TAM recebe primeira aeronave com o design e pintura da LATAM e avança na implantação da nova marca!

Leonardo Cassol 28 · abril · 2016

Como um dos passos mais importantes para a consolidação da TAM, LAN e suas afiliadas sob a nova marca global, o Grupo LATAM Airlines apresentou hoje o novo design dos seus aviões, bem como uniformes de seus funcionários, a nova sinalização nos aeroportos e um novo site (www.latam.com).

A primeira aeronave com o novo design e pintura chega na madrugada de hoje ao Rio de Janeiro e já no dia 1 de maio vai para Genebra buscar a Tocha Olímpica. O Melhores Destinos acompanhou a entrevista coletiva e apresenta todos os detalhes, como a nova pintura que vai substituir a da TAM e a da LAN, bem como os novos uniformes e demais aplicações da nova LATAM!

nova-pintura-avioes-latam (1)
Airbus A350 com a nova livery

A primeira aeronave com imagem LATAM a entrar em operação, um Boeing 767, decolará do Rio de Janeiro em 1º de maio com destino a Genebra, para buscar a Tocha Olímpica. O avião será preparado especialmente para a ocasião e retornará a Brasília, local onde terá início o tour de Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2106, que passará por mais de 300 cidades do Brasil.

No dia 5 de maio, irão decolar os três primeiros voos comerciais das aeronaves com a nova imagem LATAM nas seguintes rotas: São Paulo-Santiago (um Boeing 767 com saída de Guarulhos às 09h05, horário local); Santiago-Lima (um Airbus A319 com saída de Santiago às 09h10, horário local); e São Paulo-Brasília (um Airbus A319 com saída de Guarulhos às 14h20, horário local).

Latam-A320
Como ficarão os Airbus A320, usados nos voos domésticos pelo Brasil

“Nos próximos dias, os passageiros verão as aeronaves das companhias do Grupo LATAM no ar com a nova imagem LATAM, o que será um marco histórico para o maior grupo aéreo da América Latina”, afirmou Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines. “Será uma mudança gradual, cujo principal objetivo é simplificar e melhorar a experiência de viagem dos nossos passageiros”.

O executivo garantiu que “a partir das próximas semanas, nossos passageiros poderão ter uma experiência LATAM ao comprar pelo site da LATAM, acumular quilômetros nos programas de fidelidade LATAM, fazer o check-in nos balcões da LATAM, visitar nossas Salas VIP LATAM e, o mais importante, viajar nas aeronaves com a nova imagem LATAM. Continuaremos aprimorando a maior malha de destinos da América Latina, operando com a frota mais moderna da região, e investindo em ferramentas digitais que nos permitam oferecer uma experiência de viagem personalizada”.

A LATAM espera finalizar a pintura exterior de mais de 50 aeronaves em 2016, e concluir a alteração de toda a frota até 2018. A pintura das aeronaves leva, em média, de 6 a 12 dias cada, e será realizada durante a manutenção de rotina das aeronaves para obter a maior eficiência possível do processo.

B787-9_Cordilheira
Boeing 787

Também no dia 5 de maio, terá início a mudança para a imagem LATAM em 13 dos aeroportos onde as companhias do Grupo LATAM operam, nas cidades de Santiago, São Paulo/Guarulhos, São Paulo/Congonhas, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Buenos Aires/Ezeiza, Lima, Bogotá, Quito, Miami, Madri, Guayaquil e Nova York (JFK). A alteração inclui a sinalização dos balcões de check-in, Salas VIP, cartões de embarque e informações nas telas.

Ainda nos primeiros dias de maio, a LATAM lançará seu novo site, www.latam.com, disponível em seis idiomas. Por meio dessas plataforma, os passageiros poderão reservar suas passagens, fazer o check-in, visualizar o Status de Voo em tempo real, receber alertas e acessar informações úteis sobre sua viagem.

Além disso, hoje a LATAM apresentou seus novos uniformes, que serão utilizados por 23.000 funcionários, e espera implementar a mudança em nível global até o final de 2016. Os uniformes LATAM – que refletem a essência do Grupo por meio das formas e cores da nova imagem, o Índigo e o Coral – foram desenhados pelo estilista brasileiro mundialmente reconhecido Pedro Lourenço, em cooperação com grupos de trabalho dos quais participaram mais de 80 funcionários de diferentes áreas da empresa.

uniforme-latam

Vamos-LatamO Grupo LATAM ainda anunciou a implementação de uma nova revista e plataforma de conteúdo, Vamos/LATAM, oferecendo conteúdo com o melhor da América Latina em vários formatos, disponíveis em espanhol, português e inglês. Além disso, durante 2016 será lançada uma nova carta de vinhos latino-americanos para todos os voos internacionais das companhias do Grupo. Isto se soma ao LATAM Entertainment, o sistema de entretenimento de bordo sem fio para aeronaves de curta distância (Airbus A319, A320, A321) que a empresa já implementou em 200 aeronaves em 2015.

 

Nova tecnologia para pintura das aeronaves

O Grupo LATAM Airlines adotou uma nova tecnologia de pintura das aeronaves, 25% mais leve que a convencional. Com ela, a empresa deve obter uma redução de 20kg, em média, em todas as aeronaves da companhia que mudarem a imagem.

A350_Cordilheira.

A pintura de um avião é um processo que requer diversas soluções de engenharia. Para um Boeing 787, por exemplo, são utilizados 300 litros de tinta e 150 litros da nova tecnologia Clearcoat, que é o verniz protetor que dá brilho e protege contra temperaturas extremas e desgaste aerodinâmico. No total, o processo de pintura leva seis dias: dois para retirar a pintura antiga e quatro para realizar a pintura por camadas.

O novo sistema Clearcoat utilizado pela LATAM na pintura de suas aeronaves também contribui para o meio ambiente, pois reduz o peso dos aviões. Esta medida resultará em redução das emissões de CO2 na atmosfera em 3.900 toneladas por ano.

Mais algumas imagens divulgadas hoje:

E ai? Gostaram do visual dos aviões da LATAM? Deixe seus comentários e participe!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • marcos morcerf

    conservador e sem graça

    • Roberto Moreira

      O nome LAT(Latin)AM(America) exalta a pretensão da companhia de ser identificada como A transportadora aérea do continente latino-americano.
      Neste sentido, parece uma excelente marca. Por reunir as duas maiores empresas do setor no continente, acho que eles têm este direito. A coincidência de obter este resultado com a sobreposição dos nomes originais das empresas torna tudo ainda mais interessante e inteligente.
      Não gostei das cores e do grafismo, mas admito que transmitem um ar de seriedade, embora um tanto frio e sem graça.

  • Marcos Cavalheiro

    por dentro continua a msm porqueira neh… Tam ou Latam tem que investir em melhorar a experiencia interna de seus usuários….

    • João Silva Aguiar

      Acho que você voa muito pouco! Já voou na Gol? Ou em alguma americana? …Quer melhor experiência? Não viaja de Econômica, dê um upgrade! simples!!!

      • Marcos Cavalheiro

        sim João, ja voei na gol e sim eu voô mto menos que eu gostaria, mas não seja ignobil pq isso nao descaracteriza o fato de eu saber o que é bom e o que é ruim… por acaso eu gosto mto da tam pelo Multiplus, nao a experiencia de voo nao se compara com Azul ou os novos interiores da avianca… Sim, é melhor q a gol, mas essa não é parametro

      • Marcos Cavalheiro

        Voo menos que gostaria e sim ja voei na gol. mas isso nao significa que eu não saiba o q é bom ou ruim. Como exemplo cito a azul, independente de classe vc se sente especial, os novos interiores da avianca são otimos, não é pq eu vou de economica que não posso ter um boa experiencia de voo… tudo bem cortar custos, mas em um voo de 2 horas oferecer um equilibri de 15 gramas e somente é bastante feio pra maior operadora aérea do brasil.

        • João Silva Aguiar

          Só pra você saber… a Avianca usa aviões ex-Lan … Logo a Avianca que também acho muito boa (menos no quesito horários, atrasam muito e com muita frequência)… é igual à Lan … que é a controladora da LATAM… Se possível voe de Bussines … a Tam e imbatível na América do Sul … … e sim, eu vôo muito, muito mesmo! ops… esqueci… Bussines só tem em voo internacional…

  • RenatoADM

    Não gostei e digo mais acredito que os brasileiros perderam uma grande e boa empresa a LATAM nunca será brasileira nem ao menos terá nossa identidade! Mas oque fazer né! ? Não tem mais volta mesmo!

    • Hulk

      Não existe mais esta história de empresa brasileira, empresa estrangeira ou o que seja. O que importa é que recolham os tributos devidos ao estado de forma correta e prestem um bom serviço.

