Inaugurado! Conheça o novo píer do Aeroporto de Santiago do Chile

Yenifer Contreras 20 · dezembro · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O Aeroporto Internacional de Santiago inaugurou o Píer C, a primeira das quatro novas áreas de embarque previstas no projeto de ampliação. Ao todo serão 200 mil metros quadrados a mais para melhorar o conforto dos passageiros. O Melhores Destinos foi o único veículo de comunicação brasileiro a acompanhar a entrega dessa primeira fase da ampliação pela concessionária Nuevo Pudahuel, juntamente com o Governo do Chile, com a presença do presidente Sebastián Piñera. Conheça agora como ficou o tão aguardado Píer C!

O novo píer é uma estrutura de 23.700 metros quadrados, que possui cinco portões de embarque, com duas pontes em cada. Isso significa que é possível receber simultaneamente até 10 aeronaves de médio porte, como um Airbus 320 ou um Boeing 737. Já para aeronaves com mais de 65 metros de comprimento, por exemplo, um Boeing 787 ou um Airbus A 350, as pontes servem para embarcar e desembarcar usando as portas traseiras e dianteiras.

aeroporto santiago chile

A expectativa é de que o novo terminal internacional, e seus três píeres remanescentes, seja concluído em 2020. O espaço inaugurado esta semana corresponde a apenas 10% do total da obra, que terá 200 mil metros quadrados para receber 30 milhões de passageiros por ano. Isso reduzirá os tempos de espera, graças, por exemplo, ao aumento no número de cabines de controle de passaporte, de 36 para 56. Dos 31 portões atualmente disponíveis, o aeroporto passará a ter 76. Uma mudança na experiência de viagem para aqueles que decolam e pousam no Chile a partir de agora.

Conhecendo o Píer C

O Píer C foi projetado para voos internacionais e é acessado pela passagem do portão de embarque número 10 do antigo terminal. Nós cronometramos o tempo de transferência do espaço livre que está imediatamente após os controles de segurança e nos levou exatamente 5m25seg para passar para o portão 11C, que é o último nesta nova área. Também possui esteiras automáticas, que auxiliam na velocidade da viagem, principalmente para quem precisa correr pelo aeroporto com bagagem. O tema desta área é Rapa Nui, então tudo é identificado com a Ilha de Páscoa.

Compras

Sabemos que fazer compras é uma das melhores maneiras de passar as horas de espera de um aeroporto e, felizmente, essa parte do terminal foi pensada. Pandora, The Republic of Beauty, Ray-Ban, La Cava del Vino, Britt Shopp Chile, Mac Online, Licantai e Santiago Duty Free são algumas das lojas desta nova parte do Aeroporto de Santiago. Então, se o seu voo é destinado à área C, não se preocupe com as compras, você pode fazê-las muito perto do seu portão de embarque.

Lugares de espera

Agora vamos ao espaço em geral. É um prazer ver um local com muitos assentos disponíveis para os passageiros que preferem esperar enquanto estão sentados, bem como grandes áreas livres para as linhas de embarque. O Píer C é muito espaçoso. Um pequeno parquinho infantil também está disponível. A iluminação é muito boa, ainda mais em comparação com o antigo terminal. Tem conexão wi-fi gratuita e tomadas para laptops. Os bilhetes de embarque serão validados digitalmente através de totens instalados na mesma porta.

Restaurantes

Se sua espera neste terminal for longa e você precisar comer alguma coisa, há também várias cadeias de restaurantes disponíveis que oferecem uma ampla variedade de refeições. McDonald’s, Café Juan Valdéz, Bistrô Mozzarella e a cafeteria Farine são parte das opções que você terá neste setor. Destacamos a proposta do McDonald’s com seus totens de compra automáticos, que em caso de ter menos tempo disponível, permitem um processo completo de autoatendimento.

Detalhes a melhorar

Nós já falamos sobre os grandes espaços disponíveis no Píer C, mas durante a visita encontramos alguns problemas no novo espaço. O primeiro é a distribuição de  algumas das fileiras de cadeiras, onde duas pessoas de frente uma para a outra têm muito pouco espaço disponível (veja a foto abaixo). Vale frisar que nem todos os assentos são distribuídos assim, acontece com algumas fileiras, mas com a bagagem isso pode ser muito desconfortável.

Também acreditamos que os espaços do banheiro poderiam ser melhorados, pois são bem pequenos. Além disso, só vimos dois disponíveis para homens e dois para mulheres, em todo o Píer C. E, finalmente, esperamos que as tomadas oferecidas não sejam apenas as que estão disponíveis nas placas com anúncios de Wi-Fi, pois são apenas dois conectores por local!

Esta fase não contempla salas VIP, mas sabemos que nas próximas haverão várias disponíveis. Estes são pequenos detalhes que podem melhorar ainda mais a experiência dos viajantes, incluindo os muitos brasileiros que visitam o Chile.

Apesar dos problemas apontados, a abertura do novo Píer é uma excelente notícia! Quem já viajou ao Chile e teve de enfrentar longas filas e desconforto em Santiago sabe o quanto essa ampliação é necessária e esperada!

 

Autor

Yenifer Contreras - Editora - Chile