiro para compensar as alianças, já que a Tam, Gol ou qualquer outra vai cobrar para carregar os passageiros de todo o pais para o Rio. Segundo em termos de combustível/disponibilidade já que o voo de longo curso "perderá" a cada ida e a cada volta, no mínimo, duas horas/voo (o que totaliza 4 horas de voo por trecho completo). Se colocarmos isso por mês seriam mais de três dias disponibilidade da aeronave perdida aproximadamente. Se ele estivesse saindo de cidades mais ao norte (já que o voo vai para a América do Norte) esta perda não existiria.

    Para quem sai do sul não existe perda de tempo porque se deslocar para o norte, para tomar um voo de longo curso é racional. Irracional é sair do norte, ir para o sul para pegar um voo para o norte. E esta é a realidade de milhares de passageiros no Brasil.

    Resumindo, este voo é ruim para a Companhia Aérea, Ruim para 90% da demanda e bom para o carioca.

    • Daniel Matos

      O Rio tem sediado diversos tipos de eventos, não só da área turística, como de outras áreas também. É uma demanda que tem crescido. Na verdade o correto não seria acabar com voos para o Rio e concentrar tudo em São Paulo. O correto seria ampliar a capacidade dos principais aeroportos do país justamente para não precisar utilizar apenas um aeroporto cuja capacidade hoje já não comporta nem a sua própria demanda, quem dirá a de outra grande metrópole vizinha.

      • Jorge Barros

        Falou e disse , Denis

        Excelente e intekigentissima resposta !

        Viva o Rio !

  • Giselle Cristine Mor

    Oi, Lucas, vc tentou o número do telefone do CASV? Eles são super atenciosos e tiram todas suas dúvidas…

    • Lucas Brenner

      Oi Giselle! Ainda não liguei no CASV. Um dia liguei no de BH e o cara que me atendeu, sinceramente, fiquei com medo pelo telefone! Mau humor era pouco! Mas ligarei novamente, melhor do que continuar com a dúvida! Muito obrigado!

  • Jorge Barros

    Falou e disse , Denis

    Excelente e inteligentíssima resposta !

    Viva o Rio !

  • Wagner

    Marcos Sobral, discordo completamente do seu pensamento. O Brasil precisa se expandir e melhorar seus aeroportos oferecendo vôos internacionais de diversos HUB's. Loucura achar que é correto concentrar tudo em um único aeroporto que não consegue aguentar sua própria demanda.

    Não consigo entender como Salvador e Recife não possuem grande números de vôos internacionais. Os vôos em Salvador só saem lotados!

    Outra coisa, o Rio tem um potencial incrível e as companhias estão desperdiçando colocando todos em SP. Não consigo entender como a segunda maior capital do país não teria demanda para mais vôos internacionais, não é a toa que toda hora vemos anúncios de novos vôos partindo do Rio.

  • Luiz

    Rio de Janeiro á simplesmente a cidade mais visitada por turistas no Hemisfério Sul. No Carnaval 2013 a cidade teve o recorde de 8 cruzeiros passando pelo porto. Apenas para comparar, isso dá cerca de 15 Boeings 777 lotados de passageiros em cada navio. Não vejo ninguém chegar a SP pelo mar…

    O aeroporto do Galeão é o 2o. mais movimentado do Brasil e não está saturado com Guarulhos. Quanto a ter 10% de cariocas, nunca vi um voo internacional decolando de Guarulhos com 10% de paulistas. Há brasileiros nesses voos. E as cias. aéreas nacionais que alimentam Guarulhos fazem as conexões desses voos internacionais.

    O fato de Guarulhos ser perto do Rio, portanto, não fará com que a Air Canada coloque um voo em Manaus, por exemplo. É porque existe potencial, seja pelo apelo turístico, seja pela movimentação do aeroporto.

    O grande problema é o interesse em esvaziar o Galeão e, dessa forma, obrigar o turista internacional a passar por SP. Não se discute o potencial econômico da cidade. O que não se pode é fazer – como no passado – usar a foto do Pão de Açúcar para divulgar o turismo da capital paulista no exterior.

    Mais voos internacionais em outras aeroportos: melhor para as cidades, melhor para o Brasil. Welcome to Rio/Bienvenue à Rio, Air Canada!

  • Rodrigo Quirino

    Moro no Rio e estou me beneficiando dos novos voos internacionais que surgiram, como os da TAM, Emirates, Alitalia, US Airways, Lufthansa etc. O motivo disso é muito simples: em Guarulhos não há mais espaço! Reparem que os ultimos voos que surgiram lá são de madrugada… Quem passa por lá às 21h sabe bem do que eu estou falando, e eu já trabalhei no pátio de GRU e sei bem o caos que é no fim da tarde e inicio da noite. Logo, como essas empresas querem expandir seu mercado no Brasil, a opção mais lógica é passar pro Rio. Isso não é só de olho nas olimpiadas e copa,pois esses dois eventos juntos não durarão nem 60 dias no total, mas é a propria expansão da demanda no Brasil e o interesse deles de se expandir num mercado que está crescendo muito e vai ser lucrativo pra eles.

  • Carlos Pujol

    Eu juro que não lí isso. Juro.

  • Thalles

    Moro no Canadá e estou esperando esse voo direto até hoje…. Esse post foi escrito a mais de um ano e até agora nada!