    • Bruno Bastos

      Fale por você, sou brasileiro e nunca tive apreço pela marca TAM. Ainda que não seja grande coisa, a marca nova me parece melhor e pra mim a anterior não vai fazer falta.

      • RenatoADM

        Concordo quem não gosta da TAM não vai sentir falta mesmo!

  • Daniel Vitor

    Fala-se muito da identidade visual, que é simples e etc, mas ela é tão igual a Air France…. Básica, abusam do branco! Se perceber a cauda é a logo, assim como na AF, e na frente o nome e o logo, também como na AF. A LATAM ainda tem na barriga do avião a tocha coisa que a AF não tem. Então é uma pintura normal como qualquer outra. Achei básica sim, mas melhor básica e “bonita” dentro do básico, que fazem um monte de papagaiada e ficar horrível e poluída.

  • paluzoid
  • André

    Horrível! Decepcionante!

  • Cidadão

    Vão trazer fogo dentro de um avião?

    • Renato Alencar

      kkk…tá de piada neh?? kk

    • Elisangela Quiodini

      eu tb tenho essa duvida

      • Felix Junior

        Lógico que não. A tocha vem apagada. Kk

        • Elisangela Quiodini

          obribado pela informação..Demorei 36 anos para saber que aquele evento de acender tocha olímpica é balela.. pode acender e apagar na hora que quiser.. Gastação de dinheiro atoa.. com tanto por fazer pelo mundo e pelas pessoas.

          • Felix Junior

            Na verdade não chega a ser balela. Eh simplesmente um ato mais simbólico!

          • jorge moraes

            Concordo, tudo enganação. Mas , a maior enganação de todas é a própria Olimpíada no RJ. Com certeza o Brasil ficará em vigésimo último lugar,rs.

        • Blad

          A tocha vem apagada, porem vem a chama acessa dentro de uma espécie de lampião, ou uma casinha. O fogo olimpico nunca se apaga, e sempre tem mais de um lugar esse fogo. Participei da cerimonia de 2004.

          • Felix Junior

            Shooow!!

        • Cidadão

          A chama veio acesa em 2 lanternas na poltrona do meio. Lógico que vc errou por falar o que não sabe

          • Felix Junior

            O que eu quis dizer foi que a TOCHA não vinha acesa e não a chama. A chama sim vem acesa, mas dentro de um local que a protege. O que eu disso foi que o fogo (Tocha), obviamente não pode vir acesa colocando a segurança em risco! Portanto, eu NÃO errei o que disse e sim vc está fazendo um falso julgamento!

          • Cidadão

            Eu perguntei se trouxeram fogo dentro de um avião, vc respondeu “lógico que não”. Quer mudar a resposta agora? Tudo bem, é aceitável voltar atrás

          • Felix Junior

            Bla bla bla bla..boring people! Fuck u

    • Lucas Ribeiro

      Sim, trouxeram FOGO dentro de um avião.

      • Felix Junior

        Sim, mas não a tocha acessa e sim apenas a chama em local protegido!

  • Vinicius Pardini

    Muitos comentários falando que a pintura é conservadora, e abusam do branco… mas ninguém mencionou que com isso as aeronaves ficam mais leve e gastam menos combustível… nem tudo é aparência…

    • Márcio Sampaio

      O branco também é pintura. A questão será o processo de pintura, como o texto relata.

    • Márcio Sampaio

      O branco também é pintura! A fuselagem é da cor dos metais utilizados, como o antigo padrão da American Airlines (que não a pintava).

      Este vídeo mostra um time-lapse da remoção da pintura de um 777 da Emirates e a colocação da nova, mesmo processo que a “Latão” fará nos seus aviões: https://youtu.be/T3RRPQ_Csss

    • Welington Oliveira

      Na verdade o avião não fica mais leve pois o branco também é tinta mas, ele fica menos quente com o branco absorvendo menos raios solares, o que diminui o uso do ar condicionado gerando assim economia de combustível.

  • Fabio

    Por quê um avião de uma empresa chilena? A TAM já deixou de ser nossa empresa de bandeira faz tempo.

  • Jonas

    Simples mas bonita. Gostei.

  • Renato Alencar

    Eu gostei..simples e econômica, diminuindo os gastos com tinta e consequentemente com combustível…além de diminuir a poluição do ar..
    Grandes empresas hoje em dia, prezam cada vez mais, para o “ecologicamente correto” e lógico diminuição dos custos finais..achei que mandaram bem!!

