Como ir de trem ao Aeroporto de Guarulhos saindo de São Paulo

Thayana Alvarenga 31 · julho · 2018

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A cidade de Guarulhos, localizada na região metropolitana de São Paulo, possui o principal aeroporto do estado e do país, conectando todos os dias milhares de passageiros para o mundo. Isso é realmente ótimo, porém quem vive na capital paulista costuma reclamar do deslocamento até ele. Muita gente relata que já levou uma, duas e, até mesmo, três horas para atravessar o trânsito caótico de São Paulo e chegar a Guarulhos. A boa notícia é que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) finalmente inaugurou a Linha 13-Jade, que recentemente iniciou viagens entre a estação Engenheiro Goulart, em São Paulo, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. É uma opção de acesso fácil e econômica, que dribla o trânsito e liga as duas cidades em cerca de 15 minutos. O Melhores Destinos entrou no trem e foi ver de perto se a viagem realmente vale a pena. Confira todos os detalhes e saiba como chegar de trem ao Aeroporto de Guarulhos!

A Linha 13-Jade

Para começar, lhes apresento a nova Linha 13-Jade. Ela conta com três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart, sendo que esta última faz integração gratuita com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), na zona leste de São Paulo. O trajeto cruza a área do Parque Ecológico do Tietê, os rios Tietê e Baquirivú-Guaçú, as Rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e Hélio Smidt, além da Avenida Monteiro Lobato. Foi construído um viaduto estaiado com dois mastros com cerca de 70 metros de altura e extensão total de 690 metros. Para tanto, o investimento total no empreendimento foi de R$ 2,3 bilhões.

Como é viajar de trem entre São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos

O bilhete de ida custa R$ 4, porém se você estiver vindo de conexão de qualquer lugar pela Linha 12-Safira fará integração gratuita para o aeroporto. É um bilhete comum de trem que pode ser adquirido em qualquer bilheteria da CPTM antecipadamente ou na hora do embarque. Nosso ponto de início foi a estação Engenheiro Goulart, que fica localizada na zona leste de São Paulo. Ao chegar, foi possível observar que haviam feito obras ali, já que muita coisa parecia nova, até mesmo as placas e condição das áreas públicas. Um funcionário informava por meio do alto falante o horário exato de partida do próximo trem para o aeroporto, o que facilita bastante para quem quer se planejar para tomar um café ou ir ao banheiro, por exemplo. Faltando cerca de 15 minutos, o trem encostou na plataforma, abriu as portas e a entrada dos passageiros já estava autorizada.

Ao entrar, dava para sentir cheiro de “trem novo”, fazendo jus à novidade. Além disso, a limpeza estava muito bem feita. Os assentos são decorados na cor azul turquesa – exceto os preferenciais, que estão na cor cinza. Os vagões possuem salão contínuo de passageiros (passagem interna livre), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência, pois contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes. Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços. Não havia muitos passageiros e a partida foi realizada pontualmente às 16h. Ponto positivo para o serviço!

O deslocamento entre a primeira estação e a segunda durou cerca de 10 minutos, e o restante do trajeto foi realizado em uns cinco minutos. Partimos às 16h e às 16h15 já estávamos na plataforma da estação do aeroporto. Ao sair do vagão já era possível observar pela janela panorâmica algumas aeronaves, estando elas em solo ou pousando no Terminal 1. Algumas pessoas por ali aproveitavam para tirar fotos, já que a vista é bem legal.

Até às 17h, os trens circulam com destino ao aeroporto de 20 em 20 minutos. Após este horário o intervalo aumenta para 30 minutos. O trajeto é realmente muito tranquilo e em cerca de 15 minutos você estará próximo ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos).

Transfer da estação aos terminais do aeroporto de Guarulhos

Mas a viagem ainda não termina quando você desce do trem. Na sequência, será necessário um transfer entre a estação ferroviária e o seu terminal de embarque do aeroporto. É gratuito e super rápido! Ao chegar na estação Aeroporto-Guarulhos, você descerá a escada rolante e seguirá sentido a saída.