  • lucas

    Grandes bosques mudar o exterior. O importante é a mecânica ser excelente. O interior ter TV igual à Azul. Pode pintar o avião de laranja, azul e vermelho. Garanto que 99% não está ligando para cor externa do avião.

  • Mikael Kenan

    Não achei nada de extraordinário nessa pintura, acho que se o nome LATAM fosse maior talvez ficaria melhor. No geral acho a pintura atual da TAM mais bonita.

  • Maurício Martins

    Cores da bandeira chilena….

  • Hulk

    Por fora LATAM, por dentro o mesmo latão de sempre?

    • Caco Nogueira

      então vai de azul…

    • João Silva Aguiar

      … ou vai de Gol … com seu excelente serviço a bordo e seu espaço incomparável ….

  • RenatoADM

    Eu ainda acho que deveriam ter simplificado tudo a LAN comprava a TAM e só! Se tudo vai ser resolvido e padronizado pela LAN! Até o nome seria melhor. Mais vamos ver no que vai dar!

  • Luis

    LATAM é chilena, o dono do grupo é chileno. Ou seja LAN é dono, a TAM foi comprada, claro eles se dizem que as duas unificam. TAM não vai oferecer mais a balinha tradicional de boa-vinda, nem vai ter mais fones de ouvidos a oferecer, pq a LAN quer colocar mesmo padrão de serviço, mas será que vai cortar o cortesia de bordo tbm?

  • PureWhiteFlour

    LATAO…

  • jorge moraes

    Quanto tempo perdido à toa. A Tam tem um certo reconhecimento internacional. A Lan é muito conhecida no exterior. Agora a nova marca vai ter que começar do Zero. Um tiro no pé.

  • Mateus Felix

    Gostaria de saber se já foi anunciado onde será o novo Hub da Latam no Nordeste. Alguem sabe me dizer?

    • Ainda não. O anúncio deve sair só em 2017

    • raphael

      Vai ser em Brejo dos Bois, AL

  • Elisvando da Silva Santos

    Ficou um charme! Amei,bem-vindo LATAM.

  • Thiago Everton

    Muito parecido com a pintura da AA e outra coisa nada remete ao Brasil, não tem o belo verde e amarelo….

    • Caco Nogueira

      se nem a gol. nem a avianca tem, pq a latam teria que usar essas cores??

  • Mark Smith

    logomarca horrível, pintura horrível… detestei.

  • Renato Eduardo

    O comandante Rolim que nos bons tempos recebia os passageiros da TAM com tapete vermelho na entrada da aeronave deve estar se revirando no túmulo, tristeza…

  • Renato Eduardo

    Saudades dos bons tempos quando o comandante Rolim recebia os passageiros com tapete vermelho na entrada da aeronave, deve estar se revirando no túmulo com a venda da TAM. Tristeza…

  • Antonio Silva

    Que coisa triste e lamentável !!!

  • Ambrósio

    Será que agora os aviões serão à prova de tragédias com essa nova pintura?
    “Chilenou” uma empresa paulista.
    Porque não vendeu totalmente logo essa “m”.

  • Lucas R. Martins

    Só eu que achei que parece a TIM?

  • André Moreira

    Horrível! que decepção! Querem causar impacto com uma pintura amadora dessas? A pessoa que desenhou isso certamente não entende nada de marketing. Saudades da estrela brasileira com a rosa dos ventos VARIG.

  • Jefferson

    A pintura da parte de trás do avião parece com a pintura dos aviões da American Airlines. Faltou inovação.

  • Jefferson Florencio

    América Latina com as cores dos Estados Unidos, que legal!

  • Caco Nogueira

    Ficou lindo, eu aprovo!! Gostei da pintura, das novas roupas, do design!!

  • jorge moraes

    O desenho da cauda da aeronave ficou parecendo a da AA.

  • Hely Cantalice

    Que venham muitas promoções, bugs e erros no sistema. De preferência para a Europa em meses de férias.

  • Antonio Junior

    Eita povo pra gostar de reclamar de tudo!
    Sabe o que é ruim? Não ter dinheiro pra viajar!

    • João Silva Aguiar

      Falou tudo !!

  • Marcos Cavalheiro

    caroça pra vc

  • Lucas Ribeiro

    Espero que haja USB/Tomada nos aviões, pelo fato de não existir telas nos encostos.