Ao passar pela catraca, encontrará uma placa de sinalização indicando que seguindo reto à direita estará o ônibus que vai te deixar dentro de qualquer um dos terminais do aeroporto. Esta informação de destino está disponibilizada na frente de alguns ônibus, mas vale tirar a dúvida com o motorista.

Há três ônibus devidamente sinalizados à disposição alternando viagens em duas rotas: uma que vai apenas para o Terminal 1 e outro que realiza o trajeto para os terminais 2 e 3, nesta mesma ordem. O intervalo de partida dos ônibus saindo da estação Aeroporto-Guarulhos é de 20 minutos. A viagem é super rápida, então se o horário for de pico, não se preocupe. O Terminal 1 fica bem próximo à estação Aeroporto-Guarulhos e o deslocamento dura algo em torno de dois minutos. Com destino ao Terminal 2 não foram necessários mais de cinco minutos. Considere alguns minutinhos a mais caso o seu destino final seja o Terminal 3.

A grande vantagem é que o ônibus para bem lá dentro do Terminal, facilitando o acesso ao embarque. Alguns possuem uma espécie de bagageiro onde você pode deixar a sua mala durante o deslocamento. A viagem é rápida, mas caso você esteja em um ônibus cheio, a bagagem no meio do caminho pode atrapalhar tanto você como os outros passageiros.

Atenção: Para garantir a sua segurança, lembre-se de identificar a sinalização da GRU Airport na parte externa do ônibus que você entrar. O coletivo pode ser preto ou cinza e tem o nome do aeroporto na parte dianteira ou traseira.

Sobre as estações

Engenheiro Goulart (onde você vai embarcar)

A estação foi reconstruída e possui 15 mil m² de área, com duas plataformas centrais para atender as linhas 12-Safira (Brás-Calmon Viana) e 13-Jade. Há, também, quatro elevadores e 10 escadas rolantes, além de dispositivos de acessibilidade. A estação tem três acessos. Um pela passarela sobre a Avenida Doutor Assis Ribeiro na esquina da Praça Gajé, onde está um dos bicicletários. O outro acesso fica junto à estação no mesmo nível da Avenida Doutor Assis Ribeiro. Já o terceiro acesso é pelo Parque Ecológico da Tietê, por meio de rampa, onde fica o segundo bicicletário.

Aeroporto-Guarulhos (onde você vai descer)

É a maior estação operada pela CPTM e está equipada com sete elevadores e 14 escadas rolantes, em seus mais de 20 mil m² de área construída. Ela possui três acessos. O principal tem baia para ônibus, táxis e ponto de parada para embarque e desembarque de passageiros e de usuários com deficiência ou mobilidade reduzida. O Acesso Guarulhos está localizado junto a Avenida Marginal do Rio Baquirivu e Rua Joaquina de Jesus, permitindo entrada ao bairro e ao terminal da EMTU, o que garante a integração dos usuários com o corredor de ônibus intermunicipal. Já o Acesso Aeroporto fica perto do estacionamento do Terminal 1 e de lá os passageiros podem embarcar nos ônibus disponibilizados pela GRU Airport para chegar aos demais terminais de passageiros do aeroporto.

Horário de funcionamento

A estação Engenheiro Goulart, de onde partem os trens para o aeroporto, funciona todos os dias, sendo que de domingo a sexta o horário é das 4h à meia-noite e aos sábados o horário fica estendido até 1h da manhã. O horário também vale para a operação inversa, partindo da estação aeroporto.

Endereço das estações

Engenheiro Goulart (Linhas 12-Safira e 13-Jade)
Avenida Doutor Assis Ribeiro, 3500 – Cangaíba – São Paulo

Guarulhos-Cecap
Avenida Natalia Zarif, 460 – Parque Industrial do Jardim São Geraldo – Guarulhos

Aeroporto-Guarulhos
Avenida Marginal do Rio Baquirivú, 3300 – Parque Cecap – Guarulhos

E você, já foi para o Aeroporto de Guarulhos de trem? Comente e participe!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter